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Wednesday, April 21, 2010

 
CRISE DA NÚVEM DA ISLÂNDIA: OS NÓS CEGOS DESVENDAM-SE ...
Por humberto ferreira para sagresschool.blogspot.com

AFINAL, não podemos confiar inteiramente nos governos e Comissão Europeia, nem nos eurocratas, nem no EuroControl e reguladores da aviação civil (CAA, INAC, etc.), nem nos técnicos da Meteorologia e ATC, nem tão-pouco ... nos alegados cientistas académicos ... que terão aconselhado, pelo menos os governos dos países menos activos da União Europeia.
Com efeito, se não fossem os governos dos três grandes (Alemanha, França e Reino Unido - sendo este o mais renitente!) ainda estariamos todos retidos numa crise monumental!
Cientistas que, pelo vistos, ainda não estudaram estes problemas (depois de outros casos bicudos, passados nem há tantos anos, na Austrália, Pacífico Nordeste, etc.). Com a segurança não se brinca ... mas tão-pouco com o fundamentalismo e a inércia burocrática! Para alguns eurocratas, esta foi a sua oportunidade única de alcançar certo protagonismo mediático e de dar nas vistas junto dos governantes e da opinião pública internacional!
Muitos menos podemos confiar nos jornalistas que não fazem as perguntas específicas mais recomendadas. Neste caso: quantos mais dias poderiam as companhias aéreas aguentar? Para sustentar as largas dezenas de milhares de passageiros retidos pelo encerramento precipitado de mais de metade do espaço aéreo europeu?
E quantos mais dias poderiam os governos aguentar sem decretar outra crise alargada?

Dizem-nos que não faz sentido misturar a economia com este caso! Pois não? Então como é que a Europa pode sobreviver dias e dias sem transportes aéreos? E como é que combóios, ferries, táxis e carros privados ou de aluguer, ou autocarros podem substituir os aviões? No transporte diário de largas dezenas de milhares de passageiros e de largos milhares de toneladas de mercadorias sensíveis?
MAS AFINAL, os executivos responsáveis pela grandes transportadoras aéreas podem ter grande peso e influência nas decisões políticas concertadas nas chancelarias europeias.
O espaço aéreo britânico foi aberto a partir das 22H00 de terça-feira 20 de Abril ... mas naturalmente para quem não estiver de piquete, apenas se soube na quarta-feira de manhã!
E quem lutou mais por isso? O CEO da British Airways Wllie Walsh! Já todos sabemos porque razão! Tanta crise aguda seguida é incomportável para qualquer empresa não subsidiada!
Mas a seguinte notícia em inglês é positiva e bem elucidativa:


"Willie saves the day" = "O Guilherme salva o dia"
21 Apr 2010 - e-tid.com

British Airways CEO, Willie Walsh, has been credited with forcing the Government to change its no-fly policy last night.
Flight restrictions, which had been in place since Thursday due to the Icelandic volcanic eruption, were removed last night, following talks between Walsh, other industry leaders, the Government and the Civil Aviation Authority.

The meeting resulted in a re-writing of the rule book on the safety risks of volcanic ash to flights and meant airlines could begin operating at 10pm on Tuesday.

CAA chief executive, Andrew Haines, said the policy change, which could normally take two or three years to achieve, had been pushed through in a matter of days.
(((BUROCRATAS VAGAROSOS NÃO HÁ APENAS EM PORTUGAL. TIPO: DEVAGAR, DEVAGARINHO, HOJE JÁ NÃO POSSO ATENDER MAIS NINGUÉM. AMANHÃ VOU VER SE TENHO TEMPO! O QUE É MUITO PREOCUPANTE! TERÁ SIDO CONTÁGIO, COMO NA PANDEMIA DA GRIPE A?)))

The new rules require airlines to conduct their own risk assessment, carry out pre- and post-flight ash damage inspections and report any incidents to the CAA.
(((VOLTA TUDO AO ANTIGAMENTE! QUEM TERÁ MAIS INTERESSE EM PROTEGER PASSAGEIROS, PESSOAL DE VOO, CARGA, AERONAVES, PATRIMÓNIO, PRESTÍGIO E RECEITAS - ALIÁS, SUJEITAS AO PAGAMENTO DE IMPOSTOS AO ESTADO? SENÃO AS TRANSPORTADORAS? EM ESPECIAL AS PRIVADAS?)))

Transport secretary, Lord Adonis, said: ‘Since the flight restrictions were imposed, the CAA has been working around the clock with the aircraft manufacturing industry, the airlines and the research community to better understand how different concentrations of ash affect aircraft engines.
(((DEPOIS DA CASA ARROMBADA, TRANCAS NA PORTA!)))

