BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Wednesday, November 26, 2008

 
EMPRESAS DE TURISMO: VÍTIMAS DA CRISE GLOBAL

Humberto Ferreira

I - INTRODUÇÃO HISTÓRICA
A presente crise financeira global deu os primeiros sinais em Setembro 2007, com a falência do banco britânico Northern Rock. A crise económica ressentiu-se ao longo de 2008.
Mas quem acreditou? Poucos políticos, empresários ou até investidores! Assobiaram, pensando que eram apenas rumores. Antes, já os executivos da Enron e de outras "corporações" nos EUA tinham seguido práticas abusivas, que levaram à falência dos aglomerados que geriam, acabando por ser julgados e condenados! As empresas, os projectos, as práticas profissionais, as normas e as leis devem ser periodicamente actualizadas e melhoradas, sob pena de deixarem de servir bem os objectivos para que foram criadas. O mundo muda todos os dias. Por influência da investigação científica, política, negócios, cultura, desporto e até pela experiência popular.
Na minha geração estamos habituados a graves crises.
Sofremos, principalmente, os efeitos de frequentes situações de crise, desemprego e desespero que atingiram as famílias de países ou regiões inteiras. Lembro os seguintes exemplos:
1 - o crash das bolsas em 1929 que afectou praticamente todo o mundo;
2 - a guerra civil de Espanha com reflexos em toda a Península Ibérica;
3 - a II guerra mundial 1939-45 e a fase crítica pós-guerra com a Europa meio destruída e a viver sob racionamento de alimentos essenciais;
4 - a crise interna lusa 1958-1974, antes e durante a guerra colonial de 1961-74. Fase caracterizada por desemprego, salários miseráveis, repressão policial, escape através da emigração do interior para o litoral e de todo o país para o exterior, altos níveis de analfabetismo e de desqualificação profissional - retrato de um país pobre a atrasado);
5 - a crise do petróleo 1973 em plena Primavera Marcelista (quando as famílias lusas começaram a respirar e a aspirar a uma vida melhor);
6 - os efeitos das guerras da Coreia, Vietname, Médio Oriente (a mais longa entre judeus e árabes), Balcãs; e dos climas de guerra cívil em vários países; e
7 - as causas mais recentes: o 11 de Setembro nos EUA, epidemias da gripe asiática (Sars) e das aves; guerras nos Balcãs, Golfo (Kuwait e Iraque) e Afeganistão, mais grandes tragédias (terramotos, tsunamis, incêndios, e atentados terroristas em Londres, Bali, Madrid, Rússia, etc.).
Factores que fazem baixar o Turismo Internacional e que também foram/são negativos para a qualidade de vida de largos milhões de habitantes do planeta.

CONSTATAÇÃO PÓS-BRETTON WOODS
Curiosamente, estas crises têm sido o maior detonador da globalização. O fenómeno, que por sua vez, tem mais contribuído para o desenvolvimento dos grandes países com uma elevada percentagem de pobres e desempregados, afectando, em simultâneo, pela negativa, a restante população mundial da classe média!
Há qualquer coisa de errado neste sistema económico vigente, desde a famosa cimeira económica de Bretton Woods em 1944. Onde 700 delegados de 44 países conceberam o modelo financeiro para a recuperação da Europa e da América, sob um sistema de regulação internacional, mas baseado nestes dois pólos. Desta cimeira saíram ainda o Fundo Monetário Internacional (recentemente criticado pelo nosso Primeiro Ministro), o Banco Mundial, e a gestão do Plano Marshall (em princípio recusado por Salazar).
O sistema Bretton Woods instituiu um regime de câmbios fixos, centrado no dólar dos EUA convertível em ouro, a uma taxa fixa de 35 dólares a onça (31 gramas), permitindo a cada país constituir reservas em dólares, com a "garantia" do ouro ficar nos EUA. O QUE SE REVELOU UMA GRANDE OVA!

UM FILME AMERICANO DE CATEGORIA X
O esquema funcionou relativamente bem até 1960, quando os constantes défices externos da economia americana aceleraram a impressão de notas sem cobertura em ouro. Na década de 70 apenas cerca de 20% dos dólares em circulação tinham cobertura em ouro, forçando o Presidente Nixon a declarar o fim da convertibilidade em 1971.
Daí para cá (já lá vão 37 anos) temos vivido na era do capitalismo selvagem. Governos e bancos centrais metem as rotativas a funcionar e temos mais moeda.
Até que a Comunidade Económica Europeia se transformou na União Europeia e criou a zona Euro, que veio, de algum modo, regularizar este caos, pelo menos na Europa. O euro vingou e hoje é reconhecido como uma moeda confiável. Para espanto de muitos que viram o valor do dólar a cair, cair (atingindo o seu valor mais baixo no Verão de 2008) e o Euro a subir. O que, por outro lado, tem sido péssimo, para as exportações europeias. MAS NÃO PODEMOS QUERER SOL NA EIRA E CHUVA NO NABAL!
Nos EUA Alan Greenspan prolongou o seu mandato como presidente da Federal Reserva durante demasiados anos, para além do razoável. Aconselhou os Presidentes Reagan, Clinton e Bush.
Implementou as normas do neo-liberalisno. Tudo pela liberalização do mercado. Tudo pelo crescimento e concentração das grandes e intocáveis corporações. Mas pouco pelo comércio livre extra-EUA, ou pela abertura das fronteiras americanas aos produtos e aos transportes estrangeiros.
Criou condições para o regresso de Al Capone às reuniões da banca americana!
O mal do capitalismo entre Bretton Woods e Greenspan foi criar um fosso profundo, até dentro dos EUA, entre os magos do liberalismo (formados nas universidades chiques) e o resto da população desprotegida - na Saúde, no Desemprego e na Reforma - quando alguns fundos de pensões foram desviados para outros fins.
Curiosamente, o governo argentino também decidiu nacionalizar, no final de Outubro, os fundos de pensões que valiam 23 mil milhões de euros, provocando o caos nas Bolsas de Buenos Aires e Madrid. QUEM TUDO QUER, TUDO PERDE!
E o mal de Greenspan (admitido pelo próprio) foi não recomendar a regulação de produtos financeiros derivados, como as operações de troca de crédito em incumprimento. Uma ligeira confissão, para o grande mal de que resultou a sua falta de visão à frente do regulador da banca americana. ONDE É QUE EU JÁ OUVI ISTO?
Por outro lado, as classes médias nos EUA e Europa tiveram o seu período áureo entre 1970 e 2007. Agora há que apertar o cinto até que um novo sistema de desenvolvimento económico e financeiro seja aprovado, implementado e comece a dar resultados.
Afinal, um Bretton Woods revisto, actualizado e melhorado, graças ás lições aprendidas com as crises acima descritas. Distribuindo melhor a riqueza produzida a nível global, com os ainda desprotegidos ou subdesenvolvidos. Para que todos os povos possam aspirar a uma vida mediana, desde que estudem e trabalhem. Dá-se uma cana para eles pescarem. Não peixe, para eles não trabalharem! Tanto lá como cá!
Temos que aprender a reequilibrar a tendência para a concentração da riqueza na América do Norte, Europa e Japão, passando a englobar na partilha o resto da Ásia e a América Latina. Mas de fora continua a África! Sabe-se lá por quê?

ACTORES SECUNDÁRIOS
MAS CUIDADO COM OS BRIC: assistindo aos tumultos violentos em Mumbai (em 26 Nov.2008), de autêntica xenofobia, seja entre muçulmanos e indus, seja contra os ocidentais, reconheço que a ÍNDIA não tem ainda condições internas nem externas para se qualificar como G20 - isto é, como uma potência líder da nova ordem económica em estudo.
TAMBÉM TENHO ALGUMAS IDEIAS PARA ACELERAR A MUDANÇA DO CAOS PARA A ESTABILIDADE. Mas ficam para uma próxima oportunidade.
E quanto à RÚSSIA, há que esclarecer e dominar as máfias que hoje dirigem as grandes corporações produtivas. Ainda há semanas, a agência de notação de risco Standard & Poor's reviu o índice da dívida pública de longo prazo de estável para negativo. Em causa a recente operação de salvamento de vários bancos russos, quando a crise internacional eclodiu em Setembro/Outubro. É MELHOR PÔR AS BARBAS DE MOLHO ... CÁ CHEGA TUDO ATRASADO.

II - A CRISE E O CIDADÃO:
ORDEM GERAL PARA CORTAR DESPESAS SUPÉRFLUAS
Quero, porém, aprofundar a relação da actual crise global sobre o previsível abrandamento da actividade turística, incluindo a aviação, alojamentos, restauração, animação, e os restantes transportes internacionais e locais.
Com a chegada de qualquer crise, as famílias, empresas e governos começam a cortar nos encargos correntes, projectos, investimentos e até nos benefícios e salários.
Por onde? Se possível começam nas chamadas despesas supérfluas. Ou seja, no lazer, desporto, diversões, viagens, férias (em vez de irem para o exterior ficam no país - o que nem é negativo para a captação de divisas provenientes do turismo receptivo e das exportações; usam casa ou quartos alugados em vez de hotel, campismo em vez de pensões, ou ficam nas residências fazendo idas à praia ou ao campo, dia sim, dia não). As famílias cortam também nas refeições fora, afectando a restauração; dispensam vestuário de marcas em moda, tratamentos de bem-estar, investimentos, projectos e até nas escolas dos filhos e no apoio aos idosos. Há gerações egoístas!
Por tudo isto, as várias variantes de empresas turísticas são sempre das primeiras a ser afectadas por uma crise internacional!

AS "NOVAS" EM TEMPO REAL
Até à introdução da TV nos hábitos populares (anos 50/60), havia um reduzido número de portugueses com acesso à informação. Nas vilas e bairros, o jornal encontrava-se na farmácia, barbeiro ou leitarias (havia poucos cafés ou restaurantes ... coisas que se viam nos filmes estrangeiros). Nem havia dinheiro para se comprar o jornal!
Hoje, a TV dá-nos imagens das boas e más notícias na hora. E há um crescente número de concidadãos a ler a imprensa, navegar na internet, contactar por telemóvel, sempre com acesso às últimas notícias, por vezes em tempo real.
Desde Julho passado as notícias intensificaram os sinais negativos da crise externa, acima referidos, apesar de desdramatizadas pelo governo, que assegurava isolamento a qualquer contágio.
Numa semana de Novembro de 2008, fiz a seguinte recolha de recortes ad hoc:
"Banca já desvalorizou, em média, mais de 50% este ano - acções do BCP a 80 cêntimos, da Sonae SGPS a 48, e da Teixeira Duarte a 72";
"Norte é a segunda região europeia com mais despedimentos colectivos - em seis anos sofreu 60 reestruturações e perdeu 17500 postos de trabalho";
"Em seis meses, as famílias pagaram um aumento de 1,2 milhões de euros em juros sobre dívidas à banca - 2,1 milhões de famílias precisam de dois anos de salários para pagar à banca";
"Em 2008 famílias perderam 10 mil milhões de euros em bolsa - cerca de 6% do PIB"; "Défice cai devido a receitas extras no valor de 1000 milhões de euros - expediente já usado por Ferreira Leite nas Finanças"; e
"Mais de 30 mil empregos jovens extintos num ano - taxa de desemprego é maior entre licenciados".
Não avanço mais para não desmoralizar o leitor. Mas a imprensa não tem escondido os sinais evidentes da crise chegada a Portugal.
Estamos ou não em recessão? AVISO: Já não se acredita em quem disser que não!

