BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, April 28, 2009

 
TURISCÓPIO III - PUBLITURIS - SEMANÁRIO DA INDÚSTRIA DO TURISMO
Transportes, Turismo e Energias Renováveis
HUMBERTO FERREIRA

Ao ler este terceiro Turiscópio da série MOPTC creio que os leitores tenham interiorizado a afinidade Turismo-Transportes!
Hoje, apresento um Manual Simplex de transição do carbono para as renováveis, a usar pelos transportes e tentando alertar para a indispensável concepção de redes adequadas de distribuição da energia limpa. A não ser que se prefira fazer o aeroporto de Alcochete sem um oleoduto – tal como na Portela, para agradar ao lobi quatro-em-um: camionagem, obras rodoviárias, distribuição de gasolina e fabricantes de rodo-cisternas! Corrupção em Portugal não há, ou se há dá só pena suspensa! Aliás, os políticos seleccionados pelos partidos são da melhor linhagem de cada geração. Alguns vão ser santos até 2580!
INDÚSTRIA LIMPA? GREEN TRAVEL? QUANDO? – No Prós e Contras de 6/4 nada ouvi sobre os inevitáveis combustíveis limpos nem sobre os seus efeitos na dinâmica dos Transportes, Lazer e Turismo? Os combustíveis fósseis estão à beira do fim, não pelas convenções verdes, realizadas no Planeta Azul pela GreenPeace e Cª. (é azul ou verde?), mas pela especulação dos donos do petróleo em 2008. A redução de 60% na emissão de CO2, no prazo de 10 anos equivale a condenar o mundo industrializado aos sacrifícios que têm sido impostos desde há 70 anos aos portugueses da minha geração.
BREVE LEVANTAMENTO ENERGÉTICO – Aplaudo as iniciativas das renováveis, apesar de não apreciar ver belas paisagens rurais e marinhas, recheadas de aerogeradores. Compreendo o valor desta nova fonte num país ventosos q.b., assim como as imensas e feias placas de energia solar, nos campos e telhados do país. Já se promove a maior central foto-voltaica na Amareleja, como atracção turística. Ora aí está um bom uso para o aeroporto de Beja: excursões à Amareleja! As albufeiras das barragens valorizam o interior. Destaco a do Alqueva, o maior lago artificial europeu, a merecer destaque na promoção, tanto como a Amareleja! No 1º Plano de Desenvolvimento Turístico do Alqueva, em cujo estudo colaborei em 1997, adiantei que o Alentejo com o Alqueva será um dos fortes pólos de atracção turística, a par de Lisboa, Algarve, Madeira, Douro e Rota de Fátima! As 10 novas barragens aumentarão as reservas de electricidade. E a rota das Albufeiras dinamizará o Interior. Tenho seguido o pioneirismo da energia das ondas, lamentando o recente atraso na 1ª camada ancorada ao largo da costa Norte. Creio na recuperação deste desaire. Temos, ainda, biocombustíveis, ameça para muitosque receiam o desvio dos agricultores da alimentação para a energia, se obtiverem proveitos superiores. Em termos de plano energético nacional, e salvo a recusa nuclear, aprovo a estratégia e as quotas oficiais. Já na mudança para uma nova ordem económica global, lembro que devemos lutar para instituir reguladores capazes de equilibrar o circuito produção-armazenamento-exportação-distribuição-comercialização de bens agrícolas. Até aqui os agricultores dos países pobres (incluindo europeus) têm sido explorados, enquanto os “seis grandes” são beneficiados com chorudos subsídios! Mais áreas cultivadas em África (cana de açucar, oleaginosas, bio-massa) podem ser uma solução, tratando-se da fonte mais adiantada ao uso da aviação e autos. Por fim, há o hidrogénio, que espero venha a ser a energia mais popular, mas de que desconheço qualquer iniciativa local. E o aquecimento global estará controlado em 2020?
REDUÇÃO DA CAPACIDADE – Contamos, pois, com uma diversidade de energias: eólica, solar, hidráulica, marítima, biológica e nuclear! Já embarquei em dois navios nuclerares: Savannah e Nimitz. Resta saber quantos anos demora a transição energética do carbono para as fontes limpas? Nos transportes, indústria, iluminação urbana e entretenimento - pesado utente energético, de que se ouve falar pouco, graças ao respectivo lobi! Recomendo muito cuidado na integração das novas redes de distribuição, desde as que exigem carregamento frequente de baterias às dos biocombustíveis para aviões e carros.
Prevê-se que, apesar de tanta diversidade, seja preciso reduzir voos, navios, combóios, e carreiras ferro-rodo-urbanas, suburbanas e de médio a longo curso, assim como o uso de carros privados. Cabe ao MOPTC estudar e informar o País! O OAG avisa que só em Abril houve menos 6% de voos e menos milhões de lugares; no R.Unido menos 13% de voos e 1,6 milhões de lugares. Se há privados a estudar novas estruturas turísticas e de lazer, para hotéis, convenções, animação, desportos, feiras, museus, etc, o MOPTC tem obrigação de se antecipar às novas exigências nos transportes e energia, incluindo a adaptação das actuais gasolineiras urbanas e de estrada, à nova geração de terminais ferroviários, e aero-marítimos. O plano geral de Alcochete omite estas tendências. Também não se debate o bi-terminal do Oriente: shuttle para Alcochete e central do TGV para Porto-Vigo e Badajoz-Madrid. Mal localizado no termo de Lisboa e sem o espaço da Portela, finalmente servida por metro! O MOPTC quer-nos vender gato por lebre!
PREVISÃO DO LAZER – A procura muda para novos padrões ecológicos, sociais, sanitários, familiares, culturais e urbanos. Vivi em Portugal em depressão de 1931 a 1950 (crises de 1929, II Guerra e reconstrução multilateral). E a luta desde 1995 contra o défice e endividamento externo. Tudo leva a crer que a crise global dure mais dois anos e por cá se estenda até 2020, mas sem tempos de fartura garantidos, antes com o endividamento público e privado a crescer!
O lazer doméstico desce, enquanto a procura externa muda com a tónica em destinos e motivações a dois níveis. Um popular: férias low-cost, em alojamentos e serviços de 2/3 estrelas em locais verdes e balneares; e um nicho superior de ¾ estrelas em destinos mais cosmopolitas ou exóticos. Menos mega-eventos e mais pacotes. O desporto vai ser o elo comum aos programas mais vendáveis. O TGV e o A380 não são a última palavra! Um novo cluster agregará turismo, transportes e os municípios mais avançados na reconversão. Cabe à sociedade civil exigir já um plano intermodal de transportes, que se enquadre no futuro ecológico e na nova dinâmica da economia e lazer, feito com técnicos de cada sector!

