BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Sunday, January 04, 2009

 
APRESENTAÇÃO EM POWER-POINT SLIDES:
PORTUGAL MODERNO - VERSÃO TPip


Humberto Ferreira
Costumo emocionar-me quando vejo, no estrangeiro, uma apresentação sobre uma iniciativa portuguesa, a actuação de um artista ou de uma equipa desportiva portuguesa, ou a simples bandeira portuguesa ser içada no mastro de um navio, de uma empresa ou num evento internacional! In loco ou mesmo através da TV.
Mas confesso, nunca vi um power-point tão mau COMO O DA IMAGEM DE UM PORTUGAL MODERNO E SUPOSTO LÍDER EM DIVERSAS FRENTES: tecnologia, acessórios de telemóveis, indústria, centros comerciais, moda, calçado, têxteis-lar, turismo (é uma palavra demasiado vasta, englobando férias, pausas, fins de semana, stopovers, congressos, reuniões, exposições. incentivos, excursões, cruzeiros, roteiros temáticos,turismo de saúde, sénior, torneios desportivos, eventos, etc.). Temos que escolher um tema da actualidade e aproveitá-lo da melhor forma possível. Se uma imagem vale mil palavras, até a imagem do Centro Comercial Vasco da Gama no Parque das Nações vale ZERO. Deve ter sido tirada por um dos boys biscateiros ao serviço de certos políticos! O compadrio no seu pior.

A SIMPLICIDADE É A ALMA DO NEGÓCIO
Chamo a uma promoção destas "muita parra e pouca uva!" Tais apresentações promocionais devem ter uma mensagem simples, objectiva e comum. Um slogan. Uma meta. Um trunfo. Uma citação!
E as imagens devem ser as protagonistas do trabalho. Não uma imensa lista de "coisas" e marcas de que ninguém vai mais lembrar-se. Nem eu. Coleccionador impulsivo de informação válida!
A foto com o fato de homem também é péssima. O fato até está mal feito e cai mal no modelo fotografado. Parece obra de fancaria!
Uma apresentação deve ser ao contrário. Escolher uma personagem conhecida por todos. Não o Ronaldo e muito menos o Figo, mas um actor, um político, um escritor, um desportista, de preferência estrangeiro. E dizer em OFF: sabe que fulano, ou fulana tal, veste da marca tal? Ou do estilista tal? E sabe que estas são marcas/estilistas portuguesas?
Enfim, mais um exercício de mau profissionalismo q.b. Chamo a isto MARKETING POLÍTICO ORDINÁRIO!

A ORGANIZAÇÃO AJUDA MUITO
Como alternativas credíveis sugiro duas. MENSAGEM TIPO: Sabe que em Portugal temos a economia organizada em clusters privados?
Textos curtos e seleccionados para cada ocasião, mercado, tema: a moda, o calçado, as máquinas de precisão, as soluções informáticas, os vinhos, os moldes de plástico, as canoas de competição, a indústria automóvel (quais os modelos cá produzidos pela VW?), o artesanato, azulejos, cortiça, tapetes ...
SEMPRE COM IMAGENS APROPRIADAS E EXEMPLOS DE INICIATIVAS QUE DIGAM ALGO DE POSITIVO AOS DESTINATÁRIOS!
E divulgar PRODUTOS lusos colocados em locais públicos no exterior! Esta dos clusters é, por enquanto, mentira, mas também o Orçamento de Estado é mentira e foi promulgado por CS ...

O DESPORTO ALIMENTA A ALMA
Outras apresentações. Uma sobre Desporto em Portugal: golfe, vela, windsurf, surf, bodyboard, kitesurf, motonáutica, parapent, aviação ultraleve, balonismo, hipismo, futebol, maratonas, ciclismo, automobilismo e motociclismo, etc.
Com imagens criativas e sugestivas dos campeões e ídolos das respectivas modalidades. Cada evento marcado para Portugal, com projecção internacional, dá uma boa apresentação PPS.
Para o Turismo, podemos divulgar os novos resorts no Algarve, Oeste, Alentejo e Douro, as mais recentes Pousadas e Design Hotels! Os mais mediáticos eventos, galas e programas de animação.

ESCOLHAM ENTRE A VERDADE E AS MENTIRAS
Estas apresentações são para estrangeiros. Não para Portugueses! NÃO ME DIGAM QUE NÃO SABIAM?
MY GOD, why don't they hire A top CONSULTANT? Quem será o génio desta PPS? Basílio? Ou Patrão?

Só acrescento: mais uma oportunidade perdida pela Aicep e pelo TP! Mas, por favor, não esqueçam as medalhas no 10 de Junho para os Boys!

Quem ousa dizer basta, COMO EU, não escolhe o papel de cordeiro nem de yes-man! Escolhe apontar a verdade.
O que nem sequer CS faz! Pois, não sei se notaram, leu a mensagem de Ano Novo, em que apelou à verdade, depois de promulgar o OE 2009 e a Avaliação dos Professores - duas incomensuráveis ficções legislativas!

Estou certo que o tempo comprovará esta minha tese, secundada, aliás, por algumas centenas de milhares de descontentes, cujos ecos têm sido reflectido pelos media! Menos pelo DN!
A nossa moral continua mais baixa. Estamos enterrados no pântano previsto por Guterres! E com PPS destes ninguém nos salva.
Não podemos querer parecer o país que NÃO SOMOS. Não somos o mais avançado da Europa. É MENTIRA! A verdade é que somos o mais pobre e com os cidadãos mais pobres, com mais emprego precário e os salários mais baixos - excepto para altos quadros do Estado - entre os quais o Governador do BdP - gestores públicos, banqueiros e futebolistas! Chega!
Mas somos os mais auto-convencidos! Convencidos que nem somos imunes às crises vindas do exterior!
Gostava, sim, de ter visto uma PPS de que me pudesse orgulhar, sobre as NOVIDADES DOS ÚLTIMOS ANOS que ainda não meteram água. Não isto! Posso enviar a PPS a quem me solicitar - desde que forneçam o respectivo e-mail!
Mas vou continuar a tentar esclarecer todos os amigos que tiverem a paciência de me ler de vez em quando! Com factos e sugestões plausíveis! Obrigado!



----- Original Message -----
From: undisclosed
To: undisclosed recipients:
Sent: Saturday, January 03, 2009 4:21 PM
Subject: FW: FW: Isto é Portugal - levantemos o moral!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]