BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Wednesday, January 06, 2010

 
FACTORES DE PREÇO FIXO OU VARIÁVEL
Serão comparáveis na avaliação entre Universidades e Categorias de Hotéis?

HUmberto Ferreira

Título da Notícia do DIÁRIO ECONÓMICO: Classificação de hotéis e universidades

Data da publicação: 05-01-2010

Tema(s): Hotelaria/Rankings no Ensino Superior/Proposta para aplicar a classificaçao hoteleira internacional, à avaliação do padrão dos serviços curriculares e opcionais nas universidades portuguesas

(((Este ARTIGO/notícia/parágrafos são aqui comentados por Humberto Ferreira - jornalista reformado;ex-director dos Cursos de Turismo do ISLA - Instituto Superior de Línguas e Administração - Lisboa)))


Classificação de hotéis e universidades

A saída anual dos‘rankings’ no Ensino Secundário era temida por todos, mas agora receia-se a classificação qualitativa dos serviços de ensino nos estabelecimentos do Superior.
É certo que o principal desafio de uma Universidade contemporânea é o de melhorar continuamente a qualidade do ensino que ministra aos estudantes ...
(((... E QUE PROPORCIONA TAMBÉM aos docentes que se dedicam à investigação)))...
... Mas, actualmente e a nível internacional, a prestação e diferenciação dessa formação é cada vez mais encarada numa óptica global de serviço em que, a par do ensino, ganha relevo outro tipo de características que até agora eram pouco valorizadas, como a amplitude dos edifícios, zonas de lazer e de estacionamento, tipo de equipamentos disponíveis, localização geográfica e urbana, climatização das zonas públicas,etc. No fundo, tratando-se de um serviço, quanto melhores forem as condições proporcionadas, maior será a vantagem competitiva e,bem assim, maior capacidade atractiva terá junto dos candidatos que deverá anualmente cativar.

O problema é que em Portugal este sector não dispõe ainda de informação simples e credível que permita uma maior racionalidade na escolha do curso e da instituição.
... (((ATÉ AGORA, PELO MENOS, O QUE TEM DITADO A MATRÍCULA NOS CURSOS PREFERIDOS PELAS FAMÍLIAS, É A DISTRIBUIÇÃO OFICIAL em cada época, dos CANDIDATOS PELOS CURSOS E PELAS VAGAS DISPONÍVEIS, CONSOANTE AS CLASSIFICAÇÕES FINAIS OBTIDAS PELOS REFERIDOS CANDIDATOS, NO SECUNDÁRIO PÚBLICO OU PRIVADO ... PONTO FINAL!))) ...
... Para colmatar a ausência de informação sobre a valia científico-pedagógica dos cursos está a decorrer um processo de avaliação e acreditação do ensino superior que ,a breve trecho, dará a conhecer os cursos e instituições que garantem cumprir ...
... (((PALAVRA DE QUEM? DO MINISTRO, DOS REITORES, OU DE ALGUM REGULADOR NOMEADO POR SÓCRATES?))) ...
... os requisitos legais para ministrar ensino ao nível superior ...
(((A COMEÇAR PELA INDEPENDENTE, SEGUINDO-SE A MODERNA, INTERNACIONAL, LIVRE, etc.?))) ...
... Mas de fora ficará a valoração quantificada do nível do serviço de apoio ... (((SOCIAL?))) ... ao ensino.
Vejamos o seguinte exemplo: havendo numa região diversas instituições que ministrem o mesmo curso ...... (((NORMALMENTE MUDAM SEMPRE OS NOMES DOS CURSOS, ENTRE OS ESTABECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR, PARA CONFUNDIR OS "CONSUMIDORES" E EMPREGADORES ... SÓ NA ÁREA DO TURISMO, CONTEI NUM ANO RECENTE 56 CURSOS SUPERIORES DE TURISMO... PARA UM PAÍS PEQUENO ... COMO PORTUGAL ... ONDE CERCA DE 80% DO PESSOAL EMPREGADO NA HOTELARIA RESTAURAÇÃO E TRANSPORTES nunca frequentou qualquer CURSO ESPECIALIZADO!))) ...
... e admitindo que todos cumprem os mesmos requisitos científico-pedagógicos, em que outra informação se poderá basear o candidato para efectuar a sua escolha?

