BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Wednesday, March 17, 2010

 
SOBRE CHAMADAS TELEFÓNICAS DE SOLIDARIEDADE:
DEVE O GOVERNO E EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS PRESCINDIR DE IMPOSTOS E CUSTOS DO SERVIÇO?

Amigo, este tema merece uma explicação mais aprofundada.

SERÁ que já aprendeu que não há almoços grátis?
Os portugueses têm uma fama em Itália (aliás injusta, pois foram os italianos que se faziam passar por portugueses, para não pagar)... de TENTAR não pagar entradas em eventos caros. Mas, HOJE, porque será que toda a nossa gente pensa que tem direito a muita coisa de borla. Agora até as chamadas de solidariedade!
Um país livre e democrático tem que ter, no mínimo, governo, administração pública, parlamento, forças de segurança, forças armadas, e rei ou presidente, com palácio, assessores, serviços de apoio, mordomias e pessoal da praxe e do protocolo. É como uma empresa pública sem sala de reuniões, gabinetes para os administradores e uma frota automóvel correspondente à sua dimensão e importância na sociedade. E, claro, tudo isso custa muito dinheiro ao governo, às empresas, às famílias. e aos contribuintes.
O que custa saber é como equilibrar esses custos, entre os que têm menos proventos (que devem pagar menos) e os que ganham milhões (por vezes, por dia ... fiquei hoje a saber que ZEINAL BAVA, o presidente executivo da Portugal Telecom, ganhou em 2009, 6905 euros POR DIA;QUE HENRIQUE GRANADEIRO, presidente do conselho de administraão da mesma Portugal telecom, ganhou 4575 euros POR DIA; e até aquele rapaz novo que chegou a administrador da Portugal Telecom por amizades altas, ganhou, no mesmo ano, 4200 euros POR DIA.),...são os que deveriam pagar o maior quinhão, mas que se safam sempre, dadas as suas pressões, esquemas e acesso pessoal directo a quem pode, quer e manda - ou seja, os mais influentes MEMBROS DO GOVERNO).

EURO-COMPARAÇÃO - Já viram a quanto é que têm de pagar pelas chamadas da PT e associadas, assim como outros serviços telefónicos e de conteúdos (como agora se chama ao serviço informativo de lazer), de que os jovens e um número crescente de adultos, já não prescindem?
Queiram notar como termo de comparação: o presidente da administração da PT ganha 1,67 milhões de euros por ano, de salário-base; e o presidente executivo (CEO, PDG, ou administrador-delegado em português) ganha 2,52 milhões de euros/ano; enquanto os presidente da FRANCE TELECOM ganha 1,652milhões de euros/ano; o presidente da Telecom Itália ganha 1,951 milhões de euros/ano; o presidente da BelgaCom ganha 1,939milhões de euros/ano; o presidente da SwissCom ganha 1,145 milhões de euros/ano; etc. APENAS, os presidentes da British Telecom ganham, respectivamente, 4,278 milhões de euros/ano e o da Deutsch Telecom 3,711 milhões de euros/ano.
ESTÃO A VER? Praticamente, em relação á dimensão e produtividade do negócio, só no Reino Unido e na Alemanha, é que se ganha mais, mas nos países indicados, a gestão compete a um presidente em cada país. Cá, o serviço é dividido por dois presidentes, um (que se diz recentemente encornado, para presidir às reuniões do conselho, e outro o executivo com carta branca! Mas admito, o serviço cá é mais difícil, por causa dos caloteiros do serviço móvel e das borlas de que muitas autarquias se julgam com direito!

EXCESSO DE DEPENDÊNCIA DO ESTADO - Talvez o pior mal português é que há 6,6 milhões de cidadãos que, em 2010, continuam a viver à conta do Orçamento do Estado, ou dos esquemas adicionais que, graças à engenharia financeira, os economistas inventaram! Bónus de desempenho, despesas de representação, cartão de crédido ilimitado, mootorista e carros da mais alta gama do mercado,subsídio de residência para os que moram a mais de 150 km da sede do organismo ou empresa, subsídio de reintegração, quando acabar a comissão, ou quando forem dispensados do "prestimoso serviço dispensado ao Pais", etc., etc. ESTE É QUE É O VERDADEIRO ESTADO SOCIAL-DEMOCRATA EUROPEU! Mas apenas acessível aos magnatas do sistema!