Labels:


Sunday, April 26, 2009

 
A NOVA CARTILHA E OS REFLEXOS PREVISÍVEIS – PARTE II
Quem te avisa ...
Por Humberto Ferreira (2009/4/23)

NOTA PRÉVIA - Ontem, por respeito ao Feriado Nacional e aos autores e aderentes ao golpe militar do 25 de Abril de 1974 (mais conhecido pela Revolução dos Cravos) - mas não a Otelo, Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho e outros - não publiquei as partes II nem III de A NOVA CARTILHA E OS REFLEXOS PREVISÍVEIS, sobre a impagável entrevista de Sócrates à RTP em 21 de Abril. O que faço hoje com muito gosto, pois os portugueses precisam de ser avisados do que se está a preparar - outro prolongado regime unipessoal à pala da crise e das ameaças exteriores! Tenham cuidado. Quem os avisa vosso amigo é.
TEXTO
Já poucas ocorrências me surpreendem, pois aqueles que têm um ar arrogante e autoritário nunca me enganaram. Mas o nosso homem é teimoso e quer um país inteiro a confiar cegamente nele e a segui-lo nas urnas ... sem alternativa! Bruxo!
Portanto, exige nas eleições que vai disputar este ano, a mesma percentagem com que ganhou o recente congresso partidário. Esquecendo o que ele próprio tem dito e atacado, relativamente aos regimes com tais práticas de unicidade política! Pelo menos até admitir ser admirador de Hugo, o maior populista da actualidade, na América Latina e nos países que dão trela a ditadores!
Que se cuidem os opositores políticos do actual executivo, pois caminhamos a passos largos para uma nova ditadura – à pala da crise e do novo desequilíbrio das Finanças Públicas. Vamos passar o resto da vida a poupar (o que não temos) para pagar os prejuízos dos banqueiros rendeiros e grandes berardos investidores. Está por esclarecer quem ficou com os milhares de milhões já desembolsados para aguentar, pelo menos, duas instituições fiscalizadas pelo BdP.
Quem não for a favor do homem é contra. Portanto, até os indiferentes da política (que devem equiparar-se em número aos malucos pelo futebol, ao analisar a abstenção nas recentes eleições) podem ser exilados para... Caracas (wherelse? Mais um exemplo idiomático de inglês técnico superior), num intercâmbio mais viável ainda do que o negócio do Magalhães!
AS ESMOLAS DEDICADAS ÀS FRANJAS
Afinal, o nosso homem foi o primeiro a prever a profundidade da crise e o primeiro a tomar medidas concretas. Entre as quais, as medidas de apoio ao sector automóvel, extensível a outros sectores, aqui e ali, sempre com medidas avulsas, para cativar cada clientela regional ou empresarial. Mas falta, entre outras prioridades ignoradas, fazer algo pela pesca e pela agricultura – espécies em extinção acelerada.
Quem o ouve, pensa que a crise em Portugal fica a meio termo, sem alcançar a profundidade da Irlanda, Itália, Grécia, Hungria, Reino Unido, França, ou até da Alemanha? Valente lusitano! Mas eu, pelo menos, não me alegro, nem de longe, com o mal dos outros! Feitios!
Nesta fase, a prioridade do homem (e o seu trunfo) é o combate ao desemprego (apesar de vermos os Centros de Emprego cada dia mais cheios com candidatos a subsídios). Pois é. Já me esqueci, o homem por enquanto não vê TV. Prefere ler calmamente os despachos da Agência Lusa. Mas foi na TV que disse aos 4 ventos que, em dois meses, já empregou 11 mil jovens e dois mil desempregados de longa duração. Que no sector automóvel, prevendo, mais uma vez, o recurso ao lay-off, está a apoiar as empresas com formação profissional durante as paragens forçadas na produção. Já facilitou o acesso ao subsídio de desemprego e 25 mil vão beneficiar de 450 euros mensais, o novo subsídio social de desemprego para os que estão sem emprego e sem rendimentos há mais de três anos (escondeu alguma armadilha na manga, conforme já foi apontado pelo líder do PCP).
Quer dizer SÓ GOVERNA PARA OS MAGNATAS OU PARA AS FRANJAS: 11 mil aqui, 25 mil ali, mais os ciganos ambulantes que juntam ao negócio, o rendimento mínimo; mais os casais com problemas de fertilidade; mais as uniões e direitos dos homossexuais; mas NÃO APOIA como deve a adopção das crianças institucionalizadas nem fomenta( com MAIS desporto e música, por exemplo),as ATL que organizam os tempos livres dos jovens, nos bairros periféricos, que explodem com maior frequência. Tudo na paz de Belém e nos elogios europeus (porreiro, pá) pelas subidas nas estatísticas europeias e nas DESACREDITADAS sondagens domésticas.
PARA EUROPEU VER ...
O pior é que as estatísticas lusas (começando pelas do desemprego e acabando nas do ensino) são feitas por encomenda para impressionar ingleses e outros parceiros da União Europeia do Desemprego – a conhecida Unemployment Union (((esta definição em inglês técnico avançado))).
O nosso homem, com tanto ruído, anda com falta de ouvido, pelo que nem ouve o comandante de Boliqueime a aconselhá-lo: Trabalhar menos para as estatísticas e mais a apoiar o Povo; a racionalizar o dispêndio rigoroso das verbas públicas; a travar o endividamento ao exterior, etc. E responde, sem delicadeza, que tal recado não é para ele! E eu sem saber que, afinal há outro no triângulo?
Eu aconselharia-o, em vez de plagiar as propostas dos adversários políticos, asenhoreando-se dos respectivos direitos de autor (NOS DIVERSOS MINISTÉRIOS), a fazer acordos abertos com os outros partidos mais interessados em superar a crise, para tentarem, em conjunto, vencer a primeira recessão tóxica global. Os próprios eleitores não comprometidos (aqueles que ele terá de cativar até Outubro) apreciam também assistir e participar em alianças (ou coligações) em tempo de crise, visando unir esforços e poupar sinergias! Os portugueses estão fartos de dar para o peditório dos sacrifícios individuais! Mas o nosso homem já se esqueceu deste capítulo do manual da governação democrática europeia? De contrário, podemos-lhe atribuir um pressuposto desígnio ditatorial! Perdão, ele nunca se esquece nem se engana, eu é que me esqueci que o nosso homem não faz acordos com esta oposição rasca. Exige outra, moldada por si!
Assim, a partir de 2010, sujeita-se a governar um país de robots (produto do Plano Tecnológico, que já entregou às escolas 320 mil Magalhães – alguns dos quais enchem as prateleiras dos Converters e lojas de penhores, mas já não há nas feiras por causa da Asae – os únicos fiscais deste paraíso rosa !). Nas famílias onde chegou a fome, “faz-se” assim alguns euros com este valor supérfluo! Já se fossem consolas de jogos ou aparelhos de música enlatada, não seriam supérfluos mas disputados por todos os jovens de cada comunidade! (continua)
=============================================================================
A NOVA CARTILHA E OS REFLEXOS PREVISÍVEIS – PARTE III
Os apanhados e as respostas ignoradas
Por Humberto Ferreira (2009/4/23)

Apanhados das principais perguntas e respostas da entrevista, com comentários e aditamentos próprios e apropriados:
CUSTOS-BENEFÍCIOS: Calculem que quando o comandante de Boliqueime foi "bombeiro-chefe" NA CORPORAÇÃO de São Bento, os investimentos públicos nunca tiveram direito a estudos custo-benefício! Mas agora tem o descaramento de exigir este instrumento de avaliação ao nosso homem! Mas, mais uma vez graças ao Plano Tecnológico, nada sai desta Casa do Poder sem estudos rigorosos de avaliação, aliás à disposição de qualquer cidadão no portal da Obras Públicas. E o nosso mestre-escola não se cansa de recomendar aos bons e maus alunos, a leitura dessas jóias das letras públicas!

