BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Friday, June 19, 2009

 
A METAMORFOSE ... DA FERA PARA CORDEIRO
Por Humberto Ferreira

Introdução: Já tivemos o "menino-guerreiro" em 2005. Protagonizado por outro político falhado. Mas esse fracasso, lamentavelmente,não serviu de exemplo ao animal feroz, que agora se transformou em cordeiro manso, humilde, carinhoso e pronto a engolir sapos, de 7 para 8 de Junho de 2009 - data inesquecível do seu terceiro revés político seguido.
Curiosamente este tema chega a propósito de um bem estruturado aviso da Direcção Geral de Saúde - valha-nos as Santas da devoção de cada português/portuguesa, que mantêm pessoal técnico competente e politicamente descomprometido, pelo menos, em alguns serviços essenciais, como a Saúde.

Cuidado: Então a cena começa assim: anda aí a Gripe A com o virus H1N1 enquanto a crise TÓXICO-FINANCEIRA GLOBAL também continua em cena. Ora duas epidemias em conjunto não é bom agouro. E pode dar uma explosão!

AMIGOS: Pois é, as ameaças conjuntas da epidemia gripal e do desemprego, desesperam qualquer pessoa! E há dois factos que os meus compatriotas estão a descurar:
(1) os efeitos vindouros, RESULTANTES da actual crise tóxico-financeira global, nas suas vidas privadas a breve prazo;
e (2) os efeitos desta gripe assinalada há dois meses no México e com data de chegada a Portugal no Outono - ou seja, a partir de Setembro de 2007 - exactamente no próximo período das campanhas eleitorais legislativas e autárquicas, que se seguem ao Verão. Os portugueses são exagerados em tudo! Correm para eleições como quem vai à festa da romaria, ou ao encontro de futebol com a equipa da aldeia rival!

APELO PESSOAL- Vamos lá ver se TODOS colaboram MAIS e tomam as indispensáveis medidas de precaução e mudança de hábitos. Pois, ambos os casos são MUITO graves! E acabam por ser OS NOSSOS FILHOS E NETOS que vão pagar, com imenso sacrifício, o desmando de alguns banqueiros, altos especuladores da Bolsa e da Economia Global, acompanhados ou seguidos de políticos altamente incompetentes, A ELEVADA FACTURA DA DÍVIDA ACUMULADA ... DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO ainda MAIS PROLONGADO, do QUE TODAS AS CRISES CÍCLICAS MAIS RECENTES e que prejudicaram a minha e as gerações seguintes.

ATENÇÃO - Além disso, AS PRÓXIMAS DÉCADAS, em termos de condições de trabalho, rendimento, clima de desenvolvimento económico e social, e mudança de padrão de vida, VÃO ASSEMELHAR-SE AOS ANOS 30/40/50/60/70 (que eu senti e vivi na pele, com fome, desemprego, guerra e várias epidemias e crises).
É preciso que, pelo menos em termos sanitários, a frágil situação epidémica global do H1N1 fique controlada ENTRE NÓS! Como primeira medida VOU ENCOMENDAR MÁSCARAS e Tamiflu!

Mas a POLÍTICA é a CHAVE do nosso futuro colectivo. E na última década só nos tem calhado lorpas. Lamento que sobre a crise, sobre empregos, ou sobre como fugir aos cortes de rendimentos, os meus conselhos sejam FRACOS. Mas os conselhos do Governo Sócrates ainda sáo piores. Até agora só têm sido DILATÓRIOS.
Especialmente na sua recente versão de Sócrates CORDEIRINHO - tão amável e preocupado que ele anda com os seus infiéis eleitores de 2005. Mas a cassette é sempre a mesma: oxalá que a crise dos outros passe, para eles (os da nova élite lusa, adeptos do "PS IV série" do grupo Sócrates & minorias fracturantes mais tubarões da banca e das obras públicas) poderem respirar e passar a sacar mais algum dinheiro grande aos ETERNOS SACRIFICADOS, os contribuintes portugueses - ou seja, aos que trabalham por conta de outrém ... mais aos reformados sem alternativa e aos comerciantes honestos (outra espécie em extinção!).

