BelaSagres.blogspot.com
Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
Sunday, March 29, 2009
GERAÇÃO INCONSTANTE
Por Humberto Ferreira
No dia-a-dia deparamos com apelos a boas práticas ecológicas e cívicas, por um lado, e por outro constatamos a nossa incapacidade de as cumprir.
Não me refiro ao corte frequente nas relações sentimentais, políticas, profissionais, desportivas e empresariais entre as novas gerações, mas às incríveis contradições do politicamente incorrecto na vida quotidiana.
Alguns exemplos: dizem-nos para poupar água mas, em nossas casas - mesmo nas mais modernas - gastam-se litros de água antes que chegue morna à casa de banho. Desafio os inventores a poupar água para os mais simples usos domésticos.
Dizem-nos para poupar luz mas há ruas com os candeeiros acesos de dia. Desafio os técnicos da iluminação pública a afinarem os comutadores electrónicos.
Dizem-nos que o combate ao desemprego deve ser prioridade nacional, mas não deixam de cortar postos de trabalho na administração pública e nas empresas, mesmo sabendo que o público ou os clientes ficam muito mais mal servidos e perdem horas á espera de ser atendidos. E os assuntos continuam a demorar anos, meses, semanas para ser resolvidos, não obstante o Simplex! Desafio os responsáveis a organizarem-se melhor.
Falam-nos da defesa da qualidade dos bens "made in Portugal", mas encontramos dia-a-dia mais defeitos em praticamente tudo que compramos nos supermercados, ou em qualquer comércio tradicional. O controlo de qualidade deixou de valer?
Apelo a que se entendam todos e comuniquem melhor estas mensagens, visando esclarecer e não confundir a opinião pública. Os jornalistas também têm o papel importante de seleccionar a informação e separar o trigo do joio, para não andarmos tão desnorteados! Pois a nossa principal fonte de informação continua a ser as dos meios de comunicação social, tanto da imprensa escrita, da televisão, da rádio como da internet.
Basta aos jornalistas articularem toda a informação que recebem e transmitem, comparando-a com o que se passa na vida do cidadão comum.
Também se diz que a juventude adere mais facilmente às boas práticas ecológicas e cívicas, mas no prédio onde moro, vejo os mais jovens não separarem o lixo doméstico, não ligarem à segurança, fazerem festas nocturnas ruidosas, com música a altos decibéis,e "arrumarem" mal os carros, prejudicando peões e outros automobilistas. Há qualquer coisa que falhou na educação destes jovens: a arte da convivência cívica!
Labels: COMPORTAMENTO CIVICO
Sunday, March 22, 2009
ACABEM OS PARAÍSOS FISCAIS
Por Humberto Ferreira
Finalmente concordo com uma proposta de José Sócrates PINTO DE SOUSA.
Na recente Cimeira da Primavera da União Europeia, o Primeiro Ministro de Portugal fez uma declaração aos jornalistas, em português, propondo ao Conselho Europeu, se não houver consenso à escala global, que a Europa deve, através de medidas fiscais gravosas, dar o exemplo e desincentivar os bancos europeus a "trabalhar" com paraísos fiscais. Por outras palavras, mais acessíveis e directas, Sócrates quer, finalmente, que a Europa acabe com as "offshores" para se poder, FINALMENTE, sanear o abalado sistema financeiro interbancário.
Não gosto de Sócrates, detesto as medidas que ele e os seus ministros têm, nos últimos quatro anos, adoptado e aplicado contra tudo e TODOS - juízes, procuradores, advogados, farmacêuticos, militares, polícias, professores, médicos, enfermeiros, funcionários públicos, sindicalistas, jornalistas, pequenos e micro empresários, lojistas, transportadores, ambientalistas, autarcas, opositores e manifestantes - não suporto vê-lo mais quatro anos a MANDAR NESTE POVO, mas acho que se CONSEGUIR ACABAR COM AS OFFSHORES lhe vou perdoar o MAL QUE NOS TEM FEITO (excepto, claro aos banqueiros e aos grandes empreiteiros de obras públicas - os seus amigalhaços predilectos!PARA ESSES NÃO TÊM FALTADO MILHARES DE MILHÕES DE EUROS, DEITADOS AO LIXO).
Sem se acabar com as offshores, sem se reformar a especulação bolsista, sem se regular com mais rigor os bancos, e sem se evitar que as empresas cotadas em bolsa baixem artificialmente em pouco meses, sem justificação plausível, mais de 50 por cento do seu valor activo e contabilístico, A CRISE CONTINUARÁ.
Infelizmente, até agora, não vejo mais ninguém interessado em implementar estas quatro medidas? PUDERA! Só quando a crise bater mesmo no fundo, com banqueiros a pedir esmola e governantes com fatos pronto-a-vestir coçados, é que os políticos e os financeiros acabarão por se convencer que têm de reformar radicalmente o sistema financeiro, pois panos quentes não bastam!
Não me venha SEXA depois dizer que a Sociedade Civil e os seus ADVERSÁRIOS POLÍTICOS não lhe dão conselhos, não lhe indicam alternativas, ou não COLABORAM. Pois quem não quer conselhos, quem não aceita alternativas às suas ideias preconcebidas e quem não quer parcerias é ele - JOSÉ SÓCRATES Pinto de Sousa.
