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Wednesday, September 23, 2009

 
CAMPANHA TRISTE NA FASE FINAL

Por Humberto Ferreira

Tudo o que é bom, acaba bem e tudo o que não presta, sai mal. Esta campanha começou mal, acaba MUITO pior.
Os candidatos disponíveis não satisfazem a maioria dos votantes. Em todos os partidos e áreas do pensamento político, CRESCE o descontentamento e esmorece o entusiasmo. Desde o PS ao PCP. E no PSD a falta de confiança na liderança originou um escândalo, cujas consequências ainda não foram debatidas. Esta situação traduz um bom pretexto, à partida, para que a taxa de abstenção suba. Será por teimosia dos dirigentes? Será pelo mau feitio de muitos dos principais personagens políticos? Ou será por inépcia dos militantes de base? Que nem aprendem com os erros cometidos? Que se acomodam às pressões e ao jogo de influências medíocres?
A opção colocada ao eleitorado, por todos os quartéis-generais partidários, foi: OU VOTAM NO MEU PARTIDO, ou serão responsáveis pelo CAOS que se segue.
Como se o CAOS não estivesse já programado para atingir os PORTUGUESES no terceiro trimestre de 2009 e nos trimestres seguintes? Mais desemprego, mais falências, menos exportações, menos consumo, mais miséria! Não há plano que nos salve!
Todos vamos sofrer mais. Desde os que não ganham suficiente sequer para comer, aos que desperdiçam em gastos supérfluos o que ganham e o que têm amealhado - por vezes por meios pouco éticos - como os banqueiros apanhados em flagrante delito, mas só ao cabo de muitos anos de supervisão frouxa do BdP e por causa da grave crise tóxico-financeira que rebentou em 2007 (banco britânico Northern Rock) e 2008 (banco americano Lehman Brotthers). A crise não veio só da América. O imobiliário europeu também foi responsável e continua a cometer asneiras no excesso de oferta e na especulação dos empréstimos bancários.
Os portugueses precisam, com urgência, de se contentar em gastar só aquilo que produzem. E o governo precisa de se convencer que NÃO PODE EMPENHAR o futuro de,pelo menos, três gerações seguintes, com compromissos de país rico e com vastos recursos de produção própria - de que não dispõe.
NESTA CAMPANHA, o manda-chuva do PS terá sido o que terá encomendado o melhor trabalho de casa. Pois não se cansa de enumerar, até à exaustação, as escolas, urgências e maternidades que encerrou, os novos agrupamentos escolares e hospitais de primeira linha que abriu, mais os hospitais que começou a construir, numa lógica de favorecer os distritos e concelhos bastiões do PS. Obras nos outros só para atrair os incautos.
O manda-chuva não se cansa de relembrar as "esmolas" que semeou: o complemento do rendimento mínimo aos reformados (desde que os filhos assinem um termo de co-responsabilidade); o complemento de subsídio de desemprego aos desempregados de longa data, desiludidos e despedaçados (por terem 50 ou 55 anos sem que ninguém lhes dê nova oportunidade); e o programa das novas oportunidades (aplicáveis até a octogenários) desde que que se prontifiquem, agora, para efeitos de propaganda política socialista, a voltar à actual "espécie de escola para adultos" - nas quais já foram dados mais de 100 mil diplomas de equivalência aos cursos dos alunos mais novos, que estudarem com mais afinco, dentro do período regulamentar, e que tão mal tratados têm sido pelo Estado e pelos empresários. A incompetência certificada!
RONDA PELOS PARTIDOS
O manda-chuva do PS projecta todos os dias, preenchendo os noticiários e programas da TV, rádio e as capas e páginas da imprensa, a imagem do país cor-de-rosa, onde tudo FUNCIONA MUITO BEM e onde a CRISE não passou de um ligeiro contratempo (aliás já decretado extinto por SEXA). Pois o que importam 600 mil desempregados (mais 150 mil do que quando tomou conta do poder), entre inscritos nos "Centros de Emprego ... mas pouco", mais os tais desiludidos e despedaçados que já desistiram de lutar contra moínhos eólicos?
O manda-chuva do PS não esquece, descaradamente, a co-incineração, as aulas de substituição nas escolas (onde professores de ETV e EF substituem colegas de matemática ou ciências com o maior à vontade), nem o sistema de avaliação imposto aos docentes do ensino básico e secundário mas retirado aos docentes do ensino superior, por decreto governamental. Esconde as horas extras que os docentes são forçados a passar nas escolas e as tarefas não docentes que passaram a ter que desempenhar, junto dos alunos e fora da escola! E tudo à custa do sacrifício extra dos professores precários, deslocados a largas dezenas de quilómetros das respectivas famílias e sem direito a horas extras! O PCP chama a isto "exploração do homem por políticos ditadores"!
Nem o manda-chuva do PS fala sobre a DECADÊNCIA da agricultura, pesca, indústria e comércio tradicional. Ou sobre o clima de crise e de crispação que abrange a maioria das classes profissionais, desde professores a médicos e enfermeiros, desde juízes a magistrados, desde militares a forças políciais, desde funcionários públicos a bombeiros, desde camionistas a taxistas, desde comerciantes a feirantes, desde operários a desempregados, desde vendedores a comissionistas, desde jornalistas a comentadores. Até Manuel Alegre, Ferro Rodrigues, Narciso Miranda e José Seguro estão desesperados com esta política ultra-liberal.
O PAÍS e o POVO, além da ameaça da Gripe A, sofrem de uma doença mista e incurável de DESESPERO, FRUSTRAÇÃO E DESÂNIMO.
O maior favor que o manda-chuva do PS poderia fazer aos portugueses seria DESISTIR no próximo dia de reflexão ... para nos permitir sonhar com uma NOVA ESPERANÇA.
