BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, July 19, 2011

 
Mais empreendedorismo e muito trabalho …

Humberto Ferreira
(Publicado no PUBLITURIS em 8 Julho 2011, na coluna TURICÓPIO)

Para se sair da crise, só com mais empreendedorismo, trabalho, organização, mobilização e poupança colectiva.
Afinal, o brinde do Turismo saiu ao CDS, apesar do PSD ter o programa mais equilibrado nesta área.
E a pasta da Administração Interna, ponto forte do CDS, foi para o PSD, com o Faroeste no Algarve e outros pólos de aptidão turística.
A moda agora é deitar gás para as “ATM”.
Mas isto vai melhorar com as credenciais da nova equipa. Competência e mérito não lhe faltam. Pois não?
Acabo de ouvir afirmar ao patrão da CTP: o Estado precisa de ideias e gente fresca!
Talvez! Desde que não suba o salário mínimo para 500 euros…num país de alta qualidade e low-cost.
Aplaudo de pé a escolha do prof. Manuel Pinto de Abreu para secretário de Estado do Mar.
O Mar, Turismo e Compras Made em Portugal são três eixos a valorizar.
Todavia, valeu mais a Secretaria de Estado do Turismo a tempo inteiro, depois de se falar que iria ser partilhada com outra.
“Boys & Girls” ganharam assim a aposta certa!

MEMÓRIA – Sem acreditar em superministros, pensei que os secretários de Estado do ciclo Passos viessem a ser dignificados, como Santana Lopes e Licínio Cunha foram no ciclo Cavaco.
Lembro a fase anterior do Ministério do Comércio e Turismo, e da Secretaria de Estado do Turismo sob o Ministério da Economia, sem esquecer a experiência do 2º Ministério de Turismo em 2004. Instalado em Lisboa, com o secretário de Estado no Algarve, todos os dias a caminho da capital.
Até que, agora, chegou o superministério da Economia, com sete pastas de três anteriores ministérios: Economia, Inovação e Energia; Emprego; e Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Vai ser excitante observar uma equipa multidisciplinar dinamizar tantos clusters, sob uma voz experiente, nomeadamente a indústria, comércio, exportações, Turismo, energia, transportes, portos, aeroportos, estradas, inovação e emprego!
O Turismo vai, finalmente, reencontrar a vocação receptiva e validar a garantia dada aos congressistas da Divisão Internacional da ASTA, reunidos na Gulbenkian, em 1977:
“O Turismo em Portugal é um sector privado, a incentivar a vertente do Turismo receptivo".
Após 34 anos só falta, afinal, segmentar o turismo receptivo, doméstico, social e emissor. Pouca coisa.

NOVO ESTILO – A Feira do Artesanato de Lisboa foi primeira visita pública de Álvaro Santos Pereira, titular da “Economia e Companhia”, que mostrou dinamismo e recomendou aos expositores para identificarem as peças nacionais com bandeiras de Portugal.
A auto-estima faz falta e ajuda a valorizar a nossa imagem colectiva, como Scolari e Marcelo conseguiram no Euro2004, quando as janelas e lojas se coloriram com bandeiras verdes e vermelhas.
O futebol continua a ser o nosso maior orgulho e alimento para a auto-estima, mas os esforços para o estender ao artesanato, outros desportos e artes, são bem-vindos!

CINCO MEDIDAS – Espero que Álvaro queira ler algumas das minhas sugestões:
1º - Inventariar os recursos, produtos, marcas e serviços diferentes e mais genuínos, que Portugal possa vender melhor. E entre os que estão ao nível da nossa concorrência, quais os que os estrangeiros mais apreciam? Para os integrar na sua nova estratégia alargada!
2º - Criar um conselho informal de gestores dinâmicos, para se maximizar e programar prioridades, e elaborar uma estratégia consensual para 2012-2014.
Conforme exposto na recente ExpoEventos, deve-se apostar em marcas fortes (começando por reduzir as 15 mil de vinhos), visto a marca branca Portugal não transmitir, há mais de 10 anos, as boas experiências que os turistas podem viver nas férias entre nós.
3º - Com o apoio de operadores externos, inventariar as vantagens SWOT da oferta receptiva e propor programas articulados com parceiros dinâmicos, servidos por políticas transversais nas redes de aeroportos, portos, viárias e intermodais, e nas regiões plano continentais, mais Madeira e Açores.
4º - Actualizar e divulgar o Calendário Electrónico de Eventos Sazonais com interesse externo, nas áreas do desporto, património, indústria cultural, arte popular, entretenimento, etc.
5º - Articular o Turismo com os programas do MOPT e fomentar a sociedade civil a formalizar as constelações dos recursos viáveis, desde a exportação à produção agrícola e tecnológica, ao comércio e Turismo.

PROGRAMA DO GOVERNO – Destaco a aposta no Turismo Atlântico; a articulação horizontal das políticas de Turismo, transportes, equipamentos públicos, Ambiente, Mar, Saúde, Desporto e Cultura; e o Código do Turismo (criando e apoiando os municípios turísticos).
Convém que Estado e autarquias não penalizem mais empresas e iniciativas.
Aguarda-se a nova estratégia promocional em vez da “umbrela Portugal” sem mais-valia agregada.
Se quando se viaja, trazemos brindes para obsequiar familiares e amigos, como se promove um programa turístico sem se associar o comércio à estratégia promocional? Bens transaccionáveis não faltam! Oxalá não se percam mais apostas de cooperação horizontal!

QUADRO DE HONRA
1º - PRÉMIO ULYSSES conferido pela Unesco à Secretaria Regional de Turismo e Transportes da Madeira, no Fórum Algarve, na categoria de melhor iniciativa de governação pela emissão de certificados às unidades mais amigas do Ambiente. Os meus Parabéns a Conceição Estudante.

2º - DIA DA MARINHA DO TEJO – 25 de Junho, incluído nas Festas de Lisboa, com o Cais das Colunas emoldurado com canoas, catraios e faluas, objecto da reportagem da RTP, com arrais, dirigentes, presidente da CML António Costa, CEMA e prof, Carvalho Rodrigues.
Uma das raras oportunidades para os lisboetas e turistas de passagem se aproximarem da comunidade marítima do Tejo!

3º - PAISAGEM CULTURAL DO TEJO – As Associações Tagus Universalis de Portugal e Espanha preparam o processo para a Rede Cultural do Tejo Ibérico a Património Mundial da Unesco. Será a confirmação da incomparável "aliança" entre os monumentos classificados na zona histórica ribeirinha (Jerónimos e Torre de Belém)e a protegida Reserva do Estuário do Tejo na margem sul, reforçada pela cultura avieira das comunidades piscatórias a montante.

4º - VELA INTERNACIONAL – As regatas para o campeonato mundial WMRT em Match Racing, em Portimão de 22 a 26 Junho. A ISAF e velejadores optaram pelo Algarve pelo 8º ano seguido. E lembro que, de 6 a 14 de Agosto, o Clube Naval de Cascais acolhe a 1ª série da ACWS da Taça América 2013 (America's Cup World Series), cuja fase final terá lugar na Baía de San Francisco. Daqui incentivo o Turismo, vela e comunicação social a apoiar este 1º evento da Taça América em águas nacionais. Como? Comparecendo na Marina de Cascais nos treinos e regatas e divulgando os resultados e os programas sociais.

Labels: ,


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]