BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, October 31, 2009

 
RADIOGRAFIA DE PORTUGAL, NA DESPEDIDA DO OUTUBRO MAIS QUENTE DA DÉCADA
ou Como Portugal É Visto Pelos Jornalistas e Comentadores Contemporâneos
Revista de Imprensa comentada por Humberto Ferreira, sábado 31 Outubro 2009(12876 caract.)

CARVALHO DA SILVA DIZ QUE ESCOLHA DE VALTER LEMOS É “PROVOCAÇÃO” – Público Pág. 1
-Líder da CGTP lembra (BEM) conflitualidade do secretário de Estado do Emprego ... no anterior cargo de Secretário de Estado da Educação.
COMENTÁRIO – E o que espera o doutor Carvalho da Silva do seu novo ídolo o liberal Pinocrates? Ou ignora que o SG do PCP, o ortodoxo Jerónimo, prepara, na sombra, a próxima expulsão do PCP, como se pode depreender do recado que lhe mandou pela TV no telejornal: Não interessa o que o sr. Valter Lemos pode ou não fazer como secretário de Estado do Emprego, mas sim se o Primeiro Ministro vai, ou não, suspender o processo de avaliação e o estatuto do docente, conforme prometeu na campanha? Com um puxão público de orelhas deste teor, vamos ter mais uma vaga na CGTP antes dos Reis!

“MINISTRA DA EDUCAÇÃO ESTÁ A COMEÇAR MAL” – SINDICATOS FICARAM À ESPERA DE UMA RESPOSTA DE ISABEL ALÇADA – C. Manhã Pág. 19
COMENTÁRIO – Sobre a insensibilidade da nova ministra, face ao calendário do processo de avaliação dos professores, uma vez que as escolas tiveram de afixar ontem os calendários para entrega dos objectivos individuais, no cumprimento do processo ainda vigente. José Dias da Silva, da FNE, não aceita o silêncio ministerial e lamenta que Isabel Alçada não tenha dado um sinal de aproximação aos sindicatos e aos professores. Mas eu pasmo como há ainda tantos incrédulos em Portugal sobre a hipotética recuperação para ao postura de abertura ao diálogo dos novos e velhos (antigos) membros do Governo Sócrates II. Quem torto nasce ... O CM nada mais publica, na edição de 31 Outubro, sobre o novo governo nem sobre a tomada de posse dos secretários de Estado. Um tema estafado.

GOVERNO FECHADO – SÓCRATES JOGOU COM SECRETÁRIOS DE ESTADO PARA GERIR SENSIBILIDADES DO PS + JOSÉ JUNQUEIRO, DESTACADO DIRIGENTE DO PS, ENTRE “AJUDANTES” EMPOSSADOS – SOL Pág. 8 e 9
COMENTÁRIO – Página a emoldurar para referência constante, nos próximos meses, dos 16 ministros e dos 38 secretários de Estado, que compõem o XVIII Governo Constitucional. Não tenho preconceitos. Desejo que todos trabalhem com afinco para melhorar a situação em que Portugal se encontra, sete anos depois ... mas ainda no pântano previsto por Guterres, quando se demitiu de Primeiro Ministro em 2002. Volta, estás perdoado!

MARCELO SOB PRESSÃO PARA SER CANDIDATO A LÍDER NO PSD – Público Pág. 1, 6 e 7
COMENTÁRIO: Qual pressão? Se nem o antipático Paulo Bento admite estar sob pressão, quanto mais o simpático professor da Maria Flor Pedroso. Esta vaga ds jornalistas está mesmo a perder o faro!
VAGA DE NOTÁVEIS APOIA MARCELO – ALEXANDRE RELVAS PEDIU E A RESPOSTA NÃO TARDOU: MIGUEL RELVAS CONSIDEROU ONTEM ARTIFICIAIS OS APELOS PARA MARCELO SE CANDIDATAR À LIDERANÇA. C. Manhã Pág. 31
COMENTÁRIO: Faço minhas as palavras de Miguel Veiga: “Marcelo não é um bom candidato. É o melhor”. Mas cada dia que passa, mais o PSD se afunda e o PS se levanta do pântano que criou, e que, entretanto, mandou secar com a areia que o Mar já começou a levar das praias da Caparica. O Instituto da Água teima em não mandar uma equipa de técnicos à Holanda aprender como eles dominaram o agreste Mar do Norte. Não me perguntem como é que eu, das notícias do Marcelo vim parar ao areal da Caparica e aos diques da Holanda? Já sei. A protecção da nossa costa JÁ é mais importante que a escolha do putativo líder nº 75A do PSD! OPERAÇÃO “FACE OCULTA” –

