BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Monday, April 06, 2009

 
QUE PAÍS? QUE POVO? QUE IMPRENSA? QUE GOVERNO?
QUE DRAMAS?QUE DESCARAMENTO? E QUE TEMPO PERDIDO?

MAS NÃO HÁ FUMO SEM FOGO!Humberto Ferreira
Mais uma revista temática da Imprensa que li, entre sábado 4 e segunda-feira 6 de Abril 2009, com alguns comentários meus:

1 – FREEPORT GATE NO SOL 4 Abril
Caso Freeport ao rubro – Alberto Costa fez pressões em nome de Sócrates (Pág 1)
 Alberto Costa (ministro da Justiça), alegando falar em nome de Sócrates, mandou transmitir aos magistrados titulares do processo, que a insistência na investigação do Freeport poderá ser objecto de ‘represálias’
 Lopes da Mota (presidente do Eurojust em Haia) é apontado como a correia de transmissão do ministro da Justiça. Acnselhando os magistrados (seus colegas e amigos) e arquivarem o processo e dizendo-lhes que estão ‘sozinhos’ (>> Pág. 7)
Empresa da mãe do 1º ministro citada no processo de corrupção na Amadora (Pág. 1)
A EMPRESA da mãe de José Sócrates, que está a ser investigada no âmbito do Freeporto, surge envolvida num processo de corrupção na Câmara da Amadora, o qual abarca outras fíguras relevantes do PS (>> Pág. 6)
(((COMENTÁRIO DE HF - Que saiba, a Senhora Mãe do PM não surgiu em qualquer processo de corrupção activa ou passiva. Surge, sim, ligada como sócia, a empresas criadas e geridas por familiares. Que saiba também, além do PM não surgem nesses processos outras figuras relevantes do actual governo PS (já nos processos ligados ao município da Amadora não sei?). Pelo que este destaque, na segunda notícia da capa do SOL , salvo informação complementar de que não disponho, deveria ter sido redigido, se fosse eu o chefe de redacção ou director do SOL, nos seguintes termos:)))
‘A EMPRESA em que a mãe de Sócrates foi/é sócia, e que está a ser investigada no caso Freeport, surge envolvida noutro processo de corrupção no concellho da Amadora, o qual abarca também (?) figuras relevantes do PS’
Amadora ‘connection’ (>> Pág, 6)
 Empresa da mãe de Sócrates está também a ser investigada no processo da Amadora
 José Paulo foi fotografado à saída do banco ‘com uma mala com dinheiro’
Investigação sob pressão (Pág. 7)
 ‘Estão sozinhos nisto, terá dito Lopes da Mota aos dois magistrados
 Sócrates pede indemnização (Proença de Carvalho prepara queixas-crimes e pondera pedidos cíveis contra os media (>>Pág, 8) > Processo deverá ser mais complexo do que foi divulgado.
 Sindicato desleal ((( Efeito dos novos dirigentes do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público)))
(((COMENTÁRIO HF – Ultrapassa-me a inteligência como podem juízes e magistrados do Ministério Público estar agregados em sindicatos, quando actuam em nome e para defender os legítimos interesses da República Portuguesa, emanados da Constituição e do conjunto das Leis vigentes, subordinados exclusivamente aos regulamentos dos Tribunais e dos Conselhos Superiores da Justiça, da Magistratura e da Procuradoria Geral da República, órgãos autónomos do Governo e dos interesses políticos. Assim, qualquer dia vamos ter de atender o sindicato dos generais e almirantes, a par do das estruturas sindicais dos alcoólicos anónimos, indigentes e dependentes dos subsídios de reinserção social? Pelos vistos, sim!)))

Socialistas preocupados - Citações (Pág. 8)
 António Costa na Sic-N: ‘questionou o facto de não terem saído conclusões da reunião do PGR com Lopes da Mota’
 Medeiros Ferreira no seu blogue: ‘Se o caso Freeport for, por qualquer razão juríidica, arquivado sem conclusões e por prazos de prescrição, passa a caso político sem horizonte à vista.’