FALÊNCIAS E INTERVENÇÕES DE EMERGÊNCIA
Os mais optimistas não gostam de lembrar certos factos, entre eles a cronologia das falências de bancos e outras instituições de crédito, mas é uma informação capital, que passo a registar:
Set. 2007 - NORTHERN ROCK Bank - UK - falido e intervencionado com apoio oficial.
Set. 2007 - COUNTRYSIDE HOME LOANS - EUA - o primeiro caso de títulos sub-prime.
Out. 2007 - BEAR & STEARNS Invest Bank - EUA - falido.
Jul. 2008 - FANNY MAE & FREDDIE MAC LOANS - EUA - falidos e intervencionados. O crédito malparado nos EUA atingiu um aumento de 71% no terceiro trimestre de 2008, provocando nava descida no preço das casas.
Jul. 2008 - Imobiliaria MARTINSA-FADESA - Espanha - falida. Não há notícias concretas sobre as dificuldades correntes na banca em Espanha, mas a Associação das Caixas de Poupança admitiu à C. Social, que muitos bancos procuram operações de fusão, para ultrapassar a crise.
Set. 2008 - LEHMAN BROTHERS Invest Bank - EUA - falido - rede europeia vendida ao
Barclays UK e rede americana ao japonês Nomura.
Set. 2008 - HSBC - UK - intervencionado pelo Banco de Inglaterra.
Set. 2008 - CITY GROUP BANK - EUA - parcialmente salvo por Fundo do Abu Dhabi;
entretanto despediu, numa primeira fase, 15.000 funcionários e, em Novembro,
anunciou a dispensa gradual de mais 50 mil (ficando com "apenas" 300 mil) e pediu
mais apoio à Federal Reserve. NOTA: Os EUA aparentam ser um Estado à beira da
banca-rota, pois estão a acudir, em simultâneo, a graves crises em sectores
estratégicos: imobiliário, banca, bolsa, seguros, indústrias automóvel,
electrónica, aviação, comércio, etc. O secretário do Tesouro Paulsen, à beira de
ser substituído em 20 de Janeiro 2009 pela Administração Obama, veio pedir a 25
Nov. outro pacote de emergência de 800 mil milhões de dólares (superior ao
primeiro no valor de 700 mil milhões, que nunca mais ninguèm soube quais foram os
beneficiários?) para acudir a estes novos pedidos de apoio. Será caso para fazer
auditorias credíveis ao destino de tanto dinheiro?
Set. 2008 - MERRILL LYNCH Invest Bank - EUA- transformado em banco comercial.
Set. 2008 - MORGAN STANLEY Invest Bank - EUA - salvo pelo banco Mitsubishi e
transformado em banco comercial para receber depósitos.
Set. 2008 - AIG - EUA - maior seguradora multinacional. Nacionalizada.
Set. 2008 - WACHOVIA Bank - EUA - salvo pelo Wells Fargo Bank.
Set. 2008 - WASHINGTON MUTUAL (WAMU)Bank - EUA - salvo por fundos estrangeiros.
Set. 2008 - FORTIS - Banco da Flandres no Benelux - salvo pelos três governos e
respectiva banca.
Set. 2008 - BRADFORD & BINGLEY - UK - nacionalizado.
Set. 2008 - DEXIA - banco franco-belga - salvo pelos dois governos e banca.
Set. 2008 - HYPO Bank - Alemanha - salvo pelo governo e banca.
Set. 2008 - BONUSBANKER - Dinamarca - salvo pelos bancos Vestysk e Ringkebling.
Set. 2008 - ROSKILDE Bank - Dinamarca - salvo por consórcio financeiro c com apoio
oficial.
Out. 2008 - GLITNER Bank - Islândia - nacionalizado.
Out. 2008 - GULF Bank - Kuwait - falido com prejuízo de 800 milhões de dólares.
Out. 2008 - BANCOS RUSSOS "salvos" pelo erário público, contribuiram para que o índice da dívida pública da Rússia fosse desclassificado de estável para negativo.
Nov. 2008 - BNP - Portugal - nacionalizado em 2 Nov. 2008, com o apoio da CGD;
estima-se um prejuízo entre 800 e 1500 milhões de euros; mas diz-se que
nem a falência nem a intervenção do governo tiveram a ver com a crise mas,
sim, com gestão danosa e erros de cálculo e excesso de confiança por parte
da entidade supervisora da banca, que ainda hoje assume uma atitude reactiva
e não pro-activa, como qualquer cidadão esperaria. Mas não, pelos vistos, o
Governo de Portugal em 2008! Mas se não fosse a crise, Miguel Cadilhe tinha
um plano para a recuperação viável do grupo SLN. Vendendo activos e
aumentando o capital. Aliás, este facto foi admitido publicamente pelo
governador do BdP.
Nov.2008 - BPP - Portugal - um pequeno banco de investimento que carece de 700 milhões de euros (a 26 Nov.) para satisfazer
compromissos inadiáveis. O BdP tem acompanhado a situação, pois não se
tratando de uma eventual falência ligada à crise mas sim à falta de
confiança da banca internacional na satisfação de pedidos de crédito (por
isso é que o Governo abriu garantias para avalizar essas operações
indispensáveis para a economia lusa - empresas e famílias - poder sobreviver
com os apoios correntes do crédito bancário.
Outra causa desta situação, foi a aposta dos accionistas do BPP no último
aumento de capital do BCP, quando estas acções valem hoje 70 cêntimos (o BCP
desvalorizou mais 66,4% durante este período crítico). Os activos do BPP
sofreram fortemente com este investimento.
Por outro lado, o BPP não é um banco comercial. Portanto, pela sua quota no
sistema de crédito nacional, só tem direito a um aval de 45 milhões de euros.
Mas se o Governo deixasse falir este banco seria péssimo para a imagem do
sistema bancário nacional e para o público em geral, podendo até gerar uma
corrida aos depósitos. Repetindo-se as cenas dramáticas da crise de 1929.
Assim foi anunciada hoje a constituição de um consórcio bancário que vai
emprestar às taxas oficiais, aos accionistas do BPP, os montantes exigidos
para o aumento de capital, de modo a permitir ao BPP satisfazer os
compromissos assumidos. O BdP avaliza esta operação, entrando um seu delegado
para a administração do BPP, para supervisionar tudo!
NOTA 1 - Ora aqui está o que poderia ter sido feito ao BPN, quando surgiram os primeiros rumores das dificuldades e alegadas fraudes cometidas, e depois de uma inspecção e inquérito rápidos. A diferença está que, no caso do BPP, foi a própria administração que colocou o problema a tempo, enquanto no caso do BPN a fraude foi alegadamente cometida pela antepenúltima administração, que escondeu sempre as operações clandestinas através da sua participação "escondida" no Banco Insular de Cabo Verde. Apesar da PGR estar há anos a investigar essa ligação irregular no processo "Furacão", à beira de vias de cessação do prazo legal de investigação.
NOTA 2 - Em Setembro passado, quando começaram a falir mais bancos nos EUA,UK, Europa, etc., surgiu o rumor que havia duas instituições nacionais em apuros mas o Governo veio publicamente desmentir, pelas bocas do PM e MF. Afinal, bastaram 45 dias para tudo se revelar verdadeiro! Viva o direito à informação em Portugal!

INSTITUIÇÕES NO FIO DA NAVALHA
1 - UBS - gigante da banca suíça, com rede mundial.
2 - GOLDMAN SACHS - EUA - o 3.º maior banco de investimento, mudou o ramo para banco
comercial.
3 - BARCLAYS Bank - UK - o governo prometeu apoio ao gigante britânico (a filial
lusa está fora de risco, integrada no sistema nacional).
4 - RBS - ROYAL BANK OF SCOTLAND - UK - intervencionado.
5 - LLOYDS TBS - UK - intervencionado.
6 - HALIFAX BANK - UK - intervencionado; o governo britânico optou por fundir estas
três instituições, cabendo ao Babk of England gerir melhor o apoio concedido.
7 - CAISSE D'ÉPARGNE - França - prejuízo apurado de 700 milhões de euros.
8 - ING - Holanda - apoiado pelo governo de Haia.
9 - UNICREDIT - Itália - sob apoio do governo de Roma.
10 - AMEXCO - EUA - banco do sistema universal de crédito da American Express (o
maior banco do mundo ao serviço do Turismo) optou pelo despedimento de 7000
trabalhadores, para reduzir encargos e tentar superar a crise.
11 - GM, FORD e CHRYSLER - EUA - os três gigantes do ramo automóvel estão à beira da
falência, tendo pedido apoio ao governo de Washington, em pleno processo de
transição
NOTA 1 - A Administração G.W. Bush (conservadora) é a mais fiel seguidora da
teoria da soberania do mercado sobre a economia, mas está aflita com um dilema:
- admitir que este sistema também está a falir, ou
- deixar falir os símbolos do bem-estar americano, e atirar para o desemprego
centenas de milhares de trabalhadores, tornando a crise imparável?
A solução mais provável será injectar centenas de milhões de dólares do erário
público nestes três grupos multinacionais e noutros que entrem em colapso,
racionalizando a produção e controlando assim a iniciativa privada, até com novos
gestores? UMA COISA É CERTA: os EUA já não dispõem de mais dinheiro nos cofres e
vão ter que emitir, com urgência, mais obrigações do Tesouro e colocá-las nas
bolsas internacionais. Vai ser interessante saber quem as vai resgatar e, assim,
injectar dinheiro vivo na aconomia americana?
NOTA 2 - Quando escrevo ACIMA que houve bancos "salvos" significa que, tendo
beneficiado de injecções de capital fresco, dos governos, de fundos, ou de bancos
estrangeiros ou até concorrentes, para adiar a falência ou, eventualmente, para
a evitar, desde que as contas e os prejuízos apurados estejam correctos (o que
nem sempre tem acontecido). Mas só o tempo confirmará!

RESPONSÁVEIS & IRRESPONSÁVEIS
Executivos da banca e da indústria, empresas de notação de rating, auditores e reguladores têm andado distraídos, ou a abusar do seu exagerado poder.
As principais vítimas têm sido investidores populares e médias empresas. Até quando?
Só não se apercebeu do desenvolvimento gradual da crise quem não quis. A comunicação social lusa nunca publicou quadros tão elucidativos como estes dois. Vá lá saber-se por quê?

III - NO TURISMO:
AVIAÇÃO É A MAIOR VÍTIMA
Tratando-se de uma crise proveniente de péssimas práticas financeiras, foram os bancos e quem apostou mais em produtos "tóxicos", as primeiras vítimas desta crise.
Mas as empresas turísticas não ficaram incólumes. E a aviação também enfrentou uma contrariedade adicional e bastante onerosa - a subida do petróleo.
Este clima tem servido, porém, para desculpar algumas condenáveis práticas de "dumping" e concorrência desleal por parte dos executivos da NOVA AVIAÇÂO. Depois queixam-se!
Em 2008 continuou a haver excesso de oferta nos mercados mas não se notou um decréscimo dos fluxos turísticos, pelo menos no primeiro semestre.
E outros efeitos directos da crise ainda não foram detectados para responsabilizar as falências registadas em 2008, ano em que já se somam 25 companhias aéreas e operadores turísticos.
Lembro os casos mais mediáticos:
1 - EOS - Linha aérea britânica exclusivamente para EXECUTIVOS. Tinha uma frota de B757 com capacidade para 40 passageiros em primeira classe. Voava em rotas usadas pela alta finança, com 44 voos por semana. Era um projecto inovador mas acabou por suspender voos em 28 Abril 2008.
2 - MAXJET - Linha aérea britânica também para executivos.
3 - SILVERJET - Idem.
4 - ZOOM AIRLINES - Companhia britânica e canadiana que captava o mercado executivo.
5 - OASIS - Companhia de Hong Kong.
6 - EUROMANX - Companhia das ilhas do Canal da Mancha
7 - ATA - American Trans Airlines - Conceituada empresa americana de segunda linha.
8 - Futura - Companhia espanhola: suspendeu carreiras, passando a fretar os aviões a terceiros.
9 - LTE International Airways - Companhia espanhola que ia começar a voar para Faro em Outº.
10 - XL AIRLINES - Grupo britânico que, com quatro operadores associados, protagonizou a maior falência do ano; suspendeu voos e vendas em 12 de Setembro de 2008, afectando 1200 trabalhadores directos, mais de 230 mil clientes com bilhetes ou reservas para voos a sair até Novembro; e milhares de trabalhadores de hotéis, restaurantes e agências receptivas em 50 destinos servidos pela sua frota de 21 aviões. Estava a renegociar a linha de crédito com o banco Lehman Brothers, quando este também já estava à beira da falência. Para Portugal tinha voado 80 mil passageiros em 2007 e havia cerca de 700 no Algarve, quando da suspensão de voos.
A XL arrastou na falência 11 empresas:
11 - THE REALLY GREAT HOLIDAY COMPANY (operador);
12 - FREEDOM FLIGHTS (operador);
13 - KOSMAR HOLIDAYS (operador);
14 - SPIRE HOLIDAYS (operador);
15 - XL HOLIDAYS (distribuidora);
16 - XL.COM (OTA - Online Travel Agency);
17 - EXCEL AVIATION (brokers);
18 - FREEDOM AVIATION (airfield handling);
19 - EXPLORER HOUSE (catering);
20 - MEDCLIFF HOTELS (hotelaria);
21 - TRAVEL CITY FLIGHTS (charters).
22 - ASTRAEUS - Companhia britânica com voos para a Terra Nova e Cabo Verde - suspendeu voos em 21 Out. 2008
23 - STERLING AIRWAYS - Antiga companhia dinamarquesa vendida a magnatas islandeses, os quais, com a crise naquele país, suspenderam voos em 30 de Outubro, incluindo Algarve e Madeira (onde deixou 600 passageiros sem transporte).
24 - VOYAGES WASTEELS - rede de agências de viagens europeia, sediada em França, suspendeu actividades em 17 Out. 2008, devido a não ter sido possível renegociar a linha de crédito que tinha junto do banco americano Lehman Brothers. A filial portuguesa da Wasteels continua a funcionar, pois é uma empresa independente. As especialidades deste rede eram viagens ferroviárias e de estudantes.
25 - PALME VIAGENS - A única agência de viagens portuguesa apanhada neste turbilhão, mas que já vinha sofrendo dificuldades. Fundada em 1994 estava associada a uma rede de empreendimentos de time-share. Trabalhava essencialmente para os titulares de fracções poderem gozar as semanas de férias nos alojamentos da rede. Não se pode atribuir a falência totalmente à crise mas climas destes não favorecem investimentos em lazer e o time-share sem novos aderentes com capital fresco fica fragilizado. Suspendeu a actividade das três empresas (Palme Viagens, Palme Cartões e Palme Hotéis) em 12 de Setembro. A crise terá sido a gota de água ...

