Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
Geração rasca na Europa faz-de-contaHumberto Ferreira (alfacinha de gema, idoso de Benfica, desiludido com São Bento e Santa Maria de Belém, jornalista reformado mas atento e devorador de informação)
Afinal o crime compensa. Os culpados desta prolongada crise tóxico-financeira com GRAVES efeitos globais sócio-económicos e civilizacionais – os políticos, banqueiros, investidores, corretores, analistas, governadores e pseudo reguladores – continuam a viver incólumes (com excepção do especulador norte-americano Madoff e do banqueiro luso Oliveira e Costa), na opulência e na repetição dos mesmos erros. Enquanto os editores e jornalistas continuam distraídos, a procurar e noticiar escândalos sob pena de ninguém lhes ligar qualquer importância e de, no caso português, serem condenados, humilhados e atacados diariamente por um grupo de intocáveis sob a capa da ERC. Mas cuidado. A ASAE também já teve dias de glória e agora está enterrada na própria cova que estava a alargar para os comerciantes – os tais micro, pequenos e médios empresários a quem este Governo não se cansa de "apoiar" faz-de-conta!
Já disse, já escrevi, e já divulguei que os crimes de dinheiros se combatem com a mudança de leis mal feitas e com maior e mais rigorosa fiscalização por parte do Estado. O conceito de "menos Estado e mais mercado" foi abatido por esta vaga especulativa dos banqueiros à escala global. E esta crise rebentou em Julho de 2007 – há 24 meses – sem nada vermos para a estancar. Tudo como dantes , quartel-general em Abrantes!
A comunicação social não ajuda. Hoje (QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO), a edição do DN – diário que se arroga de 147 de informação de qualidade – é um exemplo concreto do desnorte que reina na cabeça dos jornalistas, colaboradores e escritores que contribuiram para este resultado insólito.
Vejamos a sua capa:
BOMBEIROS AINDA SEM PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE A – pandemia ultrapassou ontem em Portugal a barreira dos 100 case confirmados
Comentário: Oscontemporâneos protugueses são incapazes de se enquadrarem no sistema dos vasos comunicantes. Cada cabeça. Sua sentença. Este Governo do José Sócrates escolheu os bombeiros com um dos alvos a abater! Vá-se lá saber por quê!
PALMA INÁCIO 1922-2009 – O ADEUS DO REVOLUCIONÁRIO ROMÂNTICO
Comentário: Cá está – o crime compensa! Pois assaltos, roubos e bombas são perdoáveis quando se trata de um romântico!
AUMENTARAM AS VAGAS EM CURSOS (SUPERIORES) COM MAIS DESEMPREGADOS – A SOCIOLOGIA GANHOU MAIS 30 VAGAS
Comentário: Este governo continua a fazer aquilo que quer contra tudo e contra todos. O EDITORIAL na página 6 tem por título O REALISMO NA OFERTA DE CURSOS, e explica que na época 2009/10 há 1103 cursos, sendo 684 nas Universidades e 419 nos Politécnicos. Eu acho um exagero, um desperdício, e mais uma palhaçada do Governo do José Sócrates. Volta PSL, estás perdoado!
ASAE EM RISCO – TRIBUNAL PODE DECLARAR INCONSTITUCIONALIDADE E ANULAR TODAS AS DETENÇÕES (DE MERCADORIAS)
Comentário: Quem com ferros fere ... Texto complementar na página 4.
LEITURA nas páginas interiores do DN:
ACTUALIDADE Pag. 5 – PREÇO DO PÃO NÃO DESCE APESAR DA QUEDA DO TRIGO – Associação da Indústria da Panificação argumenta que “CONSUMO BAIXOU MAIS DE 30%”
Comentário – Estava convencido que os preços dos bens alimentares essenciais e transportes colectivos eram controlados pelo Governo, tal como os combustíveis. Enganei-me! E o que têm os pobres, reformados e desempregados que ver com a baixa do consumo do pão, na fixação do preço justo? É a justificação?
