BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, May 29, 2010

 
A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar "afro-americanos" aos seus concidadãos negros, com vista a acabar com as disputas raciais por via gramatical, esta moda tem sido um fartote pegado que também contagiou Portugal e os portugueses!
As "criadas" dos anos 70 passaram a ' empregadas domésticas ' e preparam-se agora para receber a merecida promoção de ' auxiliares de apoio doméstico ', que só peca por serem cada vez em menor número. O que há mais agora são as antigas "mulheres a dias" que são as actuais "técnicas de serviços domésticos".
CURIOSIDADES PROFISSIONAIS
(((É curioso lembrar que era costume dos diplomatas, militares, directores fabris, ou quadros administrativos das Colónias, levarem faqueiro de prata e "pessoal doméstico fardado" ... nos voos para o destino do seu novo posto colonial, normalmente bastante concorridos na despedida por parte de familiares, amigos, vizinhos e de gente à procura de uma "carta de chamada" ou nomeação oficial!)))
De igual modo, extinguiram-se nas escolas os "contínuos" que passaram todos a dinâmicos 'auxiliares da acção educativa'- os quais viraram, na relação oficial das profissões reconhecidas em 2009/2010, como 'assistentes operacionais'. Não lhes pagam como em Espanha ... mas dão-lhe titulos que lhes satisfazem, parcialmente, o ego e alguns sonhos!
Os promotores de medicamentos, representando os laboratórios farmacêuticos nacionais e estrangeiros, intitulam-se ainda, aliás, com alguma prosápia, "delegados de informação médica", mas não tardarão a ser contratados como 'gestores de conta dos produtos de saúde pública e privada'.
E pelo mesmo processo transmudaram-se os antigos "caixeiros-viajantes" em 'técnicos de vendas' e 'gestores de produtos e marcas'.
O aborto eufemizou-se em 'interrupção voluntária da gravidez'.
Os gangs étnicos ,ou bandos de bairro e "claques de clubes de futebol", são apenas 'grupos de jovens' oriundos de famílias desestruturadas ou desempregadas.
Os antigos e raros operários fizeram-se de repente 'colaboradores' ou 'funcionários' da fábrica ou da oficina (espécies de "unidades de produção industrial" em decadência)...
As fábricas , essas, vistas de dentro são 'unidades produtivas' e vistas da 'estranja' são 'centros de decisão nacionais', as quais importa manter mas que acabam quase sempre por se deslocalizarem para mercados de trabalho mais flexiveis e com menor carga burocrática!
Do mesmo modo, pouco se ouve hoje falar sobre "camponeses", "seareiros", "capatazes", "maiorais", "rendeiros", ou "lavradores",pois a maioria das terras de cultivo estão abandonadas e importamos grande e dispendiosa parte dos produtos agrícolas, lácteos e alimentares ... em especial da Europa ... de grandes países que nunca abandonaram a agricultura e que beneficiaram sempre os respectivos agricultores dos latos subsídios da Política Agrícola Comum, enquanto os proprietários portugueses (de segunda e terceira gerações) encaixaram as míseras mas apetecíveis contrapartidas, pelo abate de árvores e pelo pousio das sementeiras. Escrevia eu que, agora, ao pessoal que ainda trabalha no campo se chama "trabalhadores rurais" e aos quadros que supervisam as diversas fases dos ciclos produtivos são "técnicos de produção e qualidade agrícola". Também deixou de haver "agentes técnicos de engenharia agrícola" para haver várias especialidade de "engenheiros" do ... investimento rural.
Entretanto, as populações das aldeias e vilas rurais passaram a viver de reformas sociais antecipadas, do complemento de integração social, do rendimento mínimo e de outras benesses próprias de país rico e altamente produtivo. Pois claro!
Já quem viveu e trabalhou em meios urbanos, e que descontou toda a vida activa, para a Previdência (mais tarde Segurança) Social, estão agora, seriamente, ameaçados de lhes cortarem ainda mais no valor das pensões ... à conta de solidariedade social, por parte de quem já vive no limiar da decência europeia! Mas os titulares de duas ou mais pensões vitalicias milionárias e que ainda exercem, em alguns casos, altos cargos públicos principescamente remunerados, esses não são chamados à obrigação da solidariedade social para os pensionistas rurais e para os que nunca descontaram nem para a Previdência, nem para a Saúde, nem para a Segurança Social!
Houve países, em que na actual crise, os vencimentos e pensões mais alevados foram cortados num quinto, ou num décimo, exactamente para preencher essa falha social!
VIVER ACIMA DOS PROVEITOS E DO SABER
O analfabetismodesapareceu da costa portuguesa, cedendo o passo à 'iliteracia' galopante ... protagonizada por jovens que conseguem completar o 11º ou mesmo o 12º ano ano do ensino obrigatório ... já a partir de 2011.
Desapareceram dos comboios as carruagens de 1.ª, 2.ª e 3.ª classes , para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria e fundo de maneio(apesar das "empresas públicas de transportes colectivos e aéreos" serem, em conjunto com a RTP, as unidades do Sector Empresarial do Estado as que acumulam maior prejuízos - pois alguém pagará a dívida externa - esta é a conhecida "máxima" política do relativo ministro José Sócrates - a CP (companhia nossa) continua a cobrar preços distintos nas classes 'Conforto' e 'Turística', equivalentes, respectivamente, à antiga primeira e segunda classes (só os bancos de pau da terceira acabaram).
A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira ...» ; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra desta pungente melodia: «Tenho uma família monoparental ...». Até soa bem o novo verso desta cançoneta, se ela desejar fazer jus à modernidade impante.
Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes nas ruas criançasirrequietas e «terroristas»; para as definir diz-se, modernamente, que têm um 'comportamento disfuncional hiperactivo'
Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação'(((expressão que se manteve, como o elo de ligação entre os responsáveis escolares e os alunos mais problemáticos))), os brilhantes programas escolares pós-25 de Abril, extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão agora, quando muito definidas como 'crianças de desenvolvimento instável'.
Ainda há cegos, infelizmente. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado 'invisual'. (((Poucos reparam que o termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas, está visto, o 'politicamente correcto' marimba-se para as regras gramaticais... e outras questões tais!). Viva o faz de conta!
As senhoras da mais antiga profissão bíblica, as 'prostitutas' passaram a ser 'senhoras de alterne' ou 'trabalhadoras do sexo', e já estão sindicalizadas na Holanda e Reino Unido. Diz-se que o nosso PS. PCP e BE, sempre em defesa das profissões mais fragilizadas pela sociedade ingrata, estão já a tratar do reconhecimento sindical desta crescente classe trabalhadora, entre as quais muitas imigrantes estrangeiras, pois toda a nova quotização sindical é bem-vinda aos cofres dos sindicatos,das centrais sindicais e do Ministério das Finanças!
DISCURSAR AO TOM DO MARKETING POLÍTICO
Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes pseudo-cultas da nossa amarga bolsa de políticos frustrados, tanto ministros, como secretários e assessores desbocam-se em 'implementações', 'posturas pró-activas', 'políticas fracturantes' e outros barbarismos da actual linguagem alternativa.
E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico, sobrecarregados, a partir de 2011, com o notável Acordo Ortográfico Brasileiro. E depois falam do nosso atraso! Quando é que os ingleses e americanos vão elaborarm, aprovar e implementar o Acordo Ortográfico Global do Inglês?
(((Eu vou frequentar um curso intensivo, das Novas Oportunidades, para tentar continuar a poder escrever em Português de Lei, mas com esta idade não sei se conseguirei obter a média exigida aos alunos externos, para a passagem do respectivo diploma? Que, penso, me dará, depois, o devido acesso a um bónus na reforma! Uma vez que todos os cidadãos, que cumpram direitinho os obstáculos do "Jogo da Glória do PS", são recompensados com alguns incentivos e mordomias. Os outros? O melhor é emigrarem ou ... morrerem abandonados nas tertúlias, todas elas também já em processo de extinçao! "Tertúlia" agora passou a ser "secção do partido, ao nível do bairro ou da vila! Mas há senhas de presença e vocuhers para algumas cadeias de supermercados!
MINHA PÁTRIA É NA EUROPA
Pessoa bem nos lembrou que "a minha Pátria é a língua portuguesa" ... mas, afinal, apenas para que, 75 anos depois, José Sócrates, Iabel Pires de Lima e Gabriela Canavilhas, entre outros académicos autores da igualmente genial TLEBS (Terminalogia Linguistica para o Ensino Básico e Secundário), o viessem desmentir em ... Diário da República!Pobres dos meus bisnetos que vão ter que aprender esta trapalhada toda!
À moda antiga, estamos 'lixados' com este 'novo português' dos PALOP. Por isso, não admira que o pessoal sofra cada vez mais 'esgotamentos', AVC, e 'stress'.
Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz mas de forma 'politicamente correcta'. Mandam, assim, os máximos intelectuais contemporâneos!
UMA TAREFA CICLÓPICA
E falta ainda esclarecer que os tradicionais "anões" estão em vias de passar a "cidadãos verticalmente desfavorecidos"...
Os crescentes "idiotas" e "imbecis" passam a designar-se por "indivíduos com atitude não vinculativa"
Os negros passaram a ser 'pessoas de cor'.
O mongolismo passou a designar-se por criança ou pessoa portadora de 'síndroma do cromossoma 21'.
Os "gordos" e os "magrizelas" passaram a ser pessoas com 'disfunção alimentar' e os mais obesos encontram-se registados em longas listas de espera para intervenções de 'cirúrgia de banda gástrica', prestadas legalmente pelo SNS com sete a dez anos de atraso.
Os mentirosospassam a ser "pessoas com muita imaginação"
Os autores de 'desfalques' nas empresas ou no Estado, se são descobertos são agora "pessoas com grande visão empresarial mas que estão rodeados de invejosos". Pudera! Amanhã podem ser apanhados os autores desta curiosa legislação benevolente, que desmente outro mito da minha juventude: Em Portugal, pelos menos, o crime compensa! Isso era dantes ...
Assim, autarcas e políticos, poderão sempre afirmar "eu tenho impunidade judicial", valorizada por outra afirmação com um apelo ainda mais emocional "estou de consciência tranquila" e acrescentada , nos frequentes depoimentos televisivos: "e estou confiante na Justiça do meu País!"
O conceito de corrupção organizadafoi substituído pela simples palavra "sistema". Também aplicável no futebol, nos concursos públicos, no preenchimento de vagas na função pública e nas empresas públicas, etc.
Difícil, dramático, desastroso, congestionado, problemático, etc., passaram a ser adjectivos expressos numa expressão única, politicamente correcta: complicado'
Estou certo que Luís de Camões, Alexandre Herculano, Fernando Pessoa e Aquilino Ribeiro, entre outros vultos defensores da língua portuguesa, encaram, lá onde estiverem, estas mudanças com a sua experiente e infinita paciência de portugueses ... também pouco bafejados pela sorte nos seus tempos. Tudo isto é triste, tudo isto é fado!
Mas Sócrates continua alegre e sorridente, na sua viagem intercontinental, a conferenciar com históricos vultos contemporâneos da América Latina, comprovando que com tais sinais de amizade e apoio, tem o seu futuro político garantido ao mais alto nível. Para ele: tudo o que luz é oiro!