OUTRAS DIFICULDADES
1 - ALITALIA - a privatização decidida pelo Governo italiano tem sido muito problemática. O grupo AF/KL desistiu de entrar no capital por causa das exigências dos sindicatos. O grupo Lufthansa idem. A Air One (italiana) idem. O governo interveio então, no Verão passado, pedindo aos bancos para colaborar na recuperação do maior grupo aéreo italiano (que entretanto abriu falência e suspendeu voos para Portugal), formando-se um consórcio com base na Air One, sob a sigla CAI (Companhia de Aviação Italiana). Mas o plano de recuperação foi, mais uma vez, recusado pelos sindicatos. Na primeira semana de Novembro 2008, mesmo no final do prazo fixado pelo Governo, os sindicatos assinaram finalmente o novo acordo de trabalho. Resta saber se acabaram as greves e reivindicações? E se o plano consegue lançar a Alitalia II.
2 - SKY EUROPE, low-cost da Eslováquia, anunciou em Outubro procurar um novo investidor, exigência do investidor inicial que precisa de apoio externo para suportar os encargos dos 25 aviões para 41 destinos nas Bacias Mediterrânica e Atlântica (incluindo Portugal).
3 - CLICKAIR e VUELLING - low-cost espanholas, respectivamente da Ibéria e de investidores privados da Catalunha - decidiram fundir-se para sobreviver. Voam para Portugal com sucesso (e devido às tarifas baixas facilitaram as viagens entre Lisboa e Porto para Madrid e Barcelona). Com o apoio logístico, técnico e comercial da Iberia, é um bom projecto. A união faz a força. Exemplo a seguir por outras empresas, incluindo algumas lusas. A bom entendedor ... Se a iniciativa privada não mostrou interesse, desde 1990, para exigir a privatização da companhia pública, resta a esta agregar as que mostrem dificuldades. Aliás, a PGA foi vendida a uma empresa pública. E como se chama a isto?

IV - OUTRO FILME AMERICANO:
A ESPERANÇA EM BARAK OBAMA
A NTA - National Tour Association dos EUA - foi a primeira organização a convocar um grupo de 20 parceiros do sector (operadores de pacotes de férias e de viagens especializadas, alojamentos geridos pela indústria da hospitalidade, aviação, cruzeiros, transportes terrestres) para elaborar uma proposta a apresentar ao novo Presidente Obama antes da tomada de posse a 20 de Janeiro.
O argumento para este trabalho é que o Turismo injecta anualmente na economia americana 700 mil milhões de dólares e que, portanto, deve ser o embrião estratégico para a recuperação económica. Além disso, para a NTA o Turismo é o sector que cria nos EUA mais emprego, mais receitas, mais impostos, e mais oportunidades. Basta ver a frágil situação de outros sectores industriais.
Para a imprensa progressista dos EUA, fortalecida pela vitória do candidato democrata, também há novas oportunidades para a expansão do Turismo.
Sabem quais são? Definir as novas experiências do Turismo Criativo; impulsionar as viagens de executivos e profissionais com novas normas; racionalizar os impostos sobre viagens e turismo, de modo a financiar projectos de relevância social; apostar no turismo homossexual e na aprovação de casamentos do mesmo sexo por mais Estados; e apoiar propostas da TIA - Travel Industry Association, na recente convenção da Indústria da Hospitalidade em Filadélfia.
A 16 de Dezembro terá lugar a reunião do grupo de trabalho NTA com congressistas, em Washington, cabendo aos participantes a aprovação do documento final a apresentar ao novo Presidente dos EUA. Fico aguardando para saber o que Obama pensa e vai fazer em prol do Turismo?

RECADO OPTIMISTA DO WTTC
Jean-Claude Baumgarten, presidente do WTTC - World Travel & Tourism Council, também falou no Global Economic Forum, no recente WTM em Londres, com a ambição de atrair líderes de todos os ramos da economia para as oportunidades abertas no Turismo.
Disse que, pela sua vasta experiência em relação a outras crises globais, o Turismo é um dos primeiros sectores a ultrapassar as adversidades cíclicas, acabando sempre por sair reforçado de uma crise!
Por isso, antevê, desde já, que com a inevitável recuperação, as empresas turísticas não tenham capacidade inicial para satisfazer o aumento exponencial da procura. Sendo aconselhável que se preparem bem para esta previsão.
Aliás, para Baumgarten, a maior dificuldade será reequilibrar a oferta face aos novos parâmetros da procura. Pois o mundo será diferente do actual. Mais próspero e com a riqueza produzida mais distribuída. Nesse aspecto, a admissão dos BRIC no G-20 é um passo muito importante. Países como o Brasil vão ser potências mundiais do Turismo.
O WTTC vai realizar em 2009 a sua cimeira em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina (actualmente penalizado com graves inundações e destruição de infra-estruturas, propondo-se o WTTC levar algumas centenas de investidores estrangeiros a estudar in loco as oportunidades de diversificação.
E Baumgarten deixou um apelo final dirigido aos governos e aos privados: para cooperaram mais e articularem melhor os projectos. Aos governos compete não penalizar o sector com crescentes impostos, de modo a estimular a procura, pois o Turismo é, igualmente, um factor de alívio da pobreza que ainda prolifera em vastas zonas dos BRIC.
NOTA - Pessoalmente ainda não me habituei à ideia de ver o Brasil, Rússia, China e Índia a liderar as cimeiras globais, quando ainda não têm condições para absorver a mão de obra barata que "exportam" para países como ... Portugal!
Mas algum economista social, talvez da Universidade Católica, me possa explicar?

SUGESTÕES MIL: BOAS PARA RELEMBRAR
As empresas consultoras são uma fonte ideal para, com os seus estudos imparciais, aconselharem governos e empresas a tomar medidas de mudança que possam eliminar a crise e lançar os alicerces para novo período de abastança e desenvolvimento global mais sustentado.
Tharwat Abouraya, presidente da Travel Business CPR dos EUA, consultor da TIA . Travel Industry Association, apresenta um curioso (mas já conhecido) conjunto de medidas para as empresas continuarem a funcionar durante a crise.
São elas:
1 - aumentar a receita (o maior desejo de todo o executivo);
2 - continuar a investir (um vício tão forte como nos casinos, aliás já chamam a esta crise a da "economia dos casinos" devido à especulação ter sido responsável por demasiadas operações de alto risco);
3 - continuar a anunciar e a promover (podemos ver que a banca nacional já respondeu a este apelo - a toda a hora vimos na TV e em outdoors, mensagens a incutir confiança nos grupos bancários);
3 - mudar o conceito de transacção para o de relacionamento comercial (quando o turismo era personalizado fazia sentido, agora com a "intermediação" dos computadores passou a ser tudo virtual, processado por "files", códigos,paynet,etc.;
4 - personalizar todas as mensagens expedidas pelo pessoal nas suas propostas comerciais (este é o ABC de qualquer empresa que queira vender serviços ou produtos);
5 - reforçar a imagem (boa ideia, também conhecida. Mas quanto custa? Em tempo de crédito curto? Não queremos arranjar mais dívidas, como um certo restaurante de Lisboa que comprou uma página da lista amarela e depois náo conseguiu pagar ...);
6 - reforçar na website o conceito de especialistas num ou dois (não mais) núcleos dominantes do negócio (boa ideia, mas como se pode dizer ao cliente que quer comprar o programa XPTO, que não presta e que o TOXP é que é bom? Ideia boa mas em regime de exclusividade de representação de cadeias hoteleiras, cruzeiros e voos, com contrapartidas. Mas o que é delas? O Turismo deve ser a única actividade que eliminou a comissão!);
7 - impulsionar programas com vantagens para os clientes recomendarem outros clientes (o chamado "boca-a-boca" é bom, mas se não for o próprio vendedor a procurar quem lhe vai fazer a compra maior para nesse mês poder pagar as suas despesas, os outros não vão mexer uma palha!);
8 - aprofundar representações e contratos com um fornecedor de cada ramo dos serviços especializados que se pretende dispensar aos clientes - apenas uma linha de cruzeiros, uma marca de programas de férias, uma cadeia hoteleira, etc. (tema já tratado no ponto 6);
9 - recrutar vendedores em tempo parcial e a trabalhar por conta própria, pagos à comissão (boa ideia, também mencionada no ponto 6); e
10 - Garantir que a receita é superior aos encargos. Caso contrário: reduza as despesas (outra do ABC do empreendedor americano ou português).
Entre outras funções, do CV de Tharwat Abouraya constam: destaco as de VP da AAA - American Automobile Association e VP da American Express (bons cartões de visita).

COM CRISE INSTALADA:
HÁ QUE TRABALHAR MAIS ...
Alex Kyriakidis, parceiro global da Deloitte Tourism Consultants, comenta: O mundo assiste a uma fase de intenso abrandamento económico, que afecta países europeus, mas mais uns que outros. A taxa de ocupação nos hotéis está a baixar na maior parte das cidades e os preços médios dos quartos seguem esse padrão.
É impossível prever o final desta recessão mundial. Os hoteleiros devem centrar-se mais do que nunca na relação qualidade-preço. É previsível uma canabalização entre os diversos segmentos da oferta, com os hóspedes a avaliarem com maior rigor os seus orçamentos de viagens.
No recente relatório do 3.º trimestre, a Deloitte confirma que o desempenho RevPar foi variável e que a hotelaria em Lisboa teve uma taxa de ocupação abaixo da média europeia: 65,1% e 67,8% respectivamente.
Lisboa também revela um baixo preço médio por quarto (97 euros) mas Berlim tem 88 euros e Varsóvia 96 euros. Na Europa, o RevPar médio baixou durante quatro meses consecutivos, estimando-se que a tendência prossiga até ao final do ano.
O investimento na hotelaria diminuiu para cerca de 5 mil milhões de euros na Europa. A Turquia, Rússia e novos países das ex-repúblicas soviéticas atraem agora os mais elevados investimentos hoteleiros. O interesse dos investidores desloca-se para Leste!
NOTA - Em Portugal ainda não há reacções. Devem surgir no 34º Congresso da Apavt, em Macau, de 30 de Novembro a 5 de Dezembro. Com tantos problemas a afectar a Ordem Económica existente e, por tabela o Turismo, a principal preocupação dos empresários lusos aponta para a extinção do PEC - Pagamento Especial por Conta, como medida urgente para o combate à crise!
Mas que se saiba não consta de qualquer das frequentes medidas avulsas anunciadas pelo PM e pelo MF, nas últimas semanas. Portanto, governo e empresas, apesar da calmaria nos OCS, continuam a operar de costas voltadas. O Turismo só é importante no Dia Mundial do Turismo e nas inaugurações com corte de fita.
Tal como na China: Um País: dois sistemas e dois discursos!

Labels:


Sunday, November 23, 2008

 
O PAÍS DE XOCRATES


Insegurança na estrada, táxis sem trabalho alimentam a concorrência com mais horas de trabalho; cargos para os boys", cresce o dinheiro falso, cai o crédito à habitação; 2,1 milhões de famílias precisam de trabalhar dois anos para pagar as dívidas *a banca - a troco de quê?; e outros indicadores assustadores sobre: Desemprego, Défice, Receitas Extras para "dourar" o Orçamento de Estado; e Habitação. A estória continua ...

Nota 3 - Domingo, 23 Nov. 2008

Semana de 17 a 23 Nov. - Revista na imprensa e comentada por H. Ferreira

TEMA: SEGURANÇA

Terça: 18 Nov - DN: CAMIÃO CISTERNA ARDE NA A1
O camião cisterna com 35 mil litros de combustível (ERA O QUE ME FAZIA JEITO: UM CRÉDITO DE 35 MIL LITROS DE GASOLINA ...), ontem pelas 09H30, a caminho do aeroporto da Portela, colidiu com um reboque estacionado na berma, e incendiou-se. Causando um morto (o condutor do veículo estacionado) e um ferido grave (o condutor do camião cisterna, que viria a falecer dias depois, com queimaduras irrecuperáveis).
A circulação na principal via Lisboa-Norte esteve suspensa duas horas numa segunda-feira de manhã! Viva a produtividade!
COMENTÁRIOS: 1.º - NAS AE NÃO SE DEVE ESTACIONAR SEM SER EM CASO DE EMERGÊNCIA E COM SINALIZAÇÃO NOCTURNA E DIURNA ADEQUADA E DE MODELO AUTORIZADO.
2.º - NÃO SE COMPREENDE COMO O AEROPORTO NÃO É ABASTECIDO POR UM OLEODUTO, VINDO DO PARQUE DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS DE AVEIRAS? SÓ NUM PAÍS FAZ DE CONTA!

