BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Sunday, November 23, 2008

 
O PAÍS DE XOCRATES


Insegurança na estrada, táxis sem trabalho alimentam a concorrência com mais horas de trabalho; cargos para os boys", cresce o dinheiro falso, cai o crédito à habitação; 2,1 milhões de famílias precisam de trabalhar dois anos para pagar as dívidas *a banca - a troco de quê?; e outros indicadores assustadores sobre: Desemprego, Défice, Receitas Extras para "dourar" o Orçamento de Estado; e Habitação. A estória continua ...

Nota 3 - Domingo, 23 Nov. 2008

Semana de 17 a 23 Nov. - Revista na imprensa e comentada por H. Ferreira

TEMA: SEGURANÇA

Terça: 18 Nov - DN: CAMIÃO CISTERNA ARDE NA A1
O camião cisterna com 35 mil litros de combustível (ERA O QUE ME FAZIA JEITO: UM CRÉDITO DE 35 MIL LITROS DE GASOLINA ...), ontem pelas 09H30, a caminho do aeroporto da Portela, colidiu com um reboque estacionado na berma, e incendiou-se. Causando um morto (o condutor do veículo estacionado) e um ferido grave (o condutor do camião cisterna, que viria a falecer dias depois, com queimaduras irrecuperáveis).
A circulação na principal via Lisboa-Norte esteve suspensa duas horas numa segunda-feira de manhã! Viva a produtividade!
COMENTÁRIOS: 1.º - NAS AE NÃO SE DEVE ESTACIONAR SEM SER EM CASO DE EMERGÊNCIA E COM SINALIZAÇÃO NOCTURNA E DIURNA ADEQUADA E DE MODELO AUTORIZADO.
2.º - NÃO SE COMPREENDE COMO O AEROPORTO NÃO É ABASTECIDO POR UM OLEODUTO, VINDO DO PARQUE DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS DE AVEIRAS? SÓ NUM PAÍS FAZ DE CONTA!

