Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
TAP ELEITA TERCEIRA MELHOR COMPANHIA DO SUL DA EUROPAHumberto Ferreira
... GOSTARIA BEM DE AFIRMAR, COM MAIOR CONVICÇÃO: nada mau ... para quem faz 65 anos (1945-2010)! Não para quem se contenta com terceiros lugares subregionais!
Trata-se, sim, de uma lista impressionante de companhias aéreas que conseguem, de uma forma ou outra, sensibilizar quase 18 milhões de passageiros durante um alargado período de 10 meses. E se mais não for serve para confirmamos como Portugal e os operadores do Turismo de Portugal são ainda pouco importantes na selecção de destinos de férias e negócios, entre as transportadoras aéreas mais apreciadas e premiadas, mesmo quando comparadas com as da Turquia ou da Grécia!
TRANSCRIÇÃO da NOTICIA
Asiana escolhida a melhor do ano TAP eleita nos prémios SkyTrax 3ª melhor companhia da Europa do Sul Presstur 24-05-2010 (02h42)- A TAP é a terceira melhor companhia da Europa do Sul nos
prémios SkyTrax, considerados no sector como os
Óscares da Aviação e que este ano foram atribuídos de acordo com as escolhas de mais de 17,9 milhões de passageiros de cem países, num
processo de avaliação que estendeu entre Julho de 2009 e Maio de 2010.A
sul coreana Asiana Airlines foi a grande vencedora da selecção, eleita a companhia aérea do ano, cotando-se à frente da Singapore Airlines, da Qatar Airways, da Cathay Pacific e da Air New Zeland.
Depois vieram a Etihad Airways, a Qantas, a Emirates, a Thai Airways e a Malaysia Airlines.
A
Lufthansa foi escolhida
a melhor companhia aérea da Europa, seguindo-se a
Swiss, também do grupo Lufthansa, e a
Turkish, que foi a vencedora na categoria Europa do Sul.
(((1º COMENTÁRIO HF - POR ISSO, OS TURISTAS ALEMÃES E INGLESES ESCOLHERAM EM 2008 E 2009A
TURQUIA COMO O SEU DESTINO PREFERIDO PARA FÉRIAS, PAUSAS E FINS DE SEMANA! Uma posição que bem poderia ser ocupada por Portugal e Espanha numa estratégia bem pensada!
ORA TOMA!
E O QUE FAZEM OS PORTUGUESES PARA COMBATER ESTA CONCORRÊNCIA? APOSTAM NA ALTA QUALIDADE E NOS MOINHOS DE VENTO! BEM FEITO! Costumamos dizer bem feito, quando alguém comete erros repetidos, depois de muito avisados!
DE FACTO, EM PORTUGAL, sempre mas em especial nesta crise,
PRECISAMOS DE TODO O TIPO DE TURISTAS, DE ALTO, MÉDIO E BAIXO PODER DE COMPRA. POIS os diferentes segmentos PODEM COHABITAR PERFEITAMENTE EM UNIDADES HOTELEIRAS E DE TURISMO RESIDENCIAL OU LOCAL, BEM DIFERENCIADAS E SINALIZADAS, E PODEM USAR VOOS (E ATÉ NAVIOS DE CRUZEIRO), HOTÉIS, RESORTS E INCOMING OPERATORS,DO NÍVEL CORRESPONDENTE e adequado AO SEU ESTATUTO.
CREIO, QUE NESTA FASE CRÍTICA DA CRISE,
NEM PODEMOS TÃO-POUCO DESPERDIÇAR TURISMO SOCIAL E TURISMO JOVEM, PARA O QUE TAMBÉM DISPOMOS DE ESTRUTURAS, PARQUES DE ALOJAMENTOS, ANIMAÇÃO E PASSATEMPOS ADEQUADOS!