Labels:


Friday, May 28, 2010

 
Portugal e Grécia

por Eça em 1872


FADO OU FATALIDADE CENTENÁRIA: Eça SOBRE Portugal e a Grécia... 1872


"Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza,
mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo
abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros
estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela
sua decadência progressiva, poderá... vir a ser riscado do mapa da
Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal".

Eça de Queirós, 1872, in "As Farpas"

Labels:


Thursday, May 27, 2010

 
Corrida à Excelência ... a uma certa distância ...
Parte I - Lisboa em oitavo lugar no ‘ranking’ da ICCA

AmbiturOnline . 18Maio2010 - Lisboa subiu dois lugares no top 10 mundial das cidades mais solicitadas para acolher congressos associativos internacionais em 2009, alcançando o oitavo lugar, com base em dados divulgados pela ICCA – International Congress & Convention Association.
As cidades concorrentes como Madrid, Londres, Bruxelas e Roma ficaram fora desta lista.
Lisboa surge na lista a par da cidade de Amsterdão, que acolheu, também, 98 congressos, sendo que os “dez mais” encerram com a capital da China: Pequim.
Viena encabeça a lista, com 160 eventos, seguida por Barcelona (135), Paris (131), Berlim (129), Singapura (119), Copenhaga (103) e Estocolmo (102).

O Turismo de Negócios (Meeting Industry) é o segundo produto turístico mais importante para Lisboa, cabendo-lhe, este ano, um montante de 1,076.5 milhões de euros, ou seja 29 por cento do orçamento do Turismo de Lisboa, antecedido apenas pelo City Breaks.
TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS

Top10 Meeting World Destinations: USA holds on Number 1 for 7 consecutive years
Portugal 17th and Lisbon 8th place ex aequo with Amsterdam


By eTN Staff Writer | May 19, 2010
This year, the ICCA Data researchers have identified 8,294 events which took place in 2009, 800 events more than were identified last year. Partly this reflects the strength of the association meetings market despite the economic downturn; partly it is thanks to a record number of ICCA members sending us their calendar information to help identify new events.

As has been the case since 2004, the US and Germany are the number one and two countries respectively measured by the number of international meetings organized in 2009. The US is widening its gap with Germany with 32 events, compared to the 2008 figures. Spain remains third. Italy jumps from 6th to 4th place with an increase of 54 events compared to 2008, and the United Kingdom remains 5th. China-PR and Austria (which shares 10th place with The Netherlands) are newcomers in the top 10.

For the fifth year in a row, Vienna is the most popular city with an increase of 21 meetings over 2008. Barcelona jumped from 3rd to 2nd place, and Paris, who shared 1st place with Vienna last year, is now 3rd. The only newcomer in the top 20 is Madrid, at 13th place.

The ICCA rankings cover meetings organized by international associations, which take place on a regular basis and which rotate between a minimum of three countries. The data represents a "snapshot" of qualifying events in the ICCA Association Database as sampled on May 11, 2010. ICCA's Association Database is designed as a sales and marketing resource for its members to target future international association meetings, which is why it does not include one-off events or those which do not move between locations.

Top 10 Countries 2009:
1 – US: 595 international events
2 – Germany: 458
3 – Spain: 360
4 – Italy: 350
5 – UK: 345
6 – France: 341
7 – Brazil: 293
8 – Japan: 257
9 – China PR: 245
10 – Austria & Netherlands: 236 each

...

17 - Portugal 168 events



Top 5 Cities 2009:

1 - Vienna (with 168 events, for the fifth consecuive year)

2 - Barcelona (135 events)

3 - Paris (131 events)

4 - Berlin (129 events)

5 - Singapore (119 events)

...

8 - Lisbon & Amsterdam (with 98 events each - in Portugal 70 ICCA events were held outside of Lisbon)

13 - Madrid & Budapest (with 87 events each)



Source: iccaworld.com

ICCA publishes country and city rankings 2009
U.S.A. and Vienna still most popular association meeting destinations

The ICCA rankings cover meetings organised by international associations which take place on a regular basis and which rotate between a minimum of three countries. The data represents a "snapshot" of qualifying events in the ICCA Association Database as sampled on 11 May 2010. ICCA's Association Database is designed as a sales and marketing resource for its members to target future international association meetings, which is why it does not include one-off events or those which do not move between locations.

This year (2009) the ICCA Data researchers have identified 8,294 events which took place in 2009, 800 events more than were identified last year. Partly this reflects the strength of the association meetings market despite the economic downturn; partly it is thanks to a record number of ICCA members sending us their calendar information to help identify new events.


Part II - World Travel Awards European Nominees Unveiled
May 18, 2010 eTN.com

Forimmediaterelease.net - London, 18 May 2010- Race to be the Best
The World Travel Awards Europe Gala Ceremony is taking place in October - but the fight is just beginning to make it on to the coveted winners’ platform.

Described as the ultimate achievement for any European company, more than 1,000 travel brands are competing to be the best. Voting has opened and nominees are now campaigning hard with agents and industry executives to win support.

Regional winners will go forward to compete in the World Travel Awards 2010 Grand Final in London, when they will be up against some of the finest travel operators in the world, consistently demonstrating excellence in every aspect of their business.

World Travel Awards, now in its 17th year, is a major driver of supreme quality standards within the global travel and tourism industry, encouraging excellence in everything from product innovation, creativity and staff training to customer service and overall performance

The European nominees are among 5,000 nominated companies, spread across more than 1,000 categories, including airlines, cruise companies, destinations, resorts and hotels in over 160 countries.
Graham E. Cooke, Founder and President, World Travel Awards, said: “We have been overwhelmed with the tremendous response to self nominations this year, which have grown a phenomenal 50 per cent on 2009."

Europe in particular is always highly contested. After a rigorous selection procedure, successful nominees must now continue to demonstrate what exactly it is that sets them apart from the rest.
“Nominees will now focus on a hard-fought campaign, canvassing industry professionals for their support. Success at World Travel Awards is proven to bring considerable honours, prestige and significant commercial benefits so let battle commence!!”

Europcar, Adam&Eve Hotels, Carlson Wagonlit Travel and Virgin Atlantic Airways were amongst companies who triumphed during the World Travel Awards European regional ceremony last year.
In the Europe categories, Lufthansa won the award for Europe’s Leading Airline and Marriott Hotels Resorts&Suites took the coveted title of Europe’s Leading Hotel Brand.
Meanwhile Europe’s Leading Destination went to Lisbon, Portugal. Carlson Wagonlit Travel was also successful, presented with Europe’s Leading Travel Management Company while Viajes Iberia won the title of Europe’s Leading Travel Agency.(((D-Viagem in Portugal))).
Virgin Atlantic Airways won Europe’s Leading Marketing Campaign for their ’25 Years Still Red Hot’ campaign.
A number of national category awards were also presented throughout the evening.

Winners of this years Europe Ceremony will be announced at the the Rixos Premium Belek, located in Antalya, Turkey – the pearl of the Mediterranean on Friday 1 October.
The exclusive-all Inclusive luxury beach resort guarantees the very highest standards and has resulted in the resort being nominated for Europe's Leading Resort, Turkey's Leading Beach Resort and Leading Hotel in this year’s World Travel Awards.
To vote online log on to: www.worldtravelawards.com/vote
-ends-
Click here for the complete list of World Travel Awards 2010 European nominees
Click here for the World Travel Awards Logo

Notes to Editors:
About World Travel Awards
The World Travel Awards was launched in 1993 to acknowledge and recognise excellence in the world's travel and tourism industry.

Now celebrating its 17th Anniversary, the awards is regarded as the very highest achievement that a travel product could ever hope to receive.

Votes are cast by 183,000 travel professionals which include travel agencies, tour and transport companies and tourism organizations in over 160 countries across the globe.
Votes are cast globally by fellow industry professionals in over 1,000 different categories.
Attended by senior executives from major travel companies, operators and destinations, WTA events are universally respected as providing established, top level networking opportunities, regionally and globally.

The World Travel Award’s official list of worldwide media partners includes: BBC World News, eTurboNews, Breaking Travel News, CNBC Arabiya, Khaleej Times, Trav Talk, Trade Arabia, TTN, L'Agenzia di Viaggi, Travel Daily News International, Focus on Travel News, New Focus Travel Magazine, Tourism Review, JAX FAX, Travel&Leisure, Travel&Leisure Golf, Xenios&Xenios World.

Labels:


Tuesday, May 25, 2010

 
TAP ELEITA TERCEIRA MELHOR COMPANHIA DO SUL DA EUROPA

Humberto Ferreira

... GOSTARIA BEM DE AFIRMAR, COM MAIOR CONVICÇÃO: nada mau ... para quem faz 65 anos (1945-2010)! Não para quem se contenta com terceiros lugares subregionais!
Trata-se, sim, de uma lista impressionante de companhias aéreas que conseguem, de uma forma ou outra, sensibilizar quase 18 milhões de passageiros durante um alargado período de 10 meses. E se mais não for serve para confirmamos como Portugal e os operadores do Turismo de Portugal são ainda pouco importantes na selecção de destinos de férias e negócios, entre as transportadoras aéreas mais apreciadas e premiadas, mesmo quando comparadas com as da Turquia ou da Grécia!

