BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Sunday, February 10, 2008

 
Ponto de mira do Novo Turismo
por Humberto Ferreira / Publituris 8 Fev 2008

O Turiscópio faz 33 anos. Antes, escrevi a coluna "Agente Secreto" (o nosso jornal era visado pela Censura e vigiado pela Pide/DGS) e fui avisado de que os meus textos na revista Vela deviam ser moderados. Passei para o Yachting e Vela Brasileira. Aliás, comecei a escrever para jornais em 1953 no Glasgow Herald.
Nas próximas edições faço o balanço de 40 anos de intervenção turística, sobre sugestões e causas ganhas e perdidas: a saga de um não alinhado.
Entretanto, o mundo atravessa mudanças, sem garantias de recuperação sustentável nos planos global, económico, social, educativo, ambiental e cultural. Duas certezas: o Turismo é um direito para crescentes núcleos da classe média; e tem crescido ano a ano, tornando-se no motor da economia. E o Turismo Social para a classe baixa também cresce. Mas os nossos políticos e intelectuais raramente admitem a importância do sector. Só no Dia Mundial do Turismo o discurso oficial diz que este cluster assenta na principal estratégia da recuperação económica! Enquanto no país real a auto-estima mede-se no dia-a-dia à custa do foco apontado ao futebol e ... à campanha WC ... para energias renováveis e ... turismo.
Mas o que será o Novo Turismo com a baixa do poder de compra da classe média? Desafio académicos a estudar as expectativas das novas gerações (onde o NovoTurismo ocupa lugar cimeiro) não obstante os efeitos negativos dos ataques à classe média e da especulação nas bolsas, petróleo, construção, obras públicas e corrupção? Pela minha parte vou ajudando com este ponto de mira.

OPINIÃO FAVORÁVEL - Tenho sido jornalista de reportagem, entrevista, noticiário, coordenação, direcção e opinião. Tenho dado a cara por muitas medidas positivas para o Turismo e desenvolvimento regional, e apresentando múltiplas sugestões. Eis algumas:
1 - A escolha de Alcochete/Canha para o NAL, especialmente pelas difíceis manobras de navegação aérea na Ota e pela construção de uma plataforma com 70 metros de cota sobre um vale atravessado por três ribeiras. Querem maior atentado ecológico?
2 - A opção Portela mais 1 - Portela para voos executivos ponto-a-ponto e o NAL em Alcochete. Pois Lisboa não pode ficar sem um aeroporto no seu termo.
3 - A nova grelha do Turismo Regional, reduzindo de 19 RT (mais as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e as Regiões A utónomas da Madeira e Açores) para sete estruturas mais dinâmicas, polivalentes e com dimensão crítica à escala europeia. Mas não há bela sem senão: o diploma veio com duplicações ... e "acrescentos" para satisfazer autarcas que não vêem além das suas terras e, claro, os titulares dos habituais "tachos" políticos! Temos que dar os nomes às coisas.
4 - Foram eliminadas, finalmente, a maioria das tascas de comes e bebes nas feiras, bolsas e mostras da oferta turística lusa junto de operadores, vendedores e consumidores estrangeiros. Aponto há anos a grave mistura das tascas com programas de qualidade apresentados por hotéis, casinos, golfes e outros operadores de qualidade. Se Portugal se quer afirmar destino de alta qualidade, não pode promover-se com estatísticas de turistas de mochila às costas e restauração em tascas que a Asae não aprova.