PRENDAS MILIONÁRIAS PAGAM FAVORES – LISTA ABRANGE POLITICOS, FUNCIONÁRIOS E GESTORES – BANCO DE PORTUGAL INVESTIGA ARMANDO VARA – C. Manhã Pág. 1, 6 e 7
INVESTIGAÇÃO ATINGE CORAÇÃO DAS EMPRESAS DO ESTADO – PRESIDENTE DA REN TAMBÉM É ARGUIDO – RMANDO VARA NAS MÃOS DE VÍTOR CONSTÂNCIO. – Sol Pág, 1, 4 e 5
PRISÃO PREVENTIVA PARA EMPRESÁRIO DE OVAR QUE LIDERAVA ALEGADA “REDE TENTACULAR” - Público Pág. 2, 3 e 4
COMENTÁRIO - Não se passa nada ... de novo. E o povo é sereno. São fagulhas. O escândalo continua amanhã e ... depois no mesmo jornal!

PORTUGAL ESTÁ A DEFINHAR” = ERNÂNI LOPES: “NUNCA VI NADA ASSIM – ESTA DÉCADA FOI HISTORICAMENTE ESVAZIADA” – Sol Pág. 1, 12 e 13 do Caderno Confidencial – Economia
COMENTÁRIO – É curioso como os títulos de referência (?) boicotam declarações importantes de um economista coma categoria e aceitação de Ernâni Lopes? Que foi ministro das Finanças! Preferindo dar espaço e destaque a tricas de futebolistas e beldades ocas das tele-novelas juvenis, em que Portugal se especializou na década apontada por Ernâni Lopes. Aqui ficam mais algumas acertadas previsões de Ernâni Lopes, retiradas do seu novo livro A Economia no Futuro de Portugal:
Há indicadores macro-económicos que mostram uma retoma, mas dúvido que sejam já sinais de uma recuperação sustentada. Portugal terá grandes dificuldades para sair da crise. É na sociedade que se vão arrastar por mais tempo os efeitos da crise. Uma coligação do PSD e PS faria todo o sentido para o país, Mas não há condições nem vontade. Consumir em vez de poupar é um erro.
Comentário final: coligaão PSD/PS com Augusto Santos Silva, Pedro Silva Pereira e Sócrates só talvez, mesmo só com Marcelo Rebelo de Sousa?

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA:
SOL Pág 3 – Política a Sério por José António Saraiva: SÓCRATES E OS TRÊS SILVAS.

SOL PÁG 18 e 19 – PORTAS FAVORECEU ALEMÃES (na encomenda de submarinos = um dossiê curioso). E Estaleiros de Viana na mira do Ministério Público (mas haverá alguém ou alguma empresa pública que se salve desta podridão? Qual dos Portas? O Miguel? Ou o Paulo?)

SOL Pág. 28 e 29 – CADA VEZ MAIS DESIGUAIS – QUEIXAS por discriminação das mulheres no acesso ao emprego mais do que triplicaram 2009/2008 (agora que tomou posse a secretária de Estado para a Igualdade é um bom tema, mas a senhora, à saída da tomada de posse, a uma pergunta da TV confirmou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é prioritário. O que comprova que este Governo não aposta em resolver os problemas da maioria dos cidadãos (neste caso mulheres discriminadas no acesso ao trabalho) mas SIM em satisfazer a sua agenda fracturante, beneficiando minorias radicais. QUE LHE FAÇA BOM PROVEITO.

SOL Pág 1 , 6 e 7 Confidencial-Economia – PSI 20 É O MAIS LENTO A RECUPERAR – O NOSSO PRINCIPAL ÍNDICE BOLSISTA SUBIU MENOS DO QUE CONGÉNERES EUROPEUS DESDE OS MÍNIMOS DE MARÇO ATÉ AGORA (isto, quando a crise já lá vai, na boca do núcleo duro de Sócrates, com Teixeira dos Cantos à frente a malhar na oposição, neste caso).

