BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, July 28, 2009

 
REVISTA DE IMPRENSA DE 28 JULHO 2009 - por Humberto Ferreira
Publicação: DN - DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Pág. 1 - PS VAI PROPOR LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NOS PAÍSES LUSÓFONOS (CONTINUADO NA PÁG. 8)
Desenvolvimento: Na calha a criação de um Estatuto do Cidadão da CPLP, que abre a porta a que os cidadãos dos OITO países viajem livremente sem os constrangimentos dos vistos consulares. ANTÓNIO BRAGA, SEC. ESTADO DAS COMUNIDADES acrescenta: Faz sentido desenvolver o conceito CPLP, desde que se possam criar outros instrumentos de FACILITAÇÃO da circulação de pessoas e até "BENEFÍCIOS ACRESCIDOS POR SE PERTENCER Á CPLP"! Um bónus do PS aos BOYS AMIGOS da CPLP. A ORDEM É RICA ...!
(((COMENTÁRIO HF: acho bem, desde que seja alargado aos ibero-americanos, pois de contrário é uma porta aberta à imigração lusófona e PORTUGAL foi sempre uma encruzilhada multicultural! Mas num País onde os governos só pensam em dificultar o acesso às escassas prestações sociais disponíveis e dirigidas às famílias e empresas em dificuldades, COMO se pensa desde já (em plena crise tóxico-financeira-económica-social) em alargar os subsídios aos milhares de imigrantes que vão aproveitar esta abertura magnânima das nossas fronteiras artificiais? Já cá temos 107 mil brasileiros registados legalmente, os segundos são os ucranianos, os terceiros são 51.352 cabo-verdianos, os quintos são 27.619 angolanos, os sextos são 24.391 guineenses, depois temos 11.726 são-tomenses. 3.377 moçambicanos e 77 timorenses. E quase 500 mil portugueses desempregados! POR OUTRO LADO, somos todos irmãos!))).

Pág. 5 - 20 DETIDOS POR CULTIVO DE CANNABIS EM DOIS MESES - Plantações detectadas aumentaram 39%. Consumo ligado à lógica de iniciação! A seguir ao tabaco e ao álcool, o cannabis é a terceira substância de maior consumo na Europa.
(((COMENTÁRIO HF: é muito mau vício mas é o que está a dar mais e as autoridades são poucas, mal distribuídas e pior pagas! Em Portugal um grama de liamba custa 4,70 euros. E APESAR DAS APREENSÕES FREQUENTES DE REDES DE DROGA NACIONAIS E INTERNACIONASI, PELA PJ E PELA GNR COSTEIRA, CADA VEZ HÁ MAIS DROGA NO MERCADO! Os traficantes são mais teimosos que os polícias. E A MUITOS POLÍTICOS ATÉ LHES AGRADA ESTA SITUAÇÃO ...!)))

Pág. 3 - COMBATE Á GRIPE A - ESPANHA VACINA MENORES DE 14 ANOS ((( COMENTÁRIO HF: Óptima medida. Têm sido os jovens e bébes os mais afectados! Pero en Portugal no se passa nada!)))

Pág. 7 - CRÓNICA do jornalista JOÃO MIGUEL TAVARES: "Parque Eduardo VII: deitar abaixo e fazer de novo"
(((COMENTÁRIO HF: Escreve este jóvem jornalista: Cem anos passados vai sendo tempo de alguém chegar à frente e dizer: "do Marquês até ao restaurante Eleven do José Miguel Júdice/Grupo Lágrimas, é deitar abaixo! Quem chega a Lisboa nota que o amor que devotamos à "calçada à portuguesa" é inversamente proporcional ao amor que dedicamos às árvores! Temos, assim, uma sobrecarga de CINZENTO, um défice de VERDE, e um sem número de PRAÇAS incaracterísticas, cheias de pedrinhas redilhadas e geometrias comventes, mas SEM UMA SOMBRA que nos valha! Fazer do Parque Eduardo VII um parque útil, com pessoas, actividades e vida. era uma boa forma da nova câmara começar a mudar a capital. O Parque Ed. VII, na opinião de JMT, tem funções anuais: durante 17 dias albergar a Feira do Livro e durante 365 dias servir de palco para diversos engates! ÓPTIMA VISÃO PARA REFORMAR LISBOA DOS VELHOS PRECONCEITOS DAS PRAÇAS SEM ÁRVORES! Eu perfilho inteiramente esta proposta, mas os Candidatos em 11 de Outubro, creio que NÃO! Se observarmos o projecto para a nova/antiga Praça do Comércio)))