Troca de emails confirma conversa gravada em dvd (Pág. 8) Relato da correspondência electrónica trocada entre sócios, directores e quadros responsáveis da Smith & Pedro entre 2001 e 2004
(((NB - ESTAMOS A 6 DE ABRIL DE 2009 – O QUE ANDARAM A PJ E O MP A FAZER DURANTE ESTES ANOS? CALADOS QUE NEM RATOS!) Destess textos depreende-se que se trata do guião da operação de eventuais pagamentos por baixo da mesa, tendo em vista a aprovação acelerada do projecto em causa.)))

O olho da rua (Pág. 10)
– Coluna semanal de Mário Ramires (subdirector do SOL) intitulada Semana a Limpo.
 Quando se varre o lixo para debaixo do tapete não se pode esperar que o vento o leve
 Pressões sobre os magistrados sempre houve e há-de continuar (((VAI CONTINUAR é preferível))) a haver, desde logo por via do mediatismo do processo. São, aliás, a prova de que os magistrados não estão às ordens nem debaixo do jugo ilegítimo de quaisquer outros poderes. Mas há que salvaguardar a independência e autonomia do Ministério Público e dos seus magistrados. O PGR emitiu comunicado garantindo que ‘como os magistrados titulares reconheceram (((POIS AMBOS DERAM LOGO CONHECIMENTO DA TENTATIVA AOS SEUS SUPERIORES HIERÁRQUICOS))) não existe qualquer pressão ou intimação que os atinja ou impeço de exercer a sua missão com completa e total serenidade, autonomia e segurança’. Ora ainda bem. Valham esses magistrados. Para que conste: Vítor Magalhães e Paes Faria. E faça-se Justiça!
(((COMENTÁRIO HF – Trocando por míudos, a ser verdade a conversa entre os três magistrados ‘amigos’, o recado supremo transmitido tinha, por contrapartida, o arquivamento do caso ou ...’ o olho da rua‘ aos não colaborantes! Revela, por outro lado, a falta de capacidade da híerárquia para sensibilizar os subordinados a cooperar com os desejos subtilmente empacotados pelo chefe supremo dos militantes amigos do país cor de rosa. Voltamos à intriga política vigente entre os anos trinta e 74?)))

Explicações – Crónica semanal de Pedro Anunciação, intitulada Vinagrete. (Pág. 19)
 António Cluny já lançara alusões às pressões sobre a investigação do caso Freeport, mas os seu sucessor João Palma não esteve com rodeios. O procurador lá teve que se mexer, garantindo num comunicado que não há pressões mas prontificando-se a averiguar se existem. A ideia seria arquivar as averiguações antes das eleições com o argumento de que os crimes estariam prescritos – e prossegui-las com outros suspeitos (((aliás, como a Justiça fez com Nobre Guedes no caso Portucale))).
 O PM parece preferir levar estes assuntos às eleições, à maneira de isaltino Morais, Valentim Loureiro e Ferreira Torres (ESQUECEU-SE DE FÁTIMA FELGUEIRAS?). Já é triste ter desta gente nas autarquias mas é muito pior pensar que também dominam no Governo. (((DESTA HIPÓTESE NEM O PROF. MRS SE TINHA AINDA LEMBRADO!)))