PERGUNTA INCÓMODA: Então quais são os benefícios principais do TGV e quando começa a dar lucro?
RESPOSTA: vão ver ao portal do MOPTC! Depois, imaginem que nunca ouvi alguém queixar-se da excessiva dívida pública. Ouvi, sim, queixarem-se dos governos que passam sem fazer obras dignas da nossa cultura e forma de estar no mundo!

ENDIVIDAMENTO EXTERNO E DAS FAMÍLIAS: Então nem o preocupa o excessivo endividamento ao exterior? E quantas gerações de famílias vão ter que pagar a dívida ao longo do respectivo período contributivo?
RESPOSTA: Os quatro pilares do meu plano de combate à crise são mais investimentos públicos e comunitários: nas barragens para sermos menos dependentes do petóleo; no acesso à banda-larga em todas as escolas; na rede do TGV e sua ligação à Europa, através do Porto e de Lisboa (atenção que não é exclusivo do grupo Mota no porto de Lisboa!); e, por fim, na modernização do parque escolar (obras já em curso ao nível local, para ajudar a economia e combater o desemprego).

AUTO-ESTRADAS: Avança com a 3ª auto-estrada para o Porto?
RESPOSTA: o que chamam a “auto-estrada rosa” (nome curioso e adequado) não é mais do que ligações rápidas e seguras entre algumas das mais dinâmicas cidades provinciais. Não me digam (dirigindo-se aos jornalistas-entrevistadores) que alguém contraria a auto-estrada de Bragança, isolando mais Trás-os-Montes? Ou que rejeita a AE Viseu-Coimbra? Ou não aprova o troço Sines-Beja? A 3ª auto-estrada para o Porto só existe na mente doentia da oposição, pois de Lisboa ao Porto, por essa estrada, serão 382 km. Ninguém vai usá-la para esse fim, mas nos diferentes troços intermédios. A não ser em férias cá dentro para conhecer melhor o benefício do Programa Polis (lançado quando fui empreiteiro e defensor do meio ambiente). E mais: lembro que um quarto das obras para estas AE, foram lançadas pelo governo Barroso do PSD. Limitámo-nos, neste caso, a prosseguir um plano aprovado pela anterior “gestão”, a qual agora não nos poupa críticas, alegando tratar-se de dinheiro mal gasto! Ingratos!
POR PERGUNTAR (INSISTÊNCIA MINHA): Mas se já temos nove auto-estradas que ainda não atingem as médias europeias de utentes? Então vale a pena, durante a pior crise das nossas vidas, construir mais do mesmo?

TEMA FREEPORT GATE: Assunto incontornável, onde o nosso homem reagiu negativamente quando a jornalista repetiu frases do vídeo inglês, alegando ser um tema incontornável da actualidade. Bom, toda a gente viu o seu mau feitio! Mas não me admiro se o vir, em breve, a negar esta sua reacção espontânea e menos democrática! Estaria a confundir Judite com outra pessoa?
RESPOSTA IMPLACÁVEL MAS PREVISÍVEL : Não será com este processo kafkiano que a oposição me derrota!
MEU COMENTÁRIO: Mas o certo é que o Freeport continua a ter forte impacto na política e opinião pública, em Portugal e na Europa (pois a continuidade do processo deve-se, POR UM LADO, ao interesse das autoridades britânicas para localizar o dinheiro subtraído da empresa que lançou este projecto em Portugal, numa zona ambientalmente muito sensível, e, POR OUTRO, ao crescente descontentamento popular no País). E, afinal, este seu repetido discurso da conspiração e campanha negra por parte de adversários políticos de terceira ordem, não será mais que uma reacção defensiva? Contra moínhos da alegada corrupção corrente? Também inexplicavelmente negada e recusada pela maioria? Que pretende ser a dona exclusiva da ética política em Portugal? A tal ponto que excluiu a proposta do ex-MOPTC Cravinho? Quem não deve, não teme? E neste caso, o PSD também anda desnorteado, a permitir que os adversários marquem pontos! Eu não quero acreditar que Portugal caiu num abismo de onde dificilmente possa sair! Agora que faltam políticos capazes EM TODOS OS QUADRANTES, lá isso não nego!

COMPARAÇÃO DE DADOS 2005-2009 – No final deste mandato, a situação económica e financeira e os indicadores do desemprego, do PIB, vão estar pior ou melhor, do que quando tomou conta da gestão pública?
RESPOSTA: Qualquer pessoa bem formada vai dividir o mandato em dois ciclos. O primeiro entre 2005 e 2007, quando equlibrei as contas públicas e criei perto dos 150mil postos de trabalho com que me compremeti na campanha eleitoral (((COMENTÁRIO: o que nunca ficou provado, a não ser, talvez, com estatísticas entretanto alteradas para beneficiar uma nova análise rosa!))). Depois, o ciclo 2008-2009, afectado pela pior crise das nossas vidas, conforme avisei em Outubro de 2008 (((comprovado por despacho da Lusa! Que jeito fazem os jornalistas que ainda acreditam!).
MEU COMENTÁRIO: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte. É tonto ou não sabe da sua arte! O nosso homem chegou e sobrou aqui para os jornalistas de serviço!

À CHEGADA A CHELAS, a reporter de serviço fez várias perguntas “deslocadas” ao entrevistado VIP, numa antecipação do conteúdo. Ele, irónico, mas apressado, respondeu sempre com má vontade.