MAS NÃO PODEMOS MAIS PRESCINDIR DE ATRAIR A CLASSE MÉDIA DA EUROPA DO NORTE E DO CENTRO! SÃO OS TURISTAS QUE REPRESENTAM, COMO DIZEM OS INGLESES, O NOSSO PÃO COM MANTEIGA! SÃO OS QUE PASSAM MAIS DIAS DE FÉRIAS AO LONGO DO ANO ... EM PROGRAMAS BEM ADAPTADOS AO MODELO DO NOSSO PARQUE HOTELEIRO E COMPLEMENTAR!
QUEM NÃO ADMITE ESTA VERDADE,
TEIMANDO NO UPGRADE DO NOSSO GRUPO-ALVO DE TURISTAS, E QUERENDO CONCENTRAR EXCLUSIVAMENTE A PROMOÇÃO NA "ALTA QUALIDADE MENOS", ESTÁ ENGANADO!POIS HÁ OUTROS DESTINOS QUE CAPTAM ESSE NICHO DO MARCADO, desde a CÔTE D'AZUR, as RIVIERAS ITALIANAS, as estâncias de neve da SUÍÇA, ÁUSTRIA E ITÁLIA, e os resorts nas CARAÍBAS E MÉDIO ORIENTE. Em Portugal e até em Espanha o Turismo de Luxo (6 estrelas) não passa de uma franja do mercado, que importa incentivar mas não ampliar à expressão central.
O QUE NÃO ESTÁ CERTO É PERMITIR O LICENCIAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DE CINCO ESTRELAS EM ZONAS QUE NÃO CORRESPONDAM AO PADRÃO DE LUXO, EXIGIDO POR ESSE SEGMENTO!
SOB PENA DE AMANHÃ FICARMOS, TAMBÉM, SOB SUSPEITA DOS OPERADORES MUNDIAIS DESTE SEGMENTO, de que queremos vender gato por lebre!
Aqui fica mais este aviso. - HF)))
CONTINUAÇÃO DO TEXTO DA NOTÍCIA: Depois da
Turkish e
à frente da TAP, na segunda posição do Prémio SkyTrax da Europa do Sul, que inclui, além de Portugal e Turquia, (((OS NOSSOS ETERNOS CONCORRENTES, ALGUNS DOS QUAIS BASTANTE FORTES))) COMO A ... Espanha e Itália, a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Montenegro, Republica da Macedónia, Sérvia, Chipre, Malta, Roménia e Eslovénia,
ficou a Aegean Airlines.
(((2º COMENTÁRIO DE HF - A GRÉCIA É OUTRO TRADICIONAL CONCORRENTE DO TURISMO PORTUGAL!!!
E ESTA É A SEGUNDA COMPANHIA AÉREA GREGA ... PAÍS QUE ESTÁ À FRENTE DE PORTUGAL NA CRISE DE LIQUIDEZ ... MAS QUE, SE CONTROLAR AS MANIFs E DISTÚRBIOS, PODERÁ CONSEGUIR ATRAIR, ESTE ANO,
MAIOR NÚMERO DE INGLESES E ALEMÃES. ENQUANTO NÓS, VAMOS SONHANDO COM TURISTAS DE MAIS ALTA QUALIDADE ... MAS COM BASE NA OFERTA ALARGADA DE VOOS LOW-COST PARA FARO, LISBOA, FUNCHAL, PORTO, ... sejam nas transportadoras low-cost de raíz, AS QUAIS AINDA AGORA CAUSARAM IMENSOS PROBLEMAS DE FALTA DE DEVIDA ASSISTÊNCIA AOS PASSAGEIROS RETIDOS PELA NÚVEM DE CINZAS ISLANDESA, sejam das antigas companhias de bandeira, hoje, praticamente, "downgraded"! CONFORME
FICA COMPROVADO PELOS PRÉMIOS SKYTRAX NÃO ATRIBUÍDOS às companhias lusas, com excepção da TAP! Mas entre os nossos destinos concorrentes no Turismo, houve três que se destacaram a SWISS, a TURKISH e a AEGEAN! E mais um aviso: COMPANHIA QUE NÃO TENHA OBTIDO, nesta chuva de prémios, pelo menos DOIS troféus SKYTRAX fica mal classificada!)))
CONTINUAÇÃO DO TEXTO DA NOTÍCIA:A
Finnair foi eleita a melhor companhia da Europa do Norte, à frente da
Norwegian e da SAS.
