BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Monday, July 16, 2007

 
SEMANA A SEMANA POR HUMBERTO FERREIRA

RESCALDO DAS ELEIÇÕES INTERCALARES EM LISBOA

Mas qual grande vitória? Mas qual fairplay?
Ontem vimos e ouvimos Sócrates eufórico, a gritar do alto de um TIR, que o PS tinha alcançado uma grande vitória ao conquistar isolado, após 31 anos de interregno, a câmara da capital. Sócrates tem andado ultimamente sempre zangado, irritado e impaciente, ao ponto de estar apoquentado com o seu nervosismo, uma vez que dali de bom nada mais se espera! E o isolamento é mau conselheiro!
Analisemos os resultados das intercalares de Lisboa. Costa conseguiu 29,5% de votos mas 62,6% dos lisboetas eleitores (313 mil), ao não votar, mostraram cartão amarelo a Sócrates e ao seu governo (de que Costa foi o imediato até há poucas semanas). Para irem à praia? Não, até choveu e a meio do mês não há ordenado que resista! O PS foi, assim, eleito com a menor maioria de sempre (147 mil votos entre 500 mil eleitores). Seria razão para tanta euforia?
Agora promete mudar para melhor a gestão da CML. Oxalá.
Mas estes dois chefes começaram mal, ao ignorar a nova aritmética autárquica. A oposição pró-Portela, composta por Carmona (16,7%), Roseta (10,2%), CDU (9,5%) e Bloco de Esquerda (6,8%) pesa 43,2%, ou seja, 216 mil eleitores (61 mil procurações mais que as obtidas pelo PS). Isto pode ser uma barreira intransponível para a difícil missão pela frente. Só com as Finanças a recuar e abrir os cordões à bolsa!
A direita, representada pelo PSD (15,7%) e PP (3,7%), ora pode vetar as propostas do PS ora apoiá-las ... mas não pesa mais de 19,4% (apenas 97 mil eleitores em conjunto). Faz-lhes bem saber que têm andado a brincar com as pessoas, em linhas de orientação política sem pés nem cabeça! É um bom sinal para mudarem de treinador e de equipas!
Querer ignorar os números de eleitores não é justo nem verdade!

Sunday, July 08, 2007

 
SEMANA A SEMANA POR HUMBERTO FERREIRA
TURISMO: Internacionalizar mais Eventos Lusos

