BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Friday, February 10, 2012

 
Distribuição V – Atrair turistas renovando o calendário turístico
Top5 da HotelTravel.com do Carnaval no mundo em 2012


Fonte: Publituris.pt - 2012 fev 10 -
por Humberto Ferreira

A organização dos festejos de Carnaval, em cada cidade ou zona conhecida como destino de Carnaval, começa, normalmente, quando acabam as festas do ano corrente, e ainda durante a comemoração dos eventuais prémios conquistados, ou na ressaca das derrotas sofridas pelos grupos de dirigentes, autarcas e voluntários envolvidos, mas que não satisfizeram o júri.

Tratam logo de eleger, ou nomear, os responsáveis para o Carnaval do ano seguinte e da angariação dos indispensáveis fundos e apoios.

Segue-se a fase da criação e concepção/confecção dos temas, músicas, letras, guarda-roupa, carros alegóricos, decoração complementar, e artistas voluntários responsáveis por cada naipe de tarefas. Depois, há a fase da aprovação dos projectos e maquetas e da escolha dos ajudantes para cada sector (carpinteiros, escultores, costureiras, pintores, etc.). Em seguida começa a fase do plano e orçamento para a promoção, DISTRIBUIÇÃO e reservas, pelos canais adequados. No Outono já deve estar tudo reservado ou vendido, para se obter cash-flow até Fevereiro. É, afinal, um puro exercício de economia operacional, esquecido por alguns políticos que se mudaram para outra galáxia.

A HotelTravel acaba de divulgar os cinco destinos de Carnaval 2012 mais procurados:

1 – NOVA ORLEANS com o Mardi-Gras de tradição crioula franco-africana-americana;

2 – TRINIDAD e TOBAGO – país das Caraíbas de tradição mista. Foi Cristovão Colombo que chegou às ilhas em 1498, depois seguiram-se colonizadores holandeses e ingleses, assim como emigrantes portugueses. A independência chegou em 1962. Com menos de 2 milhões de habitantes é o país caribenho com a segunda maior população de língua inglesa, depois da Jamaica;

3 – RIO DE JANEIRO – imagine só o maior espectáculo do mundo em terceiro lugar!;

4 – SYDNEY com o maior Carnaval para as comunidades homossexuais (na moda?);

5 – GOA, o maior Carnaval na Ásia (?) de secular tradição portuguesa.

A HotelTravel.com fixou-se mais nos gostos dos norte-americanos e nas viagens de longo curso, mas esqueceu-se inteiramente da tradição do Carnaval europeu. E esqueceu-se sobretudo de que os grandes “consumidores” do Carnaval são europeus e africanos.

PREFERÊNCIAS EUROPEIAS

É bem diferente a minha selecção para as melhores e maiores festas mundiais do Carnaval:

1 – RIO DE JANEIRO e, de maneira geral todo o Brasil, apesar deste ano a situação em Salvador de Bahia ter estragado as festas naquele Estado. Mas não faltam festas em Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco (talvez as mais autênticas), assim como em outros estados brasileiros;

2 – VENEZA – o Carnaval mais sofisticado do Mundo, que atrai sempre grande número de norte-americanos e europeus de classe. A TAP tem uma promoção especial para Veneza;

3 – RIVIERA FRANCESA em NICE, MENTON E CANNES, cujos desfiles e salões são também muito frequentados por norte-americanos;

4 – LONDRES com o Carnaval de NOTTING HILL e a garantia de Londres agregar as mais diversificadas comunidades, talvez do mundo inteiro, desde os expatriados caribenhos de língua inglesa aos múltiplos europeus que vivem no Reino Unido, mais os diferentes grupos que valorizam a cultura contemporânea da capital britânica;

5 – DUSSELDORF e COLÓNIA, duas cidades alemãs com tradição carnavalesca, as quais atraem milhares de europeus de língua alemã, apesar de na Baviera, Boémia, Áustria e Suíça não faltarem festas de carnaval.

PORTUGAL ALEGRE

Os quatro destinos europeus desta selecção não têm concorrência, quando comparado o seu potencial com o português. Mas até esse grande desafio de competir com as festas internacionais de Carnaval mais conhecidas só tem feito bem aos dirigentes, empresários, autarcas e voluntários portugueses empenhados na valorização do Turismo e da animação no nosso país.

O Carnaval português fica, assim, este ano fora do meu Top5.

A justificação é triste: o nosso governo decidiu dificultar o acesso dos trabalhadores às habituais festas e desfiles, já organizadas pelo país de Norte a Sul, por ter divulgado a “intolerância” de ponto só em Fevereiro, quando toda a despesa estava comprometida. Essas tradicionais iniciativas falhadas nos orçamentos, contribuem, agora, para alargar os buracos financeiros existentes na maioria das autarquias e empresas. Mais um gravoso erro na gestão dos dinheiros públicos, talvez com receio da próxima visita da troika.

E ficam, assim, de fora deste ranking, as festas populares, entre outras, em Ovar, Serra da Estrela, Figueira da Foz, Bairrada, Torres Vedras (o Carnaval mais típico, não importado do Brasil), Sesimbra e toda a margem sul do Tejo, Sines, Loulé e todo o Algarve, sem esquecer a Madeira e Açores. Mais uma vez o Governo castiga o Povo e impede os promotores municipais e as pequenas e médias empresas de ganhar uns "cobres" para reduzir os prejuízos acumulados desde que a crise nos atingiu em 2008.

Regista-se, porém, com agrado que todos os autarcas destas zonas desobedeceram ao Primeiro-Ministro. Espero que ele leia este texto e se informe, finalmente, da importância do Carnaval nos calendários turísticos das maiores potências mundiais do Turismo (em Espanha também há centenas de localidades com festas de Carnaval, com tolerância das autoridades). Mas lamento que a tradição em Portugal vai ser banida até nova ordem. Depois, uma grande parte dos portugueses activos ou está desempregada ou tem que deixar de ser "piegas" e trabalhar com mais alegria e vontade por 485 euros mensais, menos os descontos, o aumento nos transportes e nas taxas moderadoras.

Vamos ver quem vai conseguir, assim, brincar este ano ao Carnaval?
O pessoal do Turismo até costuma trabalhar durante o Carnaval, por isso está habituado. E tem a BTL a abrir no dia 29 de Fevereiro, com a Festa do Publituris-BTL para a entrega dos "Portugal Trade Awards 2012", em 16 categorias. Para incentivar quem mais se distinguiu no sector em 2011. Actividade eminentemente exportadora que ainda não está incluída na NC = Nomenclatura Combinada dos nossos produtos agregados mais exportáveis. Bemdita a organização governamental que temos!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]