Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
Hamburg Cruise Days com sabores lusos e Lisboa confirma novo terminal de cruzeiros Humberto Ferreira publicado em PUBLITURIS em 9 de Abril de 2010
A I Hamburg Cruise Days teve lugar em 2008 e atraiu 600 mil visitantes, entusiastas do Mar.
A II Hamburg Cruise Days realiza-se de 30 de Julho a 1 de Agosto, assinalando o fim de semana do pico do verão 2010, num dos maiores portos europeus e
com a presença de seis paquetes de cruzeiro alemães. O Aidaluna, Aidalaura, Astor, Columbus, Deutschland e MeinSchiff. O local? Abrange desde o Cruise Centre da cidade hanseática ao Cruise Centre de Altona,
com paragem recomendada pelo quarteirão das Casas Portuguesas em Hamburgo, identificadas por um sugestivo logotipo. Falar-se-á, pois, português e saborear-se-ão bons petiscos lusos, nesta festa portuária dedicada aos cruzeiros! Este projecto alarga-se à
frente ribeirinha de Hamburgo, onde se encontram os populares restaurantes e cafés portugueses, integrados no programa como parceiros preferenciais do Hamburg Cruise Days 2010,
pela mão de José Mendes e da sua empresa Lusonetwork, sediada na Portugal Haus, Büschstrasse,7 - Hamburgo. Este empresário, além de marketing e comunicação, dedica-se a promover a comunidade portuguesa local, através de um inovador plano e campanha para
a nova Rede das Casas Portuguesas na Alemanha. Trata-se de um instrumento alargado à divulgação, por parte dos mais de 1.000 empresários portugueses ali estabelecidos, junto dos consumidores alemães, das marcas e produtos nacionais aderentes,
numa aliança na promoção do Turismo a produtos e marcas portuguesas, com potencial de crescimento no mercado alemão. Uma importante sinergia de recursos privados e públicos, com grande alcance estratégico.
A tradição portuguesa em Hamburgo remonta a 1280, quando a Liga Hanseática estabeleceu as primeiras trocas comerciais com a Casa Real, comerciantes de madeira, açucar, e armadores portugueses, cujas primeiras carreiras entre Hamburgo e Lisboa datam de 1370. Património que convém preservar e potenciar, mas a que, tanto as entidades oficiais como as associações comerciais e marítimas lusas, parecem alheias. Daí a lembrança do Publituris.
HAMBURGO: BLUE PORT EUROPEUHamburgo será, na semana de 25 de Julho a 1de Agosto, o "Blue Port" - projecto de iluminação do conhecido artista luminotécnico Michael Batz, que valorizará a cidade, o porto e os paquetes. No sábado haverá visitas e desfile dos navios, acompanhados por centenas de veleiros e outras embarcações locais. A festa terá início na sexta-feira, com a gala dos cruzeiros presentes no Rio Elba, festas a bordo dedicadas aos membros dos seus clubes de passageiros frequentes, a quem os armadores cultivam fortes ligações.
Seguem-se três dias de festa, destacando-se
a abertura do DOM, a Feira Popular de Verão em Hamburgo. A comunicação social cobrirá o evento com edições especiais dos grandes diários e revistas nacionais e regionais, proporcionando para cima de 72 mil úteis contactos de negócios. E a II Hamburg Cruising Days espera atrair centenas de milhares de consumidores de bens ligados ao Mar, vindos de toda a Alemanha e países limítrofes, para admirar os navios da nova frota mercante alemã, e viver um fim de semana de intensas recordações ou iniciação náutica. O plano de comunicação para as Casas Portuguesas, neste evento, integra placards, cartazes, programas, telas, anúncios diversos, e spots de rádio e televisão, sob coordenação da Lusonetwork.
LISBOA: MOLDURA DE CONTENTORES OU CRUZEIROS?Eu não me importo de copiar o que tem valor e acrescenta prestígio, recusando o que não presta ou está errado, por saber servir apenas interesses do comum sistema dominante, de desperdício público e privado, em que Portugal tem caído.
Enquanto a sociedade civil e as autoridades de Hamburgo projectam, em 2010, o porto como um dos maiores para cruzeiros europeus,
Lisboa esconde-se do Tejo, pela muralha de contentores. Ainda, no dia 12 de Março, ao visitar o MSC Magnifica, acostado ao cais da Gare Marítima de Alcântara e, de bordo dos seus decks mais altos, tive dificuldade em ver a Rocha do Conde de Óbidos,
por causa de sete filas de contentores empilhados (isto num período em que o tráfego de contentores no nosso porto baixou sensivelmente, à conta da crise), junto a uma das maiores marinas do
porto de Lisboa e à animação das Docas de Lisboa, onde os restaurantes, flutuantes e outros, têm vista, sim, para os contentores!Ao mesmo tempo, a dinâmica do estuário e os recentes temporais, destacaram a fragilidade da Golada do Tejo (adjacente à barra do porto), impondo volumosos investimentos acrescidos, na dragagem da barra e na freqüente reposição do areal das praias da Caparica.
E tudo porque nunca se interiorizou que
o porto de Lisboa abrange 11 concelhos ribeirinhos e não apenas Lisboa. Nem que o local mais indicado para o terminal de contentores é em aterros na margem sul, conforme estudos feitos, visando a maior protecção do porto, dos temporais de sudoeste, bem como das praias e povoações da margem norte. Alem disso, essa
localização na margem esquerda garantiria o desvio do pesado tráfego rodo-ferroviário, da capital para as infra-estruturas logísticas e industriais da Grande Lisboa, em especial na Península de Setúbal. Assim, ignora-se que
a nova ligação TGV sairá, segundo o projecto, do Parque das Nações para Sul, pela TTT, apesar de, pelos vistos, o ponto forte da exploração TGV para Madrid ser carga e não passageiros para a tal Europa?
Uma boa notícia:
foi lançado o concurso do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia/Terreiro do Trigo, contemplando um cais de 1100 metros, a concluir em 2012. Dará, pelo menos,
para três navios até 350 metros, em simultâneo. Não sei é se a TTT condicionará as manobras de acostagem e desacostagem?
Mas, então,
quando é que Lisboa organiza um animado fim de semana dedicado aos cruzeiros? Já temos semanas, quinzenas e feiras de cruzeiros, organizadas pelos principais operadores. Falta-nos um vôo mais largo, envolvendo toda a população ... como em Hamburgo!
Labels: Cruzeiros
posted by humberto salvador ferreira #
11:28 AM