BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, April 28, 2007

 
SEMANA A SEMANA POR HUMBERTO FERREIRA
Portos, aeroportos, aviões, técnicos e gestores em foco

Nesta semana assinalo notícias sobre projectos e obras de portos e aeroportos, companhias de aviação e alguns gestores invulgares, nacionais e estrangeiros.
A APL (Administração do Porto de Lisboa) divulgou o anteprojecto do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia. Não gostei. Um longo cais, desde Santa Apolónia à Doca da Marinha, para atracar quatro navios em simultâneo pode impressionar os incautos. Mas o pior são multiplicar por dois, três ou quatro, as operações de controlo, segurança, trânsito, embarque, desembarque de passageiros, bagagens e mantimentos. Ou há 30 gateways, como nos aeroportos, ou fica tudo à beira de um ataque de nervos, ao ser-se forçado a percorrer mais de mil metros para cada lado para chegar à saída ou, em sentido contrário, para alcançar o portaló do nosso navio, sob o tórrido sol do Verão lisboeta ou à chuva e ao vento de Sudoeste que sofremos, com frequência, vindos da barra ou do Mar da Palha, nas outras épocas do ano. Uma coisa é a antevisão artística dos edifícios e complexos públicos (como este, agora feita em computador), outra coisa é a prática e as operações no terreno (obrigando a cumprir horários para chegar dentro do horário aos portos seguintes). Já é difícil movimentar, orientar e satisfazer tanta gente ao mesmo tempo, arrumando autocarros, automóveis ligeiros e outras viaturas num terminal que tenha uma zona reduzida para entrada e outra para saída. Quanto mais numa área que se desenvolve paralelamente aos navios!
A APL vai investir 45 milhões de euros prevendo um aumento de 270 mil para 500 mil passageiros/ano. O projecto desenvolve-se em três fases até 2010. Os cais de Alcântara e Rocha serão reconvertidos definitivamente para contentores e os edifícios consignados à exploração de lazer - a sua mais recente vocação. A doca do Terreiro do Trigo será aterrada. Lisboa é o sexto porto no ranking ibérico, com uma modesta quota de 14%. Este projecto abrange um hotel e espaços de comércio e lazer. Entretanto, uma pergunta: o autor (ou autores) do projecto sabem que cada navio de cruzeiro é um hotel-resort flutuante que, em 2010, transporta em cada viagem entre 2000 e 3500 passageiros e mais de mil tripulantes, ávidos de pisar terra? A chave de qualquer bom terminal de passageiros (marítimos, aéreos ou terrestres) parte da distribuição do espaço e do esquema de circulação dos veículos de apoio, e respectivo estacionamento! Também do acesso fácil à rede de transportes públicos (incluindo táxis), aos autocarros de turismo (de chegada e partida), viaturas de serviço ou ao serviço do pessoal operacional (incluindo mantimentos, manutenção, autoridades, etc.). Não me canso, nos trabalhos que publico, de chamar a atenção das autoridades e operadores portuários para melhorarem as condições. Mas os terminais marítimos - recentes e mais antigos - que temos nos portos usados por cruzeiros, vão mais pelo impacto visual (casos de Alcântara e Rocha) e menos na aposta à satisfação dos passageiros, tripulantes e profissionais implicados nestas complexas operações. Por essas e outras é que Lisboa é o sexto porto no ranking ibérico, com uma modesta quota de 24%!
EXPERIÊNCIAS BOAS, SUFICIENTES E MEDÍOCRES
Recomendo aos responsáveis dos transportes lusos uma visita aos portos ingleses e americanos (os mais funcionais em Southampton e Dover ou Miami, Port Everglades, Fort Lauderdale, sem esquecer New York, San Francisco, Seatle, etc.), para evitarmos mais polémicas como a da teimosia oficial sobre a Ota. Será que os técnicos lusos não conseguem fazer projectos simples e funcionais?
E não é só Lisboa que precisa de um melhor terminal de cruzeiros. Funchal, Portimão, Leixões, Ponta Delgada e ... Sines também!
Falando de portos há, pelo mundo fora, modelos de portos funcionais, desde pequenos a grandes. Os mais antigos que conheço são: Génova, Pireu, Istambul, Alexandria e Hong Kong, todos com esquemas bem pensados. Entre os mais modernos destaco: Savona, Livorno, Veneza, Palermo, Barcelona e Amsterdão - que mereciam esquemas melhores. Os mais pequenos e operacionais: Málaga, Civitavecchia, Las Palmas, Tenerife, La Valetta, Bari, Brindisi, Rhodes, etc., satisfazem armadores e utentes sem excessos. Entre os mais confusos e menos operacionais figuram Lisboa, Leixões, Portimão, Palma de Maiorca, Tânger, Palermo, Havre, Marselha, etc. Como podem verificar, há muita concorrência e também os que nem têm cais, recebendo os navios ao largo (como aliás, os navios grandes fazem em Portimão), desembarcando e embarcando os passageiros nas lanchas (tenders) dos próprios navios. O que tem o seu encanto quando o tempo está ameno.
