BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Friday, December 04, 2009

 
VIDA QUOTIDIANA EM PORTUGAL, CUSTA! OLÁ SE CUSTA!
A coitada coutada de Lisboa
Publicação: "Grande Porto"
Data: 04-12-2009
TemaS: Turismo/MegaEventos na Lusitania 2007/08/09 Adeus à maior concentração de adeptos da aviação e de desportos radicais em Portugal
(((NOTÍCIA/ARTIGO DE OPINIÃO COMENTADA/O POR HF - desculpem a sinceridade!)))



Texto: A coitada coutada de Lisboa
Nota prévia - definição de coutada, in dicionário da Porto Editora: terra defesa; mata onde se criava caça para os reis e senhores, ou seus convidados...
Lá se vai o Red Bull a caminho de Lisboa. Depois de três anos de sucesso na soberba serpente do Douro, o Red Bull Air Race está a caminho da capital do império. Nada de novo, é mais ou menos o costume. É tudo feito pela vontade dos do costume.
Fala-se de custos elevadíssimos, em comparticipações indirectas do Estado através das empresas em que o Estado tem grande influência. São as falsas privadas, como é o caso da EDP e da PT.
(((ESTA FARPA É MUITO BOA E, AFINAL, É VERDADEIRA! 20 VALORES! MAS NADA TEM A VER COM A RED BULL, TEM A VER COM A CHICO-ESPERTEZA DA MAIORIA DOS NOSSOS POLÍTICOS PROVINCIANOS, QUE ACABAM POR SER APANHADOS na primeira CURVA ... COMO NO CASO DA DUPLA TRIBUTAÇÃO DO IVA À VENDA DE AUTOMÓVEIS ... E NOUTRAS MATÉRIAS EM QUE BRUXELAS OS COSTUMA APANHAR EM FALSO! TIPO SPP = SE PEGA, PEGA! AO QUE PORTUGAL CHEGOU?))).

Como sempre, pode-se dar volta à situação, por mais complexa que seja, desde que haja vontade e, também desta vez, há vontade de sobra.
O que poderia fazer os organizadores da prova querer trocar de sítio? Apenas uma situação: mais lucro.
O estranho no meio de tudo isto é que é o próprio Estado a fomentar a concorrência desleal entre cidades e regiões.
(((DESCULPE: Isto NÃO ESTÁ PROVADO. O TPip DESMENTIU QUALQUER INTERVENÇÃO E A PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO RED BULL NEGOU. Simplesmente, O QUE ACABOU FOI O CONTRATO DE TRÊS ANOS. PROCURAM AGORA NOVAS DESTINOS E NOVOS PATROCINADORES! POR ISSO, AVISO: CUIDADO ... camarada FERNANDO TAVARES! Os jornalistas e marinheiros continuam a tratar-se por camaradas!)))
Desleal porque as armas são desiguais.
Nesta situação concreta nem houve o cuidado de disfarçar, foi mais ou menos do género: isso é bom, a gente quer e vocês calam-se porque nós é que temos dinheiro, muito dinheiro, o que for preciso.
Há 12 anos, Jorge Sampaio, então Presidente da República, visitou as obras da zona onde haveria de decorrer a Expo 98. Digo a zona onde haveria de decorrer propositadamente.
O que ficou não foi nenhuma Expo, foi apenas uma área bem recuperada, toda nova que custou milhões ao país.
(((MILHÕES ADIANTADOS ... SIM?))).
Dizia então Sampaio, perante o atraso das obras, agora faça-se e depois apresente-se a factura. Foi uma atitude correcta, correctíssima.
(((SAMPAIO, lembro a VEXAS, é SOCIALISTA e antes foi do MES - Movimento de Esquerda Socialista. ORA, OUVI SEMPRE DIZER AOS ESQUERDISTAS, Presidentes da República ou do clube cá do meu bairro: OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE! ELES QUEREM LÁ SABER DA FACTURA. NÃO TÊM OBRIGAÇÃO, NEM VONTADE DE A PAGAR! JAMAIS! OLHEM AGORA PARA o alto nível do ENDIVIDAMENTO EXTERNO E INTERNO do ESTADO? Das EMPRESAS? E dos PRIVADOS? QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES DE 27/9? QUEM FOI? Ficou comprovado nas urnas, que PORTUGAL TEM UMA MAIORIA DE ESQUERDA, NÃO TEM? ENTÃO VAI CONTINUAR A GASTAR ACIMA DAS SUAS E NOSSAS POSSES! ATÉ QUE A VOZ LHE DOA ... )))

