BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Saturday, May 29, 2010

 
A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar "afro-americanos" aos seus concidadãos negros, com vista a acabar com as disputas raciais por via gramatical, esta moda tem sido um fartote pegado que também contagiou Portugal e os portugueses!
As "criadas" dos anos 70 passaram a ' empregadas domésticas ' e preparam-se agora para receber a merecida promoção de ' auxiliares de apoio doméstico ', que só peca por serem cada vez em menor número. O que há mais agora são as antigas "mulheres a dias" que são as actuais "técnicas de serviços domésticos".
CURIOSIDADES PROFISSIONAIS
(((É curioso lembrar que era costume dos diplomatas, militares, directores fabris, ou quadros administrativos das Colónias, levarem faqueiro de prata e "pessoal doméstico fardado" ... nos voos para o destino do seu novo posto colonial, normalmente bastante concorridos na despedida por parte de familiares, amigos, vizinhos e de gente à procura de uma "carta de chamada" ou nomeação oficial!)))
De igual modo, extinguiram-se nas escolas os "contínuos" que passaram todos a dinâmicos 'auxiliares da acção educativa'- os quais viraram, na relação oficial das profissões reconhecidas em 2009/2010, como 'assistentes operacionais'. Não lhes pagam como em Espanha ... mas dão-lhe titulos que lhes satisfazem, parcialmente, o ego e alguns sonhos!
Os promotores de medicamentos, representando os laboratórios farmacêuticos nacionais e estrangeiros, intitulam-se ainda, aliás, com alguma prosápia, "delegados de informação médica", mas não tardarão a ser contratados como 'gestores de conta dos produtos de saúde pública e privada'.
E pelo mesmo processo transmudaram-se os antigos "caixeiros-viajantes" em 'técnicos de vendas' e 'gestores de produtos e marcas'.
O aborto eufemizou-se em 'interrupção voluntária da gravidez'.
Os gangs étnicos ,ou bandos de bairro e "claques de clubes de futebol", são apenas 'grupos de jovens' oriundos de famílias desestruturadas ou desempregadas.
Os antigos e raros operários fizeram-se de repente 'colaboradores' ou 'funcionários' da fábrica ou da oficina (espécies de "unidades de produção industrial" em decadência)...
As fábricas , essas, vistas de dentro são 'unidades produtivas' e vistas da 'estranja' são 'centros de decisão nacionais', as quais importa manter mas que acabam quase sempre por se deslocalizarem para mercados de trabalho mais flexiveis e com menor carga burocrática!
Do mesmo modo, pouco se ouve hoje falar sobre "camponeses", "seareiros", "capatazes", "maiorais", "rendeiros", ou "lavradores",pois a maioria das terras de cultivo estão abandonadas e importamos grande e dispendiosa parte dos produtos agrícolas, lácteos e alimentares ... em especial da Europa ... de grandes países que nunca abandonaram a agricultura e que beneficiaram sempre os respectivos agricultores dos latos subsídios da Política Agrícola Comum, enquanto os proprietários portugueses (de segunda e terceira gerações) encaixaram as míseras mas apetecíveis contrapartidas, pelo abate de árvores e pelo pousio das sementeiras. Escrevia eu que, agora, ao pessoal que ainda trabalha no campo se chama "trabalhadores rurais" e aos quadros que supervisam as diversas fases dos ciclos produtivos são "técnicos de produção e qualidade agrícola". Também deixou de haver "agentes técnicos de engenharia agrícola" para haver várias especialidade de "engenheiros" do ... investimento rural.
Entretanto, as populações das aldeias e vilas rurais passaram a viver de reformas sociais antecipadas, do complemento de integração social, do rendimento mínimo e de outras benesses próprias de país rico e altamente produtivo. Pois claro!
Já quem viveu e trabalhou em meios urbanos, e que descontou toda a vida activa, para a Previdência (mais tarde Segurança) Social, estão agora, seriamente, ameaçados de lhes cortarem ainda mais no valor das pensões ... à conta de solidariedade social, por parte de quem já vive no limiar da decência europeia! Mas os titulares de duas ou mais pensões vitalicias milionárias e que ainda exercem, em alguns casos, altos cargos públicos principescamente remunerados, esses não são chamados à obrigação da solidariedade social para os pensionistas rurais e para os que nunca descontaram nem para a Previdência, nem para a Saúde, nem para a Segurança Social!
Houve países, em que na actual crise, os vencimentos e pensões mais alevados foram cortados num quinto, ou num décimo, exactamente para preencher essa falha social!
VIVER ACIMA DOS PROVEITOS E DO SABER
O analfabetismodesapareceu da costa portuguesa, cedendo o passo à 'iliteracia' galopante ... protagonizada por jovens que conseguem completar o 11º ou mesmo o 12º ano ano do ensino obrigatório ... já a partir de 2011.
Desapareceram dos comboios as carruagens de 1.ª, 2.ª e 3.ª classes , para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria e fundo de maneio(apesar das "empresas públicas de transportes colectivos e aéreos" serem, em conjunto com a RTP, as unidades do Sector Empresarial do Estado as que acumulam maior prejuízos - pois alguém pagará a dívida externa - esta é a conhecida "máxima" política do relativo ministro José Sócrates - a CP (companhia nossa) continua a cobrar preços distintos nas classes 'Conforto' e 'Turística', equivalentes, respectivamente, à antiga primeira e segunda classes (só os bancos de pau da terceira acabaram).
A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira ...» ; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra desta pungente melodia: «Tenho uma família monoparental ...». Até soa bem o novo verso desta cançoneta, se ela desejar fazer jus à modernidade impante.
Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes nas ruas criançasirrequietas e «terroristas»; para as definir diz-se, modernamente, que têm um 'comportamento disfuncional hiperactivo'
Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação'(((expressão que se manteve, como o elo de ligação entre os responsáveis escolares e os alunos mais problemáticos))), os brilhantes programas escolares pós-25 de Abril, extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão agora, quando muito definidas como 'crianças de desenvolvimento instável'.
Ainda há cegos, infelizmente. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado 'invisual'. (((Poucos reparam que o termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas, está visto, o 'politicamente correcto' marimba-se para as regras gramaticais... e outras questões tais!). Viva o faz de conta!
As senhoras da mais antiga profissão bíblica, as 'prostitutas' passaram a ser 'senhoras de alterne' ou 'trabalhadoras do sexo', e já estão sindicalizadas na Holanda e Reino Unido. Diz-se que o nosso PS. PCP e BE, sempre em defesa das profissões mais fragilizadas pela sociedade ingrata, estão já a tratar do reconhecimento sindical desta crescente classe trabalhadora, entre as quais muitas imigrantes estrangeiras, pois toda a nova quotização sindical é bem-vinda aos cofres dos sindicatos,das centrais sindicais e do Ministério das Finanças!
DISCURSAR AO TOM DO MARKETING POLÍTICO
Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes pseudo-cultas da nossa amarga bolsa de políticos frustrados, tanto ministros, como secretários e assessores desbocam-se em 'implementações', 'posturas pró-activas', 'políticas fracturantes' e outros barbarismos da actual linguagem alternativa.
E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico, sobrecarregados, a partir de 2011, com o notável Acordo Ortográfico Brasileiro. E depois falam do nosso atraso! Quando é que os ingleses e americanos vão elaborarm, aprovar e implementar o Acordo Ortográfico Global do Inglês?
(((Eu vou frequentar um curso intensivo, das Novas Oportunidades, para tentar continuar a poder escrever em Português de Lei, mas com esta idade não sei se conseguirei obter a média exigida aos alunos externos, para a passagem do respectivo diploma? Que, penso, me dará, depois, o devido acesso a um bónus na reforma! Uma vez que todos os cidadãos, que cumpram direitinho os obstáculos do "Jogo da Glória do PS", são recompensados com alguns incentivos e mordomias. Os outros? O melhor é emigrarem ou ... morrerem abandonados nas tertúlias, todas elas também já em processo de extinçao! "Tertúlia" agora passou a ser "secção do partido, ao nível do bairro ou da vila! Mas há senhas de presença e vocuhers para algumas cadeias de supermercados!
MINHA PÁTRIA É NA EUROPA
Pessoa bem nos lembrou que "a minha Pátria é a língua portuguesa" ... mas, afinal, apenas para que, 75 anos depois, José Sócrates, Iabel Pires de Lima e Gabriela Canavilhas, entre outros académicos autores da igualmente genial TLEBS (Terminalogia Linguistica para o Ensino Básico e Secundário), o viessem desmentir em ... Diário da República!Pobres dos meus bisnetos que vão ter que aprender esta trapalhada toda!
À moda antiga, estamos 'lixados' com este 'novo português' dos PALOP. Por isso, não admira que o pessoal sofra cada vez mais 'esgotamentos', AVC, e 'stress'.
Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz mas de forma 'politicamente correcta'. Mandam, assim, os máximos intelectuais contemporâneos!
UMA TAREFA CICLÓPICA
E falta ainda esclarecer que os tradicionais "anões" estão em vias de passar a "cidadãos verticalmente desfavorecidos"...
Os crescentes "idiotas" e "imbecis" passam a designar-se por "indivíduos com atitude não vinculativa"
Os negros passaram a ser 'pessoas de cor'.
O mongolismo passou a designar-se por criança ou pessoa portadora de 'síndroma do cromossoma 21'.
Os "gordos" e os "magrizelas" passaram a ser pessoas com 'disfunção alimentar' e os mais obesos encontram-se registados em longas listas de espera para intervenções de 'cirúrgia de banda gástrica', prestadas legalmente pelo SNS com sete a dez anos de atraso.
Os mentirosospassam a ser "pessoas com muita imaginação"
Os autores de 'desfalques' nas empresas ou no Estado, se são descobertos são agora "pessoas com grande visão empresarial mas que estão rodeados de invejosos". Pudera! Amanhã podem ser apanhados os autores desta curiosa legislação benevolente, que desmente outro mito da minha juventude: Em Portugal, pelos menos, o crime compensa! Isso era dantes ...
Assim, autarcas e políticos, poderão sempre afirmar "eu tenho impunidade judicial", valorizada por outra afirmação com um apelo ainda mais emocional "estou de consciência tranquila" e acrescentada , nos frequentes depoimentos televisivos: "e estou confiante na Justiça do meu País!"
O conceito de corrupção organizadafoi substituído pela simples palavra "sistema". Também aplicável no futebol, nos concursos públicos, no preenchimento de vagas na função pública e nas empresas públicas, etc.
Difícil, dramático, desastroso, congestionado, problemático, etc., passaram a ser adjectivos expressos numa expressão única, politicamente correcta: complicado'
Estou certo que Luís de Camões, Alexandre Herculano, Fernando Pessoa e Aquilino Ribeiro, entre outros vultos defensores da língua portuguesa, encaram, lá onde estiverem, estas mudanças com a sua experiente e infinita paciência de portugueses ... também pouco bafejados pela sorte nos seus tempos. Tudo isto é triste, tudo isto é fado!
Mas Sócrates continua alegre e sorridente, na sua viagem intercontinental, a conferenciar com históricos vultos contemporâneos da América Latina, comprovando que com tais sinais de amizade e apoio, tem o seu futuro político garantido ao mais alto nível. Para ele: tudo o que luz é oiro!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]