Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
VIDA QUOTIDIANA EM PORTUGAL, CUSTA! OLÁ SE CUSTA!
A coitada coutada de Lisboa
Publicação: "Grande Porto"
Data: 04-12-2009
TemaS: Turismo/MegaEventos na Lusitania 2007/08/09 Adeus à maior concentração de adeptos da aviação e de desportos radicais em Portugal
(((NOTÍCIA/ARTIGO DE OPINIÃO COMENTADA/O POR HF - desculpem a sinceridade!)))
Texto: A coitada coutada de Lisboa
Nota prévia - definição de coutada, in dicionário da Porto Editora: terra defesa; mata onde se criava caça para os reis e senhores, ou seus convidados...
Lá se vai o Red Bull a caminho de Lisboa. Depois de três anos de sucesso na soberba serpente do Douro, o Red Bull Air Race está a caminho da capital do império. Nada de novo, é mais ou menos o costume. É tudo feito pela vontade dos do costume.
Fala-se de custos elevadíssimos, em comparticipações indirectas do Estado através das empresas em que o Estado tem grande influência. São as falsas privadas, como é o caso da EDP e da PT.
(((ESTA FARPA É MUITO BOA E, AFINAL, É VERDADEIRA! 20 VALORES! MAS NADA TEM A VER COM A RED BULL, TEM A VER COM A CHICO-ESPERTEZA DA MAIORIA DOS NOSSOS POLÍTICOS PROVINCIANOS, QUE ACABAM POR SER APANHADOS na primeira CURVA ... COMO NO CASO DA DUPLA TRIBUTAÇÃO DO IVA À VENDA DE AUTOMÓVEIS ... E NOUTRAS MATÉRIAS EM QUE BRUXELAS OS COSTUMA APANHAR EM FALSO! TIPO SPP = SE PEGA, PEGA! AO QUE PORTUGAL CHEGOU?))).
Como sempre, pode-se dar volta à situação, por mais complexa que seja, desde que haja vontade e, também desta vez, há vontade de sobra.
O que poderia fazer os organizadores da prova querer trocar de sítio? Apenas uma situação: mais lucro.
O estranho no meio de tudo isto é que é o próprio Estado a fomentar a concorrência desleal entre cidades e regiões.
(((DESCULPE: Isto NÃO ESTÁ PROVADO. O TPip DESMENTIU QUALQUER INTERVENÇÃO E A PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO RED BULL NEGOU. Simplesmente, O QUE ACABOU FOI O CONTRATO DE TRÊS ANOS. PROCURAM AGORA NOVAS DESTINOS E NOVOS PATROCINADORES! POR ISSO, AVISO: CUIDADO ... camarada FERNANDO TAVARES! Os jornalistas e marinheiros continuam a tratar-se por camaradas!)))
Desleal porque as armas são desiguais.
Nesta situação concreta nem houve o cuidado de disfarçar, foi mais ou menos do género: isso é bom, a gente quer e vocês calam-se porque nós é que temos dinheiro, muito dinheiro, o que for preciso.
Há 12 anos, Jorge Sampaio, então Presidente da República, visitou as obras da zona onde haveria de decorrer a Expo 98. Digo a zona onde haveria de decorrer propositadamente.
O que ficou não foi nenhuma Expo, foi apenas uma área bem recuperada, toda nova que custou milhões ao país.
(((MILHÕES ADIANTADOS ... SIM?))).
Dizia então Sampaio, perante o atraso das obras, agora faça-se e depois apresente-se a factura. Foi uma atitude correcta, correctíssima.