Quarta, 19 Nov. DN: FEDERAÇÃO DE TÁXIS QUER PARAR 500 POR DIA
A Federação Portuguesa de Táxis propôs uma paragem calendarizada das viaturas em Lisboa e Porto, num seminário internacional organizado para estudar uma solução para ajustar a oferta à baixa de procura motivada pela crise e que tem vindo a baixar a rentabilidade destes pequenos industriais. Existem 4500 táxis em Lisboa e 1644 no Porto, enquanto 4139 táxis (260 dos quais de Setúbal) já aderiram ao Programa Táxi Seguro - equipados com um instrumento de alarme directo à PSP da área, em caso de emergência.
O IMTT - ex-direcção geral de Viação, agora Instituto da Mobilidade dos Transportes Terrestres - pretende criar/propor/impor um sistema para reduzir o número de km em vazio. Talvez o milagre da duplicação: garantir para cada serviço um cliente à ida e outro à vinda. Uma ideia iluminada! Então como? Com um novo sistema de gestão e exploração de frotas.
IRONIA OU CONFUSÃO?
E, entretanto, SOBRE A MELHOR GESTÃO E OCUPAÇÃO DAS VIATURAS DE TRANSPORTES COLECTIVOS, o presidente do IMTT emitiu um juízo preciso e inatacável, segundo a notícia publicada, que transcrevo: "Até porque, mais do que a emissão de CO2, o que 'é relevante em termos de poluição dentro das grandes cidades é a emissão de partículas provocadas pelos carros, muitos deles a gasóleo e já antigos'".
Tenho que avisar que estou aqui, tal como a doutora Ferreira Leite de baraço ao pescoço, tal Egas Moniz, pois homem avisado vale por dois. Foi o que fizerem os comentadores sobre o caso da hipotética suspensão da democracia para o PS poder implementar tudo o que dá na real gana do seu "patrão", a recorrer à ironia.
Eu, porém, aviso os meus leitores, não vá o diabrete do Martins tecê-las.
Com que então: mais importante que a emissão de CO2 são as partículas provocadas pela mais velha frota de transportes urbanos da U E?
Olhe que não! Olhe que a Carris até tem uma frota moderna. E olhe que a emissão de CO2 e de partículas de escape é a mesma coisa! Só difere na quantidade.
Os carros mais antigos emitem mais CO2 e, agora dizem-me que até os HIBRIDOS são piores, CALCULEM! Mas os mais modernos, que andam, por hábito, a mais de 120 km/hora, também provocam a ira dos ecologistas ... que não se fartam de protestar!
Para encurtar razões, a maior associação de táxis - a ANTRAL - não concorda com a FPT e vice-versa, pois são de cores diferentes. Não os táxis, as inclinações partidárias! Mas no DN não se destaca esta informação. Talvez, diluída no texto de uma página, o leitor fique menos informado, a pensar que a FPT é que tem a faca e queijo à mão! Salvo seja!
Florêncio Almeida, que representa 8000 associados não concorda com mais um dia de semana sem trabalhar. Os taxistas já têm um dia por semana, rotativo, de descanso semanal. Para a ANTRAL, a paragem extra só se justificaria se as novas tarifas compensassem cinco dias de trabalho por semana, e se os táxis pudessem operar nas áreas metropolitanas e não apenas aceitar passageiros no perímetro dos municípios onde consta o seu registo.
ORA esta nova informação contraria a
"grande proposta do IMTT"
, para evitar que os carros regressem à base vazios!
Mas o cerne da questão para mim é o
"convite"
dos industriais aos taxistas para irem trabalhando mais horas por dia, para fazerem uma folha mais compatível com as necessidades de ambas as partes, mas à custa do descanso e da segurança!
É O QUE EU DIGO! ISTO É UM HOSPÍCIO onde cada um quer ser mais experto do que os outros, sem olhar a meios!
Os cidadãos que não se enquadrem nesta DEMOCRACIA FAZ DE CONTA, podem ser trucidados pelo governo maioritário ... como o aplicado secretário de Estado da Administração Pública (olhe que grande servidor do público eleitor do PS) fez ao ameaçar os funcionários públicos que não cumpram os decreto, portarias e esclarecimentos emanados deste musculado gabinete!
VOLTA MANUELA, ESTÁS PERDOADA!


TEMA. "COMPADRIO E FALTA DE VERGONHA"

Terça: 18 Nov. DN: A VERGONHA DE NÃO TER VERGONHA NA CARA
- crónica de JOÃO MIGUEL TAVARES sobre um caso de 2004, em que o cidadão Manuel Pinho, à data administrador do BES, passou procuração ao amigo Manuel Sebastião, ao tempo administrador do BdP para uma transacção privada. Hoje, o primeiro é ministro da Economia e Inovação e o segundo foi nomeado pelo Ministério da Economia para presidente da AUTORIDADE DE CONCORRÊNCIA - entidade que é suposto fiscalizar irregularidades à lei da concorrência desleal, tanto entre organismos e empresas públicas como entre agentes privados, ou entre públicos e privados.
Mas o objectivo do texto é lembrar o que Xocrates disse a este propósto: não encontrei, no que foi publicado, nada que seja contra a lei. Acrescentando: não ter encontrado, tão pouco, nada que possa ser criticável sob o ponto de vista ético.
O cronista avança: são declarações só possíveis num país onde a mentira é aceite com espantosa tolerância e onde um PM pode dizer tais barbaridades e sair de mansinho! E conclui com três definições lapidares: 1 - O que me preocupa é o desplante com que, na política, se é apanhado com a boca na botija e se finge que se andava à procura de hermesetas! Passe a publicidade! 2 - É a escola de Felgueiras que, mesmo condenada, dava pulinhos de alegria como tivesse sido absolvida. 3 - Nesta triste terra, parace não haver limites para a falta de vergonha!