Pág. 9 - PSD PROCESSA RESPONSÁVEIS PELO DIRIGÍVEL ABATIDO NO DOMINGO no Chão da Lagoa, na Madeira
(((COMENTÁRIO HF: Que eu saiba o PSD-Madeira está a ver o filme ao contrário. Cabe às autoridades DE SEGURANÇA estacionadas na Madeira, a manutenção da ordem pública. Cabe às Forças Armadas proibir ou fazer abortar qualquer tentativa de voo não autorizado. E cabe às autoridades regionais administrativas NÃO AUTORIZAR a realização de eventos ou medidas nitidamente provocatórias, levadas a cabo por organizações públicas e privadas (incluindo as partidárias), para coincidir, afectar, ou deslustrar comício-festas ou desfiles políticos autorizados pelas mesmas autoridades. O PSD poderá, de facto, agir judicialmente contra desconhecidos que quiseram provocar no domingo passado os adeptos rivais concentrados na festa do Chão da Lagoa. Mas neste caso não chega aos responsáveis pela aeronave centro desta polémica, dar a conhecer o referido voo do dirigível do PND ao INAC (que, possivelmente, tem um delegado destacado no Aeroporto da Madeira, com a função de fazer cumprir as normas de voo e de segurança de todas as aeronaves que entram naquele espaço aéreo), pois o objectivo do voo era nitidamente PROVOCAR o pessoal do PSD. Há que "remendar" a lei e obrigar os requerentes de tais acções publicitárias, incluindo o uso de viaturas terrestres e embarcações, a submeter os pedidos de voo/navegação/itinerário terrestre, à Autoridade Regional Administrativa responsável pelas forças de segurança pública, segurança aérea e segurança maritima)que coordenará todo o processo e respectivo licenciamento dentro do prazo legal, salvaguardando as eventuais implicações sociais, políticas ou comerciais, incluindo a prevenção de acidentes e incidentes. Chapéus e cadeiras há muitas! Mas conhecimento das obrigações e aplicação às missões há menos!
CREIO ATÉ QUE, MAIS UMA VEZ, OS LEGISLADORES LUSOS FORAM APANHADOS COM AS CALÇAS NA MÃO, SALVO SEJA!)))

Pág. 10 - PAULO PORTAS REIVINDICA LOUROS NOS INVESTIMENTOS DA EMBRAER
(((COMENTÁRIO HF: Todos nós, jornalistas, políticos e cidadãos atentos à actualidade, nos lembramos bem dos esforços do então ministro Paulo Portas para salvar da falência as OGMA em Alverca (que foram parcialmente privatizadas com a entrada da Embraer e da PGA - hoje subsidiária da TAP) - assim como os ENVC, com a entrada da holding estatal da Defesa - a Empordef (sem capital pr+oprio disponível para assumir tal risco). Mas nem o Diário de Notícias nem a RTP, nem os dirigentes e militantes do PS querem sequer lembrar-se da passagem do Paulo Portas pelos governos de José Barroso e Pedro Santana Lopes.
AGORA, aqui para nós, ISTO NÃO PASSA DE UMA LUTA DE VÁRIOS GALOS, NUMA CAPOEIRA PEQUENA E COM GALINHAS JÁ NA MENOPAUSA.
UM AVISO: PAULO ARRANJA ANTES OUTROS ARGUMENTOS DE PESO MAS ESQUECE TAMBÉM ESSE DA REDUÇÃO DOS IMPOSTOS - fica-te mal, a ti que já foste ministro! Se este ou outro governo baixar os impostos, passa a ser como uma empresa com salários em atraso, pois deixa de ter cash-flow e crédito bancário para pedir mais empréstimos à banca - AFINAL exclusivamente para pagar DESPESAS! Tu tens, SIM, É que convencer todo o PESSOAL a trabalhar mais PELO MESMO DINHEIRO, até ao saldo ser positivo entre as receitas e a despesa pública!
MILAGRES? JÁ NÃO HÁ. PORTANTO, DEIXA DE SER POPULISTA DA PIOR ESPÉCIE: os convencidos! AINDA DAVAS UM PRIMEIRO MINISTRO PIOR DO QUE O ZÉ SóCRATES!)))

Pág. 12 - TRATAMENTOS ESTÉTICOS NÃO SATISFAZEM 18% DOS CLIENTES - Inquérito Deco-Proteste. Um golpe à auto-estima depois dos 35 anos, tem proporcionado aos especialistas um aumento da procura de terapias e cirurgias estéticas.
(((COMENTÁRIO HF: Então e nos hospitais públicos ou privados, nos Centros de Saúde, e nas clínicas, qual é o grau de satisfação dos pacientes submetidos a grandes e pequenas cirúrgias orgânicas? Qual coisa? Cirúrgias a doer não têm direito a livro de reclamações, nem ASAE que nos valha!
AQUI ESTÁ OUTRO EXEMPLO DA HIPOCRISIA VIGENTE! Entretanto, na Pág. 13 encontro a notícia sobre o dramático caso da cegueira de seis pacientes no Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário de Santa Maria, a qual pouco ou nada adianta sobre um caso ocorrido na quinta-feira 23 de Julho!NÃO É SÓ A JUSTIÇA QUE É LENTA EM PORTUGAL É TUDO!)))

Pág. 16 - RESPONSÁVEIS PELO ENSINO ARTÍSTICO AINDA COM INCERTEZAS - Em entrevista ao DN, MILÚ RODRIGUES apontou as mudanças realizadas no ENSINO ARTÍSTICO como exemplo de uma reforma que foi criticada e acabou por ser aplicada com sucesso. Mas responsáveis pelos sector apontam problemas. A grande parte destes diplomas acabou por sair em Junho e Julho. Mas falta fazer a reforma do ENSINO SECUNDÁRIO MUSICAL e a definição do REGIME SUPLETIVO. O secundário não foi mexido, havendo dificuldades de gestão de horários com o alargamento das disciplinas dadas no Conservatório, quando os programa se mantêm na mesma para o ano 2009/10. E falta esclarecer qual o papel da Música no ensino geral?
(((COMENTÁRIO HF: Há necessidade disto? MENTIR DESCARADAMENTE A JORNALISTAS HONESTOS DO DN, QUE FAZEM O SEU TRABALHO O MELHOR QUE PODEM? ISTO NÃO É DEFEITO. É VÍCIO.)))

