BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Sunday, September 26, 2010

 
COSTA VICENTINA IGNORADA DAS MARAVILHAS DA NATUREZA, É PALCO DE OPERAÇÕES ANTI-DROGA


Humberto Ferreira

A Costa Vicentina marca presença nos noticiários nacionais, não por ter sido votada uma das sete Maravilhas da Natureza, mas por frequentes apreensões de droga … É pena o motivo, mas a vigilância da costa à distância ajuda, pelo menos, a detectar movimentos estranhos de embarcações e viaturas e a fazer detenções frequentes em praias selvagens. E até dá sempre um certo alívio, saber-se destas operações bem sucedidas da GNR (unidade de controlo costeiro) contra traficantes internacionais.

Entretanto, tenho recebido algumas críticas por ter assumido por escrito o acordo pessoal à recente votação da Ria Formosa como "Maravilha da Natureza". Também li no semanário Sol, de 17 Setembro, o artigo do Mário Ramires "Dar o Douro aos bandidos". Aproveito, agora, para esclarecer duas coisas importantes:

(1) Concordei com a atribuição do título de Maravilha à Ria Formosa, porque o Douro nem sequer estava nomeado na lista da votação e, se estivesse, a bela paisagem actual, dos socalcos das quintas e vinhas do Douro, com os arruamentos, jardins e casas que se avistam do rio e das vilas, cidades, aldeias, e estradas vizinhas, não são fruto da Natureza, pois neste caso foram modeladas pelos braços do Homem.
Aliás, é uma paisagem bastante semelhante às das margens do Reno e Mosela na Alemanha, mas com a desvantagem para nós, desses vinhedos se enquadrarem junto a castelos, igrejas e palácios monumentais, de construção anterior às agradáveis "quintas das antigas abastadas famílias do Douro". E os cruzeiros no Reno e Mosela têm ainda outra vantagem: as respectivas zonas navegáveis permitem organizar cruzeiros semanais, com visitas diárias a cidades, vilas tradicionais, adegas para provas, castelos e outros monumentos durante os sete dias, numa visita incomparável ao passado e ao presente de duas surpreendentes regiões vinícolas europeias. Cuidado com a concorrência!

PORTUGAL NÃO É APENAS DOURO NEM ALGARVE
Em termos de produto e destino turístico, o Douro joga numa liga superior, aliás, reconhecida pela Unesco e que lhe confere o grau de Património da Humanidade.
Mas isso não significa minimamente que, de futuro, todas as iniciativas que se realizem para descobrir, reconhecer, e promover os valores de outras Maravilhas da Natureza ou do Património português, passem obrigatoriamente pela prévia licença ou delegação de "mérito subalterno", por parte dos responsáveis pela gestão das várias actividades do Douro, desde os produtores de vinho e os operadores turísticos aos vigilantes da Natureza.
Gostando eu muito do Algarve, e tendo raízes familiares algarvias - o meu avo paterno era da Costa da Caparica, a avó paterna de Ovar, e os avós maternos do Seixal e Algarve, enquanto os avós e pais da minha Mulher eram de Sagres - achei, pessoalmente, bem o Algarve ter sido contemplado com uma das sete "Maravilhas da Natureza".
E a Ria Formosa é, sem dúvida, uma zona fulcral positiva na conservação do eco-sistema e património natural no sul do Pais, funcionando, agora, como legítima representante das restantes "maravilhas" ignoradas pelos 650 mil votantes! E repare-se que não estou contra a votação mas, sim, contra quem não quis defender como mereciam as "Maravilhas" ignoradas! Fiquei alegre por isso e por Deus ter escrito direito ... por belas linhas ondulantes do litoral algarvio!

(2) Amigos lembram-me que a paisagem da Ria Formosa é bastante pior do que a do Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina. É verdade. Tirando alguns trechos das ilhas da Ria Formosa (fortemente fustigadas no inverno pelos temporais e por outros problemas na época balnear), e das praias que vão reconquistando a sua beleza pelo desaparecimento das barracas clandestinas, as imagens - quer ao vivo quer em fotografia ou vídeo - deixam bastante a desejar, pois vê-se muito mais lodo, detritos, abandono e desleixo da população e das autoridades, do que motivos de admiração da Natureza. Além disso, não deixam de ser praias oceânicas como tantas outras, tão belas pelo nosso litoral.
Aliás, conforme mencionei no meu artigo no Publituris, "As sete Maravilhas da Natureza mais a Costa Vicentina", também publicado a 17 de Setembro: notei alguma falta de criatividade promocional das forças vivas do Algarve, gestores e técnicos do PNLACV e empresas turísticas instaladas, na divulgação dos atributos das duas restantes "maravilhas" algarvias a concurso - o Promontório de Sagres e o Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina".
Ora, sem ovos, não se fazem omeletas! Acordassem mais cedo! Não, tão tarde e a más horas, como no dia da sentença do caso Casa Pia! Quem não sabe ser caixeiro, ...

SEGUE A NOTÍCIA DO PÚBLICO SOBRE A APREENSÃO DE DROGA NA COSTA VICENTINA:

Duas pessoas detidas na operação

Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreende duas toneladas de haxixe na praia das Furnas

Público - 25.09.2010 - 13:50

Duas pessoas foram detidas hoje na praia das Furnas, em Vila do Bispo (Faro), na sequência da apreensão de 2150 quilogramas de haxixe, informa a GNR.

Durante a operação, realizada de madrugada, foi também apreendido um barco de dois motores

Durante a operação, realizada de madrugada, foi também apreendido um barco de dois motores.

Segundo disse à Lusa o responsável das relações públicas da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), major Costa Pinto, durante a operação, realizada entre as 03h00 e as 04h00 de hoje, foram também apreendidas quatro viaturas e uma embarcação com dois motores.

Os dois detidos vão ser presentes ainda hoje a tribunal, referiu a GNR, acrescentando que as autoridades identificaram três pessoas.

Cinquenta quilogramas de uma substância por identificar, que está a ser analisada, grande quantidade de combustível e óleo e material de apoio à navegação, designadamente telemóveis, sistemas GPS e telefones por satélite, foram também apreendidos durante a operação.

(NOTA - A praia das Furnas está apenas assinalada como “selvagem”, localizada no concelho de Vila do Bispo, que integra várias praias, desde a costa Norte, na sede do concelho, às freguesias da costa meridional, de Sagres, Raposeira, Budens, Salema a Burgau. Em vez de uma foto de arquivo, teria sido preferível ao editor do jornal, ilustrar a peça com uma imagem da zona, tirada do Google, ou um mapa da Ponta Sudoeste da Europa, assinalando a localização da praia das Furnas. Hoje há bastante tecnologia mas também subsiste alguma falta de “criatividade”!)

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]