OPINIÃO Pag. 7 – A RAZÃO DA HISTÓRIA - crónica por Baptista Bastos sobre a rebeldia de Manuel Alegre no seio do PS
Comentário – Não perfilho o conhecido ideal comunista de BB mas sempre o admirei, pela sua coragem na oposição a Salazar e Caetano e por escrever muito bem. Hoje deu um péssimo exemplo de pensador condicionado com este texto. Escreve BB: “Inculcaram-nos a ideia da inevitabilidade de um modelo e de um sistema, sem respeito pela diferença, desprezando o que pensamos, tripudiando sobre os nossos sonhos mais asseados. Não admitem a acção criadora em mulheres e homens sofredores. E, no entanto, é deste graupo VASTISSIMO que, tarde ou cedo, nascerão as soluções mais acertadas e os valores mais qualificados. Não se trata de uma razão de fé: é a razão da história que o explica.”
Ora BB: branquear as nódoas e os erros do Marxismo-Leninismo ao longo do século XX é FEIO. Quem NUNCA respeitou a diferença de pensamento individual entre mulheres e homens sofredores foi o COMUNISMO. Mas foi também o PC da União Soviética um dos primeiros partidos a reformar-se por dentro, graças à PERESTROIKA de Gorbachev. E um aviso amigo: o estalinismo soviético e a versão do comunismo lusitano de Cunhal já passaram à história. Tal como o corporativismo de Salazar ou o nazismo de Hitler. Agora as ameaças e as mortes vêm da ETA (aqui ao lado), do IRA na Irlanda (que todos os anos ainda se renova para cometer distúrbios parecidos com os palestinianos), dos grupos narco-terroristas na América Latina e África, e das várias seitas islamistas que incendeiam o Irão, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Tchechénia, etc. Enquanto o doloroso conflito israelo-palestiniano ganha uma brecha de esperança com Obama na Casa Branca, se o Hamas e outros grupos armados na região (e apoiados pelos respectivos governos), quiserem realmente a Paz. Também não perfilho os ideiais de Manuel Alegre, mas acredito que a desorganizada esquerda portuguesa faria bem melhor em seguir os seus conselhos para se unir. Assim, está condenada à mediocridade que BB aponta ao PS e ao PSD. Os grandes homens devem ser sempre capazes de ultrapassar as rivalidades pessoais em nome das causas justas e colectivas. O comunismo morreu e foi enterrado, por que a causa não era nem justa nem viável, especialmente em termos de respeitar a liberdade individual de cada sofredor, homem ou mulher! E não é com esta grave crise que vai renascer das cinzas. Será com uma nova e equilibrada Ordem Global sócio-económica a despontar! Com urgência?
SOCIEDADE Pag. 13 – DOENTES JÁ PODEM TER COMPANHIA NAS URGÊNCIAS
Comentário: Foi preciso mudar a lei para os senhores administradores hospitalares e directores clínicos se convencerem que as pessoas, especialmente enquanto doentes, precisam do carinho familiar e amigo, de que o pessoal hospitalar se esqueceu e faz gala em dispensar! As poucas excepções só confirmam a regra HABITUAL!
PAÍS Pag. 18 – PLANO (DE SEGURANÇA) PROPOSTO POR MINISTRO (MAI) NÃO ARRANCOU (NO BAIRRO) DA BELA VISTA – Promessas falham pela segunda vez
Comentário: Não é com papas e bolos que se enganam os tolos. Em matéria de segurança pública é com o patrulhamento PERMANENTE (ou frequente) POLICIAL, de preferência de proximidade! Este governo teima em praticar a TEORIA DA INSEGURANÇA PÚBLICA. Qual Contrato Local de Segurança? Qual hipocrisia? Faça-se uma pequena ideia do que nos espera pela terceira tentativa de enganar os residentes da Bela Vista?
SEGURANÇA Pag, 19 – MAIS UMA VÍTIMA MORTAL EM PRAIA FLUVIAL SEM VIGILÂNCIA
Comentário: O barato sai sempre mais caro. Tanto se quer poupar que quem acaba por sofrer são as famílias e o País, atingidos pela morte de tanta gente activa (este homem tinha 44 anos). Mas este governo nunca mais aprende! Toda a praia (fluvial ou oceânica) deve ser vigiada na época balnear. É competência das autarquias! Para o bem estar das populações. São férias sociais!
