BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Thursday, March 24, 2011

 
QUARTA-FEIRA NEGRA
PRIMEIROS EFEITOS DA NÚVEM NUCLEAR JAPONESA EM PORTUGAL?
Uma análise sobre as CRISES portuguesas:
de ordem financeira, económica, política e institucional


Humberto Ferreira

A 23 de Março de 2011, uma quarta-feira de sol, a nuvem nuclear japonesa portadora dos gases libertados da central de Fukushima, despenha-se em Lisboa, na encosta da Estrela-São Bento, causando as primeiras vítimas europeias das terríveis catástrofes que assolaram há dias o Japão: um sismo de magnitude 9, um tsunami violento, e vários acidentes em algumas das suas centrais nucleares.
Curiosamente, as vítimas mais atingidas em Lisboa foram os políticos de turno, no mais frequentado convento beneditino da capital portuguesa.
Após largas horas de luta oral, contra sucessivos os azares do subdesenvolvimento ibérico, os capatazes das cinco equipas em contenda retiraram o tapete ao socialista-mor, um destemido conquistador equiparado a Afonso de Guimarães, mesmo sabendo (eles os capatazes) que os avaliadores estrangeiros e os agiotas internacionais não brincam em serviço.
Diz-se que toda a crise traz janelas de oportunidade proporcionadas pela ruptura com os métodos de qualquer gerência desmascarada e pela lufada de ar fresco, trazida na bagagem da nova gerência, ansiosa de mostrar as suas capacidades alternativas. Mas ontem não se vislumbrou, durante toda a tarde nem pela noite dentro, um lance de génio que possa resolver o estado de insegurança crónica, em que 10 milhões de portugueses ficaram depois da chegada da nuvem.
QUEM NÃO QUER SER LOBO!
Os social-liberais da combativa ala socrática estão irredutíveis no combate à endemia … que deflagrou sobre Lisboa. Querem mais empréstimos externos para meios complementares de diagnóstico, mais carros patrulhas paras as forças de segurança em alerta à posteriori, mais aviões para transporte de tropas e deslocados de missões humanitárias, assim como a renovação da frota de falcons da FAP Air, tudo sem olhar a despesas.
Quem vier atrás, que pague a dívida. E querem continuar a viver bem e á portuguesa, sem abdicar dos comboios de alta velocidade, de empresas públicas altamente deficitárias e endividadas, nem de empregos artificiais para os boys & girls do refúgio do Rato. É o Portugal cor-de-rosa no seu pior!
QUEM VAI DE TER DE REPETIR O PEDIDO DE DESCULPAS AO POVO?
Os laranjas, por seu lado, começaram por esconder o jogo, pois, todos sabem, que não têm outro remédio senão aceitar, amanhã, as condições já impostas pela Tia Angela ao mordomo do refúgio do tal Rato, ainda em funções provisórias.
Desempregados há seis anos, os laranjas estão endividados até às orelhas, a parte do corpo que as equimoses nucleares começam sempre por atacar.
Ora a inteligência nunca foi muito pródiga com a burguesia acomodada ao luxo dos encontros de Davos, Bloomberg e Emirados. Mais a mais quando estes burgueses estão ávidos de mordomias, viagens e salamaqueques!
Na manhã seguinte, a caminho de Bruxelas, o quinto barão da Lapa lá se descuidou. Com efeito, a Quinta da Lapa tem tido uma alta rotatividade de caseiros, depois da saída do José Manuel para comandar a legião europeia. Seguiu-se-lhe D.Pedro Bynight, o Nóia do Surf, e a Dona Manuela das Cobranças.
Mas voltando à forma mais humana de pagar a dívida, o barão lá avançou com uma ideia peregrina: “com ele, reformados e pensionistas podem ficar descansados, que não lhes corta o estipêndio. Prefere aumentar o terrível IVA sobre o consumo.
Portanto, todas as reformas milionárias, vencidas com poucos anos de descontos, ficam assim garantidas, justiça PSD.
O comércio, a indústria, os serviços que se lixem. Um quarto da facturação é absorvido à partida, pelo glutão da fazenda pública.
E o comércio raiano que se mude, de armas e bagagens, para o litoral.
Só por esta medida, recomendo, desde já, a Belém que o distinga ao Barão, com a Ordem do Infante, se possível já no próximo 10 de Junho!
Isto é que é inteligência! Transferir todo o comércio e indústria raiana para o litoral, por não poderem mais competir com o comércio, indústria e agricultura raianos. Só que transferir a agricultura da raia para o litoral, só se o autor da jangada de Pedra estivesse vivo!
