BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Thursday, April 23, 2009

 
A NOVA CARTILHA E OS REFLEXOS PREVISÍVEIS – PARTE I
Quem não quer ser lobo ...
Por Humberto Ferreira (2009/4/23)

A partir de 21 de Abril de 2009, quem ousar desconfiar do chefe é sujeito a um processo por INSULTO, INJÚRIA e DIFAMAÇÃO. Diz.se que um consagrado causídico vai trabalhar em exclusivo para dar andamento aos milhares, quicá milhões, de processos que vão absorver e entupir ainda mais as cortes judiciais lusas – que passam a funcionar em lista de espera, com uma sigla simplex!
Esta nova campanha rosa anti-oposição, resultou da recente entrevista, graciosamente concedida a 21 de Abril de 2009 (curiosamente esqueceu-se de referir que esta é outra data histórica!) por Sexa a José Alberto Carvalho e Judite de Sousa. Acto de governação popular que marca também um novo estilo inovador na televisão, ou seja, a dispensa de jornalistas e outros convidados e comentadores. Para quê? Basta a palavra fluída e directa do chefe?
A partir de agora, só o manda-chuva tem direito de antena, tal como na Venezuela e em Cuba, cujos líderes, aliás, foram os inventores desta prolongada (bis) governação popular, pela sua invulgar capacidade de monólogo! Mensageiros da ordem e protagonistas da propaganda! Já antes do 25 de Abril, Marcelo Caetano tinha experimentado esta prática com as suas CONVERSAS EM FAMÍLIA. A história repete-se e os extremos tocam-se.
O nosso homem, conhecido por reduzir quadros de pessoal (tais como vigilantes, motoristas, telefonistas,operários (da Manutenção Militar, Alfeite, etc.) e pescadores), agora também "dispensa" jornalistas incómodos (e os mais aplicados que não seguem a maioria amorfa, ou seja, os que lhe evitam fazer perguntas difíceis). Passa, assim, a falar sozinho durante horas seguidas, sobre o que mais lhe interessa ao ego, sem interrupções. Decorando as cassettes do manual rosa chocking (((inglês técnico))) para promover sessões frequentes de pura propaganda política. Está, assim, prestes a ser patenteada a marca registada: governar em directo sem interrupções ou infantilidades! O pior é que já nem é capaz de atrair as audiências recorde das tele-novelas da ... TVI.

MUDAR PARA UMA NOVA "DEMOCRACIA UNA"
Não se admirem, assim, da mudança na informação televisiva, pois com este Executivo e esta Facção do partido rosa, quem se opõe, leva! Lavagem ao cérebro, despedimento se for contratado precário, processo disciplinar, ou processo judicial, se for jornalista! Ora toma!
Até agora, a equipa especial de assessores da CENSURA CENTRAL apenas controla três OCS: a agência de notícias, o diário mais antigo de Lisboa (cuja redactora principal poderá ser a próxima directora de informação, saída directamente de estagiária no canal de Queluz para Chelas; e cujo director – formado em jornalismo futebolês – ouviu um rasgado elogio durante este insólito tempo de antena ), e a rádio-notícias do mesmo grupo (cujo anterior director já é o DG do canal público). O mais alargado meio de comunicação fica, depois, também sob controlo do homem forte do regime e dos seus especialistas em marketing político (((politiquês))). Outro aviso importante: quem o apoiar na escrita e na palavra, é falado no horário nobre da TV.
Que tal me estou a sair no regresso ao velho estilo da imprensa condicionada? Que sofremos durante largas décadas e que a revista VISÃO (insuspeita) destaca na sua edição desta semana, fazendo eco do maior número de jornalistas processados até agora por qualquer chefe em Democracia!

