BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Wednesday, November 22, 2006

 
Lisbon Press News - Wednesday 22 November 2006

Personal Press Review Diario de Notícias (in Portuguese) by Humberto Salvador Ferreira

TÍTULO DE CAPA: Lei das rendas agrava custos das autarquias
Lead: Os membros das comissões de avaliação municiapl recebem senhas de presença
COMENTÁRIO: Pudera! Borlas não! Nem o governo trabalha de borla!
CONTINUAÇÃO DO LEAD: Cada reunião poderá custar 700 euros
Comentário: Peanuts para um país campeão europeu da burocracia, dos subsídios, das comparticipações, taxas moderadores e das mordomias - para "branquear" os salários miseráveis que se praticam. Uma vergonha à escala da União Europeia a 15. A este ritmo, depressa seremos ultrapassados pelos 10 países mais recentes! É nesta base que os nossos governantes (e tanto faz serem do PS, PSD ou CDS-PP - os três partidos que nos últimos anos alcançaram o poder), querem ser respeitados pelos seus homólogos - só se forem como os eternos parentes pobres das franjas menos favorecidas da Europa!

CHAMADA DE CAPA: Tubarão gigante (nem por isso) pescado em Sesimbra não é caso raro
COMENTÁRIO: Tratou-se de uma "peixe" com sete metros de comprimento e cerca de 2,5 toneladas de peso, pescado por quatro pescadores do pesqueiro artesanal Sempre Coragem, na faina do peoxe-espada preto, a cerca de mil metros de profundidade. O tubarão foi depositado num aterro! O que pressupõe que não era comestível nem aproveitável para farinhas, ou estudo por biologistas? Um desperdício que poderia ter saído caro numa pequena embarcação!

TEMA DA EDIÇÃO - Saúde: Fim dos famacos subisidiados a 100% para doentes crónicos
custa 8,4 milhões de euros aos utentes do Serviço Nacional de Saúde
COMENTÁRIO: Deixou de haver almoços de borla com o Governo Sácrates. Mas os portugueses - doentes ou valentes - pagam e não protestam!
NOTÍCIA DE ÚLTIMA PÁGINA: Caixa de Previdência dos Jornalistas poderá beneficiar de período de transição
COMENTÁRIO: O Governo vai acabar com todos os subsistemas de saúde (excepto com os da Presidência do Conselho de Ministros - bruxo!), deixando de comparticipar as despesas de saúde dos jornalistas, mas admite, agora, uma situação excepcional de transição para os tratamentos prolongados até ao final do acordo vigente - ou seja, com a entrada em vigo do Orçamento de Estado de 2007 a 1 de Janeiro de 2007. Mas que notícia tão mal escrita pelo DN! Isto assim não é informação. É manipulação da opinião pública por algum simpatizante de Sócrates! E mais uma: a Caixa de Jornalistas não é um serviço privado de saúde! Quando muito é um serviço cofinanciado pela Segurança Social e pela quotização dos jornalistas no activo!
Já agora? Quem fica com os activos desta Caixa de Previdência? Quem dá novos postos de trabalho ou quem indemniza os funcionários que ficam sem emprego? Vão para o quadro de excedentários (agora ao abrigo do "acordo" de mobilidade interministerial" imposto aos funcionários públicos. Então a nova nomenclatura não é uma delícia? E qual o futuro da Casa de Imprensa (interesse directo do sócio nº 466 em conhecer o futuro desta instituição sócio-cultural)?

NACIONAL: Referendo sobre o abordo provoca Referrência à "cultura bíblica" no acordão do Tribunal Constitucional
COMENTÁRIO: Mais um exemplo dos efeitos das leis e acordãos mal feitos (mal escritos ou deficientemente redigidos), no País onde proliferam mais leis "esburacadas" - visando sempre colocar de fora algum extracto da sociedade ou alguns interesses corporativos, políticos ou culturais!

