BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, May 09, 2009

 
RECEITA PARA SUPERAR A CRISE GLOBAL 2007/2009 por Humberto Ferreira
A propósito do artigo de Jorge Nascimento Rodrigues, publicado no semanário Expresso em 09 Maio 2009, intitulado: QUEDA A PIQUE DA ECONOMIA MUNDIAL PIOR DO QUE EM 1929


O mal é que ainda ninguém quer entender que a crise de 1929 só foi ultrapassada com a NEW DEAL do Presidente Roosevelt. Um novo sistema de câmbios fixos em relação ao dólar que conseguiu reinstituir a confiança entre os bancos e fomentar o comércio mundial. Depois, veio a II Guerra Mundial e nova crise, apenas aliviada com as despesas feitas na indústria do armamento (mas que acabaram por serem pagas pela minha geração). Só depois de Bretton Woods é que a banca, as bolsas e a economia mundial conseguiram alcançar um equilíbrio, que durou até ao primeiro choque do petróleo em 1973. Depois, temos vivido entre altos e baixos, num clima de crescente especulação bolsista, de dumping, e de exploração de mão-de-obra barata em mercados mais próximos da escravatura do que dos DIREITOS humanos, dos trabalhadores e da liberdade! TUDO isto à vista de todos os habitantes do planeta, graças à difusão da televisão e das avançadas tecnologias de comunicação electrónica. TODOS FORAM CONIVENTES NESTA CRISE GLOBAL, INICIADA EM JULHO DE 2007, na banca, no imobiliário e nas promotoras prediais dos EUA, UK, ISLÂNDIA, ESPANHA, etc. E JÁ CHEGOU À CHINA ...
Outros meteram a cabeça na areia, rezando para que o contágio não chegasse a ... PORTUGAL - excepção à regra e óptimo exemplo de governantes, banqueiros, gestores, investidores e empresários altamente responsáveis!
Até agora, o que os (ir)responsáveis dos EUA, da Europa e a selecção do G20 (convocada pelo ... Scolari ou pelo Queiroz) FIZERAM FOI DISPONIBILIZAR DINHEIRO AOS BANQUEIROS E EMPRESÁRIOS QUE ARMARAM TODA ESTA TRAMÓIA e que pelos vistos não lhes bastou, pois logo quando viram mais dinheiro fresco, em vez de o aplicarem consoante as recomendações dos políticos E AS NORMAS OFICIAIS, fizeram ouvidos de mouco e continuaram a gastar em viagens, paródias, e consumos sumptuários, sem qualquer retorno social, excepto em proveito próprio. E, pelos vistos, vão continuar a ser financiados pelos erários públicos, para usufruirem do seu estilo de vida supérfluo e imoral!
NEW SAVINGS, NEW TRADING, NEW SECURE BUSINESS
POIS BEM, mais uma vez , vou tentar dar o remédio para combater a crise:
Em vez da New Deal precisamos de um NEW SAVINGS SYSTEM, um NEW STYLE OF TRADING, ou um NEW SECURE BUSINESS.
Como? MUDANDO O ACTUAL SISTEMA, e eliminando os grandes buracos que têm permitido as grandes fraudes, tais como:
1 - acabar com as OFFSHORES a nível mundial (TRATA-SE DE REFÚGIOS PARA OPERAÇÕES DE RISCO E QUE TRADUZEM CONCORRÊNCIA ALTAMENTE DESLEAL, QUE NÃO PODE SER PERMITIDA);
2 - para acabar com a ESPECULAÇÃO BOLSISTA, toda e qualquer baixa (ou subida) de valor de tÍtulos superior a 2% dá suspensão automática da quotação do título. Pois SE, quando os índices bolsistas diários sobem 0,2% ou 0,8%, os investidores ficam todos contentes, quando um título desce mais de 2% numa sessão, os respectivos gestores ficam, pelo contrário, aflitos, por estarem a ser atacados SEM CAPACIDADE DE REACÇÃO LEGAL.