Quarta, 19 Nov. DN: FEDERAÇÃO DE TÁXIS QUER PARAR 500 POR DIA
A Federação Portuguesa de Táxis propôs uma paragem calendarizada das viaturas em Lisboa e Porto, num seminário internacional organizado para estudar uma solução para ajustar a oferta à baixa de procura motivada pela crise e que tem vindo a baixar a rentabilidade destes pequenos industriais. Existem 4500 táxis em Lisboa e 1644 no Porto, enquanto 4139 táxis (260 dos quais de Setúbal) já aderiram ao Programa Táxi Seguro - equipados com um instrumento de alarme directo à PSP da área, em caso de emergência.
O IMTT - ex-direcção geral de Viação, agora Instituto da Mobilidade dos Transportes Terrestres - pretende criar/propor/impor um sistema para reduzir o número de km em vazio. Talvez o milagre da duplicação: garantir para cada serviço um cliente à ida e outro à vinda. Uma ideia iluminada! Então como? Com um novo sistema de gestão e exploração de frotas.
IRONIA OU CONFUSÃO?
E, entretanto, SOBRE A MELHOR GESTÃO E OCUPAÇÃO DAS VIATURAS DE TRANSPORTES COLECTIVOS, o presidente do IMTT emitiu um juízo preciso e inatacável, segundo a notícia publicada, que transcrevo: "Até porque, mais do que a emissão de CO2, o que 'é relevante em termos de poluição dentro das grandes cidades é a emissão de partículas provocadas pelos carros, muitos deles a gasóleo e já antigos'".
Tenho que avisar que estou aqui, tal como a doutora Ferreira Leite de baraço ao pescoço, tal Egas Moniz, pois homem avisado vale por dois. Foi o que fizerem os comentadores sobre o caso da hipotética suspensão da democracia para o PS poder implementar tudo o que dá na real gana do seu "patrão", a recorrer à ironia.
Eu, porém, aviso os meus leitores, não vá o diabrete do Martins tecê-las.
Com que então: mais importante que a emissão de CO2 são as partículas provocadas pela mais velha frota de transportes urbanos da U E?
Olhe que não! Olhe que a Carris até tem uma frota moderna. E olhe que a emissão de CO2 e de partículas de escape é a mesma coisa! Só difere na quantidade.
Os carros mais antigos emitem mais CO2 e, agora dizem-me que até os HIBRIDOS são piores, CALCULEM! Mas os mais modernos, que andam, por hábito, a mais de 120 km/hora, também provocam a ira dos ecologistas ... que não se fartam de protestar!
Para encurtar razões, a maior associação de táxis - a ANTRAL - não concorda com a FPT e vice-versa, pois são de cores diferentes. Não os táxis, as inclinações partidárias! Mas no DN não se destaca esta informação. Talvez, diluída no texto de uma página, o leitor fique menos informado, a pensar que a FPT é que tem a faca e queijo à mão! Salvo seja!
Florêncio Almeida, que representa 8000 associados não concorda com mais um dia de semana sem trabalhar. Os taxistas já têm um dia por semana, rotativo, de descanso semanal. Para a ANTRAL, a paragem extra só se justificaria se as novas tarifas compensassem cinco dias de trabalho por semana, e se os táxis pudessem operar nas áreas metropolitanas e não apenas aceitar passageiros no perímetro dos municípios onde consta o seu registo.
ORA esta nova informação contraria a
"grande proposta do IMTT"
, para evitar que os carros regressem à base vazios!
Mas o cerne da questão para mim é o
"convite"
dos industriais aos taxistas para irem trabalhando mais horas por dia, para fazerem uma folha mais compatível com as necessidades de ambas as partes, mas à custa do descanso e da segurança!
É O QUE EU DIGO! ISTO É UM HOSPÍCIO onde cada um quer ser mais experto do que os outros, sem olhar a meios!
Os cidadãos que não se enquadrem nesta DEMOCRACIA FAZ DE CONTA, podem ser trucidados pelo governo maioritário ... como o aplicado secretário de Estado da Administração Pública (olhe que grande servidor do público eleitor do PS) fez ao ameaçar os funcionários públicos que não cumpram os decreto, portarias e esclarecimentos emanados deste musculado gabinete!
VOLTA MANUELA, ESTÁS PERDOADA!


TEMA. "COMPADRIO E FALTA DE VERGONHA"

Terça: 18 Nov. DN: A VERGONHA DE NÃO TER VERGONHA NA CARA
- crónica de JOÃO MIGUEL TAVARES sobre um caso de 2004, em que o cidadão Manuel Pinho, à data administrador do BES, passou procuração ao amigo Manuel Sebastião, ao tempo administrador do BdP para uma transacção privada. Hoje, o primeiro é ministro da Economia e Inovação e o segundo foi nomeado pelo Ministério da Economia para presidente da AUTORIDADE DE CONCORRÊNCIA - entidade que é suposto fiscalizar irregularidades à lei da concorrência desleal, tanto entre organismos e empresas públicas como entre agentes privados, ou entre públicos e privados.
Mas o objectivo do texto é lembrar o que Xocrates disse a este propósto: não encontrei, no que foi publicado, nada que seja contra a lei. Acrescentando: não ter encontrado, tão pouco, nada que possa ser criticável sob o ponto de vista ético.
O cronista avança: são declarações só possíveis num país onde a mentira é aceite com espantosa tolerância e onde um PM pode dizer tais barbaridades e sair de mansinho! E conclui com três definições lapidares: 1 - O que me preocupa é o desplante com que, na política, se é apanhado com a boca na botija e se finge que se andava à procura de hermesetas! Passe a publicidade! 2 - É a escola de Felgueiras que, mesmo condenada, dava pulinhos de alegria como tivesse sido absolvida. 3 - Nesta triste terra, parace não haver limites para a falta de vergonha!

Sexta: 22 Nov. DN: EMPRESÁRIO EM CRISE DETIDO A COMPRAR 60 MIL EUROS EM NOTAS FALSAS
Sete pessoas, entre passadores e comprador (no meu tempo calculem os suspeitos eram INDIVÍDUOS - para se distinguirem e dignificar as pessoas bem comportados com outros adjectivos mais agradáveis) foram detidas por contrafacção de moeda (pelos vistos o crime de comprar moeda falsa encomendada para defraudar terceiros e o Estado, nem faz parte do rol dos crimes cometidos?).
A notícia também nada refere de concreto sobre as medidas de coacção aplicadas. Dando a entender que alguns suspeitos podem, assim, continuar à vontade a sua acção de roubar aos ricos ...! Penso que ninguém, com os cinco alqueires bem medidos, vá admitir que só o facto, de algum infractor ter sido apanhado com a mão na botija e ter sido declarado arguido pela PJ, o transformou em cidadão socialmente reinssercido por ordem e graça do novo Código Penal do Doutor Pereira?
Este "negócio" teve lugar numa área de serviço do IC2. A diligência abrangeu buscas em Leiria, Figueira da Foz, Águeda e Penafiel - origem do empresário que pagou 15 mil euros (25% do produto da eventual venda). As notas falsas de 50 euros eram detectáveis mas as de 10 e 20 euros enganavam até alguns cautelosos, segundo a noticia.
COMENTÁRIO: O título abrangia o facto do "empresário estar em crise", mas na notícia a quatro colunas, só na última linha surge a informação complementar: "... o comprador é um empresário ligado a uma empresa em dificuldades". FICA JÁ NOMEADA PARA O PRÉMIO GAZETA 2008 da notícia do ANO.

TEMA: ECONOMIA DOMÉSTICA, INDUSTRIAL E TRANSPORTES

Terça, 18 Nov. DN: CRÉDITOS Á HABITAÇÃO CAÍRAM PARA METADE
Aumentos de juros e dívidas das famílias explicam menos empréstimos da banca.
A carteira de créditos à habitação da banca lusa registou a seguinte evolução, em 2008, segundo relatório do BdP:
Janeiro: 1522 milhões de euros
Fevereiro: 1345 milhões de euros
Março: 1223 milhões de euros
Abril: 1299 milhões de euros (ligeira subida em relação ao mês anterior)
Maio: 1214 milhões de euros
Junho: 1161 milhões de euros
Julho: 1205 milhões de euros (subida condiz com o subsídio de férias)
Agosto: 899 milhões de euros (quebra de 11,7% sobre Agosto de 2007)*
* o valor mais baixo desde Agosto de 2003, em que o PIB caiu 0,8%.
O maior travão a este tipo de operações de crédito não é o desinteresse dos cidadãos mas a dificuldade da obtenção da banca lusa na obtenção de fundos externos para este efeito!


Quarta: 19 Nov. DN: 2,1 MILHÓES PRECISAM DE DOIS ANOS DE SALÁRIOS
PARA PAGAR AOS BANCOS

- PREVISÕES DE OUTONO DO BANCO DE PORTUGAL (BdP)
JUROS. De Dezembro a Junho as famílias tiveram de pagar um aumento extra de 1,2 milhões de euros em juros. O PIB em Portugal cresce 0,5% em 2008 mas no último trimestre entra em contracção económica. Os gastos dos Estado (consumo público) sobem 0,2 em vez de descerem 0,2 - previsão orçamental (sempre favorável à propaganda governamental). INVESTIMENTO EM QUEDA!
Em 2008, as famílias perderam 10 mil milhões de euros em Bolsa.
HABITAÇÃO: De 1996 a 2007 os preços acumulado na habitação cresceram 45% e a "evidência empírica, segundo o BdP, aponta para que não exista uma situação de sobrevalorização dos preços da habitação na economia lusa. Ou seja, os preços não estão (ainda) inflaccionados (graças à 'supervisão do BdP'). PODEMOS FICAR DESCANSADOS, TANTO COMO NO CASO DO BPN.
EXPORTAÇÕES. Com as importações a evoluir bem acima das exportações, o contributo do comércio externo para o crescimento da economia lusa será NEGATIVO. As vendas ao exterior crescem 1,4% quando em Junho se ESTIMAVA uma expansão de 4,4%. É o reflexo da crise internacional que, segundo o BdP, não se pode negar nem combater...
DÉFICE E RECEITAS EXTRAS - AFINAL:
O défice orçamental de 2,2% em 2008 não seria possível cumprir SEM RECURSO A MEDIDAS TEMPORÁRIAS, no valor de mil milhões de euros (cerca de 0,6% do PIB, o que compara com 0,1% em 2007). A renegociação dos contratos de exploração das barragens permitiu um encaixe extra no montante de 750 milhões de euros em novas concessões, em particular no sector RODOVIÁRIO. (barragens e transportes rodo?) A despesa corrente primária deverá aumentar 0,8 pontos percentuais no PIB, justificado pelo aumento do consumo intermédio do Estado e dos subsídios concedidos. Esta última parcela diz respeito à amortização do défice tarifário do sector eléctrico. Apesar de uma DIMIINUIÇÃO nos pagamentos do SUBSÍDIO DE DESEMPREGO (menos 9,6% graças aos abusadores apanhados), as pensões do subsistema da Seg. Social manterão um crescimento significativo (mais 6,1%). Mas se não são subsídios de desemprego? Serão de baixa por doença, não creio? Do abono de família e aleitação, tão pouco?...? Já sei: são as despesas com as NOVAS OPORTUNIDADES! Era costume classificá-las como subsídios à FORMAÇÃO PROFISSIONAL, agora são NOVAS OPORTUNIDADES, NOVAS TECNOLOGIAS, a campanha dos Magalhães, etc. VIVA O computador IBERO-AMERICANO, forte e robusto. Talvez lento? Mas para os assessores de XOCRATES e para os do Chavez chega bem!
DESEMPREGO:
O número de desempregados em 30 de Setembro era de 444 mil, mais 23 800 do que registado em 30 de Junho. Menos 0,1% é a queda homóloga do número de empregados e 0,6% a redução em cadeia. A maioria dos empregos perdidos foi em "part-time". O decréscimo homólogo de trabalhadores a tempo parcial no terceiro trimestre foi de mais de 15 mil. O número de trabalhadores a tempo completo aumentou 10 600. Os contratos a prazo representam 18,5% do trabalho por conta de outrem = um ligeiro recuo trimestral. E o BdP lembra que a PRECARIDADE pode condicionar o consumo das famílias. Mais de 30 mil empregos jovens perdidos num ano. Os segmentos mais jovens são os mais afectados pelo desemprego. O Alentejo registou, no terceiro trimestre, um expressivo aumento homólogo na taxa de desemprego. Passou de 7,3% para 9,1%, equiparando-se ao Norte de Portugal. TAXA DE DESEMPREGO É MAIOR ENTRE LICENCIADOS. No terceiro trimestre atingiu 8,2% entre indivíduos com curso superior completo e 7,6% entre quem completou o 3º ciclo ou o secundário. Em 2007 entraram no mercado de trabalho 49500 licenciados, dos quais 91% conseguiram emprego. RESTA SABER SE PRECÁRIO? SE ESTÁGIOS? OU SE MANTÊM OS POSTOS DE TRABALHO INDICADOS PELA SEG. SOCIAL?
Em 30 de Setembro haviam 68 700 licenciados no desemprego, mais 6,2% do que no 3º trimestre de 2007 e mais 44% do que no segundo trimestre de 2008.
E O NOSSO ESFORÇADO XOCRATES SATISFEITO COM ESTES RESULTADOS OFICIAIS, DESTACANDO SEMPRE AS PERSPECTIVAS MAIS POSITIVAS.
NEM TENHO PALAVRAS PARA TAMANHA APLICAÇÃO!
Continua (sempre que o
"conselho executivo"
me liberte algumas horas da avaliação aos meus colegas!). Prometo mais reflexões positivas sobre o futuro de Portugal!

