BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, May 01, 2007

 
SEMANA A SEMANA POR HUMBERTO FERREIRA
EXTRA - FERIADO NO DIA DO TRABALHADOR 2007
(RETRATO DE PORTUGAL - 33 anos depois de vida em liberdade!)

ENTRE TERRORISMO E ESPIONAGEM
"SIS dá lições a empresas contra espionagem"- DN 2007/05/01
Os serviços secretos portugueses estão a dar formação a empresas (quem aos empresários ou aos quadros de segurança dessas empresas industriais?) contra espionagem económica, ao abrigo do PSE - Programa de Segurança Económica.
O Estado suporta os custos desta formação. Os serviços secretos europeus, da América do Norte e da América do Sul promovem cursos semelhantes. Para o efeito, o SIS procurou elementos sobre experiências acumuladas, há 10 e 15 anos atrás, nos serviços secretos congéneres. Há espionagem industrial feita pelas empresas e espionagem económica feita por Estados (ou governos?). O caso mais recente foi a queixa da Oracle - gigante informático dos EUA - contra a concorrente alemã SAP, alegando que agentes desta penetraram nos sistemas da Oracle, espionando registos de produtos e material confidencial.
Entre terrorismo e espionagem, Portugal aposta mais na espionagem industrial! Está mal!

ENTRE CAVALHEIROS! VOSSA MERCÊ PRIMEIRO ...
"Oposição exige que seja o PSD e Marques Mendes
a resolver a crise na Câmara de Lisboa" - DN 2007/05/01
A oposição (PCP, CDS e PS) na vereação da Câmara de Lisboa não assume concertação mas não segura presidente Carmona.
Lá no fundo, são todos amigos ou coniventes? Depois queixam-se que os munícipes é que são desconfiados e mal dizentes!

PORTUGAL RADICAL CONTRA O FUMO
"Assembleia da República discute amanhã o diploma do governo que proíbe o consumo de tabaco em locais fechados - PSD quer multas a pagar tratamento" - DN 2007/05/01
PS admite alterações mas não de fundo. Para o PSD, diploma peca por falta de ambição. Fumar em locais proibidos vai custar até mil euros de multa. (ainda bem que voltei a ler multa - em bom português. A moda é "coima". Duas páginas de texto e uma foto gigante não chegam para explicar que não se trata de uma discussão parlamentar mas mais uma tarde de tricas, em que os deputados do PS fazem de moucos ou autistas, enquanto os dos outros partidos barafustam. Na hora da votação, todos sabemos que o PS ganha (com maioria) mais, desta vez, com os votos favoráveis do PSD. Só O Bloco de Esquerda pede alternativa nos restaurantes com menos de 100 metros quadrados de área, satisfazendo parcialmente o protesto da ARESP.
Ainda não vi sugestões sobre uma opção válida e conforme com a legislação de um país que se orgulha de projectar Liberdade em todas as áreas: aos donos dos estabelecimentos de restauração, bebidas e animação (cuja clientela fuma) deve ser permitido gerir "unidades verdes" (privando nesse caso a admissão dos fumadores) ou "unidades cinzentas" (abertas apenas a fumadores, mas dotadas de sistemas exaustores).
Assim é que eu entendo a liberdade! Afinal, neste jardim à beira-mar plantado, a liberdade ainda não é para todos.
ARGUMENTOS NÃO FALTAM
Os fumadores que protestem. Escreve um não fumador, que respeita o direito dos fumadores, desde que não prejudiquem os não fumadores!
A simples protecção à saúde, também não colhe, pois se o governo passar a proibir (e multar) os cidadãos de praticar, ingerir, fazer ou aspirar tudo o que faz mal à saúde, voltamos a passos largos à ditadura. Como é que esta classe de excelsos democratas lusos (da esquerda europeia da melhor cepa) foram tão rapidamente absorvidos pelo fascínio de poder interferir na vida de cada cidadão (ao estilo da pior direita europeia, de má memória). Amanhã multam (ou prendem) o cidadão que se refugia numa sala da sua habitação para fumar calmamente um Português Suave e, quando abrir a janela para espalhar o fumo, a vizinha de cima chama a brigada dos bons costumes ou a comissão de vigilância do bairro!
Quanto a locais com falta de oxigenação, conheço por dever do antigo ofício, outros mal frequentados, mas o que dizer das condições em que os mineiros trabalham? A centenas de metros de profundidade e sujeitos a acidentes frequentes? Alheios à preocupação dos partidos ou deputados! E das largas dezenas de milhares de doentes nas listas de espera das cirurgias do SNS? A verdade é que os cidadãos que não têm outros meios, morrem (ou ficam inutilizados para o resto da vida) sem a mínima preocupação dos senhores ministros, deputados ou jornalistas do lobi anti-tabagista - a fazer fé nos longos anos que esta situação demora a resolver.
Prioridades são pouco cumpridas. Mas hipocrisia há muita! Ou, como dizia Vasco Santana: chapéus há muitos!