E AS EMPRESAS E OS TRABALHADORES NÃO AGUENTAM DESVALORIZAÇÕES ARTIFICIAIS DE 4O% A 60% AO LONGO DE MESES.
E MESMO QUE UMA EMPRESA ENTRE NUM NEGÓCIO RUINOSO, perdendo milhões e todas as encomendas (como no sector automóvel, mobiliário e viagens para o México), deve ser apoiada para sair da crise, NA procura de novas mercados, NA diversificação, e NA pesquisa de novos produtos. NÃO POR ESPECULADORES QUE A VISAM COMPRAR POR TUTA E MEIA e, mais tarde, para a VENDER POR MILHÕES. E isto pode acontecer a qualquer empresa, por exemplo, às companhias aéreas, aos fabricantes de automóveis, às grandes imobiliárias, etc. Em Portugal pode viar a acontecer também aos Estaleiros de Viana (devido à recente recusa da aceitação de dois navios para o Governo Regional dos Açores - cá está: dois exemplos concretos daquilo em que as iniciativas de empresas públicas podem desaguar. Se fosse entre empresas privadas uma situação tão radical como esta dificilmente aconteceria!).
A ECONOMIA DEVE SER REGIDA POR NORMAS QUE PREVEJAM E IMPEÇAM ESTAS CONTINGÊNCIAS, incluindo, claro está, a garantia da prática dos melhores procedimentos e normas internacionais de negócio e fabrico.
Em Portugal. há Bancos, cujas acções têm vindo a valer 60/70 cêntimos há meses. Assim como em grandes grupos industriais. Em circunstâncias normais, já teriam sido alvo de OPAS hóstis, por parte de especuladores nacionais e internacionais! Mesmo assim, recentemente, temos tido alguns casos no sector dos vinhos!
3 - para acabar com a QUEBRA DA PRODUÇÃO NACIONAL, cada país deve poder gerir uma quota de consumo equilibrado prévio da sua produção agrícola, piscícola e industrial, antes de IMPORTAR do exterior. O LIVRE COMÉRCIO INTERNACIONAL DEVE SER UM INSTRUMENTO POSITIVO fomentador das trocas e não uma PENALIZAÇÃO IMEDIATA PARA OS PRODUTORES NACIONAIS! A caridade começa em casa!
As quotas aqui propostas devem variar em resultado da capacidade de produção doméstica de cada bem, aprovadas em reuniões da Org. Mundial de Comércio. A CHINA, a India, o Brasil e a Rússia TAMBÉM GOSTAM DE PROTEGER PRIMEIRO AS SUAS INDÚSTRIAS E AGRICULTURAS! De contrário vamos continuar sujeitos a constantes crises laborais, com o desemprego a crescer! E estabilidade económica com desempregados não rima!
4 - as oscilações das taxas de juro também não devem subir, ou cair de 1% para 6% (ou vice-versa) em poucos meses, como tem sucedido com frequência. TEM QUE HAVER MAIS CUIDADO EM FIXAR TAXAS JUSTAS E EQUILIBRADAS. OS BANQUEIROS NÃO PODEM CONTINUAR A SER CONSIDERADOS INTOCÁVEIS. Não entendo a variação diária da Taxa Euribor quando se destina a empréstimos para aquisição de imobiliário, automóveis e outros bens de longa duração. Não bastaria uma vez por mês? E a taxa directora do Banco Central Europeu variar agora todos os meses? Quando já está tão baixa? Vai levar os consumidores mais irresponsáveis a contrair mais compromissos que não vão pdoer suportar à mais ligeira subida?