TRANSCRIÇÃO da NOTICIA
Asiana escolhida a melhor do ano
TAP eleita nos prémios SkyTrax 3ª melhor companhia da Europa do Sul

Presstur 24-05-2010 (02h42)- A TAP é a terceira melhor companhia da Europa do Sul nos prémios SkyTrax, considerados no sector como os Óscares da Aviação e que este ano foram atribuídos de acordo com as escolhas de mais de 17,9 milhões de passageiros de cem países, num processo de avaliação que estendeu entre Julho de 2009 e Maio de 2010.
A sul coreana Asiana Airlines foi a grande vencedora da selecção, eleita a companhia aérea do ano, cotando-se à frente da Singapore Airlines, da Qatar Airways, da Cathay Pacific e da Air New Zeland.
Depois vieram a Etihad Airways, a Qantas, a Emirates, a Thai Airways e a Malaysia Airlines.
A Lufthansa foi escolhida a melhor companhia aérea da Europa, seguindo-se a Swiss, também do grupo Lufthansa, e a Turkish, que foi a vencedora na categoria Europa do Sul.

(((1º COMENTÁRIO HF - POR ISSO, OS TURISTAS ALEMÃES E INGLESES ESCOLHERAM EM 2008 E 2009A TURQUIA COMO O SEU DESTINO PREFERIDO PARA FÉRIAS, PAUSAS E FINS DE SEMANA! Uma posição que bem poderia ser ocupada por Portugal e Espanha numa estratégia bem pensada!
ORA TOMA! E O QUE FAZEM OS PORTUGUESES PARA COMBATER ESTA CONCORRÊNCIA?
APOSTAM NA ALTA QUALIDADE E NOS MOINHOS DE VENTO! BEM FEITO! Costumamos dizer bem feito, quando alguém comete erros repetidos, depois de muito avisados!
DE FACTO, EM PORTUGAL, sempre mas em especial nesta crise, PRECISAMOS DE TODO O TIPO DE TURISTAS, DE ALTO, MÉDIO E BAIXO PODER DE COMPRA. POIS os diferentes segmentos PODEM COHABITAR PERFEITAMENTE EM UNIDADES HOTELEIRAS E DE TURISMO RESIDENCIAL OU LOCAL, BEM DIFERENCIADAS E SINALIZADAS, E PODEM USAR VOOS (E ATÉ NAVIOS DE CRUZEIRO), HOTÉIS, RESORTS E INCOMING OPERATORS,DO NÍVEL CORRESPONDENTE e adequado AO SEU ESTATUTO.
CREIO, QUE NESTA FASE CRÍTICA DA CRISE, NEM PODEMOS TÃO-POUCO DESPERDIÇAR TURISMO SOCIAL E TURISMO JOVEM, PARA O QUE TAMBÉM DISPOMOS DE ESTRUTURAS, PARQUES DE ALOJAMENTOS, ANIMAÇÃO E PASSATEMPOS ADEQUADOS!
MAS NÃO PODEMOS MAIS PRESCINDIR DE ATRAIR A CLASSE MÉDIA DA EUROPA DO NORTE E DO CENTRO! SÃO OS TURISTAS QUE REPRESENTAM, COMO DIZEM OS INGLESES, O NOSSO PÃO COM MANTEIGA! SÃO OS QUE PASSAM MAIS DIAS DE FÉRIAS AO LONGO DO ANO ... EM PROGRAMAS BEM ADAPTADOS AO MODELO DO NOSSO PARQUE HOTELEIRO E COMPLEMENTAR!
QUEM NÃO ADMITE ESTA VERDADE, TEIMANDO NO UPGRADE DO NOSSO GRUPO-ALVO DE TURISTAS, E QUERENDO CONCENTRAR EXCLUSIVAMENTE A PROMOÇÃO NA "ALTA QUALIDADE MENOS", ESTÁ ENGANADO!POIS HÁ OUTROS DESTINOS QUE CAPTAM ESSE NICHO DO MARCADO, desde a CÔTE D'AZUR, as RIVIERAS ITALIANAS, as estâncias de neve da SUÍÇA, ÁUSTRIA E ITÁLIA, e os resorts nas CARAÍBAS E MÉDIO ORIENTE. Em Portugal e até em Espanha o Turismo de Luxo (6 estrelas) não passa de uma franja do mercado, que importa incentivar mas não ampliar à expressão central.
O QUE NÃO ESTÁ CERTO É PERMITIR O LICENCIAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DE CINCO ESTRELAS EM ZONAS QUE NÃO CORRESPONDAM AO PADRÃO DE LUXO, EXIGIDO POR ESSE SEGMENTO!
SOB PENA DE AMANHÃ FICARMOS, TAMBÉM, SOB SUSPEITA DOS OPERADORES MUNDIAIS DESTE SEGMENTO, de que queremos vender gato por lebre!
Aqui fica mais este aviso. - HF)))

CONTINUAÇÃO DO TEXTO DA NOTÍCIA:
Depois da Turkish e à frente da TAP, na segunda posição do Prémio SkyTrax da Europa do Sul, que inclui, além de Portugal e Turquia, (((OS NOSSOS ETERNOS CONCORRENTES, ALGUNS DOS QUAIS BASTANTE FORTES))) COMO A ... Espanha e Itália, a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Montenegro, Republica da Macedónia, Sérvia, Chipre, Malta, Roménia e Eslovénia, ficou a Aegean Airlines.

(((2º COMENTÁRIO DE HF - A GRÉCIA É OUTRO TRADICIONAL CONCORRENTE DO TURISMO PORTUGAL!!! E ESTA É A SEGUNDA COMPANHIA AÉREA GREGA ... PAÍS QUE ESTÁ À FRENTE DE PORTUGAL NA CRISE DE LIQUIDEZ ... MAS QUE, SE CONTROLAR AS MANIFs E DISTÚRBIOS, PODERÁ CONSEGUIR ATRAIR, ESTE ANO, MAIOR NÚMERO DE INGLESES E ALEMÃES. ENQUANTO NÓS, VAMOS SONHANDO COM TURISTAS DE MAIS ALTA QUALIDADE ... MAS COM BASE NA OFERTA ALARGADA DE VOOS LOW-COST PARA FARO, LISBOA, FUNCHAL, PORTO, ... sejam nas transportadoras low-cost de raíz, AS QUAIS AINDA AGORA CAUSARAM IMENSOS PROBLEMAS DE FALTA DE DEVIDA ASSISTÊNCIA AOS PASSAGEIROS RETIDOS PELA NÚVEM DE CINZAS ISLANDESA, sejam das antigas companhias de bandeira, hoje, praticamente, "downgraded"! CONFORME FICA COMPROVADO PELOS PRÉMIOS SKYTRAX NÃO ATRIBUÍDOS às companhias lusas, com excepção da TAP! Mas entre os nossos destinos concorrentes no Turismo, houve três que se destacaram a SWISS, a TURKISH e a AEGEAN! E mais um aviso: COMPANHIA QUE NÃO TENHA OBTIDO, nesta chuva de prémios, pelo menos DOIS troféus SKYTRAX fica mal classificada!)))

CONTINUAÇÃO DO TEXTO DA NOTÍCIA:
A Finnair foi eleita a melhor companhia da Europa do Norte, à frente da Norwegian e da SAS.
Na Europa do Norte Lufthansa e Swiss lideraram o ranking e a British Airways cotou-se na terceira posição.
Na América do Norte, a Air Canadá ficou na primeira posição, à frente da Continental Airlines e da Delta Airlines; na América do Sul os prémios foram para LanChile Airlines, a brasileira TAM e a Avianca; e na América Central e Caraíbas as vencedoras foram TACA Airlines, Copa Airlines e Caribbean Airlines.
A South African Airlines foi eleita a melhor companhia de África, à frente da Kenya Airways e da Air Mauritius.
As outras eleitas, por regiões, foram Asiana, Singapore e Cathay na Ásia; Air New Zeland, Qantas e V Australia na região Austrália/Pacífico; Hainan Airlines, China Southern Airlines e Air China na China, Singapore, Thai e Malaysia no Sudeste Asiático; Kingfisher Airlines, Jet Airways e Srilankan Airlines na Ásia Central e Índia; e Qatar Airways, Etihad e Emirates no Médio Oriente.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu quinta-feira em Hamburgo.

POR CATEGORIAS
Além dos prémios por regiões foram também entregues prémios por categorias, designadamente melhor companhia regional (Dragonair, Silkair e Bangkok Airways), melhor low cost (AirAsia, Air Berlin e Virgin Blue), melhor evolução positiva (Garuda Indonesia, Hainan Airlines e Oman Air), melhor companhia leisure (três europeias: Thomson Airways, TUIfly e Monarch Airlines), melhor companhia em voos transatlânticos (mais três europeias: Virgin Atlantic, British Airways e Lufthansa) e melhor companhia em voos sobre o Pacífico (Cathay Pacific, Singapore Airlines e Asiana Airlines).
A aliança oneworld, liderada por British Airways, Iberia e American Airlines, foi eleita a melhor aliança de companhias aéreas, à frente da Star Alliance, liderada por Lufthansa e United e da qual é membro a TAP (((COM HONOR!))), e da SkyTeam, liderada por Air France e Delta.
(((3º COMENTÁRIO HF: ATENÇÃO, AQUI NÃO FORAM AS COMPANHIAS AS NOMEADAS, MAS SIM AS ALIANÇAS!)))