ESQUECIMENTOS CONVENIENTES- Mas a nossa dívida externa, pública e privada, soma 115% do nosso PIB, enquanto as nossas exportaçõies baixaram, assim como o trabalho,a economia e as receitas fiscais idem. Só o desemprego, as falências, o encerramento de fábricas. empresas, lojas e até serviços públicos é o que está na ORDEM DO DIA do chefe do Governo reeleito em 29 de Setembro de 2009. Logo os eleitores não podem, agora, vir queixar-se que desconheciam o Senhor e as suas mentiras no primeiro mandato, desde aquela de não aumentar IMPOSTOS (repetida pela segunda vez e já desmentida pelo ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2010 e pelo PEC PARA 2010/2013. São, sim, MAIS QUATRO ANOS DE SACRÍFICIO PARA TODA A CLASSE MÉDIA: média-BAIXA,média-média, e média-ALTA! Hurrá! É esmifrar os contribuintes por conta de outrém e pequenos comerciantes, industriais, pescadores, agricultores e prestadores de serviços. O QUE INTERESSA é SALVAR OS BANQUEIROS FAZ DE CONTA DO BPN E BPP e TODOS OS MAIORES GRUPOS ECONÓMICO-FINANCEIROS. GOSTAVA MAIS, claro, SE TODOS FOSSEM CHAMADOS A PAGAR A "FACTURA DA ALTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DO SR. JOSÉ, de acordo com uma percentagem equilibrada aos seus proveitos pessoais.

EURO É BOM MAS CUSTA DINHEIRO - Outro mal é que o nosso défice anual tem sido, nos últimos oito anos, superior ao limite de 3% imposto pelas normas de desão ao EURO (em 2009 até atingiu mais de 9%).
E quantos mais países ultrapassarem esse limite, mais fraca fica a moeda europeia, sujeita à especulação dos mercados financeiros, conforme sucede desde o último trimestre de 2009.
Paradoxalmente, quanto mais forte fica o euro, nos mercados cambiais, mais descem as exportações europeias para outras zonas cambiais. Mas - há sempre um mas - pois quanto mais forte estiver o câmbio do euro sobre o dólar, mais acessível nos fica o preço do barril de crude e mais lucrativos e acessíveis ficam os transportes públicos e privados e a energia europeia (como sucedeu entre Agosto de 2008 a Setembro de 2009. Mas com o barril de crude a mais de 80 dólares ao câmbio alto, previnem-se TODOS para os sacrifícios que sofrer em 2010 e anos seguintes.

DEVERES DOS GOVERNOS - Ora compete a cada governo criar as melhores condições possíveis, para facilitar o desenvolvimento das empresas, das exportações, da indústria, da agricultura e pescas, do comércio, do turismo, dos transportes e dos serviços, enfim da economia em geral!
Como? Com legislação adequada ao interesse colectivo, e baixando os custos unitários e globais de produção em cada área. ATÉ PARECE SIMPLES! Mas poucos governantes conseguem este objectivo, permeáveis como são às exigências políticas, financeiras e económicasa dos seus maiores apoiantes.

PRODUÇÃO COM CUSTOS ELEVADOS - Mas Portugal tem dos mais altos custos de produção da Europa dos 27. E não é por causa dos baixos salários dos operários, dos funcionários e dos quadros médios, mas sim por causa dos bónus, reformas douradas e antecipadas, e mordomias complementares (despesas de representação, subsídios de presença, de reintegração, de deslocações e de mais mil e uma desculpas para se aumentar os rendimentos dos "boys" de cada partido da área governativa. Viva a LusoFarra, enquanto durar!

SALÁRIOS ALTOS OU ALTISSIMOS - Portugal é conhecido,a nível mundial por pagar muito mal aos que trabalham no sector público e privado, mas paga excepcionalmente bem aos que governam . Incluindo, adicionamente, o governador do Banco de Portugal, que ganha mais que o seu homólogo norte-americano! Também paga bem aos que fazem política a diversos níveis, aos que gerem empresas públicas, ou parcerias público-privadas, e até aos consultores de imagem, jurídicos, tecnológicos, etc.
Mas é um País PADRASTO para a maioria dos cidadãos que se otabilizam nas artes, na literatura,e na cultura em geral! Os artistas, bolseiros, médicos do SNS, e professores ganha, MUITO MAL!
As excepções são: banqueiros, futebolistas, empresários da noite e traficantes, empreiteiros e intermediários das cadeias de alimentação agrícola e residencial - agora em crise mas com marcas multinacionais a apoiá-los -, apresentadores da TV, e poucos mais - entre os que ganham ao nível dos países mais ricos. Os árbitros de futebol, sob a orientação do "juíz" Vítor Pereira, preparam-se para fazer parte do núcleo dos bem pagos, com o projecto de profissionalização em curso. NÃO IMPORTA A CRISE.

