BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Monday, November 10, 2008

 
O PAÍS DE XOCRATES
Diário Faz de Conta - Nota Epistolar 01 - 10 Nov 2008

Por EU - único escriba independente da Lusitânia Contemporânea
(também tenho direito a um adjectivo politicamente correcto!)

INTRODUÇÃO
Este Diário é uma ficção. Qualquer coincidência com factos ou personagens históricos ou populares é pura coincidência. Assino EU

XOCRATES é o herói popular. É um lusitano genial, produto das Novas Oportunidades do Prec, pós 25 do Abril Portugal. Subiu as escadas do poder a pulso. De Jota Laranja a Supremo Rosa!
De família, tem raízes nas serras de Viriato e experiência vivida nas encostas do Vale do Douro e da Serra do Esqui Lusitano. Sente-se beirão mas foi em Felicitas Julia Olisipo, entretanto nomeada capital do Reino e rebaptizada AlLissabona, em honra de D. Manuel o Inovador, que conquistou a simpatia e o voto soberano dos eleitores do Reino.
E foi em AlLissabona que singrou no fórum do Rato Velho. Mas foi na TV dos Donos da Verdade que, graças a bem estudadas intervenções de liderança, bem ao estilo dos seus mais agressivos e duros antecessores - desde Oliveira de Santa Comba e Gonçalves dos Câmbios a Carneiro da Aliança - que chegou a MC (mestre de cerimónias), com uma corte exclusiva de jokers sob a sua orientação de esquerda disfarçada.
Entre as causas que mais vincam as suas "guerras" de estimação, destacam-se as grandes queimas de resíduos sub-prime, em Outão e Souselas - consideradas crimes ambientais por uns e forte avanço industrial e económico por outros. A POLÉMICA FOI INSTALADA desde o reinado de Guterres o dialogante!
Mas como os lusitanos nunca puderam viver muito tempo sem terem, por cima, quem lhes vergasse a espinha, já aguentam o XOCRATES há mais de três anos com um sorriso amarelo e a desculpa de que mais vale um teimoso na Colina da Estrela do que a eventual vinda do padrão original da Casa da Vigia para a AlLissabona, mandar em todos eles, ao som do bailinho da ... Madeira!
É sobre a vida fascinante desta personagem de opereta ibero-americana, que vou
escrever alguns apontamentos mais curiosos da vida quotidiana dos lusitanos no início do Século XXI.

NOTA 01 - Aos 10 dias de Novembro do ano 2008 (IV de Xofrates)

O JOGO DAS AVALIAÇÕES - O SOL QUANDO NASCE É PARA TODOS

PROPOSTA: QUE SE AVALIEM, ALÉM DOS MESTRES-ESCOLA E DOS ESCRIBAS PÚBLICOS, TAMBÉM OS POLÍTICOS; MAIS OS MODESTOS CONCESSIONÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS (tipo: BdP, CgD, TaP, CfP, ApL, EpAL, etc.), E MUNICIPAIS (tipo GeBAlis, Sanest, SaM, etc.); OS GUARDAS DA POLIS, ESTRADAS, ÁGUAS, PORTÕES & Canais (antiga PVDE), IMPOSTOS & coimas, E DAS FEIRAS, TASCAS E DERIVADOS

XOCRATES foi tão bem avaliado no alto curso em que se diplomou, para poder ganhar ascendente técnico-intelectual sobre os seus pares das Colinas da Estrela e Rato Velho, que quer, agora, avaliar Tudo e Todos com a mesma "benevolência" - perdão, quero dizer: COM IDÊNTICO rigor e hostilidade!
Começou por quem ele pensou serem mais fáceis de dominar: os MESTRES-ESCOLA. Mas saiu-lhe o tiro pela culatra. Já são três "mega-manifs" nacionais, a exibir o forte descontentamento corporativista - que ele odeia mas tem de autorizar e conviver! Mas que não esconde, com toda a ira que os Deuses do Olimpo lhe concederam. É este um dos primeiros BIG AZARES DE XOCRATES!