O que queríamos? Discutir os custos e não fazer a Expo, ou, pior, fazer uma Exposinha qualquer? A decisão estava tomada e nada havia a fazer, era necessário preservar a imagem do país.
Correu tudo bem, houve milhões de gastos duvidosos, fraudes e coisas do género, mas fez-se.
(((MAIS NADA!!! FEITA E BEM, COMO EXPO'98 E TRANSFORMADA NO BELO PARQUE DAS NAÇÕES (SÓ TEVE UMA NÓDOA: A MARINA, FEITA AO LONGO DE UM CAIS SUJEITO A INTENSO ASSOREAMENTO FLUVIAL, SEM OS MÍNIMOS CUIDADOS HIDRÁULICOS, MAS VISANDO UM NEGÓCIO TURÍSTICO-IMOBILIÁRIO-NÁUTICO, QUE SÓ ESTÁ AGORA A concluir, PASSADOS 11 ANOS. PORTANTO, TUDO FEITO NOS TRINQUES, POR HOMENS DE BARBA RIJA! (SE HOUVE ALGUM INSTITUTO OU ORGANISMO PÚBLICO RESPONSÁVEL PELOS ERROS, verificados à posteriori, NA MARINA, É JUSTO QUE PAGUE A INDEMNIZAÇÃO DEVIDA AO DONO DA OBRA, ...A EXPO-PARQUE, que ainda subsiste como empresa de projectos de recuperação urbana, com vários clientes internacionais). OLHEM QUANTOS ANOS DEMOROU A CONCLUIR, à conta da "Porto Capital da Cultura 2001", a CASA DA MÚSICA, mesmo à BEIRA DA AVENIDA DA BOAVISTA? MAU PLANEAMENTO, péssima orçamentação e ATÉ FOI seleccionado um bom arquitecto finlandês, num concurso internacional, nos moldes da Comissão Europeia e da República Portuguesa - NÃO À IMAGEM DA REPÚBLICA DO FCP-Apito Dourado!. O pior foram as soluções estruturais e a despistagem orçamental ... que inclusivamente impediram A SUA INAUGURAÇÃO ATÉ AO FINAL DA "PORTO 2001". UMA VERGONHA!)))