MELHOR SERVIÇO E ENTRETENIMENTO
Além destas categorias os prémios também distinguiram a melhor companhia em entretenimento a bordo (Emirates, Singapore Airlines e Virgin Atlantic ... COMPANHIAS QUE OPERAM O AIRBUS A380))), melhor tripulação de cabina INFLIGHT SERVICE(Singapore Airlines, Malaysia Airlines e Asiana Airlines) e melhores serviços de aeroporto (Thai Airways, Asiana e ANA do Japão).
Nos prémios de excelência de serviço, a Swiss foi a nº1 na Europa, à frente da Austrian, ambas do grupo Lufthansa, e da Aegean Airlines, companhia grega que está a concluir o processo de integração na Star Alliance.
Estes prémios destinam-se a distinguir as companhias que têm pessoal que vão “acima e além” em serviço aos passageiros, tanto a bordo como nos aeroportos.
As outras companhias distinguidas nesta categoria de prémios foram South African Airways, Kenya Airways e Air Mauritius, na região África; Malaysia Airlines, Asiana Airlines e Singapore Airlines, na Ásia; Air New Zeland, Qantas e V Australia, na região Austrália/Pacífico; Hainan Airlines, China Southern e China Eastern, na China; Kingfisher, Jet Airways e Srilankan Airlines, na região Ásia Central e Índia; Qatar Airways, Wataniya Airways e Ethiad, no Médio Oriente; Westjet, Virgin America e Alska Airlines, na América do Norte; Taca Airlines, Sopa Airlines e Caribbean Airlines, na região América Central e Caraíbas; e Lan Airlines, Avianca e Pluna, na América do Sul.

MELHORES SALÕES, CATERING E POLTRONAS
Além destes prémios regionais, os SkyTrax também apresentaram os vencedores por classes a bordo, lounges, catering e poltronas.
A Ethiad, a Singapore e a Qantas foram as vencedores para a melhor primeira classe, Qatar Airways, Singapore e Ethiad ganharam na catergora melhor classe executiva/business, Qantas, Air New Zeland e Ana do Japão, ganharam em melhor classe económica e Malaysia, Qatar e Singapore venceram na eleição da melhor classe turística.
Nos salões (lounges), as vencedoras foram Thai, Qantas e Qatar; no segmento primeira classe,... e Virgin Atlantic, British Airways e Qatar, no segmento executiva (business).
Os prémios de catering foram, na primeira classe, para Ethiad, Cathay e Singapore, na classe business, para Qatar, Austrian e Singapore, e na classe económica as premiadas foram a Turkish Airlines, a Ethiad e Qatar.
As poltronas de primeira classe da Ethiad foram as eleitas nesta categoria, à frente de Singapore e Emirates, na classe business as escolhidas foram as da Singapore, da Kingfisher e da Qatar, na classe W as vencedoras foram Qantas, Eva Air e ANA, e na classe Y venceram a Kingfisher, a Asiana e a Qatar.

CONCLUSÃO FINAL = HF
AS COMPANHIAS EUROPEIAS ESTÃO A PERDER PONTOS EM MUITAS FRENTES, face á concorrência asiática e até africana, TANTO NO QUE RESPEITA AO PADRÃO DO SERVIÇO a bordo, nas várias classes comuns, e em terra, como nos EQUIPAMENTOS AVANÇADOS, EM CONFORTO E ENTRETENIMENTO.
OUTRAS GRANDES DERROTADAS FORAM OS GRUPOS E EMPRESAS AMERICANAS, MAS A EXPLICAÇÃO É FÁCIL: A SKYTRAX É UMA INICIATIVA EUROPEIA COM INFLUÊNCIA NAS SUBREGIÕES DO MÉDIO ORIENTE, ÍNDIA, ÍNDICO-ÁSIA, AUSTRÁLIA E PACIFICO.
DE RESTO, A ÚNICA outra MENÇÃO AMERICANA DESTA EDIÇÃO DOS PRÉMIOS SKYTRAX, É SOBRE A REGIÃO AMÉRICA DO NORTE, ONDE FOI DISTINGUIDA A AIR CANADA, seguida pela Continental e Delta!
MAS A TAP TAMBÉM não fica MUITO BEM COLOCADA NESTA LISTA ... POIS NEM CONSEGUIU OBTER UM PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO ... NO SERVIÇO, PESSOAL e EQUIPAMENTO DE BORDO!
Por outro lado, os PRÉMIOS SKYTRAX estão a banalizar o que distingue algumas transportadoras aéreas do crescimento de marcas e do nivelamento por baixo do padrão de serviço prestado aos passageiros. A aviação deixou de se esmerar no objectivo de satisfazer os clientes, para prestar um serviço na maior parte dos casos sem diferença das transportadoras terrestres e fluviais suburbanas. Os PRÉMIOS SKYTRAX teriam maior projecção se fossem para distinguir apenas as melhores transportadoras na Europa, na América do Norte, Central e do Sul, no Médio Oriente, na Ásia, no Pacífico-Austrália, e em África. Ponto final! Mas muito acho bem os prémios conferidos às diferentes classes, equipamentos e atendimentos.
APENAS UM TERCEIRO LUGAR para a TAP sabe a pouco ... especialmente por cobrir apenas a aviação na EUROPA DO SUL ... a tal parte da EUROPA que se endivida em excesso, que não cumpre as normas do EURO, e que está na mira da Banca Mundial e dos Fundos de Investimento e de Pensões que compram dívidas soberanas, assim como das agências de rating. A Europa que, em 2010, não se livra do rótulo do risco de default. QUEM NÃO QUER SER LOBO!

Labels:


Thursday, May 20, 2010

 
SOCRATES FAZ DE CONTA QUE PRESTA CONTAS AOS PORTUGUESES
Passagens mais importantes da entrevista do Zé Cassette ao Canal de Chelas

Um sonho mau 50/50 de Humberto Ferreira

Cenário: discreto em tons de azul solene no estúdio grande do Canal Chelas. Grande expectativa entre os associados e adeptos, de Norte a Sul e da Raia para o Ocidente.
Programa do Departamento de Serviço Público, que durou mais de uma hora, que, aliás foi mal gerida pelos três intervenientes. Pois DISSERAM NADA sobre o cerne da crise que atravessamos: a urgente subida de Portugal nos rankings mundiais da PRODUTIVIDADE, da LIBERDADE DE IMPRENSA, da BUROCRACIA, da ACELERAÇÃO DA JUSTIÇA, da EDUCAÇÃO APLICADA, do EMPREGO SUSTENTÁVEL, e dos SECTORES PRODUTIVOS PRIORITÁRIOS SEM OS QUAIS NÃO HÁ IMPOSTOS NEM SACRIFICÍOS QUE VALHAM A PENA!

Resumo das intervenções:
1ª pergunta: Em recente debate na assembleia do Clube Operário de São Bento, porque respondeu o Senhor com demasiada ironia a uma sócia ... que não iria aumentar as quotas?
1ª resposta: Eu só aumentei as quotas porque o campeonato europeu mudou redicalmente de uma semana para a outra. Por isso, sei que a resposta aos adversários do euro, para ter efeito prático, teria que ser dada através do conjunto da liga europeia. Convoquei, assim, com urgência, uma reunião histórica com todos os dirigentes europeus. E os meus colegas da SAD Europa, concordaram comigo e com as minhas propostas, para salvar a Europa das grandes competições. Para salvar a moeda única. Para salvar cada clube inscrito nas grandes competições. E para salvar o nosso glorioso clube. Para atingir esse fim, foi preciso implementar medidas duras. Mas para todos sem excepção. Repito medidas muito justas. Pois cada um de nós vai ter que pagar mais para ser europeu de gema. Sócios ricos, sócios remediados, ou sócios ainda mais pobres do que nós. Por exemplo, os irlandeses têm uma dívida externa superior à nossa e já foram catalogados nos PIIGS (uma nova marca de frango frito, made in Portugal, a lançar nas grandes superfícies). Outra vitória para nós! Agora já não somos "porcos" ... mas "Fried Chicken - PIIGS!" Com ii duplo. A Espanha reganhou o E em vez do S. E o P até fica de fora! E, deixe-me dizer uma coisa muito importante aos sócios: a nossa nova tabela de quotas é a mais justa de todas. Há um milhão de sócios que não vão ser abrangidos pelo aumento. E nem sequer precisei de aceitar a proposta dos nossos adversários para aumentar o IVA para 22%. Fiquei nos 21%. Tambem aumentei a taxa mínima dos bens essenciais de 5% para 6%, pois a maioria dos clubes da liga europeia já paga mais e ... não podemos ficar tão atrasados! Sempre cumprimos as nossas obrigações!

2ª pergunta: Mas os portugueses são os que têm os salários mais baixos da liga. Com estas medidas a nossa economia não pode crescer. Muitas empresas não vão sequer poder pagar o salário mínimo! E os nossos remediados consócios não vão poder comprar tanto pão, leite, batatas ou arroz, por serem mais caros?
2ª resposta: Eu não aceitei as propostas dos meus adversários por serem injustas. Pronto! Tive o cuidado de distribuir iguais sacrificios por todos. E fui eu que alertei os meus colegas dirigentes da liga europeia. Eu sei que tinhamos que dar um resposta conjunta aos especuladores da moeda única. Sensibilizei todos para a defesa do projecto europeu, da moeda única, e de cada um dos clubes inscritos nas grandes competições agora abertas, igualmente, ao nosso glorioso clube!Os sócios vão entender isto!