Caso contrário é bem feito para ele. Pois vai saber quanto lhe custará uma aliança com o Bloco. Olha que Louçã é muito duro de roer. A única coisa boa, que eu espero que os portugueses se apercebam antes - 35 anos depois de Abril (mas com um nível de ensino muito baixo, baseado no facilitismo de tantos ministros que passaram pela 5 de Outubro), é que o PROGRAMA DO BE foi copiado dos textos de há 60 anos, quando os dirigentes da União Soviética (satisfeitos com a Europa de Leste domesticada) pensavam que ainda poderiam GOVERNAR não apenas o resto da Europa mas também a América, a Ásia e a África (cinco em um). Afinal, contentaram-se com CUBA, pela submissão de Fidel. Nem no BRASIL, pobre e desorganizado, conseguiram penetrar. E quem diria que o Brasil iria desembocar no Clube dos BRIC - clube ainda bastante atrasado? A URSS nem conseguiu nunca brincar com a China em pé de igualdade, tãopouco com a Coreia do Norte.
O mágico Louçã consegue, hoje, seguir a mesma cartilha como se o mundo tivesse estagnado. Não vê que essa oportunidade já é passado. Mas se os portugueses, no domingo, lhe derem um cheque em branco, para poder negociar do alto, com o manda-chuva do PS, depois não se queixem. VOTO ERRADO É IRREVERSÍVEL. O preço (repetição do acordo Sá Fernandes/António Costa) é: renacionalizar TUDO, acabar com os benefícios fiscais e deduções. E aplicar, finalmente, o teorema dos "Ricos que paguem a crise". Esquece-se, porém, que os ricos "emigram" primeiro. E é ele catedrático de Economia! Pobres estudantes! Quando são eles a sua maior base de apoio. CUIDADO!
PSD DESNORTEADO
Diz-se oito ou oitenta, mas, neste caso, prefiro dizer oitenta ou oito. O PSD há quatro anos que não encontra um titular capaz.
Depois de BARROSO - talvez o português mais destacado na actual cena política internacional, e que acaba de ser reeleito por mais cinco anos para presidente da COMISSÃO EUROPEIA - tem sido uma autêntica desgraça: Santana Lopes, Marques Mendes, Luis Filipe Meneses e, agora, MFL.
NÃO HAVERÁ MILITANTES MAIS APTOS NA LAPA?Nesta inesquecível campanha (não pela positiva) MFL demonstrou que não entende nem os portugueses, nem a política. Tal como a MACRO economia é para os economistas teóricos, a MICRO economia é para o Povo. Pois ela não sabe APELAR aos eleitores. E quem são os eleitores? Qualquer residente de qualquer cidade ou vila sabe, menos MFL! Pois são largas centenas de milhares de DESCONTENTES com o PS e com o seu manda-chuva.
São professores, agricultores, pescadores, funcionários públicos, polícias, militares, padres, comerciantes, industriais, ENFIM a classe média, os lojistas, as profissões liberais, e os reformados (que só em 2007 pagaram mais 104 milhões de euros em IRS do que em 2006, e que, feitas as contas, descontaram mais 33% em impostos durante o mandato deste incrível manda-chuva do PS, ora lobo mau, ora cordeiro fingido, ora zangado, ora crispado). Depois MFL falou contra as grandes obras públicas, virando os banqueiros, investidores, grandes empreiteiros de obras públicas e engenheiros contra ELA e contra o PSD. E não houve uma alma generosa naquele partido que lhe tivesse chamado a atenção e aconselhado a ser mais comedida. Dizendo, por exemplo, que logo que regresse a CONFIANÇA entre a banca e a maioria das empresas - grandes, médias, pequenas e micro (acabando com o actual regime de crédito selectivo às empresas e empresários que digam SIM a todos os compromissos do governo PS), ela compromete-se a reavaliar o plano do TGV e a mostrar ao País a situação transparente entre as vantagens e desvantagens desta segunda rede ferroviária. E se o balanço for positivo, ela será a primeira a VOLTAR A ASSINAR UM PROTOCOLO COM ESPANHA!
Em vez disso, deixou-se embalar pelo TGV, pela infeliz intervenção contra Espanha, e pelos repetidos recados sobre a asfixia democrática reinante - esquecendo o que se pratica na Madeira, onde a maioria absoluta tem contribuído para a política do QUERO, POSSO e MANDO. Quem tem telhados de vidro ...
Até que a cereja envenenada em cima do bolo veio pela segunda vez da mesma origem. Vítimas: Fernando Nogueira, Santana e MFL. E mais não digo! Só espero que não se repita!
PP DESLUMBRADO
PP foi o político que mais se esforçou e que tentou mais ir ao encontro das prioridades dos portugueses. Especialmente dos AGRICULTORES, PESCADORES, POLÍCIAS, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, PROFESSORES, REFORMADOS, IDOSOS, enfim TODA A CLASSE MÉDIA. PP tem sido incansável. Determinado, Cada dia com um recado novo, incomparável em relação às restantes campanhas.
Sempre ao lado dos mais atingidos pela crise, sempre a dar a cara e o corpo ao manifesto.
MAS não há bela sem senão. Quando foi ministro da Defesa deixou alguns rabos de palha. O contrato dos submarinos. A nacionalização dos Estaleiros de Viana e a encomenda dos patrulhões. O negócio dos blindados Pandur a uma empresa austríaca que deu a imagem de não estar à altura. A compra dos novos helicópteros para substituir os Pumas. A privatização das OGMA. A extinção das OGFC. E o caso Portucale. Tudo aind muito mal contado. Faz como eu digo, mas não faças como eu faço! Até o seu amigo Nobre da Costa o abandonou!
PP voltou cedo demais à política, numa manobra em que correu com os seus companheiros Ribeiro e Castro e MJNP de forma pouco transparente. Não fez a travessia da praxe no deserto, pelo que ainda não nos esquecemos destes picantes episódios. Em 2003 tal como em 2009, PP parece andar demasiado deslumbrado. O que é mau sinal!
RONDA FINAL
Ora, postos de parte os pequenos partidos (uma brincadeira cara que a Democracia tem de pagar sempre que há eleições - Carminda Pereira, por exemplo, não desiste de vir a ser eleita deputada, já lá vão 35 anos - um conselho: entre para o PCP ou para o PS ...) e os verdadeiros "velhos do restelo" - Jerónimo e LouçÃ: os desactualizados TEIMOSOS - ficamos sem alternativa.
EU opto pelo VOTO ÚTIL ... este ano contra o manda-chuva do PS, por causa do seu inesquecível currículo de suspeitas. Para a próxima eleição, logo se vê! Mas as notícias da corrida entre um ciclista, um automobilista particular, um taxista, e um grupo de autarcas que veio de Metro para o Rossio, não passam de encenações mediáticas, algo demagógicas. Pois viajar no Metro, em Lisboa, nas horas de ponta, exige um olho na pasta (ou na mala) e outro nos "ratos" do Metro!