ALÔ, ALÔ TORRE DE CONTROLE DE BEJA
Uma vez que o MOPTC (ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações) se cala quanto à articulação da futura rede aeroportuária continental (Ota, Pedras Rubras, Faro e Beja), os lobis regionais movimentam-se.
Em Beja arrancaram as obras da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), constituída em 2000 com dois milhões de euros de capital e a seguinte estrutura: 77,5% ao Estado, 10% à Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Litoral e os restantes 12,5% a pequenos accionistas. Vejam a cena do empreendorismo.
Beja será um aeroporto vocacionado para voos low-cost e de carga mas o plano de viabilidade escapa à análise indiscreta da comunicação social. Dizem-nos apenas que o projecto tem pernas para andar. Terá? Oxalá!
Mas quais os contratos negociados? Quais os objectivos? Quais os parceiros estrangeiros?
ALÔ, ALÔ HUB PENINSULAR DO LITORAL NORTE
E no Norte, depois da tentativa da Junta Metropolitana do Porto gerir Pedras Rubras (não se sabe se por herança da ANA, se por candidatura à privatização?), foi divulgado o novo plano director do Aeroporto do Porto, visando transformá-lo na "grande plataforma aeroportuária do Norte de Portugal e do Sul da Galiza".
A ambição nunca fez mal a ninguém. Portanto, será preciso ir mais longe. Por exemplo, exigir deste governo, com urgência, simplesmente um plano de articulação da nova rede aeroportuária nacional e da promessa de encetar negociações para um plano de desenvolvimento aeroportuário peninsular articulado com os parceiros espanhóis. Para que servem as cimeiras peninsulares? Há muitas actividades a requer articulação entre os dois países e a aviação civil é uma delas. Temos andado sempre de costas voltadas!
REDE AEROPORTUÁRIA? O QUE É ISSO?
Por mais voltas que dê à imaginação não vejo a mais valia na operação complementar, ou diversificada, da rede proposta pelos cérebros deste governo: Pedras Rubras, Ota, Beja e Faro? Vai vender passagens da Ota para Beja e vice-versa? Ou transportar mercadorias de Beja (não é a mesmca coisa que de Sines) para a Ora? Ou da Ota para Pedras Rubras? E de Faro para a Ota, quem quer voar?
O desenvolvimento do tráfego doméstico não é, certamente, o mais importante, mas a alimentação do tráfego de médio e longo curso, em qualquer aeroporto, depende da disponibilidade e aceitação pelo mercado dos voos de ligação. Por isso, as redes aeroportuárias nacional e peninsular devem ser bem articuladas geográfica e estrategicamente.
Não há dúvida que os únicos aeroportos que continuarão a operar em núcleos urbanos e industriais estratégicos são Pedras Rubras e Faro. Lisboa com a Ota perde competitividade e Beja ultrapassa-me, desde que não haja parceiros externos (conhecidos e comprometidos) no encaminhamento de carga aérea ou fluxos turísticos para a Extremadura, Andaluzia e Alentejo.
O presidente da Junta Autónoma da Extremadura espanhola já lançou o alerta. Mas o governo português foi mal e mais longe, ao ignorar os empresários e políticos espanhóis, sobre a sua insistência (diria teimosia) em localizar o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa na Ota, em vez de na margem Sul do Tejo, por onde vai passar o TGV para Madrid.
A Extremadura é o "hinterland" desse novo aeroporto. Só que quanto mais desviado pior.
Todos os contributos técnicos, operacionais e estratégicos apontam para a margem sul, menos o do lobi ecologista (com destaque para a Quercus). Há melhores terrenos, mais planos. Melhores manobras aéreas (segundo os aviadores e até há quem alerte que a Ota nem para aeroporto civil secundário serve!). E com menores custos. A expansão da Área Metropolitana de Lisboa também mostra mais dinamismo estratégico na margem Sul do Tejo.
Só à conta de teimosia ou de eventuais segredos ocultos, se pode classificar a aposta deste Governo na Ota! Em 1999, foi por influência do lobi ecologista, que outro governo socialista optou pela Ota, ignorando a melhor avaliação ponderada do estudo dos Aeroportos de Paris. Hoje, repete-se a cena, apenas com o parecer corporativo da Quercus para a Ota e, claro, dos consultores internacionais contratados pelo MOPTC!