O PONTO DESTA VIRAGEM INESPERADA DE José Sócrates, FOI DADO NA ENTREVISTA DADA À SIC PELO PM (ou era o SG do PS?) em 17 de Junho - 10 dias depois da "barraca" europeia.
Afinal, ELE É TÃO BOM SUJEITO QUE NEM NUNCA PERSEGUIU NINGUÉM.
Nessa noite não teve escrúpulos democráticos e disse descaradamente que É TUDO MENTIRA DA ... OPOSIÇÃO e dos JORNALISTAS não alinhados... especialmente dos travestis ...(((curioso: ainda não vi os solícitos e combativos dirigentes do SJ, por tantas causas fracturantes, sexuais e políticas, virem agora defender os seus camaradas de trabalho das atoardas do sr. José Sócrates, acossado no seu palco principal - o da imagem e comunicação! Coisa estranha ou normal, na nova cultura lusa tão MAL instituída pela ERC dominadora e obediente?)))

LISTA DOS LUSITANOS PREJUDICADOS E OFENDIDOS - O fulano tenta fazer-nos ESQUECER a nós, contribuintes cumpridores, DE TODAS AS CLASSES PROFISSIONAIS QUE ELE PENALIZOU desde que tomou posse em 2005!
MAS EU LEMBRO-ME e LEMBRO-LHE: foram os juízes, magistrados, notários e advogados; os farmacêuticos, médicos, enfermeiros e auxiliares; os polícias, espiões, guardas e militares; os funcionários públicos; os professores, estudantes e AUXILARES DE EDUCAÇÃO; os agricultores, lavradores e pescadores; os proprietários rurais e armadores de pesca e da marinha mercante; os jornalistas (a Casa de Imprensa foi reduzida a posto de primeiros socorros) e os editores (sujeitos à nova Censura da ERC e ao seu intocável presidente - personagem retirada de uma novela urbana italiana); os micro e mini empresários em nome unipessoal, os ourives ambulantes sem segurança; os feirantes, os vendedores de tabaco assaltados, os comerciantes abandonados sem segurança; os construtores civis, promotores imobiliários e operários da construção civil em fim de ciclo; os resistentes espécimens do mundo rural e os mineiros; os comerciantes tradicionais, os donos e pessoal da restauração e padarias; os industriais dos têxteis, metalurgia, transportes, produtos químicos, alimentares e madeiras; as CRIANÇAS sem protecção e os JOVENS dos bairros periféricos e problemáticos (cujos programas de recuperação foram anulados por este executivo socialista); os licenciados à procura do primeiro emprego, os técnicos sem futuro à vista; os casais hipotecados e defrontados com a alternativa da hiperburocratização sobre a dilatação dos prazos das suas dívidas excessivas (promovidas incessantemente na TV por um sistema bancário com um regulador artificial que AINDA não viu nem sequer entendeu como prevaricavam alguns dos bancos que ele tinha por MISSÃO supervisionar (trata-se de um antigo SG do PS e um dos governadores centrais da banca mais antigos, bem pagos e altamente protegido, claro, por Sócrates, Teixeira e pelo impagável SS-Santos & Silva); os barbeiros, cabeleireiros e afins; e os cantoneiros e técnicos da limpeza urbana e doméstica. FALTOU ALGUÉM? Por favor AVISEM-ME? Faltam os políticos? Mas esses até tiveram uma nova lei de financiamento dos partidos para poderem gastar à farta e à socialista! Vamos a ver se o PR ganha esta partida? É preciso coragem!

ENFIM, em 2005 foi desencadeada uma perseguição TOTAL aos portugueses em geral (incluindo muitos dos seus próprios ingénuos correlegionários e comprometidos eleitores), comparável á da Revolução Cultural chinesa!
A nossa cultura europeia e os nossos brandos costumes, porém, não permitiram as prisões e os assassinatos maoistas levados a cabo na longínqua China! De resto tem sido "fartar de malhar" nos bolsos e nas perspectivas das várias classes trabalhadoras mais activas! Porreiro! Pá! Diz ele aos poucos amigos que lhe restam! Entre os quais se destaca o fiel e solícito Salgado! Bruxo - quanto se prepara este para facturar na obra e financiamento do TGV, TTT e PRN? Tudo siglas à moderna!

