BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Thursday, May 20, 2010

 
SOCRATES FAZ DE CONTA QUE PRESTA CONTAS AOS PORTUGUESES
Passagens mais importantes da entrevista do Zé Cassette ao Canal de Chelas

Um sonho mau 50/50 de Humberto Ferreira

Cenário: discreto em tons de azul solene no estúdio grande do Canal Chelas. Grande expectativa entre os associados e adeptos, de Norte a Sul e da Raia para o Ocidente.
Programa do Departamento de Serviço Público, que durou mais de uma hora, que, aliás foi mal gerida pelos três intervenientes. Pois DISSERAM NADA sobre o cerne da crise que atravessamos: a urgente subida de Portugal nos rankings mundiais da PRODUTIVIDADE, da LIBERDADE DE IMPRENSA, da BUROCRACIA, da ACELERAÇÃO DA JUSTIÇA, da EDUCAÇÃO APLICADA, do EMPREGO SUSTENTÁVEL, e dos SECTORES PRODUTIVOS PRIORITÁRIOS SEM OS QUAIS NÃO HÁ IMPOSTOS NEM SACRIFICÍOS QUE VALHAM A PENA!

Resumo das intervenções:
1ª pergunta: Em recente debate na assembleia do Clube Operário de São Bento, porque respondeu o Senhor com demasiada ironia a uma sócia ... que não iria aumentar as quotas?
1ª resposta: Eu só aumentei as quotas porque o campeonato europeu mudou redicalmente de uma semana para a outra. Por isso, sei que a resposta aos adversários do euro, para ter efeito prático, teria que ser dada através do conjunto da liga europeia. Convoquei, assim, com urgência, uma reunião histórica com todos os dirigentes europeus. E os meus colegas da SAD Europa, concordaram comigo e com as minhas propostas, para salvar a Europa das grandes competições. Para salvar a moeda única. Para salvar cada clube inscrito nas grandes competições. E para salvar o nosso glorioso clube. Para atingir esse fim, foi preciso implementar medidas duras. Mas para todos sem excepção. Repito medidas muito justas. Pois cada um de nós vai ter que pagar mais para ser europeu de gema. Sócios ricos, sócios remediados, ou sócios ainda mais pobres do que nós. Por exemplo, os irlandeses têm uma dívida externa superior à nossa e já foram catalogados nos PIIGS (uma nova marca de frango frito, made in Portugal, a lançar nas grandes superfícies). Outra vitória para nós! Agora já não somos "porcos" ... mas "Fried Chicken - PIIGS!" Com ii duplo. A Espanha reganhou o E em vez do S. E o P até fica de fora! E, deixe-me dizer uma coisa muito importante aos sócios: a nossa nova tabela de quotas é a mais justa de todas. Há um milhão de sócios que não vão ser abrangidos pelo aumento. E nem sequer precisei de aceitar a proposta dos nossos adversários para aumentar o IVA para 22%. Fiquei nos 21%. Tambem aumentei a taxa mínima dos bens essenciais de 5% para 6%, pois a maioria dos clubes da liga europeia já paga mais e ... não podemos ficar tão atrasados! Sempre cumprimos as nossas obrigações!

2ª pergunta: Mas os portugueses são os que têm os salários mais baixos da liga. Com estas medidas a nossa economia não pode crescer. Muitas empresas não vão sequer poder pagar o salário mínimo! E os nossos remediados consócios não vão poder comprar tanto pão, leite, batatas ou arroz, por serem mais caros?
2ª resposta: Eu não aceitei as propostas dos meus adversários por serem injustas. Pronto! Tive o cuidado de distribuir iguais sacrificios por todos. E fui eu que alertei os meus colegas dirigentes da liga europeia. Eu sei que tinhamos que dar um resposta conjunta aos especuladores da moeda única. Sensibilizei todos para a defesa do projecto europeu, da moeda única, e de cada um dos clubes inscritos nas grandes competições agora abertas, igualmente, ao nosso glorioso clube!Os sócios vão entender isto!