REFORMAS DOURADAS - Portugal deve ter o maior número de políticos e gestores públicos reformados na "casa" dos 50, mas que continuam a trabalhar em outras áreas e a acumular mais pensões ... não esperam até quando atingirem os 60 ou 65 anos de idade, mas começam a receber as ditas pensões especiais (EXCEPCIONAIS, diria eu), com efeito imediato, a partir do momento que deixam o Parlamento, o governo, os institutos e empresas públicas, após meia dúzia de anos de "serviço". É um maná para esses beneficiados pela lei da lealdade ao partido ... seja ele qual for!

MAIS E MAIS SACRIFÍCIOS - Depois entra-nos o PM, os ministros e os seus "boys" mais desavergonhados, por casa dentro, na caixa da televisão, PEDIR, com desculpas esfarrapadas aos eleitores, que aceitem MAIS 4 ANOS DE SACRIFÍCIOS, sem aumentos de salário, mas com MAIS DESCONTOS AO FISCO e com NÍVEL DE VIDA MAIS CARO, acrescidos da grande quebra cambial do EURO, que se está a verificar este ano.

OPÇÕES - Portanto ... eu sei que, PARA O GOVERNO NÃO AUMENTAR MAIS OS IMPOSTOS (do que aquilo que já foi anunciado no Orçamento para 2010 e no PEC para 2010/2013, o Fisco terá que começar a COBRAR MAIS TAXAS por serviços prestados.
LOGO, como o GOVERNO COBRA sempre IVA ÁS OPERADORAS TELEFÓNICAS SOBRE AS CHAMADAS.
POR ISSO, NÃO ME CHOCA QUE, NAS chamadas DE MAIS VALIA, caiba aos utentes pagar o custo da chamada automática, mais o IVA. Está na LEI. Há que cumprir.
E + BURACOS NA LEI NÃO! - Pois se um GOVERNO, mais bonzinho, quiser amanhã isentar de IVA as chamadas para subscrições de solidariedade, NÃO FALTARÃO alguns conhecidos galifões INVENTAREM um esquema para furar essa alteração em proveito próprio. Temos que ter consciência das maroteiras que se fazem sempre que se descobre qualquer furo na lei. É DESTA fama que os portugueses não se livram ... nem aqui nem em Itália!

CUSTOS SÃO CUSTOS - ACHO MUITO BEM AS SUBSCRIÇÕES DE SOLIDARIEDADE A FAVOR DO HAITI, DA MADEIRA, DO CHILE, DOS AGRICULTORES DE TORRES VEDRAS, MINHO E TRÁS-OS-MONTES, BEIRAS, ALENTEJO, ALGARVE E ESTREMADURA, mas ao custo que está na tabela. De outro modo, como poderão as operadoras PAGAR OS SALÁRIOS E BÓNUS MILIONÁRIOS AOS SEUS GENIAIS ADMINISTRADORES?
As operadoras privadas não podem trabalhar de borla, nem o Governo pode prescindir do IVA.
LEMBRE-SE SÓ QUE ESTE ANO A RECEITA FISCAL BAIXOU CERCA DE 20%. Quem paga o que falta? EU, TU, ELES, ELAS, NÓS, VÓS, sempre os mesmos ...
Ou acha que são os banqueiros e os executivos das empresas públicas, com "golden shares" do Estadi que vão telefonar para dar 50 cêntimos para estas campanhas? Nem pó! Esses pouco ou nada dão!

AMIGO/A, ESPERO QUE TENHA FICADO SENSIBILIZADO/A PARA ESTES EQUILÍBRIOS ENTRE A NOSSA SENSIBILIDADE PARA AJUDAR ALGUMAS CENTENAS DE MILHARES DE SERES HUMANOS ATINGIDOS POR CATÁSGTROFES NATURAIS, E OS CUSTOS E COMPROMISSOS DA NOSSA ECONOMIA, DO nosso ESTADO, DAS nossas EMPRESAS OPERADORAS E DAS NOSSAS FAMÍLIAS.
VAMOS, POIS, TENTAR ANALISAR cada PROBLEMA até à RAIZ.
COMBINADO? E boa sorte!
Humberto Ferreira
----- Original Message -----
From: undisclosed
Sent: Sunday, March 14, 2010 11:13 AM
Subject: FW: IMORALIDADE nas chamadas telefónicas de Solidariedade

--------------------------------------------------------------------------------
Mensagem original: IMORALIDADE nas chamadas telefónicas de Solidariedade