LUSO JORNALISMO
"Que importa em quem vota o homem que morde o cão?" - DN 2007/05/01
João Miguel Tavares (JMT) põe os pontos nos iis, na sua crónica, sobre a nomeação de Pina Moura para presidente não executivo da TVI.
É uma pérola numa edição cinzenta, como as que o DN nos tem brindado desde que se tornou em mais um porta-voz do PM, por ordem e graça do grupo OliveDesportos e com editoriais anónimos (porventura da Central Estratégica de Informação). Ainda pensam que os leitores de um jornal de referência são estúpidos?
JMT acrescenta: "Uma das mais tristes consequências da tristíssima escolha de Pina Moura para presidente da TVI foi o regresso da velha conversa sobre a "orientação ideológica dos meios de comunicação social, e de como tudo seria mais cristalino se cada jornal, cada rádio e cada televisão assumisse de uma vez qual a área política da sua devoção. Estas luminárias apontam o dedinho ao que se passa além fronteiras e dizem: vejam como nos países civilizados os jornais assumem claramente os seus amores políticos, a bem da transparência. Fico comovido com tão boas intenções.
Em entrevista à RTP, o inefável Pina Moura disse que a 'definição de uma orientação editorial' é uma boa política que devia ser seguida em Portugal. Certamente.
Sobretudo numa altura em que temos um primeiro-ministro de esquerda a governar à direita."
Pelos vistos, há quem ainda não saiba que a única ideologia de José Pinto de Sousa (desculpem-me mas gosto sempre de identificar o sujeito) é a do culto da personalidade e da concentração pessoal do poder?
Bem feito!

CRIME COMPENSA
"Jovem com arsenal de armas sai em liberdade" - DN 2007/05/01
Indivíduo de 29 anos actuava no distrito de Braga com mais quatros jovens, com idades entre 16 e 19. Juiz obriga suspeito a apresentações semanais.
A minha dúvida é se lhe foi aplicada pulseira electrónica, ou nomeado um "baby sitter" para o não deixar sair nem cometer mais roubos para a sua colecção de armamento de defesa pessoal. Mas a notícia não esclareceu.
País de brandos costumes moderniza-se e arma-se às escondidas!

JUSTIÇA-SE REORGANIZA-SE
"Advogados protestam contra a extinção de tribunais" - DN 2007/05/01
Governo, no âmbito do seu Programa de Medidas Urgentes para a Melhoria da Resposta Judicial, prepara-se para encerrar casuisticamente, entre outros, o 4º Juízo do Tribunal de Família e Menores, os 4º e 5º Juízos do Tribunal do Trabalho e eliminar outros tribunais. Racionalizar serviços, reduzir custos, cortar benefícios, mobilizar pessoal para a prateleira do abuso dos direitos adquiridos ignorados, e mostrar quem detém o poder e quem vai acabar com os vícios instalados são frases do léxico do PM e da sua equipa.
É preciso é mudar. Habituar, cada dia que passa, o povo a aprender quem manda e quem tem determinação para cortar e eliminar a eito. Tudo e todos! Menos, claro, os "boys & girls" do aparelho do Largo do Rato e das federações distritais.
Para que servem, afinal os amigos? Afinal, no melhor pano, cai a nódoa!

DIA HISTÓRICO - 30 DE MAIO DE 2007
"Polícia ameaça ir para a rua contra Governo" - DN 2007/5/01
A Comisssão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças de Segurança reuniu ontem e ponderou a marcação de uma jornada de luta tendente a manifestar o descontentamente entre o pessoal da GNR, PSP, Polícia Marítima, Guarda Prisional e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Não ficou decidida nem avançar para a "manif" nem a data para "não calar a revolta" que sentem!
Mas podem ainda juntar-se à grave geral convocada pela CGTP para 30 de Maio, Isso seria um dia histórico em Portugal e talvez em toda a União Europeia, com polícias e sindicalistas do mesmo lado! Já que o PM está sempre a invocar "dias históricos" que assinalam as mudanças que introduz na vida dos cidadãos e da eliminação de serviços públicos, agora haveria um "dia histórico" da oposição laboral à sua política neo-liberal.
Não costumo acreditar no resultado das manifestações populares contra qualquer governo ou medida por mais impopular e injusta que seja. O sistema foi feito, sob a experiência do PCP, para ignorar e neutralizar a contestação habitual dos partidos mais extremistas. Mas não esqueço que o businão da Ponte, travou o exagerado aumento das portagens na Ponte 25 de Abril, decretado em 1994, assim como inverteu o percurso vitorioso dos três governos (durante dez anos) de Cavaco Silva (dois deles com maioria parlamentar).
Cautela e caldos de galinha ...