O mais ARROGANTE, ANTIPÁTICO e TEIMOSO primeiro ministro português. Será assim o seu lugar de rodapé na História!
Andamos há largos anos a apertar o cinto para SEXA equilibrar as FINANÇAS PÚBLICAS e receber o louvor europeu e interno, AFINAL PARA NADA!
MAS, não se esqueçam, em Outubro de 2009 poderemos ver-nos livre dele e da sua seita de yes-men e yes-girls.
Labels: CRISE FINANCEIRA GLOBAL
RECONHECIMENTO AO MÉRITO - FIGURAS DO FUTURO PREMIADAS PELO CORREIO DA MANHA
O Correio da Manhã (CM) tem vindo a anunciar a entrega de 30 prémios a Figuras do Futuro, para comemorar (no passado dia 19 de Março) o seu 30º ano de publicação.
Antigo colaborador do CM e apoiante desde a sua fundação na antiga cave da Rua Ruben A. Leitão (ao Principe Real) dei a conhecer à actual direcção a discrepância entre algumas das Figuras do Futuro nomeadas pelo júri convidado, para coordenar as áreas/actividades a distinguir. Não tive resposta. Hoje comento por este meio!
Área da Política - O premiado foi ANTÓNIO BARRETO. Poderia concordar se fosse o Prémio Carreira ... mas Futuro ... na Política?
Eles lá sabem porquê!
Área da TV - Os prémios foram para José Carlos Malato e José Alberto Carvalho. Nem a RTP tem sido a estação que mais se distinguiu nos últimos anos, nem estes dois profissionais da apresentação televisiva terão ainda um vasto percurso a trilhar. Um é o director de Informação e o outro o apresentador de concursos e programas de entretenimento mais popular.
Área de Letras - O prémio foi para o cronistas António Sousa Homem. A maioria dos portugueses pergunta: quem é? E, pela foto, nas revistas do CM é uma pessoa já de certa idade. Mais uma vez, a administração e direcção do CM e o júri devem ter-se enganado: isto não era um prémio de carreira! Então não haverá quem, com futuro pela frente, mereça um prémio da escrita futura? O escritor Valter Hogo Mãe, também premiado, é um ilustre desconhecido! Mas, pelo menos, tem idade com futuro!
Área de Desporto - Os prémios foram para Nelson Évora e Naíde Gomes. O mal dos luso-contemporâneos é a falta de expressão internacional. Quem conhece estes atletas fora do Atletismo e de Portugal? Até a Vanessa Fernandes tem ganho mais taças do Mundo e outros títulos fora de Portugal!
Área do Ambiente - Os prémios foram para Hélder Spínola (Quercus), Raimundo Quintal e Nuno Ferrand (biodiversidade). Até nesta área os premiados são pouco conhecidos, além das frequentes presenças televisivas do primeiro. Mas trabalhos publicados ou em curso, quem conhece? Dou de bom grado a hipótese de terem um belo FUTURO à sua frente. Oxalá! Mas não há outros com projectos mais avançados?
Área da Ciência - Os premiados foram José Henrique Veiga Fernandes, Cláudio Sunkel e Nuno Ferrand (biodiversidade), de idades com futuro, mas trabalhos não conheço!
Área da Saúde - Os premiados foram José Carlos Machado, Maria Mota e Miguel Castelo-Branco, também de idades com futuro.
Área da Solidariedade - Isabel Jonet, Teresa d'Almeida e Sandra Anastácio. É sempre difícil ajuizar a idade de uma senhora, mas são bem conhecidas as causas a que se dedicam há largos anos. O problema é que futuro terão os apoios que recebem com a grave crise que, praticamente, em Portugal ainda nem começou? Uma coisa é certa, o País vai precisar de mais solidariedade e de mais associações alargadas para combater a miséria que nos espreita a TODOS!
Área da RECORDAÇÃO (?) - Os premiados foram Carlos Zorrinho (ccordenador do Plano Tecnológico, colaborador do CM, e conselheiro técnico do Primeiro Ministro), Eunice Muñoz e Viriato Soromenho Marques. Só dois têm idades com futuro.
TANTO ESFORÇO, TANTA FESTA E TÃO POUCA PROJECÇÃO! Tudo por falta de mais rigor!
Labels: IMPRENSA
Archives
October 2006
November 2006
December 2006
January 2007
February 2007
March 2007
April 2007
May 2007
June 2007
July 2007
October 2007
November 2007
December 2007
February 2008
March 2008
June 2008
July 2008
August 2008
September 2008
October 2008
November 2008
December 2008
January 2009
March 2009
April 2009
May 2009
June 2009
July 2009
August 2009
September 2009
October 2009
December 2009
January 2010
February 2010
March 2010
April 2010
May 2010
June 2010
July 2010
August 2010
September 2010
October 2010
November 2010
December 2010
January 2011
February 2011
March 2011
April 2011
May 2011
June 2011
July 2011
December 2011
February 2012
May 2012
June 2012
July 2012
September 2012

Subscribe to Posts [Atom]