BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Wednesday, December 03, 2008

 
NOTHING CAN STOP TOURISM

Humberto Ferreira
Esta manhã (terça-feira, 2 Dez. 2008) fui surpreendido por uma reportagem na TV cuja mensagem era: não há crise nas agências de viagens. E que a maioria dos programas lançados no mercado para o Natal e fim-de-ano estão esgotados!
Creio que isto não seja verdade. Dizem-me fontes fidedignas que a situação é inversa: há programas a mais, allotments por preencher, e mais esforços para se vender mais lugares.
Quanto às informações recolhidas junto de agências de viagens, os programas mais vendidos este inverno têm sido: Madeira, Baleares, Espanha e Açores (por serem os mais baratos); e alguns destinos exóticos de longo curso. É a época habitual de muitas pessoas das classes altas viajar para tais destinos. Mesmo assim só foram apanhados na Tailândia 50 portugueses e em Bombaim 12! O que atesta a crise! Será que a estratégia usada é a mais adequada?

LOBI DAS OBRAS PÚBLICAS
Há a considerar as grandes empreitadas de obras públicas previstas! Se o Turismo entra em crise global, os novos aeroportos (em curso na Portela, a começar em Alcochete, as obras previstas para Monte Real - uma antiga aspiração do Turismo de Leiria-Fátima, apoiada agora pelo Oeste, depois da anulação da Ota -, e a ampliação de Beja de aeroporto de carga para segundo aeroporto do Sul, a competir com Sevilha), mais as linhas do TGV para Vigo (via Porto) e para Huelva, Sevilha (via Faro ou Badajoz); incluindo mesmo a segunda auto-estrada para o Algarve, via Sines e o terminal de cruzeiros de Lisboa (destinado a substituir a bela Estação Marítima de Alcântara - a ocupar por contentores (disfarçados) numa nova praça a construir à beira-rio), podem ser adiadas até à crise amainar. Daí a fuga para a frente.
Aliás, basta ver os repetidos anúncios de ofertas nos jornais e nas montras das agências. Há mais oferta que procura. E este anos já fecharam algumas agências em Lisboa...

INVESTIMENTOS PÚBLICOS E MUDANÇAS PREVISÍVEIS
Também não concordo com o discurso de M. Ferreira Leite contra estes investimentos públicos.
Há compromissos irreversíveis. Por exemplo, o TGV para Madrid (via Badajoz - que não é ideal para nós mas que a Espanha pretende para compensar as regiões de Extremadura e Andaluzia, cuja linha está já em construção). Mais o terminal de cruzeiros de Lisboa: outra necessidade, especialmente se a zona de Alcântara fica exclusiva para um milhão de contentores (com isso é que não concordo, mas é o preço que estamos a todos a pagar por ter acreditado em Xocrates - o homem que não vive sem rupturas drásticas!). E apesar de algumas das nossas auto-estradas não terem ainda gerado tráfego suficiente, faz falta uma segunda AE para o Algarve, com um ramal de desvio para Beja.

NOVA ORDEM ECONÓMICA E SOCIAL
Por outro lado, tudo aponta para uma nova ordem económica global; com um menor desperdício de energia (incluindo voos comerciais e de lazer, significando à partida maior racionalização das viagens e turismo); combustíveis à volta de 100 dólares o barril; maior regulação sobre bancos, seguros e fundos de pensão; proibição de mais investimentos em produtos financeiros tóxicos; mais equilibrada distribuição da riqueza produzida; e salários mais ajustados nos BRIC e nos PIGS (temos que assumir que, com a Itália, Espanha e Grécia, constituímos a "outra Europa com vastas potencialidades" - por outro lado não me importo da sigla PIGS, pois, desde 1947, oiço os ingleses chamarem-nos "Pork and Beans" - é o nosso fado, e entre PIGS e BRICs (= "tijolos" , fazendo lembrar o pessoal das obras) - o demónio que escolha! Mas a feijoada também vai continuar a fazer parte da mesa portuguesa!
Portanto, espera-se um novo conjunto de normas que possa blindar os mercados financeiros contra fraudes e especulações, associado a uma nova ordem económica com uma forte vertente social.