Na Europa do Norte
Lufthansa e Swiss lideraram o ranking e a
British Airways cotou-se na terceira posição.
Na América do Norte, a
Air Canadá ficou na primeira posição, à frente da Continental Airlines e da Delta Airlines; na América do Sul os prémios foram para LanChile Airlines,
a brasileira TAM e a Avianca; e na América Central e Caraíbas as vencedoras foram TACA Airlines, Copa Airlines e Caribbean Airlines.
A
South African Airlines foi eleita a melhor companhia de África, à frente da Kenya Airways e da Air Mauritius.
As outras eleitas, por regiões, foram Asiana, Singapore e Cathay na Ásia; Air New Zeland, Qantas e V Australia na região Austrália/Pacífico; Hainan Airlines, China Southern Airlines e Air China na China, Singapore, Thai e Malaysia no Sudeste Asiático; Kingfisher Airlines, Jet Airways e Srilankan Airlines na Ásia Central e Índia; e Qatar Airways, Etihad e Emirates no Médio Oriente.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu quinta-feira em Hamburgo.POR CATEGORIAS
Além dos prémios por regiões foram também entregues prémios por categorias, designadamente
melhor companhia regional (Dragonair, Silkair e Bangkok Airways),
melhor low cost (AirAsia,
Air Berlin e Virgin Blue),
melhor evolução positiva (Garuda Indonesia, Hainan Airlines e Oman Air),
melhor companhia leisure (três europeias:
Thomson Airways, TUIfly e Monarch Airlines),
melhor companhia em voos transatlânticos (mais três europeias: Virgin Atlantic, British Airways e Lufthansa) e
melhor companhia em voos sobre o Pacífico (Cathay Pacific, Singapore Airlines e Asiana Airlines).
A
aliança oneworld, liderada por British Airways, Iberia e American Airlines, foi eleita a melhor aliança de companhias aéreas,
à frente da Star Alliance, liderada por Lufthansa e United e da qual é membro a TAP (((COM HONOR!))), e da
SkyTeam, liderada por Air France e Delta.
(((3º COMENTÁRIO HF: ATENÇÃO, AQUI NÃO FORAM AS COMPANHIAS AS NOMEADAS, MAS SIM AS ALIANÇAS!)))
MELHOR SERVIÇO E ENTRETENIMENTO
Além destas categorias os prémios também distinguiram a
melhor companhia em entretenimento a bordo (Emirates, Singapore Airlines e Virgin Atlantic ... COMPANHIAS QUE OPERAM O AIRBUS A380))),
melhor tripulação de cabina INFLIGHT SERVICE(Singapore Airlines, Malaysia Airlines e Asiana Airlines) e
melhores serviços de aeroporto (Thai Airways, Asiana e ANA do Japão).
Nos
prémios de excelência de serviço, a Swiss foi a nº1 na Europa, à frente da
Austrian, ambas do grupo Lufthansa, e da
Aegean Airlines, companhia grega que está a concluir o processo de integração na Star Alliance.
Estes prémios destinam-se a distinguir as companhias que têm pessoal que vão “acima e além” em serviço aos passageiros, tanto a bordo como nos aeroportos.
As outras companhias distinguidas nesta categoria de prémios foram South African Airways, Kenya Airways e Air Mauritius, na região África; Malaysia Airlines, Asiana Airlines e Singapore Airlines, na Ásia; Air New Zeland, Qantas e V Australia, na região Austrália/Pacífico; Hainan Airlines, China Southern e China Eastern, na China; Kingfisher, Jet Airways e Srilankan Airlines, na região Ásia Central e Índia; Qatar Airways, Wataniya Airways e Ethiad, no Médio Oriente; Westjet, Virgin America e Alska Airlines, na América do Norte; Taca Airlines, Sopa Airlines e Caribbean Airlines, na região América Central e Caraíbas; e Lan Airlines, Avianca e Pluna, na América do Sul.
