BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Wednesday, April 21, 2010

 
Hamburg Cruise Days com sabores lusos e Lisboa confirma novo terminal de cruzeiros

Humberto Ferreira publicado em PUBLITURIS em 9 de Abril de 2010

A I Hamburg Cruise Days teve lugar em 2008 e atraiu 600 mil visitantes, entusiastas do Mar. A II Hamburg Cruise Days realiza-se de 30 de Julho a 1 de Agosto, assinalando o fim de semana do pico do verão 2010, num dos maiores portos europeus e com a presença de seis paquetes de cruzeiro alemães. O Aidaluna, Aidalaura, Astor, Columbus, Deutschland e MeinSchiff. O local? Abrange desde o Cruise Centre da cidade hanseática ao Cruise Centre de Altona, com paragem recomendada pelo quarteirão das Casas Portuguesas em Hamburgo, identificadas por um sugestivo logotipo. Falar-se-á, pois, português e saborear-se-ão bons petiscos lusos, nesta festa portuária dedicada aos cruzeiros!


Este projecto alarga-se à frente ribeirinha de Hamburgo, onde se encontram os populares restaurantes e cafés portugueses, integrados no programa como parceiros preferenciais do Hamburg Cruise Days 2010, pela mão de José Mendes e da sua empresa Lusonetwork, sediada na Portugal Haus, Büschstrasse,7 - Hamburgo. Este empresário, além de marketing e comunicação, dedica-se a promover a comunidade portuguesa local, através de um inovador plano e campanha para a nova Rede das Casas Portuguesas na Alemanha. Trata-se de um instrumento alargado à divulgação, por parte dos mais de 1.000 empresários portugueses ali estabelecidos, junto dos consumidores alemães, das marcas e produtos nacionais aderentes, numa aliança na promoção do Turismo a produtos e marcas portuguesas, com potencial de crescimento no mercado alemão. Uma importante sinergia de recursos privados e públicos, com grande alcance estratégico.


A tradição portuguesa em Hamburgo remonta a 1280, quando a Liga Hanseática estabeleceu as primeiras trocas comerciais com a Casa Real, comerciantes de madeira, açucar, e armadores portugueses, cujas primeiras carreiras entre Hamburgo e Lisboa datam de 1370. Património que convém preservar e potenciar, mas a que, tanto as entidades oficiais como as associações comerciais e marítimas lusas, parecem alheias. Daí a lembrança do Publituris.


HAMBURGO: BLUE PORT EUROPEU

Hamburgo será, na semana de 25 de Julho a 1de Agosto, o "Blue Port" - projecto de iluminação do conhecido artista luminotécnico Michael Batz, que valorizará a cidade, o porto e os paquetes. No sábado haverá visitas e desfile dos navios, acompanhados por centenas de veleiros e outras embarcações locais. A festa terá início na sexta-feira, com a gala dos cruzeiros presentes no Rio Elba, festas a bordo dedicadas aos membros dos seus clubes de passageiros frequentes, a quem os armadores cultivam fortes ligações.

Seguem-se três dias de festa, destacando-se a abertura do DOM, a Feira Popular de Verão em Hamburgo. A comunicação social cobrirá o evento com edições especiais dos grandes diários e revistas nacionais e regionais, proporcionando para cima de 72 mil úteis contactos de negócios. E a II Hamburg Cruising Days espera atrair centenas de milhares de consumidores de bens ligados ao Mar, vindos de toda a Alemanha e países limítrofes, para admirar os navios da nova frota mercante alemã, e viver um fim de semana de intensas recordações ou iniciação náutica. O plano de comunicação para as Casas Portuguesas, neste evento, integra placards, cartazes, programas, telas, anúncios diversos, e spots de rádio e televisão, sob coordenação da Lusonetwork.

LISBOA: MOLDURA DE CONTENTORES OU CRUZEIROS?
Eu não me importo de copiar o que tem valor e acrescenta prestígio, recusando o que não presta ou está errado, por saber servir apenas interesses do comum sistema dominante, de desperdício público e privado, em que Portugal tem caído.

Enquanto a sociedade civil e as autoridades de Hamburgo projectam, em 2010, o porto como um dos maiores para cruzeiros europeus, Lisboa esconde-se do Tejo, pela muralha de contentores.
Ainda, no dia 12 de Março, ao visitar o MSC Magnifica, acostado ao cais da Gare Marítima de Alcântara e, de bordo dos seus decks mais altos, tive dificuldade em ver a Rocha do Conde de Óbidos, por causa de sete filas de contentores empilhados (isto num período em que o tráfego de contentores no nosso porto baixou sensivelmente, à conta da crise), junto a uma das maiores marinas do porto de Lisboa e à animação das Docas de Lisboa, onde os restaurantes, flutuantes e outros, têm vista, sim, para os contentores!
Ao mesmo tempo, a dinâmica do estuário e os recentes temporais, destacaram a fragilidade da Golada do Tejo (adjacente à barra do porto), impondo volumosos investimentos acrescidos, na dragagem da barra e na freqüente reposição do areal das praias da Caparica.

E tudo porque nunca se interiorizou que o porto de Lisboa abrange 11 concelhos ribeirinhos e não apenas Lisboa. Nem que o local mais indicado para o terminal de contentores é em aterros na margem sul, conforme estudos feitos, visando a maior protecção do porto, dos temporais de sudoeste, bem como das praias e povoações da margem norte. Alem disso, essa localização na margem esquerda garantiria o desvio do pesado tráfego rodo-ferroviário, da capital para as infra-estruturas logísticas e industriais da Grande Lisboa, em especial na Península de Setúbal. Assim, ignora-se que a nova ligação TGV sairá, segundo o projecto, do Parque das Nações para Sul, pela TTT, apesar de, pelos vistos, o ponto forte da exploração TGV para Madrid ser carga e não passageiros para a tal Europa?

Uma boa notícia: foi lançado o concurso do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia/Terreiro do Trigo, contemplando um cais de 1100 metros, a concluir em 2012. Dará, pelo menos, para três navios até 350 metros, em simultâneo. Não sei é se a TTT condicionará as manobras de acostagem e desacostagem?

Mas, então, quando é que Lisboa organiza um animado fim de semana dedicado aos cruzeiros? Já temos semanas, quinzenas e feiras de cruzeiros, organizadas pelos principais operadores. Falta-nos um vôo mais largo, envolvendo toda a população ... como em Hamburgo!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]