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Sunday, June 08, 2008

 

Apostar numa óptica de clusters estratégicos para o Turismo - I

Por Humberto Ferreira

O Turismo Português tem que saber como reagir favoravelmente, no ano do EuroFutebol e Jogos Olímpicos, à crise internacional (financeira, económica. energética, alimentar e laboral) e aos milhões que ficam em casa agarrados à TV.

Como? Vendendo os melhores produtos, tradicionais e inovadores, e cativando com propostas irresistíveis, pelo menos a nossa quota do mercado mundial entre os que podem investir em férias em Portugal. Quais as suas preferências? Quais as nossos trunfos? Serão as marcas? Por exemplo: Madeira's Green Beauty ou Madeira Wine? Algarve Best Surf ou Allgarve? Lisbon Surprises You? Ou Cruising in the Douro along Slanting Port Vineyards? The West Coast of Europe ou Reliable Holidays in the West of Europe? Ou Touring with Amigos in Portugal? Ou Taste Portugal's seafood and other culinary delights?

Será o clima ameno? Preços? Voos low-cost? Segurança? Hospitalidade? Paisagem? Praias? Enogastronomia? Cultura? Desportos? Eventos? Compras? Diria que a diversidade é o têmpero das escolhas de férias. A oferta turística nacional é caracterizada por um incomparável mix. Antecipando-me aos estudos oficiais (que não deixarão de se realizar) avanço com uma primeira estratégia construtiva, aproximando o comércio ao Turismo.

PROMOÇÃO - Juntar à promoção turística (seca e monótona) bons produtos que agradem aos públicos estrangeiros, A promoção é sempre o primeiro passo para a venda. E o Turismo vende-se também pelos atractivos complementares. Um programa impecável se não tiver surpresas agradáveis torna-se maçador. E cada opção deve ter as marcas fortes do ADN luso contemporâneo: design apelativo, estilo próprio e um mix irresistível, capaz de o distinguir da concorrência.

Num bar do Estoril, deparei, recentemente, com cinco garrafas de Porto e Madeira, abertas e com ar antigo. Perguntei ao barman se vendia muito? Não. Só a um inglês idoso. Nem a
franceses, alemães, espanhóis ou portugueses. Ora compete às empresas produtoras e também ao Instituto do Vinho do Porto dinamizar a venda? É tempo de interiorizar que o vinho do Porto não tem rival. E que temos excelentes vinhos de mesa, assim como a melhor porcelana, cristal, artes decorativas, filigrana e joalharia, pedras ornamentais, tapetes, rendas, moda e calçado, painéis de azulejos artísticos, gastronomia e, até, artesanato único.

Só que os turistas vêem mais artesanato industrial, peças religiosas e desportivas, outras pouco utilitárias em barro vermelho primitivo, usado apenas em países do quarto mundo.
O shopping e o catering são elementos essenciais. O Turismo não se pode afastar do artesanato nem da restauração, pois é o motor do negócio junto de 12 milhões de turistas/ano mais os clientes domésticos. Precisa-se visão estratégica e promoção articulada.

Seja um pacote all-inclusive, short-break, cruzeiro, congresso ou incentivo, o turismo é vendido pelo mix que cada destino oferece. Hoje, os turistas sabem como apreciar as opções disponíveis através da internet e das montras das agências de viagens, no exterior e em Portugal. E se vamos a um restaurante preferido saborear uma especialidade, a guarnição, vinhos, serviço, ambiente e vista, também contam muito. Hoje, interna ou globalmente, não há negócios isolados. Tudo faz parte do pacote.

TENTAÇÃO DO SHOPPING - As boas compras são factor primordial na avaliação positiva de umas férias. Temos dos melhores centros comerciais, mas vendem mais marcas estrangeiras. Pouco resultam as campanhas da AEP para comprarmos made in Portugal. E enquanto milhões de turistas não virem cá mais anúncios aos produtos e opções lusas, marcamos passo. Também nós próprios, só depois de vermos os estrangeiros comprar marcas nacionais, nos convenceremos da sua competitividade. Nas crises é quando se precisa mais de anunciar. Sem publicidade, seja exterior, televisiva ou electrónica, pouco se vende.