(((SAMPAIO, lembro a VEXAS, é SOCIALISTA e antes foi do MES - Movimento de Esquerda Socialista. ORA, OUVI SEMPRE DIZER AOS ESQUERDISTAS, Presidentes da República ou do clube cá do meu bairro: OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE! ELES QUEREM LÁ SABER DA FACTURA. NÃO TÊM OBRIGAÇÃO, NEM VONTADE DE A PAGAR! JAMAIS! OLHEM AGORA PARA o alto nível do ENDIVIDAMENTO EXTERNO E INTERNO do ESTADO? Das EMPRESAS? E dos PRIVADOS? QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES DE 27/9? QUEM FOI? Ficou comprovado nas urnas, que PORTUGAL TEM UMA MAIORIA DE ESQUERDA, NÃO TEM? ENTÃO VAI CONTINUAR A GASTAR ACIMA DAS SUAS E NOSSAS POSSES! ATÉ QUE A VOZ LHE DOA ... )))
O que queríamos? Discutir os custos e não fazer a Expo, ou, pior, fazer uma Exposinha qualquer? A decisão estava tomada e nada havia a fazer, era necessário preservar a imagem do país.
Correu tudo bem, houve milhões de gastos duvidosos, fraudes e coisas do género, mas fez-se.
(((MAIS NADA!!! FEITA E BEM, COMO EXPO'98 E TRANSFORMADA NO BELO PARQUE DAS NAÇÕES (SÓ TEVE UMA NÓDOA: A MARINA, FEITA AO LONGO DE UM CAIS SUJEITO A INTENSO ASSOREAMENTO FLUVIAL, SEM OS MÍNIMOS CUIDADOS HIDRÁULICOS, MAS VISANDO UM NEGÓCIO TURÍSTICO-IMOBILIÁRIO-NÁUTICO, QUE SÓ ESTÁ AGORA A concluir, PASSADOS 11 ANOS. PORTANTO, TUDO FEITO NOS TRINQUES, POR HOMENS DE BARBA RIJA! (SE HOUVE ALGUM INSTITUTO OU ORGANISMO PÚBLICO RESPONSÁVEL PELOS ERROS, verificados à posteriori, NA MARINA, É JUSTO QUE PAGUE A INDEMNIZAÇÃO DEVIDA AO DONO DA OBRA, ...A EXPO-PARQUE, que ainda subsiste como empresa de projectos de recuperação urbana, com vários clientes internacionais). OLHEM QUANTOS ANOS DEMOROU A CONCLUIR, à conta da "Porto Capital da Cultura 2001", a CASA DA MÚSICA, mesmo à BEIRA DA AVENIDA DA BOAVISTA? MAU PLANEAMENTO, péssima orçamentação e ATÉ FOI seleccionado um bom arquitecto finlandês, num concurso internacional, nos moldes da Comissão Europeia e da República Portuguesa - NÃO À IMAGEM DA REPÚBLICA DO FCP-Apito Dourado!. O pior foram as soluções estruturais e a despistagem orçamental ... que inclusivamente impediram A SUA INAUGURAÇÃO ATÉ AO FINAL DA "PORTO 2001". UMA VERGONHA!)))
Compreendemos, mas rapidamente percebemos que a medida não era igual para todos. Na FAMOSA "Porto 2001" o controlo e as críticas foram duras. Hoje, o Tribunal de Contas manda parar auto-estradas em nome da legalidade, pouco se importando da necessidade que tantos portugueses têm dessas vias, dessas vias que mudaram o Século XX.