3ª pergunta: Mas recusa suspender as elevadas despesas com o grandioso programa de obras? Para que quer mais estádios, estradas, aeroportos e transportes? Se já temos a maior taxa de auto-estradas por quilómetro quadrado na liga europeia e a menor taxa de tráfego em auto-estradas?
3ª resposta: Eu sei que a resposta aos adversários do euro teria que ser em conjunto, para ter qualquer efeito. Judite, deixe-me dizer isto aos sócios, que é muito importante: eu quero defender o projecto da liga europeia, a moeda única, os clubes inscritos nestas grandes competições internacionais, e o nosso glorioso clube. Portanto, a nossa ligação à Europa é fundamental. Veja Castela, que tem a maior rede europeia AVE (Alta Velocidade) e que, antes desta maldita crise colectiva, era o reino europeu com taxas de crescimento regional mais avançadas, graças à facilidade de deslocação dos adeptos a qualquer encontro marcado nas suas regiões autónomas.
4ª pergunta: Sabe qual é o prejuízo acumulado da rede AVE em Castela? Creio que uma das causas do desequilibrio dos nossos vizinhos atletas, são as dívidas resultantes da exploração deficitária das linhas AVE! E sabe que ainda não ligam Castela nem a Paris nem a Marselha, mas que têm em curso a reconversão da bitola ferroviária da rede convencional à bitola europeia. A única linha AVE viável é a Madrid-Barcelona. E nós ficaremos depois isolados do resto da liga europeia, senão copiarmos os castelhanos e reconvertermos a nossa rede convencional para a bitola europeia? Ou caso o AVE luso, fique tantos anos à espera como a auto-estrada Lisboa-Algarve? E, por fim, tem a certeza que, sem superar a actual crise, a federação castelhana vai cumprir o calendário das obras do AVE até Badajoz para 2013?
4ª resposta: Comigo, as obras são para projectar, assinar, arrancar, concluir e inaugurar! Alguém as pagará! Portugal nunca perdeu por ter "elefantes brancos". Mas perdeu muito com os atrasos no tempo do Botas! Veja quantos anos levou a construir a Ponte Salazar, a auto-estrada Lisboa-Porto, o aeroporto do Funchal? ou o porto de Leixões?
Sim, tenho a certeza que o meu melhor amigo europeu, o Zapatero Luís, vai cumprir direitinho, tudo aquilo que combinou comigo. E eu sei bem que a resposta aos adversários do euro terá que ser dada pelo conjunto dos clubes europeus, para ter efeito prático junto dos mercados globais. Eu quero defender o projecto da liga europeia, por isso é que apoiei o amigo Pá Zé Manel, mais a moeda única, mais os clubes inscritos nas grandes e dispendiosas competições (um aparte: não gostam de assistir a estes eventos?). E também quero defender com garra o nosso glorioso clube. Estive agora em Madrid com o meu maior amigo, e vi o entusiasmo da massa associativa pela ferrovia AVE e a corrida às bilheteiras! Dentro de poucos anos começará a dar lucro! Quando? Who cares?

5ª pergunta: Mas o nosso investimento vai ser CargoAVE de Madrid ao Poceirão? Ou, tal como o castelhano, é só para passageiros que não gostem de voar?
5ª resposta: O nosso 1º AVE vai ligar Lisboa a Madrid. Pronto! O troço Poceirão-Lisboa, assim como a terceira ponte rodo-ferroviária, vão ser adjudicados daqui a seis meses. Olaré! Pois os madrileños precisam de vir tomar banho à Costa da Caparica, pelo menos uma vez por semana. Além disso, vou construir os ramais Sines-Beja e Beja-Elvas, este com ligação à rede AVE, para cargas descarregadas e a carregar no nosso porto oceânico de Sines, cuja exploração está adjudicada ao porto de Singapura, com um contrato fabuloso, concebido pelos meus amigos Rui Pedro Soares e Paulo Penedos, dois génios! Vejo já o nosso glorioso clube como o entreposto principal do comércio asiático na Europa. Qual Roterdão, Hamburgo, Londres, Liverpool, Havre ou Cádiz? A minha arma secreta é também o novo aeroporto de Beja, tomem nota: será o maior hub de mercadorias aéreas na Europa. Cargas chegadas por mar ao porto de Sines, depois seguem de CargoAVE até Beja. As que têm mais pressa vão em rotas de cargueiros aéreos para toda a Europa, enquanto outras seguem directamente de Sines para Madrid pelo CargoAVE. Depois de Madrid, logo se vê! Isso é com o meu amigo Zapatero!
E garanto aos sócios, que em Setembro próximo já vão poder assistir às obras no troço Poceirão-Elvas! E preciso relembrar aos sócios: sei bem que a resposta aos adversários do euro tem que ser dada por todos os clubes europeus, a uma só voz. O mundo mudou radicalmente em duas semanas, em Maio e eu actuei logo. Cumpri o meu dever. Convoquei os corpos sociais da liga europeia para se comprometerem na defesa dos meus princípios de socialista histórico: a defesa do projecto da liga europeia. a moeda única, os clubes inscritos nas grandes competições globais, e o nosso glorioso clube.

ENTRETANTO, deu-me o sono e já não consegui ver nem ouvir as respostas integrais às seguintes questões dos pivots do Canal Chelas:
6ªpergunta: O pacote de austeridade agora implementado, obrigou-o a recuar nalgumas exigências da sua equipa? Ainda ouvi: FIZ UMA ÚNICA CEDÊNCIA AOS LARANJAS: O DESCONTO SIMBÓLICO DE 5% NOS VENCIMENTOS NOS CARGOS POLÍTICOS E NAS ADMINISTRAÇÕES DAS EMPRESAS PÚBLICAS. MAS EU ACHO QUE É UMA MEDIDA POPULISTA E IRRESPONSÁVEL. PREJUDICAR ASSIM COM MENOS 5% POR MÊS OS MEUS BOYS & GIRLS! QUE DESCARAMENTO!
7ª pergunta: Fez mais cedências ao clube dos laranjas amargas?
8ª pergunta: O seu subordinado Texera disse que as medidas vão durar o tempo necessário para o clube se livrar da ira dos credores? Ainda ouvi gritar: EU TAMBÉM! FIZ UM ACORDO COM OS LARANJAS ATÉ AO FINAL DE 2011, MAS SE FOR PRECISO MAIS SACRIFÍCIOS, NÃO HESITO. VOU CONTINUAR A CUMPRIR O MEU DEVER E A PROLONGAR OS IMPOSTOS E OS CORTES NAS DESPESAS DO ESTADO. EU NUNCA RECUO. A JUDITE É QUE QUER QUE EU DIGA QUE RECUO, MAS NÃO LHE FAÇO ESSA VONTADE!
9ªpergunta: Essa coisa do AVE com passageiros e carga nunca foi bem explicada? Vão haver quatro linhas paralelas? Ou é tudo compactado numa linha em cada sentido e fé em Deus? E os terminais de carga onde vão ser construídos e localizados? Em Madrid? No Poceirão? Em Elvas? Em Beja? NÃO OUVI A DESCULPA!
10ªpergunta: Em Maio de 2009 o governo ainda não sabia que havia uma grande quebra na cobrança das quotas? Aqui também ainda ouvi ele dizer: SIM, HOUVE UMA QUEBRA DE RECEITAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009!MAS SÓ SOUBEMOS NO FINAL DO ANO!
11ª pergunta: Se já sabia dessa forte quebra, não deveria ter antecipado estas medidas, agora impostas pela liga europeia? E aqui: SIM, MAS O MUNDO SÓ MUDOU (E DE QUE FORMA) EM TRÊS SEMANAS, QUANDO A PARTIR DE 30 DE ABRIL DE 2010, OS AGIOTAS GLOBAIS COMEÇARAM A COMPRAR TÍTULOS DA NOSSA DÍVIDA A JUROS ALTAMENTE PENALIZANTES PARA NÓS, DA ORDEM DOS 7,3%! QUANDO ESTAVAM A 5%. A SETE DE MAIO FUI A BRUZELAS E RESOLVI A QUESTÃO: TODOS POR UM ...

Com tanta algazarra, voltei a acordar ... foi um serão 50/50, meio adormecido, meio acordado, meio fictício, meio realidade!
12ª pergunta: Então acabou hoje o psico-drama do ataque ao euro?
12ª resposta: Sabe, eu é que tive a ideia de tormarmos todos uma posição conjunta contra os especuladores do euro. Eu sensibilizei os meus colegas dirigentes da liga europeia a defender o projecto deste bela liga, a moeda única, e cada um dos clubes inscritos nas competições internacionais, incluindo o nosso glorioso clube! Pronto!
MAS, ENTRETANTO A JUDITE, FARTA DE OUVIR SEMPRE A MESMA CASSETTE, INTERROMPEU-O, pela 15ª vez e SEXA replicou: Judite deixe-me explicar isto aos sócios. É muito importante: Nós não estamos em crise. Os irlandeses, os ingleses, os espanhóis, os italianos, os franceses, até os alemães é que estão à rasca. Mas graças à minha atempada intervenção, vamos superar o ataque sórdido dos especuladores globais. EU NÃO PEÇO DESCULPA A NINGUÉM POR TER CUMPRIDO O MEU DEVER. EU NÃO MINTO, VEJA SE QUEM ME TEM VINDO HÁ LARGOS MESES A ACUSAR DE MENTIRAS, NO PARLAMENTO, JÁ CONSEGUIU PROVAR ALGUMA? ISSO É QUE ERA BOM! ESSES MEUS ADVERSÁRIOS E ADVERSÁRIAS É QUE VÃO FICAR "INDIGNIFICADOS" PARA SEMPRE.
EU NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, FUI ELEITO E REELEITO POR TER MENTIDO AOS SÓCIOS. NEM EM 2005, COM AQUELA PROMESSA DOS 150 MIL NOVOS EMPREGOS, NEM a SETEMBRO DE 2009, COM AQUELA PROMESSA DE NÃO AUMENTAR IMPOSTOS DURANTE O MEU MANDATO. Mas TEM SIDO TUDO devido à grave situação da Europa, tudo se mudou em três semanas, e para salvar o projecto europeu, para salvar a moeda única, para salvar cada um dos clubes inscritos nas grandes competições globais, e para salvar o meu glorioso clube, é que tive que fazer uns ligeiros ajustes nos impostos e nas despesas públicas, mas sem cortar nos investimentos públicos - isso é que seria mal, cortar no verdadeiro, único e motor de confiança da economia europeia e nacional! DAÍ NÃO SAIO, POR QUE ESTOU CONVICTO de QUE ESTOU CERTO!
DESCULPE CARO/A LEITOR/A: aqui desliguei a TV. como já não podia ouvir mais a cassette do Zé Cassette!

