BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, July 06, 2010

 
O povo... em viagem

O povo saiu à rua para festejar a vitória do Benfica, no campeonato, e eu, apesar de ser sportinguista, não achei mal. Os portugueses, homens, mulheres, crianças e idosos, têm o direito de ficar alegres e festejar colectivamente as suas raras alegrias.

O povo saiu à rua, em Lisboa, Fátima e Porto, para ver o Papa bento XVI e eu não achei mal. As pessoas têm direito a manifestar a sua fé e a sua esperança numa vidinha melhor!

O povo foi à Covilhã, à Serra da Estrela, a Oeiras e ao Parque Eduardo VII, espreitar a selecção e eu, não achei mal. As pessoas têm direito a demonstrar o seu patriotismo e a incentivar os seus ídolos desportivos a apurar o estilo, a disciplina táctica, o querer vencer e tudo o mais que acabou por lhes faltar na África do Sul.

O povo da elite e do poder, deslocou-se à África do Sul para acompanhar e apoiar o treinador, os técnicos, dirigentes e os jogadores da selecção da FPF. E eu achei bem. As pessoas com posses têm direito a ir até ao fim do mundo encontrar a esperança que lhes falta em Portugal!

O governo, eleito pelo povo em 29 de Setembro de 2009, tem vindo a impor medidas de austeridade, umas atrás das outras, aumentando impostos, cortando prestações sociais, reduzindo os magros proveitos que a maioria dos portugueses ainda empregados consegue levar para casa ... ao fim de cada mês, insistindo que a crise não os vai fazer abdicar dos investimentos públicos megalómanos que sonharam para o País.