Freeport.Provedor e TVI – página semanal de Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) sob o título Blogue (Pág. 54/55)
 Ontem, foi o bastonário dos Advogados a anunciar artigo mo Boletim da Ordem que, além de erros de datas, confunde a sua legitima opinião pessoal – favorável a Sócrates – contra alguma PJ e algum PSD e CDS de 2005 – com o cargo de representante supremo de uma classe socioprofissional. E o PGR a tratar publicamente o Freeport como se o PM nunca tivesse sido falado.
Hoje a TVI passou a gravação com um gestor inglês a chamar ‘corrupto’ ao PM e a dizer que dera dinheiro ao seu primo. Sócrates a prometer acção em tribunal. Ambiente lamentável em ano eleitoral. Demorará muito a saber claramente o que se passou? Convinha que não ... Mas que não se arquive sm esclarecer tudo. Que isso é o pior que pode acontecer a Sócrates.
 O PGR foi designado para pacificar, unir, reformar, e garantir a eficácia acrescida ao MP. Pinto Monteiro tem conseguido sobreviver aos percalçose indicentes que se atravessam no seu caminho. E mostrado capacidade para enquadrar personalidades tão vigorosas como Maria José Morgado e mesmo Cândida Almeida.
 O comunicado de hoje evidencia não querer assumir a responsabilidade de chamar a si a decisão do processo Freeport. Teste fundamental para a credibilidade do PGR.

2 – FREEPORT GATE NO CORREIO DA MANHÃ - Sábado 04 Abril 2009
Sócrates e Costa citados nas pressões (Pág. 1)
 Procuradores do caso queixaram-se à hierárquia sobre um ‘recado’ de Sócrates via Alberto Costa (>> Pág. 4, 5 e 28)

Malditos sejam – crónica semanal de Emídio Rangel, integrada no espaço de opinião Coisas do Circo (Pág. 2)
Aposto com quem quiser, singelo contra dobrado, como Sócrates é inocente e nunca teve nada a ver com o caso Freeport
(((COMENTÁRIO HF: Então foi um secretário de Estado do Ambiente e Ministro do Ambiente descuidado, que delegou as suas competências em subordinados para tratarem, avaliarem. despacharem, aprovarem, ou chumbarem o projecto em causa, alterando a legislação anterior (dando o pontapé de arranque do Simplex já no governo de Guterres), que contrariava o investimento, num período tão curto que constitui ainda hoje um recorde nacional! ESTA É A APOSTA MAIS ESTÚPIDA DO SÉCULO!)))

Sócrates e Costa citados nas pressões (((repetição da manchete - Pág. 4 e 5)))
 Conselho Superior da Magistratura abre inquérito
 30 dias para se apurar se há infracção discilplinar
 Nos contactos mantidos entre Lopes da Mota (((NOTA CURIOSA– ESTE EX-SECRETÁRIO DE ESTADO DE GUTERRES RESIDIA, Á ÉPOCA DO LICENCIAMENTO DO OUTLET FREEPORT, NA ALAMEDA PADRE ÁLVARO PROENÇA, EM BENFICA, ONDE, ALIÁS, A SUA EX-MULHER AINDA MORA COM OS FILHOS)))

Caso Cova da Beira – antigo casal foi constituído arguido no processo
 Ana Simões, ex-mulher de António José Moraism denunciou à PJ, em Março, que o professor de José Sócrates (((NA UNIVERSIDADE INDEPENDENTE))) se preparava para fugir para a Rússia
 Morais diz que acusação de fuga não tem pés nem cabeça~
 O inquérito do caso Cova da Beira durou mais de dez anos, na sequência de uma denúncia anónima em Maio de 1997
 1,5 milhões de euros, segundo a denúncia, foi quanto a HLC – Higiene e Limpeza de Coimbra, empresa vencedora do concurso da estação de tratamento de lixos (((CENTRAL DE COMPOSTAGEM))) , terá pago em “luvas”.

Um caso estranho
– A página de José Medeiros Ferreira (((prof. Univ. e ex-Min. Neg. Estrangeiros de Mário Soares - Pág. 30)))
 ‘Se o caso Freeport for, por alguma razão jurídica, ligada a prescrições, arquivado sem conclusão, passa a caso político sem prazo à vista. E ainda há a investigação inglesa, que internacionaliza o assunto’
 As últimas notícias apontam para ‘conversas estúpidas’