SOL Pág. 9 Confidencial – GOVERNO REFORÇA APOSTA NOS TRANSPORTES ESTE ANO – PORTO LIDERA NA MOBILIDADE URBANA (foi por isso que Rui Rio venceu com maioria absoluta a Câmara Municipal do Porto e que Ana Paula Vitorino (influente membro do núcleo próximo de Sócrates, foi dsipensada da Secretaria de Estado das Obras Públicas, quando se dizia que era ela que iria substituir o Jamais Lino. Afinal o reforço é para 2010? Ou para 2009? Este plano e este governo de 2009 já são Passado, apesar de ainda faltarem dois meses para o ano terminar).

SOL Pág. 16 Confidencial – ACESSOS PREJUDICAM DOLCE VITA TEJO (na confluência dos concelhos de Lisboa, Amadora e Loures = até é positivo quando os grandes grupos pensam que é só chegar, construir um mega armazém e começar a facturar. Quem se lembrou de meter uma ilha daquelas numa zona zona deprimida e mal servida de estradas e transportes, merece ser despedido, por um lado, e ser condecorado no 10 de Junho, por ter conseguido enganar os magnatas, os accionistas mas não os consumidores nem os autarcas. Só espero é que o governo não acabe por construir as estradas que Suas. Exas. querem só para poderem facturar mais. Precisam também de saber o gosto do fracasso e que mais mega-superfícies em Lisboa é para perder dinheiro! Já basta!

SOL Pág. 18 e 19 – CAIXA INJECTOU 3.5 MIL MILHÕES DE EUROS NO BPN – PARA RECUPERAR A LIQUIDEZ PERDIDA COM A FUGA DE CLIENTES – NUM ANO O BPN PERDEU 800 MILHÕES EM DEPÓSITOS (mas agora acaba de pedir mais um aval ao Estado de 1000 milhões. Para quem são os 200 milhões que sobram? Para trocos?)

C.M. Pág. 28 – CAIXA ADMITE MAIS DINHEIRO PARA O BPN – O PRESIDENTE DA CGD REFERE QUE É NECESSÁRIO VOLTAR A INJECTAR MAIS VERBA NO BPN, ONDE JÁ COLOCU 3,5 MIL MILHÕES DE EUROS (quer dizer, a privatização do BPN tem sido um fracasso e um saco sem fundo ... É a tal política de Sócrates querer favorecer todo o sector público mal gerido e os grandes grupos económicos em desfavor das pequenas e médias empresas... mas os eleitores aprovaram exactamente este rumo em 27/9 e confirmaram em 11/10 ... terá sido por que as propostas do PSD ainda eram piores e o povo não gostar mesmo do Paulo das Feiras?)

SOL Pág. 36 Confidencial – BRUXELAS CONSIDERA QUE GROUDNFORCE ESTÁ ILEGAL –EMPRESA DE HANDLING DA TAP VIOLA REGRAS COMUNITÁRIAS. COMISSÃO EUROPEIA PRESSIONA COMPANHIA AÉREA PARA ACTUAR (como é possível o Governo admitir ilegalidades destas? Ministros e funcionários das empresas de capitais públicos ainda agem como no tempo dos monopólios. Não sabem dirigir empresas de outra forma, perante o conluio dos ministros. A Comissão Europeia aprovou a liberalização das empresas de handling há mais de 10 anos, admitindo num período transitório algumas excepções muito especiais. A TAP, onde até aí o handling era uma divisão interna da sua estrutura de custos, foi forçada a privatizar essa divisão criando a empresa Serviços Portugueses de Handling em 2003. O parceiro encontrado em 2005 foi o grupo espanhol Globalia. Mas portugueses, brasileiros e espanhóis fizeram faísca, acabando a Globalia de desistir do negócio. Voltando a TAP a ficar com a Groundforce (a marca entretanto criada para a falhada parceria ibérica). Assim, a TAP voltou a não cumprir a directiva comunitária. E como a outra empresa de handling é a Portway (detida pela ANA também de capitais públicos) Portugal conseguiu com duas empresas privadas faz-de-conta iludir o cumprimento da liberalização do handling nos aeroportos nacionais. O pior é que não se encontram facilmente, em tempo de crise, investidores nacionais ou estrangeiros para empresas aéreas (a TAP continua à procura de noivo desde a falência da Swissair) ou de handling. ENTÃO NÃO TEMOS MINISTROS, secretários e gestores espertos mas surdos? Estou para ver como vão continuar a iludir Bruxelas?)