Labels:


Friday, November 14, 2008

 
O PAÍS DE XOCRATES

A VIDA QUOTIDIANA NUM PAÍS PERIFÉRICO
EM PLENA AGITAÇÃO ESTUDANTIL, SEIS DIAS DEPOIS DE 120 MIL PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO SE MANIFESTAREM EM LISBOA CONTRA AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO, OS ALUNOS MANIFESTAM-SE CONTRA AS INJUSTIÇAS DO REGULAMENTO DAS FALTAS JUSTIFICADAS.
A COMPROVAR QUE ESTE ELENCO EXECUTIVO NÃO CONSEGUE FAZER UMA LEI JUSTA, EQUILIBRADA OU ACERTADA.
TODOS TÊM QUEIXAS CONTRA O GOVERNO QUE ESTÁ NO PODER DESDE MARÇO DE 2005. SÃO JUÍZES, FARMACÊUTICOS,MILITARES, POLÍCIAS, MÉDICOS, ENFERMEIROS, PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO, REITORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS,FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, POLÍCIAS, GUARDAS REPUBLICANOS, NOTÁRIOS, ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS, AUTARCAS, ECOLOGISTAS, AGRICULTORES, INDUSTRIAIS, COMERCIANTES, LOJISTAS, TRANSPORTADORES, MOTORISTAS, EMPREGADOS DE EMPRESAS E SERVIÇOS PRIVADOS,CIDADÃOS E POLÍTICOS E ADERENTES DOS PARTIDOS DA (FRACA) OPOSIÇÃO. POR ISSO, DIZ O POVO COM RAZÃO: NA TERRA DOS CEGOS, QUEM TEM UM OLHO É REI!

Nota N.º 02 - Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008 - Dia de escolas fechadas a cadeado, portanto, sem aulas e sem DOCENTES E ALUNOS a exercer as respectivas missões. AGENDA PARA sábado, 15 de Novembro = Nova manifestação de professores em Lisboa contra o método de avaliação decretado, organizada por um movimento cívico alheio à CGTP.

Segue-se um naco de 25 estórias de humor lusitano. Não me compete avaliar a respectiva qualidade. para isso, temos a doutora do ISCTE!
AVISO: Qualquer semelhança com pessoas, factos, ocorrências,polémicas, ou cégadas, é pura coincidência. Trata-se de acompanhar um grupo de humoristas contemporâneos numa visita guiada ao País Real - a Lusitânia de Xocrates - e da adaptação e recolha dos episódios mais elucidativos da dramática situação a que esta terra e este povo chegaram!

1 - VIAGENS
Muita gente tem dito que os problemas internos se avolumam por Xocrates viajar demais. Mas, o problema não é esse! O verdadeiro problema é que ele volta...

2 - O TESTE DA BANHEIRA

Durante a visita a um hospital psiquiátrico, Xocrates pergunta ao director:
> - Qual é o critério que usam para decidir se alguém precisa de ficar internado aqui?
> - É simples - responde o director - e prosseguiu:
> - Enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde. Depois pedimos que a esvazie. Da forma como ele decida realizar a missão, nós ajuizamos se o hospitalizamos ou não.
> - Entendi - disse Xocrates - uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
> - Não - respondeu o director - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo.
O que prefere Sua Excelência? Quarto particular ou enfermaria?

3 - DEZ MILHÕES FELIZES ...

As mulheres sempre foram e serão MUITO mais inteligentes e práticas do que os homens, disse Xocrates aos seus assessores, todos homens:
>- Vou atirar esta nota de 100 Euros pela janela e fazer um lusitano feliz.
>- Mas não acha preferível atirar duas notas de 50 euros e fazer dois lusitanos felizes? - diz-lhe um assessor.
>- Não faça isso. Atire antes vinte notas de cinco euros e faça vinte lusitanos felizes! - diz-lhe outro.
Ouvindo isto tudo, reage a trabalhadora da limpeza:
>- Porque é que o Senhor não se atira da janela e faz dez milhões de lusitanos muito felizes?

4 - FRASE CERTEIRA DE A. JOÃO

Pergunta de jornalista do Continente: >- O que pensa sobre o aborto?
Resposta: - Considero-o um péssimo político e está a governar muito mal o País.

5 - GULOSO ATÉ NA MORTE

Com receio de Pedro Passos Coelho, Xocrates tem uma crise cardíaca e morre (longe vá o agoiro)!
Claro que aparece no Inferno, onde o Diabo o aguardava, solícito, e lhe diz:
> - Nem sei o que fazer contigo. É evidente que estás na minha lista, porém não tenho mais lugares livres!
Depois de reflectir por alguns minutos acrescenta:
> - Já sei o que vou fazer: tenho aqui três pessoas que não são tão ruins como tu. Vou mandar uma delas para o Purgatório e tu poderás ficar no lugar dela.
> - Até te vou fazer mais: poderás escolher quem podes substituir! Xocrates acha até que a proposta não é tão negativa quanto esperava e concorda. O Diabo abre a primeira porta
Lá dentro está o Vara da fundação, amigo de peito, numa piscina na qual ele nada sem parar, mas quando se aproxima da borda, a borda recua e ele continua a nadar, nadar, nadar ... já sem fôlego.
> - Não, diz Xocrates. Sinto que não vou dar-me bem aqui: sou bom corredor mas mau nadador e acho que não conseguiria fazer isto um dia inteiro sequer!
O Diabo leva-o ao segundo compartimento. Do outro lado está o Lino do Deserto, também grande amigo, com uma marreta enorme quebrando pedaços de uma pedra gigante.
> - Não, diz Xocrates. Tenho um tremendo problema na coluna e seria uma agonia perpétua se eu tivesse que quebrar pedras o tempo todo!
O Diabo abre a terceira porta.
E encontra o Jota Nuno deitado numa cama com pés e mãos amarrados. Debruçada sobre ele, Carol Sweet faz o que ela melhor sabe na vida!
Xocrates olha para aquela cena de um erotismo incrível, durante um momento, e diz:
> - OK, fico com este castigo!
O Diabo então sorri e diz: > - OK, Carol podes ir para o Purgatório!

6 - ADEUS ...

FINALMENTE UMA MENSAGEM EM CADEIA COM UM FIM BENEMERENTE !

Morre o grande Xocrates (outra vez?) e o funeral sai de S. Bento - a sua última morada terrena e oficial.
À volta da urna está uma guarda de militares dos três ramos, que ele tanto protegeu ... a fingir.
Nisto aparece uma doce velhinha com uma sacola de comida e começa a pôr dentro do caixão cenouras, tomates, alfaces, etc., enquanto os militares olham para ela surpresos.
A velha continua a colocar alimentos no caixão até que um dos militares mais expedidos, educadamente, interrompe-a:
> - Minha senhora, por favor, não pode fazer isso!
A velha, enquanto continua a colocar a comida responde:
> - O que é que você quer, meu filho? Que os coitados dos vermes comam só... caca?

7 - À PORTA DO TEMPLO DO ENSINO LUSITANO
À porta do Ministério da 5 de Outubro, foi encontrado um recém-nascido abandonado. O bebé foi limpo e alimentado pelas funcionárias que decidiram dar conhecimento do assunto à Senhora Ministra. Depois de oito dias, é emitida a seguinte determinação, dirigida ao Secretário Adjunto:
Forme-se um Grupo de Trabalho para investigar: a) - Se o "encontrado" é produto doméstico deste Organismo?; b) - Se algum/a funcionário/a se encontra com responsabilidades neste assunto? Após um mês de investigação, o esforçado Grupo de Trabalho conclui: a) - O "encontrado" nada tem a ver com este Organismo pelas quatro razões seguintes: b) - Neste Ministério não se faz nada por prazer nem por amor; c) - Nos nossos Serviços jamais duas pessoas colaboram intimamente para fazerem alguma coisa de positivo; d) - Nesta Casa tudo o que se faz não tem pés nem cabeça; e) - No arquivo central nada consta que tivesse estado terminado em apenas nove meses. Assina: O coordenador do Grupo de Trabalho

8 - PIADA NA FACULDADE

No seguimento da Obamania em curso, no campus da Clássica de Lisboa corre a seguinte curiosa comparação: "The USA have Obama, Stevie Wonder, Bob Hope and Johnny Cash. We have Xocrates, no wonder, no hope, and no cash!"

9 - DEDICAÇÃO SEM LIMTES

Xocrates andava em campanha pelo Alentejo, quando se depara com um alentejano a descansar. Mesmo assim decide impingir-lhe a lenga-lenga do seu discurso de campanha. Os dois ficam ali a trocar palavras, até que Xocrates lhe pergunta:

> - Se tivesse que trabalhar para o PCP, quando horas por dia faria ?
> - Para o PCP ? Nem uma.
Xocrates todo contente, pensando para si - este ao menos não é comuna!
> - E para o CDS-PP, quantas horas faria ?
> - Bom, para esses talvez umas 3, 4 horas diárias.
> - E para o PSD ?
> - Ah, para esses já trabalhava umas 8, vá lá, 10 horas.
> - E aqui para o PS, mostrando-lhe uma bandeira ?
> - Oh inginhêro, trabalharia as horas que fossem necessárias. 24 sem parar.
Xocrates, impressionado pela dedicação que o homem demonstrava, abraçou-o e disse-lhe:
> - Assim é que é, compadre. Esforço e empenho é do que precisamos para enriquecer o País e os alentejanos.
Diga-me lá, já agora, qual é mesmo a sua profissão ?
> - Atão, sou coveiro!

10 - PORTUGAL HOJE
(antigo título de um vespertino do PS editado em Lisboa, nos anos setenta, dirigido pelo mestre Raúl Rego)
Em Lisboa, um menino regressa da escola cansado e faminto e pergunta: >- "Mãe, que há para comer?" >- "Nada, meu filho", responde-lhe a mãe pesarosa. O menino olha para o papagaio, na gaiola, e pergunta:
>- "Mãe, porque não há papagaio com arroz?" >- "Porque não temos arroz ." >- "E papagaio no forno?"
>- "Não há gás." >- "E papagaio no grelhador eléctrico?"
>- "Não há electricidade." >- "E papagaio frito?" >- "Não há azeite."
E o papagaio contentíssimo gritou: "Viva Xocrates!" Pelo menos foi um dos poucos lares em que alguém está disposto a fazer campanha pelo sobre-dito cujo terror da classe média!


11 - PRODUTIVIDADE NO SÉCULO XXI


Xocrates contratou um trabalhador rural e mandou-o a abrir rasgos na terra. Deu-lhe um horário de trabalho das 8:00 às 17:00.
Certo dia Xocrates observando o trabalho do assalariado, achou que este podia ser melhor aproveitado. Sugeriu-lhe então o seguinte:
>- Ó amigo, você tem duas mãos? Ora com uma mão você cava e com a outra vai regando. Olhe e já agora começa a trabalhar das 7:00 às 18:00 horas. No dia seguinte, Xocrates observou o colaborador a trabalhar e achou-o ainda pouco produtivo, sugerindo-lhe: >- Já que você, além das mãos, tem também uma boca, podia enchê-la de sementes e enquanto com uma mão cava e com a outra rega, pode cuspir as sementes para os rasgos na terra. Já agora a jornada passa a começar às 6:00 e termina às 19:00 horas. E chegado o Verão, Xocrates começou a pensar que o homem deveria trabalhar enquanto houvesse luz de dia. Portanto sugeriu-lhe o horário de trabalho das 5:00 até às 22:00 horas. E assim foi.
Uma noite, quando o pobre trabalhador voltava a casa do trabalho, deparou com a mulher com outro homem na cama. O homem, chorou, chorou, chorou vezes sem conta até que a mulher e o amante desesperados com aquela situação, tentaram consolá-lo, perguntando-lhe porque chorava ele assim tanto. Ele respondeu prontamente: >- Se o grande Xocrates descobre agora que também tenho dois cornos, pendura-me lá umas lanternas e põe-me a trabalhar a noite toda.!!!

12 - TESTES DE INTELIGÊNCIA ENTRE LONDRES E LISBOA

Xocrates visita a Inglaterra e é recebido no Palácio pela Rainha. No decorrer da conversa pergunta-lhe: >- Vossa Majestade impressiona-me. Como pode estar sempre cercada de gente tão fina e inteligente? Como é que faz?
Ela responde: >- É muito simples. Eu deixo-os sempre em estado de alerta. Faço-lhes com regularidade testes de QI. Só para avaliar se a inteligência deles continua bem viva ao serviço da Coroa.
Xocrates, surpreendido, insiste: >- Mas como é que consegue?