Sexta: 22 Nov. DN: EMPRESÁRIO EM CRISE DETIDO A COMPRAR 60 MIL EUROS EM NOTAS FALSAS
Sete pessoas, entre passadores e comprador (no meu tempo calculem os suspeitos eram INDIVÍDUOS - para se distinguirem e dignificar as pessoas bem comportados com outros adjectivos mais agradáveis) foram detidas por contrafacção de moeda (pelos vistos o crime de comprar moeda falsa encomendada para defraudar terceiros e o Estado, nem faz parte do rol dos crimes cometidos?).
A notícia também nada refere de concreto sobre as medidas de coacção aplicadas. Dando a entender que alguns suspeitos podem, assim, continuar à vontade a sua acção de roubar aos ricos ...! Penso que ninguém, com os cinco alqueires bem medidos, vá admitir que só o facto, de algum infractor ter sido apanhado com a mão na botija e ter sido declarado arguido pela PJ, o transformou em cidadão socialmente reinssercido por ordem e graça do novo Código Penal do Doutor Pereira?
Este "negócio" teve lugar numa área de serviço do IC2. A diligência abrangeu buscas em Leiria, Figueira da Foz, Águeda e Penafiel - origem do empresário que pagou 15 mil euros (25% do produto da eventual venda). As notas falsas de 50 euros eram detectáveis mas as de 10 e 20 euros enganavam até alguns cautelosos, segundo a noticia.
COMENTÁRIO: O título abrangia o facto do "empresário estar em crise", mas na notícia a quatro colunas, só na última linha surge a informação complementar: "... o comprador é um empresário ligado a uma empresa em dificuldades". FICA JÁ NOMEADA PARA O PRÉMIO GAZETA 2008 da notícia do ANO.

TEMA: ECONOMIA DOMÉSTICA, INDUSTRIAL E TRANSPORTES

Terça, 18 Nov. DN: CRÉDITOS Á HABITAÇÃO CAÍRAM PARA METADE
Aumentos de juros e dívidas das famílias explicam menos empréstimos da banca.
A carteira de créditos à habitação da banca lusa registou a seguinte evolução, em 2008, segundo relatório do BdP:
Janeiro: 1522 milhões de euros
Fevereiro: 1345 milhões de euros
Março: 1223 milhões de euros
Abril: 1299 milhões de euros (ligeira subida em relação ao mês anterior)
Maio: 1214 milhões de euros
Junho: 1161 milhões de euros
Julho: 1205 milhões de euros (subida condiz com o subsídio de férias)
Agosto: 899 milhões de euros (quebra de 11,7% sobre Agosto de 2007)*
* o valor mais baixo desde Agosto de 2003, em que o PIB caiu 0,8%.
O maior travão a este tipo de operações de crédito não é o desinteresse dos cidadãos mas a dificuldade da obtenção da banca lusa na obtenção de fundos externos para este efeito!