MAS POR PERGUNTAR FICARAM, PELO MENOS, CINCO QUESTÕES:
1 – Onde está o seu Magalhães? Não seria uma oportunidade e um exemplo, para ensinar as crianças sobre a utilidade do computador, mais a mais quando vai responder e referir dados estatísticos?
2 – Não acha que devia propor, também, aos candidatos às europeias em campanha, para levarem e usarem sempre o Magalhães nos contactos públicos?
3 – Qual dos seguintes pares de grupos sócio-profissionais espera poder contar, com o endosso ao voto nas listas rosa, nos três próximos actos eleitorais?
- Os professores, ou os polícias?
- os enfermeiros, ou os comerciantes falidos que fecharas as suas lojas?
- os agricultores, ou os pescadores com fome?
- os jornalistas, ou os operários despedidos?
- os vendedores de automóveis, ou de imobiliário, com produto sem procura?
- os notários, ou os funcionários públicos?
- os recém desempregados, ou os desempregados de longa duração, com 40/50 anos?
- os reformados da função pública, ou da iniciativa privada?
- os jovens à espera do primeiro emprego, ou os jovens à beira da emigração?
4 – Como consegue ainda motivar e agradar a tantos extractos aflitos da população?
5 – Quando liderou a oposição, qual era a sua atitude face à difícil situação do défice público então superar 3% - o máximo permitido por Bruxelas, ao abrigo do pacto de estabilidade e convergência da zona euro e que foi, afinal, a causa da “desistência” de Guterres, quando perdeu as eleições autárquicas? Abrindo o caminho à vitória de Barroso. Confiava no governo PSD-CDS e no cumprimento de MFL às exigências comunitárias? Estava optmista? Ou também discursava estilo bota-abaixo?
COMENTÁRIOS FINAIS:
Mais depressa se apanham os mentirosos ...? O PSD e O CDS devem reunir as intervenções do nosso homem nessa época, na bancada rosa, para esclarecer o eleitorado mais esquecido!
1 - O pior cego é aquele que não quer ver além do seu umbigo, ou que diz: faz o que eu digo mas não faças o que eu fiz!
2 – NEW DEAL E BRETTON WOODS - Roosevelt contribuiu para inverter a Grande Depressão de 1929 com a NEW DEAL (Nova Proposta) para um sistema bancário idóneo e prático, após as lamentáveis falências sucessivas de bancos. A NEW DEAL serviu também de base consensual para o acordo de Bretton Woods, em Julho de 1944, entre 700 delegados de 44 países, onde foi aprovado o câmbio fixo do dólar (extinto por Nixon em 1971), a criação do FMI e do Banco Mundial, e aceite a liderança financeira dos EUA. Tudo funcionou bem até que os défices dos EUA obrigaram o Tesouro a imprimir mais dólares – a moeda mundial – para a guerra do Vietname e duas contra o Iraque (da libertação do Kuwait e da deposição de Sadam). Depois, de abuso em abuso, de ganância em ganância, de risco em risco, a falência da Enron e de alguns bancos e imobiliárias, acrescida da circulação de produtos tóxicos (originalmente definidos como sub-prime, isto é, produtos secundários), e da proliferação de executivos pouco convencionais, perante reguladores preguiçosos, deu no que deu! A maior crise das nossas vidas, como lhe chama (e bem) o nosso homem.
MUDAR É PRECISO MAS COM URGÊNCIA – Então porque tardam tanto tempo a resolver o assunto?
PARA COMEÇAR: (1) acabar com as offshores;(2) acabar com a especulação nas bolsas acima ou abaixo de subidas ou quebras de valor das acções, superiores a 2% para cada lado; (3) intensificar a responsabilidade dos reguladores; (3) permitir que cada país venda, no mercado doméstico, uma percentagem razoável da sua produção industrial e agrícola, antes de abrir as fronteiras a importações abaixo do custo atribuido nas bolsas de bens e produtos internacionais, para evitar o grave efeito do desemprego e da ruptura do tecido industrial de cada Estado. (4) Não permitir aos empresários abusar da situação, seja a falir empresas para abrir outras, seja a despedir para admitir mão de obra mais barata, seja a receber subsídios que não revertam para o pessoal afectada pela quebra da economia e do acesso ao crédito.
Por outras palavras: É PRECISO IMPLEMENTAR UMA NOVA ORDEM ECONÓMICA!
A desculpa do livre comércio mundial não pode servir para lançar centenas de milhares ou milhões de famílias no desemprego e na fome! Já para não falar de tantos pequenos investidores (na maioria reformados, idosos, que projectaram o fim da vida auferindo dos juros das suas poupanças)!
3 – RENEWED TRUST – Agora, precisa-se de uma RENEWED TRUST (ou RENEWED CONFIDENCE): uma renovada proposta de confiança – nas operações interbancárias, no justo valor das empresas e no justo valor dos produtos e bens – para acelerar a saída da GRANDE FRAUDE NA REGULAÇÃO BANCÁRIA E BOLSISTA DE 2008/2009 (também definida como a 1ª Grande Crise Tóxica Global). VAMOS A ISTO, JÁ! TOCA A MOBILIZAR AS PESSOAS E A ARREGAÇAR AS MANGAS!

Labels:


Thursday, April 23, 2009

 
A NOVA CARTILHA E OS REFLEXOS PREVISÍVEIS – PARTE I
Quem não quer ser lobo ...
Por Humberto Ferreira (2009/4/23)

A partir de 21 de Abril de 2009, quem ousar desconfiar do chefe é sujeito a um processo por INSULTO, INJÚRIA e DIFAMAÇÃO. Diz.se que um consagrado causídico vai trabalhar em exclusivo para dar andamento aos milhares, quicá milhões, de processos que vão absorver e entupir ainda mais as cortes judiciais lusas – que passam a funcionar em lista de espera, com uma sigla simplex!
Esta nova campanha rosa anti-oposição, resultou da recente entrevista, graciosamente concedida a 21 de Abril de 2009 (curiosamente esqueceu-se de referir que esta é outra data histórica!) por Sexa a José Alberto Carvalho e Judite de Sousa. Acto de governação popular que marca também um novo estilo inovador na televisão, ou seja, a dispensa de jornalistas e outros convidados e comentadores. Para quê? Basta a palavra fluída e directa do chefe?
A partir de agora, só o manda-chuva tem direito de antena, tal como na Venezuela e em Cuba, cujos líderes, aliás, foram os inventores desta prolongada (bis) governação popular, pela sua invulgar capacidade de monólogo! Mensageiros da ordem e protagonistas da propaganda! Já antes do 25 de Abril, Marcelo Caetano tinha experimentado esta prática com as suas CONVERSAS EM FAMÍLIA. A história repete-se e os extremos tocam-se.
O nosso homem, conhecido por reduzir quadros de pessoal (tais como vigilantes, motoristas, telefonistas,operários (da Manutenção Militar, Alfeite, etc.) e pescadores), agora também "dispensa" jornalistas incómodos (e os mais aplicados que não seguem a maioria amorfa, ou seja, os que lhe evitam fazer perguntas difíceis). Passa, assim, a falar sozinho durante horas seguidas, sobre o que mais lhe interessa ao ego, sem interrupções. Decorando as cassettes do manual rosa chocking (((inglês técnico))) para promover sessões frequentes de pura propaganda política. Está, assim, prestes a ser patenteada a marca registada: governar em directo sem interrupções ou infantilidades! O pior é que já nem é capaz de atrair as audiências recorde das tele-novelas da ... TVI.

MUDAR PARA UMA NOVA "DEMOCRACIA UNA"
Não se admirem, assim, da mudança na informação televisiva, pois com este Executivo e esta Facção do partido rosa, quem se opõe, leva! Lavagem ao cérebro, despedimento se for contratado precário, processo disciplinar, ou processo judicial, se for jornalista! Ora toma!
Até agora, a equipa especial de assessores da CENSURA CENTRAL apenas controla três OCS: a agência de notícias, o diário mais antigo de Lisboa (cuja redactora principal poderá ser a próxima directora de informação, saída directamente de estagiária no canal de Queluz para Chelas; e cujo director – formado em jornalismo futebolês – ouviu um rasgado elogio durante este insólito tempo de antena ), e a rádio-notícias do mesmo grupo (cujo anterior director já é o DG do canal público). O mais alargado meio de comunicação fica, depois, também sob controlo do homem forte do regime e dos seus especialistas em marketing político (((politiquês))). Outro aviso importante: quem o apoiar na escrita e na palavra, é falado no horário nobre da TV.
Que tal me estou a sair no regresso ao velho estilo da imprensa condicionada? Que sofremos durante largas décadas e que a revista VISÃO (insuspeita) destaca na sua edição desta semana, fazendo eco do maior número de jornalistas processados até agora por qualquer chefe em Democracia!