A Rainha concorda em mostrar-lhe como actua. Pega no telefone e liga a Blair:
>- Bom dia, Tony. Tenho um pequeno teste para ti...
Tony, todo educado: >- Bom dia, Majestade. Tudo bem. Estou pronto para o teste. Por favor pode perguntar.
>- Muito bem, Tony. O teste hoje é o seguinte: É filho do teu pai e da tua mãe, mas não é teu irmão nem tua irmã. Quem é?'
>- Muito simples, Majestade. Sou eu mesmo...
>- Bravo, Tony. Como sempre, "top intelligent". E corta a chamada com um By-by".
Xocrates fica muito sensibilizado. De volta a Portugal, decide pôr em prática a técnica que aprendeu com a Rainha.
E para começar, telefona à responsável pela Educação, perguntando-lhe:
>- Maria? É o Xocrates, companheira! Tenho aqui um pequeno teste de inteligência oral para ti.
> Tudo bem, pergunta...
> É o seguinte: é filho da tua mãe e do teu pai, mas não é teu irmão nem tua irmã. Quem é?
- Ah, Xocrates, eu não esperava um teste assim, de repente. Tenho que pensar alguns minutos. Telefono-te depois. OK?
- Sem problemas. Até logo.
Ela de seguida liga para o inquilino de Belém, já que ele tem fama de ser inteligente acima da média lusitana. E faz-lhe a mesma pergunta, ao que o seu interlocutor responde naquele seu tom inconfundível: > Bolas, Maria, sou eu mesmo, como é óbvio!...
> Muito bem, perfeito! Obrigado. E volta a ligar a Xocrates:
> Xocrates, podes repetir o teste, por favor?
> Muito bem: é filho da tua mãe e do teu pai, mas não é teu irmão nem tua irmã. Quem é?
E a grande pedagoga, vitoriosa, responde: >- Simples! É o convergente Cavaco!
> Não, estúpida! Tens que treinar mais! É o ... Tony!

13 - PARLAMENTARISMO PROVINCIANO

Em Portugal, o poder de compra caiu de tal modo que até a classe média está a sentir no dia-a-dia o peso desta crise interminável. E no seu estilo inconfundível, o Bloco de Esquerda prossegue o ataque parlamentar ao Governo, com o seguinte argumento dramático:
- Temos a situação tão degradada com os valores éticos, sociais e morais a ser postos quotidianamente em causa por este Governo, que até universitárias estão a prostituir-se.
Mas a reacção optimista de XOCRATES não se fez esperar:
- Em primeiro lugar, este Governo não recebe lições de ética, nem quaisquer outras, de ninguém; em segundo lugar e como é apanágio do Senhor Deputado, que já nos habituou à distorção sistemática da realidade pela sua visão miserabilista, o que acontece é exactamente o oposto: a situação social criada no ensino, entre outras, por deste Executivo é tão boa que ... até as prostitutas já são universitárias.


14 - HUMOR NUM BARHIGHT-TEC

Um sujeito entra num bar novo, hi-tech, e pede uma bebida. O barman - que é um robô - pergunta:
> Qual o seu QI?
O cliente responde:
> 150.
Então o robô serve um cocktail perfeito e inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia e por aí fora ...
O cliente ficou impressionado e resolveu testar o robô. Saiu, deu uma volta e retornou ao balcão. Novamente o robô pergunta:
> Qual o seu QI?
O indivíduo responde:
> Deve ser uns 100.
Imediatamente o robô serve-lhe um whisky e começa a falar, agora sobre futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo da mulher e outros assuntos semelhantes.
O sujeito ficou abismado. Sai do bar, para, pensa e resolve voltar para fazer mais um teste. Novamente o robô pergunta-lhe:
> Qual o seu QI?
O homem disfarça e responde:
> Uns 20, acho eu!
Então o robô serve-lhe uma pinga de vinho tinto, inclina-se no balcão e diz-lhe bem pausadamente: >- E então meu, vamos votar no Xocrates ... de novo?

15 - PROSTITUTA BEM INFORMADA

Xocrates entra num bar boémio em Lisboa, altas horas da madrugada, próximo da sua residência privada, senta-se ao balcão ao lado duma linda "menina de programa" e sussurra-lhe, ao estilo de filme de Hollywood: >- Você deve-me conhecer... pelo menos da TV? Quanto quer para passar a noite comigo?
Ela responde-lhe:
>- Se o Senhor conseguir fazer o seu pénis crescer tanto como fez com os juros, mantê-lo duro como estão todos os lusitanos, levantar a minha saia como está a fazer com os impostos, baixar as minhas cuecas como está a fazer com os vencimentos, mudar de posição como mudou na sua vida política e transar como está a fazer ao povo português... É DE BORLA!!!

16 - CAI NA REAL ...

Xocrates estava a fazer jogging, tranquilamente, quando foi atropelado por um condutor das corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama e MORRE ali na hora. A alma dele chega ao Paraíso e dá de caras com São Pedro na entrada.
>- "Bem-vindo ao Paraíso!"; diz-lhe São Pedro
>- "Mas antes de entrares, temos um problemazito... a resolver. E acrescenta: raramente recebemos aqui políticos. Então não sabemos bem o que fazer com você..."
>- Com resposta na ponta da língua, como sempre: Não vejo problema nenhum, basta deixar-me entrar", diz o "ex" chefe dos governantes do Reino da Lusitânia - o povo mais sacrificado da Europa Desunida.
>- Eu bem gostaria de o deixar entrar, mas tenho ordens superiores... Sabe como é...? Vamos fazer o seguinte: o Senhor passa um dia no Inferno e outro no Paraíso. Depois pode escolher onde quer passar a eternidade.
>- "Não é necessário, já resolvi. Quero ficar no Paraíso", responde Senhor de si e arrogante como sempre.
>- "Desculpe, mas aqui temos as nossas regras."
Assim, São Pedro acompanha-o ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre-se e ele vê-se no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo, o clube onde estão todos os seus amigos e alguns adversários políticos com os quais havia combatido. Todos muito felizes com ar de quem está a gozar a festa e em trajo social.
Ele é cumprimentado, abraçado e integrado. E todos começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas dos ... pobres lusitanos. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar, bem regados.
Quem também está presente é o diabo, um tipo muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Divertem-se tanto que, antes que Xocrates se aperceba, já é hora de se ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e a porta abre-se outra vez. São Pedro está a espera na antecâmara do Paraíso e diz-lhe:
>- "Agora é a vez de visitar o Paraíso".
Xocrates passa então 24 horas no Paraíso, junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem mas sob um registo monótono e, assim, o dia também chega ao fim. Ele toma de novo o elevador de volta à portaria principal, onde o acolhe, mais uma vez, São Pedro:
>- "E então? Passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua morada eterna?".
Ele pensa um minuto e responde:
>- Olhe, eu nunca pensei ... vir a tomar esta decisão... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar muito melhor no Inferno."
>- Então São Pedro, abanando com a cabeça, leva-o de volta ao elevador e ele desce ao Inferno.
A porta abre-se e ele vê-se no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo e com um cheiro horrível. Vê muitos dos seus amigos da véspera com as roupas rasgadas e sujas, catando o entulho e colocando-o em sacos pretos, repara que os amigos se pegam á pancada na disputa de pedaços de comida podre.
Nisto, o diabo vai ao seu encontro e Xocrates gagueja-lhe:
>- "Não entendo! Ontem estive aqui e havia um lindo campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, muita bebida. Dançamos e divirtimo-nos o tempo todo. Agora só vejo este buraco imundo, cheio de lixo mal seleccionado, e os meus amigos totalmente arrasados, mais miseráveis que os súbditos da Lusitânia!"
O diabo olha para ele... ri e diz-lhe:
>- "Ontem estávamos em *campanha*. Conseguido o teu voto... eis a realidade"! É tal e qual como na política terrena!

17 - PARA UM PEDITÓRIO ESPECIAL

Um motorista pára no trânsito e alguém bate no vidro do carro. Receoso, ele baixa um pouco o vidro e pergunta: > O que é?
O homem diz-lhe: >- O Xocrates foi sequestrado e o pedido de resgate é de 5 milhões de euros (muito menos que o passe de um futebolista).
Se o resgate não for pago, o sequestrador ameaça regá-lo com gasolina e incendiá-lo. Estamos a receber contribuições. Gostaria de contribuir?
O homem no carro pergunta: >- "Na média, quanto é que cada cidadão tem doado?"
O outro responde: >- Entre 5 a 10 litros! Está bem?

18 - CARTA A DEUS

Um rapazinho de 8 anos queria ganhar 100 euros e rezou durante duas
semanas a Deus.
Como nada acontecia, ele resolveu mandar uma carta para o Todo-Poderoso com o seu pedido pessoal.
Os correios receberam uma carta endereçada para "Todo-Poderoso-Portugal" e o chefe dos correios manuais, resolveu entregá-la em São Bento, alegando que não temos destinatário mais próximo do poder?
Xocrates ficou, finalmente, muito comovido com este pedido e resolveu mandar-lhe uma nota de 10 euros para o garotinho, pois achou que 100 euros era muito dinheiro para uma criança tão pequena.
O rapazinho recebeu os 10 euros e imediatamente sentou-se para escrever a carta de agradecimento:
>- "Querido Deus-Todo-Poderoso: Muito obrigado por me mandar o dinheiro que eu pedi. Contudo, notei que, por alguma razão, o Senhor mandou-o através de algum apóstolo malandreco e abusador ... que ficou com 90% do que era meu!"

19 - TELEFONE PARA O JÚLIO DE MATOS

TRRIIIMM… TRRIIIMM... TRRIIIMM... Responde o atendedor de chamadas: >- Obrigado por ter ligado para o Júlio de Matos, a companhia mais adequada aos seus momentos de maior loucura. Siga as instruções: * Se é obsessivo-compulsivo, marque repetidamente o 1;
* Se é co-dependente, peça a alguém que marque o 2;
* Se tem múltipla personalidade, marque o 3, 4, 5 e 6 * Se é paranóico, nós sabemos quem é você, o que você faz e o que quer. Aguarde em linha enquanto localizamos a sua chamada;
* Se sofre de alucinações, marque o 7 nesse telefone colorido gigante que você, e só você, vê à sua direita; * Se é esquizofrénico, oiça com atenção, e uma voz interior indicará o número a marcar; * Se é depressivo, não interessa que número marque. Nada o vai tirar dessa sua lamentável
situação
* Porém, se VOCÊ votou Xocrates, não há solução! Desligue e espere até 2009. Aqui atendemos LOUCOS. Não INGÉNUOS! Obrigado!

20 - AGRICULTURA MARÍTIMA - DOIS EM UM

Este é um dos países europeus que sonha alcançar o pelotão da frente, mesmo com o Jaimotas das ovelhas e couves de Bruxelas a mandar nos campos, nos rios, nos mares e nos mercados abastecedores.
>
Este tecnocrata, depois de dizer aos pescadores: "Quem não está bem muda de país ..."
Teve ainda a lata de sugerir em público que, em alternativa, exijam ao governo para sair da União da Europa, uma vez que eles (pescadores) não estão dispostos a cumprir as normas de contenção do esforço de pesca impostas por Bruxelas contra os armadores (e por tabela contra os pescadores) lusitanos e não só (mas cabe aos nossos serem sempre os mais penalizados, tanto pelo governo como pela euro-directório - uma questão de falta de dimensão e influência política). O directório é presidido, ALIÁS, por um dos valentes lusitanos, que AQUI introduziu o Maoismo ... e incentivou, EM TEMPOS NÃO MUITO DISTANTES, à prática de outras NOVIDADES e ACTOS contra a civilização instituída!
>
Mas este nosso responsável das Pescas não se contenta em prejudicar os pescadores. Numa recente reunião de agricultores, lançou o paradoxo do século:
>
> "SOMOS UM PAÍS ESSENCIALMENTE AGRÍCOLA"
Ora vejamos: uns já cavaram, e outros vão cavar ... mas de cá para fora!
>
> Agora digam lá se o Jaimotas das ovelhas e couves não é um génio?
Consegue, não defendendo os interesses nem dos nossos pescadores nem dos agricultores, continuar de pedra e cal no Terreiro do Paço. É vaiado e atacado na borda d'água, no campo, na lezíria, na várzea, na serra, nas feiras e, até, em São Bento. Só brilha nos gabinetes em Lisboa e em Bruxelas junto dos camaradas neo-liberais!
Mas pelo menos faz propaganda à moda das feiras. Pena que seja demasiado tarde. Já se esgotaram as oportunidades de Bruxelas para sermos um dos últimos euro-países agrícolas e piscatórios. Resta-nos a miséria lusitana dos salários baixos, do desemprego, da emigração, da riqueza mal distribuída, das cunhas, do compadrio, e da corrupção!
Alto, não me digam mais, mas cheira-me a que o Jaimotas queira também aproveitar o plano salvador X: o Grande Programa Tecnológico na vertente da agricultura virtual. Dispensando camponeses e feitores, substituídos por vigilância remota e robótica, nos amanhos, sementeiras, adubos, tratamentos fito-sanitários, regas e colheitas da farta produção agrícola virtual, graças ao uso intensivo da grande descoberta lusa no século XXI: o robusto Magalhães ibero-americano! Carago! Porreiro pá!
ATT: esta não é para sequer sorrir. É para chorarmos todos a nossa desdita!

