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Friday, September 18, 2009

 
ACORDO SECRETO OU ÀS CLARAS?
AFINAL, PS E BE JUNTOS NO PRÓXIMO GOVERNO
By Humberto Ferreira

Os candidatos tanto falaram que se descuidaram. Tantas marotices foram fazendo que algumas deram para o torto e vieram para a praça pública. Estou a referir-me aos cinco indivíduos que lideram os principais partidos concorrentes às próximas legislativas em 27 de Setembro.
Não entendem onde quero chegar? Não. Primeiro, não estou particularmente entusiasmado com qualquer deles. Segundo, parece-me que descobri o fundamento para o acordo secreto (às claras e nas barbas de todos nós), entre o PS e o BE.
Senão vejamos:
MFL foi intensamente acusada pela maioria dos jornalistas (até pela Clara), durante mais de uma semana. E os adversários não lhe pouparam os vocábulos mais ofensivos que se possam imaginar. Desde incompetência a falta de patriotismo. Simplesmente, por ter dito, no debate televisivo com JS, a propósito do "exagero" das cinco linhas ibéricas para o TGV - (proposta aprovada pelos governos de Barroso e Aznar em 2003, portanto noutra conjuntura económica e noutro cenário peninsular, completamente diverso) - que Portugal não é uma província de Espanha e que a prioridade dela, agora, é a defesa dos interesses dos portugueses, controlando o endividamento externo. AFINAL, dois objectivos absolutamente desejáveis, creio, por qualquer cidadão moderado.
Mas tanto de Portugal como de Espanha, caiu-lhe o Carmo e a Trindade em cima. Com reacções negativas, altamente críticas e imediatas, sobre a sua alegada falta de sensibilização para a cooperação ibero-europeista (esta não descobri, admito. Inventei para dar um tom mais cosmopolita ao caso)e sobre o seu "desconhecimento" total dos dossiers da agenda política (que ela própria escolheu), nomeadamente, sobre as obrigações tomadas por Portugal quanto aos fundos comunitários já negociados e aprovados para a polémica linha TGV-AVE Lisboa-Madrid.
Uma campanha anti-PSD orquestrada pelos jornalistas ao serviço do PS ou de outros interesses (por exemplo, de empresas à beira da falência),aparentemente, como contrapartida pela incómoda e descontrolada suspensão, pela administração espanhola da TVI, do Jornal Semanal da MMG às sextas-feiras. Um espinho atravessado na garganta de JS e de gente que PENSA QUE OS OUTROS SÃO CEGOS ou ESTÚPIDOS.
Pois bem, dois dias depois, FL - líder do "transvertido BE-suave - disse a JS, alto e bom som, na mesma série de debates, para todos os tele-espectadores verem e ouvirem, que a venda autorizada pelo Governo português, resultante da última tranche da privatização parcial da Galp, a um grupo económico nacional associado a capitais angolanos, foi uma VERGONHA. Tanto pela pechincha da transacção, muito abaixo da avaliação justa das acções da Galp, como pelo facto de não ter sido feito um esforço suplementar para a Galp Energia - sector estratégico nacional insubstituível na opinião do BE - voltar a ficar em mãos do Estado Português. Afirmação que levaria o Governo angolano e o grupo privado em questão, a reagirem negativamente. Mas cujos ecos se perderam algumas horas depois. JS ainda se defendeu que foi para afastar os italianos da ENI da cobiça demonstrada pelo controlo da Galp, mas tudo foi ignorado por comentadores e jornalistas preguiçosos.
O mesmo destino teve o certeiro "ataque" de JS à sanha nacionalizadora do BE, que se fosse governo, ou se vier a ter algum peso na próxima legislatura (tipo queijo limiano. Lembram-se?), se prepara para voltar a nacionalizar toda a economia lusa.
Lamento que NENHUM DOS ILUSTRES COMENTADORES POLÍTICOS da nossa praça, nem os chamados jornalistas de investigação, quisessem aprofundar estes dois casos escaldantes. E eles/elas não gostam de apanhar escaldões. Nem sequer no fim da época balnear.
PORTANTO, as arruadas, comícios, encontros e refeições programadas com aderentes a pagar ou de borla (conforme os recursos de tesouraria de cada um dos clubes em contenda) nesta campanha alegre, continuaram a ser alimentadas, pela TV, rádio e imprensa, pela polémica do TGV. Com o PS, BE e PCP a favor desse investimento megalómano e de duvidosa viabilidade, face à dinâmica da aviação e à aventura das auto-estradas; com o CDS hesitante e o PSD nitidamente contra.
MAS SEM QUALQUER DELES DAREM ARGUMENTOS CONCRETOS. PRÓ ou CONTRA!
