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Monday, March 21, 2011

 
O melhor bolo de chocolate do mundo…
Humberto Ferreira
Texto publicado no semanário PUBLITURIS, em Lisboa, em 18 de Março de 2011
(na página 4 intitulada TURISCÓPIO)

… é português, consta na internet, produz-se numa pastelaria de Campo de Ourique, com quatro franchisadas em São Paulo, e junta-se ao êxito do pastel de Nata, queijada de Sintra, Dom Rodrigo do Algarve, Brisas do Lis, etc. Portugal entra, assim, com bastante ambição no Festival do Chocolate em Óbidos e no novo concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, com final marcada para Santarém, a 10 de Setembro de 2011.
RODA DOS VINHOS - Temos conquistado grandes-prémios de vinhos, em concursos e rankings internacionais, mas poucos se lembram das marcas, dado haver mais de 15 mil referências de vinhos de mesa!
Sugiro há anos aos produtores que se concentrem em menos marcas com maior expansão.
Pois as marcas lusas primam pela ausência nos grandes hotéis, restaurantes, clubes, bares, cruzeiros e supermercados mundiais, à excepção do Mateus Rosé desde os anos 60.
Há regiões sobrepostas, como os vinhos de Lisboa, Tejo, Oeste e Ribatejo, esquecendo os de Colares e Carcavelos, mas não de Oeiras? O mercado carece de formação urgente!
À MESA – O que agrada mais aos turistas é a hospitalidade lusa à mesa. Para substituir as Tascas na BTL2011 escolheu-se “Prove Portugal”, a lembrar uma antiga piada da aviação. Prefiro: “Com Portugal à Mesa”.
Ao ignorar-se a memória, cresce o azar das propostas promocionais mais recentes. Vítor Neto indaga, bem, quantos turistas estrangeiros acrescentaram aos 12,2 milhões acolhidos em 2001, as “prodigiosas” campanhas “Go Deeper” e, abreviado, WC of Europe?
SETE MARAVILHAS DA GASTRONOMIA – Parabéns pelo inovador concurso nacional de gastronomia, que poderá abrir um novo ciclo.
1ª Sugestão – Se os PALADARES evoluem, este concurso deve ser repetido de 7 em 7 anos. Entretanto, mude-se o nome de alguns termos, pratos e ementas para os forasteiros se lembrarem facilmente dos nomes.
Peçam-se ideias à Academia Portuguesa de Gastronomia, e às Confrarias e Associações de Restauração, para dinamizar um sector carente de uma estratégia comum de organização, marketing e internacionalização, enquanto se optou por alimentar mais as rivalidades locais e regionais.
E onde entram os novos turistas estrangeiros atraídos para voar na TAP… de braços abertos?Uma campanha com um bom tema, aliás já experimentado pelo ex-Instituto de Promoção Turística nos anos 8o, com base na hospitalidade lusa!
2ª Sugestão – Substituir o redutor “pequeno-almoço” por “Primeiro Almoço”, ”Bufete Bom Dia” ou “mata-bicho”.
Não precisa o Turismo de maior eco internacional?
Facto: Os 70 membros do júri das 7 Maravilhas da Gastronomia vão, primeiro, seleccionar 700 maravilhosas opções divididas em sete categorias: ENTRADAS, SOPAS, MARISCO, PEIXE, CARNE, CAÇA e DOCES.
3ª Sugestão – Prefiro APERITIVOS, SALADAS, SOPAS, PRATOS DE PEIXE-MARISCO (seafood), AVES, CARNE, e SOBREMESAS.
Sempre com títulos em português acessível a estrangeiros, evitando alguns “r” e “aõs”.
Facto: esqueceram as SALADAS (tanto como prato, como guarnição), o que é negativo, em termos nutritivos e de mercado.
Juntei peixe e marisco na mesma categoria, e inclui "seafood" (gastronomia do mar)nos seis escalões de custos, remetendo a caça aos festivais típicos sazonais.
4ª Sugestão – Reorganizar a oferta em categorias, escalões, rotas temáticas e típicas, festivais, concursos e prémios nacionais, regionais e internacionais, promoções e ementas mix. associadas a feiras e eventos.
SOPAS – Notei que a marca “Smooth” anuncia As Melhores Sopas de Portugal, quando temos as Melhores Sopas do Mundo!
Cada jurado vai depois apurar, na 1ª fase do concurso, das 700 concorrentes admitidas, 70 opções, 10 por categoria, que serão depois “provadas” e reduzidas a três vezes sete. No total, apenas 21 opções na final, num país tão diversificado em culinária e ementas com produtos frescos.