Pág. 17 - PENA SUSPENSA NO PORTO PARA ADVOGADA QUE AUXILIAVA IMIGRANTES ILEGAIS - Detida em 2006, começou por ser acusada de 661 crimes e foi condenada por três. (((MERECE UMA MEDALHA ESPECIAL NO 10 DE JUNHO!por a PENA ter ficado suspensa))). A pena de quatro anos ficou suspensa. Porsche era imagem de marca. O veículo foi visto em deslocações ao Consulado de Vigo, na consumação dos desígnios ilícitos da arguida, mas o Porsche foi dado como perdido a favor do Estado, uma vez que é propriedade do pai da arguida, também ele arguido mas absolvido por nada se lograr apurar de penalmente censurável.
(((COMENTÁRIO HF: AFINAL O CRIME COMPENSA. Pois esta sentença do Tribunal de S. João Novo do Porto pode ser um convite para outros casos ilícitos de auxílio à imigração clandestina em Portugal! Afinal o Tribunal deu como provados, ao abrigo do Código Penal, 28 crimes de auxílio à imigração ilegal, 182 crimes de falsificação de documentos, 34 crimes de corrupção activa e sete crimes de tráfico de influência.
Perante estes dados, FOI O MP QUE NÃO CONSEGUIU CONVENCER O TRIBUNAL, OU O TRIBUNAL QUE DECIDIU SER BENEVOLENTE com esta rede de auxílio (desinteressado?) à imigração?)))

Pág. 21 - DOCENTE CONDENADA POR ABUSO DE ALUNA - Em Braga, uma professora de português foi absolvida de dois crimes e condenada por um, acabando por ficar com a pena suspensa dois anos e meio.
(((COMENTÁRIO HF: DÁ-ME VONTADE DE APOSTAR QUE ESTA SENHORA VAI REINCIDIR ANTES OU DEPOIS DO PRAZO DE DOIS ANOS E MEIO, ou seja, do período da PENA que foi estupidamente SUSPENSA.
ALIÁS, A TAXA DE REINCIDÊNCIA DE CRIMINOSOS - CONDENADOS E LIBERTADOS ANTES DA PENA CUMPRIDA, PELO SISTEMA DE AMNISTIAS E BOM COMPORTAMENTO, É EXORBITANTE! MAL SÃO LIBERTADOS SÃO APANHADOS DE NOVO COM A BOCA NA BOTIJA, SEJA ROUBOS, ASSALTOS, VIOLAÇÕES, PEDOFÍLIA, CARJACKING ...
MAS OS ILUSTRES MINISTROS DA INJUSTIÇA, MERETISSIMOS JUÍZES E PENALISTAS CATEDRÁTICOS, TEIMAM NA RECUPERAÇÃO DAS ALMAS PENADAS QUE FREQUENTAM AS PRISÕES COM ASSIDUIDADE! NÃO ME RESTA DÚVIDA: O CRIME COMPENSA!)))

Pág. 18 - GNR ESTÁ LIGADA AO SERVIÇO DE EMRGÊNCIA 112 NO SUL - A mudança foi decidida em 2008 e visa acabar com as centrais distritais, passando a existir apenas duas, uma em Oeiras, outra no Porto (até ao fim de 2009)
(((COMENTÁRIO HF: PODEMOS NÃO FICAR DESCANSADOS! Quando um jornal de referência como o DN escreve: "... esta mudança visa acabar com as centrais distritais"; não lhe compete indagar a razão? E esclarecer os leitores? Ficarão as vítimas mais próximas da autoridade EM CASOS DE ASSASSÍNIO, OU TENTATIVA, TUMULTOS. VIOLÊNCIA PÚBLICA OU DOMÉSTICA, ASSALTO, ROUBO, VANDALISMO CONTRA A PROPIEDADE PÚBLICA OU PRIVADA, ATÉ UM eventual ATENTADO A UMA FIGURA PÚBLICA?
PARECE-ME, francamente, QUE NÃO! A AVALIAR PELO ENCERRAMENTO DE ESQUADRAS E DE POSTOS DA GNR EM MUITAS VILAS E BAIRROS, de Norte a Sul!
POR EXEMPLO, O POSTO DA GNR DE SAGRES - UMA VILA BALNEAR QUE RECEBE E ALBERGA MILHARES DE BANHISTAS E VERANEANTES NACIONAIS E ESTRANGEIROS DURANTE O ANO, dotada de um perímetro de costa com cerca de uma centena de km, ENCERROU, FICANDO A POPULAÇÃO DEPENDENTE DA DISPONIBILIDADE DE PESSOAL NO POSTO DE VILA DO BISPO A OITO KM e QUE TEM mais FREGUESIAS E PRAIAS PARA PATRULHAR (Martinhal, Castelejo, Pedralva, Cordama, Raposeira, Zavial, Figueira, Parque da Floresta, Budens, e Burgau).
E ESTE É APENAS UM EXEMPLO MEU CONHECIDO! COMO PODE UM VASTO TERRITÓRIO FICAR, DIAS E NOITES SEGUIDOS, À MERCÊ DE UMA PEQUENA PATRULHA DE SEGURANÇA PÚBLICA?.
E SE NÃO FOR A IMPRENSA A PRESSIONAR OS GOVERNOS PARA CUMPRIR A SUA OBRIGAÇÃO NESTA MATÉRIA, QUEM SERÁ?
Telefona-se PARA O 112 A CHAMAR A POLÍCIA, a chamada vai parar a Lisboa ou ao Porto -a um garboso elemento da GNR com formação adequada - faz a triagem e contacta a unidade mais próxima do local de origem da ocorrência, que pode ser a 350 km da Central. DEPOIS É UMA QUESTÃO DE SORTE. HÁ POSTOS DA GNR QUE ENCERRAM DE NOITE (NA VILA DE MONTE REAL, POR EXEMPLO,POR FALTA DE PESSOAL! MAS EM QUE PAÍS VIVEMOS? NUMA REPÚBLICA FAZ DE CONTA? TENHAM VERGONHA!)))