Não falta animação no desporto, cultura e política. Mas faltam ainda mais estrangeiros na nossa amena época turística baixa. O ano começou bem com o II Lisboa/Algarve/Dacar, seguindo-se provas de triatlo, ginástica, golfe, ténis, automobilismo (Rali de Portugal no Estádio do Algarve), motociclismo, motonáutica, surf, vela, etc. Em Julho os media concentram-se em Cascais nos campeonatos mundiais de 11 classes olímpicas da ISAF, seguindo-se a AG e gala da ISAF no Estoril. No intervalo o show das Sete Maravilhas (do Mundo e de Portugal) com um cartaz excepcional mas algo prejudicado pelo concerto Life Earth no mesmo dia. Falta de coordenação ou despropósito?
Cascais atrai 1300 embarcações (de atletas e dirigentes), 1600 velejadores, 500 dirigentes, 250 jornalistas estrangeiros e milhares de dormidas de acompanhantes, presentes para assistir à qualificação de 75% das equipas aos Jogos Olímpicos de 2008 na China.
TV e internet são fortes concorrentes dos promotores destes eventos, pelo que a promoção dirigida a este nicho deve ser renovada e intensificada, aproveitando as próprias emissões para atrair mais praticantes e turistas aos locais de competição. Como? Recorrendo aos portais e canais TV mais visionados, ou criar um atractivo portal Events in Portugal (ou What's On in Portugal) com prémios para os melhores eventos programados e para os melhores vendedores, assim como incentivar a organização de prémios para distinguir personalidades nas diversas áreas, associações, clubes, empresas, organismos nacionais e estrangeiros. Iniciativa especializada, bem organizada e actualizada online. Acabar com os fracos cartazes de Eventos Lusos transmitidos ad hoc. Sem inovação, criatividade ou planeamento das presenças nos media! Valendo-nos das pechinchas, sem articular os interesses dos destinos, modalidades, empresas e patrocínios! Basta ligar a TV externa e assinar newsletters do trade para comparar as campanhas que os nossos concorrentes fazem! Chega em Setembro a mais-valia do roteiro semanal TimeOut Lisboa (da Capital da Escrita), a preço acessível? Ora roteiros culturais, desportivos e turísticos devem ser pagos pelos promotores. Não pelo público! Voltarei a este tema.
LOGISTICA EUROPEIA PARA ALTA POLÍTICA
A última presidência rotativa da União Europeia em Portugal será óptima. Esperam-se 40 mil dias/quartos e 50 mil refeições a servir, mais muitos carros alugados e outras receitas. No capítulo dos encargos, nota-se o efeito Prace! As reuniões têm lugar no espólio do Ippar em várias cidades distritais (o Centro da Junqueira estava reservado) e o Press Room na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico. Eureka: o MNE negociou tarifas especiais com a TAP para os delegados, num esforço de afastar as low-cost da alta política! Podem servir para turistas jovens e seniores mas não para eurocratas!
EVENTOS MENOS MEDIÁTICOS
Mas há mais turismo para além de Bruxelas. Passou despercebido que o areal da Ilha de Tavira recebeu o Sports Meeting 2007 (4/7 Abril) reunindo 3000 amadores de 32 modalidades, numa maratona de 72 horas. A abertura da Colecção Berardo no CCB só resistiu em Portugal aos ecos da cimeira de 21/23 Junho em Bruxelas. As romarias e feiras do Mar, Cavalo e Agricultura (vindimas, amendoeiras em flor, etc.) são ignoradas face à projecção dos concertos rock e hip-hop com cartazes rascas. O mesmo sobre provas de desportos radicais, maratonas de natação, hipismo, Challengers Trophy, campos de férias e ateliês do Instituto da Juventude, Movijovem, etc. (intercâmbio entre jovens estrangeiros e do potencial das nossas pousadas de juventude), ou festivais nas praias de Portugal e de gastronomia todo o ano. As opções de animação estão para o turismo como as marcas de vinho. Não há mãos e medir! Falta organizar, promover e racionalizar os trunfos!
MELHORAR ANIMAÇÃO E RESTAURAÇÃO LOCAL
Assisti a três eventos recentes. Em Sagres, à festa de promoção da Fortaleza de Sagres às Sete Maravilhas de Portugal. Uma feira medieval, petiscos, shows de ruidosa música da moda e um excelente fogo de artifício final. Às Marchas de Lisboa, cujo figurino precisa de mais criatividade e ritmo. Por muito que se goste de música e cultura afro-brasileiras, acho que no Carnaval do Rio não faria sentido uma marcha de Lisboa! E em Almoster (Santarém) às Tradições do Mosteiro: festivais de folclore, fado e gastronomia ribatejana. Folclore que também precisa de reforma. Tirando os grupos do Minho e Madeira, é tudo muito velho, triste e monocórdico. Até o corridinho e fandango dançados por veteranos de preto e cinzento são cansativos. Salva-se o vira e malhão. Lembro o Verde Gaio - corpo de baile em São Carlos e embaixador do nosso folclore, apreciado por todo o mundo. Nota negativa à falta de higiene na restauração ambulante, anunciada como gastronomia regional, e à acção pouco pedagógica da Asae. Mas parabéns à Aresp que conseguiu fazer recuar o governo na lei anti-tabaco.
PARFOIS PRESENTE NA CELEBRITY CRUISES
A marca portuguesa Parfois abriu lojas de acessórios de moda nos paquetes Galaxy e Millenium, este Verão em cruzeiro na Europa. A experiência dura dois meses. Se for positiva, adapta-se à linha Parfois internacional. Uma lição, em especial aos produtores nacionais de vinhos, bebidas, moda desportiva, calçado e artesanato.
O MISTÉRIO SEMANAL DA OTA - I
Nota positiva para a Associação Comercial do Porto. Estes empresários finalmente entenderam que a mudança da Portela para a Ota lhes era prejudicial. Uma coisa é o centro da gravidade do território nacional (sei que é o centro geodésico mas gravidade é mais directo ...) ser em Vila do Rei. Outra é atirarem o NAL para Norte do Tejo. É para encurtar o voo Lisboa/Porto ou para agradar aos taxistas da AML? A ACL ignorou até aqui que a rota Porto-Ota só serviria para alimentar o tráfego de médio e longo curso que ainda serve os dois principais aeroportos, com magras receitas pro-rate, mas que perderia o tráfego directo entre as áreas metropolitanas! Desmotivando também o tráfego Ota-Algarve! Aliás quem entende a lógica da articulação das rotas Porto, Ota, Faro e Beja? Ou quem será o campeão da rota Lisboa/Madrid: o TGV ou o air-low-cost? Quantas vezes mais preciso de repetir isto? Podem descansar que não me canso!
Artigo publicado na página 6 = Turiscópio do semanário PUBLITURIS.

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]