MESMO FICANDO POR RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS QUE TINHA ANTECIPADO ESCLARECER:

1 - Estas medidas bastam para reduzir o défice aos valores exigidos pela Comissão Europeia? (visto que a mesma Comissão tinha, em Março passado (há dois escassos meses), elogiado o PEC, tal como Sexa. o PR elogiou o MdasF)
2 - Então o sacrifício pedido é para seis meses (até 2011), para 18 meses (até 2012), ou para 30 meses (até 2013). E APLICA, ou não, retroactivos?
3 - O Fisco pode manusear duas taxas diferentes de IVA, IRS e IRC num ano fiscal? O programa infomático está preparado? E a nova taxa entra em vigor em 1 de Junho? Para os descontos de Julho? Há tempo?
4 - Que sacrifícios vai a máquina pública fazer? São apenas os cortes nas remessas às autarquias e institutos? Não se cortam ou eliminam institutos, organismos, comissões, núcleos, e parcerias público-privadas ineficazes, inóquas, e inodoras?
5 - Não são os trabalhadores, que ainda têm emprego, os que vão pagar a maior parte da factura?
6 - E como reage ao dia negro de 18 de Maio, verificado nas bolsas europeias?
7 - Afinal o que recomenda aos sócios? Trabalhar mais e ganhar menos? Ou trabalhar menos e descontar mais?

MAS, PELOS VISTOS, HOUVE ALGUNS SÓCIOS (CADA VEZ MENOS) QUE FICARAM SATISFEITOS COM ESTAS DESCULPAS ESFARRAPADAS, QUE OS PODEM ALIMENTAR DURANTE AS SEMANAS QUE SE SEGUEM DE ROCK IN RIO, DE MUNDIAL DE FUTEBOL E DAS FÉRIAS DE VERÃO ... DEPOIS, PARA O OUTONO ... LOGO SE VÊ!!!
ASSIM, A MINHA CLASSIFICAÇÃO FINAL AO PROGRAMA REI DE AUDIÊNCIAS É A SEGUINTE:
CONFIANÇA = ZERO - ESCLARECIMENTOS = MÍNIMOS - ARROGÂNCIA 10

Labels:


Friday, May 14, 2010

 
BENTO XVI EM PORTUGAL - UMA VISITA SINGULAR
marcada pela ESPERANÇA, pelo DIÁLOGO e pela SOLIDARIEDADE da Igreja de Roma
mas agravada pela AUSTERIDADE e pela REVIRAVOLTA GOVERNAMENTAL nas garantias da subida de impostos

Humberto Ferreira

Esta visita a Portugal de Bento XVI representou quatro dias de limpeza espiritual. Muito benéfica. Em resultado da qual vou tentar aproveitar as suas mensagens e também reaprender os velhos mas sábios ensinamentos do CRISTIANISMO.
Gostei, sobretudo, de ver como os portugueses sabem ainda receber, muito cordial e calorosamente, os grandes vultos da Humanidade e da História. Talvez com alguns excessos da parte de quem não interiorizou ainda o que é preciso poupar para livrae o euro da crise e Portugal da eventual situação de default em relação ao endividamente externo, avaliado no total em 115 por cento do PIB.
Diria mais, que a visita coincidiu, mas foi aproveitada,num período de grave crise económica e social à escala euripeia, em que o nosso fragilizado governo, contrariando, mais uma vez, as promessas eleitorais de Setembro de 2009, o próprio Orçamento de Estado de Janeiro de 2010, e os irados debates parlamentares sobre o Plano de Estabilidade de Crescimento, mais recentes, em que o "ministro" Sócrates aproveitou para tentar humilhar e provocar alguns deputados descrentes da oposição, ao interpelá-lo sobre a sua arrogante mas pouco convincente posição oficial de que o PEC era um plano intocável e suficiente para Portugal equilibrar as depauperadas finanças públicas e satisfazer, simultaneamente os mercados financeiros mundiais, dizia eu, que o nosso chefe do governo acabou por, em 13 DE MAIO de 2010, Dia de Nossa Senhora de Fátima, VOLTAR mais uma vez COM A PALAVRA ATRÁS e apresentar um terceiro pacote de medidas de austeridade aos sacrificados portugueses.

PEC MOTIVA NOVO PLANO DE AUSTERIDADE
Antes de mais, NÃO FUI EU QUE ESCOLHEU A DATA PARA DAR ESTA MÁ NOVA AOS PORTUGUESES, A QUAL FICARÁ, porém, INDELEVELMENTE LIGADA Á VISITA APOSTÓLICA DE BENTO XVI A PORTUGAL, EM MAIO DE 2010.
Do lado deste executivo terá, talvez, havido a expectativa de desviar a atenção dos católicos para o agravamento da situação de crise em que PORTUGAL mergulhou mais uma vez, perante um PEC insuficiente, mas optimista, apresentado em Bruxelas. Mas isso resulta das centenas de trapalhadas e suspeitas de que este e o anterior gabinete têm sido alvo, por se porem bem a jeito dos mercados, dos líderes da União Europeia, dos analistas dos mercados financeiros e dos jornalistas!
Relembro, agora, alguns destes sacrifícios adicionais, a quem anda a contribuir para tentar equilibrar as CONTAS PÚBLICAS há mais de 30 anos, mas deparando-se sempre com a inevotável volta à estaca zero: os trabalhadores por conta de outrém, quer do Estado quer do sector privado, quer ainda os trabalhadores por conta própria, os chamados promissores empreendedores!
1 - EM SEDE DE IRS, com desconto mensal na retenção da fonte, a partir de 1 de Julho de 2010, o governo vai decretar:
1.1 - o desconto adicional, para salários e reformas mensais até 2375 euros, de 1 por cento;
EXCEPÇÃO - ficando, aparentemente, isentos deste aumento de IRS quem receba até três salários mínimos/mês (três vezes 475 euros/mês = 1475 euros);
1.2 - Para salários e refromas mensais superiores, o desconto temporário de 1,5 por cento;
- A RECEITA EXTRA ESTIMADA NESTAS DUAS ALÍNEAS DERIVADAS DO IRS EQUIVALE A UM TOTAL DE 200 MILHÕES DE EUROS;
1.3 - Subida geral do IVA em todos os escalões.. - 1 por cento
Incluindo produtos alimentares essenciais e medicamentos; passando o escalão de 5% para 6%, de 12$ para 13& e de 20% para 21%). ESTA POUPANÇA EQUIVALE A UMA RECEITA EXTRA DE 280 MILHÔES DE EUROS DE JULHO A DEZEMBRO DE 2010;
1.4 - uma tributação especial de mais 2,5% a aplicar aos lucros das grandes empresas e Banca (as quais beneficiavam de um sistema especial abaixo da média geral, dado o significativo volume das verbas envolvidas e com receio, deste e de anteriores executivos, do recurso a alguma engenharia financeira internacional, que afastasse, eventualmente, as sedes fiscais dessas empresas para paraísos fiscais ou mesmo para países europeus mais satisfactórios (como Andorra e Luxemburgo). Os "offshores" foram artimanhas criadas há décadas e desenvolvidas pelo sistema económico financeiro vigente para beneficiar o grande capital e fugir aos impostos nos países de origem. Um verdadeiro tiro no pé dos governantes da época, mas que se mantém, tendo até países como o Reino Unido e Portugal sucumbido ao investimento em zonas francas próprias. O que não ganham em impostos, ganham em postos de trabalho e movimentação de fundos que agradam a banqueiros. Que o diga o fundador e antigo presidente do BCP, agora condenado a pagar uma multa estimada em um milhão de euros e sem poder exercer cargos dirigentes no sistema bancário durante nova anos. Outros administradores foram considerados culpados. O regulador finalmente actuou!

1.5 - subida do IRC das empresas de 25% para 27,5%, com excepção das pequenas e médias empresas.- Mais uma medida cega. Há pequenas e médias empresas que se comportam melhor do que as grandes empresas. E há outras que são classificadas como empresas só em Portugal. Nos outros países são pequenas lojas, pequenas oficinas, pequenos negócios em nome individual! Sem grande futuro! Mas muito acarinhados pelos políticos portugueses, dado o seu significativo número. Mas já o seu cadastro fiscal deixa algo a desejar!
1.7 - tributação sobre as mais-valias bolsistas de 20% sobre as operações lucrativas. O governo estima esta receita extra em cerca de 100 milhões, mas os analistas não acreditam, pois o comportamento dos investidores tem apontado para a procura de alternativas mais favoráveis na "BolsoEsfera".
1.8 - congelamento de novas admissões na Função Pública, enquanto não descer o défice - uma medida cega, uma vez que na Saúde, na Segurança e na Educação, pelo menos, o Estado não pode furtar-se a prestar os serviços públicos mínimos. Bastará ao "ministro" Sócrates deixar de inventar mais organismos, missões, gabinetes, comissões e centrais de propaganda política. CHEGOU A HORA DE ACABAR COM EUFEMISMOS e chamar a atenção do poder, de frente! Até proque nem encontrei qualquer estimativa desta poupança?
1.9 - Corte nas remessas do OE para as autarquias, NO VALOR DE 100 MILHÔES DE EUROS - outra medida cega, na medida em que há autarquias com compromissoas inadiáveis (até derivadas de estragos recentes causados por fenómenos naturais e outras ... mais folgadas neste sentido! Mas este governo é cego!

PLANO ALTERNATIVO DO PSD
Entretanto, refiro,com EVIDENTE DESGOSTO, que o novo líder do PSD, Passos Coelho, foi ontem (antes do anúncio oficial)recebido em São Bento pelo "ministro" Sócrates. Ia mandatado com três propostas pelo conselho nacional do seu partido (o órgão máximo entre congressos). E foram as seguintes as propostas social-democratas:
2.1 - um corte salarial extraordinário e temporário, na função pública, de 2,9%;
2.2 - um corte geral nas despesas médias correntes do sector público num montante equivalente ao produto do corte salarial na FP, de modo a que todos - trabalhadores, empresários, governo, titulares de cargos públicos, gestores públicos e funcionários públicos no desempenho das respectivas funções, façam sacrifícios de montante semelhante; Não encontrei estimativa desta poupança, mas li que a mesma deve equiparar-se à poupança prevista com o corte de salários e benefícios sociais.
2.3 - um corte de 5% nos vencimentos dos membros de cargos públicos,e dos gestores das empresas públicas A única proposta aceite pelo governo, embora o "ministro" Sócrates tenha admimitido na conferência de imprensa dedicada apenas aos canais de TV, que o fez a contra gosto, por não gostar de embarcar em medidas populistas. Ora toma Passos! Aguenta-te agora no balanço!