Aqui está uma questão que há muito venho colocando, + ou -, em privado... As contas são muito simples de fazer, ou seja:
0.50 cêntimos para a Instituição. Isto é, se alguma vez lá chegar, e a quem chegar...;
0.10 cêntimos para as Operadoras, que são umas coitadas, com lucros "baixíssimos"; e, finalmente
0.12 cêntimos para o Orçamento Geral do Estado, que como todos sabemos está muito precisado.
Agora vejam os milhões que isto dá, pela multiplicidade de campanhas e concursos com que as "nossas televisões" nos presenteiam todos os dias.
Pois é, relativamente a estas e outras caridadezinhas sou, sempre fui muito céptico mas, tal como os outros também sou impelido a contribuir.
Contudo, quando se trata de dar gorjetas ou esmolas na rua, posso confessar que me sinto sempre muito desconfortável, qualquer que seja a atitude de dar ou não dar. Sim, porque a dita esmola (até o nome é impróprio --- PORQUÊ? PERGUNTO EU? É MENTIRA?) para além de não ajudar, de facto ninguém, pode contribuir para a situação de dependência... E, por hoje, por aqui me fico.

EXPLICADÇÃO SOBRE A ALEGADA IMORALIDADE nas chamadas telefónicas de Solidariedade

É uma vergonha o que se passa com o valor das chamadas telefónicas de ajuda a vítimas de catástrofes.

Vejamos então o que se passa com as ditas chamadas:

Cada chamada custa a quem a faz 72 cêntimos (60 cêntimos + IVA). No entanto para as organizações de ajuda no terreno são canalizados apenas 50 cêntimos, ou seja mais ou menos 69% do que pagámos.

Os restantes 31% – 22 cêntimos – vão uma parte para o IVA – 20% e restante não sabemos bem para quem.

Assim dos 72 cêntimos que oferecemos temos que:

- Organizações de Solidariedade recebem 50 cêntimos

- Para os cofres do governo através do IVA 20% vão 12 cêntimos

- Não sabemos exactamente para quem vão 10 cêntimos

É aqui que acho haver uma grande IMORALIDADE pois estas chamadas têm o mesmo tratamento por parte das autoridades que qualquer outra chamada de valor acrescentado, como se a pessoa que a efectua estivesse num qualquer concurso que agora por aí proliferam, e não a ajudar quem necessita.

Mais ainda é de estranhar mais uma vez que se fizermos um donativo em dinheiro para qualquer instituição de solidariedade a pessoa ou entidade que o faz vai ter benefícios fiscais em sede de IRS e IRC conforme seja pessoa singular ou colectiva.

É claro que se analisarmos isto apenas por uma chamada, os valores são irrisórios.

No entanto é preciso não esquecer que são muitos milhares de chamadas que estão em questão.

Vejamos um exemplo:

É vulgar ouvirmos, numa qualquer estação de televisão que esteja a patrocinar uma dessas campanhas, que já conseguiram angariar 200.000 euros para uma tal organização. A sim temos que foram feitas 400.000 chamadas que custaram a quem as fez 288.000 euros ou seja mais 44% do que o valor que a organização recebeu, sendo que 40.000 euros (20%) não sabemos exactamente para onde foram e os outros 48.000 euros (24%) foram para o governo através do IVA.

Ora olhando para os números acima, temos que concordar que o negócio é no mínimo apetecível.

Por isso acho vergonhoso e IMORAL e é obrigação de todos alertarmos para esta situação divulgando-a o mais possível com o fim de que pelo menos o valor do IVA seja retirado ou melhor ainda, seja acrescentado aos tais 50 cêntimos e entregarem não 50 mas 62 cêntimos às organizações de solidariedade que actuam no terreno.

Em relação aos outros 10 cêntimos é de lamentar como se aproveita o sofrimento de uns e a solidariedade de outros para se fazer negócio.

(((COMENTÁRIO FINAL DE HUMBERTO FERREIRA:
FAZER NEGÓCIO NÃO É CRIME e AS RECEITAS é que pagam os salários do pessoal das operadoras de telecomunicações - que não são instituições de caridade - APESAR DOS SEUS ADMINISTRADORES VIVERAM ACIMA DO QUE SERIA JUSTO PARA UM PAÍS POBRE, ENDIVIDADO, IMPRODUTIVO E Á BEIRA DE ALGUMA INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA NAS CONTAS PÚBLICAS!

EU GOSTAVA QUE PORTUGAL TIVESSE EMPRESAS BASTANTE FORTES EM TODOS OS SECTORES!
Empresas, patrões, accionistas, ministros, administradores, pessoas que possam pagar salários mais elevados ao pessoal que trabalha melhor e com mais vontade e não apenas aos ADMINISTRADORES VOGAIS e OUTROS MEMBROS DOS CORPOS SOCIAIS, nomeados (e eleitos) em paga de favores políticos!!! ESTAMOS ENTENDIDOS? humberto ferreira)))

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]