PATACA A TI, PATACA A MIM. DESDE QUE TE INTITULES SOCIALISTA!
"Porta-voz do PS apoia celebração fracturante da República" - DN 2007/05/01
Vitalino Canas diz que é tempo de mudar o Código Civil. As propostas da "comissão Vital Moreira" são bem acolhidas pelos socialistas. Pudera! Representam aqui o dono da obra! E, assim, a possibilidade de os homossexuais casarem parece estar cada vez mais próxima.
Ora aqui está, em 2007, uma das grandes (e gritantes) prioridades deste país (que passo a escrever com caixa baixa quando os deputados aprovarem esta proposta de lei). Também tenho direito à indignação!
Num período de contenção da despesa pública e de forte preocupação quanto ao futuro da economia e desemprego. Com tantas empresas, contribuintes e cidadãos à espera de pareceres oficiais e desbloqueamento de processos e requerimentos dirigidos ao governo e à administração pública, para fazer avançar a economia e o emprego, este inefável PS entretém-se a encomendar estudos para resolver as questões mais fracturantes e pessoais de uma pequena parte da população. Com um propósito: captar os votos homossexuais!
Também vivi numa época em que nasciam mais crianças, apesar de largos milhares de casais portugueses passarem 50 anos sem se divorciar, ou sem se casar oficialmente com outros parceiros, ou outros que foram casar ao estrangeiro sem reconhecimento pela lei nacional - sim, por culpa da Igreja Católica e dos governos conservadores de Salazar e Caetano. Mas foram Portugueses que não deixaram de se sacrificar tão-pouco pelo saneamento das finanças públicas e de sofrer as restrições alimentares e o marasmo da economia durante a II Guerra Mundial, não esquecendo o sangue derramado na guerra colonial e outros episódios tristes da vida portuguesa no século XX.
Em todos os países e em todas as épocas há minorias sacrificadas com projectos adiados, os quais quando equacionados com outros problemas prioritários, não merecem tanta devoção nem urgência. Até porque este caso pode ser encarado nas urnas, nas eleições de 2009, consoante os programas dos partidos concorrentes contemplem, ou não, mudar a lei para oficializar casamentos entre homossexuais.
Não é tabú. É extemporâneo. Tudo tem um tempo. Mais a mais na política!
Depois, apoiar a República, tudo bem. Mas apoiar fracturas na sociedade, não!

Sabe-se que é uma forma deste governo neo-liberal dar uma leve imagem de esquerda.
É assim em Espanha e nos países europeus vanguardistas, onde há eleições ganhas pelo descontentamento das minorias. Em Portugal, que saiba, nenhum dos partidos que ganharam eleições admitiram a vitória à custa dos homossexuais, tóxicodependentes ou núcleos de imigrantes? Temos que ser solidários e somos. Temos que lhes criar melhores condições e criamos. Mas primeiro temos que tratar quem precisa de tratamento e empregar quem precisa de ganhar o sustento!
Depressa e bem. Não há ninguém!
Nota de rodapé: O título desta notícia, a cinco colunas na pág.19, não soa muito bem. Tiveram pruridos em escrever antes PS apoia 'celebração de casamentos homossexuais'?

