BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Sunday, April 25, 2010

 
36 ANOS DEPOIS PORTUGAL PRECISA APOSTAR EM MAIOR EXCELÊNCIA

MiraArte:
Andre Bocelli e Céline Dion cantam a esperança ... The Prayer = A Oração

UMA PROPOSTA ...
... Enquanto ouvia esta bela interpretação dos dois artistas supra, notei que os portugueses apenas conseguem exteriorizar níveis de excelência artística à escala mundial no ... FUTEBOL! Que cada vez mais é uma arte de espectáculo, tal a deficiência em fairplay!
Os portugueses mais conhecidos são Cristiano Ronaldo e José Mourinho. Os quais, aliás, vieram ocupar os lugares de Luís Figo e Eusébio!
Com a morte de Amália ... lá se foi a nossa embaixadora nas ARTES. E os políticos são tantos que nem os portugueses mais abertos à comunicação social e à política internacional, já sabem responder a perguntas sobre os principais líderes dos 27 países da União Europeia ou dos da NATO.
QUEM É QUEM? - Eu sou do tempo que o Comandante Supremo da NATO foi o General Eisenhower (mais tarde Presidente dos EUA), e o Comandante Supremo Adjunto foi o Field Marechal Viscount Montgomery of Alemain (com quem tive a honra de trabalhar, como intérprete, nas suas duas visitas a Portugal em 1954/55). Muita gente da minha geração conhecia estas duas personalidades. Agora temos que ir à net procurar os nomes dos chefes de Estado, governos, organismos multilaterais. As gerações contemporâneas só sabem os nomes de futebolistas, talvez tenistas e músicos barulhentos!
NICHOS DE MERCADO - Por outro lado, grandes empresários portugueses conhecidos no exterior também há poucos e nunca ao nível da popularidade entre consumidores internacionais médios. E não temos mais marcas fortes, com preença garantida nas boutiques de topo ou nas prateleiras dos grandes hipermercados mundiais, seja na moda, pronto a vestir, roupa desportiva, calçado, têxtil-lar, conservas, cortiça, mármore e pedras ornamentais, azulejos, vidro, cristal e cerâmica, joalharia, vinho do Porto, vinho da Madeira, vinhos de mesa, outras bebidas e produtos alimentares. Temos demasiadas marcas mas com pouca produção, fraca visibilidade comercial, e, como consequência, com pouca aceitação e vendas externas!Antes o made in Portugal tinha algumas marcas fortes , desde o vinho Mateus Rosé e a loiça Vista Alegre, aos cristais Atlantis. E o vinho do Porto era uma bebida socialmente prestigiada. Mas agora não s vê uma garrafa de vinho do Porto nos bares, nos casinso, nos hotéis e nos cruzeiros internacionais, a não ser em Portugal e, talvez, escondidos atrás das bebidas da moda!
HÁBITOS - Os portugueses, hoje, concentram-se mais a exprimir o seu forte desânimo, nos cafés, nos táxis, no trabalho, nos jornais, ou na televisão. Ou, então, a alimentar uma dose insustentável de rancor político nos partidos e no Parlamento.
Exigem este mundo e o outro! Mas não se sabe bem a quem? Ignoram, mesmo, que a Angela Merkel, os alemães e os franceses, entre outros, não estão dispostos a pagar os vícios dos manifestantes gregos, que invadem e partem tudo o que encontram nas ruas de Atenas, quase diariamente. E irresponsavelmente, ninguém avisa, sequer, os portugueses, para terem as barbas de molho!
A minha proposta é simples e divide-se em duas: A - AVISAR A "MALTA" QUE É PRECISO POUPAR E TRABALHAR MAIS, E PAGAR AS DÍVIDAS EXTERNAS E INTERNAS; B - INCENTIVAR, PROCURAR, RECOMPENSAR OS GÉNIOS nas ARTES, DESPORTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, GESTÃO E CULTURA ... a EXPORTAR OS SEUS DOTES E A CONTRIBUIR PARA, espera-se que seja pela última vez, SANEAR AS FINANÇAS PÚBLICAS!

A PROPÓSITO DO 25 DE ABRIL
Amigo leitor do Sagresschool.blogspot.com ///BelaSagres.blogpost.com ...
Em primeiro lugar, espero que tenha desfrutado bem do "feriado" 25 de Abril ...