SÃO PRECISOS NOVOS ESTUDOS
O que todos evitam, por razões óbvias! Mas compete às consultoras internacionais e nacionais recomendar aos governos da União Europeia e aos grandes grupos multinacionais de bens de consumo, para fazerem novos estudos previsionais sobre as mudanças que vamos ter que enfrentar (e que julgo serem positivas). Entre Agosto de 2007 e Dezembro de 2008, a situação mudou 180 graus. Por isso são indispensáveis novos estudos ou a actualização dos anteriores, sobre:
(1) - as necessidades calendarizadas de aeroportos, terminais, aviões da nova geração, frequência de voos;
(2) - idem para portos, navios de cruzeiros, a expansão (?) da frota mercante e de novas escalas (Portimão, por exemplo);
(3) - comboios de alta e média velocidade para pax e carga (como podem países pequenos suportar duas ou três redes ferroviárias diferentes: para alta velocidade, mais combóios suburbanos, e linhas e ramais de carga (aliás o sistema que vigorou no século XX até aos anos 60/70). Hoje, parece que apostar no CF só beneficia os grandes empreiteiros de obras públicas e os fabricantes de equipamentos feorroviários, motores, sinalização e centrais de comando operacional do tráfego; por isso, torna-se necessário comprovar ou desmentir esta ideia;
(4) - redes de auto-estradas e estradas complementares , quando se pretende reduzir bastante a emissão de Co2 para a atmosfera e ainda não há combustíveis amigos do Ambiente. Portugal já tem a maior rede europeia de AE! Comvém ainda estudar a futura distribuição de iniciativas de lazer e serviços ao longo das grandes redes rodoviárias europeias, até aqui algo anárquicas;
(5) - valorização dos actuais produtos turísticos (há largos anos que a principal inovação tem sido a construção de spas nos hotéis e estalagens) e qual o papel futuro do turismo nas várias comunidades (consoante os rendimentos, grupos etários, religião, e hábitos), ao longo das décadas 2010-2050 (ou pelo menos nos próximos 25 anos?); e
(6) - a evolução previsível nos próximos 25 anos e o aproveitamento do tempo livre e férias, nos 27 países da União Europeia em confronto com os destinos turísticos concorrentes nas: Américas (Sul, Central e do Norte - os EUA em 2008 vão repetir o 1º lugar no ranking dos destinos mais movimentados); Extremo Oriente, Pacífico e Austrália; Médio Oriente (nas margens do Mediterrâneo e do Mar Vermelho-Golfo de Adem), Norte de África, África Austral, África Ocidental e África Oriental (esta actualmente minada pela instabilidade na Somália, Iémene, Quénia e Zimbabue).

EUROPA: NÃO INVISTA EM ELEFANTES BRANCOS
Estou seguro que o aeroporto de Alcochete deverá ser construído e inaugurado por fases, exactamente tendo em atenção os novos estudos previsionais sobre a evolução da aviação comercial, a capacidade dos corredores de tráfego e a distribuição dos hubs intercontinentais europeus - cujo ranking Top5 actual é: 1 - Londres/Heathrow; 2 - Frankfurt; 3 - Paris/Roissy; 4 - Madrid/Barajas ou Amsterdão/Schiphol; 5 - Roma ou Milão, Gatwick, Munique, e Copenhaga.
Outro factor negativo para aprofundar a crise no turismo internacional deve-se aos recentes atentados em Bombaim/Mumbai. Vai levar uns largos meses a esquecer os 180 mortos e 300 feridos. E a agitação prolongada na Tailândia é outro factor negativo, assim como o Médio Oriente (de Israel ao Iraque) continua a ser um foco de instabilidade. Enquanto as Caraíbas têm sido afectadas por um número invulgar de furacões, tal como o Sul do Brasil até ao Rio de Janeiro, pelas cheias.
Há logo quem diga que estas ocorrências até são boas para o Turismo em Portugal! Eu nunca fui por esses caminhos perigosos! Diria mesmo: pouco éticos! Mas alguns responsáveis do nosso Turismo têm, por vezes, destas falhas imperdoáveis! Ontem em NYC e Londres, depois em Madrid. Hoje em Bombaim amanhã ... sabe-se lá? Nunca se brinca com coisas tão sérias!
O que eu quero dizer, no fim disto, é que faltam estudos. Faltam estratégias! Faltam ideias!