CONTRA A CONCENTRAÇÃO DO PODER CENTRAL
"PCP defende a criação de regiões administrativas" - DN 2007/5/01
Comunistas recusam a referência à localização na Ota do aeroporto. E exigem que redes nacionais de serviços públicos assegurem cobertura de todo o território.
Uma das mais importantes notícias de política interna vem na pág. 20 a 3 colunas (sem chamada de capa).
Trata-se da análise do PCP ao Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT). Desconheço se os outros partidos fizeram este trabalho de casa ou se este contributo do PCP tem hipóteses de ser considerado pelo PS. Na AR já todos sabemos que, nesta legislatura, nada passa contra o PS.
O PCP propõe que o PNPOT consagre a criação das Regiões Administrativas, de forma a garantir a intervenção das mesmas na gestão do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional entre 2007 e 2013 (ganha o prémio da pior sigla do consulado de Sócrates).
O documento do PCP foi enviado à Comissão Parlamentar do Poder Local, com o propósito de vir a ser considerado no debate na especialidade sobre o PNPOT.
O PCP considera que uma das grandes lacunas do ordenamento do território é a da inexistência de estruturas supra municipais dotadas de atribuições e competências, e adequado financiamento (sempre o busílis das inovações políticas, mas nunca se propõe uma fonte credível, a não ser os ricos que paguem a crise... ), para assegurar a coerência regional e economias de escala (duvidosas, quando a mim, mas tudo bem, de boas intenções está o Parlamento farto!), que manifestamente o associativismo intermunicipal não assegura (acrescento: e que por vezes combate).
O PCP propõe igualmente, a eliminação de TODAS AS REFERÊNCIAS à localização na Ota do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), constantes no PNPOT, bem como todas as propostas de transportes (ferroviários e rodoviários) e este associados. O PCP relembra, assim, continuar convicto que o NAL acabará por ser transferido da Região Oeste (zona de influência do PS) para a Margem Sul do Tejo (zona de influência comunista). Parabéns por esta forte convicção!
O PCP lembra "as profundas críticas que têm vindo a público sobre algumas das opções contidas no PNPOT, designadamente no que concerne à localização do NAL e às implicações directas nas restantes modalidades de transportes, bem como à importância de uma visão mais objectiva das soluções EM ESTUDO para a alta velocidade (AV) e velocidade elevada (VE), rede ferroviária convencional, redes portuária e aeroportuária.
O PCP propõe a definição de um calendário para a apresentação de um Plano Nacional de Transportes e Logística (PNTL), elaborado com as participação de TODOS os interessados (suponho que incluindo as grandes empresas destas áreas, associações empresariais e autarquias), com objectivos sectoriais também calendarizados e respectivas fontes de financiamento. O PNPOT, para os comunistas, deve, ainda, apresentar as diversas redes de serviços existentes (Ensino, Saúde, Justiça, Cultura e Desporto) e apontar as orientações estratégicas no sentido de assegurar uma maior e mais harmoniosa cobertura territorial, garantindo a equidade consagrada como princípio (acrescentaria, apenas, as redes de Protecção Civil, Emergência Médica e os itinerários das principais produções e exportações nacionais, no PNPOT e no PNTL).
REDE AEROPORTUÁRIA
No longo debate público sobre a Ota, é a segunda vez que leio referências à importância da articulação do NAL na rede aeroportuária nacional. A primeira, perdoem-me a imodéstia fui eu - em várias crónicas no Publituris e neste blogue.
Não compreendo como tantos técnicos, consultores, especialistas, autarcas, políticos e estudiosos não se tenham interessado pela localização da Ota na rede aeroportuária continental, que, por vontade (teimosia) deste governo vai ser alargada com a Ota e Beja. Geográfica e estrategicamente qual delas a pior localização! Face a Pedras Rubras e Faro! Admitiria que tanto a Ota como Beja fossem aeroportos secundários para voos de custo reduzido - ou par escoar a carga chegada, ou destinada, ao porto de Sines, desde que houvessem contratos ou promessas de tráfego, da parte de operadores estrangeiros. Mas é tema tabú.
Não se trata de novidade mas é um bom trabalho do grupo parlamentar do PCP. Agora que o governo e o partido que o apoia não se cansam de provocar a sociedade civil por não ter ainda apresentado um estudo alternativo da Ota. Como se a sociedade civil tivesse meios para encomendar estudos desta dimensão? Como em todas as áreas, há cidadãos que trabalham mais e outros que não trabalham. Mas o PCP não admite isto no que se refere à avaliação dos funcionários públicos, professores e trabalhadores em geral. Já quanto aos quadros e funcionários do partido que ponham a pata na poça, o destino é a expulsão! Sem apelo nem agravo.

SECÇÃO DE HUMOR
"A SIC não cede a pressões políticas" - DN 2007/05/01
O Jornal da Noite da SIC vai passar a ter novas rubricas de informação. Novos espaços não vão alterar a linha editorial.
Uma página cheia de nada. Muita parra e pouca uva.
Quanto ás pressões políticas, adivinham-se quais! Aquelas vindas de qualquer grupo empresarial ou qualquer conjunto de profissionais onde se encontram, maioritariamente, alinhados. O que não é nem ilegal nem excepcional!

E DA FESTA DOS TRABALHADORES, O DN DISSE NADA!

Nota final:
Esclareço que sou apartidário. Tenho evidentemente, alguma simpatia (ordenada por inclinações analíticas) pelos políticos de direita, centro ou esquerda, que conseguem resolver problemas a bem das populações. Não suporto os que governam contra as populações, contra a desertificação e contra o desemprego. Nem os populistas desavergonhados. Enquanto tenho sido (des)governado por gente dessa, sinto-me pior do que no tempo da ditadura salazarista!
Não sou nem nunca fui filiado em qualquer organização ou partido político. O meu maior "pecado" foi pertencer à Mocidade Portuguesa, quando era obrigatório. Mas frequentei os Centros de Vela e Naviomodelismo para não usar a farda. E sempre disse e escrevi o que me ia na alma!
Humberto Ferreira

Labels:


Comments:
Tomei a liberdade de transcrever parte das suas excelentes crónicas em:
http://madeleinemaccann.blogspot.com/2007/09/1-captulo-o-casal-mccann-no-responsvel.html

Os meus melhores cumprimentos.
 
Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]