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Sunday, September 20, 2009

 
ENQUADRAR TVG NA VALIOSA TRADICÃO LUSA NOS TRANSPORTES
MRS FOGE, OU NÃO, AO INTERESSE IMEDIATO DO TGV? INTERESSE GERAL - como diz Sócrates!

O antigo líder do PSD integrou-se, no sábado 19 Setº., na campanha em Coimbra/Figueira da Foz para apoiar MFL e projectar a imagem para o exterior de que o PSD está unido, apesar da actual líder ter ERRADAMENTE afastado Passos Coelho, Miguel Relvas e outros adversários internos, das listas para as legislativas 2009/2013, ao mesmo tempo que foi recuperar algumas MÚMIAS, como Deus Pinheiro, Pacheco Pereira e Santana Lopes (este para a CML - mas também parece andar distraído, enquanto Antº. Costa não se cansa de inaugurar e marcar presença em inaugurações, lançamentos e outros eventos, ele está ausente).

SEGUE O TEXTO DO EXPRESSO EM 19 SET. 2009:

Marcelo Rebelo de Sousa considerou ontem, em Coimbra, que a polémica sobre o TGV que estalou entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates "não afecta" o relacionamento político entre Portugal e a vizinha Espanha.

"Neste momento não afecta o relacionamento entre os dois países. Trata-se de um debate interno no país que, a meu ver, está a demorar tempo demais", afirmou o professor à entrada para um debate promovido pelo PSD sobre "A importância das escolhas nas próximas eleições legislativas".

"Por muito importante que seja há coisas mais importantes no país do que propriamente o TGV. Percebe-se durante dois três dias, agora em 15 dias de campanha discutir o TGV acho um pouco de mais, vale o vale, é um debate interno do país e não afecta as relações internacionais", sublinhou o comentador da RTP.

O antigo líder do PSD considerou ainda que Manuela Ferreira Leite "até fez um elogio aos espanhóis", ao afirmar que "na óptica da política espanhola tem lógica a aposta no TGV, e portanto não é melindrar ou criticar o governo de Madrid ou os espanhóis".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o ponto importante da argumentação da líder social-democrata é saber se o investimento não "é dinheiro a mais para a situação de dívida do país".

"Esse é o debate que temos de fazer, o dinheiro é a mais ou não é a mais, o investimento tem justificação ou não tem justificação", questionou o professor, acrescentando que as derivações que houve depois lhe parecem "menos importantes".

Questionado se há justificação para avançar com o TGV, Marcelo Rebelo de Sousa citou o líder comunista Jerónimo de Sousa para dizer que a linha de alta velocidade "é para fazer faseadamente, repensando os ritmos e a forma de execução", conforme "consta do programa do PSD".

Já no decurso do debate, num aparte da sua intervenção, o antigo líder dos sociais-democratas disse ter ficado estupefacto por José Sócrates ir viajar esta quinta-feira de TGV entre Bruxelas e Paris, porque "se trata do primeiro-ministro de Portugal fazer campanha na Bélgica e em França".

"É uma realidade nova que eu não conhecia, surpreendente em termos de marketing mas que é perplexa, noutros tempos isto seria considerado ridículo", afirmou o comentador de televisão.

"Há duas atitudes para ver esta realidade, uma é a atitude provinciana de ficar admirado de boca aberta, a outra é a de menor provincianismo - que diabo não devia estar aqui a debater os problemas portugueses, é preciso fazer a cena de andar de propósito de TGV para convencer o pacóvio, ele pensa que somos pacóvios?", questionou Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentário HF: Enquanto JOSÉ SÓCRATES faz e manda fazer, os seus adversários brincam, intrigam, demoram demasiado tempo a debater ou esclarecer sempre os mesmos temas repetidos(talvez por falta de clareza), pouco produzem, pouco inovam, fecham-se em copas, e andam às voltas e reviravoltas. DEPOIS, QUEIXAM-SE.

Os políticos sempre fogem às perguntas inconvenientes (mas ninguém os convocou para a política, vieram de livre e expontànea vontade), e ao estudo aprofundado dos problemas, como este caso do TGV. Só tratam da macro-política, ignorando os pormenores e o forte poder que a tradição induz na MICRO-POLÍTICA.

Este plano do TGV para Portugal não ficar isolado da Europa Central, conforme já tenho escrito, É UMA MENTIRA, UM EQUÍVOCO. Pois Lisboa/Paris TGV não passa de uma miragem.

O QUE este projecto de TGV garante é apenas LIS/MAD. Pouco mais. Ora já há combóios internacionais de prestígio à partida de Lisboa - o Sud-Express desde 1887 e 1939 para Paris; e o Lusitânia-Expresso desde 1943 e 1995 para Madrid. São menos rápidos? É verdade, mas mais confortáveis! E com uma larga tradição!

Há investimentos bons mas também há demasiados ELEFANTES BRANCOS. E em Política, a acção vale mais do que a íntriga. Por isso, EU ACHEI GENIAL QUE SÓCRATES respondesse a MFL, indo experimentar o TGV entre Paris e Bruxelas. Não gostei, mas apreciei e registei.

UM PAÍS COMO PORTUGAL NÃO DEVE ESCONDER A SUA HISTÓRIA NEM AS SUAS MELHORES TRADIÇÕES. É um país pequeno, pobre mas que andou sempre a par das potências mais avançadas. No Mar, nos Caminhos de Ferro, no Turismo e, até, na Aviação. Os políticos não devem envergonhar-se dos factos mais notáveis das gerações anteriores e devem divulgá-los e dignificar os seus autores. O que precisamos mais é de auto-estima.

ALGUNS DADOS CURIOSOS, que devem ser aproveitados na PROMOÇÃO TURÍSTICA e de PORTUGAL:

1856 = O CF é inaugurado em Portugal.

1865 = A estação de Sta. Apolónia-Cais dos Soldados é inaugurada (e ainda funciona bem, depois de sucessivas modernizações e de um dos poucos terminais intermodais de transportes urbanos)

1869 = A companhia dos CF Sul e Sueste é nacionalizada (linhas de Vendas Novas-Évora-Beja e Barreiro-V.Novas-Pinhal Novo-Setúbal) + 1975 = Nacionalização da CP ("herdeira" da Companhia Real de CF Portugueses e dos Caminhos de Ferro do Estado - 1892).

1873 = Inauguração do CF Larmanjat - o monocarril Lisboa-Sintra (que durou apenas 30 anos, até 1903) mas é um marco.

1875/76 = Foram abertos concursos para a construção de quatro linhas: A NORTE DO DOURO Pinheiro-Campanhã-Braga; BEIRA ALTA (inaugurada 1882); BEIRA BAIXA (inaugurada 1891); e ALGARVE.

1877 = Inauguração da Ponte sobre o Douro + 1966 = Inauguração da Ponte Salazar sobre o Tejo (em 6 de Agosto).

