BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, November 18, 2006

 
Título: Vida Quotidiana em Portugal/II

Lead: Reacções à entrevista televisiva de Pedro Santana Lopes (PSL) , para assinalar o lançamento do seu livro, destinado a relatar, na sua perspectiva, a crise política de 2004. Resultante da aceitação por José Manuel Barroso da candidatura à presidência da Comissão Europeia e da sua consequente saída da chefia do governo português. Mais as peripécias que levaram à indigitação de PSL para Primeiro Ministro sem se sujeitar a eleições, por convite directo do Presidente Sampaio. Governo seguido de múltiplas peripécias que conduziram à breve quebra de confiança política, por parte da mesma Presidência. Por fim, a convocação de eleições legislativas, ganhas pelo PS. A RTP1 também ganhou o confronto com 19,5% de share de audiência - mesmo com um ex-PM algo desacreditado - face à SIC, que ficou nos 18% - com um PR prestigiado e em plena ascenção.

Santana amargurado: Esta entrevista a PSL foi programada pela televisão pública para quinta-feira 16 de Novembro à mesma hora da entrevista do Presidente Cavaco Silva (CS) à SIC. Não foi um frente-a-frente mas um confronto entre canais. PSL foi entrevistado por Judite de Sousa, acutilante e profissional como sempre. Muitos analistas interrogam-se sobre o timing do lançamento do livro de PSL e da marcação da entrevista pela RTP1, antes de outra anunciada com o exPR Jorge Sampaio. Colhe a desculpa do exPR poder, depois, argumentar e defender-se dos ataques de PSL. Mas para isso bastar-lhe-ia ler o livro e antecipar-se! Além de que não há a certeza de Sampaio pretender sequer debater o tema, uma vez que o caso está devidamente esclarecido, no plano institucional e nas imagens televisivas da época. A RTP1, pode dizer-se, actuou demasiado democraticamente, sem olhar a hierárquias. Pois entre um exPR e um exPM sempre há uma distância considerável! É evidente que o exPR Sampaio, sensatamente adiou o convite para uma data menos controversa.

Santana perseguido: As reacções são unânimes, tanto no livro como na entrevista, PSL procura justificar-se por pequenas e grandes traições de que foi sendo vítima, acusando quatro alvos: José Manuel Barroso (JMB), Marcelo Rebelo de Sousa (MRS), Jorge Sampaio (ex-PR JS) e uma série de órgãos de comunicação social, jornalistas, colunistas e comentadores, que o perseguem, invejam ou odeiam! Enquanto ele não esquecendo o mal que lhe fizeram, declara com o ar mais cândido que não lhes tem qualquer rancor, nem procurará vingança! É caso para estarmos atentos ao desenrolar dos próximos episódios! Outra coisa a destacar deste discurso doentio é a fatal mania da perseguição de que é alvo por parte de jornalistas e políticos menos competentes, seja de que partido forem! Por vontade deles, voltavam ao tempo da censura para poderem governar à vontade, sem críticas ou denúncia dos seus erros de cálculo e das suas faltas à verdade! Que venha o primeiro negar, mesmo os que raramente se enganam e nunca têm dúvidas!

Santana histórico: Na edição do Expresso de 18 Nov. 2006 a notícia sobre a prestação de PSL é assinada por Ângela Silva, com destaque em posição subalterna relativamente à de CS. Começa por historiar a derrota do PSD nas eleições de 13 Jun 2004 para eurodeputados, quando PSL escreve que o então PM José Manuel Barroso o avisou para pensar em se preparar para o substituir na chefia do Governo - não pela derrota eleitoral mas por ter sido convidado a presidir à CE. Adianta que JMB andava há tempo a trabalhar secretamente nesse sentido. Secretamente não seria, pois a União já era constituída por 25 países e o processo é conduzido por centenas de ministros, altos funcionários, secretárias, assessores, parlamentares, etc. E PSL já foi eurodeputado. Cá sabe-se logo que um nome é testado para este tipo de cargos internacionais. Como foi o caso recente do novo SG da ONU! E Nova Iorque é mais longe que Bruxelas.
O Expresso revela que os ecos das passagens do livro chegaram a JMB, pelo que PSL aproveitou a entrevista à RTP1 "para adoçar a imagem de Durão", rematando que, afinal "ele foi irrepreensível em todo o processo". Dando a ideia de um meio para PSL amenizar a situação publicamente perante o seu amigo JMB.