Portugal tem, proporcionalmente à sua população e dimensão, a mais apertada malha europeia de auto-estradas, com a mais baixa taxa de utilização.
Que diabo, temos que ter direito a qualquer inserção no Livro Guiness dos Recordes Mais Curiosos.
O SONHO DA ALTA VELOCIDADE
Por outro lado, a bitola dos caminhos de ferro portugueses é mais larga (tem 1688 mmilimetros) que a europeia (quer do TGV quer das linhas convencionais). Um factor de diferenciação dos outros europeus mais pobres de espírito.Quando até os orgulhosos espanhóis já avançaram com a reconversão para a bitola europeia (mais estreita). Mas o nosso esclarecido governo quer dar um salto e fugir para a frente, mantendo a bitola antiga na rede férrea convencional e construindo linhas mais ou menos paralelas de alta velocidade. para combóios de alta velocidade para passageiros e mercadorias. Tudo em grande. Só para Madrid estão previstos 18 combóios diários... uma espécie de navette ...ponte-ferroviária. Já fizeram as contas? Se cada composição levar seis carruagens com 100 lugares, são 10800 pessoas por dia, que esperam vir a viajar do Poceirão (ou do Pinhal Novo) para Madrid, e volta! São 3,8 milhões por ano em cada sentido. Com crise ou sem crise. Com dívida externa ou sem dívida externa. Mas com que medidas para despertar a economia? Isso é segredo!
PRIMEIRA LINHA
Vamos então analisar a primeira linha TGV Poceirão-Atocha (já contratada até à fronteira de Badajoz). Claro que o nosso MOPTC diz que os madrilenos, pelo menos de Junho a Setembro, vão deliciar-se a banhos diários na Costa de Caparica - por isso está já em estudo a extensão Poceirão-Pinhal Novo, onde vai ser construído um terminal rodoviário, com carreiras de 10 em 10 minutos para as princpais praias da Caparica até ao Meco!
Mas, em primeio lugar, o governo insinua que, assim, Portugal ficará ligado à Europa. Mas haverá TGV de Madrid para Paris?
Está planeado, sim senhor! Mas com a crise, a linha está adiada.
Portanto, quem quiser ir para Paris de comboio vai continuar a usar o Sud Express, uma "invenção" de 1887, quando abriu a linha Lisboa, Hendaye, Paris, Calais e com ligação por ferry para Dover e Londres. A que avanços tecnológicos assistimos em 123 anos? Mas menos nos caminhos de ferro europeus.
Pois é, a linha Lisboa-Paris (convencional ou de alta velocidade) não passa por Madrid, mas por Irun-Hendaya, tal como o comboio Sud-Express, que continua a operar diariamente, repito, desde 1887.
UMA QUESTÃO DE CONTAS
E pelos vistos, os nossos incansáveis ministros esquecem que, de Lisboa para Madrid, há vários operadores aéreos com múltiplos voos por dia, que demoram 50 minutos e custam entre 30 e 80 euros, consoante a gestão de yield management.
Ora cada avião transporta entre 150 e 220 passageiros. Logo, com um único avião, uma empresa low-cost poderá realizar sete voos de ida e volta por dia (entre as 07H00 e as 24H00, com um turn-around de três horas), transportando 1400 pax em casa sentido. Ou 497 mil pax/ano.
Enquanto, uma composição TGV com seis carruagens, transporta cerca de 600 pax por ida, e poderá, com um turn-around de oito horas, realizar três viagens de ida e volta por dia (das 0 horas às 24 horas), transportando 213 mil pax/ano.
Isto é, um avião pode transportar Lisboa-Madrid-Lisboa cerca de um milhão de passageiros/ano (com uma média de ocupação de 200 pax), sem investimentos adicionais em infraestruturas aeroportuárias, e apenas com três tripulações de seis/sete elementos.
E quanto custará o TGV?
Cerca de 100 euros por pessoa, anunciaram eles em 2008, com 18 comboios diários
(o que representa pelo menos nove composições operacionais), fazendo cada uma três viagens Lisboa-Madrid-Lisboa.
PROJECTO INSUSTENTÁVEL
Nem a linha vai estar pronta em 2013, nem há tráfego sustentável para o elevado investimento.
E os aviões vão continuar a ser preferidos, pelo preço mais acessível e pelo tempo do voo.
Além disso, os dados utilizados para os estudos que recomendaram o investimento no TGV estão desactualizados. Por causa das variantes impostas pela crise, que cresce desde 2007, e sobre a qual ainda não se conhece o modelo alternativo, que possa vir a garantir mais algumas décadas de fartura, aos povos europeus agregados na União Europeia. E, portanto, pelos modelos de tráfego, hábitos e capacidade de consumo, das próximas gerações europeias, endividadas à nascenmça!
CONDICIONANTES ADVERSAS
Também há quem lhe chame como esconder a "ostentação europeia" - mais praticada nos PIGS. Querem tudo, do bom e melhor, mas a crédito! Nem que para tal tenham que mentir para sustentar os seus magalómanos projectos.
Por enquanto, e com este modelo falido de desenvolvimento económico europeu, a taxas menores de 2%, não haverá nem crescimento nem desafogo para os luxos, com que o actual grupo de líderes europeus vão comprometer os nossos filhos e netos, e a nós (((gerações ultra-sacrificadas desde a II Guerra Mundial 1939-2005, além das várias crises do petróleo e de tantos outros conflitos, - desde a Cortina de Ferro às guerras do Vietname e Médio Oriente, sem esquecer os atentados de 11 de Setembro de 2001 e os que se seguiram, em Londres, Bali, Madrid, etc.))).
E as nossas e suas reformas e sistemas de saúde pública e outros benefícios sociais, vão também estar sujeitos a rupturas, por quebra demográfica irrecuperável nesta Europa de incertezas e inseguranças.
Mas o governo português insiste em proclamar que é o TGV vai salvar o País, e que vai, também, acelerar o envio das nossas exportações para a Europa.
MAR ESQUECIDO
A classe pol+itica dominante, ainda não deve ter entendido que o MAR é o nosso meio de transporte principal, mais económico, menos poluente e mais seguro, para as nossas exportações.
Mas quem abandonou a nossa Marinha Mercante?
Foram os políticos dos dois partidos que mais têm alternado o poder em Portugal nos últimos 35 anos.
De facto, nas exportações para a Europa, torna-se muito difícil usar a mesma linha férrea para passageiros e mercadorias, seja convencional ou de alta velocidade.
Por isso, já se sabe que a Linha do Norte está saturada.
As velocidades de comboios de carga e de passageiros, diferem muito e as composições de carga partem e chegam a entrepostos diferentes.
PLATAFORMA LOGÍSTICA DO POCEIRÃO
Por acaso, no Poceirão está prevista a construção de uma nova plataforma logística importante. Mas não ferroviária, pois isso exigiria outro extenso parque de estacionamento e expedição de contentores (estandardizados) por novos wagons adequados para média/alta velocidade.
Quem vai ganhar uma pipa de massa com o fornecimento do novo parque de comboios de passageiros e mercadorias, são os concorrentes da SOREFAME, que a Bombardier canadiana deixou falir … nas barbas da nossa estimada classe política!
ELEFANTES POLÍTICOS
Alto aí! Basta! É por estas e por outras, que eu crítico todas estas “trapalhadas” do nosso governo.
Desde a teimosia dos mega investimentos públicos que se tornam elefantes brancos.
Como o porto de Sines, que ainda não atingiu a velocidade de cruzeiro; o sistema de rega e de produção eléctrica do Alqueva, idem; os 10 estádios do Euro2004, quatro dos quais estão falidos e já há quem os queira desmantelar!Etc, etc.
E lembra-se quem era o ministro responsável por esse grande investimento? Um tal Sócrates, assessorado por Carlos Cruz.
Mas elefantes brancos públicos não faltam.
PROTESTAR É A VÁLVULA DE ESCAPE
Por isso, lamento que o povo não reaja a estas malandrices políticas. Que não saia à rua, como na manif da Intersindical A 30 de Maio, agora há outra a 9 de Julho.
Na última foram 300 mil a manifestar-se contra este Governo!
Mas o Sócrates ignorou esse facto e os pormenores. Políticos e pormenores continuam incompatíveis. Outros mais zangados exterioram-no no Facebook.
É triste que o nosso povo, que descobriu meio mundo, não imprima à reivindicação dos seus legítimos direitos, a exigência de uma governação justa e equilibrada, a mesma força que imprime à manifestação das suas paixões desportivas, religiosas ou políticas.
ANÁLISE SWOT NEGATIVA
Um país onde se praticam os salários mais baixos da União Europeia (com excepção dos gestores públicos e privados e de alguns titulares de cargos políticos) e onde se admite a possibilidade de taxar, até 2013, o subsídio de Natal, ou mesmo acabar com ele (e também onde já há políticos a adiantar que o subsídio de férias também é um exagero … de país subdesenvolvido…!),o que merece dos seus filhos?E o que dizer de um país que gasta rios de dinheiros públicos e que quere construir uma segunda linha ferroviária de alta velocidade; caríssimos altares provisórios; estádios de futebol vazios; rede de auto-estradas sem tráfego; o aeroporto de Beja ainda sem voos, e os da Portela, Porto e Faro com descidas de tráfego; frotas milionárias de carros topo de gama para gestores públicos e políticos que tudo exigem, incluindo continuarem a voar em classe executiva, nem que tenham de fazer um desvio, em tempo de crise; outros que exigem reformas obscenas, para quem apenas trabalha meia dúzia de anos ... num serviço público altamente remunerado, e que os distingue com altas condecorações ... mesmo quando fizeram NADA!
PORTUGAL é de facto um país pobre de espírito, de vontade, de talentos, e de saberes!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]