3ª pergunta: Mas recusa suspender as elevadas despesas com o grandioso programa de obras? Para que quer mais estádios, estradas, aeroportos e transportes? Se já temos a maior taxa de auto-estradas por quilómetro quadrado na liga europeia e a menor taxa de tráfego em auto-estradas?
3ª resposta: Eu sei que a resposta aos adversários do euro teria que ser em conjunto, para ter qualquer efeito. Judite, deixe-me dizer isto aos sócios, que é muito importante: eu quero defender o projecto da liga europeia, a moeda única, os clubes inscritos nestas grandes competições internacionais, e o nosso glorioso clube. Portanto, a nossa ligação à Europa é fundamental. Veja Castela, que tem a maior rede europeia AVE (Alta Velocidade) e que, antes desta maldita crise colectiva, era o reino europeu com taxas de crescimento regional mais avançadas, graças à facilidade de deslocação dos adeptos a qualquer encontro marcado nas suas regiões autónomas.
4ª pergunta: Sabe qual é o prejuízo acumulado da rede AVE em Castela? Creio que uma das causas do desequilibrio dos nossos vizinhos atletas, são as dívidas resultantes da exploração deficitária das linhas AVE! E sabe que ainda não ligam Castela nem a Paris nem a Marselha, mas que têm em curso a reconversão da bitola ferroviária da rede convencional à bitola europeia. A única linha AVE viável é a Madrid-Barcelona. E nós ficaremos depois isolados do resto da liga europeia, senão copiarmos os castelhanos e reconvertermos a nossa rede convencional para a bitola europeia? Ou caso o AVE luso, fique tantos anos à espera como a auto-estrada Lisboa-Algarve? E, por fim, tem a certeza que, sem superar a actual crise, a federação castelhana vai cumprir o calendário das obras do AVE até Badajoz para 2013?
4ª resposta: Comigo, as obras são para projectar, assinar, arrancar, concluir e inaugurar! Alguém as pagará! Portugal nunca perdeu por ter "elefantes brancos". Mas perdeu muito com os atrasos no tempo do Botas! Veja quantos anos levou a construir a Ponte Salazar, a auto-estrada Lisboa-Porto, o aeroporto do Funchal? ou o porto de Leixões?
Sim, tenho a certeza que o meu melhor amigo europeu, o Zapatero Luís, vai cumprir direitinho, tudo aquilo que combinou comigo. E eu sei bem que a resposta aos adversários do euro terá que ser dada pelo conjunto dos clubes europeus, para ter efeito prático junto dos mercados globais. Eu quero defender o projecto da liga europeia, por isso é que apoiei o amigo Pá Zé Manel, mais a moeda única, mais os clubes inscritos nas grandes e dispendiosas competições (um aparte: não gostam de assistir a estes eventos?). E também quero defender com garra o nosso glorioso clube. Estive agora em Madrid com o meu maior amigo, e vi o entusiasmo da massa associativa pela ferrovia AVE e a corrida às bilheteiras! Dentro de poucos anos começará a dar lucro! Quando? Who cares?

5ª pergunta: Mas o nosso investimento vai ser CargoAVE de Madrid ao Poceirão? Ou, tal como o castelhano, é só para passageiros que não gostem de voar?
5ª resposta: O nosso 1º AVE vai ligar Lisboa a Madrid. Pronto! O troço Poceirão-Lisboa, assim como a terceira ponte rodo-ferroviária, vão ser adjudicados daqui a seis meses. Olaré! Pois os madrileños precisam de vir tomar banho à Costa da Caparica, pelo menos uma vez por semana. Além disso, vou construir os ramais Sines-Beja e Beja-Elvas, este com ligação à rede AVE, para cargas descarregadas e a carregar no nosso porto oceânico de Sines, cuja exploração está adjudicada ao porto de Singapura, com um contrato fabuloso, concebido pelos meus amigos Rui Pedro Soares e Paulo Penedos, dois génios! Vejo já o nosso glorioso clube como o entreposto principal do comércio asiático na Europa. Qual Roterdão, Hamburgo, Londres, Liverpool, Havre ou Cádiz? A minha arma secreta é também o novo aeroporto de Beja, tomem nota: será o maior hub de mercadorias aéreas na Europa. Cargas chegadas por mar ao porto de Sines, depois seguem de CargoAVE até Beja. As que têm mais pressa vão em rotas de cargueiros aéreos para toda a Europa, enquanto outras seguem directamente de Sines para Madrid pelo CargoAVE. Depois de Madrid, logo se vê! Isso é com o meu amigo Zapatero!
E garanto aos sócios, que em Setembro próximo já vão poder assistir às obras no troço Poceirão-Elvas! E preciso relembrar aos sócios: sei bem que a resposta aos adversários do euro tem que ser dada por todos os clubes europeus, a uma só voz. O mundo mudou radicalmente em duas semanas, em Maio e eu actuei logo. Cumpri o meu dever. Convoquei os corpos sociais da liga europeia para se comprometerem na defesa dos meus princípios de socialista histórico: a defesa do projecto da liga europeia. a moeda única, os clubes inscritos nas grandes competições globais, e o nosso glorioso clube.