Santana alvo: O Expresso destaca os "maus da fita" passando pela teoria da conjugação de interesses para o derrubar, apontando CS, MRS (afastado da TVI por intervenção mal encapotada do governo de JMB, cujos ministros foram incapazes de demonstrar fairplay em relação às críticas de MRS) e, mais tarde, pela evolução e mudança dos dirigentes do PS - marcada pela demissão de Ferro Rodrigues e pela vitória de Sócrates contra João Soares e Manuel Alegre. O exPR teria, então, o caminho aberto para outro pleno do seu partido em Belém e São Bento, tratando, alegadamente, de afastar PSL e o PSD para a mudança. Maquiavélico mas possível. Resta averiguar quem contribuiu mais para esta nova situação: se a escolha repetida de dirigentes menos bons por parte do PSD (já vão três seguidos), ou se a sorte bafejou o PS?
Há uma curiosa passagem que diz respeito à defesa de PSL perante as trapalhadas que o seu Governo sofreu - desde a cerimónia da posse à zanga com o ministro Henrique Chaves, seu "braço direito", etc. etc. PSL referiu que também o Governo Sócrates não está imune a esta epidemia, ainda há dia um secretário de Estado veio, zangado, à Televisão dizer que a culpa do aumento da electricidade em 2007 é dos consumidores. Queixa-se que se fosse com PSL, a comunicação social andava meses a explorar esta gaffe. Não há dúvida, acrescento eu, que os nossos OCS são maioritariamente de esquerda, mas a culpa (neste caso copio o referido secretário de Estado) é da direita (admitindo, pela experiência, que o PSD é mais de direita que os seus congéneres europeus), pois sempre que tem estado a presidir ao Governo tem saído pela porta baixa: Mota Pinto, Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Cavaco Silva e José Manuel Barroso. Depois só resta, de facto, queixarem-se!

Santana apoiado: Por fim, o Expresso releva a "ressurreição" de PSL, quanto ao regresso ao poder no partido e, sabe-se lá, até São Bento ou Belém! Eu já acredito em tudo no PSD! Transcrevendo PSL: "Não esqueço como o partido lidou comigo" mas há "exércitos de militantes a telefonar-me, disponíveis para me apoiarem no partido e no país". Cuidado com o homem! Coragem não lhe falta! Coitados de nós, se o aturarmos outra vez!

Santana derrota Santana: Como referido na primeira parte (relativa ao actual PR), o colunista do Expresso João Pereira Coutinho escreve uma deliciosa crónica de roda-pé nesta página das duas entrevistas, concluindo que "Santana é a maior conspiração contra Santana". E que "Santana é só impulso". Por isso, há dois anos," aceitou um governo condenado sob a trela presidencial" (envenenado escreveria eu), deixando-se avaliar diariamente por uma opinião pública sedenta. Olhem a razão e a dura luta dos professores para não serem avaliados pelos pais dos alunos ... e eu, num país de iletrados e de impulsivos, como o nosso, também concordo com estes sacrificados professores que, comparativamente, aturam tantos ministros incompetentes. O autor da crónica escreve que o governo de PSL se colocou a jeito perante "uma imprensa literalmente a salivar".
Afinal são estas polémicas e ideias que nos fazem esquecer o amargo da vida quotidiana numa Europa cada vez mais cinzenta e num país cada vez mais sacrificado por políticos de pouca vergonha! O deserto já é curto para tantas passagens meteóricas pela política lusa!

POSTED BY HUMBERTO ON SAT. 18 NOV. 2006 AT 23H30 (11.30 PM LISBON TIME)

Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]