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Thursday, September 23, 2010

 
OFICIALIZADO MAIS UM PASSO PARA AS PORTAGENS NAS SCUTS

Humberto Ferreira

... Mas agora, para destabilizar o sistema (não foi o que o Mr. Steps Rabbit fez?), também vou eu vou sugerir ao Provedor do Cidadão, que se pague portagens na via rápida da Caparica ...
Se vamos pagar na Via do Infante para tomar banho nas praias algarvias, também os lisboetas e ribatejanos terão de pagar para meter os pés na água da Caparica. Aliás, os madrilenos vão pagar ainda mais, quando chegarem ao Poceirão pelo TGV em 2013...!
O melhor negócio do mundo é ser governo ... sempre a facturar sem se precisar de amealhar capital ... basta gastar o que alguns antecessores conseguiram juntar! Que Diabo, ainda há ouro do tempo do Botas!
Entretanto, até 15 de Abril de 2011, vamos todas as semanas até ao Algarve, pois a Via do Infante ainda é de borla!
Depois, segue-se um interregno a pagar portagens até 30 de Abril de 2012.
Veremos ... se não são portagens vitalícias, como as da Ponte 25 de Abril, mandada construir e paga ainda pelo Botas!
Porque será que eles (os governantes desta praia da Europa) querem sempre dourar a pílula, mentindo no DR?
Em 2011 fica, assim, oficialmente marcado o fim das SCUTS - "estradas sem custos para os utentes" - passando a haver um novo tipo de estradas: CAPAIMEST - "contra-facção de autoestradas pagas por alguns, incluindo matrículas estrangeiras", cujos automobilistas serão obrigados a comprar o chip português (maravilha tecnológica lusa) nas filas da estação de serviço mais próxima! Simplex!
E podem ficar descansados e descansadas, que, ao abrigo do Alto Plano Tecnológico Português, o Governo vai providenciar a invenção de um aparelhómetro que dê a distância correcta entre a residência ou a sede da empresa e a antiga SCUT, para dirimir eventuais conflitos sobre quem tem, ou não, direito às isenções das novas portagens. Tudo simplex!
Grande negócio: portagens em 2010 = 57 milhões de euros; em 2011 = 235 milhões; e em 2012 = 369 milhões.
O pior é que cada ano, os encargos com a "construção adiantada" pelos privados, das tais SCUTS, custa mais de 700 milhões de euros aos contribuintes lusos! Graças ao engenheiro Cravinho ... que vive em Londres à grande e à portuguesa, ... e ao engenheiro Guterres, que vive na Suíça e viaja por todos os campos de refugiados, longe da família e dos amigos do partido ... um verdadeiro sacrificado! Guardado está o bocado ... no Além, para os grandes homens públicos e especialmente para os engenheiros da política! Que praga!


SCUT: Diploma hoje publicado em Diário da República

A resolução do Conselho de Ministros que define as regras para a cobrança de portagens em todas as autoestradas sem custos para utilizador (SCUT) foi hoje publicada em Diário da República.

O diploma estabelece a universalidade no pagamento de portagens nas SCUT, mas altera a data de entrada em vigor, que inicialmente esteve prevista para 01 de agosto e apenas vai vigorar a partir de 15 de outubro nas Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata.

Nas restantes (Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve) a data definida para início de pagamento de portagens é 15 de abril de 2011.

A resolução hoje publicada cria igualmente um regime de discriminação positiva para os utilizadores locais, que vigorará de forma universal até 30 de junho de 2012.

A partir dessa data, as isenções e descontos previstos apenas vão abranger os utilizadores das regiões mais desfavorecidas (onde o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média do PIB per capita nacional).

A discriminação positiva abrange uma isenção de pagamento nas primeiras 10 utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas utilizações seguintes para as populações e empresas locais que tenham residência ou sede em concelhos onde qualquer parte do seu território diste menos de 10 quilómetros da SCUT no caso das vias do Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata.

Nas SCUT fora das áreas metropolitanas (Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve) as isenções e descontos abrangem as populações ou empresas que residam ou tenham sede nos concelhos inseridos numa NUT III em que uma qualquer parte do seu território diste menos de 20 quilómetros da via.

O presidente da Estradas de Portugal (EP), ouvido terça feira (21 de Setembro) na Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, revelou que a empresa prevê arrecadar este ano receitas de 57 milhões de euros com a cobrança de portagens em todas as concessões.

A EP espera conseguir em 2011 receitas na ordem dos 235 milhões de euros e em 2012 prevê encaixar 369 milhões com a cobrança de portagens.

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