CIDADES Pag. 22 – POLÍTICAS SÓCIO-URBANÍSTICAS DESARTICULADAS SÃO AMEAÇAS – Lisboa – Plano Regional de Ordenamento da Área Metropolitana aponta riscos de conflito social elevados, com construção desregrada existente
Comentário: Quantos avisos? Quantas sugestões? Quantas queixas? Quanta arrogância? Quanto descuido? Quantos erros cometidos não só pelos privados como pelo sector público? Quanta desorientação? Quantos projectos errados? E como pode uma Área Metropolitana funcionar sem uma Autoridade Metropolitana de enquadramento dos transportes e do ordenamento? São tudo organismos, estudo e diplomas faz-de-conta!
BOLSA Pag. 32 – PRÉMIOS PARA GESTORES SÓ APÓS TRÊS ANOS (DE RESULTADOS) POSITIVOS
Comentário: A única voz ponderada e com TPC feito, que surge nesta prolongada crise financeira, é a de Carlos Tavares presidente da CMVM. Veio agora propor novas medidas às remunerações dos administradores das sociedades anónimas quotadas, de acordo com o respectivo desempenho e suportadas com a manutenção de bons resultados durante três exercícios fiscais consecutivos. É pena o Estado ter que se meter na vida das empresas. Mas enquanto os senhores grandes, médios e pequenos empresários não se auto-regularem voluntariamente e não optarem por uma conduta mais equilibrada, NÃO HA OUTRO REMÉDIO! Endosso um sistema híbrido (MISTO) de autonomia e controlo PARA EVITAR as remunerações e bónus exorbitantes até agora praticados à custa do accionistas anonimos.
BOLSA Pag. 33 – BES E GALP DÃO FORÇA À BOLSA
Comentário: Na quotação do fecho da sessão de 14 de Julho da Bolsa de Lisboa, encontrei as seguintes “pechinchas” no preço de acções: BCP a 72 cêntimos; Cofina a 75 cêntimos; Corticeira Amorim a 70 cêntimos; Fisipe a 14 cêntimos; Glintt (antiga Pararede) a 82 cêntimos; Impresa a 1,02 euros; Inapa a 59 cêntimos; Soares da Costa a 1,07 euros; Sonae Capital a 70 cêntimos; SAG Gest a 1,01 euros; Teixeira Duarte a 94 cêntimos; VAA Vista Alegre a 11 cêntimos; e Sonae SGPS a 69 cêntimos.
Palavras para quê? São empresas portuguesas com activos ultra-enfraquecidos! São acções faz-de-conta!
BOLSA Pag. 34 – UM TERÇO DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO (HIPERMERCADOS) PAGA FORA DE HORAS (AOS FORNECEDORES, COM ATRASO EM RELAÇÃO AO CONTRATADO)
Comentário: Mais uma radiografia péssima da economia portuguesa, transmitida pelos grandes grupos do comércio. O caso do leite é também mais uma nódoa para o conceito de livre-comércio - eu até diria de pirataria comercial - aliás definida como DUMPING! Qualquer dia não temos produtores de leite, nem agricultores, nem industria transformadora, nem qualquer activo de produção!
CONCLUSÕES: ESPERO QUE ESTE EXERCÍCIO TENHA SIDO ÚTIL PARA ALGUM DOS MEUS CORRESPONDENTES/VISITANTES HABITUAIS. SERIA BOM QUE OUTROS CONCIDADÃOS SE INTERESSASEM MAIS PELOS FACTOS QUE NOS SUBJUGAM DIARIAMENTE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL, MAS QUE PASSAM DESPERCEBIDOS Á MAIORIA DOS PORTUGUESES SOFREDORES! AQUI NÃO SE TRATA DE CASOS FAZ-DE-CONTA. São casos trágicos e pessoais que magoam quem os sofre!
Labels: POLITICA NACIONAL
posted by humberto salvador ferreira #
1:50 AM 