5ª Sugestão – Aplicar sempre o padrão "sete regiões", "sete categorias", obtendo na fase final sete opções em cada categoria, ou seja, no total 49 pratos (não 21) para optimizar a selecção final das nossas "maravilhosas" especialidades.
6ª Sugestão – Após a selecção das 7 maravilhosas sopas, por exemplo, nos anos par haveria Festivais das Sopas, para premiar a melhor receita e melhor revelação.
Assim como Festivais idênticos, mas desencontrados, nas restantes categorias, nos anos par.
7ª Sugestão – Incentivar a restauração a renovar o hábito da refeição com sopa, seguindo alertas nutritivos.
Festivais e Concursos são óptimos para promover novos hábitos e recolher dados sobre tendências dos mercados, visando articular os desejos de clientes nacionais e estrangeiros, com os conselhos dos nutricionistas e os produtos das empresas, marcas, escolas, profissionais, críticos, promotores e OCS.
8ª Sugestão – A restauração (alheada do concurso?) poderá também optimizar as 49 opções nacionais finais. Por isso acho poucas as 21 propostas finais a concurso, num país com tal variedade de produtos frescos e naturais. Por isso proponho competições e desafios intercalares mais comerciais, até à sugerida renovação das “7 Maravilhas” sete anos depois.
Se os hotéis renovam os quartos de 7 em 7 anos, para surpreender os hóspedes, os restaurantes devem fazê-lo tanto com as ementas como com o ambiente.
As minhas sugestões visam a internacionalização da gastronomia portuguesa, na senda das 7 Maravilhas … mas sem ponto final…, e desde que a marca 7 Maravilhas aceite a parceria pioneira e exclusiva com Portugal! Ou, colocando a questão em termos mais práticos, desde que Portugal tenha meios e retorno, para "alimentar" a rotatividade dos concursos de sete em sete anos, numa demonstração da força, vitalidade e variedade da sua incomparável gastronomia, aliada ao incremento das exportações de produtos alimentares, e ao desenvolvimento da procura turística valorizada.
PRÉMIOS E DESAFIO DA SALADA – Admitir: 1º QUE todas as 49 opções, nomeadas ao grande prémio nacional, são vencedoras! 2º QUE os enchidos, feijoadas, ensopados, guisados, fritos e cozidos com gorduras, não estão mais na moda nem na rota da nutrição. 3º MAS QUE as saladas sim! 4ª QUE a auto-estima da geração Erasmus subirá se a SALADA AMÁLIA fizer frente às saladas grega e César! (leia o meu TURISCÓPIO no PUBLITURIS de 27 de Agosto de 2010)
9ª Sugestão – Importa incutir, sem comprometer a tradição e a criatividade dos chefs, quanto vale agradar a 20 milhões de turistas/ano! O montante anual estimado de turistas, excursionistas e passageiros em trânsito marítimo e aéreo que entram em Portugal!
10ª Sugestão – Em anos impar, organizar além de festivais das especialidades típicas (incluindo a caça), concursos das melhores ementas em SEIS escalões: POPULAR (baixo-custo), CONTEMPORÂNEO (baixas calorias), TÍPICO (iguarias sazonais, sável, lampreia, caça, etc.), REGIONAL (receitas tradicionais a preço moderado, como sopa da pedra), GOURMET (alta-cozinha) e GALA (mix de alta sofisticação).
Creio que este seja um modelo complementar das 7 Maravilhas, mais comercial para premiar ementas e serviço de valor diverso, e conciliando concursos e festivais diferentes todos os anos. Para tornar Portugal num dos mais consagrados Templos da Gastronomia Mundial!
11ª Sugestão – Se a democracia une a roda social, recorra-se a um símbolo valioso para classificar a restauração, ligando a mesa à História. Recomendo o inimitável ASTROLÁBIO, em seis versões: de madeira, pedra, cobre, estanho, prata e ouro. Creio que sejam os materiais mais valiosos, com história nos solos do nosso país!
12ª Sugestão – Onde está o "chef" e o “templo da restauração” português, que se queiram candidatar à “cátedra” de Ferran Adriá? O El Bulli encerra este ano! Aqui fica mais um desafio. Desta feita aos nossos "chefs" e empresários da restauração!

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