Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
CostaVicentina ... nem a Chuva Afasta Lutas Politicas ...Humberto Ferreira
Olha que dois edis! De Vila do Bispo. Um do PS. Outro do PSD. Este com a folha de serviço mais longa, onde consta até a desistência das Bandeiras Azuis nas praias da Costa Vicentina até 2009, por ter discordado de uma análise positiva num areal da zona.
Isto num concelho que vive do Mar e que devia ainda atribuir ao Mar mais atenção para retirar mais rendimento.
Olha que dois partidos! Tão semelhantes no que toca ao encerramento de serviços públicos, escolas, maternidades, hospitais, urgências médicas, postos da GNR e da PSP, capitanias e delegações marítimas, até em repartições do Fisco!
E que também aplaudem tanto o aumento dos custos de produção de todas as actividades económicas, assim como em dificultar a vida a quem procura produzir e ganhar a vida fora do aparelho do Estado soberano mas arruinado!
Exactamente pelas políticas seguidas pelos dois partidos, desde os tempos de Soares e Cavaco, até aos de Santana Lopes e Sócrates. É sempre tudo aos pares!
PAÍS NA RESERVA DA PRODUÇÃO OU NA DITADURA VERDEAgora 65% do território de Vila do Bispo estar dependente das proibições sistemáticas do Instituto Nacional de Conservação (ou Mumificação?) da Natureza, é OBRA!
Até aqui foi também a MARINHA uma grande desmotivadora do empreendedorismo na Costa Vicentina, por causa da desactivada Estação Rádio Naval de Sagres, agora reduzida a umas tantas antenas e a um quartel abandonado! A fartura dá muitas vezes em fome, quando é de natureza corporativa.
Com o
novo Plano de Ordenamento da Costa Vicentina, fica abrangida ainda mais a faixa marítima ... com umas vastas milhas quadradas em que se proíbe tudo ... MENOS FAZER XIXI E DEITAR O LIXO PARA O MAR ... pois deixaram de haver cabos de mar e guardas fiscais!
ALIÁS, este processo é muito semelhante ao verificado em 2009 com a aprovação do recente
Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Arrábida, cuja direcção passou também a "comandar" toda a actividade marítima, incluindo a pesca profissional e lúdica, a prática de desportos náuticos, as actividades de turismo marítimo, as praias, enfim a VERDADEIRA DITADURA VERDE, comandado pelo secretário de Estado Humberto Rosa - a eminência parda ara os fundamentalistas ambientais do PS!
CASTIGAR QUEM TRABALHAAgora, é tudo controlado electronicamente, com o comando da unidade GNR de Vigilância Marítima em Beja e as Torres Electrónicas em Aljezur! Isto é que é alta tecnologia!
Talvez dê bem para alertar as acções de contrabando, com lanchas velozes que chegam de Marrocos e chamam logo a atenção das câmaras e da central.
Pois chamam a corveta, o submarino novo, a Força Aérea e, por fim, chega a GNR para capturar mais umas toneladas de droga, tabaco ou especiarias. Para "alegrar" os tele-jornais e as edições dos tablóides.
Ou então dá sempre
para fiscalizar as traineiras da pesca artesanal, avisando as lanchas de fiscalização da GNR, que uma das embarcações lá pescou mais robalo do que o permitido por Bruxelas e os pescadores são assim multados e o pescado confiscado. É assim, aliás, que este Estado alimenta as organizações de solidariedade! Quanto mais multas e peixe confiscado melhor!
A Marinha e a FAP só entram nas grandes operações de perseguição de piratas ao largo da Somália, ou em buscas e salvamentos na nossa zona económica exclusiva ... mas pouco!Já não temos praticamente Marinha Mercante nem de Pesca. Só temos submarinos novos, fragatas Meko, e mais iates e lanchas rápidas, algumas bem luxuosas!
Ao que isto chegou ... querem à força transformar as acções de protecção e vigilância do Estado, da Natureza, e dos contribuintes, em simples manobras electrónicas!
Não importa o custo dos investimentos e as polémicas dos concurso públicos que envolvem essas negociatas.
COMO DE PERDE DINHEIRO COM O PESCADOSÓ NÃO SABIA QUE A DOCAPESCA também é comandada do Largo do Rato, via delegações distritais e concelhias, uma vez que acata ordens para mudar funcionários da lota da praia da Salema para Sagres. Decisão genial!
A Docapesca atravessa uma crise, desde que o ex-edil João Soares acabou com as Lotas de Pedrouços e da Ribeira, em Lisboa, mudando-as para o MARL em Loures - de onde nem se vê o Mar! Foi no seguimento da falhada candidatura de Portugal à organização das regatas da Taça América.
Quando os políticos se metem nas empresas ... elas passam a dar sempre prejuízo.
O peixe cada vez mais caro ao consumidor e mais barato para o pescador. Os intermediários é que ganham o quinhão maior.
Bruxelas a cortar mais nas cotas atribuídas a Portugal e a aumentar as de Espanha, porque tem uma frota maior e mais organizada?
Enquanto Portugal tem poucos armadores e a Docapesca tem mais "Boys" do Largo do Rato como administradores e directores, pois então!A empresa precisa de mais capital mas o capital agora, como sabemos, está curto!
Os privados só avançam quando o governo lhes garantir um negócio viável! Mais taxas sobre o pescado, mais peixe pescado, mais fiscalização da Asae ao pescado vindo diariamente de Espanha, etc, etc. Até lá o Zé (povinho) que pague mais e cale-se!
