BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Thursday, March 03, 2011

 
Portugal Ignora Paquete Funchal Reclassifcado ...

Humberto Ferreira
O armador é grego. Porque não houve nenhum empresário ou industrial português com coragem de comprar o Funchal em hasta pública em 1980, e pô-lo a navegar em cruzeiros desde então.
Este armador grego constituiu a sua empresa em Lisboa e tem hoje cinco navios na frota, todos com bandeira portuguesa (Funchal, Athina, Princess Danae, Princess Daphne e Arion).
Contrata, na maioria, comandantes, oficiais e tripulantes portugueses.
Tem os únicos paquetes portugueses a navegar pelos portos mundiais, da Austrália ao Canadá.
Em 2011 entraram em vigor novas regras de Convenção Solas para melhorar a segurança dos navios, evitar naufrágios e derrames de combustível nos oceanos.
Todos os navios modernos têm agora casco duplo, enquanto os antigos têm que se reconverter.
George Potamianos decidiu investir cerca de 15 milhões de euros para continuar a operar o "Funchal" (construído em 1961).
Assim, o Funchal ficou em fabrico, em Lisboa - em estaleiro portugueses (Naval Rocha e Alfeite)- desde o final da época passada, no Outono quando cumpriu o seu programa de cruzeiros.
Quando terminar esta reconversão, em Junho, realizará um mini-cruzeiro para o mercado nacional, partindo em seguida para mais uma época na Austrália.
INCRÍVEL
Pois bem (ou, antes, pois mal), não houve ainda NENHUM GOVERNO ou ENTIDADE OFICIAL, que se lembrasse de homenagear este armador.
Quem, no logotipo da Classic Internacional Cruises, até desenhou a Torre de Belém e uma caravela com a Cruz de Cristo! Visível nas chaminés da frota.
E é o único armador que o Sindicato do Pessoal da Marinha Mercante homenageou com o título de sócio-honorário.
Mas, pior! Também, não houve nenhuma associação ligada ao Mar ou ao Turismo, nem comissão de Prémios, que se lembrasse, até agora, de homenagear este armador!
Pior, ainda! Não houve Órgãos de Comunicação Social, nem associações de jornalistas, que se lembrassem de DAR NOTÍCIAS sobre esta grande reconversão do FUNCHAL em Lisboa, excepto o portal da Infocruzeiros.
AFINAL, foi preciso um portal internacional de cruzeiros, para que o FUNCHAL na doca-seca em Lisboa FOSSE MATÉRIA PARA NOTÍCIA INTERNACIONAL, COM FOTOS!
Estou desolado!
Ainda haverá alguém que vá a tempo de remediar esta nódoa lusa?
É que, em 16 de Maio de 2011, comemora-se na Sociedade de Geografia de Lisboa, o 1º Centenário do Turismo oficial em Portugal. E um dos "eventos" previstos no programa oficial é uma visita a um navio de cruzeiros, dado o importante papel das excursões organizadas para os passageiros dos paquetes estrangeiros, que escalam os portos de Lisboa e Funchal desde os tempos da República!
Mas ninguém das altas esferas do Turismo se lembrou do FUNCHAL ... É verdade que está no estaleiro ... mas é visitável e vai, em breve, continuar a flutuar e a içar a bandeira portuguesa pelas principais rotas marítimas mundiais.
Segue a notícia de 28 de fevereiro, em inglês, sobre a entrada do Funchal em doca-seca em Lisboa.
===========================

Cruise News


* 3/3/11 - Grenada Planning More Berthing Space
* 3/2/11 - Construction of American Cruise Lines’ Mississippi Sternwheeler Ahead of Schedule
* 3/2/11 - Hurtigruten Posts Preliminary Results
* 3/2/11 - Holland America Launches Stateroom Direct Service
* 3/2/11 - Los Angeles 'Plugs In' Three Different Cruise Lines to Shore-Side Electrical Power
* 3/2/11 - Norwegian Pearl to Set Sail from New York for the First Time
* 3/2/11 - San Francisco’s Pier 80 Welcomes Freighter Carrying America’s Cup Winning Trimaran
* 3/2/11 - SeaDream Announces Machu Picchu Tours
* 3/2/11 - Celebrity Cruises 3-D Street Art at New York Stock Exchange (photos)
* 3/2/11 - Puerto Rico Spending Heavily on Infrastructure
*

* 3/2/11 - Winter 2012/2013: Oosterdam to Australia
* 3/1/11 - Solstice to Australia for Winter 2012/2013
* 3/1/11 - Norwegian Upping Cruise Fares on April 1
* 3/1/11 - Silversea Enhances Group Sales Program
* 3/1/11 - San Diego City Council Approves Funding Plan for North Embarcadero Project
* 3/1/11 - Second Pier Discussions Ongoing for St. Kitts and Nevis
* 3/1/11 - MSC Menus Feature Top Quality Ethnic Foods
* 3/1/11 - Royal Caribbean Debuts Latest ‘Musical’ on the Phone Lines
* 3/1/11 - Carnival Announces Winning Couple for Cooper River Bridge Run 2011 Wedding
* 2/28/11 - Royal Caribbean Schedules Trial Call for Allure in St. Kitts
* 2/28/11 - Funchal Drydocking in Lisbon
* 2/28/11 - Columbus to Leave Hapag-Lloyd Fleet
* Archives: Costa Carla A
* 2/25/11 - Norwegian Drops Mazatlan Calls
* 2/25/11 - Celebrity Expands Premium Culinary Offerings
* 2/25/11 - Mario Martini Appointed to New Position at Costa
* 2/25/11 - Brian MacDonald Remembered
* 2/25/11 - STX Europe 4Q 2010 - Strong Improvement
* 2/25/11 - Abercrombie & Kent to Resume Operations in Egypt
* 2/24/11 - MSC Offers Carnival in Venice

2/28/11 - Funchal Drydocking in Lisbon

Funchal in drydock. Photos: Rui Minas Agostinho
The Funchal is undergoing a 20-day drydocking at NavalRocha in Lisbon, according to Sergio Rodrigues, commercial director for the yard.

“We will handle the tail shaft removal and work on steel renewal,” said Rodrigues. “The work is straightforward, it is typical steel and mechanical work.”

Funchal in drydock. Photo: Rui Minas AgostinhoThe biggest challenge, according to Rodrigues, is the age of the vessel, which can lead to unexpected work. Fortunately, the 1961-built vessel had been tied up since the start of the year, giving the yard to time to evaluate the job, which required 100 workers.

“A second drydocking will take place at the start of the summer, where we will fit back the tail shafts and propellers and conclude the class renewal as well as a complete hull treatment in order to have a great arrival in Australia.”

The refit was estimated by operator Classic International Cruises at 5 million euro.

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]