BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Thursday, July 16, 2009

 
Geração rasca na Europa faz-de-conta

Humberto Ferreira (alfacinha de gema, idoso de Benfica, desiludido com São Bento e Santa Maria de Belém, jornalista reformado mas atento e devorador de informação)



Afinal o crime compensa. Os culpados desta prolongada crise tóxico-financeira com GRAVES efeitos globais sócio-económicos e civilizacionais – os políticos, banqueiros, investidores, corretores, analistas, governadores e pseudo reguladores – continuam a viver incólumes (com excepção do especulador norte-americano Madoff e do banqueiro luso Oliveira e Costa), na opulência e na repetição dos mesmos erros. Enquanto os editores e jornalistas continuam distraídos, a procurar e noticiar escândalos sob pena de ninguém lhes ligar qualquer importância e de, no caso português, serem condenados, humilhados e atacados diariamente por um grupo de intocáveis sob a capa da ERC. Mas cuidado. A ASAE também já teve dias de glória e agora está enterrada na própria cova que estava a alargar para os comerciantes – os tais micro, pequenos e médios empresários a quem este Governo não se cansa de "apoiar" faz-de-conta!

Já disse, já escrevi, e já divulguei que os crimes de dinheiros se combatem com a mudança de leis mal feitas e com maior e mais rigorosa fiscalização por parte do Estado. O conceito de "menos Estado e mais mercado" foi abatido por esta vaga especulativa dos banqueiros à escala global. E esta crise rebentou em Julho de 2007 – há 24 meses – sem nada vermos para a estancar. Tudo como dantes , quartel-general em Abrantes!

A comunicação social não ajuda. Hoje (QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO), a edição do DN – diário que se arroga de 147 de informação de qualidade – é um exemplo concreto do desnorte que reina na cabeça dos jornalistas, colaboradores e escritores que contribuiram para este resultado insólito.

Vejamos a sua capa:

BOMBEIROS AINDA SEM PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE A – pandemia ultrapassou ontem em Portugal a barreira dos 100 case confirmados

Comentário: Oscontemporâneos protugueses são incapazes de se enquadrarem no sistema dos vasos comunicantes. Cada cabeça. Sua sentença. Este Governo do José Sócrates escolheu os bombeiros com um dos alvos a abater! Vá-se lá saber por quê!

PALMA INÁCIO 1922-2009 – O ADEUS DO REVOLUCIONÁRIO ROMÂNTICO

Comentário: Cá está – o crime compensa! Pois assaltos, roubos e bombas são perdoáveis quando se trata de um romântico!

AUMENTARAM AS VAGAS EM CURSOS (SUPERIORES) COM MAIS DESEMPREGADOS – A SOCIOLOGIA GANHOU MAIS 30 VAGAS

Comentário: Este governo continua a fazer aquilo que quer contra tudo e contra todos. O EDITORIAL na página 6 tem por título O REALISMO NA OFERTA DE CURSOS, e explica que na época 2009/10 há 1103 cursos, sendo 684 nas Universidades e 419 nos Politécnicos. Eu acho um exagero, um desperdício, e mais uma palhaçada do Governo do José Sócrates. Volta PSL, estás perdoado!

ASAE EM RISCO – TRIBUNAL PODE DECLARAR INCONSTITUCIONALIDADE E ANULAR TODAS AS DETENÇÕES (DE MERCADORIAS)

Comentário: Quem com ferros fere ... Texto complementar na página 4.

LEITURA nas páginas interiores do DN:

ACTUALIDADE Pag. 5 – PREÇO DO PÃO NÃO DESCE APESAR DA QUEDA DO TRIGO – Associação da Indústria da Panificação argumenta que “CONSUMO BAIXOU MAIS DE 30%”

Comentário – Estava convencido que os preços dos bens alimentares essenciais e transportes colectivos eram controlados pelo Governo, tal como os combustíveis. Enganei-me! E o que têm os pobres, reformados e desempregados que ver com a baixa do consumo do pão, na fixação do preço justo? É a justificação?