ENTRETANTO, deu-me o sono e já não consegui ver nem ouvir as respostas integrais às seguintes questões dos pivots do Canal Chelas:
6ªpergunta: O pacote de austeridade agora implementado, obrigou-o a recuar nalgumas exigências da sua equipa? Ainda ouvi: FIZ UMA ÚNICA CEDÊNCIA AOS LARANJAS: O DESCONTO SIMBÓLICO DE 5% NOS VENCIMENTOS NOS CARGOS POLÍTICOS E NAS ADMINISTRAÇÕES DAS EMPRESAS PÚBLICAS. MAS EU ACHO QUE É UMA MEDIDA POPULISTA E IRRESPONSÁVEL. PREJUDICAR ASSIM COM MENOS 5% POR MÊS OS MEUS BOYS & GIRLS! QUE DESCARAMENTO!
7ª pergunta: Fez mais cedências ao clube dos laranjas amargas?
8ª pergunta: O seu subordinado Texera disse que as medidas vão durar o tempo necessário para o clube se livrar da ira dos credores? Ainda ouvi gritar: EU TAMBÉM! FIZ UM ACORDO COM OS LARANJAS ATÉ AO FINAL DE 2011, MAS SE FOR PRECISO MAIS SACRIFÍCIOS, NÃO HESITO. VOU CONTINUAR A CUMPRIR O MEU DEVER E A PROLONGAR OS IMPOSTOS E OS CORTES NAS DESPESAS DO ESTADO. EU NUNCA RECUO. A JUDITE É QUE QUER QUE EU DIGA QUE RECUO, MAS NÃO LHE FAÇO ESSA VONTADE!
9ªpergunta: Essa coisa do AVE com passageiros e carga nunca foi bem explicada? Vão haver quatro linhas paralelas? Ou é tudo compactado numa linha em cada sentido e fé em Deus? E os terminais de carga onde vão ser construídos e localizados? Em Madrid? No Poceirão? Em Elvas? Em Beja? NÃO OUVI A DESCULPA!
10ªpergunta: Em Maio de 2009 o governo ainda não sabia que havia uma grande quebra na cobrança das quotas? Aqui também ainda ouvi ele dizer: SIM, HOUVE UMA QUEBRA DE RECEITAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009!MAS SÓ SOUBEMOS NO FINAL DO ANO!
11ª pergunta: Se já sabia dessa forte quebra, não deveria ter antecipado estas medidas, agora impostas pela liga europeia? E aqui: SIM, MAS O MUNDO SÓ MUDOU (E DE QUE FORMA) EM TRÊS SEMANAS, QUANDO A PARTIR DE 30 DE ABRIL DE 2010, OS AGIOTAS GLOBAIS COMEÇARAM A COMPRAR TÍTULOS DA NOSSA DÍVIDA A JUROS ALTAMENTE PENALIZANTES PARA NÓS, DA ORDEM DOS 7,3%! QUANDO ESTAVAM A 5%. A SETE DE MAIO FUI A BRUZELAS E RESOLVI A QUESTÃO: TODOS POR UM ...