(((CÁ ESTÁ A INVEJA DE MAIS UM ESQUERDISTA, APANHADO NA CURVA. PARA ELES, GOVERNO NÃO É GOVERNO SENÃO GASTAR E VIVER ACIMA DOS RECURSOS, TAL COMO SE FOSSE UM DOS PAÍSES CUJOS POVOS ESTUDAM E TRABALHAM MAIS NO DURO, E POR ISSO GANHAM MAIS, PAGAM MELHOR E COBRAM MAIS IMPOSTOS! LÁ NO FUNDO, ESTES ESQUERDISTAS DESPEDIAM TUDO E TODOS. QUAL ESTADO DEMOCRÁTICO? QUAIS DIRECTIVAS COMUNITÁRIAS? QUAL TRIBUNAL DE CONTAS? (ALIÁS, PRESIDIDO POR UM SOCIALISTA MODERADO E CONSCIENTE), QUAL CARAPUÇA? Não há nem Tribunal nem Opinião Pública que se possa jamais meter NAS OBRAS MANDADAS FAZER no Norte. SEJAM A EITO, E SEM CUMPRIR OS PROCEDIMENTOS LEGAIS? MAS, PELO CONTRÁRIO, QUE EU SAIBA, AS OBRAS DA EXPO'98 FORAM PAGAS PELA VENDA (EXAUSTIVA E EXAGERADA, ACRESCENTO, NEM A PRAÇA SONY SE SALVOU) DE TERRENOS E EDIFÍCIOS AINDA ANTES DA ACTUAL CRISE DO IMOBILIÁRIO. FOI UMA OBRA QUE RENDEU DINHEIRO ... DURANTE E DEPOIS ...QUE ORGULHA PORTUGAL E QUE É APREICADA POR MUITOS ESTRANGEIROS.))).
Mas, perguntarão, o que tem isto a ver com o Red Bull? Tudo, absolutamente tudo. É uma atitude. O que querem dizer aos sete milhões que vivem fora da Região de Lisboa é que isto é para ser assim. O que pode dar nome é de Lisboa e o que há de bom no resto é Portugal. Investem-se milhões na promoção da Capital e qualquer dia até o vinho deixa de ser do Porto. Investem-se milhões em Lisboa e qualquer dia até o vinho deixa de ser do Porto. FERNANDO TAVARES | Jornalista
(((POR ACASO, ATÉ FOI ESTE GOVERNO, ATRAVÉS DO MINISTÉRIO ESCONDIDO DA AGRICULTURA E DOS GESTORES E TÉCNICOS DO INSTITUTO DO VINHA E DA VINHA, QUEM INVENTOU A REGIÃO VINÍCOLA DE LISBOA! MAS UMA COISA NADA TEM A VER COM A RED BULL, A ORGANIZAÇÃO internacional da RED BULL JÁ VEIO ESCLARECER TER CUMPRIdo O CONTRATO DE TRÊS ANOS COM A PARCERIA PORTO/GAIA E COM O TURISMO DE PORTUGAL - aliás dirigido por um amigo de infância do INSUSPEITO Sócrates e natural da Cova da Beira - que eu saiba fora da zona de influência da CAPITAL DO PAÍS, que todos os portugas devem respeitar, assim como EU RESPEITO A CAPITAL DO NORTE, O ALGARVE, O ALENTEJO, A MADEIRA E OS AÇORES, etc. - A ORGANIZAÇÃO DO RED BULL VAI AGORA PROCURAR OUTROS PATROCINADORES, QUE LHE PAGUEM EVENTUALMENTE MELHOR. O QUE HÁ DE MAL NISSO? CREIO QUE NÃO VENHA PARA LISBOA ... MAS QUEM SABE? ... TALVEZ PARA O ALLGARVE? Por favor: AMIGOS DO NORTE DEIXEM-SE DESTA RIVALIDADE RIDÍCULA. SÓ LHES FICA MAL! Produzam Vinho do Porto, do Douro e do Minho e Trás-os-Montes, bons móveis, laminados, produtos industriais incluindo navios e motorizadas, têxteis e confecções, sapatos, produtos agrícolas e lacticínios, produtos tecnológicos - incluindo as novas versões do Magalhães. Nós, os do Sul, apreciamos e agradecemos o esforço! E, CUIDADO, OS SETE MILHÕES DE PORTUGUESES QUE SOBRAM DA GRANDE LISBOA, NÃO VIVEM TODOS A NORTE ... POR FAVOR, RESPEITEM TAMBÉM MAIS OS OUTROS PORTUGUESES!)))
Labels: IMAGENS ESCRITAS DE PORTUGAL 2009
posted by humberto salvador ferreira #
11:10 AM 