1881 = Inauguração da linha VALÊNCIA DE ALCÂNTARA-MADRID (a 386 km), permitindo melhor ligação da fronteira a Madrid, do que na linha Elvas-Badajoz-Madrid (esta a funcionar desde 1866).

1883 = Adjudicada a construção da LINHA DO OESTE (aberta até à FIGUEIRA DA FOZ em 1888).

1886 = Aberta a ligação internacional Valença do Minho-Tuy.

1887 = INAUGURAÇÃO DO SUD-EXPRESS (combóio de luxo Lisboa-Paris ainda a operar em 2009) + 1895 = o Sud-Express passa a circular na linha da BEIRA ALTA + 1900 = o Sud-Express passa a circular via SALAMANCA + 1939 = restabelecido o serviço SUD-EXPRESS, interrompido depois das convulsões políticas que agitaram Portugal, Europa e Península Ibérica, com o propósito de responder à crescente procura na época, por parte de refugiados políticos e judeus, da Europa para Portugal neutral, assim como por parte do intenso movimento de espiões das potências em conflito, que se fixaram na Costa do Estoril, tal como as famílias reais europeias destituídas de Itália, Hungria, Roménia, Espanha, França, etc. Neste período, o CF era o mais chic meio de transporte, e o Sud-Express chegou a terminar e iniciar as suas viagens no Estoril-Cascais, em vez do Rossio ou Santa Apolónia (mais periféricas em relação ao habitat do grupo-alvo de passageiros).

1889 = Inauguração do Ramal PEDROUÇOS-CASCAIS + 1895 = extensão ao Cais do Sodré + 1926 = electrificação da linha Cais do Sodré-Cascais + FACTOR NEGATIVO = a prevista ligação Cais do Sodré-Santa Apolónia "JAMAIS" FOI CONCLUÍDA (em 2008 abriu o troço do Metro Baixa-Santa Apolónia, podendo, assim, os passageiros vindos de Cascais, desembarcar no Cais do Sodré, reembarcar no Metro até Baixa-Chiado, e apanhar de novo o Metro da linha de Santa Apolónia, para ali embarcarem no Sud-Express ou Lusitânia-Expresso - uma ligação ultra-complicada mas possível).

1890 = Inauguração da Estação Rossio e do túnel de Campolide, passando, ao longo dos anos, a ser o cosmopolita terminal de LISBOA dos principais combóios domésticos de longo curso, tranvias para Sintra, ramal do Oeste, etc., assim como dos expressos internacionais, entretanto deslocados para Santa Apolónia.

1943 = Inauguração do combóio internacional LUSITÂNIA-EXPRESSO na linha Lisboa-Madrid (via Beira Alta) + 1995 = Introduzido a versão Combóio-Hotel LUSITÂNIA-EXPRESSO.

1952 = Lançada a Rede Unificada da CP a nível nacional.

1964 = Anunciado o Plano de Electrificação Geral de rede de CF.

1967 = Inauguração do segundo combóio internacional LISBOA-EXPRESSO na linha Lisboa-Madrid

1968 = Anunciado o Plano de Renovação Integrada da Linha de CF, portanto, ainda no regime anterior (OPORTUNIDADE PERDIDA para se adaptar a Bitola Europeia na Península Ibérica, em conjunto com a Espanha).

1987 = Inauguração do serviço ALFA Lisboa-Porto, mais tarde extensível a Lisboa-Algarve, etc.

1987 = Início do encerramento de linhas antigas e geradoras de prejuízos, começando por sete linhas e ramais de Trás-os-Montes ao Alentejo + 2009 = Há um plano da REFER para recuperar 700 km de linhas férreas abandonadas, incluindo a do Tua (Mirandela) e a de Braca d'Alva (Douro Internacional). Haverá estudos fidedignos? VALERÁ A PENA? Mas prova que uns governos encerram linhas para, apssados alguns anos, outros as reabrirem à custa dos impostos dos contribuintes.

2006 = Comemorações dos 150 anos do CF em Portugal.

... OUTRO PAÍS TERIA USADO (e aproveitado) este MANANCIAL DE FACTOS HISTÓRICOS para divulgar as suas INCOMPARÁVEIS experiências e potencialidades no TURISMO, nos TRANSPORTES e nas RELAÇÕES internacionais. Mas em Portugal, em 2009, pensa-se à merceeiro (outra classe pouco empreendedora, que se deixou ultrapassar pelos gestores das grandes superfícies, SEM SE UNIREM - além do consórcio GRULA e poucos outros). Pensa-se mal, fazendo poucas contas, analisando pouco a evolução do mercado e as tendências de cada geração, tudo muito de vagar e sem ambições. Só com EXIGÊNCIAS E PROTESTOS MIL.

PORTANTO, NÃO SE QUEIXEM.

SE O TGV É VIÁVEL, SEJA EM 2013, 2017, ou 2020? QUE SE FAÇA UM PLANO VIÁVEL DE FINANCIAMENTO, CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO GRADUAL. COM PRIORIDADES programadas entre aeroportos (com obras em Beja, Lisboa, Faro, etc,), renovação da frota da TAP (Air Samba ou Low Cost?) e SATA, e transportes marítimos (quota portuguesa nos contentores?, termnais, plataformas logísticas e intermodais, participação nos CRUZEIROS), etc.

Nos CRUZEIROS, por exemplo, convém analisar a seguinte comparação do movimento de navios e passageiros,
entre os Portos de Lisboa e Barcelona:

BARCELONA 2007: movimentou = 2,880 milhões passageiros
Em 2008 movimentou = 3,237 milhões passageiros - Subida homóloga de 12,4% (num ano já difícil em que a Espanha esteve mergulhada na crise)

Tem sete terminais de cruzeiros e ferries para 14/20 navios Recebeu em 2008: 892 escalas/cruzeiros e 3,257 de ferries.

Em 2009 (entre Jan-Julho) recebeu 1,663 milhões de passageiros(equivalente a subida homóloga de 1,5% = na crise mais aguda)

LISBOA: 2007 total = 262 escalas de navios de cruzeiro. Em 2008 recebeu 313 (equivalente à subida de 19,4%)

Em 2009 (Jan-Agosto) recebeu 167 escalas (uma quebra homóloga de cerca de 10%, apesar das novas escalas semanais do cruzeiro espanhol "Pacific Dream" da Pulmantur, e do aumento das partidas/chegadas do paquete "Funchal" da CIC).

Lisboa movimenta cerca de 250 mil passageiros/ano entre embarcados (este ano entre Jan-Agosto foram apenas 30 mil), desembarcados e em trânsito, em comparação ultra-negativa com 1,162 milhões de passageiros movimentados em Barcelona (entre Jan-Julho).