OS RADICAIS TEIMOSOS
Os bloquistas não há maneira de passarem na cadeira de Economia e Finanças, ministrada por um tal famoso catedrático Franceslouca (dois em um). Dos seus textos e intervenções continua a ressaltar uma total desactualização e falta de conhecimentos sobre os vigentes sistemas bancários, financeiros, bolsistas, económicos (na era do comércio livre e concorrência aberta, reforçada até no direito comunitário de estabelecimento de serviços – ao abrigo da “abençoada” directiva Bolkestein), nem sobre os efeitos dos tratados multilaterais e obrigações externas e internas dos Estados, assim como uma total ignorância dos compromissos anteriores assumidos por Portugal nestas áreas, mas que os governos seguintes são forçados a cumprir, ou então a renunciar, se forem da brigada do Chavez!
Como pode alguém no seu juízo, imaginar um país europeu governado por uma seita tão radical, no século XXI?
Pouco há a fazer, enquanto os generais do bloco não compreenderem que produtividade, concorrência, gestão racional e lucros são, por um lado, indispensáveis para o crescimento de qualquer Estado, empresa, ou família, e por outro lado são incompatíveis com a gestão megalómana das empresas e serviços públicos, nem enquanto for o binómio Estado-Governo a dominar e asfixiar a sociedade civil, como eles desavergonhadamente advogam.
Peço pouca coisa aos bloquistas: apenas a lista das empresas e serviços públicos bem geridos e com balanços positivos?
Por outras palavras: quais são as empresas públicas que aplicam bem as dotações atribuídas do erário público?
Pois é, a maior parte vai tudo pela água abaixo! E quem paga? São os contribuintes! Sim, são os trabalhadores empregados, comerciantes, industriais e agricultores, quer tenham lucro ou prejuízo nas suas contas. Ou seja, os que trabalham e arriscam, sustentam os protestantes profissionais, que passam a vida a discutir e trocar ameaças e insultos nas mil e uma reuniões e debates, com que a TV pública se entretém a fingir que esclarece e diverte o povo! Não será isto, a verdadeira exploração de muita gente ordeira, por alguns manipuladores da opinião pública?
Enquanto for assim, não poderá haver futuro neste jardim à beira Atlântico plantado. Pois, para se poder pagar salários e subsídios razoáveis aos soldados, camponeses, pescadores e desempregados (um modelo já obsoleto mas sempre na boca dos bloquistas), é preciso, primeiro, alguém ganhar dinheiro e, ter lucro razoável para dividir com os que trabalham! É bastante simples, mas Franceslouca, apesar dos seus múltiplos e altos prémios académicos, não entende!
A UNIÃO SOVIÉTICA REINOU 69 ANOS (1922-1991)
Os comunistas, bem, estes pararam no tempo da URSS e desistiram de qualquer evolução posterior. Continuam a insistir que os ricos paguem a crise, as contas faraónicas e fraudelentas do SNS, os prejuízos dos transportes públicos, os desperdícios na Educação e Justiça, e o défice crónico do tal Estado soberano mas pouco, por ter ficado endividado até à quinta geração.
Curiosamente, estes "combatentes" já não têm acesso a fundos do que resta da Liga Internacional. As cooperativas agrícolas e empresas de vários ramos, que montaram depois do 25/4, já faliram. não há um único projecto de Estado Comunista, de que se possam orgulhar, por ter contribuído para a salvaguarda da liberdade das pessoas e dos direitos humanos. Bem pelo contrário!
Por isso, eles sonham em retirar o que resta das empresas viáveis. Das que sobrevivem com imensas dificuldades, impostas pela União Europeia também sedenta de criar taxas e sobretaxas sobre tudo em que os privados consigam converter do risco em lucro. O lucro continua a ser um acto criminoso para esta espécie de militantes em extinção!
Por isso, eles sonham em alcançar a gestão do dinheiro alheio, para garantir os seus luxos predilectos: organizar manifestações, festas, feiras, desfiles militares, e protestos! É incrível como ainda há jovens que acreditam nesta fantasia!Quantos anos mais dura esta atitude?
Dos Verdes não vale a pena falar, pois só existem para que os seus “pares vermelhos” possam, assim, repetir, ainda hoje, nos assaltos parlamentares da praxe, a cassete dos velhos bolcheviques do século XIX. Qual é o outro partido português que consegue tanto tempo de antena e, pelo menos, dois discursos em cada debate parlamentar?
E OS CONSERVADORES EM BANHO-MARIA!
Falta-me referir os “portistas” (não do Porto, mas do Portas). São os mais iludidos com a oportunidade desta crise. Já têm programa de governação, um plano B para qualquer emergência (em 2005, o actual chefe foi fazer um retiro prolongado, creio que nas feiras regionais e na cinemateca da meia-noite), e já sonham que vão conquistar o palacete de São Bento em Junho, só porque foram eles os primeiros a sugerir ao mordomo do refúgio do Rato, para aproveitar a reforma antecipada!
Um aparte: de facto, o popular social-liberal (que trata por tu, em inglês técnico, todos os dirigentes mundiais, em especial o Hugo, o Muammar, o Eduardo e o Zé Luís), já cumpriu uns 14 anos de trabalho cívico, tem direito a uma das tais reformas milionárias, onde o seu adversário preferido se comprometeu já a não mexer!