Com tanta algazarra, voltei a acordar ... foi um serão 50/50, meio adormecido, meio acordado, meio fictício, meio realidade!
12ª pergunta: Então acabou hoje o psico-drama do ataque ao euro?
12ª resposta: Sabe, eu é que tive a ideia de tormarmos todos uma posição conjunta contra os especuladores do euro. Eu sensibilizei os meus colegas dirigentes da liga europeia a defender o projecto deste bela liga, a moeda única, e cada um dos clubes inscritos nas competições internacionais, incluindo o nosso glorioso clube! Pronto!
MAS, ENTRETANTO A JUDITE, FARTA DE OUVIR SEMPRE A MESMA CASSETTE, INTERROMPEU-O, pela 15ª vez e SEXA replicou: Judite deixe-me explicar isto aos sócios. É muito importante: Nós não estamos em crise. Os irlandeses, os ingleses, os espanhóis, os italianos, os franceses, até os alemães é que estão à rasca. Mas graças à minha atempada intervenção, vamos superar o ataque sórdido dos especuladores globais. EU NÃO PEÇO DESCULPA A NINGUÉM POR TER CUMPRIDO O MEU DEVER. EU NÃO MINTO, VEJA SE QUEM ME TEM VINDO HÁ LARGOS MESES A ACUSAR DE MENTIRAS, NO PARLAMENTO, JÁ CONSEGUIU PROVAR ALGUMA? ISSO É QUE ERA BOM! ESSES MEUS ADVERSÁRIOS E ADVERSÁRIAS É QUE VÃO FICAR "INDIGNIFICADOS" PARA SEMPRE.
EU NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, FUI ELEITO E REELEITO POR TER MENTIDO AOS SÓCIOS. NEM EM 2005, COM AQUELA PROMESSA DOS 150 MIL NOVOS EMPREGOS, NEM a SETEMBRO DE 2009, COM AQUELA PROMESSA DE NÃO AUMENTAR IMPOSTOS DURANTE O MEU MANDATO. Mas TEM SIDO TUDO devido à grave situação da Europa, tudo se mudou em três semanas, e para salvar o projecto europeu, para salvar a moeda única, para salvar cada um dos clubes inscritos nas grandes competições globais, e para salvar o meu glorioso clube, é que tive que fazer uns ligeiros ajustes nos impostos e nas despesas públicas, mas sem cortar nos investimentos públicos - isso é que seria mal, cortar no verdadeiro, único e motor de confiança da economia europeia e nacional! DAÍ NÃO SAIO, POR QUE ESTOU CONVICTO de QUE ESTOU CERTO!
DESCULPE CARO/A LEITOR/A: aqui desliguei a TV. como já não podia ouvir mais a cassette do Zé Cassette!

MESMO FICANDO POR RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS QUE TINHA ANTECIPADO ESCLARECER:

1 - Estas medidas bastam para reduzir o défice aos valores exigidos pela Comissão Europeia? (visto que a mesma Comissão tinha, em Março passado (há dois escassos meses), elogiado o PEC, tal como Sexa. o PR elogiou o MdasF)
2 - Então o sacrifício pedido é para seis meses (até 2011), para 18 meses (até 2012), ou para 30 meses (até 2013). E APLICA, ou não, retroactivos?
3 - O Fisco pode manusear duas taxas diferentes de IVA, IRS e IRC num ano fiscal? O programa infomático está preparado? E a nova taxa entra em vigor em 1 de Junho? Para os descontos de Julho? Há tempo?
4 - Que sacrifícios vai a máquina pública fazer? São apenas os cortes nas remessas às autarquias e institutos? Não se cortam ou eliminam institutos, organismos, comissões, núcleos, e parcerias público-privadas ineficazes, inóquas, e inodoras?
5 - Não são os trabalhadores, que ainda têm emprego, os que vão pagar a maior parte da factura?
6 - E como reage ao dia negro de 18 de Maio, verificado nas bolsas europeias?
7 - Afinal o que recomenda aos sócios? Trabalhar mais e ganhar menos? Ou trabalhar menos e descontar mais?

MAS, PELOS VISTOS, HOUVE ALGUNS SÓCIOS (CADA VEZ MENOS) QUE FICARAM SATISFEITOS COM ESTAS DESCULPAS ESFARRAPADAS, QUE OS PODEM ALIMENTAR DURANTE AS SEMANAS QUE SE SEGUEM DE ROCK IN RIO, DE MUNDIAL DE FUTEBOL E DAS FÉRIAS DE VERÃO ... DEPOIS, PARA O OUTONO ... LOGO SE VÊ!!!
ASSIM, A MINHA CLASSIFICAÇÃO FINAL AO PROGRAMA REI DE AUDIÊNCIAS É A SEGUINTE:
CONFIANÇA = ZERO - ESCLARECIMENTOS = MÍNIMOS - ARROGÂNCIA 10

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]