Lisboa até teve, em Setembro 2009, um recorde de nove escalas de cruzeiros em "turn-around".

Mas os empresários que, na semana de 7 a 12 de Setembro, homenagearam com um jantar (de despedida) o Secretário de Estado do Turismo, que passa a deputado na próxima legislatura, como cabeça da lista do PS na Madeira, NÃO SE MOSTRAM MINIMAMENTE PREOCUPADOS com a posição subalterna do porto de LISBOA em relação e Barcelona ou até a Málaga. POIS nem gostam da concorrência dos RESORTS FLUTUANTES que visitam os portos portugueses. ACHAM QUE É CONCORRÊNCIA DISPENSÁVEL. NEM QUEREM ESTIMAR OU DUVULGAR as RECEITAS que mais um, dois ou três milhões de passageiros poderiam trazer à REGIÃO DE LISBOA.

ESTA É QUE É A VERDADE. Continua a CONDICIONAR-SE o desenvolvimento armónico das múltplas vertentes do TURISMO RECEPTIVO por causa da forte e doentia rivalidade entre os diversos protagonistas: Hoteleiros, Industriais do Turismo Residencial e do Alojamento Local, Organismos de Promoção Regional (antigas Regiões de Turismo) e local (antigas Juntas de Turismo), Operadores Turísticos Receptivos e Emissores, outros Agentes e Guias do Turismo Receptivo e do Turismo Emissor, e, por fim, Transportadores Rodoviários, Aéreos e Ferroviários - ESTES SÃO, afinal, DOS que MAIS BENEFICIAM com a actividade dos cruzeiros MAS TAMBÉM NÃO SE MOSTRAM MUITO preocupados sobre o desequilíbrio marítimo e portuário ibérico, talvez na esperança de outros negócios com lucros mais vultuosos e rápidos?

COMO PODERÁ ANALISAR, a economia lusa não avança porque nem os políticos, nem a comunicação social, ou os empresários e técnicos, QUEREM ACORDAR NUM PLANO PROFISSIONALIZADO de cooperação e intercâmbio para ELEVAR O TURISMO ao nível proposto pelo Prof. Ernâni Lopes, ainda esta semana, no programa DIGA LÁ EXCELÊNCIA.

AGORA, por favor, NÃO queiram que Portugal possa ter TUDO AO MESMO TEMPO!

MUITAS FAMÍLIAS E EMPRESAS foram assim à banca-rota, dando passos maiores que a sua capacidade física e financeira!

Saudações democráticas e turísticas

Humberto Ferreira

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Friday, September 18, 2009

 
ACORDO SECRETO OU ÀS CLARAS?
AFINAL, PS E BE JUNTOS NO PRÓXIMO GOVERNO
By Humberto Ferreira