OPINIÃO Pag. 7 – A RAZÃO DA HISTÓRIA - crónica por Baptista Bastos sobre a rebeldia de Manuel Alegre no seio do PS

Comentário – Não perfilho o conhecido ideal comunista de BB mas sempre o admirei, pela sua coragem na oposição a Salazar e Caetano e por escrever muito bem. Hoje deu um péssimo exemplo de pensador condicionado com este texto. Escreve BB: “Inculcaram-nos a ideia da inevitabilidade de um modelo e de um sistema, sem respeito pela diferença, desprezando o que pensamos, tripudiando sobre os nossos sonhos mais asseados. Não admitem a acção criadora em mulheres e homens sofredores. E, no entanto, é deste graupo VASTISSIMO que, tarde ou cedo, nascerão as soluções mais acertadas e os valores mais qualificados. Não se trata de uma razão de fé: é a razão da história que o explica.”

Ora BB: branquear as nódoas e os erros do Marxismo-Leninismo ao longo do século XX é FEIO. Quem NUNCA respeitou a diferença de pensamento individual entre mulheres e homens sofredores foi o COMUNISMO. Mas foi também o PC da União Soviética um dos primeiros partidos a reformar-se por dentro, graças à PERESTROIKA de Gorbachev. E um aviso amigo: o estalinismo soviético e a versão do comunismo lusitano de Cunhal já passaram à história. Tal como o corporativismo de Salazar ou o nazismo de Hitler. Agora as ameaças e as mortes vêm da ETA (aqui ao lado), do IRA na Irlanda (que todos os anos ainda se renova para cometer distúrbios parecidos com os palestinianos), dos grupos narco-terroristas na América Latina e África, e das várias seitas islamistas que incendeiam o Irão, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Tchechénia, etc. Enquanto o doloroso conflito israelo-palestiniano ganha uma brecha de esperança com Obama na Casa Branca, se o Hamas e outros grupos armados na região (e apoiados pelos respectivos governos), quiserem realmente a Paz. Também não perfilho os ideiais de Manuel Alegre, mas acredito que a desorganizada esquerda portuguesa faria bem melhor em seguir os seus conselhos para se unir. Assim, está condenada à mediocridade que BB aponta ao PS e ao PSD. Os grandes homens devem ser sempre capazes de ultrapassar as rivalidades pessoais em nome das causas justas e colectivas. O comunismo morreu e foi enterrado, por que a causa não era nem justa nem viável, especialmente em termos de respeitar a liberdade individual de cada sofredor, homem ou mulher! E não é com esta grave crise que vai renascer das cinzas. Será com uma nova e equilibrada Ordem Global sócio-económica a despontar! Com urgência?

SOCIEDADE Pag. 13 – DOENTES JÁ PODEM TER COMPANHIA NAS URGÊNCIAS

Comentário: Foi preciso mudar a lei para os senhores administradores hospitalares e directores clínicos se convencerem que as pessoas, especialmente enquanto doentes, precisam do carinho familiar e amigo, de que o pessoal hospitalar se esqueceu e faz gala em dispensar! As poucas excepções só confirmam a regra HABITUAL!

PAÍS Pag. 18 – PLANO (DE SEGURANÇA) PROPOSTO POR MINISTRO (MAI) NÃO ARRANCOU (NO BAIRRO) DA BELA VISTA – Promessas falham pela segunda vez

Comentário: Não é com papas e bolos que se enganam os tolos. Em matéria de segurança pública é com o patrulhamento PERMANENTE (ou frequente) POLICIAL, de preferência de proximidade! Este governo teima em praticar a TEORIA DA INSEGURANÇA PÚBLICA. Qual Contrato Local de Segurança? Qual hipocrisia? Faça-se uma pequena ideia do que nos espera pela terceira tentativa de enganar os residentes da Bela Vista?

SEGURANÇA Pag, 19 – MAIS UMA VÍTIMA MORTAL EM PRAIA FLUVIAL SEM VIGILÂNCIA

Comentário: O barato sai sempre mais caro. Tanto se quer poupar que quem acaba por sofrer são as famílias e o País, atingidos pela morte de tanta gente activa (este homem tinha 44 anos). Mas este governo nunca mais aprende! Toda a praia (fluvial ou oceânica) deve ser vigiada na época balnear. É competência das autarquias! Para o bem estar das populações. São férias sociais!