Compreendemos, mas rapidamente percebemos que a medida não era igual para todos. Na FAMOSA "Porto 2001" o controlo e as críticas foram duras. Hoje, o Tribunal de Contas manda parar auto-estradas em nome da legalidade, pouco se importando da necessidade que tantos portugueses têm dessas vias, dessas vias que mudaram o Século XX.
(((CÁ ESTÁ A INVEJA DE MAIS UM ESQUERDISTA, APANHADO NA CURVA. PARA ELES, GOVERNO NÃO É GOVERNO SENÃO GASTAR E VIVER ACIMA DOS RECURSOS, TAL COMO SE FOSSE UM DOS PAÍSES CUJOS POVOS ESTUDAM E TRABALHAM MAIS NO DURO, E POR ISSO GANHAM MAIS, PAGAM MELHOR E COBRAM MAIS IMPOSTOS! LÁ NO FUNDO, ESTES ESQUERDISTAS DESPEDIAM TUDO E TODOS. QUAL ESTADO DEMOCRÁTICO? QUAIS DIRECTIVAS COMUNITÁRIAS? QUAL TRIBUNAL DE CONTAS? (ALIÁS, PRESIDIDO POR UM SOCIALISTA MODERADO E CONSCIENTE), QUAL CARAPUÇA? Não há nem Tribunal nem Opinião Pública que se possa jamais meter NAS OBRAS MANDADAS FAZER no Norte. SEJAM A EITO, E SEM CUMPRIR OS PROCEDIMENTOS LEGAIS? MAS, PELO CONTRÁRIO, QUE EU SAIBA, AS OBRAS DA EXPO'98 FORAM PAGAS PELA VENDA (EXAUSTIVA E EXAGERADA, ACRESCENTO, NEM A PRAÇA SONY SE SALVOU) DE TERRENOS E EDIFÍCIOS AINDA ANTES DA ACTUAL CRISE DO IMOBILIÁRIO. FOI UMA OBRA QUE RENDEU DINHEIRO ... DURANTE E DEPOIS ...QUE ORGULHA PORTUGAL E QUE É APREICADA POR MUITOS ESTRANGEIROS.))).

Mas, perguntarão, o que tem isto a ver com o Red Bull? Tudo, absolutamente tudo. É uma atitude. O que querem dizer aos sete milhões que vivem fora da Região de Lisboa é que isto é para ser assim. O que pode dar nome é de Lisboa e o que há de bom no resto é Portugal. Investem-se milhões na promoção da Capital e qualquer dia até o vinho deixa de ser do Porto. Investem-se milhões em Lisboa e qualquer dia até o vinho deixa de ser do Porto. FERNANDO TAVARES | Jornalista
(((POR ACASO, ATÉ FOI ESTE GOVERNO, ATRAVÉS DO MINISTÉRIO ESCONDIDO DA AGRICULTURA E DOS GESTORES E TÉCNICOS DO INSTITUTO DO VINHA E DA VINHA, QUEM INVENTOU A REGIÃO VINÍCOLA DE LISBOA! MAS UMA COISA NADA TEM A VER COM A RED BULL, A ORGANIZAÇÃO internacional da RED BULL JÁ VEIO ESCLARECER TER CUMPRIdo O CONTRATO DE TRÊS ANOS COM A PARCERIA PORTO/GAIA E COM O TURISMO DE PORTUGAL - aliás dirigido por um amigo de infância do INSUSPEITO Sócrates e natural da Cova da Beira - que eu saiba fora da zona de influência da CAPITAL DO PAÍS, que todos os portugas devem respeitar, assim como EU RESPEITO A CAPITAL DO NORTE, O ALGARVE, O ALENTEJO, A MADEIRA E OS AÇORES, etc. - A ORGANIZAÇÃO DO RED BULL VAI AGORA PROCURAR OUTROS PATROCINADORES, QUE LHE PAGUEM EVENTUALMENTE MELHOR. O QUE HÁ DE MAL NISSO? CREIO QUE NÃO VENHA PARA LISBOA ... MAS QUEM SABE? ... TALVEZ PARA O ALLGARVE? Por favor: AMIGOS DO NORTE DEIXEM-SE DESTA RIVALIDADE RIDÍCULA. SÓ LHES FICA MAL! Produzam Vinho do Porto, do Douro e do Minho e Trás-os-Montes, bons móveis, laminados, produtos industriais incluindo navios e motorizadas, têxteis e confecções, sapatos, produtos agrícolas e lacticínios, produtos tecnológicos - incluindo as novas versões do Magalhães. Nós, os do Sul, apreciamos e agradecemos o esforço! E, CUIDADO, OS SETE MILHÕES DE PORTUGUESES QUE SOBRAM DA GRANDE LISBOA, NÃO VIVEM TODOS A NORTE ... POR FAVOR, RESPEITEM TAMBÉM MAIS OS OUTROS PORTUGUESES!)))

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]