Os candidatos tanto falaram que se descuidaram. Tantas marotices foram fazendo que algumas deram para o torto e vieram para a praça pública. Estou a referir-me aos cinco indivíduos que lideram os principais partidos concorrentes às próximas legislativas em 27 de Setembro.
Não entendem onde quero chegar? Não. Primeiro, não estou particularmente entusiasmado com qualquer deles. Segundo, parece-me que descobri o fundamento para o acordo secreto (às claras e nas barbas de todos nós), entre o PS e o BE.
Senão vejamos:
MFL foi intensamente acusada pela maioria dos jornalistas (até pela Clara), durante mais de uma semana. E os adversários não lhe pouparam os vocábulos mais ofensivos que se possam imaginar. Desde incompetência a falta de patriotismo. Simplesmente, por ter dito, no debate televisivo com JS, a propósito do "exagero" das cinco linhas ibéricas para o TGV - (proposta aprovada pelos governos de Barroso e Aznar em 2003, portanto noutra conjuntura económica e noutro cenário peninsular, completamente diverso) - que Portugal não é uma província de Espanha e que a prioridade dela, agora, é a defesa dos interesses dos portugueses, controlando o endividamento externo. AFINAL, dois objectivos absolutamente desejáveis, creio, por qualquer cidadão moderado.
Mas tanto de Portugal como de Espanha, caiu-lhe o Carmo e a Trindade em cima. Com reacções negativas, altamente críticas e imediatas, sobre a sua alegada falta de sensibilização para a cooperação ibero-europeista (esta não descobri, admito. Inventei para dar um tom mais cosmopolita ao caso)e sobre o seu "desconhecimento" total dos dossiers da agenda política (que ela própria escolheu), nomeadamente, sobre as obrigações tomadas por Portugal quanto aos fundos comunitários já negociados e aprovados para a polémica linha TGV-AVE Lisboa-Madrid.
Uma campanha anti-PSD orquestrada pelos jornalistas ao serviço do PS ou de outros interesses (por exemplo, de empresas à beira da falência),aparentemente, como contrapartida pela incómoda e descontrolada suspensão, pela administração espanhola da TVI, do Jornal Semanal da MMG às sextas-feiras. Um espinho atravessado na garganta de JS e de gente que PENSA QUE OS OUTROS SÃO CEGOS ou ESTÚPIDOS.
Pois bem, dois dias depois, FL - líder do "transvertido BE-suave - disse a JS, alto e bom som, na mesma série de debates, para todos os tele-espectadores verem e ouvirem, que a venda autorizada pelo Governo português, resultante da última tranche da privatização parcial da Galp, a um grupo económico nacional associado a capitais angolanos, foi uma VERGONHA. Tanto pela pechincha da transacção, muito abaixo da avaliação justa das acções da Galp, como pelo facto de não ter sido feito um esforço suplementar para a Galp Energia - sector estratégico nacional insubstituível na opinião do BE - voltar a ficar em mãos do Estado Português. Afirmação que levaria o Governo angolano e o grupo privado em questão, a reagirem negativamente. Mas cujos ecos se perderam algumas horas depois. JS ainda se defendeu que foi para afastar os italianos da ENI da cobiça demonstrada pelo controlo da Galp, mas tudo foi ignorado por comentadores e jornalistas preguiçosos.
O mesmo destino teve o certeiro "ataque" de JS à sanha nacionalizadora do BE, que se fosse governo, ou se vier a ter algum peso na próxima legislatura (tipo queijo limiano. Lembram-se?), se prepara para voltar a nacionalizar toda a economia lusa.
Lamento que NENHUM DOS ILUSTRES COMENTADORES POLÍTICOS da nossa praça, nem os chamados jornalistas de investigação, quisessem aprofundar estes dois casos escaldantes. E eles/elas não gostam de apanhar escaldões. Nem sequer no fim da época balnear.
PORTANTO, as arruadas, comícios, encontros e refeições programadas com aderentes a pagar ou de borla (conforme os recursos de tesouraria de cada um dos clubes em contenda) nesta campanha alegre, continuaram a ser alimentadas, pela TV, rádio e imprensa, pela polémica do TGV. Com o PS, BE e PCP a favor desse investimento megalómano e de duvidosa viabilidade, face à dinâmica da aviação e à aventura das auto-estradas; com o CDS hesitante e o PSD nitidamente contra.
MAS SEM QUALQUER DELES DAREM ARGUMENTOS CONCRETOS. PRÓ ou CONTRA!
JS continuou, diariamente, a chamar nomes à sua adversária do PSD (RETRÓGRADA, SALAZARISTA, PATRIOTA DE TRAZER POR CASA, falta de insensibilidade..., etc.).
Mas, pelo contrário, até se acalmou contra o programa do BE - a tal espécie de partido que quer nacionalizar TUDO e AINDA por cima quer eliminar os benefícios e deduções fiscais no IRS, desde os PPR (que já dão menos proveito que alguns depósitos a prazo) às despesas da saúde, educação e habitação.
JS também CONTINUOU A TEIMAR e a CLAMAR que MFL NÃO É CREDÍVEL, pois, enquanto Ministra das Finanças no governo de Barroso, aprovou o vultuoso investimento público do TGV peninsular em 2003, para, passados seis anos (em plena e profunda crise financeira e económica global - como ele diz às massas: a pior dos últimos 80 anos), ter o descaramento de vir dizer aos eleitores portugueses, que se ganhar as eleições, vai RENEGOCIAR com os concorrentes ao concurso público em curso, para a construção e exploração do troço Chelas-Poceirão (cujas propostas já foram recebidas) e, também, com o governo espanhol, sobre o adiamento da obra. Outra proposta razoável de alguém que sabe que quem não tem dinheiro não tem vícios! E certamente não se DEVE empenhar as três próximas gerações com empreendimentos de viabilidade duvidosa.
Quanto perdeu a RENFE nos 10 primeiros anos do AVE Madrid-Sevilha? Mas os espanhóis tiveram que pagar as obras e o défice. Sei que a linha Madrid-Barcelona está a ser um êxito, mas as outras também acho que as receitas não devem pagar a despesa, senão nos períodos das férias, pontes, Natal e Semana Santa. Mas a Espanha é um grande país e as ligações entre as várias autonomias é um factor estratégico de coesão territorial.
MAS, cuidado, a Espanha deixou de ter duas redes de passageiros nas ligações AVE, aproveitando, nalguns casos, a rede antiga (de bitola ibérica) para as mercadorias.
Entretanto, por cá, o cidadão comum abria a TV ou lia um jornal e a NOTÍCIA DO DIA ERA infalivelmente SOBRE MFL não acreditar mais no TGV e sobre JS jurar que Portugal ficaria isolado do Europa, tal como no tempo de Salazar!
Coitado do JS, tem andado a correr todas as capelas, que nem tem tido tempo para se actualizar sobre a problemática europeia dos transportes.
Pois bem, aqui vai mais uma achega:
PORTUGAL está muito bem ligado a toda a Europa por via aérea e por estradas. Estes são, aliás, os dois principais meios usados por passageiros e carregadores, para viajar, enviar e receber mercadorias, para e da Europa para Portugal.
Sucessivos governos têm esquecido (ou ignorado) as vias MARÍTIMA e FERROVIÁRIA, com nítido prejuízo do Ambiente e dos utentes.
Mas, apesar desta constatação, também nunca vi da parte deste sensacional Governo (na opinião de JS) a mais leve preocupação para DINAMIZAR os transportes marítimos e ferroviários, domésticos e internacionais.
Por exemplo, Lisboa continua a estar ligada directamente, por CF, a Paris pelo SUD-EXPRESS - numa parceria da CP-ServiRail com a WagonLit/SNCF, sendo até o percurso Hendaye-Paris por TGV regional.
A Companhia Wagonlit, com a qual a CP tem um acordo antigo, é uma companhia internacional de origem franco-belga (das que JS gosta particularmente), estando hoje integrada no grupo ACCOR.
E, por outro lado, Lisboa está ligada a Madrid, também diariamente, pelo LUSITÂNIA-EXPRESSO - Hotel-Comboio.
HÁ QUANTO TEMPO NÃO VEMOS UMA PROMOÇÃO EFICAZ DESTAS DUAS OPÇÕES?
E AGORA A PERGUNTA MILIONÁRIA: será que Portugal tem mercado, dimensão, posses e capacidade para sustentar dois sistemas de CF ibérico e europeu? EU ACHO QUE NÃO.
MAS TODOS FOGEM DESTA PERGUNTA A 300 Á HORA!
