BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Tuesday, May 05, 2009

 
TURISCÓPIO II
MOPTC pode valorizar redes de transportes e lazer
HUMBERTO FERREIRA

Este segundo artigo, propondo soluções e apontando dúvidas, orienta a "visita" ao MOPTC de 24 de Abril, cujos investimentos falta integrar num Masterplan Articulado Transportes-Equipamentos. Os planos sectoriais das obras públicas relacionadas com transportes e equipamentos afins(TGV, TTT, NAL, PRN, portos e terminais, etc.) revelam opções avulsas sem aprovação na AR por maioria de 2/3. Como pode um governo executar dispendiosos projectos contra toda a oposição? Sem conciliar estratégias, antes empenhando as gerações seguintes? Sem saber se o mundo daqui a anos será de fartura ou pobreza? Nem a incógnita da 1ª crise tóxica global? E o que leva os partidos políticos a ignorar gabinetes de estudos estratégicos, rejeitando ad-hoc uma modernização planeada e faseada para satisfazer utentes, empresas, a economia e o turismo?
Devem os governos, em especial em época de profunda e prolongada crise, assumir encargos a mais de quatro anos? Nas eleições seguintes, as obras rejeitadas pela oposição e confederações (afinal a voz dos utentes) serão reavaliadas pelos vencedores, dando azo a mais desperdício, num ciclo sem fim! Exemplo? Há dois autódromos privados mas para agradar ao lobi do betão fez-se outro temporário no estádio público do Algarve para um rali! Depois destrói-se a pista até se fazer outra para novo evento! Não cabe à oposição e sociedade civil contribuirem com inputs de gabinetes estratégicos para melhorar propostas extravagantes? Pelos vistos, a intriga, culto da personalidade, e enriquecimento ilícito importam mais?
PLANEAMENTO ORGANIZADO
Caberá ao futuro MOPTC propor o Masterplan Articulado Transportes-Equipamentos, que siga estratégias europeias ao nosso alcance. Há países que dispensam ligação ao TGV. Este plano deve integrar as grandes redes estruturais de âmbito doméstico e internacional, visando atrair mais tráfego, sempre aliado ao potencial do turismo, indústria, comércio, agricultura e serviços! O dinamismo do Lazer pode optimizar a parceria MOPTC-Turismo! Tudo o que de positivo se faz no nosso País passa pelo empreendimento do Turismo. E o Portugal moderno passa pela promoção de terminais, pontes, portos, marinas e aeródromos funcionais, que garantam acolhimento verdadeirmente ESPECIAL a visitantes e executivos que viajem com destino ao nosso País! A coordenação portos-transportes marítimos ficará melhor entregue à parceria MOPTC+Turismo! O Ambiente e a Defesa só complicam!

1 - Rede Ferroviária – mal divulgada a complementaridade da rede convencional de longo curso e duas rotas de alta velocidade, qual o calendário espanhol para a chegada às nossas fronteiras? Como se enquadram as tranvias (altas geradoras de tráfego intermodal) e os ramais regionais, aos corredores de longo curso? Subsistirão outros “casos Cais do Sodré” com controlo autónomo de bilhetes e passes? São indispensáveis duas redes de bitola distinta? E como vai, afinal, a CP e a nova empresa do TGV competir com os voos low-cost?