CAMPEÃO DE MEDIDAS AVULSAS
Mais vale tarde do que nunca! A caça às bruxas está aberta! Esperam-se muitos processos disciplinares e respectivas sanções, a quem seguir o exemplo de Paulo Bento: “não me calo!” Mas quem for “contra” o actual líder, pode agora ficar descansado, que o Estado cuida deles e das famílias, graças às amplas facilidades disponíveis nas avulsas medidas sociais para combater (perdão: para prolongar) o desemprego e a crise! Além disso, há sempre o recurso às opções especializadas e experimentadas nas NOVAS OPORTUNIDADES (canudos fáceis para profissões artificiais!) Em mira, a conquista do troféu do GUINESS aos técnicos e licenciados em profissões faz de conta! Guterres tinha a paixão da educação. Este teima na avaliação aos docentes! Esquece-se da premente necessidade da avaliação aos políticos, seus assessores e conselheiros tipo “malhador-mor”!
Mas não haverá um grão de inveja, por os pivots da TV ganharem tanto (ou mais) que o próprio chefe? Assim como alguns elementos chave da Justiça, Forças Armadas e Banca, no que respeita a reformas?

DIREITO DE DEFESA OU MANIA DE PERSEGUIÇÃO?
Todo o cidadão tem o direito de se defender. Mas também há quem ainda entenda que a melhor defesa é o ataque. Quem use a perseguição aos que discordam das suas teses e do seu verbo – especialmente quando contempla, com frequência, promessas não cumpridas (como não aumentar impostos, abrir 150 mil empregos falhados, vender Magalhães com programas inadequados, perseguir as principais profissões, fazer mais propaganda distante do que auscultar as queixas do povo e da oposição, etc., etc.).Práticas condenáveis, que, a meu ver, devem ser tema de constante contestação, por parte de qualquer cidadão cumpridor dos seus deveres. É nosso dever CÍVICO, alertar a sociedade civil para este tipo de gestão autocrática e pouco democrática. Pelo menos, enquanto ele não entende que é melhor mudar de rumo ou de vida! Na minha profissão já lidei com muitos chefes de governo nacionais e estrangeiros, e nunca vi nada semelhante. Não há maioria parlamentar que dê direito a coleccionar tamanha fúria contra os adversários políticos e as principais classes profissionais! Esta é a minha opinião, baseada na experiência pessoal. Será proíbido expressá-la por ofender Sexa?
Admito que não deve ser fácil lidar com tantas suspeitas e acusações. Umas mais erradas que outras. Mas quem anda à chuva molha-se. A maioria delas datam de uma fase mais tenra dos seus compromissos políticos, apesar de poderem ser até certo DISCUTÍVEIS! Mas nunca se deve recorrer ao ódio no combate político! Hoje, quando o nosso homem entra em nossas casas nos monitores de TV, ou chega a qualquer evento ou sítio, só descortinamos um semblante carregado de ódio, seja aos manifestantes, aos deputados e autarcas da oposição, aos jornalistas verticais!
Que os manda-chuva queiram expulsar do seu partido quem desconfiar deles e dos seus métodos de trabalho, vá que não vá! Desde que os estatutos prevejam situações de unicidade de opinião dominante! Que venha o primeiro oferecer a cara e o peito por nunca ter tido maus pensamentos sobre os adversários! Mas ameaçar, da ira da justiça, pela TV, TODOS OS PORTUGUESES – de quem o nobre homem diz gostar tanto e de quem não se cansa de dizer que a maioria o adora, acreditando, agora, nas sondagens e crendo, amanhã, nos resultados dos votos a contar“pró”nas três eleições à porta, é insuportável!
Eu aconselharia: fia-te na Virgem e não mudes, verás o trambolhão que apanhas! Mas para quem tem fala tão alto nos debates e mostra tão fácilmente irritabilidade q.b., sujeita-se a ser enganado pela própria corte! Portanto, mude de rumo, enquanto a nave não encalha. O povo não esqueceu as promessas falhadas. Entre as quais, o congelamento dos impostos e os 150 mil postos de trabalho garantidos! Bem feita! Este ano espera-se outra promessa ... irrecusável? Qual será? Mistério previsível! continua)

Labels:


Monday, April 13, 2009

 
QUATRO DESABAFOS SALGADOS
Por Humberto Ferreira
DESCUÍDO MARÍTIMO
1º - Uma lancha a motor de actividades turistico-náuticas, da empresa Seasafaris de Vilamoura, encalhou em 9 de Abril, na praia dos Arrifes na zona de Albufeira (((o nome pelo menos está correcto))), com 14 turistas espanhóis, franceses e ingleses, a maioria crianças. O patrão descuidou-se e ficou entalado num recife em curiosa posição instável. Felizmente estava bom tempo, não houve feridos ... só sustos. E foi retirada na madrugada seguinte com a maré cheia. A empresa devolveu o valor dos bilhetes aos clientes (16 euros por pax). Tudo bem quando acaba em bem!
Mas então que patrões/mestres ou skippers é que estas empresas contratam? Os portugas deixaram de ser um povo marítimo ... para serem um povo que prefere o subsídio de desemprego, ou de reinserção social (((mas qual reinserção? O nome inventado por Guterres ficava melhor: subsídio de rendimento mínimo para ... pobres))). O "comandante" da capitania de Albufeira fez várias aparições na TV com medalhas e uniforme de cerimónia. E prontos? Do Turismo do Algarve ou de Lisboa ninguém falou! Mas se abrissem o bico, só diriam asneiras! Portugal deixou de ser um país marítimo e um país de turismo!
VILAMOURA VOLTA A MÃOS PORTUGUESAS?
2º - Paes do Amaral (((pensava eu que o apelido Pais se escrevia com i? Enganado!))), antigo sócio maioritário do semanário Independente (((extinto)))), da TVI e Grupo Media Capital, agora dedicado aos negócios da TV Cabo (((ARtelecom)) e dos livros (((editora Leya - que comprou a D. Quixote, Porto Editora, Caminho, Texto, e outras editoras))), está a analisar a compra de Vilamoura XXI - a tal cidade lacustre na extensão da marina para o interior - aos espanhóis do grupo Prasa e Procam (((sabe-se que muitas imobiliárias espanholas rebentaram com a bolha do imobiliário ibérico))). Assim, Vilamoura tem vindo, desde 1973, a passar de mão em mão. Da posse de Cupertino Miranda (((fundador da Lusotur))), do antigo BPA, para André Jordan e deste para a Prasa. Agora para um conhecido "raider", que compra tudo o que lhe "cheira" a lucro, para vender mais tarde a melhor preço. E faz ele bem, dentro do que é amplamente permitido pelo falhado sistema especulativo, onde o capital tem prioridade absoluta sobre o enquadramento social das empresas (((e quanto maior a nau, pior a tormenta!))).
PLANO GLOBAL DE ESTABILIZAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
Quando é que o G20 mete as mãos no lodo para limpar:
1º. as offshores do mapa económico mundial;
2º. as altas e baixas das cotações nas bolsas (((se forem superiores a variações de 2%, para cima ou para baixo, as Bolsas devem suspender esses títulos até estabilizarem. Aliás, como se faz quando a variação atinge 10% - o que é deveras excessivo - qualquer empresa não pode, numas horas, perder ou ganhar 10% dos seus activos, pela especulação de investidores bem avisados .. por quem?
3º. Cada Estado deve voltar a fiscalizar a gestão dos bancos, corretores, advogados corporativos e outras instituições de crédito. Não é o Estado intervir, é fiscalizar com rigor. Há operações e riscos tóxicos que banqueiros e investidores não podem continuar a tomar de livre vontade, à custa dos dinheiro dos despositantes!
Isto se quiserem evitar que os futuros reguladores - os existentes têm tido um comportamento negativo, em Portugal, EUA, UK, etc. - não venham a ser organismos multinacionais, tutelados pela OCDE, ONU, ou Comissão Europeia, no caso da Europa?;
4º - garantir aos produtores agrícolas e industriais de cada país um plafond médio universal para a venda anual dos seus produtos no mercado interno, de modo a evitar a disparidade de preços práticados na Europa e América ricas, quando comparada com o resto dos países pobres - incluindo Portugal, onde apesar da pobreza e da especulação imposta, por exemplo, pelas grandes superfícies aos produtores nacionais, encontramos mais produtos e bens estrangeiros à venda, do que nacionais - um contrasenso inqualificável e destabilizador. Solução? Pode criar-se um sistema de quotas, sob fiscalização de uma credível Autoridade da Concorrência, concedendo por exemplo: 50% para produtos nacionais e 50% para produtos estrangeiros, importados, pelo menos, de cinco países, ou seja, 10% de cada um. Isto não seria seria um sistema de livre comércio sem regras, mas um sistema que garanta a cada país um tecido empresarial estável, capaz de absorver a mão-de-obra disponível e ainda poder exportar para mercados onde, através de boas práticas de marketing as suas marcas se imponham.
e 5º - garantir aos jovens e desempregados de longa duração, em Portugal e outros países desprotegidos, a indispensável requalificação profissional e abertura de postos de trabalho compatíveis, nos sectores público e privado!.
Estes são, a meu ver, os cinco pontos em que é preciso actuar com urgência e a nível multinacional, sob pena de alguns países (Argentina, Islândia, Irlanda, Grécia, Portugal, etc.) falirem por não conseguirem produzir o suficiente para alimentar as suas populações e desenvolver as famílias jovens!
Quem não tem dinheiro, não pode sustentar vícios! A bom entendedor! Como vêem , caros leitores, sou como o PM Sócrates (salvo seja), sonho com um país equilibrado num mundo mais amigável de mercadores e industriais menos gananciosos| A questão da confiança inter-bancária e entre comsumidore,s produtores e vendedores, viria depressa com estas condições garantidas!
INCÊNDIO NA MARINA
3ª - Um semi-rigido (para pesca e passeios privados) incendiou-se e afundou-se na marina de Olhão (?) em 10 de Abril, ficando pendurado nos passadiços da marina (quer dizer ardeu tudo menos os cabos da amarração?). De seu nome Zimbro, o alarme foi dado às 06H30 e a autoridade marítima adiantou que a causa mais provável é um curto-circuíto. Espero que tenha seguro de respons- civil, pois as embarcações mais próximas ficaram danificadas. Estes "botes voadores" não costumam ter motores fora de borda? Curto circuíto só se tem a cablagem descarnada por falta de manutenção ou descuido dos utilizadores! Enfim, lá vimos o "comandante" da capitania de Olhão (creio que o porto é de Faro-Olhão?), todo aperaltado, a mandar umas bocas. Hoje, estes descuídos pagam-se caro, até nos apartamentos e vivendas. No Porto ardeu um apartamento em que vivia um jovem que se alumiava com velas (não pagava a conta da electricidade?), danificando os haveres dos vizinhos de baixo. Não há respeito nem cuidado!
PIRATAS DOMINADOS
4º - Segui com interesse o caso do sequestro do Maersk Alabama (US?) ao largo da Somália. As nossas TV fizeram um grande alarido porque a fragata Corte Real tem a bordo o C/Alm. que comanda a força naval da Nato, constituída por meia dúzia de fragatas de diversas armadas. Nos dias que antecederam a operação de resgate do comandante do navio, estava descansado pois a Corte Real não iria empregar a força, mas observava, de uma posição estratégica, o movimento dos piratas.
Afinal, foi um pequeno destacamento de fuzileiros americanos, embarcado num semi-rigido, que actuou, liquidando três dos quatro piratas e prendeu o outro, libertando o oficial americano que comandava o Maersk Alabama. A Corte Real, ninguém viu! Estava na sua zona de observação, pois o nosso Almirantado esqueceu-se de fazer o seguro de risco de guerra da tripulação - possivelmente s.p.p. (((Se pega, pega, ou seja, se a tripulação regressar toda sem qualquer "sinistro", poupam uma boa maquia à dupla Socrates e Teixeira - a Marinha continua muito à esquerda! - e ainda vão ganhar umas medalhas, à custa do risco para os tripulantes e suas famílias))). Honrai a Pátria, que a Pátria vos contempla! Dizia Camões, também tão mal tratado pelo poder da época! A nossa sina já vem de longe. Ao que chegamos!
E, depois, não entendo, os piratas, assim como os terroristas e manifestantes, em Pataia, Bangkok, Londres, França, Alemanha ou Itália, etc. podem fazer tudo: gritar, vandalizar, ferir, matar, e as autoridades têm que andar com pézinhos de lã ... a fingir que não é nada com elas! A lei acaba por os proteger e se algum transeunte morre, apanhado no tiroteio, ninguém se incomoda, e os tribunais demoram seis a dez londos anos para declarar a morte por acidente!
Mais uns desabafos salgados.

Labels:


Monday, April 06, 2009

 
QUE PAÍS? QUE POVO? QUE IMPRENSA? QUE GOVERNO?
QUE DRAMAS?QUE DESCARAMENTO? E QUE TEMPO PERDIDO?

MAS NÃO HÁ FUMO SEM FOGO!Humberto Ferreira
Mais uma revista temática da Imprensa que li, entre sábado 4 e segunda-feira 6 de Abril 2009, com alguns comentários meus:

1 – FREEPORT GATE NO SOL 4 Abril
Caso Freeport ao rubro – Alberto Costa fez pressões em nome de Sócrates (Pág 1)
 Alberto Costa (ministro da Justiça), alegando falar em nome de Sócrates, mandou transmitir aos magistrados titulares do processo, que a insistência na investigação do Freeport poderá ser objecto de ‘represálias’
 Lopes da Mota (presidente do Eurojust em Haia) é apontado como a correia de transmissão do ministro da Justiça. Acnselhando os magistrados (seus colegas e amigos) e arquivarem o processo e dizendo-lhes que estão ‘sozinhos’ (>> Pág. 7)
Empresa da mãe do 1º ministro citada no processo de corrupção na Amadora (Pág. 1)
A EMPRESA da mãe de José Sócrates, que está a ser investigada no âmbito do Freeporto, surge envolvida num processo de corrupção na Câmara da Amadora, o qual abarca outras fíguras relevantes do PS (>> Pág. 6)
(((COMENTÁRIO DE HF - Que saiba, a Senhora Mãe do PM não surgiu em qualquer processo de corrupção activa ou passiva. Surge, sim, ligada como sócia, a empresas criadas e geridas por familiares. Que saiba também, além do PM não surgem nesses processos outras figuras relevantes do actual governo PS (já nos processos ligados ao município da Amadora não sei?). Pelo que este destaque, na segunda notícia da capa do SOL , salvo informação complementar de que não disponho, deveria ter sido redigido, se fosse eu o chefe de redacção ou director do SOL, nos seguintes termos:)))
‘A EMPRESA em que a mãe de Sócrates foi/é sócia, e que está a ser investigada no caso Freeport, surge envolvida noutro processo de corrupção no concellho da Amadora, o qual abarca também (?) figuras relevantes do PS’
Amadora ‘connection’ (>> Pág, 6)
 Empresa da mãe de Sócrates está também a ser investigada no processo da Amadora
 José Paulo foi fotografado à saída do banco ‘com uma mala com dinheiro’
Investigação sob pressão (Pág. 7)
 ‘Estão sozinhos nisto, terá dito Lopes da Mota aos dois magistrados
 Sócrates pede indemnização (Proença de Carvalho prepara queixas-crimes e pondera pedidos cíveis contra os media (>>Pág, 8) > Processo deverá ser mais complexo do que foi divulgado.
 Sindicato desleal ((( Efeito dos novos dirigentes do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público)))
(((COMENTÁRIO HF – Ultrapassa-me a inteligência como podem juízes e magistrados do Ministério Público estar agregados em sindicatos, quando actuam em nome e para defender os legítimos interesses da República Portuguesa, emanados da Constituição e do conjunto das Leis vigentes, subordinados exclusivamente aos regulamentos dos Tribunais e dos Conselhos Superiores da Justiça, da Magistratura e da Procuradoria Geral da República, órgãos autónomos do Governo e dos interesses políticos. Assim, qualquer dia vamos ter de atender o sindicato dos generais e almirantes, a par do das estruturas sindicais dos alcoólicos anónimos, indigentes e dependentes dos subsídios de reinserção social? Pelos vistos, sim!)))

Socialistas preocupados - Citações (Pág. 8)
 António Costa na Sic-N: ‘questionou o facto de não terem saído conclusões da reunião do PGR com Lopes da Mota’
 Medeiros Ferreira no seu blogue: ‘Se o caso Freeport for, por qualquer razão juríidica, arquivado sem conclusões e por prazos de prescrição, passa a caso político sem horizonte à vista.’

Troca de emails confirma conversa gravada em dvd (Pág. 8) Relato da correspondência electrónica trocada entre sócios, directores e quadros responsáveis da Smith & Pedro entre 2001 e 2004
(((NB - ESTAMOS A 6 DE ABRIL DE 2009 – O QUE ANDARAM A PJ E O MP A FAZER DURANTE ESTES ANOS? CALADOS QUE NEM RATOS!) Destess textos depreende-se que se trata do guião da operação de eventuais pagamentos por baixo da mesa, tendo em vista a aprovação acelerada do projecto em causa.)))

O olho da rua (Pág. 10)
– Coluna semanal de Mário Ramires (subdirector do SOL) intitulada Semana a Limpo.
 Quando se varre o lixo para debaixo do tapete não se pode esperar que o vento o leve
 Pressões sobre os magistrados sempre houve e há-de continuar (((VAI CONTINUAR é preferível))) a haver, desde logo por via do mediatismo do processo. São, aliás, a prova de que os magistrados não estão às ordens nem debaixo do jugo ilegítimo de quaisquer outros poderes. Mas há que salvaguardar a independência e autonomia do Ministério Público e dos seus magistrados. O PGR emitiu comunicado garantindo que ‘como os magistrados titulares reconheceram (((POIS AMBOS DERAM LOGO CONHECIMENTO DA TENTATIVA AOS SEUS SUPERIORES HIERÁRQUICOS))) não existe qualquer pressão ou intimação que os atinja ou impeço de exercer a sua missão com completa e total serenidade, autonomia e segurança’. Ora ainda bem. Valham esses magistrados. Para que conste: Vítor Magalhães e Paes Faria. E faça-se Justiça!
(((COMENTÁRIO HF – Trocando por míudos, a ser verdade a conversa entre os três magistrados ‘amigos’, o recado supremo transmitido tinha, por contrapartida, o arquivamento do caso ou ...’ o olho da rua‘ aos não colaborantes! Revela, por outro lado, a falta de capacidade da híerárquia para sensibilizar os subordinados a cooperar com os desejos subtilmente empacotados pelo chefe supremo dos militantes amigos do país cor de rosa. Voltamos à intriga política vigente entre os anos trinta e 74?)))

Explicações – Crónica semanal de Pedro Anunciação, intitulada Vinagrete. (Pág. 19)
 António Cluny já lançara alusões às pressões sobre a investigação do caso Freeport, mas os seu sucessor João Palma não esteve com rodeios. O procurador lá teve que se mexer, garantindo num comunicado que não há pressões mas prontificando-se a averiguar se existem. A ideia seria arquivar as averiguações antes das eleições com o argumento de que os crimes estariam prescritos – e prossegui-las com outros suspeitos (((aliás, como a Justiça fez com Nobre Guedes no caso Portucale))).
 O PM parece preferir levar estes assuntos às eleições, à maneira de isaltino Morais, Valentim Loureiro e Ferreira Torres (ESQUECEU-SE DE FÁTIMA FELGUEIRAS?). Já é triste ter desta gente nas autarquias mas é muito pior pensar que também dominam no Governo. (((DESTA HIPÓTESE NEM O PROF. MRS SE TINHA AINDA LEMBRADO!)))

Freeport.Provedor e TVI – página semanal de Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) sob o título Blogue (Pág. 54/55)
 Ontem, foi o bastonário dos Advogados a anunciar artigo mo Boletim da Ordem que, além de erros de datas, confunde a sua legitima opinião pessoal – favorável a Sócrates – contra alguma PJ e algum PSD e CDS de 2005 – com o cargo de representante supremo de uma classe socioprofissional. E o PGR a tratar publicamente o Freeport como se o PM nunca tivesse sido falado.
Hoje a TVI passou a gravação com um gestor inglês a chamar ‘corrupto’ ao PM e a dizer que dera dinheiro ao seu primo. Sócrates a prometer acção em tribunal. Ambiente lamentável em ano eleitoral. Demorará muito a saber claramente o que se passou? Convinha que não ... Mas que não se arquive sm esclarecer tudo. Que isso é o pior que pode acontecer a Sócrates.
 O PGR foi designado para pacificar, unir, reformar, e garantir a eficácia acrescida ao MP. Pinto Monteiro tem conseguido sobreviver aos percalçose indicentes que se atravessam no seu caminho. E mostrado capacidade para enquadrar personalidades tão vigorosas como Maria José Morgado e mesmo Cândida Almeida.
 O comunicado de hoje evidencia não querer assumir a responsabilidade de chamar a si a decisão do processo Freeport. Teste fundamental para a credibilidade do PGR.