Senão vem de lá o atento general arvorado SS, e desata ao ataque "a malhar na DIREITA"! Que grande exemplo de democrata!
QUE DESGOSTOQuanto mais portugueses desvinculados do Estado e desempregados dos privados melhor! Pois quanto mais empresas falidas, mais o Estado manda! E os "serventes" fazem a cruzinha no boletim, onde os mandões lhe dizem, pois que sem essa cruzinha eles ficam sem quaisquer esmolas do Estado Social instalado em Portugal graças ao poder que lhes é conferido pelos eleitores. Esta, confesso, não me saiu bem. É uma espécie de pescadinha de rabo na boca, mas é verdade. Quanto mais pobre o eleitor for, mais atende às ordens dos caciques. E os políticos no poder satisfazem, assim, o seu ego e prolongam as suas mordomias e bem estar!
O quer havemos de fazer, então, a estes políticos de meia- tigela que nos saíram na rifa?
BARBAS DE MOLHO!Aos políticos do PSD, afastados do arco do poder desde Março de 2005, aconselho que ponham as barbas de molho e mandem calar já o Steps Rabbit.
Com que então ele, quando chegar a PM vai fechar todas as empresa públicas que têm dado prejuízo?
Ele tem mas é que ir já tirar um curso das Novas Oportunidades, mas na Academia Alemã. Não em Massamá (aliás, freguesia socialista) nem em Sintra (autarquia social-democrata em fim de ciclo).
Olhe que as empresas públicas fazem falta em qualquer país europeu. Sejam de transportes, televisão, saúde, ensino, saneamento, protecção ambiental. etc.
Devem é ser melhor geridas por profissionais competentes e habilitados, e não por políticos de meia-tigela sedentos de poder!
E algumas destas empresas dão prejuízo, exactamente, por que são PÚBLICAS. Isto é funcionam para servir o público!
O que vai o Steps Rabbit fazer quando encerrar as rodoviárias e as ferroviárias que aceitam os passes sociais? Vai ele e o Tio Ângelo abrir novas empresas? Para substituir as encerradas! Ou vai antes obrigar o Estado a pagar as indemnizações compensatórias na hora? Mas onde é que o Estado tem dinheiro? Naqueles prestamistas que se fartam de reabrir agora as antigas lojas de penhores?
As compensações às empresas públicas bem estão previstas em Diário da República, mas não são cumpridas nos prazos estipulados nem nos valores calculados? Ao Estado tudo se perdoa. Aos cidadãos de tudo se desconfia!
Ora o Steps Rabbit que vá, antes, mas é aprender para Primeiro Ministro! E deixar de dizer tantas asneiras!
E que se deixe de perder tantas horas no barbeiro e ginásio de Massamá! Os portugueses estão fartos de políticos vaidosos! Do Sócrates ao Steps Rabbit há pouca diferença! Há quantos anos o partido da Lapa não consegue eleger um líder capaz? Desde o tempo em que Cavaco Silva foi PM? Até 1995! Bolas! Já não é azar mas falta de massa cinzenta para aquelas banda.
MOEDA ÚNICA SEM HARMONIZAÇÃO FISCAL NEM POLÍTICA ECONÓMICA COMUMOs portugueses queixam-se da Europa com alguma razão. Só agora, com esta ataque internacional ao EURO, é que os líderes europeus estão a ver que têm que mudar de estratégia. Uma moeda única exige harmonização fiscal, políticas económicas comuns, e crescimento sustentado da competitividade e produtividade comuns, mais a promoção equitativa dos recursos e especializações de cada Estado-Membro. Como foi feito nos Estado Unidos vai para oitenta anos!
SOBRE os portuguese acrescento para concluir:
QUEM NÃO SOUBE GOVERNAR O PAÍS DURANTE 36 ANOS,
COM O QUE OS PORTUGUESES CONSEGUIRAM TRABALHAR, PRODUZIR E AMEALHAR,
preferindo antes endividar e castigar as futuras gerações (até lá para 2050),
SERÃO OS RESPONSÁVEIS HISTÓRICOS PELA tendencial SUPREMACIA ALEMÃ,
NA ANUNCIADA
GOVERNAÇÃO DA EUROPA ECONÓMICA!E A GRÉCIA (entre os piores alunos da Academia de Bruxelas) CAMINHA JÁ PARA SE TRANSFORMAR NO
PRIMEIRO PROTECTORADO DA NOVA EUROPA.
SEGUE-SE A IRLANDA, PORTUGAL, ESPANHA, mas já há outros países, ainda disfarçados, em lista de espera inclinada ... a BÉLGICA, A ITÁLIA, MAIS OS PAÍSES DE LESTE, como a HUNGRIA, ROMÉNIA, ESLOVÁQUIA, LETÓNIA, etc.
Custa-me escrever estas verdades, mas em dia de chuva, DÁ NISTO DE DESABAFAR sobre a porcaria da política portuguesa contemporânea! Onde não aparece um político nem UM partido capaz! OS FANTASMAS DAS MOÇÕES DE CENSURA AMEAÇADOS PELO PCP E PELO BE, mostram bem ao nível a que a Política chegou na ponta ocidental da Europa!
Estamos condenados à mediocridade da Tia Ângela, do cinzento Nicolas, do cansado Barroso e de tantos outros que se pavoneiam pelas capitais do artificialismo global!
E OLHA QUE A VIDA EM SAGRES, assim, ESTÁ MESMO NEGRA!
Labels: EUROPA NA ENCRUZILHADA DE SAGRES
posted by humberto salvador ferreira #
3:22 AM 