BelaSagres.blogspot.com

Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.

Thursday, January 21, 2010

 
GOVERNO QUER POLITIZAR MAIS O TURISMO ...
Humberto Ferreira


... quem os tem avisado vosso amigo é ... Quem quer vir a mandar mais ainda no turismo público e privado? Quem é?
É A POLITIZAÇÃO TOTAL DO TURISMO.
Já não bastam os autarcas nos seus territórios, com legitimidade, a querer intervir no Turismo, nem a distribuição das verbas (reduzidas com a crise) do jogo aos projectos politicos simpáticos, agora vem o SET querer mudar a BTL para Março e que a CTP organize, EM PARALELO, um congresso de turismo ... para retirar ao da APAVT o "título" que conquistou desde 1973, de CONGRESSO DO TURISMO PORTUGUÊS, pois reúne sempre no Outono, centenas de empresários, quadros e gestores das operações turísticas, da programação, da hotelaria e meios complementares de alojamento, da animação turística e gestão do lazer, dos destinos turísticos nacionais e estrangeiros, dos transportes aéreos, rodoviários e marítimos, assim como dos organismos do turismo e transportes nacionais e estrangeiros.
Enquanto a CTP já organizou um mini-congresso ... com pouco impacto. Lá está a tradição ainda tem muito peso! E o país e os empresários não podem andar sempre a gastar energia e despesas em congressos políticos!
Mas o congresso da APAVT é independente ... sem subsídios do Estado. Cabe ao destino que se candidata cada ano à sua realização rotativa (incluindo destinos exteriores) assumir o caderno de encargos apresentado pela APAVT. Como tal a apetência para calar vozes incomódas é grande!
Já a BTL teve sempre, o apoio do TP (antes a cargo da DGT, IPT, ou IcepTurismo) e lá voltamos sempre ao lamaçal dos subsídios e apoios para pagar as iniciativas do sector privado e poder controlar, mais facilmente, o sector, desde que seja à vontade do partido que ocupa o poder!
Estão a ver o alcance: se fizerem o que eu quero, até pago para lá ir discursar ... Caso contrário, vou financiar uma via concorrente!
É A POLÍTICA A ADAPTAR-SE AO MERCADO E NÃO VICE-VERSA
Por outro lado, o SET, que apresentou estes dois reptos em Madrid, possivelmente, ainda não sabe que os mercados europeus pretendem começar a vender férias em força a partir do Natal (por isso no Reino Unido, o WTM tem lugar sempre no fim de Novembro, início de Dezembro). Os nossos consumidores precisam de ser habituados a esta tradição bastante útil para o cash-flow das empresas, através de acções favoráveis de marketing, como vendas antecipadas.
E a partir de Janeiro, tem havido a BTL em Portugal e a Fitur em Madrid, outras feiras temáticas em Espanha, como Turismo de Interior no País Basco, Desportos Náuticos em Barcelona, etc.; os salões de Paris e Deauville, a BIT em Milão, as feiras de Estocolmo, Copenhaga, Suíça, Holanda, Áustria, Rússia, até ao ITB em Berlim ... este sim em Março - que é, por tradição, a última a fechar a época das feiras de Turismo. São as vendas ao longo do ano que marcam as feiras e não intresses políticos!
O grupo Porto Bay está associado a um grupo alemão. Talvez o Portugal à imagem do PS queira também aliar-se à ITB?
O CALENDÁRIO DAS FEIRAS, DAS VENDAS E DOS PRODUTOS
Foi pena ninguém ter replicado ao SET que, embora o Turismo seja um sector aberto a muita inovação, também vive das tradições, em particular em períodos de vacas gordas (o que nem é o caso, mas temos que trabalhar para que essa fase volte depressa), e do calendário da procura e ofertas de férias, que vai desde os PROGRAMAS NA NEVE de Dezembro a 25 de Abril; as MINI-FÉRIAS no Carnaval, Páscoa e Bank Holidays; as FÉRIAS NA PRAIA e MEGA-EVENTOS desportivos e culturais no Verão; os CITY-BREAKS e FINS DE SEMANA ou escapadas ao longo do ano; os CONGRESSOS E INCENTIVOS no Outono e Primavera; os CRUZEIROS ao longo do ano, etc.
Logo as feiras profissionais devem antecipar sempre este calendário dos picos do mercado da procura. E a BTL é uma feira generalista. Já as feiras para congressos e incentivos são em Novembro e Abril/Maio.
FEIRA DE LISBOA OU DE PORTUGAL?
Mas o SET poderia, por exemplo, sugerir em público para se mudar o nome de Bolsa de Turismo de Lisboa para Bolsa de Turismo de Portugal ... ou, melhor ainda, para Feira da Hospitalidade e Turismo de Portugal (HoturPortugal), pois é disso que se trata ... é a amostra nacional da nossa oferta turística e hoteleira. Enquanto os turistas precisam de dormir cá ...os excursionistas vêm só visitar e partem sem dormir ...
E até para mudar o programa Allgarve para AllPortugal (também subsidiado pelo PT). Pois o Algarve já tem o sugestivo slogan Algarve convida! Dois "convites" baralham mais do que cativam ...
Como sempre nunca publico uma crítica sem uma sugestão positiva. Neste caso duas!
Então, agora, façam o favor de ler a notícia elucidativa de mais esta tentativa para ... "perverter" os empresários e vendedores, desnorteados para pagar e cumprir os seus compromissos e objectivos, em período de aperto e à beira de mais um ano de crise anunciada:

Fitur 2010: SET pede novas datas para BTL

Sónia Gomes Costa/Publituris.Online
21 de Janeiro de 2010


Bernardo Trindade aproveitou a presença na FITUR para lançar dois reptos, um à AIP e outro à Confederação do Turismo Português. À AIP, para que a Bolsa de Turismo de Lisboa passe a realizar-se no mês de Março já a partir do próximo ano. E à Confederação do Turismo Português (CTP) para que paralelamente à BTL decorra um congresso internacional de turismo.”No mês de Março há maior disponibilidade quer no incomimg quer no outgoing para pensar em lazer e em opções de férias e é fundamental que se pense nisso”, considerou o SET assumindo que a última edição da BTL “levou-nos a reflectir”, facto que origina este repto deixado à AIP. A ideia é que a AIP, em conjunto com o Turismo de Portugal, por um lado “acompanhe todo este esforço para que a BTL cumpra efectivamente o objectivo de ser uma feira da indústria portuguesa, do turismo nacional,e também seja o momento para convidar todos os que queiram mostrar os seus produtos e realidade turística nesta feira”.
O repto que Bernardo Trindade quis deixar à CTP passa por, em conjunto com o Turismo de Portugal, se faça paralelamente á BTL em Março “um grande congresso do turismo que debata realidades como o posicionamento de Portugal, as novas opções de distribuição relativamente àqueles que programas e procuram o nosso País como destino”. Por outro lado a ideia é incluir também neste congresso toda a componente de financiamento envolvendo as instituições de crédito que financiam Portugal “para que se juntem a nós neste esforço de perceber em que áreas da oferta turística se deve evoluir, fazendo desta iniciativa, uma acção em paralelo com a realização da BTL em Março”.
Bernardo Trindade considerou também, que este novo congresso em nada invalida a realização de outros, como o da APAVT, que segundo o SET “tem o seu lugar”. O SET admitiu em suma que está a “solicitar um esforço para que a AIP reprograme as suas iniciativas para que em Março do próximo ano possamos ter uma Bolsa de Turismo renovada”. Como tal sublinhou que “é importante que o Turismo de Portugal e a CTP ajudem, criando efectivamente um congresso que permita no fundo debater todas estas questões com os melhores protagonistas nacionais e também internacionais, até porque esta é igualmente uma forma de comunicar Portugal”, justificou. “Os argumentos para manter a BTL em Janeiro estão já fragilizados e é preciso evoluir”, concluiu o SET.

Labels:


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   April 2007   May 2007   June 2007   July 2007   October 2007   November 2007   December 2007   February 2008   March 2008   June 2008   July 2008   August 2008   September 2008   October 2008   November 2008   December 2008   January 2009   March 2009   April 2009   May 2009   June 2009   July 2009   August 2009   September 2009   October 2009   December 2009   January 2010   February 2010   March 2010   April 2010   May 2010   June 2010   July 2010   August 2010   September 2010   October 2010   November 2010   December 2010   January 2011   February 2011   March 2011   April 2011   May 2011   June 2011   July 2011   December 2011   February 2012   May 2012   June 2012   July 2012   September 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]