AVALIAR SETECENTOS MIL A NÍVEL CENTRAL, REGIONAL E LOCAL
Segue-se, em breve, a avaliação oficial dos ESCRIBAS-PÚBLICOS, cantoneiros e justiceiros e outros que tais. Mas a procissão vai no adro, pois estão previstas novas escaramuças, muita agitação e quebra de produtividade associada.
Mas o que importa o Reino perder mais alguns lugares do ranking dos atrasados? Sabemos que dificilmente poderemos sair desta posição face à concorrência de reinos bárbaros: como a Suiça, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Irlanda (a rebelde que ousou deitar o Tratado de Lisboa às malvas!), Finlândia, Dinamarca, Suécia, Checa (o povo que, antes de aderir à União, já está a dizer mal e a apontar defeitos à organização - não seria melhor desistir? Para não se repetir o caso da Irlanda?), Catalunha e a Noruega, a parceira do ... Bacalhau Fresco! São os nossos concorrentes em dimensão ou população!
Por outro lado, XOCRATES vai ter que puxar dos cordões à bolsa para satisfazer a maioria dos cidadãos da República Lusitana, que exige, nesta onda de avaliações ad-hoc, sejam também avaliados, numa primeira fase, os próprios POLÍTICOS, ministros e vice-ministros, senadores, os EDIS, ajudantes de campo e de sala, seleccionados, contratados ou requisitados pelo Estado Maior do grupo dos Rosa e não só, além dos políticos e tecnocratas mais amigos e fiéis, nomeados para CONCESSIONÁRIOS dos múltiplos institutos, agências e entidades públicas e municipais, vulgo "tachos" para a rapaziada!. Se os tecnocratas e agentes dos três graus do ensino, da saúde, da justiça, das obras públicas, da própria segurança pública, do ambiente e ordenamento, do apoio económico, da diplomacia e da administração central, regional e local DEVEM SER AVALIADOS para efeito de promoção e efectivação, os POLÍTICOS são avaliados DIÁRIAMENTE na praça pública! E de quatro em quatro anos nas urnas!
Para os políticos, porém, recomendo, um processo mais fácil, comandável a partir de um simples Magalhães! Fazendo fé no desempenho dos canais televisivos, rádio e imprensa, os POLÍTICOS em cada intervenção sujeitam-se à avaliação POPULAR dos eleitores SÉNIORES (uma espécie de Conselho dos Sábios). Deve ser instituído um regime de cartões amarelos e vermelhos (tal como no futebol). Depois, com manifestações até 20 mil descontentes, cada ministro "ganha" um cartão amarelo. Ao fim de quatro cartões amarelos recebe um cartão vermelho e é DESPEDIDO pelo referido Conselho, sem direito a recursdo! Para quê? Para prolongar a sua ansiedade. Deve ser substituído pelo nome seguinte da lista eleitoral vencedora e seguintes!
Com 50 mil manifestantes contra "ganha" dois cartões amarelos. E com mais de 100 mil manifestantes a protestar as suas políticas, recebe três cartões amarelos, portanto, mesmo que não tenha penalidades anteriores, fica à beira da expulsão popular!
Sem XOCRATES (por mais teimoso e distante que seja)que o salve ou a salve!

OS GUARDAS TAMBÉM PRECISAM DE SER AVALIADOS
Numa outra fase da reorganização do aparelho do Estado Lusitano, os cidadãos exigem conhecer a avaliação oficial dos GUARDAS dos costumes e (in)segurança pública azuis e verdes, dos guardas do trânsito, dos guardas da costa e dos rios, dos guardas dos cobradores de impostos, e dos "terríveis" guardas das feiras, banhos, tascas, hospedarias e derivados.
OU HÁ MORALIDADE OU ... propõe-se o regresso das CARTEIRAS PROFISSIONAIS com a avaliação sindical do desempenho individual dos seus associados.
Admiram-se? O tio Alberto já decretou na Madeira que todos os agentes do ensino ali destacados recebam a avaliação de BOM no ano lectivo 2008/09. De uma penada (partindo do princípio que ainda assina os decretos regionais com pena de pato?) conseguiu afastar a agitação entre os mestres-escola que lá trabalham, a bem da Escola, dos alunos, das famílias e do futuro da Lusitânia - sem jovens bem ensinados e habilitados a responder aos breves desafios da Nova Ordem Económica Global, não temos futuro!
E os jovens continentais ficam assim penalizados por toda a agitação lançada por XOCRATES e pela tia Lurdes! No arquipélago mais próximo da América também se aguarda, para breve, uma plataforma mais equilibrada e menos burocratizada. Deixo aqui o recado ao PROVEDOR do Reino para defender os jovens continentais, penalizados desde o início do ano lectivo corrente!
E outro a Dona Lurdes: os mestres-escola devem ensinar a tempo inteiro, sem perder tempo a vigiarem-se uns aos outros. Deve haver, sim, inspectores experientes, que superintendam o andamento das aulas e o cumprimento dos programas curriculares! STOP.