5 - REGULAÇÃO e AUDITORIA MAIS RIGOROSAS, PRÓ-ACTIVAS E COM PODERES DE ACTUAÇÃO IMEDIATA - O recém introduzido regime da regulação independente dos governos, adoptado na União Europeia e nos EUA, terá que ser revisto, aprofundado, mais rigoroso, equilibrado e com capacidade de reacção imediata, sob pena da repeitção dos conhecidos casos de abuso de confiança por parte de executivos que mais parecem assaltantes armados do que executivos de negócios. A justiça também não os castigou ainda os infractores como merecem! Tirem-lhes o direito de trabalhar mais em negócios, finanças e na administração e consultadoria de empresas.
Também os temos cá e só um está em prisão preventiva!
Acho ainda que as empresas de Auditores Oficiais e de Notação do Ranking de Risco tiveram muitas culpas nesta situação e devem, como tal, ser PENALIZADAS ou MUDADAS!
6 - PRODUTOS TÓXICOS - FORAM OS SEGUROS OS INVENTORES: QUANDO SE COMPROMETEM COM UM RISCO MAIOR, CONTRATAM IMEDITAMENTE O RESSEGURO. OS BANQUEIROS, COM A AMEAÇA DA BOLHA DO IMOBILIÁRIO (EXCESSO DE OFERTA PARA A PROCURA EXISTENTE, MAU GRADO A PUBLICDADE ENGANOSA ADOPTADA PELOS BANCOS E QUE AINDA HÁ POUCO TEMPO ERA PROÍBIDA) COPIARAM AS SEGURADORAS E VAI DE TRANSMITIR O RISCO DE EMPRÉSTIMOS a terceiros(nos casos de QUEM NÃO DAVA GARANTIAS SUFICIENTES DE PODER PAGAR AS PRESTAÇÕES CONTRATADAS DURANTE 35/50 ANOS - o tal sub-prime em termos d produto e de clientes! Chegados os primeiros pedidos de resgate dos empréstimos não cumpridos, ninguém sabia onde parava o último tomador do risco. E, como tal, foram os bancos iniciais a arcar com os prejuízos. Os banqueiros mais espertos, mais inovadores, mais mais ... (neste caso, americanos, britânicos, islandeses e espanhóis! Pode haver mais, até em Portugal, temos dois casos em apuros). PORTANTO, É PRECISO ELIMINAR QUALQUER HIPÓTESE DE PRODUTO TÓXICO!
7 - RESTA saber COMO VÃO OS BANCOS, AS SEGURADORAS, AS FINANCIADORAS E TODAS AS EMPRESAS FALIDAS OU DESCAPITALIZADAS, ARRANCAR PARA ESTE New Savings System, ou New Style of Trading, ou New Security Business? Sinceramente, não sei. SÓ SEI QUE NÃO LHE CONFIAVA NEM MAIS UM CÊNTIMO. Mudem de nome, mudem de accionistas, administradores e directores para comprar os activos pelo valor facial das acções (MANAGEMENT BUY-OUT TRANSACTIONS), NEGOCIANDO CAPITAL DE RISCO, sempre COM O APOIO DE AUDITORES licenciados PELOS NOVOS BANCOS.
CONCLUSÃO - Sei que há aqui algumas ideias que não agradam aos mais puristas do sistema capitalista: a intervenção na variação do valor das acções nas bolsas, o comércio mundial condicionado ao escoamento prévio da produção nacional, a própria eliminação das offshores (BRUXOS: foram criadas como escapes para operações de fuga aos impostos - assim o indica o próprio nome de paraísos fiscais),
Não costumo alinhar pelo pensamento de Mário Soares, mas nesta das OFFSHORES, ele tem razão! Enquanto Sócrates se encolhe, tal como no combate contra a corrupção e enriquecimento súbito sem acertar no euromilhões! A EXPERIÊNCIA CONTRA ...?
TAMBÉM FICO COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA - Fiz o meu dever. Escrevi e divulgo uma proposta simples para tentar resolver esta crise. Não em 2009, mas talvez em 2010. De contrário, acredito que vai durar até 2020! A não ser que alguém tenha uma proposta melhor e mais rápida! Venha ela! Da discussão nasce a Luz.
Humberto Ferreira

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]