C.M. Pág. 8 – 600 TRABALHADORES DA AEROSOLES FICAM SEM ORDENADO – DÍVIDA DA MAIOR EMPRESA DE CALÇADO DE PORTUGAL ASCENDE A 40 MILHÕES DE euros (não foi Portugal que inventou o esquema dos salários em atraso? Porreiro. Pá!Se quatro longos anos e meio a sacrifícar a classe média, não chegaram para acabar com este flagelo contemporâneo? Quantos serão precisos mais?)

C.M. Pág. 10 – ATAQUE À BOMBA CONTRA ESQUADRA EM LISBOA – TRÊS ENGENHOS EXPLOSIVOS EM QUATRO HORAS (então Portugal não continua a ser o país mais seguro da Europa? E o ministro Rui Pereira não foi reconduzido pelo Sócrates? Qualquer dia o PM vai ter dificuldade em visitar algumas zonas do país, à medida que os marginais tomarem conta das esquadras e dos cruzamentos estratégicos. Se os camionistas tivessem tido esse apoio de fogo, quando da greve de Junho de 2008, por causa do aumento do combustível e da recusa de Sócrates em baixar o Imposto, teriam saído vencedores. Cuidado que o barril está a disprar outra vez!)

C.M. Pág. 24 e 25 – TRÂNSITO PODE GERAR ENERGIA – geradores especiais colocados sob o asfalto – PODEM, NUMA ESTRADA COM TRÁFEGO DA ORDEM DE MIL VEÍCULOS POR HORA, GERAR ELECTRICIDADE PARA 600 LARES, DURANTE UM MÊS – PROJECTO ISRAELITA (dependerá certamente da posição de Portugal e da União Europeia, nos apoios internacionais à causa de Israel – mas esta fonte PODERIA ser a chegada ao oásis das energias renováveis (neste caso paracialmente renováveis, pois sempre haverá uma parte irrecuperável). RESTA saber se deixaria de ser preciso cortar mais nos transportes? Os carros híbridos não emitem tanto CO2? De qualquer modo, será um sinal para a eventual independência ocidental do petróleo dos poços do Médio Oriente! Daqui a quantos anos?)

C.M. Pág. 33 Internacional – “VAMOS TOMAR O PODER PELA FORÇA – Dhlakama, líder da Renamo, denuncia irregularidades nas recentes eleições em Moçambique (ganhas mais uma vez pela Frelimo de Gebuza. Parece mais uma ameaça lusitana do tempo de D. Afonso Henriques, quando se resolvia tudo à pancadaria e espadeirada. Mas também pode bem ser herança das guerras tribais e coloniais dos séculos XIX e XX)

C.M. Pág. 35 – PLANTEL DA LUZ VALE 70 MILHÕES - (Fora os trocos. Só o Cristiano valeu 90 milhões ao Manchester United. Mas insistem em que o SLB é o maior clube do mundo? Quem sou eu para os contrariar. Se são felizes nesta ilusão!)

C.M. Pág, 41 - “É PRECISO AMOR E TRUCA-TRUCA” – NOBEL DA LITERATURA CONGRATULA-SE POR VENDAS DA BIBLIA TEREM AUMENTADO GRAÇAS A CAIM (valente Saramago, a Igreja Católica é um edifício assustador! – E o truca-truca não te assusta?)

C.M. Pág. 44 – BALSEMÃO ADMITE ACCIONISTA BERARDO – POSIÇÃO DE 23,3% NA MIRA (mas titulos estão ainda na posse da Ongoing de Nuno Vasconcelos – o falhado usurpador do poder na SIC. E o Joe da RAS? Como se classificará?)

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]