CONCLUSÃO HF: Numa edição de 52 páginas, a escassos 62 dias das ELEIÇÕES LEGISLATIVAS marcadas para 27 de Setembro de 2009 (E A 76 DIAS DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS), não encontrei no DN de 27 de Julho de 2009, qualquer notícia sobre uma acção do dia levada a cabo pelo PSD, BE ou PCP.
Só mencionaram o PS (na manchete com a PROPOSTA DA LIVRE CIRCULAÇÃO LUSÓFONA NOS 8 PAÍSES DA CPLP), o dirigível do PND abatido no fim-de-semana na Madeira, e o CDS/PP (Paulo Portas reclama protagonismo no negócio da Embraer, que lançou a primeira pedra, sob a presidência in loco do PM e SG do PS (em campanha eleitoral), de uma fábrica de componentes aeronáuticas a construir em Évora!).
BEM SEI QUE A LÍDER DO PSD deve estar retida com gripe em Lisboa, desde 23 de Julho, MAS QUE DIABO, o Partido tem mais dirigentes e, certamente, um programa de acções diárias a desencadear em período de forte intensidade de trabalho político no terreno?
Mas o PSD terá estado paralisado na segunda-feira, 27 de Julho?
POIS, manda a pluridade da expressão democrática, que, quando não haja notícias sobre acções concretas de alguns partidos/coligações (especialmente dos cinco principais e com expressão parlamentar) se faça uma ou mais entrevistas, reportagens de rua (por exemplo sobre as expectativas da entrevista na SIC?), ou o resumo do briefing diário dos secretários-gerais ou porta-voz dos referidos partidos...
EU SEI LÁ, dêem liberdade à vossa criatividade, jovens editores e reporteres!
POIS OS CIDADÃOS LEITORES DO DN QUEREM SER BEM INFORMADOS SOBRE AS OPÇÕES EM CONFRONTO!
E HOJE, ... FELIZMENTE, temos a entrevista na SIC a António Costa e a Pedro Santana Lopes, - os candidatos do PS e PSD, respectivamente, à Câmara de Lisboa. ORA NA pág 4o DN dava esta notícia com relevo, numa página intitulada ACTUAL 2, a acompanhar uma fraca análise das diferenças entre os programas dos dois rivais, enfatizando a polémica das finanças mais baixas nos cofres da Câmara, herdadas por Santana Lopes em 2001 da presidência de João Soares do PS e por António Costa em 2007, em resultado da queda política de Carmona Rodrigues, eleito pelo PSD.
QUER DIZER, um fait-divers passado há anos, é que representa, afinal, para o DN, o sumo da entrevista desta noite na SIC! PALAVRA DE HONRA! Não são apenas os políticos e líderes partidários que andam á nora! EU A QUERER SABER COMO OS DOIS PROTAGONISTAS VÃO MELHORAR O TRÂNSITO E O ESTACIONAMENTO NA CAPITAL E NADA! Ambos dizem que vão melhorar os Transportes Públicos! Por causa dessa é que o Zé Sócrates já correu com o administrador da autarquia da administração do METRO! BASTA ESTARMOS ATENTOS Á ACTUALIDADE POLÍTICO-ECONÓMICA-SOCIAL PARA PREVERMOS AS JOGADAS SUJAS DOS NOSSOS DESAVERGONHADOS POLÍTICOS!

ADITAMENTO: Assisti ontem à noite ao debate da SIC, moderado pela jornalista Clara de Sousa, e confirmaram-se as minhas suspeitas: levaram o debate quáse todo a discutir quem tinha herdado mais dívidas para pagar de exercícios anteriores.
António Costa começou mais agressivo e descontraído mas acabou mais defensivo e nervoso. Clara de Sousa não teve mão neles e em muitas ocasiões, os telespectadores só ouviam três vozes a tentar sobrepor-se umas às outras! Mas deu para entender que:
LISBOA BY COSTA: De facto António Costa quer uma cidade artificial, ordeira e disciplinada talvez à moda ...soviética, onde todos os trabalhadores vão de comboio, autocarro, eléctrico ou ... bicicleta para os seus empregos.
ELE CONTINUA A DECLARAR GUERRA INVISÍVEL AOS CARROS PARTICULARES, mas o estacionamento anárquico em segunda fila continua descaradamente.
ELE quer as crianças passem a ir para as escolas e colégios em transportes escolares pagos pela CML.
Que os residentes paguem TAXA de estacionamento conforme o bairro em que residam sejam centrais, intermédios ou periféricos. ELE TEM OLHA PARA AUMENTAR AS RECEITAS!
mAS ELE quer se lixem os comerciantes, os idosos, os doentes, e os desempregados.
Quer uma cidade pedestre mas sem árvores. Pretende reabilitar as ruínas de Lisboa e povoá-las com estudantes e artistas estrangeiros, já que as famílias nacionais vão descer ao nível da pobre e desprotegida antiga classe operária, sem meios para menter os filhos a estudar.
E quer ainda que a actividade principal da cidade seja o armazenamento e transporte de contentores para o seu amigo Jorge Coelho enriquecer ainda mais ao leme da LisCont.
Quanto a uma marca de força arquitectónica para a cidade, contenta-se com a recuperação do "nobre" edifício do CAPITÓLIO - talvez volte a ser cinema de reprise e, quem sabe, exibir de novo a Gargante Funda?