Se me disserem que vão substituir, a longo prazo, a rede de intercidades e comboios regionais por uma rede totalmente ALFA, partilhada nos períodos OFF do tráfego de passageiros,pelos combóios de mercadorias, como agora, tudo bem.
FICANDO a Península Ibérica, a longo prazo, com duas linhas TGV/AVE: Lisboa-Porto-Vigo e Lisboa-Elvas-Badajoz-Madrid. Quando vierem os lucros do petróleo da Galp no Brasil e na costa portuguesa, vá que não vá. Mas agora, tenham dó das novas gerações,NÃO.
O grande problema do isolamento ferroviário de Portugal tem sido o uso, desde sempre, da BITOLA IBÉRICA nos carris. Mas há quem pretenda outro investimento suplementar: não mexer nos carris, mas adquirir carruagens, vagões e locomotivas bi-bitola - já viram o alcance?
Em vez disso, terá que ser preciso programar a gradual substituição geral dos CF em Portugal, incluindo carris e rodados das locomotivas, carruagens,e vagões.
A nossa bitola é mais larga que a bitola europeia, aliás, também usada nos carris especiais do TGV/AVE (cujo material e fabrico é o monopólio de nove empresas: seis francesas, alemãs e inglesas, as outras são espanholas e italianas). ORA AQUI ESTÁ O ALTO SEGREDO DO NEGÓCIO!
E JS também se cala quanto ao outro problema grave: três gerações de portugueses vão ter que pagar juros, a dívida pública e o custo da exloração deficitária das linhas internacionais de TGV, com voos low-cost tão frequentes, confortáveis e rápidos. São perto de 5000 milhões de euros mais juros. AS NOVAS GERAÇÕES vão viver endividadas até à raiz dos seus cabelos brancos! Aliás, tal como eu vivi toda a minha vida! Mas repetir os erros do passado, por favor, não.
Mais um ponto: a rede europeia de TGV, de que JS tanto fala, não passa de um sonho ou falácia. Há alguns troços e redes mas só se pode falar do Eurostars e das suas alianças com a SNCF, DBA, etc. De resto a grande rede europeia continua a ser operada pela WagonLit.
CIDADÃOS abram os olhos e estudem. Vão à internet procurar. Leiam a imprensa. Hoje (sexta-feira) um semanário publica um artigo sobre estudos de viabilidade do TGV. A linha Lisboa-Porto pode ser viável. MAS DESDE que se desista do ALFA-PENDULAR - o qual tem um custo operacional bastante menor. PORTANTO, TAMBÉM DUVIDO DESTE ESTUDO. Cheira-me a altos interesses bancários e industriais.
OLHA O AVIÃO - Mas quando alguém quer (ou tem que) deslocar-se a Paris ou Madrid, no que pensa primeiro? NO AVIÃO. HÁ muitos VOOS LOW-COST por preços imbatíveis e outros FULL-COST mais caros. Oferta não falta. Os voos low-cost ATÉ concorrem com o preço dos AUTOCARRO DE TURISMO (antiga Alta Qualidade).
A AIR EUROPA - empresa aérea espanhola do grupo GLOBALIA (muito "admirado" pela TAP Portugal. na sua recente parceria Groundforce) - vai abrir agora a rota Lisboa-Madrid, com três voos diários, a partir de 33 euros ida e volta!
A TAP, a IBERIA e a VUELING vão sofrer esta concorrência. Mas os portugueses ficam bem servidos, pois haverá mais opções, SEM QUAISQUER INVESTIMENTOS PARA o nosso exausto ERÁRIO.
O resto dos passageiros (os que não possam ou não gostem de voar) podem continuar a usar as carreiras e excursões de AUTOCARROS DE TURISMO para PARIS, MADRID e muitos outros destinos europeus.
Quanto ao transporte de mercadorias - também assinalado por Sócrates, como outra fonte do presente isolamento dos nossos exportadores - pergunto-lhes: JÁ ALGUÉM VIU UM TGV ou AVE DE MERCADORIAS com CONTENTORES (unidades TEU)?
Eu não vi! E a que velocidade pode uma composição de carga, com 40/50 wagons carregados, fazer o percurso da linha TGV Lisboa-Madrid, sem interferir nos horários e troços livres paras as 18 composições diárias previstas?
Mas a CEREJA EM CIMA DESTE BOLO AMARGO DO TGV é a de que NÃO ESTÁ previsto o troço AVE Madrid-Paris. Portanto, o isolamento AVE tão badalado por Sócrates é um facto. De Madrid, os portugas amigos dos combóios, irão até Barcelona ou Lleida, nos Pirinéus, e depois procuram um terminal TGV no outro lado da fronteira, talvez em Hendaye ou Marselha, para, finalmente, chegarem a Paris - quantas horas depois e em que estado de espírito?
Mas até que isso possa acontecer, não será muito mais produtivo promover e melhorar o Sud-Express? E o Lusitânia Expresso - combóio-hotel?
Portanto, esta espécie de campanha eleitoral está encravada de equívocos e desvios de atenção dos temas mais BICUDOS para o PS e para JS.
Hoje, surgiu a bronca maior do ano (mais uma contra a PR): numa "cacha" do DN revela-se(seguramente por milagre, ou com o conluio de algum funcionário de ... Belém?) que foi o jornalista FL (ex-director do DN e assessor da PR para a CS) que "encomendou" ao diário do grupo Sonae a "estória" de "Belém estar sob escuta".
ORA TAL NUNCA FOI, JAMAIS (esta fica aqui muito bem), FEITO, PERMITIDO, PRATICADO, OU RECONHECIDO, no PORTUGAL DEMOCRÁTICO tal coisa - altos serviços do Estado sob escuta.
JS jura que em nenhum órgão do Estado esteja sob escuta a seu pedido. Mas esquece-se que já foram, anteriormente, descobertos elementos de escuta telefónica suspeitos em instalações sensíveis do Estado. Mas os resultado do inquérito ficaram na gaveta.
Possivelmente o sensor ENCONTRADO NO GABINETE DO PGR (ao tempo Cunha Rodrigues) FOI SEGURAMENTE UM BRINQUEDO, ALI COLOCADO distraidamente, POR ALGUM MIÚDO, NALGUMA VISITA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA (talvez quando MFL foi titular da EDUCAÇÂO), AO TEMPLO MAIOR DA NOSSA INVESTIGAÇÃO CONTRA O CRIME (cujas estatísticas do MAI e INE não se cansam de nos IMPINGIR que está a descer ...).
Entretanto, JS com a pele de animal feroz, apressou-se a acusar o director do PÚBLICO e a ilibar o SIS. Parece os treinadores de futebol a desculpar os jogadores quando jogam mal, tentando enganar os adeptos que pagam as quotas e os bilhetes!
Com efeito, JS veio dizer que o director do Público tinha uma imaginação fantasiosa e que não deveia acusar os Serviços Secretos desta cabala, sem ter provas. BRUXO. Como pode um simples cidadão ter provas (aceitáveis por um magistrado) contra os próprios serviços secretos?
Por outro lado, JS não acredita em acusações (pudera), prefere sempre defender os serviços e funcionários públicos contra os cidadãos comuns. Mas o camarada líder do PCP e da CDU deu-lhe logo a resposta e a SUGESTÃO certa: MANDE LÁ INVESTIGAR O SIS!
SE ESTÁ OU NÃO PARTIDARIZADO?
Com escândalos assim, está instalada a republica das bananas no Continente.
MAS, entretanto, DO ATAQUE DE FL A ANGOLA, sobre o negócio da Galp, NADA! ZERO! BICO CALADO!
Estão agora a ver o pano a abrir-se lentamente para a próxima cena pós 27 Set.? JS e FL encontram-se, talvez no Parque Mayer, restaurado da sua decadência boémia, e assinam, no Capitólio em ruínas, um acordo de coligação. A que preço?
Amendoins. FL exige a privatização geral da banca, seguros, energia, transportes, ambiente, urbanização, imobiliária, televisão, saúde, educação, economia e agricultura e, quem sabe, até do guarda-roupa e do calçado do PM! Voltar ao PREC em 2009.
Para sermos CORRIDOS DA U E, PELO JMB, e passarmos a ser a ALBANIA do Ocidente! Nesse caso o MP volta a Lisboa e deixa de ser tentado pelas mordomias de Bruxelas e Estugarda.
Eu emigro para os EUA e vou "esmiuçar" a política americana para aconselhar o Obama amigo a não entrar em esquemas destes com os opositores locais e mundiais, SENÃO também desaparece a Democracia americana e JS não pode vender mais Magalhães ao Chavez!
Post Scriptum - PP está enganado sobre Cavaco favorecer uma coligação pós-eleitoral PSD-CDS. NÃO É HOMEM PARA ISSO, AGORA PARA PEDIR UMA INVESTIGAÇÃO AO SIS, SIM! Resta saber é se os investigadores levam, depois, tanto tempo como nos casos recentes, em que alguns políticos são suspeitos MAS NEGAM SEMPRE? Só O Isaltino e o Avelino foram condenados.
Curiosamente, a JUSTIÇA é o único sector em que FL do BE nem mexe! VIVEMOS NUM PAÍS FAZ DE CONTA, mas com consultas e cirurgias de oftalmologia com longas listas de espera.