Entretanto, perdi a confiança total neste governo. Só se pode esperar pior. Teimosias e picardias, como no recente debate parlamentar. Estou até a ver o PM ignorar o estudo pago pela sociedade civil!
PORTUGÁLIA CUMPRE E RYANAIR PROMETE
A PGA - Portugália Airlines, continua a dar cartas e bons exemplos, apesar de se encontrar submetida à demorada diligência da Autoridade da Concorrência, quanto à incerteza da promessa de compra pela TAP (em Portugal: Time does not mean money! Opas e simples compras directas demoram longos meses a aprovar e, por vezes, a chumbar).
Entretanto, a PGA, que ainda é uma empresa privada que faz parte do Grupo Espírito Santo, acaba de cumprir voluntariamente a directiva de Bruxelas sobre cotação de tarifas incluindo taxas. As tarifas para Madrid e Barcelona custam agora 131 euros com taxas incluídas. O que torna mais transparente o dumping praticado por certas companhias, que anunciam tarifas abaixo das próprias taxas aplicáveis. Vinte valores à PGA!
Já a Ryanair, atenta à liberalização do espaço aéreo transatlântico (resultante do recente acordo de céus abertos Europa/EUA) promete voos de Inglaterra para os EUA a partir de 12 euros. O plano é ambicioso: voos para aeroportos de segunda linha. Aliás, como as low-cost preferem por causa dos custos mais baixos, a não ser quando certas administrações aeroportuárias (como as belgas e espanholas) lhes concedem facilidades. A Ryanair propõe-se servir Nova Iorque, São Francisco, San Diego, Dallas e Florida. Talvez a Ota acabe por ser um gateway europeu de baixo custo para estes voos da Ryanair e das concorrentes que a irão imitar. Quem sabe? É este o futuro estratégico do turismo luso? O pior é que os mais conceituados técnicos e aviadores dizem que a Ota nem para aeroporto secundário de low-cost serve!
LINO CONTEMPORIZA E WILSON SOMA E SOBE
O MOPCT entendeu-se com o SPAC (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil) recuando em forçar os pilotos a voar até aos 65 anos. O diploma será implementado gradualmente até 2017, podendo os pilotos reformar-se antes, com penalização. Este nosso governo desta vez recuou perante o lobi dos pilotos. Pudera, sentiu as barbas a arder - uma greve dos aviões de bandeira. Ou, se houvesse algum acidente com um piloto forçado a voar depois dos 60 anos e em horas extras nas folgas (como é costume), a opinião pública descontente não perdoaria! Parabéns aos dirigentes do sindicato e ao ministro!
Entretanto, para a EuroAtlantic guardado estava o bocado! Tendo sido a primeira empresa a interessar-se, publicamente, pela privatização da Varig, veio a máquina mediática da empresa pública tomar conta do caso, acabando por comprar a VEM, a unidade de manutenção da Varig.
E o tribunal brasileiro, numa longa novela com final previsto, acabou por vender a Varig (fileira do transporte aéreo) a investidores americanos que não se aguentaram no balanço e resolveram, agora, revendê-la à Gol. Mas a transacção foi anunciada e concluída num quarto do tempo que já demora a aprovação da compra da PGA pela TAP!
Entretanto, Tomaz Metello, o presidente da Euro Atlantic (ex-promissor quadro da TAP, delegado na África do Sul, Paris, Londres, Air Atlantic, etc.) não perdeu tempo e acaba de negociar com a Gol o aluguer de dois B767-300ER para esta operar 12 rotas internacionais de longo curso da Varig. Assim, os aviões da Euroatlantic voltam a ostentar o logo da Varig para Frankfurt, México, etc. Parabéns!
A Euro Atlantic tem sido a mais lucrativa empresa aérea portuguesa. Crescendo exactamente no mercado internacional. Talvez por isso seja esquecida pelos comentadores caseiros!
Por fim, o inglês Gordon Wilson foi nomeado presidente do GDS Galileo/Worldspan. O seu primeiro posto externo foi dirigir o Galileo Portugal. Seguiu-se a África do Sul e o regresso a Londres, onde foi subindo na estrutura quer sob gestão do original Galileo quer dos grupos Cendant e Travelport. Agora, o Travelport acaba de comprar a Worldspan e escolher Wilson para presidir ao novo gigante da distribuição de passagens aéreas e turismo. It's a long way for a jolly good fellow!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]