E para festejar a efeméride que marca a mudança de Portugal ... da ditadura para a democracia, e do isolacionismo político para a UNIÃO EUROPEIA e para a MOEDA ÚNICA, oiça o belo dueto italo-inglês ou ... canadiano de A. Bocelli e Céline Dion! A enviar por email a pedido.
Pois, se Portugal tivesse, pelo menos, dois artistas desta categoria, com compositores capazes de sensibilizar milhões de estrangeiros que ainda compram música ... mas com temas universais,PORTUGAL poderia beneficiar, tal como a Suécia facturou, no período áureo dos Abba, de uma importante e inesgotável fonte de divisas!
MAS NEM NISSO TEMOS TIDO SORTE - Pois os futebolistas lusos gastam quase tudo em proveito próprio, em carros de alta potência, festas e ... outros hábitos privados. Estão no seu direito, mas também ninguém os sensibiliza para a sua responsabilidade social e intergeracional. E, entretanto, o conto do vigário não acabou!
Que saiba, só o Luís Figo investiu num hotel e num restaurante bem frequentado, ambos no Algarve.
INDÚSTRIA CRIATIVA DA CULTURA VAI ARRANCAR
A actual ministra da Cultura, pianista Gabriela Canivilhas, acredita que com
uma política cultural mais virada para o mercado internacional do que para o
umbigo dos criadores portugueses.
Poderemos, assim, esperar ver se será a Cultura que ajuda o Turismo ou se continuará tudo na mesma?
... A relação Cultura/Turismo AINDA sofre um pesado défice, enquanto o Turismo se submeter à cultura sem contrapartidas ... tal como na encomenda de material de guerra .. com excepção, até agora, do upgrade das flotilhas F16!
Oxalá a ministra consiga este milagre!
O MAR e a CAPACIDADE CRIATIVA DOS GÉNIOS CONTEMPORÂNEOS
Uma evolução positiva neste binómio, poderia também mudar a fatalidade da nossa experiência democrática nos últimos 36 anos.
O PRESIDENTE CAVACO APELA AO INVESTIMENTO NO MAR - Hoje gostei muito de ouvir o discurso do nosso PR na sessão do 25 de Abril, na Assembleia da República.
Fez mais uma vez, uma boa radiografia de Portugal, apontando a falta de projectos mobilizadores e de excelência, que possam levar o País a ganhar mais exportações, mais turismo, mais negócios, e até mais simpatia, e riqueza distribuída mais equitativamente.
Os políticos e govenantes em vez de açambarcarem todos os títulos, prémios, condecorações e elogios, devem REPARTIR mais as honrarias e distinções com a SOCIEDADE CIVIL! Premiando em especial os cidadãos mais habilitados, mais dedicados e mais especializados ...
O PR reafirmou o seu desgosto pelo vencimento desproporcionado de gestores de empresas (monopolistas ou do Estado) ... sem que tenham dado provas de competitividade internacional, ou ganho projectos de sucesso no exterior, com resultados comprovados e sustentáveis.
Por outras palavras ... há gestores portugueses que, sem sequer se imporem nos mercados externos, conseguem mover influências junto do poder e dos accionistas (muitas vezes o Estado ou empresários que dependem do Governo e das parcerias, ou acordos, público-privados, passando a ser os grandes privilegiados do regime, mesmo num período de grave crise.
Claro, o Governo bem instalado avisa os críticos, que se cortar os rendimentos a estes super-executivos, eles vão-se embora! Deixá-los ir. Não faltam outros génios que estão no desemprego!
É evidente, que as empresas totalmente privadas devem ter liberdade para pagar uma tabela justa aos seus gestores, de acordo com o mercado.
Mas compadrio político à conta do erário ... NÃO!E se estes bónus, compensações e elevados salários se destinarem a evitar pagar os impostos ao fisco, correspondentes aos lucros obtidos, essas empresas devem ser alvo de processos tributários.
PR APONTA AFASTAMENTO DE PORTUGAL DO MAR
Foi outros dos grandes temas abordados pelo PR no discurso do 25 de Abril de 2010.
Eu também ando há mais de 40 anos a escrever, na imprensa generalista e especializada, avisando os portugueses sobre as desvantagens deste abandono do MAR. Por isso, tocou-me, particularmente, ouvir o PR elogiar o MAR, afirmando que não faz jus nem à história nem à geografia de Portugal, este afastamento do MAR depois do 25 de Abril. ESTA É QUE É A VERDADE.