LISBOA BY SANTANA: Das propostas do Santana Lopes pouco deu para entender (tais as interrupções do Costa e da Clara), pois também falou mais do que fez e não o deixaram fazer do que apresentou sobre o que pretende modificar no futuro. Também achei que se comove demasiado com os habitantes dos bairros marginais da Grande Lisboa. Habitantes que, afinal, precisam mais de empregos estáveis do que de pão para a boca! Com escolas, empregos e associações locais de actividade desportiva e cultural, o problema fica resolvido.
Falou em facilitar o trânsito com TÚNEIS e ESTACIONAMENTO EM ALTURA. Falou em recuperar prédios degradados para atrair novos residentes para a capital. Creio que há bairros que será mais fácil demolir do que recuperar! JÁ SE GASTARAM FORTUNAS NESTAS TENTATIVAS. AS PESSOAS QUEREM CASAS MODERNAS, MAIS FUNCIONAIS E COM MENORES DESPESAS DE MANUTENÇÃO. NEM QUE PARA ISSO TENHAM QUE IR VIVER PARA O TELHAL!
PRONTO PEDRO, acabo de cometer a minha boa acção de quarta-feira (29), COM ESTA notável formula PARA OS BAIRROS POBRES E PARA A MODERNIZAÇÃO EM VEZ DA REABILITAÇÃO. Já fico satisfeito!

CONCLUSÃO BY HF: O Pedro foi mais simpático e incisivo! Defendeu-bem da estratégia do Costa. O Tribunal de Contas afinal não condenou a sua gestão camarária, como o COSTA quis dar a entender!
MAS TAMBÉM SOU MAIS PELO PSL do que pelas propostas cor de rosa do Costa. E CREIO QUE LISBOA ESPERA AINDA UMA OBRA CONTEMPORÂNEA com garra, QUE A IDENTIFIQUE ENTRE AS SUAS CONGÉNERES EUROPEIAS. Talvez o Parque Mayer by Frank Gerry? Talvez para a sede do Instituto da Juventude - que agora mora num prédio moderno do outro lado da avenida? O espaço bem gerido pelos jovens poderia ser uma NOVA MARCA de Lisboa.
OUTRA SUGESTÃO para o PEDRO! NÃO TEM DE QUÊ!
Só espero que os próximos debates sejam mais esclarecedores!

Labels:


Sunday, July 19, 2009

 
PORTUGAL NASCEU PARA PAGAR!

CURIOSA RADIOGRAFIA da LUSITÂNIA em 2009

ATENÇÃO: A CHAVE DA EQUAÇÃO, abaixo apresentada em forma de mensagem recebida através de um amigo, É QUE, ENQUANTO OS EUA TÊM MAIS DE 200 MILHÕES DE CONTRIBUINTES ACTIVOS, A MAIOR PARTE COM IMPOSTOS AVULSOS (PAGOS NA HORA DO CONSUMO), EM PORTUGAL TEMOS UMA POPULAÇÃO INFERIOR A 10 MILHÕES, DOS QUAIS: DOIS MILHÕES SÃO POBRES (DECLARAM RENDIMENTOS INFERIORES A 400 EUROS); OUTROS DOIS MILHÕES SÃO MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS QUE NÃO DECLARAM LUCROS HÁ MAIS DE TRÊS ANOS (JÁ NO TEMPO DA DONA MANUELA FL ERA ASSIM); OUTROS DOIS MILHÕES SÃO CLANDESTINOS (NO EMPREGO, NO FISCO, NA VIDA ...)E SEIS MILHÕES SÃO SÓCIOS E ADEPTOS DO SLB.
AMIGOS, ESTAMOS ESCLARECIDOS?
NÃO HÁ MILAGRES ECONÓMICOS E MUITO MENOS POLÍTICOS! E SEM OVOS TAMBÉM NÃO SE FAZEM OMELETAS!
MAS, DE QUALQUER MODO, ESTOU HOJE A PEDIR AOS MEUS CAROS AMIGOS O FAVOR DE COLABORAREM NESTA CHARADA FISCAL SOBRE O EXCESSIVO CUSTO DE VIDA COMPARATIVO, ENTRE OS "POBRES" AMERICANOS E OS "RICOS" E ESTÚPIDOS PORTUGUESES.
SOMOS SACRIFICADOS POR SUCESSIVOS GOVERNOS DE INCOMPETENTES E TEIMOSOS GASTADORES COMPULSIVOS E AUTORITÁRIOS Q.B. PORTANTO, TEREMOS QUE FAZER ALGO, DEPRESSA E BEM, ATÉ OUTUBRO DE 2009!
hf