JS continuou, diariamente, a chamar nomes à sua adversária do PSD (RETRÓGRADA, SALAZARISTA, PATRIOTA DE TRAZER POR CASA, falta de insensibilidade..., etc.).
Mas, pelo contrário, até se acalmou contra o programa do BE - a tal espécie de partido que quer nacionalizar TUDO e AINDA por cima quer eliminar os benefícios e deduções fiscais no IRS, desde os PPR (que já dão menos proveito que alguns depósitos a prazo) às despesas da saúde, educação e habitação.
JS também CONTINUOU A TEIMAR e a CLAMAR que MFL NÃO É CREDÍVEL, pois, enquanto Ministra das Finanças no governo de Barroso, aprovou o vultuoso investimento público do TGV peninsular em 2003, para, passados seis anos (em plena e profunda crise financeira e económica global - como ele diz às massas: a pior dos últimos 80 anos), ter o descaramento de vir dizer aos eleitores portugueses, que se ganhar as eleições, vai RENEGOCIAR com os concorrentes ao concurso público em curso, para a construção e exploração do troço Chelas-Poceirão (cujas propostas já foram recebidas) e, também, com o governo espanhol, sobre o adiamento da obra. Outra proposta razoável de alguém que sabe que quem não tem dinheiro não tem vícios! E certamente não se DEVE empenhar as três próximas gerações com empreendimentos de viabilidade duvidosa.
Quanto perdeu a RENFE nos 10 primeiros anos do AVE Madrid-Sevilha? Mas os espanhóis tiveram que pagar as obras e o défice. Sei que a linha Madrid-Barcelona está a ser um êxito, mas as outras também acho que as receitas não devem pagar a despesa, senão nos períodos das férias, pontes, Natal e Semana Santa. Mas a Espanha é um grande país e as ligações entre as várias autonomias é um factor estratégico de coesão territorial.
MAS, cuidado, a Espanha deixou de ter duas redes de passageiros nas ligações AVE, aproveitando, nalguns casos, a rede antiga (de bitola ibérica) para as mercadorias.
Entretanto, por cá, o cidadão comum abria a TV ou lia um jornal e a NOTÍCIA DO DIA ERA infalivelmente SOBRE MFL não acreditar mais no TGV e sobre JS jurar que Portugal ficaria isolado do Europa, tal como no tempo de Salazar!
Coitado do JS, tem andado a correr todas as capelas, que nem tem tido tempo para se actualizar sobre a problemática europeia dos transportes.
Pois bem, aqui vai mais uma achega:
PORTUGAL está muito bem ligado a toda a Europa por via aérea e por estradas. Estes são, aliás, os dois principais meios usados por passageiros e carregadores, para viajar, enviar e receber mercadorias, para e da Europa para Portugal.
Sucessivos governos têm esquecido (ou ignorado) as vias MARÍTIMA e FERROVIÁRIA, com nítido prejuízo do Ambiente e dos utentes.
Mas, apesar desta constatação, também nunca vi da parte deste sensacional Governo (na opinião de JS) a mais leve preocupação para DINAMIZAR os transportes marítimos e ferroviários, domésticos e internacionais.
Por exemplo, Lisboa continua a estar ligada directamente, por CF, a Paris pelo SUD-EXPRESS - numa parceria da CP-ServiRail com a WagonLit/SNCF, sendo até o percurso Hendaye-Paris por TGV regional.
A Companhia Wagonlit, com a qual a CP tem um acordo antigo, é uma companhia internacional de origem franco-belga (das que JS gosta particularmente), estando hoje integrada no grupo ACCOR.
E, por outro lado, Lisboa está ligada a Madrid, também diariamente, pelo LUSITÂNIA-EXPRESSO - Hotel-Comboio.
HÁ QUANTO TEMPO NÃO VEMOS UMA PROMOÇÃO EFICAZ DESTAS DUAS OPÇÕES?
E AGORA A PERGUNTA MILIONÁRIA: será que Portugal tem mercado, dimensão, posses e capacidade para sustentar dois sistemas de CF ibérico e europeu? EU ACHO QUE NÃO.
MAS TODOS FOGEM DESTA PERGUNTA A 300 Á HORA!
Se me disserem que vão substituir, a longo prazo, a rede de intercidades e comboios regionais por uma rede totalmente ALFA, partilhada nos períodos OFF do tráfego de passageiros,pelos combóios de mercadorias, como agora, tudo bem.
FICANDO a Península Ibérica, a longo prazo, com duas linhas TGV/AVE: Lisboa-Porto-Vigo e Lisboa-Elvas-Badajoz-Madrid. Quando vierem os lucros do petróleo da Galp no Brasil e na costa portuguesa, vá que não vá. Mas agora, tenham dó das novas gerações,NÃO.