CAMPEÃO DE MEDIDAS AVULSAS
Mais vale tarde do que nunca! A caça às bruxas está aberta! Esperam-se muitos processos disciplinares e respectivas sanções, a quem seguir o exemplo de Paulo Bento: “não me calo!” Mas quem for “contra” o actual líder, pode agora ficar descansado, que o Estado cuida deles e das famílias, graças às amplas facilidades disponíveis nas avulsas medidas sociais para combater (perdão: para prolongar) o desemprego e a crise! Além disso, há sempre o recurso às opções especializadas e experimentadas nas NOVAS OPORTUNIDADES (canudos fáceis para profissões artificiais!) Em mira, a conquista do troféu do GUINESS aos técnicos e licenciados em profissões faz de conta! Guterres tinha a paixão da educação. Este teima na avaliação aos docentes! Esquece-se da premente necessidade da avaliação aos políticos, seus assessores e conselheiros tipo “malhador-mor”!
Mas não haverá um grão de inveja, por os pivots da TV ganharem tanto (ou mais) que o próprio chefe? Assim como alguns elementos chave da Justiça, Forças Armadas e Banca, no que respeita a reformas?

DIREITO DE DEFESA OU MANIA DE PERSEGUIÇÃO?
Todo o cidadão tem o direito de se defender. Mas também há quem ainda entenda que a melhor defesa é o ataque. Quem use a perseguição aos que discordam das suas teses e do seu verbo – especialmente quando contempla, com frequência, promessas não cumpridas (como não aumentar impostos, abrir 150 mil empregos falhados, vender Magalhães com programas inadequados, perseguir as principais profissões, fazer mais propaganda distante do que auscultar as queixas do povo e da oposição, etc., etc.).Práticas condenáveis, que, a meu ver, devem ser tema de constante contestação, por parte de qualquer cidadão cumpridor dos seus deveres. É nosso dever CÍVICO, alertar a sociedade civil para este tipo de gestão autocrática e pouco democrática. Pelo menos, enquanto ele não entende que é melhor mudar de rumo ou de vida! Na minha profissão já lidei com muitos chefes de governo nacionais e estrangeiros, e nunca vi nada semelhante. Não há maioria parlamentar que dê direito a coleccionar tamanha fúria contra os adversários políticos e as principais classes profissionais! Esta é a minha opinião, baseada na experiência pessoal. Será proíbido expressá-la por ofender Sexa?
Admito que não deve ser fácil lidar com tantas suspeitas e acusações. Umas mais erradas que outras. Mas quem anda à chuva molha-se. A maioria delas datam de uma fase mais tenra dos seus compromissos políticos, apesar de poderem ser até certo DISCUTÍVEIS! Mas nunca se deve recorrer ao ódio no combate político! Hoje, quando o nosso homem entra em nossas casas nos monitores de TV, ou chega a qualquer evento ou sítio, só descortinamos um semblante carregado de ódio, seja aos manifestantes, aos deputados e autarcas da oposição, aos jornalistas verticais!
Que os manda-chuva queiram expulsar do seu partido quem desconfiar deles e dos seus métodos de trabalho, vá que não vá! Desde que os estatutos prevejam situações de unicidade de opinião dominante! Que venha o primeiro oferecer a cara e o peito por nunca ter tido maus pensamentos sobre os adversários! Mas ameaçar, da ira da justiça, pela TV, TODOS OS PORTUGUESES – de quem o nobre homem diz gostar tanto e de quem não se cansa de dizer que a maioria o adora, acreditando, agora, nas sondagens e crendo, amanhã, nos resultados dos votos a contar“pró”nas três eleições à porta, é insuportável!
Eu aconselharia: fia-te na Virgem e não mudes, verás o trambolhão que apanhas! Mas para quem tem fala tão alto nos debates e mostra tão fácilmente irritabilidade q.b., sujeita-se a ser enganado pela própria corte! Portanto, mude de rumo, enquanto a nave não encalha. O povo não esqueceu as promessas falhadas. Entre as quais, o congelamento dos impostos e os 150 mil postos de trabalho garantidos! Bem feita! Este ano espera-se outra promessa ... irrecusável? Qual será? Mistério previsível! continua)

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]