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, April 15, 2009 7:03 PM
Subject: FW: : Por favor dêem-me sugestões]

Respostas

1 - Ok, eu dou. Face ao exposto e, a ser assim, acho que devemos ir todos pedir asilo político aos States...
mb

2 - SORRY, PREFIRO SER RICO ... EM PORTUGAL! É SÁDICO MAS VIVE-SE A FAZER DE CONTA!PELO MENOS, SOU CONSIDERADO RICO E PAGO TAXAS E IMPOSTOS DE RICO, SEMPRE COM ORDENADOS BAIXOS (QUANDO TRABALHAVA E COMPARAVA COM AMIGOS ESTRANGEIROS) E (AGORA)COM UMA REFORMA MÉDIA! ISTO É QUE SE CHAMA STATUS! NÃO STATES!
hf

Segue o texto original, objecto dos comentários supra:

"Meus amigos: Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal, o Eddie ..

"Dizia-lhe eu à boa maneira portuguesa de “coitadinhos” :

>- Sabes Eddie, nós os portugueses somos pobres...

"E esta foi a sua pronta resposta:

>- Carlos, como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capaz de pagar por um litro de gasolina mais do triplo do que pago eu nos States?
Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade, de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

"Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços bancários e garantias de crédito ao triplo do que nos custam nos EUA, ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 dólares o equivalente a 20.000 em Portugal? Podem, assim, dar 8.000 dólares de presente ao vosso governo e nós não.

"Não te entendo bem, estás a dizer que nós somos ricos e vocês são explorados, retorqui surpreendido. Ele esclareceu:

>- Nós é que somos pobres: por exemplo em New York, o Governo do Estado, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, O nosso imposto Federal é 4%. Isto é, totaliza 6%, nada comparado com os 20% cobrados dos "pobres-ricos" que vivem em Portugal. E contentes com estes 20% pagais ainda mais impostos municipais e outros indirectos em tudo o que compram.

"Além disso, são vocês que têm “ impostos de luxo” como são os impostos na gasolina e gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc, que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até 300 % do valor original., e mais outros, como o imposto sobre rendas e quaisquer proveitos (desde gratificações a biscates), impostos nos salários, impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel, etc., etc.
Um banco privado vai à falência e vocês, que não têm nada com isso pagam ainda o prejuízo total. E o vosso chamado Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado poder ter estas veleidades filantrópicas junto dos banqueiros inexperientes e super-gananciosos .

"E REMATOU: >-Sois pobres onde, Carlos?"

>- Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Lucros por adiantado (((ENTRETANTO O PAGAMENTO POR CONTA FOI temporariamente suspenso TENDO EM ATENÇÃO A CRISE))) e de Bens Pessoais mediante retenções na fonte(((RETENÇÃO MENSAL DE PARTE DO SALÁRIO PELA EMPRESA))), necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da Nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos, apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. E sois um país capaz de pagar salários milionários a muitos funcionários do Estado e de Empresas ligadas ao Estado. Isso só é coisa de gente muita rica! Não achais?

"E PERANTE A MINHA PERPELEXIDADE, FACE AOS SEUS INTOCÁVEIS ARGUMENTOS, concluiu:
>- Deixa-te de merdas Carlos, sois pobres onde?
"Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre as rendas se ganhamos menos de 3000 dólares ao mês por pessoa, isto é, mais ou menos equivalente aos vossos 2000 € per capita. Enquanto vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Vocês pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações, e várias taxas municipais, enquanto que nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.
"Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto nós aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos, prevendo que não os podemos comprar.
Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.

"Que vou responder ao Eddie?

"Por favor dêem-me sugestões. Um abraço do vosso amigo C..."

Labels:


Thursday, July 16, 2009

 
Geração rasca na Europa faz-de-conta

Humberto Ferreira (alfacinha de gema, idoso de Benfica, desiludido com São Bento e Santa Maria de Belém, jornalista reformado mas atento e devorador de informação)



Afinal o crime compensa. Os culpados desta prolongada crise tóxico-financeira com GRAVES efeitos globais sócio-económicos e civilizacionais – os políticos, banqueiros, investidores, corretores, analistas, governadores e pseudo reguladores – continuam a viver incólumes (com excepção do especulador norte-americano Madoff e do banqueiro luso Oliveira e Costa), na opulência e na repetição dos mesmos erros. Enquanto os editores e jornalistas continuam distraídos, a procurar e noticiar escândalos sob pena de ninguém lhes ligar qualquer importância e de, no caso português, serem condenados, humilhados e atacados diariamente por um grupo de intocáveis sob a capa da ERC. Mas cuidado. A ASAE também já teve dias de glória e agora está enterrada na própria cova que estava a alargar para os comerciantes – os tais micro, pequenos e médios empresários a quem este Governo não se cansa de "apoiar" faz-de-conta!

Já disse, já escrevi, e já divulguei que os crimes de dinheiros se combatem com a mudança de leis mal feitas e com maior e mais rigorosa fiscalização por parte do Estado. O conceito de "menos Estado e mais mercado" foi abatido por esta vaga especulativa dos banqueiros à escala global. E esta crise rebentou em Julho de 2007 – há 24 meses – sem nada vermos para a estancar. Tudo como dantes , quartel-general em Abrantes!