ORGANIZAÇÃO - Vou agora nas minhas intervenções apoiar as seguintes e iniciativas:
1 - Manutenção da DGT - o nosso mais emblemático organismo. Um país que muda de orgânica, cada vez que tem novo governo, é porque anda sem rumo. Nos últimos anos tivemos múltiplas e dispendiosas experiências sob os governos Guterres, Barroso, Santana e Sócrates, desde campanhas incríveis à criação e deslocalização ineficaz de organismos para cidades periféricas.
2 - Reorganização credível e gestão dos núcleos operacionais do cluster por pessoas que dêem a cara (o Turismo de qualidade deve ser personalizado), nas áreas da Formação e Escolas; Planeamento e Ordenamento das Áreas Turísticas Protegidas (instrumento que falta reconhecer), Licenciamento de projectos, e Normas reguladoras das actividades; Serviço de Apoio ao Crédito e Modernização da Oferta; Fiscalização do Jogo e Gestão dos Planos de Obras Subsidiadas; Turismo Receptivo e Prémios aos produtos, programas e iniciativas de promoção, gastronomia, organização de eventos, formação e informação de excelência, etc; Serviço de Apoio a Investidores e Empresas; Parceria PP de apoio às reformas legislativas e normativas (para evitar falências); e criação de seis novos pontos de apoio a profissionais lusos e estrangeiros: A - Serviço de Atendimento em horário adequado aos vários fusos horários (uma parceria tipo super-desk) à mais-valia da hotelaria, turismo residencial, centros de congresso (criação do Portugal Congress and Incentive Bureau com filiais em sete regiões turísticas), restauração, animação e distribuição online e tradicional; B - Centro de Coordenação de Turismo Interno e Regional; C - Centro de Apoio aos Mega-Eventos; D - Parceria de Gestão do Calendário Anual de Eventos Online; e E - Novo Observatório do Turismo, Estudos e Estatística. (para substituir e melhorar o antigo Gabinete de Estudos da DGT .É preciso delegar poderes e lançar jovens com competência para chefiar cada serviço, ao mesmo tempo que deve ser criado um conselho consultivo sénior que possa transmitir à nova geração de dirigentes do turismo a sua experiência e saber. Não entendo como num país tão pequeno se pode desperdiçar o contributo de tantos quadros reformados da DGT e outros organismos e empresas do Turismo, Transportes, Hotelaria e Formação, entre outras?
3 - Parceria para gestão do cluster do Turismo (talvez enquadrada na CTP) e do intercâmbio e articulação com outros clusters e serviços oficiais e privados - nas áreas da aviação comercial, cruzeiros, transportes, comunicações, desporto, património, cultura, natureza e "projectos green travel", energia, moda, vinhos (talvez o produto com maior potencial na promoção bivalente, mas que exige um plano de reorganização na produção e comercialização, incluindo a selecção e apoio de marcas capazes de garantir as metas elementares da exportação e penetração junto das companhias de cruzeiros e cadeias hoteleiras multinacionais, com qualidade, assistência, insistência e capacidade de resposta), exportações em geral (até de rolhas), comércio e distribuição, etc.
4 - Dinamização da CTP e das associações empresariais e profissionais. (registo com agrado as recentes iniciativas de revitalização de associações de agentes de viagens, directores de hotéis, guias-intérpretes e correios de turismo, promotores, etc.
5 - Criação do Ministério dos Transportes e Turismo (sem Obras Públicas) pois sem transportes não há turismo, hotéis, meios complementares, viagens e eventos que vinguem! E poucos acreditam na força política de um ministro do Turismo!

UPGRADE OPEN SKIES - É um cluster complexo, onde todo o cuidado é pouco. A 25 de Janeiro, escrevi que a Open Skies era uma tentativa da British Airways no low-cost transatlântico. De facto a primeira notícia recebida subentendia ser low-cost. Na anterior experiência, a Go não atingiu a meta programada e a BA vendeu-a à EasyJet. Agora não repete o erro. A Open Skies vai operar, em Junho de 2008, exclusivamente com classe executiva, de Paris e Bruxelas para New York, ao abrigo do "open-skies EUA/Europa". Concorrente da Silverjet, Eos e Aestreus. Não da MaxJet, entretanto falida. Tendências que convém estudar em Portugal, onde as low-cost ... só estrangeiras? O fenómeno low-cost faz também parte do Novo Turismo. As minhas desculpas aos leitores e à BA, pelo engano involuntário sobre a Open Skies.

Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]