Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
REFORMAS: DE ESMOLAS A ALTAS MORDOMIAS?
Amigos: O Correio da Manhã de 26 Março de 2009 fez manchete sobre outra ameaça social do governo do sr. José Sócrates. Alertando os leitores para o inevitável: as pensões mais altas vão passar a ser mais taxadas.Os gestores quando são confrontados com prejuízos cortam na despesa. Primeiro nos salários do pessoal, depois nos mais variados items ... até ao papel higiénico. Mas a maior parte dos governantes como não tem experiência empresarial corta nos encargos sociais. Primeiro aos reformados, seguidos dos doentes, dos deficientes, dos jovens, e dos apoios aos projectos oriundos da oposição, a nível privado ou autárquico!
No interior do CM traz o relato de mais uma apresentação pública de Sócrates e do ministro Vieira da Silva, realizada para "comemorar" o novo Código das Contribuições para a Segurança Social (SS).
Ao lado, o título: PENSÕES PAGAM TAXA MAIS ALTA.
E em destaque: Aposentados com actividade profissional e reformas mais altas vão descontar mais para a SS.
A notícia está ilustrada com um mapa mostrando a Comparação entre a situação actual e a proposta governamental. Há múltiplos casos imorais de altas reformas por tão leve serviço público.
Pois bem, nada encontrei (MAS SEI)sobre o caso da pensão do Padre Melícias (sócio do SCP - e depois as má línguas dizem que, nos dias dos jogos do SCP na TV, as lojas maçónicas reúnem-se em conclave?).
Afinal, POR ANO, são APENAS 7 450 euros vezes 14, para os fundos da Ordem dos Franciscanos descalços.
Não foi o Salazar que fez um decreto a proibir pessoas descalças nas ruas? Pois bem, passados 40 anos ainda há franciscanos descalços a pedir pensões chorudas à SS.
Nesse mesmo dia também assisti a uma parte do programa da manhã da Sic, onde a Simone de Oliveira, o Ribeiro Cristóvão (ex-Rádio Renascença/titular do programa Os Donos da Bola Branca) e o João Braga (outro sócio de mérito do SCP), debateram o mesmo problema.
Disse a Simone: há muitos artistas a viver com pensões miseráveis. E explicou: mas houve um governo que inventou o subsídio de mérito cultural (que dá em média 300 euros) para ajudar esses artistas. E acrescentou: enganaram-se no nome. Não é para recompensar o mérito cultural mas sim mais uma migalha para atestar um "subsídio de pobreza".
Eu digo: se com estas medidas somam miséria à miséria, só podem favorecer o crescimento ilimitado da miséria.
Mas quem sou eu? Nem sociólogo, nem político, nem socialista! Nem tão-pouco ambientalista!
SEI É QUE ISTO NÃO É UM PAÍS, É UM SÍTIO MUITO MAL FREQUENTADO E CADA VEZ PIOR GOVERNADO. Enquanto a élite se pavoneia, com pensões ao estilo da Europa rica, o resto da população afunda-se na pobreza envergonhada! ONDE ESTÁ A JUSTIÇA SOCIAL?
Onde está a moralidade?
humberto ferreira: lisboeta de gema, descontente, desiludido mas não convencido e pronto a dar a cara, para a luta por acções a favor da justiça social!
Labels: POLITICA NACIONAL
posted by humberto salvador ferreira #
8:31 AM 