OBRA CAPITAL E PESSOAL INTENSIVA - Já agora, aquela do Lino dizer que o TGV vem garantir 56 mil trabalhadores PERMANENTES parece mais uma "PINOQUIADA" do chefe. Coitado, na noite das eleições, de tão agoniado que estava, teve que sair do Altis para fumar um cigarro!
ORA VAMOS POR PARTES: que durante a construção da linha Madrid-Lisboa trabalhem, por vezes, TEMPORARIAMENTE, 56 mil pessoas, entre trabalhadores braçais da via férrea, técnicos de electrónica, comunicações, material rolante e de construção dos equipamentos, em Espanha e Portugal, tudo bem! Mas dúvido que a RAV lusa e a RAVE espanhola empreguem, mesmo no seu conjunto, 56 mil trabalhadores PERMANENTES, nas operações diárias de 18 composições entre as duas capitais, sendo o percurso mais longo do lado espanhol. Embora, a TTT (3ª Travessia do Tejo) seja uma obra complementar que também irá empregar muita gente na construção mas, mais uma vez, sem cariz permanente!
NÃO ENTENDO, como os políticos mentem tanto? Não há necessidade disso!

E SE FOR VERDADE? A RAV empregar 56 mil pessoas permanentes? Então, fica provado que não é um negócio MINIMAMENTE VIÁVEL! E que a Europa está desorientada em política de transportes. É, sim, o que eu sempre disse: qualquer companhia de voos Low-Cost leva o TGV à falência, em POUCOS MESES!

O FACTOR AÉREO - Mais a mais como são ALTAMENTE CONCEITUADAS E "PROTEGIDAS EM PORTUGAL", as companhias de voos Low-Cost - TODAS ESTRANGEIRAS, pois a única excepção lusa foi a Air Luxor, eliminada pelo regulador HÁ MAIS DE CINCO ANOS (portanto antes da Era Sócrates). O regulador acabou por lhe retirar a licença de voar, mais por incumprimento financeiro e queixas de fornecedores - mas, na essência, devido a ter beneficiado duas empresas públicas concorrentes ao concurso de prestação de serviço aéreo público na rota Açores-Continente. ESSES ERAM OS TEMPOS FAMOSOS (não longínquos mas herdados da outra era sinistra: a de Salazar). EM QUE AS EMPRESAS PÚBLICAS MANDAVAM EM TUDO! E, assim, a Air Luxor faliu e poucos já se lembram dela! Os portugueses acabam sempre por cair nos monopólios, que é para poderem ser abusados à vontade!

Ontem a TVI revelou que o MOPTC já gastou mais de 100 milhões de euros em estudos prévios, alguns de índole sociológica (CALCULEM) para o TGV da RAV.
PERGUNTA INOCENTE - Mas quanto é que os contribuintes lusos JÁ pagaram, AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS, pelos aturados estudos do MOPTC, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e de consultores nacionais e estrangeiros de transportes sobre a viabilidade do TGV?
Ora, aqui estou eu, simples cidadão, a apontar os erros desses altos-estudos oficiais! E a oferecer os resultados directamente ao chefe do Governo!
Os voos Low-Cost levam qualquer TGV à falência, excepto nas seguintes rotas Madrid-Barcelona, Milão-Roma, Bruxelas-Paris e Paris-Londres, onde existem grandes e potenciais fluxos diários de viajantes, que dão para sustentar os dois meios de transporte em simultâneo!

MANSO E ARREPENDIDO NO ENSINO - AGORA Sócrates veio dizer-nos também, na sua nova versão de CORDEIRINHO, que se orgulha da sua reforma no ENSINO. E a jornalista da SIC não teve coragem de o interromper e lhe perguntar duas coisas simples:
(1) - QUANTOS MAIS DOCENTES É QUE o governo DELE CONTRATOU DESDE 2005 PARA MELHORAR O NÍVEL DO ENSINO?
Pois sem ovos não se fazem omeletas! E os milagres já acabaram na Cova da Íria em 1917.
FILME REBOBINADO AO CONTRÁRIO - (A) Que eu saiba, o filme do Ensino sob Sócrates foi ao contrário: ELE deixou no desemprego, mas sem qualquer subsídio, MAIS DE 20 MIL DOCENTES, que antes tinham conseguido um lugar mesmo a 300 KM DE DISTÂNCIA. Mas com ele de passagem em S. Bento, nem à lista oficial dos desempregados puderam concorrer nos Centros de DesEMPREGO!
(B) SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES DISTANCIADOS DA FAMÍLIA DURANTE TRÊS ANOS, a estabilidade do corpo docente É MELHOR PARA OS ALUNOS, MAS reparem É À CUSTA DO enorme SACRIFÍCIO DESSES DOCENTES! Nem eu lhe desejava que ELE fosse obrigado pelo patrão Estado a viver s 300 km de distância dos filhos!