SEMELHANÇAS ENTRE HOTÉIS E UNIVERSIDADES
No mercado das“dormidas” a diferenciação faz-se pelo "tipo de apoio" àquele serviço (((???))), tendo-se convencionado um sistema de estrelas (de uma a cinco), de fácil entendimento,...
...(((É UMA CLASSIFICAÇÃO DE SERVIÇOS E PREÇOS, TAL COMO NOS TRANSPORTES, RESTAURAÇÃO, etc.))) ...
... em que o consumidor antecipadamente sabe que a um determinado número de estrelas, corresponde um certo patamar de qualidade do serviço prestado ...
... (((E PREÇO ... O QUE TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE na classificação das unidades e na selecção dos clientes!)))...
... Quer dizer já há, na maioria dos países, hotéis e outros estabelecimentos turísticos, diferenciados por estrelas na respectiva classificação...
... (((MAS, por exemplo, NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS (EAU) TAMBÉM HÁ HOTEIS DE 6 E 7 ESTRELAS! OS EAU, CUJOS GOVERNANTES NÃO PARAM DE OSTENTAR LUXO QUANTO BASTE, A PAR DO SEU PODER RELIGIOSO, MESMO QUANDO ATINJEM NÍVEIS DE INSOLVÊNCIA, COMO ACTUALMENTE NO DUBAI - MOSTRANDO ASSIM QUE SÃO BASTANTE DIFERENTES NA QUALIDADE SUPERIOR DA OFERTA TURÍSTICA E HOTELEIRA = UM BOM EXEMPLO A SEGUIR PELA VELHA EUROPA (incluindo PORTUGAL claro) ... cujos governantes contemporâneos REVELAM falta de coragem PARA DAR ESSE PASSO EM DIRECÇÃO AO NIVELAMENTO QUALITATIVO POR CIMA, POIS O TURISMO DE LUXO ADEQUA-SE MAIS AOS PAÍSES PEQUENOS! MAS NA EUROPA CONTINUA A VALER MAIS a retórica e ... a burocracia!!!)))...

Ora se, no ensino superior, os estabelecimentos acolhem os utentes ...
... (((ESTUDANTES ... cá está a tendência para a uniformização geral ... agOra somos todos UTENTES desto e daquilo, nos hospitais, nas escolas ... quem sabe nas prisões ...))) ...
... por longos períodos de tempo, não terá sentido saber-se antes da matrícula o patamar da qualidade dos serviços que oferecem? ...
... (((EU ACHO QUE SIM, mas em caso da qualidade oferecida não agradar ao destinatário/a ou à família, QUAL SERÁ A ALTERNATIVA? Esperar, mais um ou dois anos, até que haja vaga numa universidade mais catita?))) ...

... No sistema de classificação das unidades hoteleiras são fixados requisitos mínimos obrigatórios para cada categoria assim como requisitos opcionais ...
... (((ATENÇÃO: TRATA-SE DE UM SISTEMA, NORMALMENTE, IMPOSTO PELAS ENTIDADES QUE TUTELAM OU REGULAM O TURISMO EM PORTUGAL, MAS que está a GERAR CRESCENTE INSATISFAÇÃO, a exemplo de outros países mais avançados, PARA QUE SEJAM AS ENTIDADES PRIVADAS (ASSOCIAÇÕES HOTELEIRAS E OUTRAS) A DETERMINAR OS REQUISITOS DE CADA CATEGORIA DE ALOJAMENTO TURÍSTICO, E também A APLICAR AS SANÇÕES AOS PREVERICADORES EVENTUAIS, EM SISTEMA DE AUTO-REGULAÇÃO. EM PORTUGAL, EM VEZ DE SE ANTECEDER, OU ACOMPANHAREM, AS TENDÊNCIAS DA SOCIEDADE. CONTINUA, A OLHA SEMPRE PARA TRÁS!)))...

... Para cada requisito opcional é fixado um determinado número de pontos e a atribuição de uma categoria pressupõe o cumprimento dos requisitos obrigatórios, bem como a obtenção da pontuação em requisitos opcionais fixada para a mesma. Assim, por exemplo, enquanto o serviço de recepção bilingue é opcional para hotéis com uma estrela, é obrigatório para a obtenção das restantes ou, ainda, o acesso à Internet nas unidades de alojamento é obrigatório para um hotel de cinco estrelas, enquanto que para as restantes categorias é opcional...
(((EM JANEIRO DE 2010, ISTO REVELA UM INTOLERÁVEL ATRASO E DESCONHECIMENTO, NÃO SÓ DO MERCADO MAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Qualquer EUROPEU MÉDIO sabe que o acesso á Internet é. hoje, essencial, em QUALQUER HOTEL, empresa, ou até loja ... JÁ VI EM LISBOA, QUIOSQUES DE VENDA DE JORNAIS LIGADOS À INTERNET!))) ...