21 - RECEITUÁRIO POLÍTICO
Como se faz um autarca?

1 dose de falta de carácter
+ 1 dose de ganância
+ 2 doses de mentira
+ euros, qb
+ 1 pitada de bosta.
Observação importante: Não exagerar na bosta, senão sai "ministro"!
===================================================================

22 - RECORDE PARA O GUINESS

Durante escavações nos EUA, os arqueólogos descobriram, a 100 metros de
profundidade, vestígios de fios de cobre que datavam do ano 1000.

Os americanos concluíram, assim, que os seus antepassados indígenas já dispunham de uma rede telefónica naquela época.

Os espanhóis (que já fazem parte do G20), para não ficarem atrás, escavaram também seu subsolo,encontrando restos de fibras ópticas a 200 metros de profundidade.
Após minuciosas análises, concluíram que elas datavam de há 2000 anos.

Logo os espanhóis concluíram, triunfantes, que seus antepassados já dispunham de uma rede digital à base de fibra óptica quando Jesus nasceu!

Uma semana depois, no Porto, foi publicado a seguinte notícia no JN:
> 'Após escavações arqueológicas no subsolo do Porto, Algarve e Santarém, até uma profundidade de 500 metros, cientistas lusitanos não encontraram absolutamente nada, tendo concluído que os nossos antepassados já dispunham há 5.000 anos, de uma rede ... wireless. Tendo sido, pois, além dos descobridores das principais rotas marítimas e pioneiros da globalização do comércio, os inventores dos meios tecnológicos de comunicação electrónica.
Xocrates aproveitou logo para encenar uma apresentação espectacular, no Pavilhão Atlântico, transformado num Planetário Gigante, dizendo que o seu governo acaba de proporcionar mais um momento histórico aos súbditos do mundo inteiro, com esta descoberta científica da "primeira rede global de telecomunicações sem fios".
> - Fomos os Maiores, carago! E continuamos a ser os maiores ... caramba! Com direito a lugar destacado no Livro Guiness dos Recordes Mundiais ... dos artifícios, desde o Magalhães ibero-americano à primeira rede global wireless!


23 - AS PIORES HISTÓRIAS DO HEROI X

- Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr um piercing.
- Um cônjuge para se divorciar, basta pedir.
- Um empregador para despedir um trabalhador que o agrediu, precisa de uma sentença judicial que demora ... cinco anos a obter.
- Na escola um professor é agredido por um aluno. O professor nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira está dependente do sucesso escolar e do ranking anual da escola. O aluno tem sempre razão!
- Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236 depois de uma vida de trabalho.
- O fisco penhora "indevidamente" o salário de um trabalhador e demora ... três anos a corrigir o erro.
- O Estado queria gastar 6 mil milhões de euros no Aeroporto da Ota mas recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro que chegue para pagar as excentricidades dos ministros, secretários, assessores e outros altos dignatários.
- Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe um polícia ou guarda para cada 2 000 habitantes; o Governo diz que nem são precisos mais agentes da segurança pública, pois que o crime violento diminui todos os anos. Só nas estatísticas deste Governo!
- Numa empreitada pública, a maioria dos trabalhadores são imigrantes ilegais, que recebem abaixo do salário mínimo e o Governo fecha os olhos e assobia para o ar.
- Num café, o proprietário vê o seu estabelecimento ser encerrado só porque não tinha uma placa a dizer que é proibido fumar.
- Um cão ataca uma criança e o Governo reage propondo-se elaborar uma nova lei. Mas os casos multiplicam-se sem penalização para os donos dos animais perigosos.
- Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa é das causas sociais. É verdade. Mas pouco faz para as melhorar e menos ainda para garantir a indispensável segurança nas escolas.
- Um preservativo paga 5% de Iva. O Iva de uma cadeirinha de automóvel, obrigatória para quem tem filhos até aos 12 anos, assim como o das fraldas descartáveis, é 20% (desde Junho 2008).
- Numa entrevista à televisão, Xocrates definiu a Política como 'A Arte de aprender a viver com a decepção'. A maior decepção popular é a sua política de propaganda, teimosias e mentiras.
- Um polícia bate num negro é uma atitude racista. Um bando de negros mata três polícias, porque não estão inseridos na sociedade. Nem é por crescer o desemprego!
- O café da esquina fechou porque não tinha três WC separados para homens, mulheres e empregados, mas em muitos Centros Comerciais, Fóruns, Outlets, e, simples, Shoppings, as áreas concentradas da restauração e bebidas nem têm um local para lavar mãos.
- O governo incentiva as pessoas a procurar energias alternativas ao petróleo e depois multa quem usa óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos - um dos mais elevados na União Europeia).
- O Ambiente incentiva o uso de meios alternativos ao combustível. No edifício ministerial nem existe estacionamento para bicicletas. Nem se conhece um ministro do que utilize normalmente a bicicleta.
- Nas prisões distribuem-se gratuitamente seringas por causa do HIV. Mas como entra a droga nas prisões? Não interessa combater esse canal?
- A inflação para ter os valores que tem, é baseado em que produtos? Produtos artificiais, inventados pelos génios ao serviço do Xocrates. Eis a nova lista de bens essenciais do PS: ÁGUA DE MARIALVA, MARGARINA MARIA INÊS, PÃO DE TRIGO DAS BERLENGAS, SAL PURIFINADO DAS ILHAS SELVAGENS, COUVE DA AMARELEJA, FEIJÃO BANHA, CARNE DE SUINO ISRAELITA, LEITE DE LAMA, AZEITE DO SURINAME, BANANAS DA ISLÂNDIA, FRALDAS DESCARTÁVEIS PARA ADULTOS COM 2,15 MTS, PASSE SOCIAL ENTRE AS ILHAS DA RIA FORMOSA, CARNE DE DINOSSAURO, PEIXE RARO, CAMARÃO DE TROMBA ARREGAÇADA, CHOCOS COM TINTA TRANSPARENTE, ALHOS DO SRILANKA, AZEITONAS DA GUATEMALA, LIMÕES DO SARA OCIDENTAL, ARROZ DA JORDÂNIA, CARACÓIS DE MARROCOS, TOMATES DE LILLIPUT E SABÃO MERCURIAL DA ETIÓPIA. Não admira, assim que, com estes produtos a variação anual para a taxa de inflação se situe nos 2,1%, indicador aconselhado para negociar os aumentos dos salários públicos miseráveis em 2007. Este ano sobe para 2,9%. Pudera! Para o ano vão ser re-avaliados!
- Um jovem de 14 anos mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem de 15 anos leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga e o pai é acusado de violência doméstica.
- Uma família a quem uma casa ruiu ou foi destruída por uma intempérie, o Governo não tem dinheiro para apoiar. A família vive num casebre ou debaixo da ponte. Seis presos, que mataram e violaram idosos, foram encarcerados numa sela de quatro sem WC privado. Ai Jesus, não pode ser, têm que ser condignamente alojados. E a Associação de Direitos Humanos fez queixa ao Tribunal Europeu, que se prepara para multar o Estado. Ainda dizem que o crime não compensa! Isso era dantes!
- Aos militares que, combateram em África a mando do governo da época, não lhes é reconhecida direito à pensão de guerra. Xocrates tem, entretanto, louvado as tropas lusas em missão de defesa da Pátria, no Kosovo, Afeganistão, Líbano...
- Em Janeiro começamos a descontar o IRS mas só vamos receber o excedente pago em Agosto do ano seguinte, sem juros de mora! Mas se não pagamos às Finanças qualquer taxa ou multa, a tempo e horas, passado um dia já estamos a pagar juros de mora.
- Se fechas a varanda da casa com uma marquise és apanhado a fazer obra ilegal. Constróis um bairro de lata e ninguém vê.
- Se o teu filho não tem queda para estudar e com 14 anos o pões a trabalhar contigo num oficio respeitável, és acusado de exploração pelo trabalho infantil. Se és artista e o teu filho com sete anos participa em gravações de telenovelas com um horário de oito horas por dia (ou mais) a criança tem muito talento. Pudera, sai ao pai ou à mãe.
- Xocrates diz que o serviço de saúde está mais prático, eficaz e acessível, graças às medidas que tem introduzido. Mas não há registo de, na última década, alguém ter visto, algum ministro, esposa, filhos, ou enteados, nos SAP.
- Sai a lei que proíbe o tabaco em áreas fechadas, para não contaminar o ar dos outros utentes mas há ministros que fumam em voos comerciais, em que se deslocam em representação do Estado e em "serviço público".

24 - UMA HISTÓRIA DE CORES

Napoleão Bonaparte, durante as batalhas usava sempre uma camisa de cor vermelha.
Para ele era importante porque, se fosse ferido, na camisa vermelha não se notaria o sangue e os seus soldados não se preocupariam e, assim, não deixariam de lutar. Toda uma prova de honra e valor.
Duzentos anos mais tarde, Xocrates usa sempre calças castanhas...


25 - SÓ MAIS UMA...

Xocrates vai a uma festa de um importante banqueiro do reino. Ao chegar atrasado, como sempre, foi barrado ao portão da imponente mansão pelo segurança atento, seguindo-se este curioso diálogo:
>- Desculpe, Senhor, mas sem convite não posso deixá-lo entrar. Por favor mostre-me o convite?
>- Mas eu sou o vosso governante-chefe.
>- Então mostre-me os seus documentos?
>- Também não tenho. Esqueci-me da carteira.
>- Sem convite e sem documentos de identificação pessoal ou profissional, desculpe mas não vou poder deixá-lo entrar.
>- O quê? O senhor nunca me viu na TV? Olhe bem para a minha cara?
>- De facto o Senhor é muito parecido com alguém que aparece na TV. Mas sabe como é? Existem muitos bandidos por aí a querer passar por altas individualidades ou pessoas da alta sociedade! Até aqueles dos Bichanos Fedorentos os imitam todas as semanas. Todo o cuidado é pouco! O Senhor vai ter que mostrar mesmo quem diz que é!
>- Então o que quer que eu faça?
>- Não sei bem. Mas o Cristiano da bola também se esqueceu, no outro dia, da carteira com o convite e tão-pouco tinha documentos de identificação com ele. Então, lembrei-me de lhe dar a bola do meu filho - que estava no carro - e ele fez logo uma bela demonstração da sua incomparável queda para o futebol de alta competição. Fiquei logo convencido. De outra vez, com a Mariza também sucedeu o mesmo. Começou a cantar e não tive dúvidas.
>- Mas eu não sei fazer nada.
>- Desculpe-me pelo inconveniente, Excelência, faça o favor de entrar!

Labels:


Wednesday, November 12, 2008

 
OPINIÃO DE UM GRANDE ESCRITOR SOBRE O CORPO FEMININO
por PAULO COELHO

MENSAGEM QUE IDENTIFICA UMA GERAÇÃO DE HOMENS RENDIDOS À BELEZA BALZAQUIANA.
AS DESTINATÁRIAS DOS NOSSOS SONHOS ERÓTICOS E NÃO SÓ, TAMBÉM DEVEM CONHECER
A VERDADEIRA TENDÊNCIA GLOBAL SOBRE A AUTÊNTICA AVALIAÇÃO ESTÉTICA DO CORPO
FEMININO!
AS MAGRICELAS ESTÃO NA MODA. MAS QUANTAS MODAS TEMOS VISTO CHEGAR E DESAPARECER?
por EU - o único escriba independente Português Suave,
que, com a devida vénia, transcreve este belo texto:

Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma Mulher. Saber o seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.

Não temos a menor ideia de qual seja o seu manequim. A nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.

As proporções ideais do corpo de uma mulher são curvilíneas, cheinhas, femininas... Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são quase todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.

Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras.

A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.

As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão.

É essa a lei da Natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde.

Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês. Porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.

As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o Atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.

Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.

Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.
Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se!

A beleza é tudo isto.

PAULO COELHO

Labels:


Monday, November 10, 2008

 
O PAÍS DE XOCRATES
Diário Faz de Conta - Nota Epistolar 01 - 10 Nov 2008

Por EU - único escriba independente da Lusitânia Contemporânea
(também tenho direito a um adjectivo politicamente correcto!)

