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Tuesday, April 20, 2010

 
RECUO DA COMISSÃO EUROPEIA ABRE UM TERÇO DOS AEROOPORTOS A VOOS CONDICIONADOS

COMENTÁRIO PRÉVIO - Em aditamento ao meu texto anterior (19 Abril 2010 18H00), sobre este tema da actualidade, apresento o ponto da situação às 01H30 hora local de Lisboa (20 Abril 2010).
Penso que consegui resumir a articulação entre a decisão política e a cobertura dos argumentos científicos, técnicos, operacionais e comerciais.
O texto anterior fica como referência mais alargada do problema de se pôr a pesada máquina burocrática europeia a reagir ao ritmo dos EUA, Austrália, Alemanha, Reino Unido, ou França! E da incapacidade de resposta dos outros meios do chamado sistema europeu de transportes: ferries, linhas férreas de alta e média velocidade, autocarros de turismo e expressos, rent-a-car (estas frotas são consideravelmente reduzidas na estação baixa) e linhas convencionais de CF. Problemas e temas muito complexos.
Humberto Ferreira
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DESTAQUE - Recuo do Conselho de Ministros Europeus dos Transportes abre dois terços do espaço aéreo europeu ...
face à ameaça de falência de algumas companhias de aviação paradas mas com vultuosas despesas diárias extras, PAGANDO a assistência aos passageiros afectados, reembolsos e trabalhos extraordinários, superiores às de operação da rotina comercial
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EUROPA ABRE UM TERÇO DE ROTAS AÉREAS
MAS FICA Á BEIRA DA RUPTURA DA BOLHA DOS TRANSPORTES


O conselho de Ministros dos Transportes da União Europeia recuou ontem (19 Abril 2010), após a tele-conferência entre o comissário europeu dos Transportes e os responsáveis europeus dos organismos de segurança aérea, navegação aérea (o EuroControl que coordena o tráfego aéreo de 38 países), das associações dos aeroportos e transportadoras, e peritos da meteorologia, vulcanologia, sismologia e do sistema europeu de transportes, ao nível académico e das principais organizações corporativas.
Foi, finalmente, decidido alterar a situação de espaço aéreo europeu, encerrado desde quinta-feira, dia 14 de Abril, para voos internacionais, por razões de segurança, abrindo duas janelas para operações monitorizadas a partir de hoje.
Assim, a partir de terça-feira, 20 de Abril, o EuroControl passa a monitorizar, de seis em seis horas, a extensão e movimentação da pluma (núvem) de cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão glaciar islandês Eyjafjallajokull (e eventualmente de outros, de momento inactivos, na Islândia, mas sob ameaça de erupção, tendo em atenção dados históricos).
O EuroControl definirá hoje três zonas flutuantes do espaço aéreo europeu, destinadas a reatar alguns voos comerciais, à partida e chegada dos aeroportos e rotas europeias não abrangidas pelas cinzas vulcânicas.
A primeira zona, ou corredor, compreenderá o espaço aberto à navegação aérea.
A segunda zona, o espaço ainda condicionado, onde apenas serão permitidos voos diurnos, acima ou abaixo da movimentação variada da pluma em causa. E a terceira zona, que continuará interdita a voos comerciais devido ao continuado grau de concentração do material perigoso na atmosfera.
MEDIDA BEM RECEBIDA
Políticos, peritos, cientistas, técnicos operacionais do cluster aéreo, pilotos, controladores aéreos, e dirigentes empresariais, todos ficaram satisfeitos com esta medida, incluindo a generalidade dos seus homólogos portugueses.
Foi a primeira vez que a Europa conseguiu tomar uma medida comum numa matéria de natureza científica, política, económica, social e de segurança de transportes. Tentando satisfazer, assim, as reclamações de três importantes companhias aéreas europeias: Lufthansa, Air France/KLM e British Airways, que no seu conjunto têm sofrido, nestes cinco dias, prejuízos diários de cerca de 150 milhões de euros!
ESTAS COMPANHIAS, depois de autorizadas a realizar testes com voos sem passageiros, no passado domingo, 18 de Abril, não detectaram quaisquer danos nos aparelhos nem equipamentos.
A IATA e a AEA logo vieram a público declarar que a decisão de encerrar o espaço aéreo europeu foi uma precipitação por parte da Comissão Europeia, o que o ministro português dos Transportes veio contestar na TV.
OS MAIORES SISTEMAS AEROPORTUÁRIOS EUROPEUS CONTINUARÃO ENCERRADOS
Bem analisadas as medidas, afinal, o problema deverá manter-se, pois esta terceira zona aérea (a que continuará interdita a voos) deverá abrangerá quatro dos mais movimentados aeroportos europeus, e maiores geradores de tráfego: Londres (incluindo Heathrow, Gatwick, Stansted, City e Luton), Paris (Roissy e Orly Ouest e Sud), Frankfurt e Amsterdão, aos quais se juntarão outros como Manchester, Copenhaga, Munique, Viena, e ao longo do arco dos mares Báltico e do Norte.
Este cerco geográfico dificultará essencialmente as rotas intercontinentais e o breve descongestionamento de milhares de passageiros retidos desde 16 de Abril na Europa, Américas, Pacífico, Ásia, Médio Oriente e África.
EQUILIBRIO ECONÓMICO
Contrariamente ao comunicado da IFALPA - Federação Internacional dos PIlotos de Linhas Aérea (com mais de 100 000 associados), que não querem associar ao regresso de algumas rotas aéreas abertas, os problemas económicos das transportadoras e das próprias economias dos países abrangidos por mais esta crise, esquecendo que a EUROPA e o EURO foram apanhados num período muito crítico e insustentável nesta situação de grave paralização económica, social e sem transportes aéreos.
Resta, assim, saber quantos mais dias as transportadoras aéreas aguentarão as despesas extras de assistência e encaminhamento dos passageiros afectados, os reembolsos, e o pagamento do trabalho extraordinário aos seus agentes comerciais e operacionais, que diariamente enfrentam longas filas de passageiros desesperados?
Para agravar a situação, os centros de atendimento telefónico e as informações online também rebentaram pelas costuras, devido ao movimento extraordinário, e a opinião pública (transversal às várias gerações) está saturada e contrariada por ver os seus assim sonhos desfeitos, depois de terem sido alimentados pelos políticos, filósofos, economistas, industriais e publicitários, desde o final da II Guerra Mundial em 1945.
NOVA BOLHA PRESTES A REBENTAR?
Depois do recente rebentamento gravoso e doloso da bolha do imobiliário e sub-prime(marcada de Fevereiro de 2007 com a falência do Northern Rock Bank a Julho de 2008 com a falência do Leahman Brothers), seguida pelas bolhas da banca de investimentos, indústria automóvel, e de partes da indústria hoteleira e turística, estaremos à beira do rebentamento da bolha da fustigada aviação comercial?
Sem entrar dinheiro fresco depressa, proveniente de vendas de passagens e carga, as fragilizadas companhias aéreas poderão entrar numa espiral de ruptura. E como vamos reorganizar uma economia sem transportes aéreos fiáveis no século XXI?
Apelo a todos os protagonistas desta nova crise mundial para se interiorizarem da elevada responsabilidade que recai sobre eventuais decisões erradas, pois no actual panorama não vejo nenhuma figura com o indispensável carisma, independência e conhecimentos para comandar a aviação, a segurança, a tecnologia e a economia!

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