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Thursday, September 03, 2009

 
DE PELE DE CORDEIRO A LOBO BOM
A SAGA DE UM PRIMEIRO MINISTRO INCOMPREENDIDO

Por Humberto Ferreira


BOM DIA: ontem lá vimos na TV, à hora do jantar, mais uma vez o cordeiro PM, à entrada para um jantar de trabalho na Quinta das Lágrimas, em Coimbra (tinha que ser ...) a decretar em directo que não teve absolutamente nada a ver com a suspensão, pela soberana administração da TVI, do Jornal Nacional de Sexta-feira, a cargo da Manuela ... Moura Guedes. Olvidou o facto da TVI estar integrada num influente grupo editorial espanhol, em dificuldades financeiras mas com conhecidas ligações ao PSOE. Amendoins!
Eu até nem sou fã da MMG! Agora o guião desta novela foi mal comandado! Lá isso foi! A administração de um OCS pode dispensar a direcção de informação e nomear outra em substituição da que não tenha atingido (ou cumprido) os objectivos editoriais ou empresáriais fixados. Não pode, pela lei nacional, é interferir numa grelha vigente nem suspender um tele-jornal, um artigo ou uma reportagem como a Media Capital/Prisa fez ontem em Portugal!
O PM espalhou-se, mais uma vez, ao comprido! Falou demasiado e aos costumes disse nada!
Vista e digerida esta cena comovente até às lágrimas de crocodilo, ficamos a saber que a este PM é proibido mentir. Que é uma pessoa sã, franca, delicada, directa mas determinada em servir o ... partido. Até onde?
Pronto. Jamais se falará ou se pensará mal dele.
Juro que o ouvi com convicção afirmar que nunca ofendeu ou beliscou sequer o caracter ou as ideias dos seus adversários políticos nem dos jornalistas e comentadores que não se enquadram na sua cartilha pseudo-socialista.
Portanto, aos que o viram e ouviram, ainda recentemente, chamar FARISEUS aos seus mais directos opositores nesta campanha, apaguem isso já da memória, se não querem ir presos pela Asae - polícia criminal suspeita.
Tratou-se de qualquer manipulação grosseira de certa gente mal comportada da TV. Nada mais. Amendoins!
Já sabem, este PM não pode ser suspeito de qualquer irregularidade. É tudo mentira e inveja. Este PM é um santo, não mente, não ofende, não se exalta, não se enerva, e não trata ninguém mal - nem sequer os docentes das escolas públicas (filiados ou não na CGTP), os estudantes, ou os juízes, os magistrados, os militares, os farmacêuticos, os médicos, os enfermeiros, os investigadores judiciais, os polícias, os guardas da GNR, os notários, os funcionários públicos, os agricultores, os pescadores, os emigrantes, os camionistas, os taxistas, os automobilistas, os vendedores de combustíveis, os pequenos e médios comerciantes, os investigadores e bolseiros, os ambientalistas, os clérigos, os artistas e agentes culturais, os jornalistas processados por delito de opinião, os micro, pequenos e médios empresários, os artesãos, os pequenos investidores em certificados de poupança, os feirantes e vendedores ambulantes, e muito menos os ciganos que recebem subsídio de rendimento mínimo há 10 anos, os habitantes dos bairros da droga e da violência (ai Jesus!), ou os assaltantes e toda a espécie de deliquentes que cresce sem perspectiva de vida activa legal, por falta de colocações compatíveis e de escolaridade obrigatória. E depois, crescem na expectativa de que o crime compensa com governos de esquerda! Daí a integrarem bandos de malfeitores mais violentos, e as autoridades deixarem de ter mão neles, vão os passos que todos os dias constatamos nos jornais e na TV, pese pouco a fiabilidade das estatísticas do MAI.
Nem esqueço as mães alentejanas que passaram a ir a Badajoz parir, nem das parturientes que têm a boa-hora numa das suas (dele) estradas favoritas (num ambiente muito mais higiénico e tecnicamente seguro que as Maternidades que faziam menos de 500 partos anuais); nem dos doentes que continuam a ir às cinco da manhã para a fila ao ar livre, na esperança de uma consulta de urgência; ou dos doentes que morrem depois de anos na lista de espera das cirurgias; ou dos desempregados acima dos 40 anos que perdem todos os direitos após três anos de desespero com "ofertas" de trabalho artificiais, ou dos que nunca alcançam os rendimentos sociais, especiais e artificiais, para idosos, reformados com mini-pensões, desempregados de longa duração, jovens à procura do primeiro emprego, etc.
Mas afinal que problemas é que este PM resolveu em quatro anos e meio de sacrifícios impostos à CLASSE MÉDIA?
Já sei! Auxiliou bem os banqueiros na primeira dificuldade que encontraram por causa da grave crise tóxico.financeira global, que eles próprios criaram. E ajudou as grandes construtoras nacionais e espanholas nas obras públicas para levar ainda mais portugueses para a estrada, ao volante de novos carros importados. Ajudou alguns dos maiores empresários a ganhar negócios favoráveis. Ajudou a divulgaçao do Magalhães. Ajudou os generais. Ajudou o financiamento dos partidos. E ajudou (será verdade? Lá estou eu a duvidar de quem não devo duvidar. Amendoins!) o reduzido núcleo dos seus fiéis amigos juízes, médicos, artistas e jornalistas.
SE QUEREM MAIS DESTA RECEITA? Sirvam-se à vontade. EU NÃO QUERO!

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