CIDADES Pag. 22 – POLÍTICAS SÓCIO-URBANÍSTICAS DESARTICULADAS SÃO AMEAÇAS – Lisboa – Plano Regional de Ordenamento da Área Metropolitana aponta riscos de conflito social elevados, com construção desregrada existente

Comentário: Quantos avisos? Quantas sugestões? Quantas queixas? Quanta arrogância? Quanto descuido? Quantos erros cometidos não só pelos privados como pelo sector público? Quanta desorientação? Quantos projectos errados? E como pode uma Área Metropolitana funcionar sem uma Autoridade Metropolitana de enquadramento dos transportes e do ordenamento? São tudo organismos, estudo e diplomas faz-de-conta!

BOLSA Pag. 32 – PRÉMIOS PARA GESTORES SÓ APÓS TRÊS ANOS (DE RESULTADOS) POSITIVOS

Comentário: A única voz ponderada e com TPC feito, que surge nesta prolongada crise financeira, é a de Carlos Tavares presidente da CMVM. Veio agora propor novas medidas às remunerações dos administradores das sociedades anónimas quotadas, de acordo com o respectivo desempenho e suportadas com a manutenção de bons resultados durante três exercícios fiscais consecutivos. É pena o Estado ter que se meter na vida das empresas. Mas enquanto os senhores grandes, médios e pequenos empresários não se auto-regularem voluntariamente e não optarem por uma conduta mais equilibrada, NÃO HA OUTRO REMÉDIO! Endosso um sistema híbrido (MISTO) de autonomia e controlo PARA EVITAR as remunerações e bónus exorbitantes até agora praticados à custa do accionistas anonimos.

BOLSA Pag. 33 – BES E GALP DÃO FORÇA À BOLSA

Comentário: Na quotação do fecho da sessão de 14 de Julho da Bolsa de Lisboa, encontrei as seguintes “pechinchas” no preço de acções: BCP a 72 cêntimos; Cofina a 75 cêntimos; Corticeira Amorim a 70 cêntimos; Fisipe a 14 cêntimos; Glintt (antiga Pararede) a 82 cêntimos; Impresa a 1,02 euros; Inapa a 59 cêntimos; Soares da Costa a 1,07 euros; Sonae Capital a 70 cêntimos; SAG Gest a 1,01 euros; Teixeira Duarte a 94 cêntimos; VAA Vista Alegre a 11 cêntimos; e Sonae SGPS a 69 cêntimos.

Palavras para quê? São empresas portuguesas com activos ultra-enfraquecidos! São acções faz-de-conta!

BOLSA Pag. 34 – UM TERÇO DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO (HIPERMERCADOS) PAGA FORA DE HORAS (AOS FORNECEDORES, COM ATRASO EM RELAÇÃO AO CONTRATADO)

Comentário: Mais uma radiografia péssima da economia portuguesa, transmitida pelos grandes grupos do comércio. O caso do leite é também mais uma nódoa para o conceito de livre-comércio - eu até diria de pirataria comercial - aliás definida como DUMPING! Qualquer dia não temos produtores de leite, nem agricultores, nem industria transformadora, nem qualquer activo de produção!

CONCLUSÕES: ESPERO QUE ESTE EXERCÍCIO TENHA SIDO ÚTIL PARA ALGUM DOS MEUS CORRESPONDENTES/VISITANTES HABITUAIS. SERIA BOM QUE OUTROS CONCIDADÃOS SE INTERESSASEM MAIS PELOS FACTOS QUE NOS SUBJUGAM DIARIAMENTE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL, MAS QUE PASSAM DESPERCEBIDOS Á MAIORIA DOS PORTUGUESES SOFREDORES! AQUI NÃO SE TRATA DE CASOS FAZ-DE-CONTA. São casos trágicos e pessoais que magoam quem os sofre!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]