INTRODUÇÃO
Este Diário é uma ficção. Qualquer coincidência com factos ou personagens históricos ou populares é pura coincidência. Assino EU

XOCRATES é o herói popular. É um lusitano genial, produto das Novas Oportunidades do Prec, pós 25 do Abril Portugal. Subiu as escadas do poder a pulso. De Jota Laranja a Supremo Rosa!
De família, tem raízes nas serras de Viriato e experiência vivida nas encostas do Vale do Douro e da Serra do Esqui Lusitano. Sente-se beirão mas foi em Felicitas Julia Olisipo, entretanto nomeada capital do Reino e rebaptizada AlLissabona, em honra de D. Manuel o Inovador, que conquistou a simpatia e o voto soberano dos eleitores do Reino.
E foi em AlLissabona que singrou no fórum do Rato Velho. Mas foi na TV dos Donos da Verdade que, graças a bem estudadas intervenções de liderança, bem ao estilo dos seus mais agressivos e duros antecessores - desde Oliveira de Santa Comba e Gonçalves dos Câmbios a Carneiro da Aliança - que chegou a MC (mestre de cerimónias), com uma corte exclusiva de jokers sob a sua orientação de esquerda disfarçada.
Entre as causas que mais vincam as suas "guerras" de estimação, destacam-se as grandes queimas de resíduos sub-prime, em Outão e Souselas - consideradas crimes ambientais por uns e forte avanço industrial e económico por outros. A POLÉMICA FOI INSTALADA desde o reinado de Guterres o dialogante!
Mas como os lusitanos nunca puderam viver muito tempo sem terem, por cima, quem lhes vergasse a espinha, já aguentam o XOCRATES há mais de três anos com um sorriso amarelo e a desculpa de que mais vale um teimoso na Colina da Estrela do que a eventual vinda do padrão original da Casa da Vigia para a AlLissabona, mandar em todos eles, ao som do bailinho da ... Madeira!
É sobre a vida fascinante desta personagem de opereta ibero-americana, que vou
escrever alguns apontamentos mais curiosos da vida quotidiana dos lusitanos no início do Século XXI.

NOTA 01 - Aos 10 dias de Novembro do ano 2008 (IV de Xofrates)

O JOGO DAS AVALIAÇÕES - O SOL QUANDO NASCE É PARA TODOS

PROPOSTA: QUE SE AVALIEM, ALÉM DOS MESTRES-ESCOLA E DOS ESCRIBAS PÚBLICOS, TAMBÉM OS POLÍTICOS; MAIS OS MODESTOS CONCESSIONÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS (tipo: BdP, CgD, TaP, CfP, ApL, EpAL, etc.), E MUNICIPAIS (tipo GeBAlis, Sanest, SaM, etc.); OS GUARDAS DA POLIS, ESTRADAS, ÁGUAS, PORTÕES & Canais (antiga PVDE), IMPOSTOS & coimas, E DAS FEIRAS, TASCAS E DERIVADOS

XOCRATES foi tão bem avaliado no alto curso em que se diplomou, para poder ganhar ascendente técnico-intelectual sobre os seus pares das Colinas da Estrela e Rato Velho, que quer, agora, avaliar Tudo e Todos com a mesma "benevolência" - perdão, quero dizer: COM IDÊNTICO rigor e hostilidade!
Começou por quem ele pensou serem mais fáceis de dominar: os MESTRES-ESCOLA. Mas saiu-lhe o tiro pela culatra. Já são três "mega-manifs" nacionais, a exibir o forte descontentamento corporativista - que ele odeia mas tem de autorizar e conviver! Mas que não esconde, com toda a ira que os Deuses do Olimpo lhe concederam. É este um dos primeiros BIG AZARES DE XOCRATES!

AVALIAR SETECENTOS MIL A NÍVEL CENTRAL, REGIONAL E LOCAL
Segue-se, em breve, a avaliação oficial dos ESCRIBAS-PÚBLICOS, cantoneiros e justiceiros e outros que tais. Mas a procissão vai no adro, pois estão previstas novas escaramuças, muita agitação e quebra de produtividade associada.
Mas o que importa o Reino perder mais alguns lugares do ranking dos atrasados? Sabemos que dificilmente poderemos sair desta posição face à concorrência de reinos bárbaros: como a Suiça, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Irlanda (a rebelde que ousou deitar o Tratado de Lisboa às malvas!), Finlândia, Dinamarca, Suécia, Checa (o povo que, antes de aderir à União, já está a dizer mal e a apontar defeitos à organização - não seria melhor desistir? Para não se repetir o caso da Irlanda?), Catalunha e a Noruega, a parceira do ... Bacalhau Fresco! São os nossos concorrentes em dimensão ou população!
Por outro lado, XOCRATES vai ter que puxar dos cordões à bolsa para satisfazer a maioria dos cidadãos da República Lusitana, que exige, nesta onda de avaliações ad-hoc, sejam também avaliados, numa primeira fase, os próprios POLÍTICOS, ministros e vice-ministros, senadores, os EDIS, ajudantes de campo e de sala, seleccionados, contratados ou requisitados pelo Estado Maior do grupo dos Rosa e não só, além dos políticos e tecnocratas mais amigos e fiéis, nomeados para CONCESSIONÁRIOS dos múltiplos institutos, agências e entidades públicas e municipais, vulgo "tachos" para a rapaziada!. Se os tecnocratas e agentes dos três graus do ensino, da saúde, da justiça, das obras públicas, da própria segurança pública, do ambiente e ordenamento, do apoio económico, da diplomacia e da administração central, regional e local DEVEM SER AVALIADOS para efeito de promoção e efectivação, os POLÍTICOS são avaliados DIÁRIAMENTE na praça pública! E de quatro em quatro anos nas urnas!
Para os políticos, porém, recomendo, um processo mais fácil, comandável a partir de um simples Magalhães! Fazendo fé no desempenho dos canais televisivos, rádio e imprensa, os POLÍTICOS em cada intervenção sujeitam-se à avaliação POPULAR dos eleitores SÉNIORES (uma espécie de Conselho dos Sábios). Deve ser instituído um regime de cartões amarelos e vermelhos (tal como no futebol). Depois, com manifestações até 20 mil descontentes, cada ministro "ganha" um cartão amarelo. Ao fim de quatro cartões amarelos recebe um cartão vermelho e é DESPEDIDO pelo referido Conselho, sem direito a recursdo! Para quê? Para prolongar a sua ansiedade. Deve ser substituído pelo nome seguinte da lista eleitoral vencedora e seguintes!
Com 50 mil manifestantes contra "ganha" dois cartões amarelos. E com mais de 100 mil manifestantes a protestar as suas políticas, recebe três cartões amarelos, portanto, mesmo que não tenha penalidades anteriores, fica à beira da expulsão popular!
Sem XOCRATES (por mais teimoso e distante que seja)que o salve ou a salve!

OS GUARDAS TAMBÉM PRECISAM DE SER AVALIADOS
Numa outra fase da reorganização do aparelho do Estado Lusitano, os cidadãos exigem conhecer a avaliação oficial dos GUARDAS dos costumes e (in)segurança pública azuis e verdes, dos guardas do trânsito, dos guardas da costa e dos rios, dos guardas dos cobradores de impostos, e dos "terríveis" guardas das feiras, banhos, tascas, hospedarias e derivados.
OU HÁ MORALIDADE OU ... propõe-se o regresso das CARTEIRAS PROFISSIONAIS com a avaliação sindical do desempenho individual dos seus associados.
Admiram-se? O tio Alberto já decretou na Madeira que todos os agentes do ensino ali destacados recebam a avaliação de BOM no ano lectivo 2008/09. De uma penada (partindo do princípio que ainda assina os decretos regionais com pena de pato?) conseguiu afastar a agitação entre os mestres-escola que lá trabalham, a bem da Escola, dos alunos, das famílias e do futuro da Lusitânia - sem jovens bem ensinados e habilitados a responder aos breves desafios da Nova Ordem Económica Global, não temos futuro!
E os jovens continentais ficam assim penalizados por toda a agitação lançada por XOCRATES e pela tia Lurdes! No arquipélago mais próximo da América também se aguarda, para breve, uma plataforma mais equilibrada e menos burocratizada. Deixo aqui o recado ao PROVEDOR do Reino para defender os jovens continentais, penalizados desde o início do ano lectivo corrente!
E outro a Dona Lurdes: os mestres-escola devem ensinar a tempo inteiro, sem perder tempo a vigiarem-se uns aos outros. Deve haver, sim, inspectores experientes, que superintendam o andamento das aulas e o cumprimento dos programas curriculares! STOP.

CRESCENTE TEM SIDO A CORRUPÇÃO DESPORTIVA
Por isso, numa terceira fase, mais a sério ainda, os AGENTES, árbitros e dirigentes dos Jogos Populares Lusitanos, do pontapé aos saltos, e da pesca à caça lúdica DEVEM SER AVALIADOS, paritariamente, por delegados dos associados e por inspectores desportivos experientes. COMO SEMPRE FOI até às modernices do XOCRATES!
Afinal é no Desporto, na Escola e na BANCA onde se joga o futuro da Lusitânia.
Mas, enquanto na banca, XOCRATES tem mostrado um certo pudor em actuar mais depressa do que na implementação de LEIS MUITO MAL REDIGIDAS, neste caso singular manda apenas o seu fiel e constante DELEGADO REGULADOR zelar e satisfazer os legítimos anseios dos grandes MERCADORES E BURGUESES do Reino. NUNCA SE SABE...
Mas o homem constante fala durante 70 minutos num tom monocórdico até perto da meia-noite, e consegue, assim, adormecer os parlamentares, pouco habituados a serões. Sabe-se que ganham senhas de presença, mas desconheço se ganham horas extras. Aliás, PROIBIDAS em época de contenção de gastos!
Enquanto nos Jogos Populares se alimenta todos os dias os escribas da escandaleira interna, com novas polémicas, de preferência contraditórias, para abalar ainda mais as curvas do Tribunal do Povo. Aos decisores da Justiça é exigida uniformidade de critérios na aplicação da Lei. Mas na Lusitânia, cada um é rei do seu quintal. E os reformados, jubilados ou derivados, aproveitam o poleiro do SPORT, para terem direito de antena e castigar os clubes da respectiva antipatia!
Ninguém se entende. Basta lembrar alguns casos exóticos, como o da adopção proibida da pequena Esmeralda, da Casa Pia, do Furacão manso, de Felgueiras da pena suspensa, de Sintra sobre o carrocel, do vinho a martelo, e tantos outros. Onde há dinheiro, a sentença demora, as pessoas esquecem e o Tribunal suspende a pena! Tudo com o beneplácito da central corporativa do Largo do Santo Corpo.

LIBERDADE A QUANTO OBRIGAS ...
XOCRATES, o infatigável, ameaçou ontem, em Coimbra - antiga capital da Lusitânia, perante uma legião dos seus fiéis peões, que está muito orgulhoso do facto da sua equipa educativa (nunca é demais educar os cidadãos que não beberam chá de morangueiro em miúdos) NÃO DESISTIR DA AVALIAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA!
E ACRESCENTOU: se os mandantes sindicais têm receio da avaliação é por não saberem ensinar jovens. E isso dá toda a razão à camarada Lurdes.
Com efeito, os mandantes da União dos Mestres-Escola já não enfrentam os alunos há tanto tempo que fazem tudo para não voltar à carteira. Profissionalizaram a acção de representação dos interesses dos associados. Os árbitros não são profissionalizados. Nem muitos políticos. Mas nos sindicatos só há profissionais em funções há décadas!
AO XOCRATES NEM LHE INTERESSA se os mestres-escola perdem (ou não) a maior parte do seu tempo a preencher fichas, a ler normas que mudam todos os dias, a espionar os colegas de áreas de ensino que nada têm a ver com a sua experiência (até aqui especializada), e a tentar compreender (para poder cumprir) as obrigações do Novo Estatuto do Ensino dos grandes sábios conselheiros? Nem o facto da Comissão da Ministra Milú para o Acompanhamento do Processo de Avaliação dos Docentes Públicos do Reino não ter funcionado, o sensibiliza minimamente? Está feito, está escrito, é para cumprir! Nada de queixas ou críticas! Demais, quem se meter com os Rosa leva!

DESVIO CONVENIENTE
E ainda sobrou tempo a XOCRATES para criticar a Dona Manuela Obcecação. Que, quando do anúncio da anterior manif dos mestres-escola, o tinha ameaçado, a ele o grande Xocrates que nunca se engana, para não recuar mas que, afinal, em meia dúzia de meses, passou para o lado dos objectores às regras básicas da avaliação rosa. Ou seja, mudou de ideias, como o vento costuma mudar na costa da Lusitânia! Cá está: com XOCRATES nada muda. Tomada uma decisão, vai até ao fim. Seja boa, má ou assim-assim! Excepto, claro está no caso da Ota. Onde mandou calar o Lino do Deserto! E ainda bem! Cada vez que abre a boca, ou entra mosca ou sai ... E, mesmo assim, também já anda a morder a canela, salvo seja, à Dona Manuela, por causa do eventual corte proposto nas obras públicas, que esta diz serem extravagantes! E que à medida que a situação de crise financeira global avança, é preciso fazer novos estudos, novos cálculos, novos planos! Ilustre XOCRATES: será MENTIRA?
NÃO HÁ DINHEIRO, NEM DÉFICE, NEM CRISE, QUE PARE ESTA FÚRIA ESBANJADORA DOS PARCOS RECURSOS DA POUPANÇA LUSITANA?
Enfim, quando maior for a confusão, maior é a animação dos fiéis de XOCRATES. E maior o desespero dos opositores descartados! ESPERO QUE A HISTÓRIA CONTINUE COM OUTROS EPISÓDIOS pitorescos!


E PRONTO, em poucas linhas, aqui fica a estória da AVALIAÇÃO de XOCRATES 2008, contada aos adultos pelo único escriba independente da Lusitânia Contemporânea. EU!
Aguardem e leiam a próxima nota epistolar, dentro de horas, dias, ou semanas, consoante a matéria disponível e a minha inspiração!

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]