O grande problema do isolamento ferroviário de Portugal tem sido o uso, desde sempre, da BITOLA IBÉRICA nos carris. Mas há quem pretenda outro investimento suplementar: não mexer nos carris, mas adquirir carruagens, vagões e locomotivas bi-bitola - já viram o alcance?
Em vez disso, terá que ser preciso programar a gradual substituição geral dos CF em Portugal, incluindo carris e rodados das locomotivas, carruagens,e vagões.
A nossa bitola é mais larga que a bitola europeia, aliás, também usada nos carris especiais do TGV/AVE (cujo material e fabrico é o monopólio de nove empresas: seis francesas, alemãs e inglesas, as outras são espanholas e italianas). ORA AQUI ESTÁ O ALTO SEGREDO DO NEGÓCIO!
E JS também se cala quanto ao outro problema grave: três gerações de portugueses vão ter que pagar juros, a dívida pública e o custo da exloração deficitária das linhas internacionais de TGV, com voos low-cost tão frequentes, confortáveis e rápidos. São perto de 5000 milhões de euros mais juros. AS NOVAS GERAÇÕES vão viver endividadas até à raiz dos seus cabelos brancos! Aliás, tal como eu vivi toda a minha vida! Mas repetir os erros do passado, por favor, não.
Mais um ponto: a rede europeia de TGV, de que JS tanto fala, não passa de um sonho ou falácia. Há alguns troços e redes mas só se pode falar do Eurostars e das suas alianças com a SNCF, DBA, etc. De resto a grande rede europeia continua a ser operada pela WagonLit.
CIDADÃOS abram os olhos e estudem. Vão à internet procurar. Leiam a imprensa. Hoje (sexta-feira) um semanário publica um artigo sobre estudos de viabilidade do TGV. A linha Lisboa-Porto pode ser viável. MAS DESDE que se desista do ALFA-PENDULAR - o qual tem um custo operacional bastante menor. PORTANTO, TAMBÉM DUVIDO DESTE ESTUDO. Cheira-me a altos interesses bancários e industriais.
OLHA O AVIÃO - Mas quando alguém quer (ou tem que) deslocar-se a Paris ou Madrid, no que pensa primeiro? NO AVIÃO. HÁ muitos VOOS LOW-COST por preços imbatíveis e outros FULL-COST mais caros. Oferta não falta. Os voos low-cost ATÉ concorrem com o preço dos AUTOCARRO DE TURISMO (antiga Alta Qualidade).
A AIR EUROPA - empresa aérea espanhola do grupo GLOBALIA (muito "admirado" pela TAP Portugal. na sua recente parceria Groundforce) - vai abrir agora a rota Lisboa-Madrid, com três voos diários, a partir de 33 euros ida e volta!
A TAP, a IBERIA e a VUELING vão sofrer esta concorrência. Mas os portugueses ficam bem servidos, pois haverá mais opções, SEM QUAISQUER INVESTIMENTOS PARA o nosso exausto ERÁRIO.
O resto dos passageiros (os que não possam ou não gostem de voar) podem continuar a usar as carreiras e excursões de AUTOCARROS DE TURISMO para PARIS, MADRID e muitos outros destinos europeus.
Quanto ao transporte de mercadorias - também assinalado por Sócrates, como outra fonte do presente isolamento dos nossos exportadores - pergunto-lhes: JÁ ALGUÉM VIU UM TGV ou AVE DE MERCADORIAS com CONTENTORES (unidades TEU)?
Eu não vi! E a que velocidade pode uma composição de carga, com 40/50 wagons carregados, fazer o percurso da linha TGV Lisboa-Madrid, sem interferir nos horários e troços livres paras as 18 composições diárias previstas?
Mas a CEREJA EM CIMA DESTE BOLO AMARGO DO TGV é a de que NÃO ESTÁ previsto o troço AVE Madrid-Paris. Portanto, o isolamento AVE tão badalado por Sócrates é um facto. De Madrid, os portugas amigos dos combóios, irão até Barcelona ou Lleida, nos Pirinéus, e depois procuram um terminal TGV no outro lado da fronteira, talvez em Hendaye ou Marselha, para, finalmente, chegarem a Paris - quantas horas depois e em que estado de espírito?
Mas até que isso possa acontecer, não será muito mais produtivo promover e melhorar o Sud-Express? E o Lusitânia Expresso - combóio-hotel?
Portanto, esta espécie de campanha eleitoral está encravada de equívocos e desvios de atenção dos temas mais BICUDOS para o PS e para JS.