OPINIÃO: As duas páginas de opinião desta edição merecem o custo do jornal. Ainda por cima, a primeira é a 7 (impar) e a segunda é a 8 (par), portanto, impressa um nas costa da outra, o que dá para recortar e arquivar. Obrigado! Repitam a dose (arrumação) gráfica e o conteúdo!
EDITORIAL: A Europa de Durão por João Morgado Fernandes. Texto 98% aprovado!
COMENTÁRIO: Só não entendo a referência a Zapatero (que falhou o relançamento de alianças à escala europeia?). Quem é que pode levar Zapatero a sério na Europa? Muito menos para ser o mediador de alianças alargadas. Faz com Portugal, por motivos de afinidade política agora! Mesmo assim, Portugal fica invariavelmente a perder! Vejam o acordo de cooperação sobre promoção turística ibérica no espaço não europeu! Mas parece que nas últimas chuvadas, a gestão das albufeiras espanholas no Douro e Tejo correu melhor que o habitual!
JM Barroso tem feito uma boa gestão da sua imagem mas - escreve o editorialista - tem conseguido preencher o vazio manifesto de liderança na U E. Mas então a liderança no espaço europeu não é sua competência? Se é competência, o ónus do vazio também a ele pertence. Para mim, a JM Barroso tem faltado marcar golos! Aliás como às equipas portuguesas de futebol! E sem golos, tanto o futebol comop a Europa de Barroso, Chirac, Blair, Merkel, etc. fica sem graça!A Europa sob JM Barroso tem sabido patinar sem cair (o que eu há muito tempo nem consigo) e já não é mau! A nova Europa - onde se avizinha nova crise - deve renovar-se e amealhar primeiro, programar as prioridades depois, e ajudar os mais fracos (a sul e a leste) só quando tiver posses e planos credíveis. Até lá deve evitar meter-se em novas aventuras de alargamento ou de tratados constitucionais impostos pelos vultos em pré-reforma!

ENSINO: A autópsia do Tioneu é, sim, uma delícia de Vasco Graça Moura.
COMENTÁRIO: É uma análise consistente (já li dois contributos) do ridículo em que cairam os últimos "titulares" do Ministério da Educação. O projecto "TLEBS - Nova Terminalogia Linguística para os Ensinos Báscio e Secundário", aplicada ao ensino de Português nas nossas escolas. Vulgo reforma forçada da nossa Gramática! Pior que as peripécias da análise gramatical da estrofe de Os Lusíadas, escolhida para os alunos do 9º ano, só as siglas correntes em uso nas antigas escolas primárias e secundárias - que projectam a imagem deste ministério: EB; EB, B 1 ou 1º ciclo (onde se destaca, pela negativa, a "singular" 205 de Benfica); EB,2,3; C+S; E Sec (secundárias?); Integradas JI 1,2,3; mais os JI (jardins de infância = pré-primário) e as escolas preparatórias (ainda em uso). As escolas profissionais que, felizmente, ainda nem mereceram siglas aos iluminados da Avenida 24 de Julho! Mas, por favor, devolvam-nos os liceus (Camões, Pedro Nunes, Passos Manuel, D. Filipa, Maria Amália Vaz de Carvalho, etc. por onde passaram tantas gerações de ilustres conterrâneos) e as escolas comerciais, industriais (com nomes e tradições incomparáveis, como Machado de Castro, Afonso Domingues, Marquês de Pombal, Francisco Arruda, Josefa de Óbidos, etc.), de costura e chapéus (Fonseca Benevdes), artísticas (como a António Arroio, onde tantos artistas e "grafistas" se têm revelado!), de pesca, dança, electrónica e ... novas tecnologias! Mais que a tradição perdida, o tempo e dinheiro perdidos em experiências mal fundamentadas! Uma pena e uma geração marcada pela incompetência! Agora a TLEBS é outro caso perdido mas, pelo menos, bem definido por Vasco Graça Moura nas páginas do DN.

Pag. 15 - Certificação dos cursos superiores é ineficaz - segundo um estudo internacional pago pelo Governo luso. O relatório aponta muitas fragilidades ao actual modelo de acreditação dos cursos, incluindo a falta de independência dos peritos e a inconsequência das avaliações. Portugal criou o CNAVES = Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (que não serve) e vai criar a partir de 2007 a Agência de Acreditação dos Cursos Superiores em articulação com a adesão ao Processo de Bolonha, para facilitar a mobilidade dos formandos em Portugal no mercado de trabalho europeu e nas universidades e politécnicos internacionais, onde estudantes ou diplomados queiram prosseguir estudos.
COMENTÁRIO: Portugal é conhecido em Bruxelas (na Comissão) como o país dos técnicos (entre outros de limpeza e auxiliares de educação - vulgo profissionais de limpeza e contínuos). Agora passa a ser conhecido pelo país onde as leis, os serviços de ensino, os cursos e as equivalências não duram mais de três anos (na melhor das hipóteses). Tudo é feito em cima do joelho. Tudo é efémero com a mudança de cada partido no Governo! Sem estabilidade, não avançamos nem ninguém nos levará a sério!

Fico-me, hoje, pela página 15 do DN, dado o adiantado da hora! Há mais vida al~em do blogue!

POSTED BY HUMBERTO ON WED. 22 NOV. 2006 AT 19H00 (7 pm LOCAL LISBON TIME)

Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]