O mal dos “portistas” é não enxergarem, ainda, os erros que cometeram, quando dividiram a fascina do burgo com o Zé Manel de Bruxelas e o D. Pedro Bynight. Eles, afinal, deixaram o pântano do Guterres ainda mais mal cheiroso! Dizem-me que estão a crescer! Oxalá tenham aprendido com as trapalhadas anteriores! São inofensivos!
PORTANTO - TRÊS PERGUNTAS:
1ª - O que vai mudar no PEC IV? Resposta: NADA!
2ª - Quem vai ganhar a contenda de Junho? DUVIDO!
3ª – O que se passa até lá? UMA CRISE AINDA MAIS GRAVE E PROLONGADA!
TRÊS APOSTAS SIMPLES
Para já os srs. Steps Rabbit e Ângelo, ficaram muito satisfeitos com a quarta-feira negra! Não, não é o marido da Tia Angela! É conterrâneo.
Mas para memória futura, como disse ontem a Voz do Dono, eu prefiro relembrar as primeiras opções que o indigitado chefe amargo dos “laranjas” tomou para inverter esta crise:
1 - PSD livra pensões e reformas de cortes, mas sobe taxa do IVA para 24% ou 25%. Quer dizer, um quarto do montante de qualquer transacção em 2012, é absorvido pelo Estado glutão. O comércio e agricultura raianos vão ter que se mudar para o litoral, a mal da desertificação.
2 – Quer um governo com 10 ou 11 ministros e menos secretários de Estado. Com pastas tão delicadas, com tantas reuniões internacionais, e com uma tamanha dívida externa pela frente, opta por cortar a direito, sem extinguir os “duplicados” existentes nos mil e tal organismos, institutos, missões, fundações e gabinetes que proliferam no Estado-polvo criado desde 1974, cortando antes nos ministros.
Espero estar cá para ver o resultado! Se há áreas fundamentais são a Justiça, Educação, Saúde, Economia e Agricultura e Pescas (sem o breve crescimento destas áreas, nada feito), Segurança (mais do que Administração Interna) e Administração Pública. O Ambiente faz parte do politicamente correcto, mas já está bem ligado ao Ordenamento.
MAIS UMA ACHEGA PESSOAL
Como sempre, nunca critico sem dar uma ou mais sugestões. O que eu (sem ser nem ter aspirações a político), assim como, muitos outros cidadãos (igualmente não políticos), esperamos do próximo governo (que deveria poder tomar posse dentro de 30 dias):
1 – O CRESCIMENTO DA ECONOMIA – abrangendo o TURISMO, EXPORTAÇÕES, COMÉRCIO INTERNO, AGRICULTURA, PESCAS, ACTIVIDADES DO MAR (PORTOS, CONSTRUÇÃO NAVAL, MARINHAS DE COMÉRCIO, PESCA E RECREIO, INVESTIGAÇÃO) e TRANSPORTES (articulação de ligações aéreas, marítima, ferroviárias e rodoviárias). Como? Cabe ao governo criar condições (incluindo o acesso ao crédito) para as empresas portuguesas poderem competir e produzir melhor que as suas congéneres estrangeiras, em especial as espanholas junto da nossa fronteira!
2 – A REDUÇÃO DO DESEMPREGO – Desde que a economia cresça, o desemprego baixa. Mas PARA ISSO é preciso incentivar os empregadores a investir e aumentar a capacidade de produção, exportação, venda e de prestação de serviços. A flexibilização do trabalho já existe na maioria dos países europeus (talvez menos apenas nos antigos países que sobreviveram ao regime soviético). O pior é que cá, muitos (maus) patrões (incluindo outro eventual governo do Sócrates) se preparam, desde já, para despedir os empregados mais antigos, com indemnizações menores, para substituir os seus efectivos laborais por jovens menos experientes mas mais mal pagos. Cabe ao novo Governo contrariar esta tendência!
3 – EMAGRECER O ESTADO – O governo ontem derrotado na AR apresentou uma lista de 50 MEDIDAS para baixar a despesa do Estado, a qual contemplava a eliminação de alguns organismos, institutos, autoridades, agências, missões, fundações e gabinetes dos mil e tal que existem para desempenhar quantas funções em duplicado? Mas que o povo saiba, nem uma foi eliminada até agora. Compreendo que custe a despedir mesmo os milhares de assessores, consultores, adidos, conselheiros e guarda-costas que trabalham para o Estado, a recibo-verde. Mas bolas, é preciso vir algum técnico estrangeiro da Europa ou da delegação do FMI desempenhar essa missão? PORTUGAL não pode sustentar um ESTADO TÃO GORDO! Digam o que disserem os camaradas Jerónimo, Louça e Pereira da Silva!
Como podem constatar, em vez de 50 medidas, peço apenas três! A conta que Deus fez!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]