Acta diz que PM aprovou negócio
(((CASO BPN – ENTREGUE À COMISSÃO DE INQUÉRITO PARLAMENTAR - Pág. 31)))
 Sócrates nega ter dado aval à compra da SLN pelo grupo Carlyle (actuais proprietários do Outlet Freeport)
 Rui Machete diz que venda surgiu (((à SLN))) por falta de dinheiro mas que a proposta nunca foi muito clara
 Quando os accionistas começaram a notar dificuldades criaram comissão para avaliar a situação real da SLN
 Oliveira e Costa e Joaquim Coimbra (((accionista do SOL))) foram os principais mensageiros da proposta do grupo Carlyle
Em Março de 2008, os accionistas foram ‘informados’ da necessidade de injectar 350 milhões na SLN
(((COMENTÁRIO DE HF – MAS AINDA HAVIA QUEM, AO NÍVEL DO GOVERNO, CONTINUAVA A NEGAR DIARIAMENTE NA TV, O ALASTRAMENTO DE QUALQUER CRISE FINANCEIRA AO OÁSIS LUSITANO! QUEM FOI? QUERES VER QUE FORAM JORNALISTAS? ELES COMO TÊM COSTAS LARGAS, PAGAM SEMPRE A CONTA DOS ERROS DOS POLÍTICOS MAL FORMADOS QUE VAMOS TENDO! NÃO SERÁ COINCIDÊNCIA A MAIS TANTOS DESMENTIDOS DO PM SOBRE CASOS DE NEGÓCIOS MUITO ESCUROS AO LONGO DOS SEUS VÁRIOS MANDATOS NO GOVERNO E NO PARLAMENTO DA NAÇÃO?)))

3 – FREEPORT GATE NO CORREIO DA MANHÃ – domingo 05 Abril 2009
‘Sócrates pediu a Costa para vos falar’ – Chamada de 1ª página
 CM revela toda a história das pressões atribuídas a Lopes da Mota no caso Freeport (Pág. 30 e 56)

Controlo político – editorial de Eduardo Dâmaso, director-adjunto do CM,
na coluna Dia-A-Dia Pág. 2
 ‘Por cá as leis são minuciosamente trabalhadas para preservar quem está próximo do poder e as nomeações são pensadas em função de interesses particulares. Isso é o ‘poder’, obviamente democrático e sempre construído à sombra da velha legitimidade dada pela máxima de que o povo é quem mais ordena ...’

“Vocês ficam sozinhos nisto!” – Pág, 30
 Magistrados do Freeport disseram ao PGR que Lopes da Mota fez uma alusão clara a diligências pedidas por Sócrates a Alberto Costa
 Magistrados não aceitam inspector Alípio Ribeiro, para instruir inquérito
 Investigadores e procurador geral em braço-de-ferro
(((COMENTÁRIO HF: SERÁ ISTO UMA PRIMEIRA TENTATIVA PARA SACUDIR A ÁGUA DO SEU CAPOTE?)))

4 – DICA DA SEMANA – ÓRGÃO COMERCIAL DO GRUPO DE SUPERMERCADOS LIDL
Segunda-feira, 06 de Abril de 2009
Entrevista da semana: Ana Moreira – intérprete principal do novo filme de João Botelho “A Corte do Norte”, adaptado de um romance de Agustina Bessa-Luís – cuja redacção ‘puxou’ para manchete a seguinte frase da entrevistada:
“Temos um cinema muito bom”
Destaque interior de maior profundidade:
“Gosto (Ana Moreira) de ver um blockbuster norte-americano mas há dias em que gosto de ver outro género de cinema”
COMO VÊEM, ESTE É O SINAL OPTIMISTA QUE FALTAVA A ESTA REVISTA DE IMPRENSA, COMPROVANDO QUE VAI TUDO BEM NO REINO DE PORTUGAL EM 2009 E QUE OS CONSUMIDORES MÉDIOS E BAIXOS, ESTÃO-SE NAS TINTAS PARA OS SUCESSIVOS DESAIRES DO INFELIZ PM! OS ALEMÃES NÃO BRINCAM EM SERVIÇO, MUITO MENOS EM INVESTIMENTOS DE MARKETING DO LIDL!
HF

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]