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Thursday, October 14, 2010

 
LONDRES CONFIRMA CIVIL AVIATION AUTHORITY (caa), VISITBRITAIN E VISITENGLAND
Humberto Ferreira
Onde é que eu já vi e ouvi esta ONDA visando a eliminação de organismos oficiais? Foi em Lisboa, claro?
Mesmo assim, a Visit Britain e a Visit England também não poderiam ser fundidas? Acho que sim!
Pois "cadé" a VisitScotland, a VisitWales e a VisitNorthern Ireland?
Em França, Alemanha, Espanha e Itália, bastam a Maison de France, a DZT, a TurEspaña e o Enit, em cada uma destas super-potências turísticas. Se bem que cada região autónoma disponha, também, dos seus núcleos federais ou regionais de promoção turística, aliás, ... tal como em Portugal ... onde só existem duas regiões autónomas!
Também pensei que o "Passenger Focus" e os diversos "Passenger Councils" no Reino Unido, eram organizações privadas? Para estudar os efeitos e as propostas de mudanças e tendências dos transportes de passageiros, às escalas doméstica e internacional. Quando, afinal, são dependentes do erário da Coroa!
ATITUDE PRAGMÁTICA
Os organismos oficiais só podem existir se forem úteis para as comunidades que servem, e se cumprirem os objectivos anuais traçados nos seus respectivos planos de actividades e de receitas.
Agora, gostei da atitude inglesa do responsável da VisitBritain: em 2009, o Reino Unido recebeu 30 milhões de turistas que gastaram 16 mil milhões de libras em serviços e compras!
Sem resultados atingidos, não há nada para ninguém! E os organismos de promoção vão ter que justificar os investimentos promocionais, já feitos e a fazer nestes dois últimos anos antes dos Jogos Olímpicos de 2012. Cada ano com objectivos a cumprir e a medir.
EXPERIÊNCIAS PORTUGUESAS OFF-THE-RECORD
Enquanto cá em Portugal, gasta-se o dinheiro, conforme propostas "bem intencionadas" das agências de comunicação contratadas pelo Ministério (tipo WC da Europa), e pronto! E mesmo quando os resultados são um fracasso, ninguém é responsabilizado! A culpa também é dos empresários, que lá vão aprovando as campanhas que lhes apresentam, sob pena de perderem alguns subsídios e terem que pagar eles as contas totais da promoção no futuro!
Depois, ainda estamos sujeitos às doentias rivalidades regionais e locais, como aquela "campanha" abortada, da Capital da Cultura em Guimarães, que lançou este ano (de todos os anos com a mais longa época balnear) mostrando praias vazias no Algarve, para tentar desviar os turistas (portugueses ou de língua portuguesa, neste caso) para a Cultura em Guimarães ... em 2012!
Assim, com ideias tão mesquinhas, nunca mais chegaremos ao topo da Europa!
Os publicitários não são apenas exagerados, roçam também o medíocre com estas atitudes!
E o pessoal licenciado nas múltiplas escolas superiores de Turismo, dispersas por todo o País, ficou calado ... para não levantar mais ondas ... pois a criatividade e a ousadia são exclusivas dos mais audazes!
REVER DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS
Penso que as receitas recolhidas dos casinos pela Inspecção dos Jogos (também em baixa, devido à crise), devem ser usadas, sim, para custear obras que interessam ao Turismo (como o Terminal de Cruzeiros nos portos de Lisboa, Portimão, Funchal, Leixões e Ponta Delgada), as melhorias em alguns aeroportos (o de Beja sempre duvidei do seu factor potencial, e sobre a Base de Monte Real, devem decidir se querem, ou não, ter uma esquadra operacional de F16). Se chegarem à conclusão que o País não produz O SUFICIENTE para pagar esse "vício bélico", então podem transformar Monte Real num aeroporto internacional para servir Fátima e os pólos de Leiria, Coimbra, Mondego e Beiras. Mas onde também ainda se pode aproveitar a pista privada existente em Fátima, para se construir um pequeno aeroporto regional, com um investimento reduzido.
O dinheiro do jogo não deve ser usado para campanhas promocionais institucionais, nem para apoiar a organização de festivais, concertos e outros eventos sazonais, de natureza provinciana na sua esmagadora maioria, como até aqui.
Basta estudar o que os "outros" europeus fazem? Por exemplo, os britânicos vão apostar agora nas "PARCERIAS LOCAIS" para promover a actividade económica. Em Itália também funcionam bem os "consórcios sectoriais", herdeiros dos antigos "sindicatos de iniciativas locais" que também existiram entre nós, no dealbar da República!
DISTINGUIR PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DA DIRECTA
As nossas empresas têm que se convencer que devem contribuir com verbas para a promoção institucional do destino onde actuam, e com outras para a promoção das suas marcas e serviços (aliás como sempre fizeram).
Só eventos nacionais com projecção global (como os Jogos Olímpicos, uma Expo Mundial, uma das Capitais da Cultura Europeia, o Mundial ou o Europeu de Futebol, Vela, Golfe, etc,) é que devem ser coordenados e custeados, pelo menos a 66% pela SET e OE.
Mas também não se pode atender a todas as estranhas propostas e projectos locais, como os propósitos de construir novos terminais de cruzeiros em Setúbal, Cascais e, sei lá, em todas as ilhas açorianas! Bastam cinco portos capazes para receber cruzeiros internacionais, num país praticamente sem marinha mercante e com uma dívida externa tão grande, já é uma boa âncora! Os portugueses devem interiorizar que o País não suporta mais elefantes brancos. NÃO PODE SER!

SEGUE A NOTÍCIA EM INGLÊS QUE DEU ORIGEM A ESTE ARTIGO:


Tourism agencies survive "quango" bonfire in the UK
14 Oct 2010 - e-tid.com
VisitBritain and VisitEngland have been saved from the Government’s long-awaited ‘bonfire of the quangos’.

The Government is to scrap 192 ‘quasi-autonomous non-governmental organisations’ as part of its mission to cut the national debt and improve accountability.

However, both the tourism agencies will be retained because they perform a ‘technical function which should remain independent from Government’.

VisitEngland will see its constitution modified to increase representation of destinations on its board.

The Civil Aviation Authority also survives, because its function requires impartiality.

Passenger Focus and Passengers Council will be retained, also on the grounds of impartiality, but face substantial reform ‘to focus on core role of protecting passengers, while reducing cost to taxpayers’.

Many organisations face mergers, including the Office of Fair Trading with the Competition Commission.

Sandie Dawe, chief executive of VisitBritain, said: ‘We have a huge task ahead to deliver the Government’s ambition to generate a sustained increase in tourism as a result of the 2012 Olympic and Paralympic Games.

Last year 30m overseas tourists visited the UK, spending £16bn – making tourism the UK’s third foreign exchange earner.

‘Tourism is poised to expand faster than retail, chemicals, transport, the utilities and manufacturing. Only construction and financial and business services look more promising.’

James Berresford, chief executive of VisitEngland, added: ‘A key focus for us at this time is to work with Government and the industry to provide solutions that will ensure tourism is supported throughout the country once the Regional Development Agencies close.

‘With agreement across Government departments, we have set up a transition team to ensure key tourism functions continue at a local level and will engage the emerging Local Enterprise Partnerships as they confirm their approach to tourism.

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