SUA SANTIDADE DESPROMOVIDA A SUA EMINÊNCIA
Depois deste episódio triste do nosso fado que é pagar todos os desvarios politicos, destaco a visita de Bento XVI a Portugal com outros episódios negativos da televisão.
Tudo o que é demais não presta. Nesta semana ( de 8 a 14 de Maio) fomos forçados (os pagantes da RTP/RDP) a ver, aliás, em todos os canais abertos de TV e em toda a imprensa escrita, as notícias e relatos da vitória do SLB, na Liga de Futebol, e da visita de Sua Santidade a Portugal.
Sem alternativas, cedo de manhã até depois do jantar e altas horas do serão familiar.
Não sou benfiquista mas sou católico e até gostei de ver as passagens e intervenções principais sobre a vinda do Papa a Portugal.
Até consegui mudar a avaliação geral que tinha feito sobre este Papa germânico, depois da generalizada admiração sentida por João Paulo II.
Penso que os três canais principais cumpriram a sua missão bem, pese embora a triplicação das reportagens, mais os RM repetidos na RTP2. Também endereço os meus parabéns à maioria dos jornalistas destacados para estas edições especiais, a revelar profissionalismo e espírito de equipa. E destaco o trabalho da RTP1, talvez por ter mais meios, mais influência, e menos compromissos alternativos.
Mas na quarta-feira, 12 de Maio, na cobertura da RTP1 de Fátima, assisti a duas intervenções de que, creio, não havia necessidade! E que deviam ser evitadas!

DEFENDER O INDEFENSÁVEL
A primeira, foi, lamento dizer, protagonizada por Fátima Campos Ferreira, ao insistir com um convidado em defender uma grande gaffe do "ministro" Sócrates.
Já agora explico porque o despromovi de "primeiro-ministro" para "ministro".
A jornalista que nos tem proporcionado bons programas da série Prós e Contras, entendeu correcta a renitência do chefe do governo chamar ao Papa "Sua Santidade". Como tal sempre que se referiu ao ilustre convidado papal, do alto da sua reconhecida arrogância institucional, usou o termo "Sua Eminência", aplicado ao tratamento com um cardeal.
É uma questão básica protocolar, que os jornalistas sabem ... ou devem saber.
Por isso, eu - um português anónimo, mas que dou o nome - sinto-me no direito de despromover este primeiro-ministro, de quem não gosto, para "ministro" - aliás cargo que ele também já desempenhou, tal como Bento XVI também foi Cardeal, aliás condição sine qua non.
Lamento que FCF tenha usado este argumento barato (de Sua Santidade também ser cardeal), para rebater a observação do clérico, seu convidado na reportagem, e que entrevistava em directo do Santuário de Fátima, sobre as três referências seguidas e erradas, que Sócrates usou revelando aos jornalistas, passagens do seu encontro com "Sua Eminência" - em vez de "Sua Santidade", "Santo Padre", ou simplesmente,"Papa". A cena passou-se quando ele (PM) falava à TV, à saída da Nunciatura Apostólica, em Lisboa, depois de ser recebido por Sua Santidade.
Ora um lapso qualquer um tem. Mas insistir em defender um erro indefensável, só pode ser teimosia! O que hoje é intolerável nos directos.É como se um canal destacasse para a reportagem da recente vitória do SLB um jornalista que fosse um ferveroso adepto do FCP, que indignado com a vitória benfiquista, a classificasse em directo de "campeonato dos túneis", parafraseando o polémico presidente do FCP. Estão a ver a polémica que seria assim provocada? Mas neste caso foi tudo abafado ao estilo luso!

POLÍTICA INTERNACIONAL BARATA
A segunda cena lamentável, foi o tempo de "opinião" de política internacional dispensado a Márcia Rodrigues, também em directo de Fátima, que enumerou, longa e exageradamente, todas as intervenções e casos polémicos do Pontificado de Bento XVI, desde as suas principais afirmações que desagradaram a islamistas radicais (aliás com provas dadas da sua extrema violência), a judeus, e a protestantes das seitas que querem ser igrejas, mas que nem os dirigentes dos credos protestantes mais representativos reconhecem.
MR além de relembrar e insistir na alegada condescedência do cardeal Ratzinger às denúncias sobre padres pedófilos, enquanto perfeito da Congregação da Fé, tudo tentou dizer, repito numa reportagem de Fátima, em directo, quando Sua Santidade era o sujeito da atenção especial dos telespectadores da RTP1 e dos outros canais (alguns estrangeiros), para somar, algo dito e redito, à sua aparente dúvida do efeito apaziguador desta visita Papal a Portugal.
Eu aprendi que numa reportagem, o jornalista não pode ter o papel de comentador político numa prolongada diatribe focando alegados erros de um Chefe de Estado, convidado em visita oficial a Portugal, num directo do maior e mais sagrado Santuário do País!
Também aprendi que o livro de estilo de cada OCS, contém a forma correcta de escrevermos sobre e falarmos com as personalidades sobre as vamos noticiar, entrevistar ou opinar.
E o que dizer quando o nosso Presidente da República convida o Papa a vir a Portugal e depois, jornalistas da RTP - Serviço Público, destacados para a cobertura do programa, aceitam e reforçam a despromoção do chefe de Estado visitante e chefe da Igreja Católica, de Papa a cardeal, ou então enfatizam todas as polémicas que, na actualidade, afligem os católicos de todo o mundo, num dia especial em que o Papa veio ao Santuário de Fátima - Altar do Mundo - trazer a sua mensagem e dar esperança aos portugueses sobre o futuro, a Paz e a Solidariedade entre homens e mulheres de Boa Vontade!
Não haverá directores nem editores na RTP que chamem a atenção para esta descortesia profissional?

EMBANDEIRAR EM ARCO
pOR FIM, no Jornal da Tarde da RTP1 de quarta-feira, 12 de Março, também o pivot de serviço rejubilava com a divulgação dos dados do INE do 1º trimestre, dando a entender que a crise em Portugal estava finalmente ultrapassada, com a economia a crescer graças à procura interna, relevando, tal como o "ministro" Sócrates, a GRANDE VANTAGEM de Portugal ter sido o país europeu com o maior crescimento no primeiro trimestre de 2010. Um recorde certamente para o Guiness!
Eu, quando a esmola é grande, desconfio do doador! E pergunto, com irreverência: quem dá conta do ranking dos países europeus que crescem mais e menos todos os trimestres é o nosso INE? Ou o Eurostat?

Quem ouvisse este "telejornal" da RTP1, pensou que, pelos vistos já nem era preciso reformular o PEC, nem subir o IVA, nem decretar um imposto especial sobre os rendimentos colectáveis em IRS.
Mas não esperamos mais do que 24 horas pela pancada dura e crua da realidade, também através da TV, num atitude indigna de um governo, que marginalizou os jornalistas da imprensa escrita nessa conferência de imprensa de quinta-feira, 13 de Maio. Talvez, quem sabe, por já não haver o Jornal de Sexta na TVI!
Por mim, a única coisa que posso é convidar a equipa da Informação da RTP a visitar o Centro de (Des)Emprego de Benfica e as lojas que têm encerrado! Talvez a triste realidade lhes corte alguma da desnecessária euforia demonstrada nestes episódios!
Um simples desabafo ... para colmatar o encobrimento das gaffes notadas.

Labels:


Saturday, May 01, 2010

 
Tratamento de choque: Portugal com adrenalina
Humberto Ferreira - Sagresschool.blogspot.com

Acabou o período do português suave e politicamente correcto. Estamos na mira dos “raiders” sem pátria. Temos que nos unir e criar uma estratégia de defesa contra os especuladores estrangeiros. Vamos fazer o balanço da década e expor a gravidade da crise interna aos nossos concidadãos, para que todos contribuam com as soluções que se impõem nos sectores vitais, optimizando os recursos que nos restam depois do regabofe. Uma espécie de festa de finalistas chumbados. que dão nas vistas e atingem mediatismo pelas tropelias, por vezes fatais.
Temos vivido a disfarçar a ineficácia do modelo de alegado desenvolvimento económico nacional, que nos conduziu às crises de 1983 (bloco central de Soares e Mota Pinto), e de 2002 até 2010 (entre a desistência de Guterres e as trapalhadas de Santana e Sócrates).
Períodos negros da nossa História marcados por governantes teimosos, que só sabem pedir sacrifícios a gerações que já têm sofrido tanto. De toda a minha vida, chegado a esta provecta idade, sé me lembro de sucessivas crises e sacrifícios por parte dos meus pais, dos patrões, dos governos e até impostos na minha casa e à minha família sempre que o ordenado não chegava ao final do mês! Mas, pelo menos, eu cortei sempre nas despesas supérfluas. Mas o Sócrates não! Mal habituado como estará, a contar com apoios da Europa, dos banqueiros, etc. Mas Portugal é um país endividado! Tudo isto é triste, tudo isto é Portugal! Em 1983 safámo-nos, desta não sei...
Ninguém soube ainda adoptar um novo modelo virado para produzir e exportar mais bens e serviços, de valor suficiente para pagar os nossos compromissos sociais, institucionais e internacionais, começando por conter as nossas dívidas, pública e privada, ao exterior.