Nos EUA já se anuncia na web que os agentes de viagens neutralizam o câmbio do dólar com pacotes vantajosos. E congressos temáticos com vagas, anunciam inscrições grátis para profissionais. Os blitz sem surpresa são história. Cada acção exige um plano criativo e objectivos definidos e aceitáveis.

Portugal tem 10 empresas inscritas no ranking Forbes dos 2000 gigantes globais: EDP, BCP, PT, Galp, BPI, Sonae, Cimpor, REN, Brisa e Jerónimo Martins. Vamos conquistar estas e outras que possam lucrar no filão turístico, para patrocinar e dinamizar as próximas acções do TP e Aicep - embaixadas do BEST OF PORTUGAL, à base do intercâmbio entre clusters inseridos na área alargada do Turismo.

PRÉMIOS INICIATIVA E EXCELÊNCIA - Destaco um recente TopSix BEST OF PORTUGAL:
1 - REDE DE MUSEUS NO ALGARVE: Abriu a 18 de Maio (Dia Mundial dos Museus) o Museu Municipal de Portimão, na antiga Fábrica de Conservas La Rose de Feu Hermanos, que se junta à rede algarvia (Lagos, Silves, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro e Tavira, mais o Museu do Trajo de S. Brás de Alportel e o Museu Marítimo de Faro). O de Portimão expõe valioso espólio naval, industrial, arqueológico, etnográfico e subaquático. A vertente cultural do Algarve.

2 - MUSEU DO ORIENTE - Também Lisboa, depois do Museu Berardo, foi inaugurado o museu da Fundação Oriente, que aproximará Portugal do mercado asiático. Haverá planos para potenciar este trunfo na esfera do Turismo e Aviação?

3 - TAP E TURISMO - Protocolos com os órgãos de Turismo de Lisboa, Norte e Algarve, abrem a esperança de novas iniciativas comuns entre a TAP e o sector. O lucro de 32,8 milhões de euros em 2007 também reflecte um Portugal viável, apesar da nuvem escura do preço actual do petróleo. Mas as empresas aéreas podem (e devem aumentar as tarifas), já que as rodoviárias têm os preços (mal) congelados pelo Governo distraído.

4 - CASINO E HOTEL DE CHAVES - Mais um trunfo para valorizar o Turismo do Interior e atrair mais clientes da Galiza.

5 - DESTAQUES EMPRESARIAIS DO SECTOR - No ranking das TopPME/DN2007, a Turiscar ficou no Top10 e o Clube Viajar no Top20.

6 - TURISMO RURAL - Vítor e Alexandra Fernandes estão rendidos a este trabalhoso mister, na sua herdade Água d'Aire, Aldeia de Serra, Redondo, onde se destaca o jardim de alfazemas e alecrim. Vítor é piloto da TAP e percorre 180 km depois de aterrar na Portela. Chama-se a isto empreendedorismo e amor pela valorização dos recursos rurais ao serviço do Turismo e do País.

Também só com divulgação destas mais-valias, teremos turistas mais exigentes.

INTERCÂMBIO COMÉRCIO-TURISMO - Numa estratégica construtiva, descreverei ao longo das próximas crónicas, as 10 fileiras de produtos made in Portugal, a integrar no pacote das próximas acções de campanhas do Turismo. Um desafio que dá trabalho mas cria, pelo menos, dez PPP. Mais o embrião do alargamento do PORTUGAL TOURISM CLUSTER e da cooperação com outros pólos de produção lusa:

1 - VINHOS - Porto, Madeira, espumante, aguardentes, moscatéis e vinhos de mesa devem marcar mais forte presença nos nossos hotéis, restaurantes, esplanadas e bares. Devemos dar maior projecção às nossas Rotas de Vinho e Enoturismo. Devemos ter as principais marcas à venda nos principais grupos hoteleiros e de restauração internacional, assim como nos navios de cruzeiro e até nas transportadoras aéreas. Só vi, uma vez, na British Airways um vinho português. Há muito trabalho a desenvolver e muita rotina a quebrar.

Este tema CONTINUA no próximo TURISCÓPIO (coluna mensal do semanário PUBLITURIS e semanal neste blogue).


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