2009: ANO PARA REDESCOBRIR PORTUGAL
Por exemplo: as agências de viagens com o TP deviam fazer já uma campanha a nível interno e externo, subordinada ao tema: 2009 o ano para redescobrir Portugal. Com programas e promoções atraentes. Mas não é isso que acaba de ser anunciado em Macau pelo presidente do TP. É mais do mesmo: WC of Europe! Com as mesmas figuras! Algumas até desconhecidas entre a maioria dos portugueses!
Para as AV quanto mais longas e prolongadas fora de Portugal, forem as viagens melhor! E a internet também é uma tentação irresistível, desde que haja ainda dinheiro! Particularmente para a geração Toshiba e Nokia!
O sector precisa ainda de ser compartimentado em empresas especializadas em Turismo Rceptivo, Turismo Doméstico e Turismo Emissor.
No Turismo doméstico, as companhias aéreas podiam ajudar mais com voos low-cost em conta do Porto para o Algarve e para a Madeira e Açores. As tarifas baixaram mas mesmo assim é mais barato viajar para Espanha, Londres, até para Berlim.

NOVOS HÁBITOS PREJUDICAM DEMOGRAFIA
O meu neto (26 anos) e a namorada foram ontem para Berlim na easyjet, por tuta e meia. Está certo. são jovens. Mas eu casei aos 26 anos e tornei-me independente. Eles ainda vivem separados em casa dos pais. O que ganham é para gastar em viagens e no MBA no Insead!
Há aqui matéria para se estudar também o futuro do turismo, da demografia e da economia associada! Qual a viabilidade de uma sociedade que prolonga o casamento (ou união de facto) e a constituição de família?
Desde o início do Verão que deixaram de haver voos charter para a Brasil. Os operadores já não podiam suportar os custos dos voos independentes. Ainda fizeram um acordo entre os três grandes, para a partilha de lugares em cada voo. Uma medida sensata mas mesmo assim não deu!
Acabaram por fazer acordos com a TAP para allotments de lugares em cada voo. Mas até quando vai as principais rotas da TAP serem para o Brasil?
E houve quem ficasse a perder: as companhias lusas de voos charter, inclusivamente uma que a TAP vendeu.
A Euro-Atlantic em 2005 operava regularmente para o Brasil (a antiga Varig até tinha um ou dois aviões da Euro-Atlantic fretados para fazer as rotas de turismo de Portugal para o Nordeste do Brasil, antes da TAP ocupar o seu lugar). Mas esta companhia acaba de adquirir mais um avião de longo curso, a utilizar para outros destinos!
Oxalá o mercado se expanda e chegue para todos sobreviverem.

CONCLUSÃO

Procuro transmitir aos meus amigos leitores algumas preocupações, juntamente com alguma eventuais saídas para se enfrentar melhor a crise! Meter a cabeça na areia é que não!
SEM ESTUDOS, SEM NOVAS NORMAS DE FINANCIAMENTO, CRÉDITO E NEGÓCIOS, SEM NOVAS PREOCUPAÇÕES SOCIAIS, e SEM SENSIBILIZAÇÃO PARA OS EFEITOS DA RESISTÊNCIA DAS NOVAS GERAÇÕES À INDEPENDÊNCIA E À CONSTITUIÇÃO DE FAMÍLIA, FICAMOS REFÉNS DA ACTUAL CRISE GLOBAL. A PRIMEIRA DO SÉCULO XXI.
Mas uma coisa é certa: NOTHING CANNOT STOP TOURISM!

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]