A comunicação social não ajuda. Hoje (QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO), a edição do DN – diário que se arroga de 147 de informação de qualidade – é um exemplo concreto do desnorte que reina na cabeça dos jornalistas, colaboradores e escritores que contribuiram para este resultado insólito.

Vejamos a sua capa:

BOMBEIROS AINDA SEM PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE A – pandemia ultrapassou ontem em Portugal a barreira dos 100 case confirmados

Comentário: Oscontemporâneos protugueses são incapazes de se enquadrarem no sistema dos vasos comunicantes. Cada cabeça. Sua sentença. Este Governo do José Sócrates escolheu os bombeiros com um dos alvos a abater! Vá-se lá saber por quê!

PALMA INÁCIO 1922-2009 – O ADEUS DO REVOLUCIONÁRIO ROMÂNTICO

Comentário: Cá está – o crime compensa! Pois assaltos, roubos e bombas são perdoáveis quando se trata de um romântico!

AUMENTARAM AS VAGAS EM CURSOS (SUPERIORES) COM MAIS DESEMPREGADOS – A SOCIOLOGIA GANHOU MAIS 30 VAGAS

Comentário: Este governo continua a fazer aquilo que quer contra tudo e contra todos. O EDITORIAL na página 6 tem por título O REALISMO NA OFERTA DE CURSOS, e explica que na época 2009/10 há 1103 cursos, sendo 684 nas Universidades e 419 nos Politécnicos. Eu acho um exagero, um desperdício, e mais uma palhaçada do Governo do José Sócrates. Volta PSL, estás perdoado!

ASAE EM RISCO – TRIBUNAL PODE DECLARAR INCONSTITUCIONALIDADE E ANULAR TODAS AS DETENÇÕES (DE MERCADORIAS)

Comentário: Quem com ferros fere ... Texto complementar na página 4.

LEITURA nas páginas interiores do DN:

ACTUALIDADE Pag. 5 – PREÇO DO PÃO NÃO DESCE APESAR DA QUEDA DO TRIGO – Associação da Indústria da Panificação argumenta que “CONSUMO BAIXOU MAIS DE 30%”

Comentário – Estava convencido que os preços dos bens alimentares essenciais e transportes colectivos eram controlados pelo Governo, tal como os combustíveis. Enganei-me! E o que têm os pobres, reformados e desempregados que ver com a baixa do consumo do pão, na fixação do preço justo? É a justificação?

OPINIÃO Pag. 7 – A RAZÃO DA HISTÓRIA - crónica por Baptista Bastos sobre a rebeldia de Manuel Alegre no seio do PS

Comentário – Não perfilho o conhecido ideal comunista de BB mas sempre o admirei, pela sua coragem na oposição a Salazar e Caetano e por escrever muito bem. Hoje deu um péssimo exemplo de pensador condicionado com este texto. Escreve BB: “Inculcaram-nos a ideia da inevitabilidade de um modelo e de um sistema, sem respeito pela diferença, desprezando o que pensamos, tripudiando sobre os nossos sonhos mais asseados. Não admitem a acção criadora em mulheres e homens sofredores. E, no entanto, é deste graupo VASTISSIMO que, tarde ou cedo, nascerão as soluções mais acertadas e os valores mais qualificados. Não se trata de uma razão de fé: é a razão da história que o explica.”

Ora BB: branquear as nódoas e os erros do Marxismo-Leninismo ao longo do século XX é FEIO. Quem NUNCA respeitou a diferença de pensamento individual entre mulheres e homens sofredores foi o COMUNISMO. Mas foi também o PC da União Soviética um dos primeiros partidos a reformar-se por dentro, graças à PERESTROIKA de Gorbachev. E um aviso amigo: o estalinismo soviético e a versão do comunismo lusitano de Cunhal já passaram à história. Tal como o corporativismo de Salazar ou o nazismo de Hitler. Agora as ameaças e as mortes vêm da ETA (aqui ao lado), do IRA na Irlanda (que todos os anos ainda se renova para cometer distúrbios parecidos com os palestinianos), dos grupos narco-terroristas na América Latina e África, e das várias seitas islamistas que incendeiam o Irão, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Tchechénia, etc. Enquanto o doloroso conflito israelo-palestiniano ganha uma brecha de esperança com Obama na Casa Branca, se o Hamas e outros grupos armados na região (e apoiados pelos respectivos governos), quiserem realmente a Paz. Também não perfilho os ideiais de Manuel Alegre, mas acredito que a desorganizada esquerda portuguesa faria bem melhor em seguir os seus conselhos para se unir. Assim, está condenada à mediocridade que BB aponta ao PS e ao PSD. Os grandes homens devem ser sempre capazes de ultrapassar as rivalidades pessoais em nome das causas justas e colectivas. O comunismo morreu e foi enterrado, por que a causa não era nem justa nem viável, especialmente em termos de respeitar a liberdade individual de cada sofredor, homem ou mulher! E não é com esta grave crise que vai renascer das cinzas. Será com uma nova e equilibrada Ordem Global sócio-económica a despontar! Com urgência?