Houve um ANTES, com todos os defeitos que conheci - mas com uma marinha mercante operacional e bem estruturada por empresas privadas viáveis ... a Nacional e Sociedade Geral do grupo CUF, Colonial, Insulana, Madeirense e Carregadores Açoreanos, pertencentes a accionistas isolados e geridos por especialistas portugueses. Só a Soponave estava ligada à Sacor, já na época a empresa pública petrolífera, antecessora da Galp ... e que ainda tem golden share do Estado!
Portanto, ANTES Portugal dispunha já de uma rede de portos operacionais, havendo até já grande expectativa sobre a obra e o impacto do porto oceânico de Sines. Projecto que, passados 36 anos, ainda não dispõe nem de auto-estrada de ligação directa a Lisboa nem à rede espanhola, assim como apesar da obra do aeroporto de Beja estar concluída o mesmo não funcionar nem estar certificado (calculem o desperdício).
Também a linha de caminho de ferro que liga o porto de Sines a Beja, Espanha e à restante rede interna, ainda não funciona a 100% ... por falta de utentes!
E, claro, houve o DEPOIS ... mas foi ainda pior ... pois, no que diz respeito ao MAR, o 25 de Abril veio fechar todas as companhias de navegação nacionais, abater todos os navios de passageiros e a maioria dos petroleiros, graneleiros, costeiros, etc.
O MAR 36 ANOS DEPOIS
O ponto da situação do sector marítimo e náutico actual, caracteriza-se pelo ...
ABANDONO negativo da Marinha Mercante, Pescas, Construção e Reparação Naval; Portos - alguns com projectos privados perversos, como o do terminal de 1,5
milhões de contentores a transitar entre Alcântara-Terra e Mar; e até a prolongada falta de vitórias desportivas na VELA e PESCA.
Curiosamente, as docas e marinas entretanto construídas (Vilamoura foi
inaugurada exactamente em 1974) estão cheias de embarcações de recreio dos
novos-ricos. Muitas nem deixam os postos de amarração (motéis ... privados). Não há dados disponíveis, mas seria interessante saber a frequência média da saída das lanchas e veleiros das marinas. Devem servir mais para ostentação!
DESINSTERESSE CHEGA A SER VERGONHOSO
Pode ser que os nossos politicos, empresários e tecnocratas se envergonhem,
agora, das palavras de aviso do Presidente Cavaco Silva, repetidas hoje em São Bento.
Mas ouvi, logo a seguir, uma conhecida deputada Verde dizer que ... não se tratou mais do que o primeiro discurso para a recandidatura de Cavaco a Belém em 2011.
Afinal, não são apenas os projectos da LisCont para Alcântara que são perversos. São também as análises da enfurecida oposição política.
Assim, creio que nem com belas melodias, em versões lusas de génio e da craveira de Celine Dion ou Andre Bocelli, conseguiremos sair do imenso buraco ... que agora começa a ser conhecido! Pois a maioria portuguesa mais activa nem quer, tal como os gregos e islandeses radicais, pagar as dívidas ... "dos ricos aos bancos estranngeiros".
O que eles não sabem nem querem saber é que há países pequenos que apostam no MAR com melhores resultados do que Portugal. Por exemplo, os maiores grupos mundiais de contentores marítimos, as maiores frotas de navios porta-contentores, e os maiores terminais são: da SeaContainers dos EUA, da MSC empresa familiar italiana; Maersk da Dinamarca; Nedlloyd/P&O, consórcio holandês-britânico; e HapagLloyd, da Alemanha. Mas para Portugal 2010, basta negociar a construção de uma mega-terminal para mais de um milhão de contentores, com uma dispendiosa ligação à rede ferroviária, na zona central do porto de Lisboa e da capital ... através do frágil Vale de Alcântara, graças a proximidades político-empresariais de ocasião!
Tudo como dantes ... quartel-general em Abrantes!
Próximo passo: repetição dos "defaults" da 1ª República à dívida externa, e asfixia do desenvolvimento de Portugal em perspectiva! Quem não quer ser lobo ...! Trabalha e investe mais! Em negócios viáveis e de excelência ... e menos em embarcações paradas nas marinas!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]