(2) - E QUANTAS MAIS ESCOLAS PÚBLICAS SE APROXIMARAM DAS MELHORES ESCOLAS PRIVADAS NO RANKING ANUAL DAS MELHORES MÉDIAS ESCOLARES?
Uma? Duas? É pouco! Muito pouco!
(C) CAUSA PRINCIPAL - As escolas públicas, apesar de toda a propaganda oficial, continuam a trabalhar com falta de meios, com tudo preso por arames, sem papel, sem computadores, sem tinteiros, mas com mais violência, indisciplina e desacatos diários.
É DISTO QUE Sócrates SE ORGULHA? OU TAMBÉM NEGA? Não admira que lhe chamem o PINÓQUIO ... DESCARADO!
POIS TUDO O QUE FEZ NO ENSINO FOI CONTRA OS DOCENTES! ENQUANTO ALGUNS DOS MELHORES RESULTADOS OBTIDOS, FORAM Á CUSTA do TRABALHO EXTRA, da DEDICAÇÃO e das DESPESAS EXTRAS dos PRÓPRIOS DOCENTES, receosos COM A AMEAÇA do QUADRO dos DISPONÍVEIS inter-ministeriais! ESTE GOVERNO VIROU, SIM, à categoria de "EXPLORADOR máximo" do funcionalismo E NÃO SÓ!

PRÓXIMAS BATALHAS ELEITORAIS - ATENÇÃO - MUITA ATENÇÃO - USEM BEM OS VOSSOS DIREITOS DE CIDADANIA - NEM QUE SEJA PARA ME CONTRARIAR, POIS A DEMOCRACIA PARTE DE UM DEBATE ABERTO DE IDEIAS E CONCEITOS DE VIDA. EU APENAS AVISO E LEMBRO AS CALINADAS DESTE SENHOR.
Portanto, lembrem-se destes factos quando ele LHES voltar a pedir UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE. IRRA!

DESCARAMENTO - E AS MEDIDAS QUE ELE INVENTOU PARA AUXILIAR os DESEMPREGADOS, FAMÍLIAS ENDIVIDADAS E EMPRESÁRIOS FALIDOS também foram - como a LEI DAS RENDAS - UM FRACASSO super burocratizado COMO SEMPRE! Ele pensa que os portugueses são todos iletrados, pobres, sujos, bêbados, sei lá? E QUE CHEGOU A SÃO BENTO, ILUMINADO PARA MONTAR UMA MÁQUINA CAPAZ DE DOMINAR TODOS COM OS SEUS CAPRICHOS DE MENINO BEM. Veio a conhecer-se, agora, as ligações da sua família com offshores e negócios afins!

E O QUE SE PASSA NA EUROPA? - Os partidos liberais, conservadores e afins, ganharam as recentes eleições para o Parlamento Europeu. Assim, José Manuel Barroso, CONTANDO com o apoio unânime dos 27 Países Membros (incluindo dos governos socialistas de Portugal, Reino Unido e Espanha), no Conselho de 19 de Junho, vai ser reeleito Presidente da Comissão Europeia no Outono.
Entretanto, o PS EUROPEU, vencido mas não convencido, mas também sem olhar para o umbigo, DIZ QUE O BALANÇO DO JOSÉ MANUEL BARROSO NA COMISSÃO EUROPEIA FOI FRACO!
POIS é, esquecem-se que O DESEMPENHO DOS SOCIALISTAS NA EUROPA TEM SIDO MUITO MAIS FRACO: EM ESPANHA é uma miséria! NO REINO UNIDO andam à deriva; e em PORTUGAL não é o que o DN escreve ... é o que o nosso POVO SOFRE sob esta gastadora onda rosa!
E viu-se a 7 de Junho: com o cartão amarelo das Europeias!

T E M A S A Ú D E - MAS sobre a SAÚDE garanto-vos que vou acatar as instruções da DGS SOBRE a GRIPE A (virus H1N1). E aproveito para me LIVRAR DO VIRUS socialista,,, felizmente em declínio acelerado.

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]