2 – FREEPORT GATE NO CORREIO DA MANHÃ - Sábado 04 Abril 2009
Sócrates e Costa citados nas pressões (Pág. 1)
 Procuradores do caso queixaram-se à hierárquia sobre um ‘recado’ de Sócrates via Alberto Costa (>> Pág. 4, 5 e 28)

Malditos sejam – crónica semanal de Emídio Rangel, integrada no espaço de opinião Coisas do Circo (Pág. 2)
Aposto com quem quiser, singelo contra dobrado, como Sócrates é inocente e nunca teve nada a ver com o caso Freeport
(((COMENTÁRIO HF: Então foi um secretário de Estado do Ambiente e Ministro do Ambiente descuidado, que delegou as suas competências em subordinados para tratarem, avaliarem. despacharem, aprovarem, ou chumbarem o projecto em causa, alterando a legislação anterior (dando o pontapé de arranque do Simplex já no governo de Guterres), que contrariava o investimento, num período tão curto que constitui ainda hoje um recorde nacional! ESTA É A APOSTA MAIS ESTÚPIDA DO SÉCULO!)))

Sócrates e Costa citados nas pressões (((repetição da manchete - Pág. 4 e 5)))
 Conselho Superior da Magistratura abre inquérito
 30 dias para se apurar se há infracção discilplinar
 Nos contactos mantidos entre Lopes da Mota (((NOTA CURIOSA– ESTE EX-SECRETÁRIO DE ESTADO DE GUTERRES RESIDIA, Á ÉPOCA DO LICENCIAMENTO DO OUTLET FREEPORT, NA ALAMEDA PADRE ÁLVARO PROENÇA, EM BENFICA, ONDE, ALIÁS, A SUA EX-MULHER AINDA MORA COM OS FILHOS)))

Caso Cova da Beira – antigo casal foi constituído arguido no processo
 Ana Simões, ex-mulher de António José Moraism denunciou à PJ, em Março, que o professor de José Sócrates (((NA UNIVERSIDADE INDEPENDENTE))) se preparava para fugir para a Rússia
 Morais diz que acusação de fuga não tem pés nem cabeça~
 O inquérito do caso Cova da Beira durou mais de dez anos, na sequência de uma denúncia anónima em Maio de 1997
 1,5 milhões de euros, segundo a denúncia, foi quanto a HLC – Higiene e Limpeza de Coimbra, empresa vencedora do concurso da estação de tratamento de lixos (((CENTRAL DE COMPOSTAGEM))) , terá pago em “luvas”.

Um caso estranho
– A página de José Medeiros Ferreira (((prof. Univ. e ex-Min. Neg. Estrangeiros de Mário Soares - Pág. 30)))
 ‘Se o caso Freeport for, por alguma razão jurídica, ligada a prescrições, arquivado sem conclusão, passa a caso político sem prazo à vista. E ainda há a investigação inglesa, que internacionaliza o assunto’
 As últimas notícias apontam para ‘conversas estúpidas’

Acta diz que PM aprovou negócio
(((CASO BPN – ENTREGUE À COMISSÃO DE INQUÉRITO PARLAMENTAR - Pág. 31)))
 Sócrates nega ter dado aval à compra da SLN pelo grupo Carlyle (actuais proprietários do Outlet Freeport)
 Rui Machete diz que venda surgiu (((à SLN))) por falta de dinheiro mas que a proposta nunca foi muito clara
 Quando os accionistas começaram a notar dificuldades criaram comissão para avaliar a situação real da SLN
 Oliveira e Costa e Joaquim Coimbra (((accionista do SOL))) foram os principais mensageiros da proposta do grupo Carlyle
Em Março de 2008, os accionistas foram ‘informados’ da necessidade de injectar 350 milhões na SLN
(((COMENTÁRIO DE HF – MAS AINDA HAVIA QUEM, AO NÍVEL DO GOVERNO, CONTINUAVA A NEGAR DIARIAMENTE NA TV, O ALASTRAMENTO DE QUALQUER CRISE FINANCEIRA AO OÁSIS LUSITANO! QUEM FOI? QUERES VER QUE FORAM JORNALISTAS? ELES COMO TÊM COSTAS LARGAS, PAGAM SEMPRE A CONTA DOS ERROS DOS POLÍTICOS MAL FORMADOS QUE VAMOS TENDO! NÃO SERÁ COINCIDÊNCIA A MAIS TANTOS DESMENTIDOS DO PM SOBRE CASOS DE NEGÓCIOS MUITO ESCUROS AO LONGO DOS SEUS VÁRIOS MANDATOS NO GOVERNO E NO PARLAMENTO DA NAÇÃO?)))

3 – FREEPORT GATE NO CORREIO DA MANHÃ – domingo 05 Abril 2009
‘Sócrates pediu a Costa para vos falar’ – Chamada de 1ª página
 CM revela toda a história das pressões atribuídas a Lopes da Mota no caso Freeport (Pág. 30 e 56)

Controlo político – editorial de Eduardo Dâmaso, director-adjunto do CM,
na coluna Dia-A-Dia Pág. 2
 ‘Por cá as leis são minuciosamente trabalhadas para preservar quem está próximo do poder e as nomeações são pensadas em função de interesses particulares. Isso é o ‘poder’, obviamente democrático e sempre construído à sombra da velha legitimidade dada pela máxima de que o povo é quem mais ordena ...’

“Vocês ficam sozinhos nisto!” – Pág, 30
 Magistrados do Freeport disseram ao PGR que Lopes da Mota fez uma alusão clara a diligências pedidas por Sócrates a Alberto Costa
 Magistrados não aceitam inspector Alípio Ribeiro, para instruir inquérito
 Investigadores e procurador geral em braço-de-ferro
(((COMENTÁRIO HF: SERÁ ISTO UMA PRIMEIRA TENTATIVA PARA SACUDIR A ÁGUA DO SEU CAPOTE?)))

4 – DICA DA SEMANA – ÓRGÃO COMERCIAL DO GRUPO DE SUPERMERCADOS LIDL
Segunda-feira, 06 de Abril de 2009
Entrevista da semana: Ana Moreira – intérprete principal do novo filme de João Botelho “A Corte do Norte”, adaptado de um romance de Agustina Bessa-Luís – cuja redacção ‘puxou’ para manchete a seguinte frase da entrevistada:
“Temos um cinema muito bom”
Destaque interior de maior profundidade:
“Gosto (Ana Moreira) de ver um blockbuster norte-americano mas há dias em que gosto de ver outro género de cinema”
COMO VÊEM, ESTE É O SINAL OPTIMISTA QUE FALTAVA A ESTA REVISTA DE IMPRENSA, COMPROVANDO QUE VAI TUDO BEM NO REINO DE PORTUGAL EM 2009 E QUE OS CONSUMIDORES MÉDIOS E BAIXOS, ESTÃO-SE NAS TINTAS PARA OS SUCESSIVOS DESAIRES DO INFELIZ PM! OS ALEMÃES NÃO BRINCAM EM SERVIÇO, MUITO MENOS EM INVESTIMENTOS DE MARKETING DO LIDL!
HF

Labels:


Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]