2- Rede Aeroportuária – a aviação está em mudança. Portanto faz falta a aliança entre aeroportos, aeródrómos, operadores de turismo, executive-air e linhas aéreas. Ainda não há voos domésticos articulados com circuitos intermodais! Há sub-aproveitamento das pistas, entre outras, de Vila Real, Bragança, Fátima (por licenciar), Tires e Évora! Já houve problemas nos voos de Porto Santo e Bragança, por falta de fluxos viáveis de tráfego. E que contratos com operadores aéreos, logísticos e turísticos, tem o aeroporto internacional de Beja para 2009? O projecto do terminal de Alcochete não contempla a construção modular por fases, como Roissy CDG (o principal aeroporto de Paris já vai no terminal F), mas sim do tipo Tecto Único (como o novo terminal 4 de Barajas/Madrid,ou Malpensa,ambos com ligações muito difíceis quando os voos chegam atrasados). Diz o MOPTC que, quando o tráfego exigir, faz-se um segundo terminal satélite (tipo Figo Maduro ou terminal 2 - para voos domésticos - na Portela), desprezando opções experimentadas em Paris, Munique, etc. Mas, afinal, o projecto da Naer foi aprovado pela APPLA - pilotos associados. Eles lá sabem!
Na TAP murcharam as rosas! A PGA nacionalizada perdeu quatro milhões e ganhou uma crise laboral. A crédito da aquisição: a expansão da rede dos voos intra-regionais e ibéricos, nos hubs de Lisboa e Porto! A aliança à Varig foi miragem mas o buraco de 29 milhões na VEM é real. A compra de 50,1% da Groundforce beneficiou os horários mas somou um prejuízo de 35 milhões. Em 2008, a TAP SGPS perdeu 285 milhões de euros (320 milhões segundo a a Parpública) e gastou 703 milhões em fuel. Mas quanto recebeu em sobretaxas de combustível, até nos primeiros dois meses de 2009? O passivo acumulado soma 1467 milhões e o capital de 41,5 milhões vale hoje menos 212 milhões, configurando incumprimento do artº. 35 do cód. comercial (falência técnica). O MOPTC (em nome do accionista) quer recapitalizar a TP com 200 milhões, esquecendo aparentemente que Bruxelas proíbe desde 1994 mais injecções públicas. A TP não é low-cost mas concorre com a Ryanair, Easyjet, Air Berlin, etc. A Suiça, Bélgica, Áustria e Escandinávia optaram por parcerias com a Lufthansa (LH). A Holanda com a Air France (AFKL) e a Espanha com a British Airways (BA). A Irlanda, Grécia, Itália e Portugal são mais nacionalistas e adiam soluções! A TP tem recusado propostas da IB e TAAG. Em 2009, até Maio, a TP operou menos 5000 voos, a comprovar a quebra da procura! Agora procura capital fresco ou, quem sabe, a renacionalização?

3 - Rede Portuária – somos um país marítimo que despreza o Mar! Curioso: o novo plano das descobertas científicas foca o fundo do Atlântico, como meio para aumentar a área subaquática exclusiva! O MOPTC evitou o erro da Ota, mas falta evitar o fluxo de um milhão de contentores pelo terminal de Alcântara, para libertar a jóia ribeirinha da capital! Os contentores vão afastar os navios de cruzeiros de Alcântara e Rocha para um novo cais de Santa Apolónia, cortando o ganha-pão aos taxistas. Mas o que pensa este PS dos cruzeiros? Que não vale a pena? Barcelona fica a ganhar com mais de 600 cruzeiros/ano, sete terminais e nove armadores regulares. No Tejo, um cais de 600 metros não chega! Navios pós-Panamax medem mais de 300 m. No domingo 19 de Abril havia quatro navios de cruzeiros no Tejo: Atlantic Star, Funchal, Windstar e Princess em três cais, um do grupo Mota! Também faltam investidores para uma parceria dinâmica de cruzeiros!

4 – Rede rodoviária – existe o PRN que assenta na maia alta taxa de auto-estradas para o menor número de utentes. Há nove AE que NÃO atingem os índices de tráfego médios europeus mas estão previstos novos investimentos, que dão mais votos do que escolas e maternidades? E os empreiteiros aplaudem para entrar no Guiness das auto-estradas!

5 – Pontes rodo e ferroviárias – são complementares do sistema intermodal de transportes, dadas as funções mistas que representam: continuidade dos percursos rodoviários e ferroviários interrompidos por vias fluviais,sem condicionarem a navegação nos estuários do Tejo, Sado, Vouga e Guadiana entre outros. Por isso na TTT (3ª Travessia do Tejo) querem meter o Rossio na Betesga: duas redes de CF, seis faixas de rodagem, e pistas para ciclismo e peões? Sem sequer debater o enquadramento alargado do projecto nem as opções alternativas - por exemplo, as vantagens de um túnel sob o Tejo! É tudo lamentável, mas é um RX de Portugal em 2009! No terceiro Turiscópio, focarei Transportes, Turismo e Energias Renováveis.

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]