CRESCENTE TEM SIDO A CORRUPÇÃO DESPORTIVA
Por isso, numa terceira fase, mais a sério ainda, os AGENTES, árbitros e dirigentes dos Jogos Populares Lusitanos, do pontapé aos saltos, e da pesca à caça lúdica DEVEM SER AVALIADOS, paritariamente, por delegados dos associados e por inspectores desportivos experientes. COMO SEMPRE FOI até às modernices do XOCRATES!
Afinal é no Desporto, na Escola e na BANCA onde se joga o futuro da Lusitânia.
Mas, enquanto na banca, XOCRATES tem mostrado um certo pudor em actuar mais depressa do que na implementação de LEIS MUITO MAL REDIGIDAS, neste caso singular manda apenas o seu fiel e constante DELEGADO REGULADOR zelar e satisfazer os legítimos anseios dos grandes MERCADORES E BURGUESES do Reino. NUNCA SE SABE...
Mas o homem constante fala durante 70 minutos num tom monocórdico até perto da meia-noite, e consegue, assim, adormecer os parlamentares, pouco habituados a serões. Sabe-se que ganham senhas de presença, mas desconheço se ganham horas extras. Aliás, PROIBIDAS em época de contenção de gastos!
Enquanto nos Jogos Populares se alimenta todos os dias os escribas da escandaleira interna, com novas polémicas, de preferência contraditórias, para abalar ainda mais as curvas do Tribunal do Povo. Aos decisores da Justiça é exigida uniformidade de critérios na aplicação da Lei. Mas na Lusitânia, cada um é rei do seu quintal. E os reformados, jubilados ou derivados, aproveitam o poleiro do SPORT, para terem direito de antena e castigar os clubes da respectiva antipatia!
Ninguém se entende. Basta lembrar alguns casos exóticos, como o da adopção proibida da pequena Esmeralda, da Casa Pia, do Furacão manso, de Felgueiras da pena suspensa, de Sintra sobre o carrocel, do vinho a martelo, e tantos outros. Onde há dinheiro, a sentença demora, as pessoas esquecem e o Tribunal suspende a pena! Tudo com o beneplácito da central corporativa do Largo do Santo Corpo.

LIBERDADE A QUANTO OBRIGAS ...
XOCRATES, o infatigável, ameaçou ontem, em Coimbra - antiga capital da Lusitânia, perante uma legião dos seus fiéis peões, que está muito orgulhoso do facto da sua equipa educativa (nunca é demais educar os cidadãos que não beberam chá de morangueiro em miúdos) NÃO DESISTIR DA AVALIAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA!
E ACRESCENTOU: se os mandantes sindicais têm receio da avaliação é por não saberem ensinar jovens. E isso dá toda a razão à camarada Lurdes.
Com efeito, os mandantes da União dos Mestres-Escola já não enfrentam os alunos há tanto tempo que fazem tudo para não voltar à carteira. Profissionalizaram a acção de representação dos interesses dos associados. Os árbitros não são profissionalizados. Nem muitos políticos. Mas nos sindicatos só há profissionais em funções há décadas!
AO XOCRATES NEM LHE INTERESSA se os mestres-escola perdem (ou não) a maior parte do seu tempo a preencher fichas, a ler normas que mudam todos os dias, a espionar os colegas de áreas de ensino que nada têm a ver com a sua experiência (até aqui especializada), e a tentar compreender (para poder cumprir) as obrigações do Novo Estatuto do Ensino dos grandes sábios conselheiros? Nem o facto da Comissão da Ministra Milú para o Acompanhamento do Processo de Avaliação dos Docentes Públicos do Reino não ter funcionado, o sensibiliza minimamente? Está feito, está escrito, é para cumprir! Nada de queixas ou críticas! Demais, quem se meter com os Rosa leva!

DESVIO CONVENIENTE
E ainda sobrou tempo a XOCRATES para criticar a Dona Manuela Obcecação. Que, quando do anúncio da anterior manif dos mestres-escola, o tinha ameaçado, a ele o grande Xocrates que nunca se engana, para não recuar mas que, afinal, em meia dúzia de meses, passou para o lado dos objectores às regras básicas da avaliação rosa. Ou seja, mudou de ideias, como o vento costuma mudar na costa da Lusitânia! Cá está: com XOCRATES nada muda. Tomada uma decisão, vai até ao fim. Seja boa, má ou assim-assim! Excepto, claro está no caso da Ota. Onde mandou calar o Lino do Deserto! E ainda bem! Cada vez que abre a boca, ou entra mosca ou sai ... E, mesmo assim, também já anda a morder a canela, salvo seja, à Dona Manuela, por causa do eventual corte proposto nas obras públicas, que esta diz serem extravagantes! E que à medida que a situação de crise financeira global avança, é preciso fazer novos estudos, novos cálculos, novos planos! Ilustre XOCRATES: será MENTIRA?
NÃO HÁ DINHEIRO, NEM DÉFICE, NEM CRISE, QUE PARE ESTA FÚRIA ESBANJADORA DOS PARCOS RECURSOS DA POUPANÇA LUSITANA?
Enfim, quando maior for a confusão, maior é a animação dos fiéis de XOCRATES. E maior o desespero dos opositores descartados! ESPERO QUE A HISTÓRIA CONTINUE COM OUTROS EPISÓDIOS pitorescos!


E PRONTO, em poucas linhas, aqui fica a estória da AVALIAÇÃO de XOCRATES 2008, contada aos adultos pelo único escriba independente da Lusitânia Contemporânea. EU!
Aguardem e leiam a próxima nota epistolar, dentro de horas, dias, ou semanas, consoante a matéria disponível e a minha inspiração!

Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]