... Daí que a fixação do preço tenha correspondência com o nível do serviço prestado e os critérios de exigência variem consoante o número de estrelas do hotel. O sistema de classificação dos empreendimentos turísticos (com a descrição dos requisitos obrigatórios e opcionais, para cada categoria , bem como o sistema de pontuação) é fixado por Portaria, Sendo de fácil leitura e compreensão. O quadro normativo para a avaliação e acreditação do ensino superior é complexo E contém lacunas, originando interpretações diversas, sem distinguir conteúdos obrigatórios de opcionais, além de não dispor de um sistema de pontuação, tornando-se, por isso, pouco transparente...
... (((MAS VAMOS LÁ ENTENDER-NOS: ENQUANTO OS PREÇOS HOTELEIROS E TURÍSTICOS SÃO LIVRES - DEPENDENDO ATÉ EM ALGUNS CASOS DO MERCADO INTERNACIONAL, OS CUSTOS DAS MATRÍCULAS NO ENSINO PÚBLICO SÃO FIXADOS PELO nossso GOVERNO. E CONHEÇO HOTÉIS DE TRÊS ESTRELAS, NA PROVÍNCIA, COM SERVIÇOS OPCIONAIS SUPERIORES, MAS QUE NÃO QUEREM MUDAR DE CATEGORIA, POIS NA ZONA DA SUA LOCALIZAÇÃO, NÃO FARIAM NEGÓCIO ...))) ...

... No ramo hoteleiro as empresas cumprem os requisitos obrigatórios, competindo entre si para melhorar a qualidade do Serviço que prestam, não receando REClassificações. No sector da educação, porém, os ‘rankings’ no Secundário eram temidos e agora receia-se TAMBÉM a classificação qualitativa da prestação do serviço de ensino no Superior...
... (((VAMOS LÁ A VER: OS EMPRESÁRIOS DA HOTELARIA E RESTAURAÇÃO COSTUMAVAM TEMER, sim, A ENTRADA DOS FISCAIS DA CÂMARA, dos INSPECTORS DA DGT e, AGORA, CONTINUAM, A TEMER OS INSPECTORES DA ASAE, ... QUE DESCOBREM SEMPRE ALGO QUE NÃO ESTEJA EM CONFORMIDADE COM OS TAIS REQUISITOS INVENTADOS PELOS LEGISLADORES, AFASTADOS DA ACTIVIDADE! ... E O PIOR É QUE, EM CERTOS CASOS, HÁ RAZÃO PARA MULTAR A EMPRESA, ... NÃO POR CAUSA DAS INSTALAÇÕES ESTAREM MENOS CUIDADAS OU A PRECISAR DE LIMPEZA, ... MAS PELO DESCUÍDO DO PESSOAL VOLUNTARIOSO. - - - AINDA NUMA TARDE DESTAS ENTREI NUMA PASTELARIA, PARA BEBER UM CAFÉ, ... COM O BALCÃO CHEIO, COM DOIS "TÉCNICOS" A ATENDER OS CLIENTES, UM NA MÁQUINA DO CAFÉ E OUTRO NA COPA. COMO A MAIORIA DOS CLIENTES, ÁQUELA HORA, SÓ pediam CAFÉ E UM BOLO OU SALGADO, ... O COPEIRO ESTAVA PARADO, Á ESPERA DE ALGUM SERVIÇO, ... ENTÃO, ... ABORRECIDO, DECIDIU VIR DESPEJAR OS RECIPIENTES DE LIXO, ... saíndo da PASTELARIA PARA OS DESPEJAR NO CONTENTOR MUNICIPAL EM FRENTE (o que me chamou a atenção). ... QUANDO VOLTOU, UM DOS COLEGAS DO BALCÃO GRITOU-LHE: FERNANDO, QUERO MEIA TORRADA. ... VAI DAÍ O ZELOSO "TECNICO", PRIMEIRO, COLOCA OS DITOS RECIPIENTES NOS LOCAIS DEVIDOS, E, DEPOIS, ... VOLTA PARA O SEU POSTO DE TRABALHO, ... .AGARRA NO PÃO DE FORMA, ... CORTA A FATIA E METE NA TORRADEIRA ... TUDO SEM LAVAR E DESINFECTAR AS MÃOS! ... E estamos NÓS a atravessar a pandemia da gripe A. ... Faria se não estivessemos! ... ORA NUMA ALTURA DESTAS SE ENTRASSE A BRIGADA DA ASAE ... TINHA LOGO QUE AUTUAR. ... NÃO SEI QUEM? SE O "TÉCNICO" ... SE A GERÊNCIA? ... A VIDA NÃO É FÁCIL PARA QUEM FAZ INVESTIGAÇÃO SUPERIOR! ... NEM PARA QUEM FAZ LEIS NOS GABINETES! ... NEM PARA QUEM QUER COMPARAR HOTÉIS COM UNIVERSIDADES ...? É, SEM DÚVIDA, MAIS FÁCIL PARA QUEM CRÍTICA ... SÓ QUE NESTE CASO, tenho ALGUNS CONHECIMENTOS DAS UNIVERSIDADES E DO TURISMO. ALÉM DISSO, HÁ SEMPRE PERSPECTIVAS DIFERENTES SOBRE CADA PROBLEMA. NÃO DESEJO CRIAR mais UMA POLÉMICA, MAS APENAS CONTRIBUIR PARA DAR OUTRA PERSPECTIVA DESTA CURIOSA SEMELHANÇA ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DE HOTÉIS E UNIVERSIDADES.)))

Autor do texto original: MIGUEL COPETTO Investigador da Universidade Autónoma

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]