Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
RECONHECIMENTO AO MÉRITO - FIGURAS DO FUTURO PREMIADAS PELO CORREIO DA MANHA
O Correio da Manhã (CM) tem vindo a anunciar a entrega de 30 prémios a Figuras do Futuro, para comemorar (no passado dia 19 de Março) o seu 30º ano de publicação.
Antigo colaborador do CM e apoiante desde a sua fundação na antiga cave da Rua Ruben A. Leitão (ao Principe Real) dei a conhecer à actual direcção a discrepância entre algumas das Figuras do Futuro nomeadas pelo júri convidado, para coordenar as áreas/actividades a distinguir. Não tive resposta. Hoje comento por este meio!
Área da Política - O premiado foi ANTÓNIO BARRETO. Poderia concordar se fosse o Prémio Carreira ... mas Futuro ... na Política?
Eles lá sabem porquê!
Área da TV - Os prémios foram para José Carlos Malato e José Alberto Carvalho. Nem a RTP tem sido a estação que mais se distinguiu nos últimos anos, nem estes dois profissionais da apresentação televisiva terão ainda um vasto percurso a trilhar. Um é o director de Informação e o outro o apresentador de concursos e programas de entretenimento mais popular.
Área de Letras - O prémio foi para o cronistas António Sousa Homem. A maioria dos portugueses pergunta: quem é? E, pela foto, nas revistas do CM é uma pessoa já de certa idade. Mais uma vez, a administração e direcção do CM e o júri devem ter-se enganado: isto não era um prémio de carreira! Então não haverá quem, com futuro pela frente, mereça um prémio da escrita futura? O escritor Valter Hogo Mãe, também premiado, é um ilustre desconhecido! Mas, pelo menos, tem idade com futuro!
Área de Desporto - Os prémios foram para Nelson Évora e Naíde Gomes. O mal dos luso-contemporâneos é a falta de expressão internacional. Quem conhece estes atletas fora do Atletismo e de Portugal? Até a Vanessa Fernandes tem ganho mais taças do Mundo e outros títulos fora de Portugal!
Área do Ambiente - Os prémios foram para Hélder Spínola (Quercus), Raimundo Quintal e Nuno Ferrand (biodiversidade). Até nesta área os premiados são pouco conhecidos, além das frequentes presenças televisivas do primeiro. Mas trabalhos publicados ou em curso, quem conhece? Dou de bom grado a hipótese de terem um belo FUTURO à sua frente. Oxalá! Mas não há outros com projectos mais avançados?
Área da Ciência - Os premiados foram José Henrique Veiga Fernandes, Cláudio Sunkel e Nuno Ferrand (biodiversidade), de idades com futuro, mas trabalhos não conheço!
Área da Saúde - Os premiados foram José Carlos Machado, Maria Mota e Miguel Castelo-Branco, também de idades com futuro.
Área da Solidariedade - Isabel Jonet, Teresa d'Almeida e Sandra Anastácio. É sempre difícil ajuizar a idade de uma senhora, mas são bem conhecidas as causas a que se dedicam há largos anos. O problema é que futuro terão os apoios que recebem com a grave crise que, praticamente, em Portugal ainda nem começou? Uma coisa é certa, o País vai precisar de mais solidariedade e de mais associações alargadas para combater a miséria que nos espreita a TODOS!
Área da RECORDAÇÃO (?) - Os premiados foram Carlos Zorrinho (ccordenador do Plano Tecnológico, colaborador do CM, e conselheiro técnico do Primeiro Ministro), Eunice Muñoz e Viriato Soromenho Marques. Só dois têm idades com futuro.
TANTO ESFORÇO, TANTA FESTA E TÃO POUCA PROJECÇÃO! Tudo por falta de mais rigor!
Labels: IMPRENSA
posted by humberto salvador ferreira #
9:39 AM 