Divulgar Sagres. Bem-vindos ao melhor surf, pesca, mergulho, ciclo-turismo, e às praias vicentinas. Comentar a actualidade. Debater Ambiente, cruzeiros, aviação, excursões, hospitalidade, eno-gastronomia, desportos, cultura, eventos, formação e conhecimento. Aberto a contributos e críticas.
GOVERNO QUER POLITIZAR MAIS O TURISMO ...
Humberto Ferreira... quem os tem avisado vosso amigo é ... Quem quer vir a mandar mais ainda no turismo público e privado? Quem é?
É A POLITIZAÇÃO TOTAL DO TURISMO. Já não bastam os autarcas nos seus territórios, com legitimidade, a querer intervir no Turismo, nem a distribuição das verbas (reduzidas com a crise) do jogo aos projectos politicos simpáticos, agora vem
o SET querer mudar a BTL para Março e que a CTP organize, EM PARALELO,
um congresso de turismo ... para retirar ao da APAVT o "título" que conquistou desde 1973, de CONGRESSO DO TURISMO PORTUGUÊS, pois reúne sempre no Outono, centenas de empresários, quadros e gestores das operações turísticas, da programação, da hotelaria e meios complementares de alojamento, da animação turística e gestão do lazer, dos destinos turísticos nacionais e estrangeiros, dos transportes aéreos, rodoviários e marítimos, assim como dos organismos do turismo e transportes nacionais e estrangeiros.
Enquanto a CTP já organizou um mini-congresso ... com pouco impacto. Lá está a tradição ainda tem muito peso! E o país e os empresários não podem andar sempre a gastar energia e despesas em congressos políticos!
Mas o congresso da APAVT é independente ... sem subsídios do Estado. Cabe ao destino que se candidata cada ano à sua realização rotativa (incluindo destinos exteriores) assumir o caderno de encargos apresentado pela APAVT. Como tal a apetência para calar vozes incomódas é grande!
Já a BTL teve sempre, o apoio do TP (antes a cargo da DGT, IPT, ou IcepTurismo) e lá voltamos sempre ao lamaçal dos subsídios e apoios para pagar as iniciativas do sector privado e poder controlar, mais facilmente, o sector, desde que seja à vontade do partido que ocupa o poder!
Estão a ver o alcance: se fizerem o que eu quero, até pago para lá ir discursar ... Caso contrário, vou financiar uma via concorrente!
É A POLÍTICA A ADAPTAR-SE AO MERCADO E NÃO VICE-VERSAPor outro lado, o SET, que apresentou estes dois reptos em Madrid, possivelmente, ainda não sabe que os mercados europeus pretendem começar a vender férias em força a partir do Natal (por isso no Reino Unido, o WTM tem lugar sempre no fim de Novembro, início de Dezembro). Os nossos consumidores precisam de ser habituados a esta tradição bastante útil para o cash-flow das empresas, através de acções favoráveis de marketing, como vendas antecipadas.
E a partir de Janeiro, tem havido a BTL em Portugal e a Fitur em Madrid, outras feiras temáticas em Espanha, como Turismo de Interior no País Basco, Desportos Náuticos em Barcelona, etc.; os salões de Paris e Deauville, a BIT em Milão, as feiras de Estocolmo, Copenhaga, Suíça, Holanda, Áustria, Rússia, até ao ITB em Berlim ... este sim em Março - que é, por tradição, a última a fechar a época das feiras de Turismo. São as vendas ao longo do ano que marcam as feiras e não intresses políticos!
O grupo Porto Bay está associado a um grupo alemão. Talvez o
Portugal à imagem do PS queira também aliar-se à ITB?
O CALENDÁRIO DAS FEIRAS, DAS VENDAS E DOS PRODUTOS Foi pena ninguém ter replicado ao SET que, embora o Turismo seja um sector aberto a muita inovação, também vive das tradições, em particular em períodos de vacas gordas (o que nem é o caso, mas temos que trabalhar para que essa fase volte depressa), e do calendário da procura e ofertas de férias, que vai desde os
PROGRAMAS NA NEVE de Dezembro a 25 de Abril; as
MINI-FÉRIAS no Carnaval, Páscoa e Bank Holidays;
as FÉRIAS NA PRAIA e MEGA-EVENTOS desportivos e culturais no Verão; os
CITY-BREAKS e FINS DE SEMANA ou escapadas ao longo do ano; os
CONGRESSOS E INCENTIVOS no Outono e Primavera; os
CRUZEIROS ao longo do ano, etc.