Hoje, surgiu a bronca maior do ano (mais uma contra a PR): numa "cacha" do DN revela-se(seguramente por milagre, ou com o conluio de algum funcionário de ... Belém?) que foi o jornalista FL (ex-director do DN e assessor da PR para a CS) que "encomendou" ao diário do grupo Sonae a "estória" de "Belém estar sob escuta".
ORA TAL NUNCA FOI, JAMAIS (esta fica aqui muito bem), FEITO, PERMITIDO, PRATICADO, OU RECONHECIDO, no PORTUGAL DEMOCRÁTICO tal coisa - altos serviços do Estado sob escuta.
JS jura que em nenhum órgão do Estado esteja sob escuta a seu pedido. Mas esquece-se que já foram, anteriormente, descobertos elementos de escuta telefónica suspeitos em instalações sensíveis do Estado. Mas os resultado do inquérito ficaram na gaveta.
Possivelmente o sensor ENCONTRADO NO GABINETE DO PGR (ao tempo Cunha Rodrigues) FOI SEGURAMENTE UM BRINQUEDO, ALI COLOCADO distraidamente, POR ALGUM MIÚDO, NALGUMA VISITA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA (talvez quando MFL foi titular da EDUCAÇÂO), AO TEMPLO MAIOR DA NOSSA INVESTIGAÇÃO CONTRA O CRIME (cujas estatísticas do MAI e INE não se cansam de nos IMPINGIR que está a descer ...).
Entretanto, JS com a pele de animal feroz, apressou-se a acusar o director do PÚBLICO e a ilibar o SIS. Parece os treinadores de futebol a desculpar os jogadores quando jogam mal, tentando enganar os adeptos que pagam as quotas e os bilhetes!
Com efeito, JS veio dizer que o director do Público tinha uma imaginação fantasiosa e que não deveia acusar os Serviços Secretos desta cabala, sem ter provas. BRUXO. Como pode um simples cidadão ter provas (aceitáveis por um magistrado) contra os próprios serviços secretos?
Por outro lado, JS não acredita em acusações (pudera), prefere sempre defender os serviços e funcionários públicos contra os cidadãos comuns. Mas o camarada líder do PCP e da CDU deu-lhe logo a resposta e a SUGESTÃO certa: MANDE LÁ INVESTIGAR O SIS!
SE ESTÁ OU NÃO PARTIDARIZADO?
Com escândalos assim, está instalada a republica das bananas no Continente.
MAS, entretanto, DO ATAQUE DE FL A ANGOLA, sobre o negócio da Galp, NADA! ZERO! BICO CALADO!
Estão agora a ver o pano a abrir-se lentamente para a próxima cena pós 27 Set.? JS e FL encontram-se, talvez no Parque Mayer, restaurado da sua decadência boémia, e assinam, no Capitólio em ruínas, um acordo de coligação. A que preço?
Amendoins. FL exige a privatização geral da banca, seguros, energia, transportes, ambiente, urbanização, imobiliária, televisão, saúde, educação, economia e agricultura e, quem sabe, até do guarda-roupa e do calçado do PM! Voltar ao PREC em 2009.
Para sermos CORRIDOS DA U E, PELO JMB, e passarmos a ser a ALBANIA do Ocidente! Nesse caso o MP volta a Lisboa e deixa de ser tentado pelas mordomias de Bruxelas e Estugarda.
Eu emigro para os EUA e vou "esmiuçar" a política americana para aconselhar o Obama amigo a não entrar em esquemas destes com os opositores locais e mundiais, SENÃO também desaparece a Democracia americana e JS não pode vender mais Magalhães ao Chavez!
Post Scriptum - PP está enganado sobre Cavaco favorecer uma coligação pós-eleitoral PSD-CDS. NÃO É HOMEM PARA ISSO, AGORA PARA PEDIR UMA INVESTIGAÇÃO AO SIS, SIM! Resta saber é se os investigadores levam, depois, tanto tempo como nos casos recentes, em que alguns políticos são suspeitos MAS NEGAM SEMPRE? Só O Isaltino e o Avelino foram condenados.
Curiosamente, a JUSTIÇA é o único sector em que FL do BE nem mexe! VIVEMOS NUM PAÍS FAZ DE CONTA, mas com consultas e cirurgias de oftalmologia com longas listas de espera.

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Apenas 1 pequeno reparo, a concessionária no Sudexpresso não é a Servirail mas sim a Mink Barp. A Servirail é concessionária da linha Lisboa- Madrid (comboio Lusitânia), assim como, dos comboios Alfa Pendulares em toda a sua extensão de percursos (Braga, Porto, Lisboa e Faro.
 
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