SOCIEDADE Pag. 13 – DOENTES JÁ PODEM TER COMPANHIA NAS URGÊNCIAS

Comentário: Foi preciso mudar a lei para os senhores administradores hospitalares e directores clínicos se convencerem que as pessoas, especialmente enquanto doentes, precisam do carinho familiar e amigo, de que o pessoal hospitalar se esqueceu e faz gala em dispensar! As poucas excepções só confirmam a regra HABITUAL!

PAÍS Pag. 18 – PLANO (DE SEGURANÇA) PROPOSTO POR MINISTRO (MAI) NÃO ARRANCOU (NO BAIRRO) DA BELA VISTA – Promessas falham pela segunda vez

Comentário: Não é com papas e bolos que se enganam os tolos. Em matéria de segurança pública é com o patrulhamento PERMANENTE (ou frequente) POLICIAL, de preferência de proximidade! Este governo teima em praticar a TEORIA DA INSEGURANÇA PÚBLICA. Qual Contrato Local de Segurança? Qual hipocrisia? Faça-se uma pequena ideia do que nos espera pela terceira tentativa de enganar os residentes da Bela Vista?

SEGURANÇA Pag, 19 – MAIS UMA VÍTIMA MORTAL EM PRAIA FLUVIAL SEM VIGILÂNCIA

Comentário: O barato sai sempre mais caro. Tanto se quer poupar que quem acaba por sofrer são as famílias e o País, atingidos pela morte de tanta gente activa (este homem tinha 44 anos). Mas este governo nunca mais aprende! Toda a praia (fluvial ou oceânica) deve ser vigiada na época balnear. É competência das autarquias! Para o bem estar das populações. São férias sociais!

CIDADES Pag. 22 – POLÍTICAS SÓCIO-URBANÍSTICAS DESARTICULADAS SÃO AMEAÇAS – Lisboa – Plano Regional de Ordenamento da Área Metropolitana aponta riscos de conflito social elevados, com construção desregrada existente

Comentário: Quantos avisos? Quantas sugestões? Quantas queixas? Quanta arrogância? Quanto descuido? Quantos erros cometidos não só pelos privados como pelo sector público? Quanta desorientação? Quantos projectos errados? E como pode uma Área Metropolitana funcionar sem uma Autoridade Metropolitana de enquadramento dos transportes e do ordenamento? São tudo organismos, estudo e diplomas faz-de-conta!

BOLSA Pag. 32 – PRÉMIOS PARA GESTORES SÓ APÓS TRÊS ANOS (DE RESULTADOS) POSITIVOS

Comentário: A única voz ponderada e com TPC feito, que surge nesta prolongada crise financeira, é a de Carlos Tavares presidente da CMVM. Veio agora propor novas medidas às remunerações dos administradores das sociedades anónimas quotadas, de acordo com o respectivo desempenho e suportadas com a manutenção de bons resultados durante três exercícios fiscais consecutivos. É pena o Estado ter que se meter na vida das empresas. Mas enquanto os senhores grandes, médios e pequenos empresários não se auto-regularem voluntariamente e não optarem por uma conduta mais equilibrada, NÃO HA OUTRO REMÉDIO! Endosso um sistema híbrido (MISTO) de autonomia e controlo PARA EVITAR as remunerações e bónus exorbitantes até agora praticados à custa do accionistas anonimos.

BOLSA Pag. 33 – BES E GALP DÃO FORÇA À BOLSA

Comentário: Na quotação do fecho da sessão de 14 de Julho da Bolsa de Lisboa, encontrei as seguintes “pechinchas” no preço de acções: BCP a 72 cêntimos; Cofina a 75 cêntimos; Corticeira Amorim a 70 cêntimos; Fisipe a 14 cêntimos; Glintt (antiga Pararede) a 82 cêntimos; Impresa a 1,02 euros; Inapa a 59 cêntimos; Soares da Costa a 1,07 euros; Sonae Capital a 70 cêntimos; SAG Gest a 1,01 euros; Teixeira Duarte a 94 cêntimos; VAA Vista Alegre a 11 cêntimos; e Sonae SGPS a 69 cêntimos.

Palavras para quê? São empresas portuguesas com activos ultra-enfraquecidos! São acções faz-de-conta!

BOLSA Pag. 34 – UM TERÇO DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO (HIPERMERCADOS) PAGA FORA DE HORAS (AOS FORNECEDORES, COM ATRASO EM RELAÇÃO AO CONTRATADO)

Comentário: Mais uma radiografia péssima da economia portuguesa, transmitida pelos grandes grupos do comércio. O caso do leite é também mais uma nódoa para o conceito de livre-comércio - eu até diria de pirataria comercial - aliás definida como DUMPING! Qualquer dia não temos produtores de leite, nem agricultores, nem industria transformadora, nem qualquer activo de produção!

CONCLUSÕES: ESPERO QUE ESTE EXERCÍCIO TENHA SIDO ÚTIL PARA ALGUM DOS MEUS CORRESPONDENTES/VISITANTES HABITUAIS. SERIA BOM QUE OUTROS CONCIDADÃOS SE INTERESSASEM MAIS PELOS FACTOS QUE NOS SUBJUGAM DIARIAMENTE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL, MAS QUE PASSAM DESPERCEBIDOS Á MAIORIA DOS PORTUGUESES SOFREDORES! AQUI NÃO SE TRATA DE CASOS FAZ-DE-CONTA. São casos trágicos e pessoais que magoam quem os sofre!

Labels:


Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]