BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, December 21, 2010

 
TURISCÓPIO DE 17 DEZ. 2010
Do endividamento, sacrifícios e falências

à exportação, turismo e esperança


Humberto Ferreira

Esta é a síntese do ciclo 2008-2011. Não soubemos interpretar os sinais externos, a avisar-nos da insustentabilidade da nossa governação nas últimas décadas. Chegamos à situação de ficar à mercê da especulação dos credores e da incapacidade de resistir sem orientações rígidas do núcleo duro europeu.
Prestes a findar, o ano de 2010 foi caracterizado pelo choque com que interiorizamos o descontrolo orçamental e as medidas de austeridade, gradualmente impostas por políticos desacreditados.
Situação agravada pela constatação da Constituição quase obrigar esses políticos a errar até ao Verão de 2011, sem reconfirmar o voto popular expresso em 29 Set. 2009. O ano de 2010 foi duro no crescimento do desemprego e na quebra da auto-estima. Foi mais suave no consumismo, exportações e até nas estatísticas do turismo.
Mas o pior está para vir em 2011. Já em Novembro de 2010, o primeiro mês sem operações regulares da Tui e T. Cook, o Algarve registou a maior quebra sazonal de sempre, com uma ocupação de 24,4%.

O balanço geral da economia nacional em 2010, apenas foi compensado pelo aumento das exportações em drawback (automóveis e tecnologia) e de vinhos, cortiça e materiais que evitaram o descalabro.
Quanto ao ciclo da constatação do grave e elevado endividamento externo, foi ainda caracterizado pelo crescente desemprego, emigração e desorientação de gestores e trabalhadores. Resta-nos uma única esperança: que o ataque à crise seja, finalmente, bem reestruturado, cumprido e orientado.
Não se mexe em equipa vencedora, mas muda-se sempre uma equipa perdedora. E quanto mais cedo melhor.

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO – Precisamos com urgência de uma estratégia nacional com as linhas de acesso e aproveitamento viável aos nossos vários trunfos.
Voltar ao Mar e às múltiplas e lucrativas variantes da Agricultura, Floresta e Indústria (mais adaptada, pois o exemplo da falência da Quimonda foi cruel). Fomentar as Minas, a gestão de Obras Públicas no exterior, os Transportes Internacionais, as indústrias da Ciência, Saúde-Bem Estar, Cultura, Espectáculo (com artistas nossos de projecção internacional como no desporto), Ambiente, Ensino, Desporto e Hospitalidade.
Com um governo que garanta proteger e baixar os custos operacionais das empresas produtoras de bens e serviços para exportar, sejam de dimensão micro, pequena, média ou grande. Portanto sem aumentar em 2011, 2012 e 2013, os custos da energia eléctrica, dos combustíveis, da água, dos transportes, dos encargos às empresas e trabalhadores.
Sem um trinómio unido entre empresários-trabalhadores-políticos (por esta ordem e sem supremacia política), não levamos a carta a Garcia.
E nesta abrangente sugestão estratégica, devem ainda os partidos apostar na dignificação e formação profissional, apurando a potencialidade das Novas Oportunidades e adaptando o Ensino ao futuro da economia, cultura e qualidade de vida. Como? Criando e comemorando Dias Nacionais das principais profissões técnicas e artísticas. Pois, precisamos de superar novos desafios, motivando iniciativas e propostas que surpreendam os consumidores externos e internos, individuais e colectivos.

QUADRO DE HONRA TURÍSTICO – Entre os PROGRAMAS DE TURISMO que impressionaram os mercados, destaco: PORTUGAL SENSACIONAL (2º ano) da Abreu – boa ideia para o turismo doméstico e receptivo; NÃO PERCA O SONO A PLANEAR AS SUAS VIAGENS. A TA TURISMO TRATA DE TUDO – proposta original no arranque da "ingénua" directiva Bolkestein, que liberaliza os serviços na Europa… sem “deslealdade, irregularidades ou fraudes”; PORTO MAIS BONITO – promoção do Porto e Gaia, cidades abraçadas pelo Douro, onde com segurança há mais turismo e novas oportunidades para compensar a Red Bull Air Race. E as capitais gémeas do vinho do Porto, querem atrair mais congressos internacionais e cruzeiros a Leixões; ALENTEJO – TEMPO PARA SER FELIZ – a nossa maior região renova a sua aposta em três trunfos: Agricultura, Mar e Turismo. Além dos excelentes vinhos, cavalos, artesanato, monumentos e turismo náutico no Alqueva e Litoral, assim como no sugestivo programa ALENTEJO RESERVA DARK SKY (em português: ALENTEJO – O MAIS BELO CÉU ESTRELADO) – seis municípios do Alqueva – Barrancos, Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Moura e Mourão – visam criar “uma nova vida ao cair da noite” com a amenidade do grande lago.
Quanto a mim, falta ainda, por exemplo, um grande roteiro religioso: a ROTA MARIANA por Braga, Viana, Fátima, Lisboa, Vila Viçosa, etc. Agora que o Turismo Religioso está prestes a entrar no PENT 2011-2013.

Teremos que gerir com eficácia O MELHOR DE PORTUGAL, aproveitando os recursos de cada região e zona. Para isso, cabe à sociedade civil apurar e promover as "âncoras" de cada município turístico, formalizando os clusters associados ao turismo, para que regiões e zonas colaborem entre si através de uma renovada plataforma público-privada de promoção profissional. Em vez de se incentivar as rivalidades Interior-Litoral ou Norte-Sul, recomendo a organização de uma grelha alargada de roteiros capazes de atrair mais e melhores turistas, e projectando a originalidade do nosso meio rural e costeiro, das planícies e serras, cidades, vilas e aldeias. Por exemplo: criando as CAPITAIS da joalharia e filigrana; cristal e porcelana; azulejos e loiças típicas; mármore e pedras ornamentais; moda urbana e desportiva (enfoque na Slimwear para alta competição); calçado e peles; cortiça e enoturismo; termas e spas; Maravilhas da Natureza; Desportos de competição e de bem-estar; pecuária (do gado cavalar, bovino, taurino, e ovino, ao caprino); artes plásticas e antiguidades; móveis e tapetes, etc. Afinal,temos que optimizar o binómio Turismo-Produção Local.

ESTIMULAR PRÉMIOS INTERNACIONAIS – Depois das excelentes experiências dos WORLD TRAVEL AWARDS conquistados por destinos e empresas turísticas, um louvor para o 1º Emmy para Portugal. A novela Meu Amor ganhou em Nova Iorque o troféu da Melhor Telenovela Internacional em 2010. Produtos com rótulo Emmy passam a ser boas fontes de exportação. Também os acessórios de cortiça da Pelcor, de S. Brás de Alportel, marcaram ao oferecer peças inovadoras aos líderes da Cimeira Nato 2010 em Lisboa. Aliás, Sandra Correia, a criadora da NovaCortiça aplicada à moda, sempre que vêm a Portugal líderes nas artes, política ou negócios, surge com brindes geradores de exportações. Sem esquecer que Paula Rego foi em 2010 ordenada, pela Rainha Isabel II, Dama do Império Britânico, em reconhecimento da sua notável carreira.
Resta-me desejar que o Ano Turístico de 2011 seja mais suave do que as notícias negativas nos apontam, e apresentar votos de um Natal com Saúde e um Ano Novo com muita Esperança à equipa Workmedia, aos leitores do Publituris, e a toda a comunidade do Turismo em Portugal!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]