Quarta: 19 Nov. DN: 2,1 MILHÓES PRECISAM DE DOIS ANOS DE SALÁRIOS
PARA PAGAR AOS BANCOS

- PREVISÕES DE OUTONO DO BANCO DE PORTUGAL (BdP)
JUROS. De Dezembro a Junho as famílias tiveram de pagar um aumento extra de 1,2 milhões de euros em juros. O PIB em Portugal cresce 0,5% em 2008 mas no último trimestre entra em contracção económica. Os gastos dos Estado (consumo público) sobem 0,2 em vez de descerem 0,2 - previsão orçamental (sempre favorável à propaganda governamental). INVESTIMENTO EM QUEDA!
Em 2008, as famílias perderam 10 mil milhões de euros em Bolsa.
HABITAÇÃO: De 1996 a 2007 os preços acumulado na habitação cresceram 45% e a "evidência empírica, segundo o BdP, aponta para que não exista uma situação de sobrevalorização dos preços da habitação na economia lusa. Ou seja, os preços não estão (ainda) inflaccionados (graças à 'supervisão do BdP'). PODEMOS FICAR DESCANSADOS, TANTO COMO NO CASO DO BPN.
EXPORTAÇÕES. Com as importações a evoluir bem acima das exportações, o contributo do comércio externo para o crescimento da economia lusa será NEGATIVO. As vendas ao exterior crescem 1,4% quando em Junho se ESTIMAVA uma expansão de 4,4%. É o reflexo da crise internacional que, segundo o BdP, não se pode negar nem combater...
DÉFICE E RECEITAS EXTRAS - AFINAL:
O défice orçamental de 2,2% em 2008 não seria possível cumprir SEM RECURSO A MEDIDAS TEMPORÁRIAS, no valor de mil milhões de euros (cerca de 0,6% do PIB, o que compara com 0,1% em 2007). A renegociação dos contratos de exploração das barragens permitiu um encaixe extra no montante de 750 milhões de euros em novas concessões, em particular no sector RODOVIÁRIO. (barragens e transportes rodo?) A despesa corrente primária deverá aumentar 0,8 pontos percentuais no PIB, justificado pelo aumento do consumo intermédio do Estado e dos subsídios concedidos. Esta última parcela diz respeito à amortização do défice tarifário do sector eléctrico. Apesar de uma DIMIINUIÇÃO nos pagamentos do SUBSÍDIO DE DESEMPREGO (menos 9,6% graças aos abusadores apanhados), as pensões do subsistema da Seg. Social manterão um crescimento significativo (mais 6,1%). Mas se não são subsídios de desemprego? Serão de baixa por doença, não creio? Do abono de família e aleitação, tão pouco?...? Já sei: são as despesas com as NOVAS OPORTUNIDADES! Era costume classificá-las como subsídios à FORMAÇÃO PROFISSIONAL, agora são NOVAS OPORTUNIDADES, NOVAS TECNOLOGIAS, a campanha dos Magalhães, etc. VIVA O computador IBERO-AMERICANO, forte e robusto. Talvez lento? Mas para os assessores de XOCRATES e para os do Chavez chega bem!
DESEMPREGO:
O número de desempregados em 30 de Setembro era de 444 mil, mais 23 800 do que registado em 30 de Junho. Menos 0,1% é a queda homóloga do número de empregados e 0,6% a redução em cadeia. A maioria dos empregos perdidos foi em "part-time". O decréscimo homólogo de trabalhadores a tempo parcial no terceiro trimestre foi de mais de 15 mil. O número de trabalhadores a tempo completo aumentou 10 600. Os contratos a prazo representam 18,5% do trabalho por conta de outrem = um ligeiro recuo trimestral. E o BdP lembra que a PRECARIDADE pode condicionar o consumo das famílias. Mais de 30 mil empregos jovens perdidos num ano. Os segmentos mais jovens são os mais afectados pelo desemprego. O Alentejo registou, no terceiro trimestre, um expressivo aumento homólogo na taxa de desemprego. Passou de 7,3% para 9,1%, equiparando-se ao Norte de Portugal. TAXA DE DESEMPREGO É MAIOR ENTRE LICENCIADOS. No terceiro trimestre atingiu 8,2% entre indivíduos com curso superior completo e 7,6% entre quem completou o 3º ciclo ou o secundário. Em 2007 entraram no mercado de trabalho 49500 licenciados, dos quais 91% conseguiram emprego. RESTA SABER SE PRECÁRIO? SE ESTÁGIOS? OU SE MANTÊM OS POSTOS DE TRABALHO INDICADOS PELA SEG. SOCIAL?
Em 30 de Setembro haviam 68 700 licenciados no desemprego, mais 6,2% do que no 3º trimestre de 2007 e mais 44% do que no segundo trimestre de 2008.
E O NOSSO ESFORÇADO XOCRATES SATISFEITO COM ESTES RESULTADOS OFICIAIS, DESTACANDO SEMPRE AS PERSPECTIVAS MAIS POSITIVAS.
NEM TENHO PALAVRAS PARA TAMANHA APLICAÇÃO!
Continua (sempre que o
"conselho executivo"
me liberte algumas horas da avaliação aos meus colegas!). Prometo mais reflexões positivas sobre o futuro de Portugal!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]