PRÓS E CONTRAS – Todo o governo faz coisas boas e outras muito mal. Sócrates, por exemplo, intensificou os cursos profissionais no secundário mas não resistiu ao facilitismo do rigor que os aprendizes precisam de demonstrar para vencer na vida. E destruiu a disciplina, atacando os professores sem dó. Resultado: estamos a formar nas escolas alguns gangues e grupos de jovens sem alvos, além da vida de paródia. Não querem estudar, não pensam no futuro, faltam às aulas. Associam-se em grupos e roubam telemóveis, brinquedos electrónicos e roupas de marca, uns aos outros. Arranjam armas, que levam para a escola. Não respeitam ninguém, Até assaltam casas alheias. O PGR alertou Sócrates, mas este assobia para o lado, repetindo que Portugal é o paraíso da Europa! As raras excepções de alunos estudiosos apenas confirmam a regra.
Claro, se os deputados ganham senhas de presença, os estudantes não tardam em reclamar o mesmo. Talvez fosse a forma de travar o absentismo das aulas e do trabalho?
Depois, Sócrates não avançou com o choque tecnológico. Preferiu o plano tecnológico, que pariu o Magalhães – o computador do subdesenvolvimento, muito popular entre as pechinchas da Feira da Ladra. Este ano, aliás como cerca de 30 mil entregas em 2009, será disponibilizado aos alunos em Junho, no final do ano lectivo, talvez para lhes poupar aulas extras de informática! E depois há sempre um vizinho que sabe mexer em computadores. A tal falta de rigor, discilpina e de cumprir prazos e horários que caracterizam a vida contemporânea!
Uma no cravo e na ferradura: Sócrates fez o verdadeiro choque fiscal ... mas de pouco serviu, pois com as receitas arrecadadas tratou de logo a redistribuir pela nova caridade institucional, inventada pela solidariedade socialista lusa: a Reinserção Social. Que toma conta de quem não tem queda para o trabalho ... forçando o País a cativar emigrantes do Leste e do Brasil, que também se organizam em grupos para assaltar ATM, bancos, ourives, escolas, tribunais e até repartições de finanças. Os resultados desta política lemos todos os dias nos jornais e vemos na TV. Ao mesmo tempo, esconde-se, ou fingimos que ignoramos, a crescente miséria moral: a fome, as cenas chocantes no quotidiano de violações intra-familiares e não só, os assaltos violentos, os despedimentos, e as manifestações de protesto. A nossa imprensa, afinal, não faz mais do que reflectir a verdade, quer Sócrates queira quer não! E quer nós dediquemos mais atenção a certos casos distantes do que a outros ao lado da nossa porta! Porque não podemos acudir a todos e porque ao lado da nossa porta, também há uma delegação da Resinserção Social.
Mas Sócrates soube atrair também a maioria dos empresários – os verdadeiros e os artificiais, dos banqueiros aos biscateiros, à custa de apoios, mais apoios, mais obras, mais concursos, mais subcontratações, e mais flexibilidade. Constatamos que este é o governo socialista menos contestado pelos grandes grupos económicos!
Portanto, para verem a adrenalina do choque de constrastes: convido os ministros e os cépticos a deslocar-se aos CTT das áreas menos nobres da cidade, nos dias do mês que as famílias ciganas vão receber o RIS, em potentes carros de marcas, que eu só vejo passar nas ruas. E que jamais me passou pela cabeça apreçar o custo do leasing, muito menos comprar a prestações. Até porque recebo no banco a minha pensão congelada e aprendi, em Física, que o gelo retrai e contrai os materiais!
E pronto, está escrita a biografia do Sócrates de Portugal! Bastando acrescentarmos as suspeitas que lhe nascem como calos. Perdemos o Santo António para Pádova, mas ganhamos o Sócrates de Portugal no século XXI. Só ouve o que lhe convém mas mais feroz do que nunca!

CEGUEIRA – Temos tido o azar de eleger governantes sem coragem nem visão para atacar os graves problemas de frente. Problemas, afinal, mais que identificados em sucessivos diagnósticos e dispendiosos estudos por peritos nacionais e estrangeiros, destinados a amarelecer nas prateleiras ministeriais.
Os portugueses, governos, empresas e famílias, têm assim vivido há décadas, acima das suas posses, endividando-se irresponsavelmente perante uma banca sedenta de lucros à conta do crédito fácil que estabeleceu até 2008 – quando rebentou nos EUA, Europa e Japão, as bolhas do sub-prime, da deficiente regulação bancária e dos bónus milionários a executivos medíocres.
Eu sou forçado a aceitar estes imponderáveis erros da gestão de fortunas estrangeiras, os abusos dos executivos criados pelos exageros do neo-liberalismo, a ganância dos chamados promotores imobiliários e de fundos de aplicação de poupanças, desde que os governos e as instituições de fiscalização e inspecção (agora diz-se de regulação, possivelmente para lhe retirar competências e operacionalidade) funcionem bem, depressa e, sobretudo, imunes à corrupção!
De resto não tenho capacidade de reacção sequer para denunciar e combater, a não ser pela escrita, o que de errado e grave se passa no meu próprio país, nas mesmas áreas. Pois, uma coisa era no tempo da ditadura, mas agora fomos nós, os cidadãos, os eleitores, os próprios sacrificados, que elegemos esta pandilha do sr. Sócrates.
Por isso, resta-me criticar, escrever e exteriorizar o meu descontentamente e a minha desilusão, entre os meus amigos, aconselhando-os a, nas próximas eleições, se informarem, melhor sobre os candiodatos, sejam de que partido forem, Cuidado, também anda aí um "outsider" que quer ocupar o "trono" de Belém ... que merece ser bem esmiuçado!
Mais não posso fazer nem recomendar! Só me custa muito mais a aceitar os erros sucessivos dos politicos e dos magnatas do meu país!
Mas o que me faz perder o sono, é a inaudita teimosia e arrogância do nosso PM. Deve sofrer de alguma cegueira crónica, para não aceitar sugestões dos melhores economistas, dos peritos em crises multilaterais, nem da oposição moderada, dos cidadãos, ou dos media ... que ele não conseguiu ainda controlar. E aí, descontrola-se!

SURDEZ – Todos lhe dizem, menos os seus “boys” claro, que o PEC é mais um plano da colheita do PREC ... gastar à farta e depois quem vier a trás que feche a luz!
Quem gastou a herança e não tem mais dinheiro, não pode ter vícios nem elefantes brancos, como muitas das nossas auto-estradas (com as mais baixas taxas de utiização da Europa), a alta velocidade Lisboa-Madrid (em vez de lançar um programa, em conjunto com a Espanha, para a uniformização e adaptação da bitola ferroviária ibérica à europeia, anda a criar mais despesa num meio de transporte que só conseguiu ser lucrativo em França e na Alemanha, pois a aviação é imbatível em preço, rapidez, capacidade de escoamento e até de segurança e fiabilidade; e o País precisa também de um Plano de Racionalização da Rede Ferroviária Convencional - Intercidades, Regional Tranvias e Carga, mas que tem ficado adiado por causa do sonho TGV), ou o projecto errado do grande aeroporto redistribuidor de tráfego intercontinental para as redes regionais europeias, em Alcochete (primeiro, Madrid já é o quinto "hub" europeu - depois de Londres, Paris, Frankfurt e Amsterdão; segundo, Portugal não tem dimensão para alimentar voos intercontinentais sob a ilusão da redistribuição de tráfego regional para o interior, nem para Marrocos; e terceiro, Portugal nem consegue entrar no Top10 do turismo receptivo mundial! E sabem que comigo é tudo pelo Turismo, nada contra o Turismo! Mas tenho os pés bem assentes no chão! Quem fez, afinal, os estudos para a Ota e os adaptou depois para Alcochete? Não acredito que tenha sido o AdP - Aeroports de Paris, nem outra consultora internacional de renome? É que não se pode manipular factos com o desejo de se querer ter o 4º maior aeroporto europeu na extremidade mais pobre da Europa!).
Sócrates vai continuar a teimar até a máscara rebentar. E esquece que o exemplo deve vir de cima, com um corte substancial nos proveitos e prebendas de políticos, gestores públicos e altos quadros da FP, para que possam ser voluntariamente seguidas pelos não menos sedentos executivos da banca e maiores grupos empresariais.
Falta um plano estrategico global viável e outros sectoriais, capazes de mobilizar o País e não apenas os eleitores de cada partido (sempre mais desiludidos e defraudados). Mas planos que sejam credíveis para as agências de rating. De contrário, a continuar nesta onda, é só uma questão de adiar mais uns meses, a visita do FMI e a sua habitual receita demolidora. Não quiseram a bem, então vão pagar a dívida a ... mal!
Esse inevitável plano de salvação nacional deve contemplar os sectores que mais podem contribuir para fortalecer a economia - com apostas fortes no regresso:
1 - à agricultura geral (não apenas os vinhos, até porque o Porto desapareceu praticamente dos bares, deixando de ser uma bebida de sociedade; até conviria fazer um estudo sobre quem agora usa Porto ... na cozinha?);
2 - à pesca moderna (a artesanal já foi) e o PR no 25 de Abril voltou a mencionar, e bem, o MAR e a CULTURA como os dois sectores em que o País terá mais oportunidades de avançar ... mas logo apareceram vozes críticas! Será que nem podemos já propor mais trabalho para os portugueses?
3 - à indústria ... agro-alimentar, ligeira, e à construção naval ... mantendo o status nas obras públicas e construção civil, sob o risco de um período de crise ou estagnação;
4 - à tecnologia e electrónica;
5 - aos transportes e logística ... particularmente à marinha mercante e portos, pois entre as maiores marcas de contentores mundiais estão a Maersk da Dinamarca e a Nedlloyd da Holanda, dois países do nosso escalão geo-demográfico);
6 - Indústrias Culturais... artes cénicas (teatro, bailado, música, canto) mais abertas à internacionalziação; autores de livros que tratem de problemas globais da civilização; e organização de concursos e prémios internacionais de prestígio; outras artes (pintura, fotografia, ilustração, etc. - projecto da ministra da Cultura, que vale a pena seguir;
7 - Indústrias do Desporto ... recintos e academias para alugar, treinar e formar desportistas, roupas e instrumentos desportivos, organização de torneios, etc;
8 - ao TURISMO associado aos clusters alimentar, da moda, calçado, artes decorativas, organização de eventos, etc.
Agradeço mais achegas de sectores com janelas de crescimento na perspectiva da exportação de bens ou serviços!
Que mais posso fazer do que dar alternativas e expor a verdade? Talvez só convidando ministros e deputados para se tratarem nas consultas do SNS? Mas isso iria entupir mais as listas de espera do SNS e alguns deles e delas aproveitariam logo para fazer lipoaspirações e cirurgias plásticas à borla ... tão na moda entre os pelintras do jet-set! O que os portugueses precisam é de mais adrenalina na vida!

Labels:


Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]