MELHORES SALÕES, CATERING E POLTRONAS
Além destes prémios regionais, os SkyTrax também apresentaram os vencedores por classes a bordo, lounges, catering e poltronas.
A Ethiad, a Singapore e a Qantas foram as vencedores para
a melhor primeira classe, Qatar Airways, Singapore e Ethiad ganharam na catergora
melhor classe executiva/business, Qantas, Air New Zeland e Ana do Japão, ganharam em
melhor classe económica e Malaysia, Qatar e Singapore venceram na eleição da
melhor classe turística.
Nos salões (lounges), as vencedoras foram Thai, Qantas e Qatar; no segmento
primeira classe,... e Virgin Atlantic, British Airways e Qatar, no segmento executiva (business).
Os
prémios de catering foram, na
primeira classe, para Ethiad, Cathay e Singapore, na classe business, para Qatar, Austrian e Singapore, e na classe económica as premiadas foram a Turkish Airlines, a Ethiad e Qatar.
As
poltronas de primeira classe da Ethiad foram as eleitas nesta categoria, à frente de Singapore e Emirates, na
classe business as escolhidas foram as da Singapore, da Kingfisher e da Qatar, na
classe W as vencedoras foram Qantas, Eva Air e ANA, e na
classe Y venceram a Kingfisher, a Asiana e a Qatar.
CONCLUSÃO FINAL = HF
AS COMPANHIAS EUROPEIAS
ESTÃO A PERDER PONTOS EM MUITAS FRENTES, face á concorrência asiática e até africana, TANTO NO QUE RESPEITA AO PADRÃO DO SERVIÇO a bordo, nas várias classes comuns, e em terra, como nos EQUIPAMENTOS AVANÇADOS, EM CONFORTO E ENTRETENIMENTO.
OUTRAS
GRANDES DERROTADAS FORAM OS
GRUPOS E EMPRESAS AMERICANAS, MAS A EXPLICAÇÃO É FÁCIL: A SKYTRAX É UMA INICIATIVA EUROPEIA COM INFLUÊNCIA NAS SUBREGIÕES DO MÉDIO ORIENTE, ÍNDIA, ÍNDICO-ÁSIA, AUSTRÁLIA E PACIFICO.
DE RESTO, A ÚNICA outra MENÇÃO AMERICANA DESTA EDIÇÃO DOS PRÉMIOS SKYTRAX, É SOBRE A REGIÃO AMÉRICA DO NORTE, ONDE FOI DISTINGUIDA A
AIR CANADA, seguida pela Continental e Delta!
MAS
A TAP TAMBÉM não fica MUITO BEM COLOCADA NESTA LISTA ... POIS NEM CONSEGUIU OBTER UM PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO ... NO SERVIÇO, PESSOAL e EQUIPAMENTO DE BORDO!
Por outro lado, os PRÉMIOS SKYTRAX estão a banalizar o que distingue algumas transportadoras aéreas do crescimento de marcas e do nivelamento por baixo do padrão de serviço prestado aos passageiros. A aviação deixou de se esmerar no objectivo de satisfazer os clientes, para prestar um serviço na maior parte dos casos sem diferença das transportadoras terrestres e fluviais suburbanas. Os PRÉMIOS SKYTRAX teriam maior projecção se fossem para distinguir apenas as melhores transportadoras na Europa, na América do Norte, Central e do Sul, no Médio Oriente, na Ásia, no Pacífico-Austrália, e em África. Ponto final! Mas muito acho bem os prémios conferidos às diferentes classes, equipamentos e atendimentos.
APENAS UM TERCEIRO LUGAR para a TAP sabe a pouco ... especialmente por cobrir apenas a aviação na EUROPA DO SUL ... a tal parte da EUROPA que se endivida em excesso, que não cumpre as normas do EURO, e que está na mira da Banca Mundial e dos Fundos de Investimento e de Pensões que compram dívidas soberanas, assim como das agências de rating. A Europa que, em 2010, não se livra do rótulo do risco de default. QUEM NÃO QUER SER LOBO!
Labels: AVIAÇÃO REVELA PRÉMIOS
posted by humberto salvador ferreira #
11:15 AM 