‘As a result, the CAA has now established a wider area in which it is safe to fly, consistent with the framework agreed by the EU transport ministers.’
(((QUER DIZER, OS MINISTROS DOS TRANSPORTES EUROPEUS ACEITARAM AS PROPOSTAS DA CAA - HER MAGESTY'S CIVIL AVIATION AUTHORITY! AINDA BEM!)))
In a statement, the CAA said: 'The CAA has drawn together many of the world’s top aviation engineers and experts to find a way to tackle this immense challenge, unknown in the UK and Europe in living memory.
(((ESQUECERAM OS INCIDENTES NA NOVA ZELÂNDIA E NO CANADÁ, INCLUSIVAMENTE COM AVIÕES DA BRITISH AIRWAYS, ASSIM COMO AS ERUPÇÕES NA ISLÂNDIA EM 1996 E 2000. OU QUEREM ATIRAR-NOS COM AREIA?)))
‘The major barrier to resuming flight has been understanding tolerance levels of aircraft to ash. Manufacturers have now agreed increased tolerance levels in low ash density areas.’
(((COMO SE MEDE A BAIXA DENSIDADE DAS CINZAS? NAS DIVERSAS ZONAS ABRANGIDAS PELA GIGANTESCA NUVÉM? E COM SE PREVÊ A SUA ORIENTAÇÃO NAS PRÓXIMAS HORAS? NÃO MUDA COM OS VENTOS PREDOMINANTES, OU COM AS DEPRESSÕES? A FORMAÇÃO DE SUPERFÍCIES FRONTAIS E FRIAS?)))
Walsh left the CAA headquarters last night, telling reporters: ‘I don't believe it was necessary to impose a blanket ban on UK airspace.’
(((O CEO DA BRITISH AIRWAYS VAI TER QUE SE HAVER COM O NOSSO MINISTRO DOS TRANSPORTES, ADEPTO FIRME, DESDE O INÍCIO, DO ENCERRAMENTO DO ESPAÇO AÉREO EUROPEU! E DAS MEDIDAS TOMADAS PELOS SEUS CONSAGRADOS HOMÓLOGOS EUROPEUS!)))

He added: ‘On behalf of the tens of thousands of customers stranded around the globe, we are delighted the authorities have paid heed to the arguments we and the industry have put forward.’

The Tories and business leaders, including the British Chambers of Commerce, have called for a review about how the authorities reacted to the crisis, while the press has hailed Walsh a hero.
(((E QUAL FOI A REACÇÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO DE LISBOA SOBRE ESTA MATÉRIA? A REVISÃO DAS NORMAS DE SEGURANÇA PARA EVENTUAIS REPETIÇÕES DESTE FENÓMENO?)))
Under the headline ‘Volcano fiasco: well done Willie Walsh’, the Daily Telegraph said BA’s chief executive would ‘in years to come be seen as one of the heroes of the great volcano shambles’.
(((O DIÁRIO LONDRINO "DAILY TELEGRAPH" PUBLICOU HOJE EM MANCHETE: FIASCO DO VULCÃO: BOM REMATE WILLIE WALSH!)))

Sky News reported: ‘The no-fly zone over Britain was dramatically lifted last night after a game of brinkmanship by the BA chief executive’, while newswire The First Post applauded BA for ‘forcing the issue’.

Walsh reportedly sent 26 of BA's long-haul flights towards UK airports on Tuesday night and demanded they be allowed to land.
(((ASSIM, LOGO TERÇA-FEIRA Á NOITE, WILLIE WALSH MANDOU REGRESSAR AO REINO UNDO 26 VOOS DE LONGO CURSO, EXIGINDO LICENÇAS DE ATERRAGEM AO ATC (CONTROLO DE TRÁFEGO AÉREO), CAA E AEROPORTOS DE DESTINO. NA HORA!))).
BA said it planned to operate a full long-haul service today, although short-haul flights would be delayed until 1pm.
(((VOOS DE MÉDIO CURSO DA BA, FORAM RETOMADOS A PARTIR DAS 14H00 DE QUARTA-FEIRA)))
OUTRAS COMPANHIAS BRITÂNICAS: Virgin Atlantic said all its services were operating normally, while bmi= British Midland International, is planning a phased reintroduction of international and domestic flights to and from Heathrow. Monarch Airways resumed services from all UK airports this morning and will operate 75 scheduled and 19 charter services today.

easyJet plans to operate 900 flights or 86% of its network today. Flybe will begin services after 1pm.

However, the airlines warned it will be days, if not weeks, before services return to normal.

(((TODAVIA, OS PASSAGEIROS DAS COMPANHIAS LOW-COST RETIDOS EM PORTUGAL CONTINUAVAM NA QUARTA-FEIRA SEM NOTÍCIAS, POIS ESTAS NÃO DISPÕEM DE ESTRUTURAS LOCAIS PARA ESTE TIPO DE AGLOMERAÇÃO DE EMERGÊNCIA!

AFINAL, SÃO OPERADORAS DE BAIXO-CUSTO! QUE NÃO ENGANAM NINGUÉM! OS PASSAGEIROS É QUE PRETENDEM TARIFAS BAIXAS COM SERVIÇO COMPLETO=FULL SERVICE!MAS A QUEM COMPETE ESCLARECER OS CONSUMIDORES? À COMISSÃO EUROPEIA? SERÁ?)))

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