Logo as feiras profissionais devem antecipar sempre este calendário dos picos do mercado da procura. E a BTL é uma feira generalista. Já as feiras para congressos e incentivos são em Novembro e Abril/Maio.
FEIRA DE LISBOA OU DE PORTUGAL? Mas o SET poderia, por exemplo, sugerir em público para se mudar o nome de
Bolsa de Turismo de Lisboa para
Bolsa de Turismo de Portugal ... ou, melhor ainda, para
Feira da Hospitalidade e Turismo de Portugal (HoturPortugal), pois é disso que se trata ... é a amostra nacional da nossa oferta turística e hoteleira. Enquanto os turistas precisam de dormir cá ...os excursionistas vêm só visitar e partem sem dormir ...
E até para mudar o programa Allgarve para
AllPortugal (também subsidiado pelo PT). Pois o Algarve já tem o sugestivo slogan
Algarve convida! Dois "convites" baralham mais do que cativam ...
Como sempre nunca publico uma crítica sem uma sugestão positiva. Neste caso duas!
Então, agora, façam o favor de ler a notícia elucidativa de mais esta tentativa para ... "perverter" os empresários e vendedores, desnorteados para pagar e cumprir os seus compromissos e objectivos, em período de aperto e à beira de mais um ano de crise anunciada:
Fitur 2010: SET pede novas datas para BTL
Sónia Gomes Costa/Publituris.Online
21 de Janeiro de 2010Bernardo Trindade aproveitou a presença na FITUR para lançar dois reptos, um à AIP e outro à Confederação do Turismo Português. À AIP, para que a Bolsa de Turismo de Lisboa passe a realizar-se no mês de Março já a partir do próximo ano. E à Confederação do Turismo Português (CTP) para que paralelamente à BTL decorra um congresso internacional de turismo.”No mês de Março há maior disponibilidade quer no incomimg quer no outgoing para pensar em lazer e em opções de férias e é fundamental que se pense nisso”, considerou o SET assumindo que a última edição da BTL “levou-nos a reflectir”, facto que origina este repto deixado à AIP. A ideia é que a AIP, em conjunto com o Turismo de Portugal, por um lado “acompanhe todo este esforço para que a BTL cumpra efectivamente o objectivo de ser uma feira da indústria portuguesa, do turismo nacional,e também seja o momento para convidar todos os que queiram mostrar os seus produtos e realidade turística nesta feira”.
O repto que Bernardo Trindade quis deixar à CTP passa por, em conjunto com o Turismo de Portugal, se faça paralelamente á BTL em Março “um grande congresso do turismo que debata realidades como o posicionamento de Portugal, as novas opções de distribuição relativamente àqueles que programas e procuram o nosso País como destino”. Por outro lado a ideia é incluir também neste congresso toda a componente de financiamento envolvendo as instituições de crédito que financiam Portugal “para que se juntem a nós neste esforço de perceber em que áreas da oferta turística se deve evoluir, fazendo desta iniciativa, uma acção em paralelo com a realização da BTL em Março”.
Bernardo Trindade considerou também, que este novo congresso em nada invalida a realização de outros, como o da APAVT, que segundo o SET “tem o seu lugar”. O SET admitiu em suma que está a “solicitar um esforço para que a AIP reprograme as suas iniciativas para que em Março do próximo ano possamos ter uma Bolsa de Turismo renovada”. Como tal sublinhou que “é importante que o Turismo de Portugal e a CTP ajudem, criando efectivamente um congresso que permita no fundo debater todas estas questões com os melhores protagonistas nacionais e também internacionais, até porque esta é igualmente uma forma de comunicar Portugal”, justificou. “Os argumentos para manter a BTL em Janeiro estão já fragilizados e é preciso evoluir”, concluiu o SET.
Labels: TURISMO EM PORTUGAL
posted by humberto salvador ferreira #
8:09 PM