BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, December 28, 2010

 
CRÓNICA MATINAL: Em que país eles vivem?
À minha volta vejo vidas adiadas e carreiras desmoronadas. Depois leio o que por aí se escreve sobre um povo que não sabe viver com o sacrifício e pergunto-me: em que país vivem os nossos colunistas?
ANTES PELO CONTRÁRIO - Blogue de Daniel Oliveira - COLUNISTA DO EXPRESSO
Texto divulgado no Expresso.pt em 28Dez2010
Em frente a mim, um amigo com uma longa carreira almoça. Percebo que não o faz há dias. Demasiado velho (((ou será NOVO?))) para se reformar, demasiado novo (((ou será ENTRADO?))) para começar de novo, vive no limiar da sobrevivência. Mantém-se bem vestido para tratar das aparências. Tenta manter aquela dignidade que sempre me mereceu admiração.
No chat, converso com um amigo emigrado. Excelente no que faz, quando chegou a Lisboa parecia que a sua carreira não encontraria grandes entraves. Até que, cansado de viver de recibos verdes mal pagos em ateliers que tratam o talento como coisa irrelevante, decidiu partir. Sem nada que o esperasse no destino. Lá se está a safar. Mas, apesar disso, quer saber como isto vai porque ainda não perdeu a esperança de voltar.
Olho em volta e vejo os meus amigos mais promissores a dar aulas em universidades estrangeiras, com condições que aqui seriam virtualmente impossíveis. Outros a trabalhar em call-centers ou a viver de biscates, com as suas vidas adiadas para sempre. Vejo os pais deles a carregarem até à velhice o fardo de garantirem a sua sobrevivência. E a dos netos, quando os filhos tiveram coragem para tanto.
(((CRUZO-ME))) Diariamente cruzo-me com a angústia de vidas impossíveis, onde tudo é contado. De trabalhadores menos qualificados aos melhores quadros que o nosso sistema de ensino produziu. Tanto desperdício de talento que perco a esperança neste país.
Isto é o que vejo. Depois leio textos de colunistas e economistas. Vivemos acima das nossas possibilidades. Habituamo-nos ao bem bom. Perdemos a ética do trabalho. Já não sabemos o que é o sacrifício. Fico agoniado e assalta-me uma dúvida: sou eu que conheço demasiados azarados ou esta gente que escreve nos jornais e fala na televisão vive num País diferente do meu?
COMENTÁRIO DE HF – Daniel Oliveira é um dos colunistas mais “beneficiados” do nosso actual sistema de comentadores e colunistas da política, economia e do sistema em que vivemos. E não lhe nego talento, apesar de raramente concordar com as suas bizarras opiniões como esta. Escreve no Expresso e tem um blogue bastante popular. Faz parte, portanto, do rol de COLUNISTAS eleitos pelo mais conceituado semanário do nosso País.
Como classifica então Daniel de Oliveira um país que “consome” e “desperdiça” por ano o dobro do que produz. Sejam os privados, em bens, produtos e serviços que vendem no mercado interno ou ao exterior, seja o Estado em impostos, taxas, sobretaxas, coimas, multas, receitas ordinárias (na Justiça, Educação, Saúde, Segurança Pública, Museus e Monumentos, Portagens, Equipamentos Públicos, Ambiente, Segurança Social, Apoios Comunitários, etc.) e receitas extraordinárias (ainda há privatizações a fazer, vendas de imóveis do Estado e dos municípios, aumentos de impostos, taxas e sobretaxas, coimas, multas e outros serviços estranhos, pagos pelos utentes nas contas da electricidade, esgotos e outros)?
Talvez: um País Porreiro, Pá?
TRINTA E SEIS ANOS PERDIDOS
Estragaram tudo. O Ensino com cursos superiores que talentosos jovens tiraram com brilho e distinção mas que não servem para NADA A não ser para trabalhadores precários em centros de mau atendimento telefónico! Nem a Função Pública os quer! Nem os meios de comunicação social têm capacidade para absorver estes brilhantes compatriotas que passam a vida nos cafés, esplanadas e bares, sustentados pelos pais que lhes fizeram a vontade, para lhes evitarem traumas previstos pelos psicólogos!
Mas também estragaram a Saúde com maternidades instaladas numa centena de concelhos para agora haver dezenas de portugueses que nascem por ano nas ambulâncias enquanto outras centenas nascem em Badajoz e Tuy.
Estragaram a Agricultura e o Planeamento Demográfico, alimentando a vida de idosos nas aldeias mais pobres da Europa, instalando escolas, juntas, postos da GNR, guardas florestais, guarda-rios, cantoneiros e fiscais, ignorando que o minifúndio tradicional só gera pobreza e individualismo egoísta e até a rivalidade doentia.
E, assim, afectaram as esperanças das gerações activas futuras com uma dívida do tamanho da pá da lendária padeira de Aljubarrota ou da espada do Afonso Henriques!
E AINDA QUEREM CONTINUAR A MAMAR NA TETA DO CONTRIBUINTE URBANO?
Contribuinte velho, doente, abandonado, com reformas de miséria, e sacrificado até à medula?
Ou do pessoal entre 45 e 65 anos, desempregado, mal preparado e pouco produtivo, sem futuro à vista, que enchem os dormitórios das cidades mal planeadas, mal urbanizadas e mal aproveitadas?
Ou dos jovens que não estudaram cursos com futuro, ou nada estudaram, preferindo associar-se em gangues que geram violência em bairros onde nem a polícia entra?
ALTERNATIVAS MAIS INTELIGENTES
O QUE DANIEL OLIVEIRA poderia fazer (COMO EU TENTO, QUASE TODOS OS DIAS) era avançar com algumas sugestões para o Governo planificar melhor e preparar, desde já, um equilibrado plano de desenvolvimento a longo prazo, que possa suscitar a aprovação de uma responsável maioria partidária, nos planos económico, tecnológico, cultural, social e financeiro, para assegurar o futuro de Portugal e dos portugueses nos próximos 30 anos.
TODOS NÃO SOMOS DEMAIS PARA, NESTA BORRASCA, LEVAR PORTUGAL A BOM PORTO!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]